Ver Versão Completa : Vazamento de óleo na caixa da reduzida.
Humberto Barbosa
14/11/2004, 21:30
Fala moçada, tudo bem?
Estou com um problema, vejam se vocês podem me ajudar.
Comprei meu Jeep, que é muito bonito por sinal (não é por que é meu filho não, hehehe) há quase um ano e desde que fiz a feliz aquisição venho fazendo uns reparos, alguns já previstos outros nem tanto. Comprei, andei um mês e acabei tendo que deixá-lo de lado momentaneamente por conta de um certo shimmy, beleza juntei uma grana por três meses e consegui resolver o problema. Andei mais uns dias e percebi que ele estava esquentando um pouco além de não "pegar" marcha lenta. Mais três meses parado, semana passada tomei coragem e mandei fazer uma reforma no radiador e comprei um carburador recondicionado. Quando eu penso que vou poder fazer uns passeios de Jeepão, me deparo com uma grande (grande mesmo, +/- 1L em dez dias) poça de oleo no chão da garagem na direção do câmbio. Tirei a chapa de proteção e pude perceber que o óleo mina daquele guarda pó (não sei o nome) da flange da cruzeta dianteira. Dei uma pesquisada nas mensagens antigas aqui do fórum e vi que alguns colegas tiveram o mesmo problema.
Gosto de fuçar (como gosto) e procuro fazer os reparos aqui em casa mesmo, agora vou tirar o cardã dianteiro. Estou meio receoso de fazer esse serviço, nunca mexi nessa parte.
Será que se eu trocar o retentor resolvo o problema?
Precisaria de umas dicas do pessoal para fazer o serviço, tipo uma receitinha de bolo, se possivel, do tipo: tire o cardã, remova a porca do meio da flange (só sei até aqui). Quais cuidados devo tomar?
Minha mecânica é original, 6cil. e 3M.
Ah, já ia me esquecendo, li no site da Rural Willys que o recomendado para o cambio e reduzida é o óleo 90 sem adição de aditivos (GL1), porém sem saber dessa recomendação, coloquei o 90 GL4, que não é recomendado por seus aditivos reagirem com os componentes. Quero colocar o 90 GL1 mas não encotrei. Alguém sabe onde consigo?
Bom, é isso. Acho que escrevi demais.
Agradeço desde agora a presteza do pessoal aqui do forum, que tem me ajudado, e muito
Um forte abraço a todos
Humberto - São Paulo
CJ5 66
Band 93
leopoldo
14/11/2004, 21:50
Bom eu levei uma semana para ler :D
desligue o motor
puxe o freio
forre com jornal o chão na frente do cambio
remova o cardã
mas antes, veja qual a folga, ou melhor, quanto a luva tem de folga de trabalho, ou melhor, tire uma foto e poste por aqui
????
é necessário determinar qual a causa do vazamento ...... se simplesmente é retentor estragado ou se tem + alguma coisa influindo.
continuando:
coloque um recipiente de capac. 5lts em baixo do dreno e remova o bujão dreno de óleo da reduzida.
esgotado o óleo, feche o dreno.
engate 1º marcha e engate tração e reduzida
com a chave soquete remova a porca a arruela e a flange sai na mão.
voce fica de frente para a ponteira do eixo da saida da 4x4 e seu retentor
com jeito e cuidado, você remove o retentor com uma chave de fenda, mas sem detonar a carcaça
agora, desligue a 4x4 e rode a ponteria do eixo com a mão e sinta se o rolamento não está com folga ou roncando
se estiver detonado, tem que desmontar a frente da transferência e já complica um pouco.
se não, põe o retentor novo, engata de novo a alavanca 4x4
agora olha para a face de contato da luva com o retentor - se não esta "cavada" - se a luva estiver gasta - "cavada", troque por uma nova.
se não estiver, remova o feltro e coloque um novo
coloque a flange de volta no eixo
agora é só apertar a porca e pronto
abasteça de novo a caixa e Boa sorte.
Humberto,
Tive o mesmo problema.
No meu caso tive de trocar a luva, retentor e feltro. Como a proteção (guarda pó), da luva antiga não serve na nova também tive de comprar o guarda pó... Isso para as duas saídas da reduzida.
Vai ter sorte se for só o retentor.
Abraço.
Humberto Barbosa
15/11/2004, 19:53
Leopoldo e Ribon, valeu por terem me respondido e tão rápido, deu até pra aproveitar o feriadão.
Bom vamos lá,
Desmontei conforme o procedimento que o Leopoldo me passou.
Uma pergunta, o que vocês chamam de luva é aquela parte de cima do entalhado "fêmia"? Se for, realmente tinha uma parte um pouco desgastada, um pequeno canal, limpei e passei uma lixa d'agua e ficou quase imperciptivel, acredito que não precise ser trocada, certo?
A folga que tem no eixo de saída é bem pequena.
Infelizmente não pude tirar fotos por não ter máquina.
Outra pergunta, boba, que é imprecindivel: o retentor é somente aquela capa de plástico ou também faz parte a parte metálica que encosta na carcaça da caixa? Digo por que tive dificuldades para remover uma parte da outra, a peça plástica (escrito Eureka 5038 B) parecia estar bem colada na metálica, que não consegui remover da carcaça.
Feltro? Hum, não encontrei nenhum feltro. Como ele é? Onde se encaixa?
Desculpem tantas perguntas, mas é que eu tô doido pra ir trabalhar de Jeep, eu só vou andar quando tiver 100% e parece que agora falta pouco.
Mais uma vez, muito obrigado
Humberto
Alessandro Henrique
15/11/2004, 20:11
Humberto,
Para instalar o novo rententor será necessário remover o anel externo do velho, que segundo você mencionou ainda está na carcaça.
Você pode tentar deformar o anel metálico com alguma ferramenta pontuda e após extraí-lo com um alicate (por exemplo).
Cuidado para não danificar o alojamento.
Sds.
leopoldo
15/11/2004, 20:54
vocês chamam de luva é aquela parte de cima do entalhado "fêmia"?
sim, é onde vai encaixada a cruzeta.
......realmente tinha uma parte um pouco desgastada, um pequeno canal, limpei e passei uma lixa d'agua e ficou quase imperciptivel, acredito que não precise ser trocada, certo?
errado
é onde o óleo vai vazar pois o retentor não vai se assentar.
leve num torneiro, peça para dar um passe e polir, depois remova a mola interna do retentor e aumente a carga regulando no encaixe.
tá difícil? compre uma luva nova.
A folga que tem no eixo de saída é bem pequena.
MAS ronca o rolamento ao girar?
.... o retentor é somente aquela capa de plástico ou também faz parte a parte metálica que encosta na carcaça da caixa? Digo por que tive dificuldades para remover uma parte da outra, a peça plástica (escrito Eureka 5038 B) parecia estar bem colada na metálica, que não consegui remover da carcaça.
Alguns retentores antigos tinham carcaça de metal. Tem que remover TUDO, senão o novo não entra.
Feltro? Hum, não encontrei nenhum feltro. Como ele é? Onde se encaixa?
Na luva vai um anel de aço. dentro desse anel vai um feltro.
vou escanear e tirar umas fotos.
leopoldo
15/11/2004, 21:54
fotos de flanges com o feltro, por fora e por dentro.
Ontem acabei de trocar luva, guarda pó (latinha de proteção), feltro e retentor de ambos os lados da reduzida... Completei o óleo...
Hoje quando chego na garagem para pegar o carro e vir trabalhar... Tinha uma poça de olha embaixo do jipe que acho que tinha mais óleo do que a quantidade que coloquei na reduzida...
Fiquei tão puto que resolvi deixar para mexer nisso quando chegar em casa... Só que à primeira vista está vazando óleo pelo entalhado da luva...
Oque pode ser?
Até..
leopoldo
19/11/2004, 11:19
Ribon,
Perguntar assim de bate pronto ...... é muito difícil advinhar. Pode ser o mesmo problema ou outro. Certifique-se primeiro do que está acontecendo, tire fotos de onde vaza e vamos conversar.
Adiantando a uma possível conclusão que esteja vazando pelo entalhado do eixo/luva, eu coloco uma camada de selante (ultra cooper) na arruela e depois de deixo curar por uns 5minutos. Depois é que instalo a arruela na luva e torqueio a porca.
Mas vazamentos pelo entalhado não podem ser tão intensos assim.
Pode ser retentor - de novo, carcaça, parafusos soltos, bujão solto, e um monte de etc.
Vai lá olhar tudo e depois poste o que achou.
Leopoldo,
Irei fazer isso.
Abraço.
Humberto Barbosa
20/11/2004, 20:27
Leopoldo,
Levei a luva na auto peças e encaixando o retentor novo na luva velha ficou com uma folga por onde vazaria óleo, como você disse.
O rolamento ronca bem pouco. Acredito que aguente mais um tempo.
Valeu mesmo pelas fotos. Melhor que isso, só vindo aqui pra fazer o "selviço". O pior é que não tinha o feltro. Já providenciei.
Ribon,
Você tinha razão, eu teria sorte se fosse só o retentor. Não foi o caso, só não precisei comprar o guarda pó. Procurei em umas dez lojas aqui de São Paulo e chegaram a me pedir 140reais, acabei encontrando por 50 (na Gibrasil, na rua da Jipebrás). Quando desmontei a Luva, a arruela estava colada com uma pequna junta e os dois guarda pós estavam bem encaixados, pode estar aí seu vazamento, como o Leopoldo disse.
Agora estou com outro problema. Como eu disse, o retentor antigo era da Eureka e tinha uma carcaça metálica que encaixava na reduzida e um miolo plástico colado na carcaça.
Não consigo de jeito nenhum tirar o retentor velho, tô apanhando bastante. Já detonei a carcaça do retentor, como o Alessandro sugeriu, joguei WD40, tentei tirar com um extratro que tenho aqui em casa mas não resolveu. O anel (carcaça) é bem espeço (+/- 1mm). A luva é de estria grossa (Jeep 66). Parece que tem essa sequencia de peças: Porca - Arruela - Luva - Guarda pó grande - Guarda pó pequeno - Retentor plástico - Carcaça - Caixa fundida da reduzida.
Infelizmente não tenho como tirar fotos pra lhes mostrar, o que facilitaria bastante. Vou tentar emprestar uma.
Alguém tem alguma idéia de como tirar essa maledeta carcaça?
Abraço,
Humberto
leopoldo
21/11/2004, 00:48
Tenho vários métodos de remoção para sugerir, mas preste atenção pois é um serviço delicado:
1- com uma talhadeira pequena, corte a chapa remanecente sem cortar a carcaça da saida da 4x4.
2- com um punção, tente levantar uma orelha e com uma chave de fenda essa orelha pode ser levantada o suficiente para descolar o anel remanecente, sem fazer força deemais para não quebrar a borda da carcaça da reduzida.
3- com uma retífica elétrica ou pneumática, você afina uma parte do anel até ele romper por si só e descolar. Na falta disso, pode se usar uma furadeira equipada com rebolos, mas os rebolos vão esfarelar bem depressa. Cuidado para não super-aquecer o ponto de contato para não correr o risco de causar trincas na carcaça e nem usinar a ponteira da 4x4. Nem preciso falar no cuidado de isolar bem a área para não entrar sujeira no rolamento.
4- com um pequeno sacador de impacto, desde que exista uma borda do retentor para apoiar.
Como aparentemente você não tem ferramentas especiais, aconselho os métodos 1 e/ou 2, com muito cuidado.
e a sequência certa é quase essa que você listou, só esqueceu o feltro.
Então ficaria:
porca - arruela - (luva - defletor grande - receptáculo do feltro - feltro) - retentor
Excalibur
22/11/2005, 07:21
Bom dia All......
Sou leitor diario da 4x4Brasil, mas nunca tinha enviado uma mensagem. Estou com um vazamento (entre a caixa seca e o câmbio).
Como descobrir se o vazamento é do câmbio ou do motor?
Quando o Jeep está parado não existe vazamento algum. Quando o Jeep é ligado e aquece o vazamento acontece (não preciso sair andando, so de deixar em ponto morto já vaza), por isso acredito ser do motor.
Existe um modo de saber sem ser desmontando (a ultima vez que tentei tirar o cambio, perdi o disco de embreagem) e sem ser retirando todo o oleo do cambio pra ver se continua o vazamento?
[]s
Ronaldo B.
22/11/2005, 07:44
Excalibur,
Bem vindo....
Você não disse qual motor e câmbio está instalado no seu jeep, mas provavelmente o vazamento que vc se refere deva ser no motor, só precisa ver se o motor que vc tem usa retentor ou gaxeta, eu apostaria que o problema está aí.
[]´s
Fabio Cortez
22/11/2005, 08:05
Bom Dia,
Quando o Jeep está parado não existe vazamento algum. Quando o Jeep é ligado e aquece o vazamento acontece (não preciso sair andando, so de deixar em ponto morto já vaza), por isso acredito ser do motor.
Acredito que mesmo em ponto morto a caixa de marchas está em movimento, não descartando o vazamento na mesma. A não ser que vc pise na embreagem, que aí vc separa o disco do platô.
Sds,
Excalibur
22/11/2005, 13:35
Você não disse qual motor e câmbio está instalado no seu jeep...
É um motor e cambio do Maverick. 4 marchas.
O Oleo que está no motor esta novinho (claro), mas o oleo que sai na caixa seca esta escuro.
Fabio Cortez
23/11/2005, 09:45
Bom dia Excalibur,
Cara, entaum o vazamento é no câmbio, provavelmente no retentor do eixo primario. Mas já que vc vai ter que abrir a caixa para trocar, é bom verificar tudo.
Sds,
Alexandre Targino
23/11/2005, 17:31
Excalibur,
Tive este mesmo problema de vazamento de óleo no câmbio.....
Dá uma olhada no tópico que abri, inclusive tem fotos: (Câmbio de 04 marchas vazando), onde o Leopoldo deu uma aula! :palmas: :palmas:
O tópico é este:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13487
Espero que sirva!! Se poder posta umas fotos do câmbio e local do vazamento que ajuda a análise de todos!
Boa Sorte! :dance:
Excalibur
24/11/2005, 19:29
Falai pessoal....
Não sei se é problema do cambio, veja o teste que fiz:
1) Travei a embreagem pisada e liguei o motor (motor rodando e cambio parado). Passou-se 10 min e cairam 2 gotas d´água (vai saber)
2) Soltei a embreagem e aguardei 10 min (motor e cambio rodando). Passou-se 10 min e cairam + 2 gotas d´água (kct)
3) Engatei a 1a, soltei a embreagem e andei 5m pra frente, depois mais 5m pra tras, cairam vaaaarrrriiiiaaaassss gotas de oleo.
Veja fotos... espero que facilite alguma coisa.
Sera que é do cambio mesmo? Meu cambio foi feito ha pouco mais de 1 ano no Josewal (e o Jeep ficou parado um tempao porque estava viajando). O oleo escorre pela chapa que esta em contato com o motor (nao da pra ter certeza porque a abertura é pequena), acho que se o oleo viesso do cambio, ele teria que escorrer pela parede inferior da caixa seca.
EduardoLang
01/12/2005, 19:18
Pela coloração do óleo eu diria que é pela gaxeta ! ! Isso é bem comum de acontecer ! ! !
Se for, só tirando o vira e refazendo a gaxeta ! ! !
sds
Excalibur
01/12/2005, 21:18
Eduardo,
Desculpe a ignorância, mas.... tirando o vira refere-se ao virabrequim?
Então você também está achando que se trata do motor?
Se for, estou pensando em trocar meu motor então não teria problema. Não gostaria de gastar $$$ no cambio.
Obrigado
EduardoLang
02/12/2005, 09:02
Prezado Colega,
Quando se trata de um motor muito antigo ( BF161 ) não é difícil de se ter vazamentois pela gaxeta.
Para fazer a gaxeta, não custa caro o problema é a mão de obra, pois precisa tirar o motor do lugar.
sds
Lucas Nassif
10/03/2007, 21:54
All,
meu jeep está apresentando um vazamento intenso de óleo no motor e na caixa, principalmente da caixa:|! Ela foi mexida a pouco tempo, e agora está vazando muito, trocaram juntas e tal..ela vaza na parte de traz, +/- onde sai o cardã traseiro!
Já o motor, vaza em algum lugar perdo da divisa do motor/caixa, pois os parafusos do carter, os mais atraz, ficam todos sujos de óleo! O que fazer?
Me disseram que o da caixa pode ser o retentor que estourou. Verdade? E o do motor?
seguem as fotos...não estão muito boas, mas dá pra ter uma idéia
[]'s sem vazamentos (intensos)
leopoldo
10/03/2007, 23:24
QUE LAMBANÇA !
nem dá para ver de onde vaza.
1- se for do motor e vaza na junção, pode ser junta do carter ou a gaxeta do mancal trazeiro. Dá para trocar ambos sem remover o motor.
2- do cambio, pode ser de junta ou realmente de retentor.
3- se na montagem do cambio não se ajustam os rolamentos conicos com pré-carga ( Eta tópico do ajuste dos rolamentos de munhão e roda ! ) ele come o labio do retentor ou simplesmento ovaliza.
4- será que os parafusos estão torqueados? será que o respiro está livre ? ainda tem um monte de será (?)
joão k. chikui
11/03/2007, 09:06
Lucas
Pela cor do óleo(preta), deve ser do mancal traseiro do motor.
Se fosse de cambio/reduzida , o óleo seria amarelo claro(A não ser que vc use um aditivo preto)
leopoldo
11/03/2007, 09:58
Sua observação é válida, porém, só se a foto não for do um vazamento do mesmo dia ... ou seja ... cada dia vaza e pinga numa posição diferente. E um belo dia ele tira a foto com a garagem lavada de óleo.
Quando ele postou a foto, acredita-se que ele quer representar exatamente de onde vaza e onde pinga.
E se assim for, nunca ví vazar pelo mancal trazeiro e parar no fim do cambio.
Lucas tire fotos de ONDE vaza no jeep:
- no furo da caixa seca ... aquele que fica entre o Sino e a placa.
- no mancal trazeiro do cambio.
- outras posições.
E aí Lucas, tudo bem?
E o Jeepão, parece que está com problema?
O saquinho de pão, resolveu o problema de soluço?
Isso que está passando agora, é parte do crescimento!
O meu Bulldog Inglês estava assim tambem, marcando o território, onde ia, deixava sua marca.
O negócio e ter paciência, ou levar a um meca (novamente).:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
11/03/2007, 18:49
Pessoal, acho que resolvi o problema!!!
Hoje eu tive que ir em um churrasco com a minha turma de jipeiros, mas antes, no quintal de casa, deitei debaixo do jeep para analisar de onde vinha o óleo! Para a minha surpresa, todos os parafusos estavam bambos. Bambos mesmo, cheguei a rodar a maioria com a mão!:neutral: Peguei uma chave de 14mm e saí reapertando tudo, tudo que vi eu apertei! Aí fui para o churrasco com ele, andei pra caramba, subi uns barrancos que tinha no sítio lá, e tal, e quando cheguei em casa, estacionei o jeep na quadra que tem em casa! Ele ficou lá uns 30min e num deu 1 gota de oleo debaixo da caixa! Acho que foi só os parafusos mesmo, que estavam bambos!
A do motor, meu meca tinha falado que podia ser do "biscoito" que fica atras do motor, sei lá, mas ao tirar a caixa, ele falou que não era ali nao, pois estava seco...ble ble ble...aí larguei pra lá...mas continua pingando...
[]'s pro 6 tuuudoo
joão k. chikui
11/03/2007, 19:31
Pessoal, acho que resolvi o problema!!!
Hoje eu tive que ir em um churrasco com a minha turma de jipeiros, mas antes, no quintal de casa, deitei debaixo do jeep para analisar de onde vinha o óleo! Para a minha surpresa, todos os parafusos estavam bambos. Bambos mesmo, cheguei a rodar a maioria com a mão!:neutral: Peguei uma chave de 14mm e saí reapertando tudo, tudo que vi eu apertei! Aí fui para o churrasco com ele, andei pra caramba, subi uns barrancos que tinha no sítio lá, e tal, e quando cheguei em casa, estacionei o jeep na quadra que tem em casa! Ele ficou lá uns 30min e num deu 1 gota de oleo debaixo da caixa! Acho que foi só os parafusos mesmo, que estavam bambos!
A do motor, meu meca tinha falado que podia ser do "biscoito" que fica atras do motor, sei lá, mas ao tirar a caixa, ele falou que não era ali nao, pois estava seco...ble ble ble...aí larguei pra lá...mas continua pingando...
[]'s pro 6 tuuudoo
lucas, só se certifique que tem óleo no teu cambio/reduzida
Lucas Nassif
12/03/2007, 12:27
lucas, só se certifique que tem óleo no teu cambio/reduzida
Já verifiquei, dá pra rodar!!
Abss
Pessoal a viatura está com um vazamento de óleo na reduzida, em um pino que fica aparente na carcaça, acho que é problema de embuchamento, uma vez que naquele local não tem retentor ou junta de vedação. Minha dúvida:pensativo: é a seguinte:
1) Tem como sanar essa pane sem desmontar a caixa? Existe algum tipo de "selante" que possa ser colocado naquele local?
2) Seria o caso de solda? se positivo, a carcaça não seria danificada pelo calor?
Se alguém tiver alguma dica eu agradeço:concordo:
Antes que alguém pergunte, sim eu já mandei "benzer" pra ver se o vazamento parava... diminuiu.... mas não parou húa huá huá!!!:D
Zé Renato
21/09/2009, 17:52
Esse vazamento não é defeito, como diz o pessoal das LAND,é apenas uma característica :mrgreen:.O jeito é se acostumar, ele até para de vazar se usar silicone,aquêle vermelho, mas com o tempo volta o vazamento.Pode fazer sem remover a tcase, mas drene tôdo o óleo e remova com thinner a oleosidade da àrea onde vai aplicar o silicone.Detalhe,pra fazer um serviço bem feito.Remova a tampa inferior da tcase, para retirar fora o carretel com o pino para efetuar a limpeza do pino e do local onde é colocado.Se aplicar o silicone com oleosidade,é trabalho perdido.:pipoca:
Valeu pela resposta Zé, vou tentar fazer dessa maneira, espero que dê certo, é uma pena ver o óleo novinho sendo perdido.
fabiano caxias
21/09/2009, 20:20
unhm...
vazamento no pino???
opiniao:
abre e veja se da pra trocar o pino e troque o quanto antes,pois vai folgando e folgando ate q o casco ´preciza ser trocado,pois as vezes folga o buraco e ai nao tem preencher a um custo menor q o do proprio casco.
as vezes essas curas rapidas resolvem e nao encomodam mais mas as vezes sao um problema maior sendo criado
reduzida willys
33'' recapados
junior braga
21/09/2009, 21:21
:mrgreen: fábrega,
Veja bem, vazamento de oleo é sinal de que existe algum problema;
Tudo bem, dar uns pingos é caracteristica e marca de nossos velhos jeep´s;
Mas isso não é normal.
Não sei exatamente o local correto do vazamento no seu caso, mas se for no pino do carretel, esse da foto em anexo, é bom vc desmontar logo a redução pra sanar o problema.
:mrgreen: Olha, esse pino, ele entra aí sob pressão, justamente pra não haver vazamento, pois, ele não tem nenhum sistema de vedação. Ex: retentor, e ou anel.
E se está vazando é porque há folga, e se há folga deve ser corrigido.
Agora, como vc identificou o local do vazamento? Tem certeza que é somente ali?
Posta umas fotos.
:concordo::concordo:
O vazamento é no pino mesmo, só que da face dianteira da carcaça. Eu levei no lava jato e lavei todo o jeep por baixo,:putz: me perdoem pela heresia, mas foi necessário senão não dava pra detectar o dito cujo do vazamento. Vou baixar a caixa, "debulhar" e providenciar os reparos.
Valeu pessoal.:concordo::concordo:
leopoldo
22/09/2009, 20:10
ATENÇÃO:
ESSE tipo de vazamento é característico de burrada de mecanico.
Esse pino só sai para um lado da carcaça, pois o furo da frente é ligeiramente menor que o de trás;
Acontece que tem gente que acha que sabe desmontar jeep e nunca leu um manual na vida e mete marreta tentando empurrar o pino para frente, tentando remover ele da carcaça.
Ao fazer isso o furo é trefilado (aumenta o diâmetro), podendo até trincar a carcaça. Normalmente os 2 furos ficam afetados.
O alargamento fica para sempre e sempre vai vazar, mesmo com pino novo.
Um outro reflexo do furo trefilado é a possibilidade do eixo começar a orbitar e ovalar o furo cada vez mais, piorando o vazamento e compromentendo a superfície dura do eixo, pois os roletes começam a trabalhar mais inclinados, ou melhor, com carga assimétrica (mais do que já acontece normalmente) e gastam mais rápidamente tanto porções do eixo quanto da pista da engrenagem;
Sugestão neste caso:
fora trocar a carcaça é usinar um canal para encaixar um Oring no pino,
OU
instalar um kit de rolamentos conicos
Boa Noite Leopoldo, vc pode explicar melhor sobre a instalação de rolamentos cônicos. Onde posso encontrá-los?
leopoldo
22/09/2009, 20:37
Existe um kit para substituir o pino e roletes por um eixo especial e rolamentos conicos no carretel. Esses eixos já possuem oring.
Alguns foristas aqui vendem.
Procure no pesquisar> rolamentos conicos, carretel de reduzida, etc...
Ilustres moderadores !
Poderiam restauras as fotos ?
Obrigado
Também gostaria de ver.
Onde pedir?
Rogério Barthy
20/08/2010, 17:04
Estou precisando da mesma informação e fotos !
Obrigado pela volta das fotos.
Aqui aquele feltro é novidade, irei providenciá-lo. Um certo jogo na saída do eixo, luvas gastas e retentores na mira também.
boa noite
gostaria de saber como se faz para aumentar a pressao da mola do rententor
Milton Quindim
23/08/2010, 02:30
Uia...vai um feltro ali é??????????? Nunca imaginei...hehehehe
boa noite
gostaria de saber como se faz para aumentar a pressao da mola do rententor
Sem usar ferramentas, apenas com os dedos tire aquela mola que fica dentro do retentor. Procure a emenda, uma vez achada, segure com os dedos cada lado da emenda e gire, ela vai "desrosquear"
Um lado sera mais fino e outro mais grosso, do lado mais grosso voce corta 1 a 2 mm da mola. Pra remontar faz o processo inverso.
Ao instalar, umedeca o dedo com oleo e passe por dentro do retentor, isso aumenta a vida util o bichim.
Dic3 obrigado pela informacao
quando tiver um eixo desgastado vou tentar poli-lo e aumentar a pressao da mola.
Claudio Maggioni
11/09/2011, 10:31
Pessoal, estou reativando este topico, pois fiz algumas pesquisas no forum e esse foi o mais proximo do que achei!!
Seguinte, preciso de uma ajuda dos que já tiveram problemas com vazamentos em reduzida willys rsrsrsrs (todos???) rsrsrs
Tenho uma F75, e esta vazando entre o cambio e a reduzida, estou retirando a reduzida para fazer uma analise melhor, acho que até terça esta no chão, mas pra adiantar, que tipo de junta eu poderia usar ali??? será que se mandasse fazer uma mais grossa, ou sei lá de aluminio resolveria o problema???
Desde já, agradeço pela ajuda de todos!!!!
Rogério Barthy
11/09/2011, 17:11
Quando montaram pela primeira vez a reduzida de minha viatura, colocaram uma trava dora de lugar e ao acoplarem a reduzida ao câmbio, uma das orelhas (olhas de aparafusamento da reduzida, quebrou. O ignorantre do mecânico primeiro, colocou durepox, depois soldou de qualquer forma com solda elétrica, e eu só dei jeito, após trocar a carcaça. Agora eu estou com problema na saída da luva da transmissão traseira que está vasando e emporcalhando o tambor de freio de estacionamento da viatura (meu Jeep é 66 mais possui esse freio).
Agora não sei o que fazer, já que ele saiu agora da oficina e acabei de limpar o sistema de freio de estacionamento.
O que deverei fazer para acabar com esse vasamento? Trocar a luva + retentor que é novo ? fazer um enchimento/colar o encaixe do retentor, dando ainda uma maior pressão na mola para vedarr na luva?
Rogério
Rogério Barthy
22/11/2011, 14:38
A melação do óleo no tambor de freio de estacionamento na saída da luva de transmissão traseira agora chegou em um estado que não há outra possibilidade a não ser de trocar a luva e o sistema de freio, que deverá ser de disco, fornecido pelo Berga e assim ver se finalmente acaba essa pingação de óleo e o bendito pedaço de papelão na garagem.
EduardoLang
06/04/2013, 23:17
Pessoal,
Boa Noite ! !
A reduzida do meu jeep está apresentando um vazamento moderado de óleo por dois locais, são eles:
- pinhão do conector do cabo do velocímetro;
- Saída do cardã;
O primeiro local, pinhão do cabo do velocímetro, é normal acontecer de vazar?? Como faço para acabar com este vazamento?? O vazamento parece ser bem pelo local onde a ponta do cabo do velocímetro encaixa. Como forma de identificar pór onde estava vazando, coloquei massa de calafetar no cabo e em volta do capuz que rosqueia no câmbio e o vazamento parou, mas isso é uma "GAMBI" e não quero deixar assim. Como faço para resolver??
O segundo local, não é na luva do cardã que entra no câmbio, pois se fosse ali seria só trocar o retentor e jé era, mas é na peça ao qual a luva encaixa. entre essa peça e a carcaça da reduzida.
Se eu retirar o cardã e retirar a luva que fica preza na reduzida com uma porca central, eu consigo soltar os parafusos que estão ao redor dessa peça. Me parece que a junta que ela utiliza é bem fininha e é por lá que está vazando. Posso retirar esta peça sem o risco de soltar nada do câmbio??
Comprei um jogo de juntas completo da marca SABÓ, será que neste jogo de juntas vem alguma junta para esses dois locais???
Segue foto dos dois locais por onde vaza óleo
404618
Forte abraço a todos ! !
Pablo.pinto2007
07/04/2013, 18:04
Pessoal,
Boa Noite ! !
A reduzida do meu jeep está apresentando um vazamento moderado de óleo por dois locais, são eles:
- pinhão do conector do cabo do velocímetro;
- Saída do cardã;
O primeiro local, pinhão do cabo do velocímetro, é normal acontecer de vazar?? Como faço para acabar com este vazamento?? O vazamento parece ser bem pelo local onde a ponta do cabo do velocímetro encaixa. Como forma de identificar pór onde estava vazando, coloquei massa de calafetar no cabo e em volta do capuz que rosqueia no câmbio e o vazamento parou, mas isso é uma "GAMBI" e não quero deixar assim. Como faço para resolver??
O segundo local, não é na luva do cardã que entra no câmbio, pois se fosse ali seria só trocar o retentor e jé era, mas é na peça ao qual a luva encaixa. entre essa peça e a carcaça da reduzida.
Se eu retirar o cardã e retirar a luva que fica preza na reduzida com uma porca central, eu consigo soltar os parafusos que estão ao redor dessa peça. Me parece que a junta que ela utiliza é bem fininha e é por lá que está vazando. Posso retirar esta peça sem o risco de soltar nada do câmbio??
Comprei um jogo de juntas completo da marca SABÓ, será que neste jogo de juntas vem alguma junta para esses dois locais???
Segue foto dos dois locais por onde vaza óleo
404618
Forte abraço a todos ! !
Amigo é o seguinte... esse vazamento através do cabo do velocímetro eu acredito que com uma junta de borracha (pode fazer de um pedaço de câmara de ar - pega um pedaço no borracheiro da esquina e corta uma arruela)... e instala pra ver, eu acredito que vá parar o vazamento, no meu eu já aboli isso... vou fechar com um tampão (não usarei mais o velocímetro - vou usar um GPS como velocímetro) pois o cabo dá muito trabalho, quebra e hora funciona, hora não...
Já o outro vazamento se vc tem certeza que é por ali, tudo bem, pois muitas vezes nos enganamos com o local do vazamento, mas se for não tem problemas de vc retirar não... mas tem que tirar o yoque (essa peça que pega a cruzeta) e retirar a flange, como vc descreveu, agora tem gente que diz que ali tem um feltro e coisas do tipo, além do retentor... eu não observei isso no meu... e junta é coisa do passado, apesar de eu estar fazendo todas as juntas que acho necessário, com papel de junta, (R$ 20,00 o metro: 1m x 0,50 cm de largura) mas pra vc que vai fazer só essa junta não vale a pena, manda silicone de alta temperatura que resolve o seu problema (e o de todos nós)... agora segue as recomendações, limpa bem, para não restar óleo, de preferencia com solvente (somente a superfície que vai o silicone), passa uma fina camada de um lado e de outro também, e depois de um certo tempo (acho que é 10 minutos) aí junta as duas partes, ou seja, monta o bagulho!!! Pronto, por ali não vazará mais óleo...
Quando resolver o problema, manda um feed back pra gente!!
Valeu!
Pablo
EduardoLang
08/04/2013, 22:33
Pábulo, muito obrigado pela ajuda. Acredito que a junta de borracha ajude, mas será que se entroncar a peca onde encaixa o cabo do velocímetro na reduzida não resolve definitivamente??? Alguem sabe onde posso encontrar essa peça???
Abs a todos
Alemao4x4
12/04/2013, 12:54
GPS não substitui velocímetro o sistema mecânico se não estiver quebrado esta sempre marcando e não dá problema facilmente, O GPS frequentemente perde o sinal então registro o percurso ou engole parte dele e você nem percebe enquanto esta andando, os sinai de satélite andam muito ruins, estes dias porque não esta nem captando, quando pega é muito fraco, melhor é recuperar o sistema de velocímetro original, quanto ao vazamento ele tem um retentor bem miudinho que faz a vedação na ponta do pinhão e se compra facilmente em qualquer casa de peças para willys, quanto a saido cardão ele tem um retentor e um feltro que vai por cima dele junto com uma flange protetora, pra evitar pegar barro também funciona muito bem, é preciso observar se o eixo (arvore) não esta muito gasta, se estiver tem que trocar ou mandar encher e voltar ao tamanho normal.
Da saida do cabo do velocimetro veja qual modelo é o seu. Tem o modelo que usa um pinhão mais fininho que usa um retentor, dai é só trocar. Ja o do pinhão gordo verifique se a peça plastica que prende o cabo não esta com a rosca espanada, como é beeem chato ligar o cabo com a caixa no lugar não é de se espantar que em algum momento a rosca tenha entrado enjambrada e acabado por criar um caminho para o oleo vazar.
Da caixa de transferencia, fique atento que:
Antes de mais nada, lave com escovinha de dentes a caixa inteira, todos os cantinhos possiveis !
Os parafusos são de tamanhos diferentes, cuidado pois se colocados no lugar errado acabam cutucando as engrenagens dentro da caixa. Na sua pelo jeita ja falta um parafuso !
Se tirar a flange vai ter que trocar o retentor. As vezes a flange esta gasta e não se adapta ao novo retentor e ai vaza !
Ja vi com dois retentores, mas o manual manda colocar um disco de feltro e 1 retentor.
Entre o corpo da caixa e este mancal existem alguns calços calibrados que dão a pre carga dos rolamentos do eixo de saida. Se voce coloca uma junta mais grossa, mais fina, só silicone ou outra combinação qualquer, mesmo mantendo os calços, certamente vai modificar a pre carga e daqui ha algum tempo a caixa vai roncar !
Mesmo montando este mancal usando um relogio comparador para medir a pre carga, voce não escapa do fato que seus rolamentos estão lubrificados com oleo grosso, o que modifica bastante o pre carga. A recomendação de diversos site gringos é ajustar a pre carga com os rolamentos sem oleo ou graxa, somente com o oleo protetivo que veio nele !
Obvio que sem um torquimetro voce não instala o mancal adequadamente, ai nem adianta pensar em pre carga
Na caixa que estou montando a parte mais trabalhosa foi acertar a pre carga destes dois rolamentos que vão neste local. Isso que ela estava limpa, aberta e com todas as peças em ordem.
Pablo.pinto2007
17/04/2013, 18:23
Da saida do cabo do velocimetro veja qual modelo é o seu. Tem o modelo que usa um pinhão mais fininho que usa um retentor, dai é só trocar. Ja o do pinhão gordo verifique se a peça plastica que prende o cabo não esta com a rosca espanada, como é beeem chato ligar o cabo com a caixa no lugar não é de se espantar que em algum momento a rosca tenha entrado enjambrada e acabado por criar um caminho para o oleo vazar.
Obvio que sem um torquimetro voce não instala o mancal adequadamente, ai nem adianta pensar em pre carga
Na caixa que estou montando a parte mais trabalhosa foi acertar a pre carga destes dois rolamentos que vão neste local. Isso que ela estava limpa, aberta e com todas as peças em ordem.
Deu só uma aula...
Conhecimento é tudo...
Pablo
douglasfrener
16/10/2014, 18:01
Pessoa acho que este post não é usado a tempos, mas vamos lá, meu jeep estava com um vazamento consideravelmente grande e não sabia direito de onde era e fui ver onde como estava o óleo do motor e para minha surpresa estava com muito pouco óleo, dai minha pergunta, será que é da gaxeta que fica no vira brequim? Se for meu meca me relatou que terá que ser tirado o motor fora, isso realmente procede?
calhiandro
16/10/2014, 20:32
Pessoa acho que este post não é usado a tempos, mas vamos lá, meu jeep estava com um vazamento consideravelmente grande e não sabia direito de onde era e fui ver onde como estava o óleo do motor e para minha surpresa estava com muito pouco óleo, dai minha pergunta, será que é da gaxeta que fica no vira brequim? Se for meu meca me relatou que terá que ser tirado o motor fora, isso realmente procede?
So uma pergunta esse seu motor ohc é álcool original? se sim ele já é retentor. Os últimos ohc's, já são todos com retentor. Se seu motor foi adaptado para álcool tem que saber qual é o ano, para saber se já é retentor ou gaxeta? Dai o vazamento de óleo. Quando da vazamento nesse retentor ou gaxeta fica pingando óleo de motor pela capa seca do motor.
Abraços
Boa tarde Senhores
Acabei de efetuar uma manutenção corretiva na Caixa de Redução e transferência do meu Azulão CJ5, e foram trocadas todas as juntas, rolamentos, retentores, roletes etc, porém, na hora de recolocar o óleo na caixa de marcha e na caixa de reduzida e transferência, o vazamento continua na luva da saida do cardan traseiro. Tentei apertar um pouco mais a porca que segura a luva no eixo mas a medida que aperto, o movimento de rotação fica muito pesado, impossivel até mesmo de rodar com a mão, tendo eu que afrouxar um pouco a porca da luva para que se consiga girar novamente , creio eu que esteja fazendo algo errado, até pq o vazamento não era p acontecer devido a troca do respectivo retentor.
Alguem poderia me ajudar nessa ? Gostaria de saber o quanto tenho que apertar a porca da luva e se é normal ela ficar pesada após o aperto, e se alguem tem uma ideia do que possa ter acontecido para que o vazamento ocorrece.
Agradecerei pela ajuda companheiros !!!!
antonio umino
07/05/2016, 22:35
Nesta parte traseira, onde vai o retentor... a capa que assenta o retentor tem umas chapas(calços) de regulagem do rolamento..
Pode ser que o aperto da porca da frange esteja comprometendo fazendo esquentar daí o vazamento.
tem que retirar os calços e ajustar o rolamento....e dar o aperto necessário à porca da frange... (deixar com mais folga no rolamento)...... vamos aguardar os entendidos...
abçs
Sabe o torque necessário para apertar a porca sem danificar o retentor e travar o giro da luva Antonio ? Eu coloquei 4 calços para ajustar o rolamento, acho que apertei em demasia a porca e acabei danificando o retentor novinho, vou desmontar para ver oq aconteceu, mas é exatamente no eixo entalhado que pinga oleo...
E outra coisa, li agora no manual do jeep e vi que deixei de colocar uma tal de junta do vedador da arvore primaria, nada mais é que uma arruela que eu não sei de qual material é feita, ela entra antes do que o retentor no flange, mas eu ja procurei essa junta e não acho em lugar nenhum na internet. Alguem sabe do que estou falando ? Sabem qual é o material desta junta ? sabem um codigo de identificação para que eu procure ? sei que no manual o numero dela é 25 na imagem da vista explodida da caixa de redução e transferencia...
Sydney66
15/05/2016, 19:20
Amigo, boa noite.
Veja se isto pode lhe ajudar. Se for o que estou pensando ele faz parte do jogo de juntas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528665&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=528666&stc=1
Aristides Jr
06/12/2017, 19:53
Mestre Leopoldo, estou com o mesmo problema, só que no meu caso o vazamento é muito! e vem do lado oposto deste da foto, ou seja do lado que o eixo termina rente, que é o lado que não tem o parafuso com a trava. Recentemente tirei o cambio para trocar a embreagem e desmontei parcialmente para trocar juntas e retentores, mas neste eixo não mexi, Pergunto:- "Ele sai pelo lado que tem a trava? Não planejo modificar para instalar o Kit rolamentos, vou tentar a solução de usinar canal para o-rings.
antonio umino
11/12/2017, 21:08
O pino da reduzida..... retira o parafuso e a trava. e ela sai por este lado.... tem que bater o lado oposto com um pino.....
Nas lojas de 4x4 tem o pino com rolamento tipo cone e capa... e o pino vem com anel óring dos dois lados. neste caso tem que se trabalhado o carretel nas medidas da capa do rolamento.. (coisa de torneiro mecanico).... e fica muito bom...http://appsisecommerces3.s3.amazonaws.com/clientes/cliente7008/produtos/17668/Z01442499240.jpg
veja a imagem deste pino com os rolamentos.
Aristides Jr
12/12/2017, 15:05
Valeu Antonio! Muito grato! Tinha receio de desmontar pelo lado errado e estragar minha carcaça! Com esta informação já consigo me divertir! Conforme evoluir o concerto vou postando aqui.
Aristides Jr
19/12/2017, 19:07
Boa tarde Antonio! Eu procurei o Kit para adaptação de rolamentos cônicos, e só encontrei para os Jeeps mais novos! Escreví para ADAP BRASIL e eles confirmaram que não fabricam para os 51 ou anteriores! Até seria possível instalar mas teria que "abrir" a caixa da reduzida até o tamanho dos mais novos. Acho que isto já é um problema a mais! Sendo assim estou voltando a pensar em apenas tornear o eixo abrindo canaletas para montar com o-rings.
vminuzzi
27/04/2018, 22:06
Boa noite, amigos aproveitando o tópico já aberto, possuo um Willys 59 BF161 3 Machas e o mesmo quando ligado vaza oléo pelo furo destacado na foto, alguém saberia dizer o que ocorre?
557958
carloswallier
01/04/2021, 01:01
Boa noite a todos,
Acabei de comprar um willys 61.
Motor retificado, parecia em excelente estado.
Infelizmente começou um vazamento relativamente grande embaixo do motor e na parte traseira do carro. Coincidiu com um povo de aumento de dificuldade na entrada das marchas... não sei se teria relação direta.
Solicito ajuda de vocês, sou novato no mundo 4x4 e willys, mas um apaixonado! Finalmente realizei o sonho de adquirir um então quero manter ele rodando sempre com tudo em dia!
Agradeço
( a foto em anexo é embaixo do motor e foi tirada no dia seguinte, o óleo não está escuro)
carloswallier
01/04/2021, 19:01
Segue uma foto mais clara. Motor 6 cilindros original. O carro ficou parado 2 horas nessa foto
Sydney66
01/04/2021, 19:41
Carlos, boa noite;
Pelo que descreve e pelas fotos, parece ser do câmbio, mas observe a vareta de óleo do motor se o nível está baixando.
Se ele apresenta esse vazamento depois de rodar e depois de um tempo parado cessa, e conforme mencionou pelas marchas, é mais provável que seja do câmbio e pelas marcas, está sendo pelo retentor do eixo piloto, que no ano de seu jeep não é um retentor, mas um feltro.
Então o óleo sai pela frente e cai na caixa seca da embreagem, escorrendo até a parte mais baixa onde começa a vazar para o chão.
Não é nada problemático, mas tem que tirar a caixa fora para trocar, não precisa abrir a caixa, apenas retirar a flange do eixo piloto, mas para isso tem que soltar a caixa seca do diferencial.
Se não tiver equipamento nem segurança para fazer um bom mecânico dessas viaturas faz.
Outra dica é abrir o bujão superior da caixa (são 2 um de enchimento e outro de retirada de óleo) e ver se o nível está baixo. Para isso é bom arrumar uma ferramenta em "L" em metal para poder medir, ou o dedo mesmo, se o seu não for muito grosso, pois o bujão é de 3/4" acho.
Abs
Sydney66
02/04/2021, 21:33
Carlos, boa noite;
Uma correção no meu texto:
"mas para isso tem que soltar a caixa seca do diferencial." Não é caixa seca do diferencial é caixa seca da embreagem. Desculpe pela falha, foi distração na escrita.
Abs
Anderson Pinheiro
08/04/2024, 15:07
Olá pessoal.
Sou novo no fórum, mas já peguei algumas dicas aqui para meu Willys CJ5. Até consegui instalar o arranque do corsa nele!!!
Me inscrevi pois tenho notado um vazamento de óleo mais grosso que pinga em diversos pontos próximo a caixa de reduzida. Olhando melhor notei que esse óleo está sendo lançado para cima, no assoalho do carro. Acredito que seja algo que tem rotação, talvez algum eixo. Nas fotos dá para ver bem onde o óleo é lançado.
Será que alguém com mais experiencia poderia dar uma dica se é um retentor ou outras possibilidades?
Aqui na minha cidade ainda não encontrei mecânico de confiança e eu mesmo estou fazendo os reparos e manutenção.
MurilloV
18/04/2024, 14:24
Boa tarde, meu amigo
Meu Jeep estava com o mesmo problema, fiz uma revisão geral na caixa, eliminando vazamentos e trocando juntas, mas quando funcionei pela primeira vez, e fui dar uma volta, aconteceu isso.
No meu caso, identifiquei que estava vazando pelo flange que vai instalado na saída da caixa da reduzida, através do eixo entalhado. Ali vai uma arruela e uma porca, travando o conjunto.
No meu caso, para resolver, fiz um anel bem grosso de veda rosca (esses usados em canos de PVC), que cobrisse toda a área, para servir de retentor. Coloquei o anel, a arruela e apertei a porca, pronto, problema resolvido, não vazou mais!
Vou tentar te enviar algumas fotos, assim que chegar em casa!