Ver Versão Completa : Prisioneiro quebrado e saca parafusos quebrados tambem!!!E AGORA????????
ADRIO DIAS
11/05/2009, 00:48
Pessoal,
meu BF estava com dois prisioneiros do coletor de escape quebrados.Resolvi comprar um daqueles kits para retirar parafusos quebrados.O 1° saiu que foi uma beleza mas no 2° acabei quebranso o saca parafusos quebrados dentro dele.E agora tentei furar o pedaço da feramenta qque ficou dentro do pedaço do prisioneiro mas não tem jeito, a broca perde o fio muito rapido.:(Acho que esse saca parafusos é temperado!!!Alguem já passou por isso????Sabe que tipo de broca se usa para furar esse material?Como é que eu faço para solucionar esse problema agora?????:putz:
Olha, quando quebra um macho dentro do furo é um problema infernal ! realmente a ferramenta deve ser temperada, como toda ferramenta destinada a corte de metal.
Nesta situação eu optaria inicialmente por um pequeno punção, vai batendo na perifeira do parauso velho para ir muito lentamente girando ele....algo que requer uma peciencia enorme.
Mas como este é um parafuso relativamente grosso, ja vi muitas vezes darem um pingo de solda no toco do parafuso (é questão de encostar um eletrodo e fazer ele grudar no toco). A solda tem muita dificuldade de aderir no ferro fundido do motor. Espera esfriar e vai desenroscando. Algo bem chato de fazer tambem.
Outra solução seria procurar uma broca com revestimento de nitreto de titaneo, são uma brocas amarelas (mas não chinesas). Fura em alta rotação mas lentamente e com bastante refrigeração para lubrificar e tambem não deixar esquentar. Este tipo de broca tem na Ferramentas Gerais, ali na na Voluntarios da Patria
Elmer_Jeep
11/05/2009, 11:12
Extração com solda sempre fazemos aqui na Retífica, mas vai ser ruim nesse caso pois é difícil fazer a fusão do eletrodo com o aço da ferramenta...
Uma opção relativamente barata é comprar uma broca pra concreto pois a ponta delas tem uma videa, daí retrabalha a ponta de videa afiando no esmeril e refura tudo. Vai ter trabalho do mesmo jeito mas dessa forma já fizemos aqui e em alguns casos foi a única solução.
[]'s e boa sorte
ADRIO DIAS
11/05/2009, 20:08
Extração com solda sempre fazemos aqui na Retífica, mas vai ser ruim nesse caso pois é difícil fazer a fusão do eletrodo com o aço da ferramenta...
Uma opção relativamente barata é comprar uma broca pra concreto pois a ponta delas tem uma videa, daí retrabalha a ponta de videa afiando no esmeril e refura tudo. Vai ter trabalho do mesmo jeito mas dessa forma já fizemos aqui e em alguns casos foi a única solução.
[]'s e boa sorte
Elmer,me explica melhor como faço esse retrabalho na broca de concreto.
Será que fura melhor do que com broca para aço rapido?Tentei furar com broca de aço rapido e fiquei sem fio mesmo lubrificando em pouco tempo,não furou quase nada!!!!!
A broca de concreto tem videa na ponta, que é o material usado ns ferramentas de torno.
O que o Elmer falou, é afinar um pouco a ponta e amolar bem o corte.
Mauricio Rotta
11/05/2009, 21:56
Viu... com a broca vídea funciona sem dúvida, mas o probema é justamente afia-la... vc tem q afiar ela sempre pelo lado do corte. Eu nao cosigo explicar escrevendo... mas nao é qualquer um que afia, faz o seguinte leve pra algum tiozinho que trabalhe com torno e ele afia pra vc, mas procure os tiozinhos mais antigoes que sáo os que melhor trabalham com essas gambiarras.
anderson_wzorek
11/05/2009, 22:10
O processo de extração por solda nesse caso é bem complicado,pois o aço das ferramentas de corte (aço rapido) é extremamente duro devido a adição de cobalto a sua liga,ai se vc coloca solda sobre esse aço,o material de adição(eletrodo da solda) transfera carbono aço da ferramenta que esta quebrada,elevando mais ainda sua dureza,e por consequencia deixando-a mais dura ainda,ai basta um pouco de força e d trabalho que vc teve pra sioldar quebra.
O processo de furação com a broca de vidia , acredito que de certo, se for bem afiada (apontada) com angulos de saida de cavaco pra esse tipo de material e não esqueça,um fluido de corte ajuda e muito no processo,qualquer casa de ferragens tem,deve custar uns 10 pilas uma latinha.
boa sorte na empreitada,e mada os resultados pra gente
abraços
Elmer_Jeep
22/05/2009, 10:31
e ai, deu jeito ?
ADRIO DIAS
25/05/2009, 00:52
Consegui sim Elmer!!!E foi bem como você falou,pedi para um torneiro afiar uma broca de videa e ai sim consegui furar.Pena que acabei machucando a rosca do bloco.Agora vou ter q pedir para o torneiro refazer e colocar uma prisioneiro que o lado do bloco seja mais grosso.
OBRIGADO PELAS DICAS!!!:concordo:
Elmer_Jeep
25/05/2009, 10:10
Opa, que bom q deu certo.
Sobre a rosca que estragou tem mais um macete ai, esse negocio de abrir rosca pra prisioneiro mais grosso é coisa do passado, há muito tempo ja tem no mercado os helicoil que são fios de rosca pra instalar no alojamento e manter o mesmo prisioneiro.
Retíficas de motores trabalham muito com isso, algumas tornearias também.
[]'s
antonio umino
16/01/2014, 13:13
Reativando o tópico.
Muito interessante, Broca de concreto, para tirar prisioneiro ou parafuso quebrado..
boa dica.a
bçs
georgevalle
17/01/2014, 08:54
Concordo. aprendi mais uma.
Reativando o tópico.
Muito interessante, Broca de concreto, para tirar prisioneiro ou parafuso quebrado..
boa dica.a
bçs
Pablo.pinto2007
17/01/2014, 14:44
Concordo. aprendi mais uma.
E esse tal de Helicoil...? eu nunca nem tinha ouvido falar!!!! deve ser um negócio da china... "instalar" fios de rosca!!!!
Pablo
Elmer_Jeep
17/01/2014, 16:11
E esse tal de Helicoil...? eu nunca nem tinha ouvido falar!!!! deve ser um negócio da china... "instalar" fios de rosca!!!!
Pablo
Aqui na Retífica sempre instalamos em peças de alumínio(cabeçotes) e coletores de escapamento.
É feita uma nova rosca no lugar onde espanou mas ao invés de colocar um parafuso mais grosso é instalado o fio de rosca pra manter a mesma medida do parafuso original.
http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=2935514422_072012.jpg&v=P&t=T
Da uma pesquisada no google sobre "rosca postiça".
Tem um vídeo aqui que mostra mais ou menos o serviço que é feito:
Sealey VS301 Spark Plug Thread Repair Kit - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=g3oLj2AOzXw)
[]'s
Pablo.pinto2007
17/01/2014, 19:45
Aqui na Retífica sempre instalamos em peças de alumínio(cabeçotes) e coletores de escapamento.
É feita uma nova rosca no lugar onde espanou mas ao invés de colocar um parafuso mais grosso é instalado o fio de rosca pra manter a mesma medida do parafuso original.
http://img1.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=2935514422_072012.jpg&v=P&t=T
Da uma pesquisada no google sobre "rosca postiça".
Tem um vídeo aqui que mostra mais ou menos o serviço que é feito:
Sealey VS301 Spark Plug Thread Repair Kit - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=g3oLj2AOzXw)
[]'s
Eu chamo de embuchamento... kkkk... realmente é muito usado aqui...
Adorei... se tudo fosse simples como no vídeo... seria uma maravilha "fazer" em casa!!!
Abraços!
Pablo
georgevalle
20/01/2014, 08:36
Sábado fazendo uma arte para eliminar de vez a homocinética do cardã da grand cherokee colocando cruzeta do jeep (pelo menos fica em família) falei para o torneiro sobre usar a broca de videa para furar a ferramenta quebrada ele falou que já "pegou" alguns serviços assim e que usa solda mesmo e neste caso (da ferramenta quebrada) usa eletrodo para inox e que sempre conseguiu tirar os tocos de parafusos.