Ver Versão Completa : Cardan: corrente ou inverter?
Pessoal mesmo pesquisando não achei uma resposta satisfatória:
o que vale mais a pena: uma corrente (cabo de aço ou algo parecido) ou inverter a montagem do cardan.
O cardam esta todo desmontado e será montado agora, então se for pra inverter não dará trabalho algum a mais....
qual "os contras" de se inverter o cardan?
grato pela atenção
Ivan Paulo
Mauricio Rotta
11/05/2009, 08:39
Amigo, desculpe a minha ignorancia mas eu não entendi bulhufas nenhuma do que vc quis dizer com essa sua pergunta, me explique melhor o que vc realmente quer saber. Por favor fiquei curioso pra saber o que vc realmente quis dizer com toda essa historia de corrente ou inverter e bla bla bla bla...
Pessoal mesmo pesquisando não achei uma resposta satisfatória:
o que vale mais a pena: uma corrente (cabo de aço ou algo parecido) ou inverter a montagem do cardan.
O cardam esta todo desmontado e será montado agora, então se for pra inverter não dará trabalho algum a mais....
qual "os contras" de se inverter o cardan?
grato pela atenção
Ivan Paulo
Depois vou confirmar, mas acho que o meu, o meca montou invertido para não depender do cabo de aço, ou corrente, sem ele está...:confused:
Elmer_Jeep
11/05/2009, 11:35
Ivan, pesquise melhor, na minha assinatura tem um tópico com dicas de como utilizar a pesquisa de forma mais eficiente pelo google, dê uma conferida.
Apenas digitei CORRENTE CARDAN e encontrei um tópico antigo com várias opiniões favoráveis e contrárias sobre este tema: Corrente de segurança no Cardan (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7990)
[]'s
Prezado Elmer,
eu pesquisei sim (inclusive li as doze ocorrências de resposta qdo vc procura por cardan somente em títulos, pois em muitos topicos começa com um assunto e depois ele se desvia, o que eu não acho ruim........). inclusive vc pode ate verificar que eu solicitei ontem uma retificação do tópico: Torci meu cardam
isto prova que pesquisei e inclusive pedi a retificação deste tópico porque ao ler completamente achei coisas interessantes sobre barra anti-torção (barra esta que fiz uma pergunta em outro tópico e vc o encerrou antes de obter uma resposta, aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53433&page=2).
Sei que manter a ordem nesta bagunça deve ser complicado, mexer com gente dos mais variados tipos pior ainda, mas a minha intenção foi justamente abrir uma discussão de um assunto que "pra mim"não ficou bem claro (se quiser pode ler pra minha ignorância, ou falta de conhecimento ou entendimento, pois seu não entendo quase nada de mecânica e pouco que aprendi foi aqui e com a boa vontade de muitos que tiveram a paciência de responder) .Solicitei inclusive uma explicação "técnica" (prós e contras de se inverter o cardan) pois ate vc mesmo teve esta duvida e se ela foi sanada não foi naquele tópico. Ontem se minha internet não tivesse tão ruim teria ate colocado uma foto que vc mesmo postou (a do gringo com o cardan invertido) e que se encontra neste tópico que eu ja tinha lido e vc me indicou com sua pesquisa. Mas valeu, se a moderação achar que este tópico esta redundante tudo bem, postarei minha pergunta no devido lugar, se este me for indicado.
há braços
Ivan Paulo
ps. se possível restaure as fotos do tópico torci meu cardam, pois o assunto la me interessa bem mais que a posição do cardam.
ola, a questão é a seguinte: vc já reparou a posição do cardam traseiro do jeep willys? Ele fica com a espiga voltada para a frente (cambio, ou seja em caso do cardam cair, o jeep pode realizar um salto com vara ou destruir o seu diferencial traseiro, suspensão e outras coisas. Com isto o pessoal costuma colocar uma corrente que normalmente vai de uma longarina, passando por baixo do cardam chegando ate a outra longarina. Caso o cardam venha a cair ele fica dependurado por esta corrente, não batendo imediatamente no chão. Alguns usam correntes, outro cabos de aço, outros borrachas, uns acham que não se deve usar nada (Bill), outros falam em inverter o cardam, colocando a espiga(ponteira voltada para o diferencial).
blz?
há braços
Ivan Paulo
Mauricio Rotta
11/05/2009, 21:51
Ah tá, agora entendi do q se trata este tópico... Pois bem vamos as minhas consideraçoes, se é que elas mereçam alguma consideração.
Pois bem, realmente a situaçao do `salto com vara` é um problema sério, ja perdi cardan inumeras vezes e depois de muita batida de cabeça e cruzetas desintegradas cheguei a conclusão de que a correntinha é a melhor opção. Simples, barato, eficiente e prático. Na minha humilde opinião, bem mais fácil do que inverter o cardan ou qualquer outra coisa. Iclusive achei importante instalar uma na frente também, e instalei. Pois bem... apesar do meu pouco tempo como membro desse fórum me acho experiente o suficiente para dizer uma coisa: nem tudo que os gringos fazem deve ser exaustivamente copiado por nós tupiniquins, prova mor é a insistencia deles em motores enormes, pesados e beberroes, pratica que por aqui nao decola e a maioria prefere (e com muito mérito) os motores leves e ágeis com altos regimes de rotacoes. Mesmo eu sendo fã incondicional de veoitões e linguições 6 bocas sei admirar um bom 4cil preparado e bom de braço.
Sendo assim, a minha opinião é simples e direta: CORRENTE NO CARDAN!
e fim de papo.
Gibson Pacelle
11/05/2009, 21:55
Fiquei curioso tb, será que o cardã invertido causa um desgaste maior na espiga ou luva do mesmo? :pensativo:
Olá colega, no meu caso não irá dar trablho algum inverter o cardam pois, como falei, o mesmo encontra-se desmontado.........
qto a corrente alguns a condenam por ser mais uma coisa a enrroscar debaixo do jeep e enrroscando ela pode romper-se e perder sua eficiencia........ por isto levantei a possibilidade de copia dos gringos......
há braços
Ivan Paulo
matrakaum
12/05/2009, 11:27
Maurício vc. tem umas fotos de como fazer para por estas correntes...isto me interessou.
Mauricio Rotta
12/05/2009, 16:20
Fotos não tenho aqui, mas posso postar, porém acho meio desnecessario ja que é só parafusar a correntinha de um lado do chassis passando por baixo do cardan e parafusar do outro lado do chassis, furos pra isso não faltam no seu Jeep.
Mauricio Rotta
12/05/2009, 16:35
Fiz um desenho técnico para mostrar em mais detalhes como instalar a corrente. Afffff
Minha contribuição.
Penso, que se usa a espiga para cima, é pelo motivo de desgaste por contaminação por areia/lama.
Se o conjunto fica na parte inferior, a luva da espiga fará a função de um deposito de resíduos.
Ficando na parte superior, por mais que contamine, escorrerá para fora do conjundo.
Penso eu, que é por tal motivo que os conjuntos fiquem na parte superior, proximo à t-case/cambio.
Abraços.
Kim.
inaciocm
12/05/2009, 20:53
:concordo:
já tinha visto essa corrente varias vezes mas nunca achei mto importante nao.
dai alguem aqui citou "salto com vara" e eu imaginei meu jipe fincando o cardan no chao e arrancando o diferencial traseiro...:shock:
bem, nao custa nada gastar 20 mangos e colocar uma correntinha lá...
aliás, essa correntinha, precisa ser muito grossa ou algo pouco mais forte que uma coleira de cachorro já basta??? o cardan nen é tao pesado assim...:pensativo:
mais uma vez obrigado pela atenção, muito bem pensado.... graxa + areia = carborundum
e areia é o que não falta por aqui......
amigo Inacio, acho que uma corrente bem simples ja é o suficiente pra manter o cardam em caso de desacoplamento. So verifique a altura dela pra não enroscar, pois uma corrente muito fina tb pode arrebentar bem mais facil, te deixando na mão enquanto vc acha que esta com ela, mas como tudo tem seu outro lado, uma muito forte tb pode vir a enroscar e causar algum estrago nas suas longarinas..........
valeu mesmo.
há braços
Ivan Paulo
Mauricio Rotta
13/05/2009, 08:53
Caso resolvido então? Também com um desenho desses hein? Imagina se alguma montadora vê esse desenho... É certeza de emprego na hora hein!!!
Rodrigo59
13/05/2009, 15:20
Ortiz gostei da idéia do cardan invertido! pq corrente pindurada vai fica uma bateção de corrente, e enrosca em tudo tbm!
uma opção é você montar o cardan invertido e na junção do espigão coloque uma sanfona igual aquelas usadas em amortecedores de motos antigas DT por exemplo e prenda as duas pontas com lingua de sogra!! fica protegido e da pro cardan trabalhar!!
Elmer_Jeep
13/05/2009, 18:39
... coloque uma sanfona igual aquelas usadas em amortecedores de motos antigas DT por exemplo e prenda as duas pontas com lingua de sogra!! fica protegido e da pro cardan trabalhar!!
Quando eu usava cardan original utilizava a coifa do cardan da toyota band, serve tambem no willys:
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/345271g.jpg
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10770
[]'s
Augusto mattos
13/05/2009, 20:11
nas f75 vem original de borracha, não faz barulho. abraço
Augusto mattos
13/05/2009, 20:13
pode ser feito com as borrachas q vem nos sofás, em baixo das esponjas
Quando eu usava cardan original utilizava a coifa do cardan da toyota band, serve tambem no willys:
http://www.jet.com.br/Design/donatti4x4/Produto/345271g.jpg
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10770 (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=10770)
[]'s
Gostei disso, e não tá caro não:concordo:
Mauricio Rotta
13/05/2009, 20:49
A ideia da coifa é muito boa.
Porem a corrente não fica `pindurada` e batendo debaixo do Jeep, basta vc deixar ela na tensão correta, não muito esticada e nem muito frouxa. O negocio é que ela funciona, pra mim ja serviu umas vezes qdo o meu cardan dianteiro cismava em cair toda vez q eu forçava a suspa alem da medida. Teve uma vez que caiu num momento muito crucial... Eu tava subindo de Jeep pelas arquibancadas de uma arena de rodeios e no meio da subida o cardan saltou fora!!! Nem preciso dizer q foi a maior m**** né?
Meus 0,0002 centavos,
Se as cruzetas, a espiga, as luvas estiverem em condições adequadas de operação (leia-se, sem folgas, sem gambis, etc) e com manutenção em dia...
Nada disso será necessário, pois, IMHO, a não ser que vc. tenha uma usina estúpida no cofre e pneus enormes, o conjunto original de cardã é bem robusto.
Falo por experiência, porque perdi 4, isso mesmo, quatro cardãs, até que instalei uma anti-wrap do paulo.
Hoje, um ano depois de colocar a barra de tração, estou com o mesmo cardã e cruzetas que sofreram um desaforo dos diabos.
Porém, já que a jaba tá parada e as cruzetas são "Platinun":parede::parede::parede:, vou aproveitar e já socar mais 4 novas da spicer...
Acho que, com manutenção correta, tô sossegado por mais um tempão ainda...
Experts, favor corrigir qualquer mancada, mais comigo tem sido assim... e faz tempo já...
[]'s sem correntinha...:mrgreen:
Mauricio Rotta
16/05/2009, 08:33
Ops, diz aí que cardan do paulo é esse? Anti o q? hehehehe
Brincadeiras a parte desculpe a minha ignorancia, mas existe um kit de cardan e cruzetas mais reforçados?
Elmer_Jeep
16/05/2009, 09:48
Mauricio, não é um cardan, é uma barra anti rolagem que trava um movimento indesejado do diferencial. Pra não desviarmos o tema do topico leia mais nos links a seguir sobre as causas desse efeito e sobre como evitar os problemas instalando a barra: Barra Anti Rolagem CJ 5 / 3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23001) e "Axle Wrap" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34969)
[]'s
Eu mantenho tudo sempre bem engraxado, mas como saber quando está na hora de trocar as cruzetas e se inverter o cardã não tem problema?
estou sem a corrente, vou colocar
Elmer_Jeep
16/05/2009, 12:37
Eu mantenho tudo sempre bem engraxado, mas como saber quando está na hora de trocar as cruzetas e se inverter o cardã não tem problema?
estou sem a corrente, vou colocar
Um dos procedimentos mais importantes para o perfeito funcionamento e boa durabilidade do sistema de transmissão por eixo cardan e cruzeta é a sua lubrificação.
Este manual vai mostrar a você profissional da reparação como fazer a correta lubrificação dos componentes de transmissão SPICER.
Aqui você encontrará também uma lista com os problemas mais comuns detectados em
campo pela nossa equipe de assistência técnica e o que fazer para corrigi-los.
A Graxa lubrificante:
Fique atento, pois nem toda graxa é adequada para lubrificar um eixo cardan.
A graxa lubrificante ideal para cardan e cruzetas deve ser à base de sabão de lítio com
aditivo EP (Extrema Pressão) e grau de consistência nº 2, conforme estabelece a norma internacional NLGI (National Lubricanting Grease Institute).
Marcas recomendadas:
Texaco - Multifak EP2
Shell - Retinax LX
INTERVALOS DE LUBRIFICAÇÃO
Uso urbano: 8.000 km -10.000 km ou 1 mês - O que ocorrer primeiro.
Uso rodoviário: 15.000 km - 18.000 km ou 3 meses - O que ocorrer primeiro.
Uso severo: A cada 15 dias - utilização fora de estrada - canavieiro - madeireiro.
Informações do catálogo em anexo, muito bom por sinal.
Fonte: http://www.spicer.com.br/
Obrigado Elmer, valeu pela resposta vou ver onde mando lubrificar se usam essas graxas... esta sempre cheio de caminhoneiro, deve ser bom..
Douglas Ariel
24/06/2017, 15:26
Ola, amigos eu posso montar o cardã em qualquer sentido ? (independente se vai ou não fazer alavanca ?)