PDA

Ver Versão Completa : Fontes de Dana 60

famp
10/05/2009, 21:14
Olá pessoal,

Quais carros ai vem com Dana 60? Existe Dana 60 da Chevrolet ai no Brasa?

[]s,

Fabio

4X4GARAGE
11/05/2009, 07:48
Bom dia,se a minha tabela não estiver errada existe da agrale e da silverdo.
Forte abraço
edison

famp
11/05/2009, 08:45
Excelente esta tabela. Salvei ela no meu arquivo pessoal:mrgreen:

Obrigado,

Fabio

Elmer_Jeep
11/05/2009, 11:29
Tenho aqui o catalogo 2007, mas ainda não consta o D60 dianteiro da F250 4x4.

Tentei anexar mas minha conexão ta muito ruim e o bixo é mei grandinho.

No site da Spicer tem pra download assim como também o catalogo de cruzetas, catalogo de componentes de cardan, etc.

http://www.spicer.com.br/spicer/

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
11/05/2009, 13:11
Por causa da reforma da M715, eu andei pesquisando sobre eixos, pois uma possibilidade seria trocar o eixo traseiro que é um Dana 70 (ele tem 40 anos e usarei pneus 44 aro 20, provavelmente), e achei o que está no arquivo anexo.

Dana 60 e 70 dianteiros ACHO que só provenientes de Dodge Ram 2500 e 3500, mas pedem tão caro que não vale a pena (se bem que os 70 e 80 da Ram 3500 seriam ótimos)

Eriksom
.

dbjabiraca
12/05/2009, 09:56
Pessoal, será que é possível trocar a relação de qualquer D70/D60 e por em outro D70 traseiro e dianteiro? Por ex, o traseiro de uma F250 1999 (4X2) e pôr no traseiro ou dianteiro de uma F250 2008 (4X4)?
Pode parecer meio lógico, mas é possível que tenha alguma diferença que impossibilite a troca da coroa e pinhão de um para outro eixo.
Pergunto isso porque com a relação bem longa que as 4X4, por ex, usam não dá muito certo pra usar os sapatinhos números 37" em diante que usamos.
Abraço

Daniel

Elmer_Jeep
12/05/2009, 10:44
Jabiraca, aqui na seção tem resposta pra todas as suas dúvidas:

Como falei ali em cima o eixo dianteiro da F250 4x4 é um Dana 60, isso ja foi explicado aqui: Diferencial "parrudo" !!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=759931#post759931)

Estas relações não são compatíveis pois o eixo dianteiro da F250 4x4 é do tipo Reverse Cut.

Pesquisei muito à respeito e todos me disseram que não servia, eu de teimoso ainda cheguei à montar um R&P 41x10 do D60 convencional(std cut) e vi que realmente não serve.
Leia um pouco sobre o assunto aqui: Diferencial dianteiro: reverse X sandard (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49888)

E aqui um outro tópico que fiz a respeito das opções de coroa e pinhão: R&P p/ Dana 60 e 70 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53389)

[]'s

dbjabiraca
12/05/2009, 12:57
Elmer, desculpa aí cara... e valeu meeesmo! É justamente isso que eu preciso. Olhando rapidamente já pude ver que dá certo. Já estou à caça de eixos da F-250 4X4 pra por na minha Band. Em fase de estudo e aquisições ainda. Se souber de algum par com preço coerente...
Valeu mesmo e parabens não só pelo Croc, mas por todo o excelente trabalho tecnico que voce tem.

Daniel

Eriksom Teixeira Lima
13/05/2009, 11:49
..... Já estou à caça de eixos da F-250 4X4 pra por na minha Band. Em fase de estudo e aquisições ainda. Se souber de algum par com preço coerente...

Daniel

Daniel

Você tem certeza de que é necessário sacar os eixos da Band para colocar os Dana 60? Lembre-se que os Dana 60 são mais largos do que uma Band.

Pelo que me consta, a diferença na coroa é de 1/2 pol (a toyota tem 9.25 e o 60, 9,75), e os semi-eixos proximos (vale confirmar).

Leia abaixo o que foi retirado de

http://www.vintageoffroad.com/nav.cfm?id=38 (http://www.vintageoffroad.com/nav.cfm?id=38)

Axles

Regular Land Cruiser axle housings are similar to a Ford 9" and differential carriers are similar in construction to a Chevy 12bolt. The front and rear differential housings are both offset to the right in all models except some '58-62's which were centered. They have an 9.25" ring gear. The axle shafts are 33mm in diameter (the same as a some Dana 60's) 1960-67 shafts had 10 coarse splines while 68 and later shafts have 30 fine splines. In 1968, the front axle CV joints changed from ball joints to Birfield. Full Floating Axles have smaller shafts because the entire weight of the truck is bourne by the wheel bearings and the shaft itself is not loaded in flexure.
Light Duty axle housings are the same as those used in Toyota Pickup trucks. They feature a smaller housing constructed similarly to the heavy duty Land Cruiser. The ring gear is only 8" but the axle shafts are the same size and have the same number of splines as the regular Land Cruiser.

Eriksom
.

dbjabiraca
13/05/2009, 13:14
Eriksom, valeu, mas o que quero fazer na Band é substituir o EIXO completo (carcaça e tudo o mais) por outro (F250, à princípio). Eu não quero trocar somente a relação. Só perguntei anteriormente sobre a substituição da relação porque a que vem na F250 é muito longa, teria que colocar outra do mesmo D60/70.
Estou ciente de que a Tcase terá que ter saída para o lado do motorista. O que fazer...?????...
Valeu

Daniel

Elmer_Jeep
13/05/2009, 15:21
Elmer, desculpa aí cara... e valeu meeesmo! É justamente isso que eu preciso. Olhando rapidamente já pude ver que dá certo. Já estou à caça de eixos da F-250 4X4 pra por na minha Band. Em fase de estudo e aquisições ainda. Se souber de algum par com preço coerente...
Valeu mesmo e parabens não só pelo Croc, mas por todo o excelente trabalho tecnico que voce tem.

Daniel

Legal, boa sorte na procura.

preço coerente não tem por enquanto, mas graças à Deus tenho visto muitas F250 4x4 na rua e tomara que a ford venda muuuitas pra gente ter peça de sobra futuramente.

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
13/05/2009, 15:47
Daniel

escrevi rápido demais.

O que eu quis te chamar a atenção é que as coroas da Band e do Dana 60 tem QUASE o mesmo tamanho e robustez. Mais, os semi-eixos tem a mesma bitola. Eu sei que material de fabricação é o X da questão, mas será que o ganho de robustez é tão relevante para pneus 37'?

Com a palavra o Elmer (ou todos os outros) que conhece(m) os eixos por dentro 8)

Eriksom

Elmer_Jeep
13/05/2009, 16:08
Estou ciente de que a Tcase terá que ter saída para o lado do motorista. O que fazer...?????...
Valeu

Daniel

Cambio com tcase da F250 como eu fiz ou cambio com tcase da hilux 3.0, tem um anunciado aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=879283#post879283

[]'s

Elmer_Jeep
13/05/2009, 16:30
Daniel

escrevi rápido demais.

O que eu quis te chamar a atenção é que as coroas da Band e do Dana 60 tem QUASE o mesmo tamanho e robustez. Mais, os semi-eixos tem a mesma bitola. Eu sei que material de fabricação é o X da questão, mas será que o ganho de robustez é tão relevante para pneus 37'?

Com a palavra o Elmer (ou todos os outros) que conhece(m) os eixos por dentro 8)

Eriksom

Eriksom, os dados comparativos que vc tem são dos D60 do seculo passado :mrgreen:

Nos dianteiros atuais " the stock inner shafts have 1.5" x 35 and 30 spline outer shafts" ;-)

[]'s

famp
16/05/2009, 18:42
Alguém sabe me dizer se os Danas 60 são munhão king pin ou ball joint?

Elmer_Jeep
17/05/2009, 23:26
Famp:

King Pin (KP)
http://www.jimsoffroad.com/knuckle1.jpg
http://www.jimsoffroad.com/knuckle2.jpg

Ball Joint (BJ)
http://www.tpub.com/content/trucks1.25ton/TM-9-2320-289-34/img/TM-9-2320-289-34_631_1.jpg
http://www.tpub.com/content/trucks1.25ton/TM-9-2320-289-34/img/TM-9-2320-289-34_631_2.jpg

Os D60 da F250 e todos os atuais são BJ. Andei lendo num fórum mexicano onde alguém perguntou sobre munhões KP X BJ, a resposta de um dos foristas mais experientes foi mais ou menos assim:

"prefiro o KP pela forma que vai montado o C end ao munhão, com rolamentos conicos no lugar de pivôs, isso mantém a postura do munhão sempre alinhado e é tão maciço o sistema que dificilmente dá problema mesmo abusando do conjunto.
Os fabricantes como Dynatrac, Solid ou Tera usam BJ praticamente desde sempre, inclusive durante um bom tempo incluiram os munhões de F450 como parte do kit que forneciam em seus eixos e não se tem registros de problemas por falta de resistencia ou desgastes, me atrevo à dizer que os que tenho visto são mais por imprudencia do que por deficiencia de materiais ou design.

A Spidertrax está vendendo uns C ends e munhões KP que permitem maior esterçamento, estão muito robustos e dá pra forçar sem piedade, é a novidade que há na mão dos usuários. Dynatrac pode fazer munhões KP se vc pedir sob encomenda pois na lista de produtos não consta, faça o pedido especial que eles produzem.

KP te dá naturalmente um highsteer em toda a superfície do topo do munhão, inclusive os munhões do mercado de reposição como Reidracing, Crane, Spidertrax, Solid estão preparados e reforçados pra trabalhar com highsteer coisa que um BJ sempre será adaptado, forte, muito forte porém adaptado..."

[]'s

famp
18/05/2009, 13:57
Obrigado Elmer,

Eu provavelmente usarei KP por causa que se pode usar high steer com mais facilidade. O único problema que tenho seria se eu tiver que trocar alguma peça dela.:rolleyes:

Elmer_Jeep
20/05/2009, 09:48
Achei nos meus arquivos mais uma ilustração sobre ball joint no munhão.

[]'s

famp
20/05/2009, 15:39
Obrigado,

Você sabe me dizer se of D60 novos da F250/F350 sao como esses aqui?
http://images.1aauto.com/SHF/1ASHF00084.jpg

Elmer_Jeep
20/05/2009, 17:21
Exatamente, estou com um D60 de F250 2007 no meu Jeep.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=147642&d=1228764984
http://seven.three.superdutypsd.com/images/BJWU_hub%20out.jpg

O chicote do sensor do abs vem cortado, ja observei isso em varias F250 aqui pela cidade. Esses dias o pessoal da concessionaria precisava de um cubo dianteiro pra resolver uma garantia lá e pegaram um dos meus emprestado enquanto o novo chegava, semana passada recebi o novo e vem igual ao dessa foto que vc postou.

[]'s

famp
20/05/2009, 17:37
Quando custa ele ai?

Elmer_Jeep
20/05/2009, 18:04
Voltando ao assunto, Famp, o cubo na concessionária ta custando R$1.500,00 cada, achei na venezuela por R$700,00.

[]'s

famp
20/05/2009, 18:34
Holy crap!!!!

Eu consigo eles por 250 dólares aqui. Mais uma coisa na minha lista para comprar.

Eriksom Teixeira Lima
21/05/2009, 09:42
Elmer

Semana que vem estou aí, chego na 5a. Como você pode desligar o celular, qual o endereço dessa fantástica fábrica roraimense (até fornecer peças para concessionária você faz :mrgreen:)

Eriksom

Elmer_Jeep
21/05/2009, 15:16
Me liga, a conta do celular ta paga! Ja falei que vou te buscar no aeroporto.

Mas ja que vc insiste aí vai:
Retífica Central
Rua Presidente Costa e Silva nº 592 (esquina com Av Benjamin Constant), Bairro: São Pedro.

Eriksom Teixeira Lima
31/05/2009, 10:31
Estive lá! E o celular funciona mesmo 8)

Só a dizer que está muito bonito o tal do Crocodilo, assim como tua fonte de arrependimento, o Prateado.

Desta vez, a intoxicação de Manaus me impediu de permanecer no final de semana. Mas na semana de 27 de agosto retornarei. Ou seja, quer ver viaturas aptas a ir para a serra do tepequen, a praia grande .... e quem sabe a serra de paracaima.

Quem sabe se consigo sair de férias no final do ano antes de 20 de dezembro. Passaria o ano em Paracaima, mas montado na minha própria viatura

Em tempo, com disse pessoalmente, dana 60 do século passado é o cacete, as especificações são da página da Dana atual. Leia-se apesar do R&P maiores do Dana, os semi-eixos são apenas cerca de 1 mm mais espessos e rolamentos equivalentes aos dos eixos da Band.

Obrigado pela acolhida nas suas planícies indígenas

Eriksom
.

dbjabiraca
02/06/2009, 10:30
Elmer, e demais entendidos.
Quanto (tamanho de pneu, motor e pé do piloto) esses eixos D60-70 aguentam? Em comparação com o da Toy por exemplo, que é um eixo bem resistente e segundo fontes aquí do forum mesmo aguenta até 37", é claro que tem que levar em consideração a tocada também, mas considerando uma sem muita violencia...
Valeu

Daniel

famp
02/06/2009, 11:23
Quanto (tamanho de pneu, motor e pé do piloto) esses eixos D60-70 aguentam? Em comparação com o da Toy por exemplo, que é um eixo bem resistente e segundo fontes aquí do forum mesmo aguenta até 37", é claro que tem que levar em consideração a tocada também, mas considerando uma sem muita violencia...
Valeu

Daniel

Caro amigo,

Depende muito do terreno também. Aqui perto de casa, eu tenho amigos estourando eixos com pneus 37". Mas também é porque eles estão colocando torque com a direção virada e bloqueado na pedra. Se não der muito trancos, os D60 aguentam bem até 40" (tenho um amigo usando pneu de 37" no D30:shock:)

O maior problema nos D60 seriam as cruzetas e roda livres, mas novamente, isso é no terreno que estou acostumado aqui.:concordo:

Abraços,

Fabio

Elmer_Jeep
03/06/2009, 10:48
Valeu

Daniel

Jabiraca, da uma olhada ai nessa tabela comparativa.

[]'s

Stephan
04/06/2009, 07:53
Porque não tem RW 2 1/2ton aí?????

Preconceito???

:mrgreen:

Elmer_Jeep
04/06/2009, 09:26
Porque não tem RW 2 1/2ton aí?????

Preconceito???

:mrgreen:

Porque o tópico é sobre Dana ;)

:odedo:

Eriksom Teixeira Lima
05/06/2009, 08:14
Jabiraca, da uma olhada ai nessa tabela comparativa.

[]'s

Oops, quer dizer que considerando a atual configuração de minha Camper (240V + NP 205 + relação 37x9 + 14B normal + eixos Band), em 1a. reduzida estarei despejando quase o dobro de torque que os pobres semi-eixos aguentam? :putz:

Idem para a configuração pretendida para a Kayser/M715 (mwm 6.07 mecânico) :?

Por que você não avisou isso antes :(

Eriksom
.

Elmer_Jeep
05/06/2009, 09:15
Oops, quer dizer que considerando a atual configuração de minha Camper (240V + NP 205 + relação 37x9 + 14B normal + eixos Band), em 1a. reduzida estarei despejando quase o dobro de torque que os pobres semi-eixos aguentam? :putz:

Idem para a configuração pretendida para a Kayser/M715 (mwm 6.07 mecânico) :?

Por que você não avisou isso antes :(

Eriksom
.

Não sei de nada, a tabela foi feita pelo Alexandre X, tem que perguntar isso dele :odedo:

[]'s

Skull Crusher
05/06/2009, 11:03
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/index.html
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/axleshaft.html
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/axle_strenght.html
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/axle_terms.html
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/torque_output.html
http://www.fourwheeler.com/techarticles/drivetrain/129_0501_4x4_truck_axle_tech/axleshaft_strenght.html

Skull Crusher
05/06/2009, 11:05
Seguem acima os links de dimensionamento, tabelas para consulta no quesito resistência de eixos, semi-eixos e cruzetas (D60 incluso), em função dos materiais com os quais são confeccionados (1040, 1050, 1541H, 4340 e 300M).

Segue também tabela anexa com valores de acréscimo de carga nos semi-eixos em função do aumento dos pneus.

Espero que seja útil.

[]S

Renan

Eriksom Teixeira Lima
05/06/2009, 23:58
Renan

obrigadíssimo pela dica do artigo da fourwheeler.....

e também por não me chamar de preguiçoso, pois eu deveria ter pesquisado :concordo: Fico lhe devendo uma caixa de latinhas.

Depois de ler o artigo, percebi que fiz mais uma burrice: eu fiz a conta todo o torque entregue a apenas um semi-eixo, e não distribuído para os dois eixos e dividido para cada semi-eixo de cada eixo. Que burrice minha :putz:

Só estava certo em considerar o fator de "aderência" igual a 1, afinal precaução nunca é demais para quem viaja muito.

Se puder, anexe novamente a tabela que você menciona na sua msg sobre tamanho dos pneus e acréscimo de carga.

Novamente, muito obrigado

Eriksom
.

Skull Crusher
06/06/2009, 15:36
Fala Eriksom! Então cara, nos links que postei acima, um deles é da tabela que você quer...entre neles com calma que tu achas.

Não esquenta, aqui é uma família, estamos aqui para ajudar...de vez em quando a gente primeiro come o rabo do sujeito...rs...depois informa o que ele quer.....rs

Fica tranquilo, se precisar, grita aí que acudimos!

Grande abraço!

Ah, calcular com fator 1 é bom, mas o tipo de condução, terreno e o material dos eixos e cruzetas tem papel fundamental...às vezes dá para se manter um eixo de menor bitola e investir pesado em materiais de primeira...300M ninguém usa aqui, é muito caro e difícil de se conseguir, só importando. Pode-se também partir para tratametos criogênicos para transformar toda a austenita retida de uma martêmpera em martensita ou estrutura mista de austenita, bainita e perlita. É um recurso com açosligados que vale à pena ser testado.

Grande abraço!

Renan

jeisonk
07/06/2009, 10:32
Pode-se também partir para tratametos criogênicos para transformar toda a austenita retida de uma martêmpera em martensita ou estrutura mista de austenita, bainita e perlita. É um recurso com açosligados que vale à pena ser testado

:shock::shock::shock:

[]'s back to the google

Skull Crusher
07/06/2009, 10:59
Fala Jeison! Beleza?

Então, criogenia é um tratamento também chamado de sub-zero. Após a têmpera, um aço-carbono com elementos residuais (enxofre, fósforo, manganês e silício) tem praticamente toda estrutura austenítica dele transformada em martensita (constituinte formado por perlita + cementita). Com isso, valores de resistência ao cisalhamento, dureza, resistência ao alongamento, flambagem, torção entre outras, são aumentadas. Toda têmpera deve ser seguida de revenimento, com temperaturas, n° de ciclos e tempos particulares a cada aço e objetivo a ser atingido.

Mas em um aço de média e alta liga, o carbono presente tende a formar carbonetos com outros elementos de liga presentes na massa, dificultando a transformação de toda austenita em martensita, refreando o potencial desses aços de se beneficiarem da têmpera.

Isso está descrito aqui de maneira bem simples.

Quando submetemos esses aços de média e alta liga à uma temperatura de -60°c a -120°c, essa austenita que não tinha se transformado, passa para a forma martensítica e os aumentos das resistências em geral, são atingidos.

Porém, existem outros fatores que devem ser ponderados e que afetam o resultado final do tratamento sub-zero:

Secção do material tratado (no nosso caso,o diâmetro dos semi-eixos)
Tipo de processo de têmpera
Aço em questão

O que deve também ser observado é que determinados aços funcionam e respondem melhor ao sub-zero do que outros quando o aspecto em questão é o diâmetro do eixo.

Testes e pesquisa devem ser efetuados para se chegar a resultados satisfatórios

SAE 4140, SAE 4340, SAE 5160 e SAE 6150 são materias de extrema resistência torsional e que tem comportamento diferenciado em função da secção do eixo beneficiado por têmpera, revenimento e sub-zero. A temperabilidade e profundidade de têmpera são específicos de cada material citado.

O assunto é extenso, com técnica e empirismo andando lado a lado.

Quando o assunto é metalurgia e universo 4x4, conservadorismo está fora de questão, em minha opnião.

O que digo acima é baseado em minha experiência com cutelaria e tratamento térmico, bem como ferramentaria e usinagem.

Longe de ser detentor de todoo saber, espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grande abraço!

Renan

jeisonk
07/06/2009, 12:07
Valeu pela aula Renan, é um bom ponto de partida :concordo:

[]'s

luistodoterreno
23/06/2009, 02:34
Valeu

Daniel

Por experiencia vivida digo que si aguantan, aca hay una foto de mi kaiser M-715 con neumaticos aro 18x1300..equivalentes a unos neumaticos de 45"
http://img197.imageshack.us/img197/4818/imagen202b.th.jpg (http://img197.imageshack.us/i/imagen202b.jpg/)

saludos

Elmer_Jeep
23/06/2009, 09:07
Bienvenido Luis, mui buena su M-715, nuestro amigo Eriksom tambien tiene una pero en construccion.

Tus ejes estan originales ? Cual motor, caja y tranfer trae ?

Saludos desde Brasil.

luistodoterreno
18/11/2009, 22:29
Bienvenido Luis, mui buena su M-715, nuestro amigo Eriksom tambien tiene una pero en construccion.

Tus ejes estan originales ? Cual motor, caja y tranfer trae ?

Saludos desde Brasil.

Disculpe la tardanza en contestar, los ejes estan originales con una reduccion de 5,86:1, la transfer es una divorciada, y es una NP-200, la caja es una T-98, muito parecida a la NP 435..todo isso equipo original del kaiser, con respecto al motor, eu quite el motor "tornado " original (6L), y puse en su lugar un motor ford 302 V8 sacado de un mustang ;), si alguien necesita alguna informacion, eu podria ayudar ...obrigado por su bienvenida!!!

pedro bonadio
18/11/2011, 15:59
Galera, de Dana60 dianteiro só os da F-250... Eles são 35 estrias.

E quanto aos Dana70 traseiro, existe, no Brasil, algum que venha com semi-eixos flutuantes de 35 estrias e 1.5" de diâmetro?

Os da F250 são 32 estrias e tem 69" WMS, e eu quero 35 estrias porque é mais resistente e fácil de achar semi-eixos menores(comprimento) nos EUA para eu diminuir a largura dos eixos... Nos Dana60 é mais fácil, pois eles já são 35 estrias.

Abraços!

Elmer_Jeep
18/11/2011, 16:15
Galera, de Dana60 dianteiro só os da F-250... Eles são 35 estrias.

E quanto aos Dana70 traseiro, existe, no Brasil, algum que venha com semi-eixos flutuantes de 35 estrias e 1.5" de diâmetro?

Os da F250 são 32 estrias e tem 69" WMS, e eu quero 35 estrias porque é mais resistente e fácil de achar semi-eixos menores(comprimento) nos EUA para eu diminuir a largura dos eixos... Nos Dana60 é mais fácil, pois eles já são 35 estrias.

Abraços!

Se vc vai mudar semi eixos e instalar bloqueio não interessa o diametro e quantidade de estria dos originais.

No meu D70U (32E) comprei por engano um ARB pro D70HD (35E) e tive que trocar os semi eixos, to usando do F4000.

[]'s

pedro bonadio
18/11/2011, 16:20
Você sabe de algum Dana70HD que tenho WMS menor que 69"?

Elmer_Jeep
18/11/2011, 16:40
teria que medir uma carcaça de F4000, VW790, Agrale, todos esses usam D70 com rodado duplo, teoricamente a carcaça é mais estreita

[]'s

Diogo Silveira
19/09/2015, 11:10
Fala Jeison! Beleza?

Então, criogenia é um tratamento também chamado de sub-zero. Após a têmpera, um aço-carbono com elementos residuais (enxofre, fósforo, manganês e silício) tem praticamente toda estrutura austenítica dele transformada em martensita (constituinte formado por perlita + cementita). Com isso, valores de resistência ao cisalhamento, dureza, resistência ao alongamento, flambagem, torção entre outras, são aumentadas. Toda têmpera deve ser seguida de revenimento, com temperaturas, n° de ciclos e tempos particulares a cada aço e objetivo a ser atingido.

Mas em um aço de média e alta liga, o carbono presente tende a formar carbonetos com outros elementos de liga presentes na massa, dificultando a transformação de toda austenita em martensita, refreando o potencial desses aços de se beneficiarem da têmpera.

Isso está descrito aqui de maneira bem simples.

Quando submetemos esses aços de média e alta liga à uma temperatura de -60°c a -120°c, essa austenita que não tinha se transformado, passa para a forma martensítica e os aumentos das resistências em geral, são atingidos.

Porém, existem outros fatores que devem ser ponderados e que afetam o resultado final do tratamento sub-zero:

Secção do material tratado (no nosso caso,o diâmetro dos semi-eixos)
Tipo de processo de têmpera
Aço em questão

O que deve também ser observado é que determinados aços funcionam e respondem melhor ao sub-zero do que outros quando o aspecto em questão é o diâmetro do eixo.

Testes e pesquisa devem ser efetuados para se chegar a resultados satisfatórios

SAE 4140, SAE 4340, SAE 5160 e SAE 6150 são materias de extrema resistência torsional e que tem comportamento diferenciado em função da secção do eixo beneficiado por têmpera, revenimento e sub-zero. A temperabilidade e profundidade de têmpera são específicos de cada material citado.

O assunto é extenso, com técnica e empirismo andando lado a lado.

Quando o assunto é metalurgia e universo 4x4, conservadorismo está fora de questão, em minha opnião.

O que digo acima é baseado em minha experiência com cutelaria e tratamento térmico, bem como ferramentaria e usinagem.

Longe de ser detentor de todoo saber, espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Grande abraço!

Renan

tópicos complementares de engenharia mecânica- resistência dos materiais.......
:grin::palmas::concordo: