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Ver Versão Completa : Troca da roda livre automática por manual



rsnoda07
10/05/2009, 20:31
Uma boa noite aos colegas do fórum, como era de se esperar, quando precisei realmente da tração, ela falhou !!! Vou substituir as rodas livres automáticas por manuais, gostaria de saber se alguém já fez isso, e se é muito dificil, pois pretendo colocar a mão na massa. Obrigado a todos.

imoveisbranco
10/05/2009, 20:45
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35953 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35953)

O argumento foi amplamente tratado

Abraço
Mattia

cabral mecanica esportiva
12/05/2009, 20:33
muito facil de colocar.a minha tbm nao funcionava e agora esta show de bola.a jipebras tem um preço bom.

Nava
13/05/2009, 09:09
Vc precisa de um achave alen 6 mm, de uma chave torx 3 mm e um alicate de anel trava de eixo. Em 15 min vc troca em casa. Ideal é colocar loctite nos parafusos alen pois eles afrouxam com o tempo devido a junta.

RUBENS DIAS
18/08/2009, 21:40
Boa noite Nava, fico satisfeito que exista alguém como você e o Julio no forum. Se não fosse pedir muito, gostaria de saber o seguinte: troquei o sistema de roda livre de automática original, por uma manual AVM, conforme vc posta que é bom. Agora quero saber se é normal, quando viro toda a direção para um lado ou para o outro, em solo duro, a viatura meio que travar as rodas. O mecânico dise que era por causa do tamnaho dos pneus que eram diferentes. voce confirma isto? Um grande abraço. rubens Dias - Porto Alegre-rs

Nava
19/08/2009, 14:53
Vc deve andar 4x4 somente qdo está em terra mole, cascalho ou lama...

Com a RL engatada fica tudo travado...

Eu por ex, estando na trilha e precio fazer uma volta, desengato dentro e viro, dai o diferencial compensa e nao faz esse arrasto mncionado. Agora se for barro, nao tem problema.

Topgun
24/08/2009, 14:53
Prezados,
Neste fim de semana fiquei sem minha tração dianteira na Serra da Canastra, por sorte já estávamos no fim do divertimento e mesmo 4x2 a Sport não desapontou.

Pelas reações comentadas aparentemente foi a RL, e checando o site da AVM vi que existe a automática, modelo AVM 960, até citada por um dos foristas mas não vi nenhum comentário deste modelo, apenas com roda livre manual.

Alguém já utilizou a automática da AVM?

Grato

Glaicon
24/08/2009, 15:47
Prezados,
Neste fim de semana fiquei sem minha tração dianteira na Serra da Canastra, por sorte já estávamos no fim do divertimento e mesmo 4x2 a Sport não desapontou.

Pelas reações comentadas aparentemente foi a RL, e checando o site da AVM vi que existe a automática, modelo AVM 960, até citada por um dos foristas mas não vi nenhum comentário deste modelo, apenas com roda livre manual.

Alguém já utilizou a automática da AVM?

Grato

TopGun, a automática é aquela que utiliza o vácuo do sistema original da sportage para acoplar, inclusive a alavanca, mas com a mesma eficiência da manual.
A do Nava, pelo o que ele diz (engatar de dentro do carro), é a automática.
A manual você precisa descer do carro e ligar diretamente nas rodas.
Essa é a diferença.
Estou errado, Nava?:shock:

Topgun
24/08/2009, 22:04
Prezado Glaicon,

Obrigado pela rápida resposta.

Na realidade eu sei como funciona a RL Automática, e você já deu uma dica de alguém que possui uma.

O que quero saber é se ela funciona tão bem quanto a manual, já que não observei nenhum comentário sobre o funcionamento da AVM 960, e talvez o Nava possa emitir a opinião dele.

Vamos aguardar! Mais uma vez: Grato!

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 22:19
TopGun, a automática é aquela que utiliza o vácuo do sistema original da sportage para acoplar, inclusive a alavanca, mas com a mesma eficiência da manual.
A do Nava, pelo o que ele diz (engatar de dentro do carro), é a automática.
A manual você precisa descer do carro e ligar diretamente nas rodas.
Essa é a diferença.
Estou errado, Nava?:shock:

será que ele falou sobre desengatar a rl ou a tração? a avm 460 eu não tenho certeza mas acho que é manual...

Nava
24/08/2009, 22:59
Srs, todos os 4x4 vc engata dentro do carro independente do tipo de acoplamento da RL. Vc engata dentro a caixa de transferencia, transferindo 50% da tração para o eixo dianteiro.

As rodas livres sao o complemento da tração da tcase para as rodas.

Dai temos: auto vacuo, auto mecanica, manual

As a vacuo, funcionam com vacuo. (sport de 99 pra frente)
As auto mecanica (sport 97 a 98)
A manual, vc aciona na mao, totalmente mecanica.

As avm automaticas são boas, melhores que original. Nas verdade os modelos automaticos sao modelos para shopping e nao para off-road.

Para o cara que compra um sportage e eventualmente usa 4x4 no sitio, pra sair da rampa de grama molhada e coisas do tipo, a automatica é a melhor opção, desde que seja nova qq uma, pela comodidade. Compra-se as avm auto neste caso por serem melhores e mais baratas que as originais.

Se for usar sem medo de ser feliz, opte pela manual. Travou ali, ja era...pode ir sem medo.

Como eu uso pra pancadaria mesmo, fui de manual...as auto duraram uns 6 meses só e ja espanou tudo.

Abri mao da comodidade e optei pela segurança.

Valeu.

Nava
24/08/2009, 23:04
Respondoi a pergunta do rubens que qdo faz volta 4x4 ligado arrasta as rodas da frente.

Dai dei um exemplo de um asituação que eu deixo as RLmanual engatadas e pelo breve momento de se fazer a manobra, desengato só dentro.

Vejam no caso das manuais, vc tem duas opções de engatar, dentro e fora, só dentro ou só fora...mas só 4x4 com tudo engatado.

Se eu quiser engatar reduzida em 4x2, eu posso desengatando as rodas livres. Se eu quiser andar 4x2 com as rodas da frente engatadas mas sem tração, deixo as RL engatas...

e boooooooooooa

cRiPpLe_rOoStEr
24/08/2009, 23:18
Se eu quiser engatar reduzida em 4x2, eu posso desengatando as rodas livres.

será que vale a pena? a cx de transferência não vai mandar 50% do torque para o eixo dianteiro, invariavelmente???

Topgun
25/08/2009, 10:47
Srs, todos os 4x4 vc engata dentro do carro independente do tipo de acoplamento da RL. Vc engata dentro a caixa de transferencia, transferindo 50% da tração para o eixo dianteiro.

As rodas livres sao o complemento da tração da tcase para as rodas.

Dai temos: auto vacuo, auto mecanica, manual

As a vacuo, funcionam com vacuo. (sport de 99 pra frente)
As auto mecanica (sport 97 a 98)
A manual, vc aciona na mao, totalmente mecanica.

As avm automaticas são boas, melhores que original. Nas verdade os modelos automaticos sao modelos para shopping e nao para off-road.

Para o cara que compra um sportage e eventualmente usa 4x4 no sitio, pra sair da rampa de grama molhada e coisas do tipo, a automatica é a melhor opção, desde que seja nova qq uma, pela comodidade. Compra-se as avm auto neste caso por serem melhores e mais baratas que as originais.

Se for usar sem medo de ser feliz, opte pela manual. Travou ali, ja era...pode ir sem medo.

Como eu uso pra pancadaria mesmo, fui de manual...as auto duraram uns 6 meses só e ja espanou tudo.

Abri mao da comodidade e optei pela segurança.

Valeu.

Saudações Nava!

Bem ao que entendi você tinha a AVM 960 que durou apenas 6 meses no uso "bruto divertimento" que é a minha intenção, e agora você está com a AVM 460 manual.

Estou correto?

Obrigado pela ajuda.

Júlio C. A. Santos
25/08/2009, 11:52
Olá Topgun,

O Nava usava as RLs originais da Sportage, da marca WARN, as mesmas que uso até hoje, (funcionando mal). As RLs automáticas originais da minha Sportage 96 começaram a apresentar problemas em poucos meses, na verdade fiz pouquíssimas trilhas, às vezes eu ligava o 4x4 na areia só pra ver se tudo estava funcionando e mesmo assim elas não agüentaram. Com o tempo elas deixam de engatar ou demoram pra engatar ou às vezes não desengatam. Use as RLs AVM manuais(foto) e nunca terá problemas.

Abraço :concordo:

Nava
25/08/2009, 22:12
Amigo Cripple, acho que vc nao entendeu a coisa toda...

Se a roda livre nao engatar, a transmissão do torque chega até o semieixo, mas não é transmitido a roda, ou seja, vc fica em 4x2....

Nesta situação, com as minhas RLmanuais livres, a alavanca ficará na posição 4x4 HI ou LOW mas terei somente tração 4x2 traseira.

Qdo vc usa outro tipo de RL, não consegue fazer isso, pois elas acoplam ao menor sinal de torque no semieixo dianteiro. Foram feitas para isso ne.

Ta certo o Julio, usava as originais. Esse cara manja tudo! risos

TopGun, se for trocar, vai de AVM manual...

E até que se prove o contrario, melhor preço do Brasil é na Jipebras, fale com o Sr Ademir, pode dizer que o Dilmar da Colossus4x4 que indicou.

cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 22:14
nava, mas o semieixo fica lá rodando em falso "gastando" torque???

Nava
25/08/2009, 22:15
risos...fica...se tiver com a RL livre e engatado 4x4, vc anda 4x2 normal, mas a Tcase, diferencial, semieixo, tudo fica girando lá gastando combustivel...

Topgun
26/08/2009, 12:02
Amigo Cripple, acho que vc nao entendeu a coisa toda...

Se a roda livre nao engatar, a transmissão do torque chega até o semieixo, mas não é transmitido a roda, ou seja, vc fica em 4x2....

Nesta situação, com as minhas RLmanuais livres, a alavanca ficará na posição 4x4 HI ou LOW mas terei somente tração 4x2 traseira.

Qdo vc usa outro tipo de RL, não consegue fazer isso, pois elas acoplam ao menor sinal de torque no semieixo dianteiro. Foram feitas para isso ne.

Ta certo o Julio, usava as originais. Esse cara manja tudo! risos

TopGun, se for trocar, vai de AVM manual...

E até que se prove o contrario, melhor preço do Brasil é na Jipebras, fale com o Sr Ademir, pode dizer que o Dilmar da Colossus4x4 que indicou.

Prezado NAVA, era disso que eu precisava: uma definição de alguém que entenda!

Já fiz algumas cotações e pelo que observei no Forum a Jipebras deve supera-las, devo ir a Sampa na semana que vem e tentarei falar diretamente com o Sr. Ademir.

Grato! Forte Abraço!

TopGun

Nava
26/08/2009, 12:28
Eu pedi via correio e veio rapidinho...inclusive uns parafusos extras que comprei agora nesta semana...
Já aviso, esta AVM 460 tem uns parafusos torx que vc não pode apertar. São conicos em carcaça de aluminio. Apertou nunca mais tira!

É só encostar e boa. Eles nao soltam.

Topgun
26/08/2009, 17:00
Ok! Estarei atento, muito obrigado pelo aviso.

Rafapaj
09/07/2019, 13:49
Boa tarde senhores.

Pra resolver de vez o problema da roda livre automática do meu Pajero GLS-B, resolvi instalar umas rodas livres manuais nela.
Importei um modelo compatível da marca AISIN.

Muito fácil de instalar, muito bem acabado, após engraxado e instalado, o sistema opera normalmente como deveria, porém, acionado, em LOCK, ou desacionado, em FREE, as rodas dianteiras fazem barulho como se estivessem freando, um chiado de pastilha bem fraquinho, mas o suficiente pra eu ficar encucado.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser ou do que eu devo verificar?