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Ver Versão Completa : Guincho de 6000 libras é suficiente para o CJ5



Robertux
09/05/2009, 20:00
Srs, eu ainda não comprei meu Jeep,mas com certeza ele será um CJ5 e agora me apareceu um guincho semi novo, de 6000 libras a bom preço e pensei em comprá-lo para colocá-lo no meu futuro jeep. Pergunto 6000 libras é força suficiente para um CJ5, lembrando que sou novato e não tenho pressa, não precisa ser rápido basta ter força suficiente para retirar o Jeep do atoleiro.

Obrigado.

leopoldo
09/05/2009, 23:51
mais que suficiciente

Skull Crusher
09/05/2009, 23:56
Depende de onde você vai querer ir com seu jeep...em certas situações, a regra de no mínimo 1.5 x o peso do veículo para a escolha do guincho pode não resolver...

Pesquise bastante, veja o peso do seu veículo, onde vai querer rodar com ele, nível de dificuldade nos terrenos nos quais ele irá trafegar...aí então faça sua escolha, mas baseado em boa pesquisa e reflexão.

Abraços

Robertux
10/05/2009, 19:52
Depende de onde você vai querer ir com seu jeep...em certas situações, a regra de no mínimo 1.5 x o peso do veículo para a escolha do guincho pode não resolver...

Pesquise bastante, veja o peso do seu veículo, onde vai querer rodar com ele, nível de dificuldade nos terrenos nos quais ele irá trafegar...aí então faça sua escolha, mas baseado em boa pesquisa e reflexão.

Abraços

Eu dei uma pesquisada e achei as seguintes informações:
1 Kg = 2,2 libras
Peso do Jeep em ordem de marcha 1.194 (manual da Willys)

Se essas informações estiverem corretas:
capacidade do guincho: 6000 libras/2,2 = 2.727 Kg.
Peso do Jeep 1.194 Kg (com tanque cheio + óleos)
Meu Peso 130 Kg
Zequinha 90 Kg (hipotético)
outros 200 Kg (peso do guincho + ferramentas + cerveja)
Total 1.614 Kg X 1,5 = 2.421 Kg.

Peso total do Jeep, já com a margem de segurança de uma vez e meia 2.421 Kg
Capacidade do guincho 2.727 Kg.

Portanto o peso do jeep, já com a margem de segurança está abaixo da capacidade do guincho, meio no limite mas suficiente.

Dividindo-se a capacidade do guincho pelo peso do Jeep obtemos: 2.727/1.614 = 1,689, portanto acima do 1,5 recomendado.
Podemos também mandar o Zequinha empurrar, diminui o peso e ajuda o guincho.

Duvidas:
Essas informações estão corretas?
Alguem já usou esse tamanho de guincho no CJ5 e funcionou bem?
Alguém já tentou usar um moitão como redução, dobrando o cabo e a força do guincho embora reduzindo a velocidade pela metade, será que dá certo?

Obrigado,

leopoldo
10/05/2009, 20:06
não esquece da PATESCA

capacidade com o cabo em linha reta dobra.

tenho no meu um 6000 lbs e quando precisei, trabalhou direitinho

Robertux
10/05/2009, 20:34
não esquece da PATESCA

capacidade com o cabo em linha reta dobra.

tenho no meu um 6000 lbs e quando precisei, trabalhou direitinho

Valeu Loepoldo, obrigado pela informação, considerando que o seu Jeep é um CJ6, deve ser mais pesado que o CJ5.
Até agora só tinha lido informações do 6000 libras em Samurais.

Obrigado Skull Crusher pelas dicas. Eu não pretendo fazer trilhas muito pesadas, apenas passeios e trilhas leves. Quando for fazer trilhas pesadas certamente estarei acompanhado de pessoal mais experiente e com diversos jipes para rebocarem-me caso o guincho não seja forte o suficiente.

Vou ver o estado do guincho e se estiver em ordem vou comprá-lo.

Obrigado

Robertux
10/05/2009, 22:13
não esquece da PATESCA


Me desculpem pela ignorância, mas o que é patesca?

Já descobri, é exatamente o que eu chamei de moitão, também conhecido por roldana

Obrigado

megadeth
10/05/2009, 22:24
Me desculpem pela ignorância, mas o que é patesca?

Dá uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3862

[]s
Caio

Robertux
12/05/2009, 00:53
Que bela discussão sobre o uso da patesca!
Polia (patesca) móvel dobra a força e reduz a velocidade, polia fixa apenas muda o vetor.

O cabo de aço saindo a partir do guincho indo até a polia presa na árvore e voltando e sendo fixado ao proprio Jipe é polia móvel ou polia fixa?

O Cotrim matou a pau quando disse:
"É que dessa forma, na teoria, a polia está movel. É como se o veículo estivesse puxando a árvore. É só uma questão de conceito."

Realmente é uma questão de ponto de vista. O guincho estando no Jeep, o cabo indo até a árvore, passando por uma patesca e voltando ao Jeep é como se o Jeep estivese parado e a árvore sendo arrastada presa à polia móvel.
Prova disso é que se você filmar de dentro do Jeep, ao assistir o filme vc terá a impressão que a árvore está se aproximando do Jeep.

Valeu Megadeth, pela indicação