PDA

Ver Versão Completa : Folga axial no Virabrequim em 3mm, como retira-la?

Rafaminc
09/05/2009, 17:52
Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida no meu velho BF161. Quando fiz o motor dele há uns 10 anos atrás lembro que o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

Agora estou com uma dúvida: Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga, ou derrepente eu esqueci de colocar algum encosto entre a polia e o eixo do virabrequim na hora da montagem?

Hoje desmontei o carter e a polia, e notei que o furo da polia é mais longo que o comprimento da ponta do eixo, portanto se eu apertar muito o parafuso, vai enforcar o pinhão contra uma arruela de bronze que está encostada no 1º casquilho do vira. Será que é assim mesmo? Alguem tem derrepente uma vista explodida de todo o virabrequim?

Obrigado

leopoldo
09/05/2009, 18:16
1- o motor trancou após apertar o parafuso do virabrequim, daí soltei um pouco esse parafuso e ele liberou o motor.

2- Esse parafuso deve ser apertado até tirar a folga?

1- isso não poderia ter acontecido.
2- esse parafuso tem um torque, mas esse torque só se obtém quando a polia escosta no mancal (da polia contra o girabrequim).

obviamente tem algo errado.

vai no manual do jeep, parte do motor e leia a parte de montagem.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204

Rafaminc
09/05/2009, 20:41
Pois é, andei colocando a polia no lugar denovo, e como o parafuso já está meio detonado, por torque eu acho que não vai dar certo. O bom seria saber qual é a folga entre a arruela de encosto (bronze) e o casquilho do virabrequim, daí era só colocar uma lâmina ali, e ajustar o parafuso.

Abraço

leopoldo
09/05/2009, 21:11
olha, fui no parts list do BF e tem um calço de 0,002 ou 0,003 e mais uma arruela de encosto.

será que vc montou certo ?

a sequencia é parafuso, arruela grossa, polia, defletor, engrenagem, arruela, espaçador (0,002" ou 0,003") QUE DEVE SER USADO EM QUANTIDADE SUFICIENTE para ajustar a folga longitudinal do girabrequim.

Rafaminc
09/05/2009, 21:53
Valeu Leopoldo. Muito obrigado pelo manual, não tinha achado ele na sua lista de downloads.
Acho que esqueci de montar os calços de 0,002 / 0,003 pol entre a arruela de bronze e o primeiro mancal. Vou desmontar o casquilho amanhã para verificar isso.

Brigadão...

leopoldo
09/05/2009, 23:45
então vc se estrepou.

para calcular a folga, o motor tem que estar com as bielas soltas e o bloco apoiado em uma mesa, invertido. Vc mede a folga empurrando o girabrequim para frente para tras e mede com relogio comparador.

essa foto ai em cima é do manual - lista de peças do jeep.

folga: de 0,004" a 0,008"

Rafaminc
10/05/2009, 20:44
então vc se estrepou.

para calcular a folga, o motor tem que estar com as bielas soltas e o bloco apoiado em uma mesa, invertido. Vc mede a folga empurrando o girabrequim para frente para tras e mede com relogio comparador.

essa foto ai em cima é do manual - lista de peças do jeep.

folga: de 0,004" a 0,008"

Vai ser tranquilo, pois para quem estava andando com quase 3mm de folga, vou ajustar por baixo com uma lâmina de calibre entre as duas arruelas de encosto. Como a variação da folga é grande (entre 0,1 e 0,2mm) vai ser fácil de regular.

Abraço

Dimmy
31/08/2021, 08:19
Vai ser tranquilo, pois para quem estava andando com quase 3mm de folga, vou ajustar por baixo com uma lâmina de calibre entre as duas arruelas de encosto. Como a variação da folga é grande (entre 0,1 e 0,2mm) vai ser fácil de regular.

Abraço

Bom dia

Alguma orientação sobre essa folga ? Se regula pela polia do verabrequim mesmo ?

Corolina
29/09/2021, 19:17
Olá pessoal, vejam se poderiam me ajudar...

Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc. O virabrequim está com a medida muito alta.

Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

Abs!

Sydney66
29/09/2021, 19:51
Corolina, boa noite;

Verifiquei em sites americanos que vendem peças para jeep de todos os anos, mas o virabrequim deste motor não encontrei também. Mas não conheço todos os sites, pode haver outros que não pesquisei, mas aqui no Brasil recomendaria a compra de um motor continental usado para retirar peças, será mais fácil encontrar e mais barato.
Lá por Itaboraí, Manilha e região, tem muitas lojas de peças usadas na margem da BR101 mesmo, nos dois lados, quem sabe não encontra por lá?

Abs

Corolina
29/09/2021, 21:12
Boa noite Sydney! Estou pesquisando para comprar um virabrequim retificado, pois acho que é o que há pra ser feito. Essa ideia de itaboraí é muito boa, acho que vou fazer isso também.

Você me lembrou de uma que achei bem organizada quando passei perto, a GO BACK ECOPEÇAS (Em Casimiro de Abreu).

Obrigada!

leopoldo
29/09/2021, 21:26
Agromotor

surplus city jeep parts

Corolina
30/09/2021, 20:29
Obrigada!! Vou fazer contato.

Agromotor

surplus city jeep parts

leopoldo
30/09/2021, 21:05
Olá pessoal, vejam se poderiam me ajudar...

Eu tenho um Willys 52, motor continental 4cc. O virabrequim está com a medida muito alta.

Estou com dificuldade para encontrar o virabrequim std pra ele.

Estou em contato com algumas lojas, mas sem muito sucesso, alguma recomendação?

Abs!

mas, qual é exatamente o caso ? ... antes de enfrentar uma possivel importação ....

Corolina
20/10/2021, 22:37
Oi Leopoldo, eu não vou importar não, pelo menos não agora. Rs. Eu vou retificar o meu mesmo e ver se fica bom... se dura. Estou aguardando apenas as bronzinas chegarem para começar o trabalho. Estou ansiosa...