PDA

Ver Versão Completa : Antena para rádio px

j.victorfc
09/05/2009, 00:10
Boa noite a todos. Sou novo no fórum e tambem em questão de px.

Estou meio sem grana, mais acabei comprando um px cobra 19 ultra, e precisava tambem de uma antena.Tenho um honda civic,e se eu colocar uma maria mole,quebra a estética do carro e também a maria mole eu acho meio cara.Então fui ver na internet se achava uma antena barata e achei uma por 55,00 reais.
ANTENA COMPLETA COM BASE DE IMÃ , SUPORTE , CABO E CONECTOR.

Não sei se o preço ta bom, porque num conheço mt de px pq começei agora a entrar na onda do px.

me deem uma ajuda ai, por favor.

qualquer coisa é só mandar um email pra mim: j.victorfc@yahoo.com.br

abraços.

robertokbc
09/05/2009, 18:02
Nesse site tem tudo, direto da fábrica, com os melhores preços e qualidade:

http://www.sendshop.com.br/categories/Antenas-Aqu%C3%A1rio/Antenas-Radiocomunica%C3%A7%C3%A3o/PX-11-Metros/M%C3%B3vel-%252d-Receptora/ (http://www.sendshop.com.br/categories/Antenas-Aqu%C3%A1rio/Antenas-Radiocomunica%C3%A7%C3%A3o/PX-11-Metros/M%C3%B3vel-%252d-Receptora/)

Flw

pmarc
11/05/2009, 09:47
Estou meio sem grana, mais acabei comprando um px cobra 19 ultra, e precisava tambem de uma antena.Tenho um honda civic,e se eu colocar uma maria mole,quebra a estética do carro e também a maria mole eu acho meio cara.

A Aquario tem uma antena bobinada, tem meio metro de comprimento.
É a que eu tenho no tracker. Dá uma olhada nos meus tópicos que tem fotos dela instalada.

RABUGENTO
14/05/2009, 10:16
Boa noite a todos. Sou novo no fórum e tambem em questão de px.

Estou meio sem grana, mais acabei comprando um px cobra 19 ultra, e precisava tambem de uma antena.Tenho um honda civic,e se eu colocar uma maria mole,quebra a estética do carro e também a maria mole eu acho meio cara.Então fui ver na internet se achava uma antena barata e achei uma por 55,00 reais.
ANTENA COMPLETA COM BASE DE IMÃ , SUPORTE , CABO E CONECTOR.

Não sei se o preço ta bom, porque num conheço mt de px pq começei agora a entrar na onda do px.

me deem uma ajuda ai, por favor.

qualquer coisa é só mandar um email pra mim: j.victorfc@yahoo.com.br

abraços.

A base de imã escorrega fácil e pode também riscar a lataria...

pmarc
15/05/2009, 09:53
A base de imã escorrega fácil e pode também riscar a lataria...

Rabugento, concordo com a parte de riscar a lataria, agora.... Soltar fácil? Nunca vi.
Pelo menos quando usava uma antena 5/8 de onda em 2m, com a base magnética no teto do Gol, nunca tive escorregou, mesmo em velocidade alta. E essa antena é grande!

RABUGENTO
15/05/2009, 13:52
Já vi alguns taxis com a antena caída por aqui :)

Se tiver um bom lugar onde fixar, fica-se mais tranquilo.

Ainda não consegui encontrar alguém que teste e instale um 148gtl aqui na minha região :( Incrível!

Alexandre Banana
21/05/2009, 21:04
Já vi alguns taxis com a antena caída por aqui :)

Se tiver um bom lugar onde fixar, fica-se mais tranquilo.

Ainda não consegui encontrar alguém que teste e instale um 148gtl aqui na minha região :( Incrível!
A questão de arranhar... já vi muita gente resolver colocando um tecido envolvendo a base

RABUGENTO
22/05/2009, 07:10
A questão de arranhar... já vi muita gente resolver colocando um tecido envolvendo a base

O feltro colado na base diminui e eficiência do imã e ajuda a escorregar se você esqucer e aumentar muito a velocidade.

O correto é aparafusar nalgum lugar para não ter problemas.

Paulo_CW
22/05/2009, 07:22
Eu tinha instalada a Aquario mod. 2050 (com bobina no meio)... achava muito ruim... tem o ganho muito pequeno de apenas 0,5dBi... curto alcance...
Troquei pela mod. 2070.... com ganho de 1,0dBi.... só alegria

RABUGENTO
22/05/2009, 08:15
Eu tinha instalada a Aquario mod. 2050 (com bobina no meio)... achava muito ruim... tem o ganho muito pequeno de apenas 0,5dBi... curto alcance...

Meu filho também instalou uma dessas 2070. Está gostando.

Estou atrás de alguém em Campinas ou região que possa verificar o meu 148 GTL e instalar a minha Lafayette.

Parece que se escondem :(

pmarc
22/05/2009, 12:33

Paulo,

ganho não é só a questão do alcance, mas também da direcionalidade da antena.

Outra coisa, é que como o dB é uma medida relativa, é como o %. Não dá pra sair dizendo 10% sem dizer do quê. Com o dB é a mesma coisa. dB em relaćão a quê.

O site da Aquario fala em 0,5dBi. Eu ainda não peguei estrada com o PX, então não sei como é.

Em todo caso tenho também uma B-2070 em casa, que posso usar quando for pegar muita estrada. Como tenho problemas com portões e garagens, a B-2050 atende minhas outras necessidades.

Com antena, basicamente são duas coisas ou é dBi ou é dBd. Respectivamente em relaćão a antena isotrópica (teórica) ou ao dipolo. Como o dipolo tem um ganho de pouco mais de 2 dBi.

j.victorfc
25/05/2009, 22:09

Gente, fui no camelô aqui de minha cidade e comprei uma antena por 50,00 pila.É uma Voyager cb-20. com ganho de 2,1 decibéis. Acho que pro meu cobrinha 19 ultra III ja da pra curtir. Instalei no gol do meu avô.Ele num gosta muito de rádio px, pois ele nem intende! hehe. Pois como num tenho carro, pois sou de menor, unica solução foi colocar no carro do meu avô, pois meu pai num deixo coloca no honda dele, pois diz ele que gasta muita bateria. Quando falo no gol do meu avô só falo quando o carro ta ligado.
Sera besteira isso?

abraço

RABUGENTO
26/05/2009, 08:03
É recomendável que usae com o motor ligado ou, pelo menos, ligue periodicamente para não descarregar a batria.

Quando você transmite a carga de energia dispendida é grande.

Ficando muito tempo com o veículo desligado e usando a bateria, ela descarregará.

pmarc
26/05/2009, 11:08
É recomendável que usae com o motor ligado ou, pelo menos, ligue periodicamente para não descarregar a batria.

Quando você transmite a carga de energia dispendida é grande.

Ficando muito tempo com o veículo desligado e usando a bateria, ela descarregará.

Rabuja, nem é tanto assim!

O cd player puxa mais corrente que o PX transmitindo!

Mas eu diria que é prudente não transmitir por longos períodos com o motor desligado...

RABUGENTO
26/05/2009, 12:46

O cd player puxa mais corrente que o PX transmitindo!

Mas eu diria que é prudente não transmitir por longos períodos com o motor desligado...

Verifique a sua afirmação.

Alguns PX lembram rádios valvulados em consumo de energia.

pmarc
27/05/2009, 08:23
Verifique a sua afirmação.

Alguns PX lembram rádios valvulados em consumo de energia.

O meu cd player puxa mais corrente que o meu PX transmitindo!

Melhorou? :mrgreen:

danielgab
14/06/2009, 15:31
E a Aquário 2080 (0,8 dbi) alguém tem? Alguma opinião?
Ela tem 40 cm menos que a 2070 e mola na base...

Valeu!
Daniel
T4

HENRY TAIA
14/06/2009, 17:59

amigo, vc teve a oportunidade de "medir" o alcance dessa antena???
grato

HENRY TAIA
14/06/2009, 18:24
Gente, fui no camelô aqui de minha cidade e comprei uma antena por 50,00 pila.É uma Voyager cb-20. com ganho de 2,1 decibéis. Acho que pro meu cobrinha 19 ultra III ja da pra curtir. Instalei no gol do meu avô.Ele num gosta muito de rádio px, pois ele nem intende! hehe. Pois como num tenho carro, pois sou de menor, unica solução foi colocar no carro do meu avô, pois meu pai num deixo coloca no honda dele, pois diz ele que gasta muita bateria. Quando falo no gol do meu avô só falo quando o carro ta ligado.
Sera besteira isso?

abraço

amigo, acho importante deixar aqui uma opnião:
instalei uma dessa antena que vc citou num cobra 19(modelo novo), achei ela muito "fraca"...medindo em zona rural sem obstaculo consegui falar no máximo uns 1700 metros!!!

RABUGENTO
14/06/2009, 18:44
E a Aquário 2080 (0,8 dbi) alguém tem? Alguma opinião?
Ela tem 40 cm menos que a 2070 e mola na base...

Valeu!
Daniel
T4

Daniel,

Sabe-se que para o PX, quanto maior a antena maior será o ganho.

A 2070 dobra na base. Dependendo do veículo da para usar direitinho.

Ainda estou procurando alguém aqui pela região de Campinas-SP que verifique meu 148GTL e instale minha Lafayete. :(

RABUGENTO
14/06/2009, 18:46
amigo, vc teve a oportunidade de "medir" o alcance dessa antena???
grato

A propagação não está muito boa no Brasil. Vamos ver se melhora lá para o mes de agosto...

vagnermonteiro
15/06/2009, 13:49
Faz alguma diferença "encapar" a antena com uma mangueira transparente (tipo aquelas de medir nível usada em construção civil)?

Digo isto pois imagino que com o balançar do carro a antena fica encostando na lataria e se eu estiver transmitindo deve dar um curto..sei la.

RABUGENTO
15/06/2009, 14:21
Faz alguma diferença "encapar" a antena com uma mangueira transparente (tipo aquelas de medir nível usada em construção civil)?

Digo isto pois imagino que com o balançar do carro a antena fica encostando na lataria e se eu estiver transmitindo deve dar um curto..sei la.

Para não danificar o veículo, alguns colocam uma bola de borracha do tipo de bola de frescobol ou de tenis, colada na antena, naquele ângulo que atinge a lataria.

vagnermonteiro
15/06/2009, 14:25
É verdade, isto eu já vi....
Mas será que esse negócio da mangueira prejudica a eficiência da transmissão?

danielgab
15/06/2009, 19:22
Daniel,

Sabe-se que para o PX, quanto maior a antena maior será o ganho.

A 2070 dobra na base. Dependendo do veículo da para usar direitinho.

Ainda estou procurando alguém aqui pela região de Campinas-SP que verifique meu 148GTL e instale minha Lafayete. :(

Eu vi essa opção da 2070. Estava pensando em comprar o supte da aquario, com as articulações, pra ficar mais fácil de instalar. Se eu usar ele no parachoque, quando dobrar a antena nao dá pra abrir a porta-traseira. Se eu instalar no teto, acho que vai faltar o "plano terra" porque o carro é de "prástico".

A 2080 seria mais cômoda pq ela pode ficar sempre em pé, sem ter que abaixar pra entrar na garagem. A "dobra", eventualmente, eu poderia fazer pela articulação do supte.

A minha dúvida é se os db a menos e comportamento da 2080 valem a pena pela facilidade de instalar e nao ter que dobrar sempre...

Valeu!

RABUGENTO
15/06/2009, 19:42
Daniel,
Sou velho!
Não consegui ver qual é seu veículo na foto. É o Troller?

Meu filho colocou a 2070 no Tracker e ficou bom.

Instale a antena na porta!

danielgab
15/06/2009, 19:53
É verdade, isto eu já vi....
Mas será que esse negócio da mangueira prejudica a eficiência da transmissão?

Acho que não. O campo elétrico gerado ou captado pela antena não seria afetado por um material com pouca espessura que não polariza (mangueira). Se fosse material metálico, aí sim.
Lembra dos famosos, "minúsculos" e "leves" celulares "Startack", que chegaram a ser símbolo de status?!?! Eles tinham uma capa de plástico em volta da antena...

Tudo bem que era uma "maria-mole" que tem ganho alto, mas eu tinha uma com pedaços de mangueira e nunca tive problema...

Se tiver algum expert de plantão e eu estiver errado, avisa aí...

danielgab
15/06/2009, 19:55
haha, esqueci de dizer, é um troller sim.

HENRY TAIA
16/06/2009, 19:18
Nesse site tem tudo, direto da fábrica, com os melhores preços e qualidade:

http://www.sendshop.com.br/categories/Antenas-Aqu%C3%A1rio/Antenas-Radiocomunica%C3%A7%C3%A3o/PX-11-Metros/M%C3%B3vel-%252d-Receptora/ (http://www.sendshop.com.br/categories/Antenas-Aqu%C3%A1rio/Antenas-Radiocomunica%C3%A7%C3%A3o/PX-11-Metros/M%C3%B3vel-%252d-Receptora/)

Flw

alguém já comprou nessa loja??
http://shopping.banner-link.com.br/loja/loja.asp?loja_id=660&Pedido_Id=&produto_id=21000 (http://shopping.banner-link.com.br/loja/loja.asp?loja_id=660&Pedido_Id=&produto_id=21000)

Ronaldo B.
16/06/2009, 19:49

Vagner,

Pode usar uma mangueira que não tem problema, muito pelo contrário, a mangueira vai impedir que haja um curto entre a antena e a carroceria do carro. Se a antena encostar na carroceria do veículo ou entrar em curto com o rádio transmitindo, vai queimar o a saída do rádio, por isso que é comum ver aquelas bolas de tenis ou de borrachas nas antenas.

[]´s

LeandroCHT
16/06/2009, 23:56
Olá amigos, fiz uma instalação diferente, instalei uma antena feita em casa chamada bipolar ela têm 5,20 metros instalei por dentro da capota ao longo do perimetro interno, o ganho teórico desta antena é de 2 db, na prática o ganho ficou uma pouco abaixo da maria mole mas superior a todas as outras antenas. Instalei no meu Wrangler onde a capota é de plástico, as vantagens são: não fica aparente, fácil de fazer ,fiz em 15 minutos, e o ganho é muito bom.

vagnermonteiro
17/06/2009, 11:33
Vagner,

Pode usar uma mangueira que não tem problema, muito pelo contrário, a mangueira vai impedir que haja um curto entre a antena e a carroceria do carro. Se a antena encostar na carroceria do veículo ou entrar em curto com o rádio transmitindo, vai queimar o a saída do rádio, por isso que é comum ver aquelas bolas de tenis ou de borrachas nas antenas.

[]´s

Obrigado Ronaldo! Agora só tenho que melhorar a recepção. A pesar do suporte estar preso no parachoque vou tentar conectar um fio do parafuso do conector do cabo para a antena direto para o chassi do carro.

Pardal
27/04/2010, 13:06
Estou reformando minha Rural e vou instalar meu Alan 87 nela. Ela vai ter bagageiro e vou colocar faróis na frente do bagageiro. Vou fazer um furo no teto próximo à coluna dianteira, acima da porta esquerda, para passar a fiação dos faróis. Posso passar o cabo da antena junto com a fiação elétrica dos faróis no buraco do teto?

Pardal.

pmarc
28/04/2010, 13:55
Olha, o ideal é separar bem os cabos de 12V e os coaxiais.

Aliás, compre coaxial com dielétrico sólido.

Aliás, para quem está procurando dicas de instalação de rádio na viatura, dêem uma boa olhada em www.k0bg.com, tem várias dicas e fotos de como fazer. Especialmente, olhem as páginas de wiring (fiação) e grounding (aterramento)

Pardal
29/04/2010, 23:42
Ok, obrigado pelas dicas.
Pardal

André-4WD
14/06/2010, 20:47
Gente,
Já tive PX (cobra 148) e PY (icom 2200), fiquei um tempo longe mas agora estou voltando para eles.
Bom, quanto a encapar a antena, eu encapei com aquele espaguete termoajustavel, qq loja de eletrica automotiva tem. Encapa na antena e passa o isqueiro que o espaguete se molda na antena, fica show de bola.

No PX eu tinha uma maria mole, e usava tambem a bola de tenis, só que eu reparei com o tempo que a bola estava "comendo a tinta" no ponto que batia na bandeirante. Nao usei mais a bola. Lembro que uma vez me roubaram a bola tambem.. coisa de molecada!
abraços
Andre