PDA

Ver Versão Completa : Relação 4.09 (11 x 45) - Camper 4x4



rub
08/05/2009, 22:42
Amigos,

A relação de diferencial 4.09 (11 x 45) para a Camper 4x4 com o cambio com a primeira para baixo, Dana 30 na frente e Dana 46 atrás e equipada com o motor MWM 2.8 é uma boa pedida?

Abs,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
08/05/2009, 23:01
Rub a minha é 4x4 45x11 mas a caixa é de hilux, no seu caso ira usar a caixa original sem redução?

outro deltalhe dificil é achar relaçao 45x11 dana 30

rodrigo Bastos

rub
08/05/2009, 23:28
Rodrigo,

Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
Qual é o motor da sua Camper?
Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
Como ficou o consumo?

Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?

Abs,

Rubens

Kim
08/05/2009, 23:39
11x45 :concordo:

mais 11x45 para D30:shock::putz:

Coloca um D44 na dianteira!:mrgreen:

guilhermeabreu
09/05/2009, 00:41
RUB

Vc já deve estar de saco cheio de tanto eu falar com vc , mas de fato eu já passei por várias experiencias no ENGESA que é igual a CAMPER .

Mas vamos lá , com relação a relação de diferencial eu tb já pasei por tudo que tem direito e posso te dizer com muita certeza que sou expert neste assunto .

Como meu ENGESA tem o mesmo motor da sua CAMPER o MWM 2.8 e a caixa de marcha é a original CLARK 240V , experimentei todas as relações possíveis e imagináveis , recomendo :

1º - No meu caso que uso mais em asfalto e estradas de terra esburacadas e pouca trilha , a relação 12x47 = 3,92 na traseira e a 10x39 = 3,90 que é a relação original da CAMPER com motor díesel e vc acha esta relação com certa facilidade .

Estou usando a 11x47=4,27 que tem retomadas muito boa , mas cheguei a conclusão que fica um pouco reduzida em asfalto e velocidade cruzeiro , a 3.000 rpm esta a 95 km/h que é pouco para andar em asfalto e passar dos 3.000 rpm não é recomendado .

Por ísto vou voltar para a 12x47 na traseira com 10x39 na frente .

A 11x45 que vc fala esta no meio da 11x47 e 12x47 , mas nã acha para o diferencial dianteiro , mas é uma boa relação para ser usada , mas não faz o par com a frente .

2º - Outra relação que usei foi a 13x46=3,54 , dava uma velocidade final muito alta de 155 km/h , mas fica muito chocho nas retomadas e se chegar aos 3.000 rpm que esta a 140 km/h ele esquenta , passa dos 90ºC que é o limite de temperatura deste motor .

Aí vc decide , eu vou de 12x47=3,92 que a 3.000 rpm esta a 110 km/h , uma boa velocidade cruzeiro .

ABRAÇÃO

rub
09/05/2009, 07:34
Meu amigo Guilherme,

Eu só tenho que te agradecer pelas aulas técnicas e pelo sua boa vontade de ajudar.
O nosso amigo Kim sugeriu a troca do diferencial dianteiro pela Dana 44, para que eu possa usar a relação 11 x 45.
Já pesquisei e gostaria de instalar o diferencial Dana 44 do Troller, pois já tem eixo flutuante e eu poderia utilizar os freios a disco dele. Porém não encontrei ninguem que possa coloca-lo este eixo no gabarito (ainda bem que eu não comprei este eixo). Liguei para um empresa em Londrina e eles ainda não tem a ferramenta para gabaritar este tipo de eixo.

Como já que eu estou querendo alterar a relação para uma que seja boa na estrada e fora da estrada, pensei na instalação do cambio da Hilux que tem reduzida, a 5ª overdrive porém para isto deverei inverter a bola do diferencial, só que eu não acho ninguem que tenha um Dana 44 para a Camper para que eu possa fazer toda esta mudança.

Continuo pesquisando e qualquer informação/ajuda será muito bem recebida.

Abraços e um excelente final de semana!

Rubens

rub
09/05/2009, 07:42
Kim meu amigo, bom dia!

Obrigado pela ajuda!

Você saberia me dizer onde eu posso encontrar um Dana 44 para a Camper, já gabaritado?
Ou seja tira o Dana 30 (Opala) e colocar o Dana 44 sem maiores complicações.

Estou pensando na instalação do cambio da Hilux por ter reduzida e também por ter a 5ª overdrive. Também pensei na instalação do cambio do Troller não sei se é uma boa pedida, por ter o mecanismo de acionamento do 4x4 elétrico/eletrônico.

Você sabe o que é preciso para fazer toda esta adaptação? (Cambio Hilux + Diferencial + eixo cardã etc...) $$$$

Esta configuração que eu estou pensando será uma boa escolha para a Camper?

Abraços e um excelente final de semana!

Rubens



11x45 :concordo:

mais 11x45 para D30:shock::putz:

Coloca um D44 na dianteira!:mrgreen:

Rodrigo Ielpo Bastos
09/05/2009, 09:49
Rub ratificando a relação trazeira da minha camper é 45x11 =4,09 e a dianteira é 41x10= 4,10 essa pequena diferença que tambem é presente em algumas relações dos enesas não permite que utilize o 4x4 em terrono firme tipo asfalto.

Mas com relação ao uso considero exelente, segue a configuração que uso:

Motor 4,1 gasolina/gnv
Caixa hilux 5ª over e redução hilux com saido pelo lado direito
Eixo trazeiro dana 46
eixo dianteiro dana 30 (engese e camper original)
relação trazeira 45x11
Relação diant. 41x10
hidrovacuo de S10
pinça de S10
disco de D20
freio trazeiro tambor original
embragem hidraulica da toy 91 m diante tanto em cima como em baixo
pneus 33'
o consumo nao posso precisar masé em torno de 9 Km/metro³ ja na gasolina uns 7 na estrada e 5 na trilha.

velocidade de cruzeiro à 3000 giros 130Km/h medido no GPs (ainda to sem velocimetro)

em trilhas acompanho bem toda a turma de troller e willis sem problema e com o ar ligado.

as fotos da adaptação da embreagem eu tiro esta semana e posto aqui no forum


Rodrigo,

Qual é o eixo do diferencial dianteiro que você está utilizando?
Qual é o motor da sua Camper?
Como o desempenho da sua Camper com a relação 45 x 11 ficou na estrada e tabém fora da estrada?
Como ficou o consumo?

Você poderia me orientar na adaptação do cambio e redução da Hilux? O que é necessário fazer para instalar este conjunto?

Abs,

Rubens

guilhermeabreu
09/05/2009, 10:05
RUB

A eu aí de novo .

O eixo DANA44 para a CAMPER vc encontra pronto , é só retirar o seu e colocar o outro , o ÍGOR da ROTA 4x4 tem este eixo , que é o próprio eixo da CAMPER que o ÍGOR manda trocar a BOLA DANA30 para a BOLA DANA44 , eu pensei em fazer esta troca tb por aqui , o ROGER NUNES que mexe no meu ENGESA aqui em Campos faz este serviço , assim como gabaritar o eixo do TROLLER , o ROGER é fera , mas com o tempo passando , estou achando que o meu eixo DANA30 esta aguentando o pau que eu tenho dado sem achar ruim , logo : vou trocar no caso de um dia der problema nele . Logo : estou com o mesmo eixo original do ENGESA como o RODRIGO IELPO BASTOS tem na CAMPER dele .

Mas voltando ao assunto da relação do diferencial , pra mim a relação 11x45 é muito próxima da 12x47 , sendo que com a 12x47 , vc não precisa de mudar o diferencial DANA30 pelo DANA44 , como eu estou usando TRANQUILO .

No fundo no fundo , para o motor MWM 2.8 a relação 12x47 vc anda mais com folga em asfalto e tb serve pra vc fazer trilha , e neste caso AJUDARIA MUITO SE VC COLOCAR A T-CASE DA BAND , o que faria vc ter uma reduzida e durabilidade quase infinita e neste caso tb vc gastaria muito menos grana do que vc trocar tudo pela da HILUX ou eixos TROLLER .

Esta é minha opinião que ficaria BOM , BARATO , GARANTIDO E EFICIENTE como esta no meu . No meu caso específico eu acabei até com o barulho da T-CASE que no FASE-I ronca bonito , já na sua CAMPER não tem este problema da T-CASE roncar . Sendo que o ESQUEMA do RODRIGO IELPO BASTOS tb fica BOM , GARANTIDO E EFICIENTE , ficando um pouco mais caro do que o meu esquema .

ATENÇÃO TB que no caso do RODRIGO IELPO BASTOS o motor dele é diferente do nosso em HP e TORQUE .

ABRAÇÃO

rub
09/05/2009, 19:51
Rodrigo, boa noite!

Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.

Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!

Abs,

Rubens

rub
09/05/2009, 20:22
Guilherme,

Mais uma vez as suas dicas estão sendo muito valiosas para mim!
Você não foi a primeira pessoa que me disse que o Dana 30 aguenta o uso, mas muitos me disseram que para ter uma reduzida na Camper seria necessário inverter a bola do diferencial para instalar o cambio da Hilux ou do próprio Troller.

Pergunta: O que é preciso fazer para adaptar a T-Case da Band com o cambio Clark original da Camper? Existe alguma flange específica para isto? Desta forma poderei ter um conjunto robusto e de peças de fácil reposição igual ao que você tem.

A relação 12 x 47 é fácil de encontrar? Você sabe quem é o fabricante desta relação?

O nosso amigo Rodrigo conseguiu instalar o cambio da Hilux com o eixo original Dana 30.
Interessante esta instalação que ele fez. Financeiramente falando, dependendo do preço da T-case da Band e uma possivel flange para adaptar ao cambio Clark, pode ser que compense comprar uma flange para adaptar o cambio da Hilux ao motor MWM mais com o cambio da Hilux.

Você conseguiu adaptar o eixo cardã original do Dana 30 com a T-Case da Band?

Você tirou fotos desta adaptação?
Fiquei interessado, pelo custo vs beneficio!


Abs,

Rubens

Kim
09/05/2009, 21:06
Rodrigo, boa noite!

Após o a sua infomração e do nosso amigo Guilherme, já estou considerando a hipótese de não mexer no eixo Dana 30 porque um dos maiores problemas que eu estava encontrando era de achar um T-case com reduzida para instalar nele.

Pergunta: Como você conseguiu instalar a cambio da Hilux com o diferencial Dana 30 original?
Este cambio da Hilux é da SW4 3.0 TD?
Alguns mecanicos que eu conheço me disseram que seria necessário eu instalar o diferencial com a bola do lado esquerdo para ser posivel usar o cambio da Hilux.
Se você puder tirar algumas fotos e encaminhar mais alguns detalhes desta adapatação eu ficarei imensamente agradecido!

Abs,

Rubens

Não entendi (?)

Bem, se for o caso do lado do cardam, o t-case da Hilux, é do mesmom lado do engesa (direito)

A equpiminas4x4 faz umas modificações nas alavancas que fica jóia, como também coloca, e também tem para venda.

Lembrando NÃO compre a de corrente, procure a com engrenagem.

O pessoal do clube da camper tem o conjunto da hilux para colocar, só não cabe no engesa FI, devido ao tamanho.

Quando estava projetando o TH180 (aut), iria colocar a t-case hilux, igual ao do engemátic do gnecchi.

Qual o motor que usa?

Se for diesel, coloque a relação que o Dr. Guilherme citou, fica muito bom.

Se for gasolina/álcool, sendo 6 cil, também pode ficar tranqüilo!

Abraços.

Kim.

rub
09/05/2009, 22:24
Meu amigo Kim,

Obrigado pela explicação!
O motor é um MWM 2.8 TD.
Como alguns mecanicos me disseram que o lado de saida do cambio da Hilux SW4 3.0 TD era do lado esquerdo (possa ser que eu tenha confundido o lado que eles estavam mencionando, porque o lado esquerdo é quando eu estou dentro do carro e o lado direito é quando estou vendo o carro de frente), estava pensando na substituição do eixo dianteiro pelo Dana 44 para poder adicionar a reduzida na Camper.
Desculpas por não ter sido claro!

Você sabe me dizer se existe diferença de lado na saida do T-Case da Hilux SRV coma Hilux SW4, ou são todos iguais?

Agora com essa posição e esclarecimento, já poderei usar o conjunto que eu tenho com a T-Case da Band e com isso o custo poderá ser reduzido.
Porém parece que para instalar a T-Case da Band precisarei de uma flange ou algo parecido. Você saberia me dizer o que é preciso para instalar esta T-Case?
Você sabe se existem fotos desta instalação neste Forum?

Na sua opinião qual dos dois é o melhor, mais resistente e com baixa manutenção (T-Case Band ou cambio Hilux)?

Obs. Obrigado pela dica da Equipeminas 4x4. Vou consulta-los!

Abraços,

Rubens



Não entendi (?)

Bem, se for o caso do lado do cardam, o t-case da Hilux, é do mesmom lado do engesa (direito)

A equpiminas4x4 faz umas modificações nas alavancas que fica jóia, como também coloca, e também tem para venda.

Lembrando NÃO compre a de corrente, procure a com engrenagem.

O pessoal do clube da camper tem o conjunto da hilux para colocar, só não cabe no engesa FI, devido ao tamanho.

Quando estava projetando o TH180 (aut), iria colocar a t-case hilux, igual ao do engemátic do gnecchi.

Qual o motor que usa?

Se for diesel, coloque a relação que o Dr. Guilherme citou, fica muito bom.

Se for gasolina/álcool, sendo 6 cil, também pode ficar tranqüilo!

Abraços.

Kim.

Kim
09/05/2009, 22:30
Rub!

Tem uma t-case de band????

Cara, ela é o que há!!!

É quase o sonho de todo engeseiro!

Esquece a hilux se tem a da band.

A da band já é do lado direito!

Não lembro qual cambio tem, mais se for o 240V, já existe a falange.

Agora, se colocar a relação qie o Dr. Guilherme citou, com t-case da band, tá pronto!!!

Sem mais coisas a mexer.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
09/05/2009, 23:31
Rub as hilux tem tcase com saida para os dois lados pelo que sei as SW4 sao sempre para a esquerda a minha é de uma 3,0 2006 SRV ela é para o lado direito e de engrenagens eu diria que é a ideal para essa adaptação.

um amigo adptou uma de SW4 com saida para o lado esquerdo e percebeu que é mais longa que a da SRV talvez pelo fato de i carro ser projetado mais para asfalto, talvez algum entendido de caixas de hilux possa elucidar isso pra nos.

quanto a flange eu fiz uma semelhante a vendida no clube da camper e ficou simples e funcional. vou arranjar umas fotos (so tenho dela no lugar)

a adaptação da tcase para o diferencial dianteiro não precisa fazer nada so uma flange pois o sistema de luva da hilux é um e o do dana 30 é cruzeta mas nada de dificil.

qualquer duvida é so dizer, trocar ideias so faz melhora-las.

Rodrigo Bastos

rub
10/05/2009, 00:23
Kim,

Mais uma vez obrigado pela juda neste assunto!

Ainda não tenho a T-Case da Band. Mas agora eu vou procurar por ela.
Você tem foto de uma T-Case desta ou algum site que eu possa ver?
Ela possui algum código?
Existem tipos diferentes de T-Case da Band pelo ano de fabricação ou todas elas são iguais?
Você sabe qual é o preço médio de uma T-Case da Band?
Você saberia me informar onde eu posso encontrar a flange para o T-Case da Band.
Em relação a alavanca para engate do 4x4 ela possibilita o seguinte engate: 4x2 4x4 reduzida e o 4x4 normal?
Estas alavancas já vem com o T-Case ou existe algum kit que eu devo comprar?

Só não tenho certeza se o cambio é o 240V. Ele tem a primeira para baixo e o engate dele está um pouco ruim. As vezes tenho que ficar procurando a marcha e o engate está um pouco duro. O óleo é novo.
Não sei se o problema está no trambulador do cambio ou no sincronizado.

Sim, vou seguir o conselho do Dr. Guilherme!

Abs,

Rubens



Rub!

Tem uma t-case de band????

Cara, ela é o que há!!!

É quase o sonho de todo engeseiro!

Esquece a hilux se tem a da band.

A da band já é do lado direito!

Não lembro qual cambio tem, mais se for o 240V, já existe a falange.

Agora, se colocar a relação qie o Dr. Guilherme citou, com t-case da band, tá pronto!!!

Sem mais coisas a mexer.

Abraços.

Kim.

rub
10/05/2009, 00:31
Rodrigo,

Obrigado pela explicação!
Agora faz sentido quando me disseram que eu deveria trocar o diferencial com a bola para o lado esquerdo, talvez o mecanico que me informou não sabia que da SRV era para a direita.

Ficarei muito agradecido se você tiver a oportunidade de tirar fotos da adaptação que você fez.

Neste momento de procura toda informação será muito bem vinda.

Abraços,

Rubens



Rub as hilux tem tcase com saida para os dois lados pelo que sei as SW4 sao sempre para a esquerda a minha é de uma 3,0 2006 SRV ela é para o lado direito e de engrenagens eu diria que é a ideal para essa adaptação.

um amigo adptou uma de SW4 com saida para o lado esquerdo e percebeu que é mais longa que a da SRV talvez pelo fato de i carro ser projetado mais para asfalto, talvez algum entendido de caixas de hilux possa elucidar isso pra nos.

quanto a flange eu fiz uma semelhante a vendida no clube da camper e ficou simples e funcional. vou arranjar umas fotos (so tenho dela no lugar)

a adaptação da tcase para o diferencial dianteiro não precisa fazer nada so uma flange pois o sistema de luva da hilux é um e o do dana 30 é cruzeta mas nada de dificil.

qualquer duvida é so dizer, trocar ideias so faz melhora-las.

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
10/05/2009, 02:09
AMIGO RUB

Olha eu aí de novo .

Qto ao ENGESA , o meu modestia a parte , estou com o TOP de linha na mecanica dele , não vejo nada melhor do que tem no meu , mas falta alguns reestruturações paramelhorar ainda , como o sistema de ARREFECIMENTO que no meu ainda esta deficitário .Não sei se vc já insatalou o motor MWM e se instalou o INTERCOOLER , e se o INTERCOOLER esta na frente do radiador , me responde estas pendencias para eu poder ajudar neste aspecto pra vc não ter que gastar 2 x .

Para poder te ajudar mais , da uma olhada no frota 4x4 como título do CORAÇÃO VALENTE vc verá muita coisa que fiz com toda a explicação .

O meu tem a T-CASE da BAND que cai como uma luva no ENGESA/CAMPER , tem sim o KIT do flange de adaptação para colocar esta T-CASE na caixa original 240V , tem dois tipos de KIT , um que é colcado uma luva extriada no eixo piloto , e outra que troca a engrenagem da T-CASE como o meu e do CARLOS SIQUEIRA foram feitos .

Como o KIM falou a T-CASE da HILUX não cabe no ENGESA pq é muito comprida , só da na CAMPER .

A relação 12x47 não fabrica mais , mas existe ainda nos ferrovelhos e aqui no forum vira e mexe tem gente vendendo . Acredito que o ÍGOR esta mandando fabricar a 10x39 para o DANA30 não sei , mas acredito que esteja mandando fazer tb a 12x47 , teria que perguntar a ele , pois esta relação ainda é muito usada nos ENGESAS/CAMPERS .

A T-CASE da BAND esta em torno de R$2.500,00 usada nos ferros-velhos , mas vc consegue montar uma nova com peças novas , aqui em Campos mesmo tem um amigo que tem uma loja de autopeças espcializada em BAND e disse recentemente que monta uma por +- este preço , posso ver com ele . Existe 3 modelos de T-CASE BAND , um das BANDS antigonas que não tem redução ( ESTA NÃO SERVE ) outa das BANDS menos antigas acho que de 84 até 93 se não me engano e outro modelo de 94 em diante , a diferença é mínima , qquer uma destas duas que vc achar pode comprar que vale a pena , sendo que se vc achar das BANDS mais nova é melhor lógico , não que a outra não sirva ou que seje fraca , a do meu acho que é da mais antiga , DURA UMA ETERNIDADE . As alavancas qdo vc compra no ferro velho , pode ser que venha e como pode ser que não venha , a do CARLOS SIQUEIRA por exemplo ,não veio e o ROGER fabricou , com ele aqui nada fica sem fazer ele dá um jeito em tudo . Mas aí em São Paulo , tem cara que faz ísto tudo e bem feito tb , como o NIVALDO MODENESE da JEGTEAM e o RICARDO FARIAS do CLUB DA CAMPER , gente finíssima , muito atencioso e competente . Mas se vc quizer trazer aqui no meu reduto em CAMPOS-RJ pra fazer com o ROGER NUNES será o maior prazer , aqui tudo fica mais barato e acho até que compensa a longa viagem .

Qdo vc faz uma adaptação desta , a parte mais fácil é de refazer o CARDÃ pois um lado , pega no diferencial DANA30 , mantem este lado sem mexer , do outro lado faz a adaptação para acoplar na T-CASE BAND , ísto é mole .

Tem fotos deste serviço todo no frota ou em tópicos específicos aqui no forum , vc tem que acabar com a preguiça e fuçar estes assuntos aqui , tem tudo que eu fiz no meu ENGESA , é só procurar , mas mesmo vc não achando eu ajudo a vc procurar , pode contar sempre com todos nós e o KIM é o nosso GURU MOR DOS ENGESAS AQUI DO FORUM .

O KIT do flange de adaptação comprei na PIRADÍESEL veio completo o KIT , mas INFELIZMENTE eles mudaram o KIT e veio faltando um monte de coisas , pois o CARLOS SIQUEIRA seguiu a minha dica de comprar lá e eles omitiram as coisas que mandou faltando e a chapa que no meu era de aço a dele veio de alumínio fundido muito mal acabado . Eu paguei na época +- 1 ano R$1.200,00 , o CARLOS SIQUEIRA comprou recentemente pelo mesmo preço , MAS VEIO FALTANDO PEÇAS QUE NO MEU VIERAM .

Mas a do meu foi fabricado pela ENFER , e o ÍGOR da ROTA 4X4 vende este KIT da ENFER igual ao meu , só que a que o ÍGOR vende é com uma BUCHA EXTRIADA para colocar no eixo piloto e a minha veio com uma engrenagem para ser trocada na T-CASE , teria que perguntar ao ÍGOR se a ENFER não fabrica esta ENGRENAGEM A SER TROCADA DA T-CASE , caso não tenha , eu compraria o KIT do ÍGOR e compraria a ENGRENAGEM na PIRADÍSEL , aí sim ficaria com um KIT IGUAL AO MEU .

Cansei por hoje , vou dormir e desculpe pela delonga , ninguem vai aguentar ler ísto tudo .

ABRAÇÃO

CARLOS SIQUEIRA
10/05/2009, 09:33
Caro Rub, só para complementar o "relatório" do doctor Guilherme, acompanhe o serviço no tópico "PURO SANGUE", aberto pelo Rogério(ROGER NUNES). Comprei a t-case com o Renato da TRILHA & TRAÇÃO, aí em "Sampa" e o kit da PIRADIESEL, no qual vieram a engrenagem, com o encaixe do eixo piloto fundido em uma única peça e a flange em alumínio fundido para unir as caixas. Outra boa opção é o kit do Afonso da TT4, ele desenvolveu uma "luva" para adaptar o eixo piloto.

[]'s Carlos Siqueira

rub
10/05/2009, 13:50
Meu amigo Guilherme,

Agora não tenho mais como errar no assunto de reduzida para Camper.
Mais uma vez agradeço pelas dicas!

Já instalei o MWM, mas ainda não instalei o Intercooler. Pensei em coloca-lo na frente porém alem de ter que fazer cortes na parachoque para a passagem do ar, se no futuro eu for instalar um guincho ficarei sem espaço.

Pensei na instalação em cima do motor e para isso terei que fazer uma abertura na capô.

Na sua opinião qual é o melhor local para instalar o Intercooler na Camper, pensando na hipótese de instalar um quincho no futuro?

Abs,

Rubens

rub
10/05/2009, 13:52
Carlos,

Obrigado pela informação bem como pelas fotos.

Abs,

Rubens

guilhermeabreu
10/05/2009, 17:40
Meu amigo Guilherme,

Agora não tenho mais como errar no assunto de reduzida para Camper.
Mais uma vez agradeço pelas dicas!

Já instalei o MWM, mas ainda não instalei o Intercooler. Pensei em coloca-lo na frente porém alem de ter que fazer cortes na parachoque para a passagem do ar, se no futuro eu for instalar um guincho ficarei sem espaço.

Pensei na instalação em cima do motor e para isso terei que fazer uma abertura na capô.

Na sua opinião qual é o melhor local para instalar o Intercooler na Camper, pensando na hipótese de instalar um quincho no futuro?

Abs,

Rubens


RUB

Sem dúvida alguma , sugiro em colocar em cima do capô .

É o seguinte :

1 - Se o seu radiador for igual ao do ENGESA , digo do mesmo tamanho , ele será insuficiente para refrigerar o nosso MWM 2.8 , eu passei por ísto , digo estou passando por ísto , daí troquei a colmeia por uma de 5 canaletas , aumentando assim a capacidade de água e NÃO RESOLVEU , daí troquei a HÉLICE original que é de acoplamento multiviscoso por outra do caminhão MB de diametro maior e com mais uma pá , E NÃO RESOLVEU O SUPERAQUECIMENTO QDO O MOTOR PASSA DOS 3.000 RPM . Para eu resolver esta parada tenho que : aumentar a área de troca de calor , ou seja : AUMENTAR O TAMANHO DO RADIADOR , e para ísto no meu caso do ENGESA só posso aumentar na largura , e na largura não posso pq TENHO O INTERCOOLER NA FRENTE , e a mangueira passa exatamente do lado do radiador , ´POR ÍSTO QUE ESTOU TE RECOMENDANDO EM COLOCR EM CIMA DO CAPÔ , pq vc terá recurso caso o seu radiador tenha que aumentar de tamanho , podrá aumentar para o lado , ou seja na largura sem vc ter que desmanchar nada , e ainda caso não precise , SOBRARÁ ESPAÇO PARA VC COLOCAR O RADIADOR DO AR CONDICIONADO ( condensador ) sem problema de espaço .

Não conheço a frente da CAMPER , mas acho que tem mais espaço do que npo ENGESA , mas outro recurso tb para aumentar a capacidade de refrigeração eu AINDA NÃO FIZ que é o caso de colocar coifa na frente do carro para direcionar o ar que vem da frente TER QUE PASSAR PELO RADIADOR , assim como por tras , entre o radiador e a hélice , para tb forçar , OBRIGAR o ar ser puxado para atravessar o radiador .

Entendeu o motivo que digo para colocar em cima do capô ?

Tem um cara de BH que fez apenas esta carenagem para forçar o ar a ter que passar pelo radiador e DISSE QUE RESOLVEU O PROBLEMA DO SURAQUECIMENTO acho que a dele é uma CAMPER com motor MWM 2.8 igual ao nosso . Ele não mudou o radiador .

No meu caso eu coloquei o INTERCOOLER da L-200 coube certinho na frente do ENGESA , mas estou com este problema do SUPERAQUECIMENTO , por ísto vou mudar ele para cima do capô para poder trocar o radiador por um mais largo , como é o do CARLOS SIQUEIRA que usou o radiador da H-100 ( topic ) que esta aqui em Campos no ROGER NUNES colocando/adaptando a T-CASE da BAND com a tal FLANGE que te falei e corrigindo um monte de gambiarras que tinham nele .

ABRAÇÃO

rub
10/05/2009, 19:08
Meu amigo Dr. Guilherme,

Excelente dicas!
Somente quem está pasando por estas modificações sabe como são importantes as dicas que estou recebendo.

Todas as dicas que eu estou recebendo estou armazenando no meu computador em PDF pois elas já fazem parte da vida da minha Camper.

Aproveitando todo o seu conhecimento vou tomar o máximo de cuidado para evitar o problema de superaquecimento.

Obrigado por mais esta ajuda!

Rubens

Obs.: Você conhece o motor S4T? Se sim, qual é a sua opinião sobre este motor?

guilhermeabreu
10/05/2009, 20:16
RUB

É um puta de um MOTORZÃO , para qquer 4x4 nosso , SOBRA FORÇA/TORQUE/POTENCIA , para mim só tem um defeito : acho ele um pouco pesado demais para um ENGESA . O ponto forte dele é o alto torque em baixa rotação .

Ele turbinado é o bicho , mas ainda gosto dos motores díesel mais leves e mais ágeis como o MWM 2.8 , e se quizer mais FORÇA/TORQUE/POTENCIA , iria de um MWM sprint 6 canecos .

Mas não deixaria de colocar um motor deste S4T caso achasse em boa oportunidade de comprar pra ficar com gasolina não .

RESUMINDO : É UM ÓTIMO MOTOR , baixo custo de manutenção .

rub
10/05/2009, 21:51
Guilherme,

Obrigado pela dica.
O motivo da pergunta é que apareceu uma Camper com esta motorização, porém no aspecto geral não está muito bonita, porém os testes que eu fiz com o motor, aparentemente parece que está bom.

Eu utilizo o seguinte metodo para analisar. Você saberia me dizer se está correto? Você conhece outro procedimento?
- Com o motor frio, eu retiro a vareta de medição de óleo e observo se existe fumaça (de qualquer cor). Se aparecer o motor já deve estar cansado, com os aneis gastos
- Se não houver, ainda na fase de teste, eu retiro a tampa por onde é colocado óleo no motor e vejo se há fumaça
- Com o motor quente (temperatura normal de operação) eu repito os mesmos testes. Não pode haver fumaça de nenhuma cor
- Verifico a quantidade de fumaça emitida ao andar com o veículo (Bomba, bico e turbina)

O unico problema que eu vejo no S4T são os vazamentos de óleo que são dificieis de retirar e também a vibração (barulho dentro da cabine). Já colocamos feltro na parede corta fogo, no capô, no assoalho e mesmo assim ele continua emitindo muito ruido.

O MWM 2.8 é muito mais silencioso....

Abs,

Rubens

Rodrigo Ielpo Bastos
10/05/2009, 21:51
Rub tenho outra camper 4x2 diesel com motor S4, estou com ela a pouco tempo mas ja deu pra sentir que é um bom motor, pra mim que nunca possui um carro a diesel so usava esporadicamete na empresa que trabalhei, hoje andando todo dia estranhei um pouco o barulho mas vou melhorar escapamento e forração para melhora-lo ja até penso em turbina-lo mas vai ser bem pra frente.

quanto ao peso o doctor tem razão a minha camper a gaslina é 6 cc e todos dizem que o peso é semelhante ao do MWM 2,8 ja na diesel vc sente que o carro é muito mais pesado na frente.

Rodrigo Bastos

rub
10/05/2009, 22:00
Rodrigo,

Tenho um amigo que esta vendendo a Camper dele que é 4x4 com o S4T.
Ela passou recentemente pela inspeção veicular da Controlar em SP, na primeira tentativa.
Dependendo do preço eu iria tentar ficar com ela, mas como eu já tenho uma que me tira todo o tempo livre, assumir outra só se for por um bom negócio.

O grande problema que eu vejo no S4T está no barulho que o motor emite, bem como os vazamento de óleo que é praticamente normal para este tipo de motor.

Conforme disse o Dr. Guilherme, este motor sobra torque.
Deduzindo, eu praticamente teria nas mãos um caminhão montado em um Camper. rsrsrs...

Se você tiver mais informações do S4T, por favor encaminhe para mim!

Abs,

Rubens

Kim
10/05/2009, 22:05
ST4 ou ST4plus, são excelentes motores.

Tive uma D20 conques com o ST4plus, durante 200.000km, foram somente trocas de óleo e filtros, nada mais, e olha que eu descia o cacete sem dó.

Trocas de macha somente depois do corte de óleo.

Na estrada media de 160.

Bomba aberta tanto no giro quanto no óleo.

Pode ficar tranquilo!

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
10/05/2009, 22:07
to aprendendo sobre estemotor tmb mas qualquer novidade eu te passo vc sabe de alguma camper 4 portas para venda? tenho bastante interesse em comprar uma 4 portas, o barulho acho qua vou ter que conviver com ele ja os vazamentos vou tentar melhorar, pois hoje fui pra guarapari na casa de um amigo e ele disse poe a camper na garagem aqui ta robando muito ai ja viu ne ficou a manchunha no porcelanato dele rrsrsrsrsrsr,


Rodrigo Bastos

Rodrigo Ielpo Bastos
10/05/2009, 22:11
O kim beleza minha camper a 3000 giros nao passa de 130km mas ta bom o problema é que nas subidas ela perde muita velocidade tem que trocar marcha parece fraca, eu nao sei que relação ela esta mas vc tem alguma ideia se o problema pode estar no motor ele é S4

Rodrigo Bastos

rub
10/05/2009, 22:13
Rodrigo,

Camper 4 portas é muito dificil de encontrar porque até onde eu sei foram fabricadas cerca de 30 unidades somente.

Qualquer novidade eu te informo!

Abs,

Rubens

rub
10/05/2009, 22:15
Kim,

Você conhece alguma dica para sanar os constantes vazamento de óleo que tem o S4T?
Todas que eu vi, tinham vazamento pelo filtro (respiro do motor), na junta da tampa do carter, perto da bomba injetora. Estes são os mais criticos que eu já encontrei em diversas Camper com o motor S4T.

Abs,

Rubens

guilhermeabreu
10/05/2009, 22:16
RUB

Praticamente todos motores a díesel são mais barulhentos mesmo , eu tive uma BAND com motor MB OM314 ( 608 ) que é bem barulhento , e todo munpo que tinha e tem BAND até hoje me diz que nunca andou numa BAND tão silenciosa qto a minha e o que que eu havia feito para que ísto acontecesse .

Respondí : ACABAMENTO , todo mundo me criticava de eu ter forrado a minha BAND toda com um forro grosso por baixo e em cima dele CARPETE GROSSO . Na parede corta fogo por dentro tb , e no cofre do motor e capô o revestimento original que a minha acho que saiu uma com acabamento mais primoroso ( aquele feltro grosso ) . Os amigos me diziam que ficaria muito ruim de limpar , MAS NUNCA LIGUEI PARA ÍSTO e nunca deixei de entrar no lameiro por causa disto , o RESULTADO ERA UMA BAND SILENCIOSA POR DENTRO .

CONCLUSÃO : Se vc comprar esta CAMPER ou algum parente , não esquente com o barulho que este barulho de motor dentro do carro tem como diminuir , COM UMA BOA FORRAÇÃO ACÚSTICA , hoje tem uma infinidade de materiais modernos e mais eficientes do que época que tive minha BAND , é mole pra resolver esta parada .

Qto a testar o motor para ver se esta bom , estas dicas são importantes , mas a REALIDADE para mim nada é melhor do que vc andar no carro e levar num mecanico díesel de sua confiança para ele andar e inspecionar/examinar se esta bom ou não , mesmo assim vc ainda pode cair do cavalo a este respeito , o que pode parecer bom hoje , pode daqui ha dois meses trancar tudo ( bater o motor ) , a procedencia tb é importante .

ABRAÇÃO

rub
10/05/2009, 22:22
Guilherme,

Obrigado pela dica. Se o valor for um valor que compense vou negociar com ele, caso contrário desejarei boa sorte na venda, porque cuidar de uma Camper com freio para fazer, reduzida para instalar, relação para modificar... Não vou conseguir montar nenhuma das duas.

Você sabe se existe alguma companhia que faz seguro contra terceiros para Camper/Engesa?

Abs,

Rubens

guilhermeabreu
10/05/2009, 22:25
RODRIGO

Tinha uma CAMPER 4 portas anunciada no CLUB DA CAMPER um tempão , era linda e novinha , só que eu acho ela muito feia .

PUTs vc esta querendo a 3ª CAMPER ? MAMA MIA , e eu aqui com meu ENGESÃO e babando nas CAMPERS de vcs , como vc sabe tenho uma SW 93 2.8 que minha BONEQUINHA e faz o papel da CAMPER tranquilo , são do mesmo estilo e função . É só bricadeira , mas fico muito feliz por vcs terem CAMPER que acho linda .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
10/05/2009, 22:28
RUB

Tenho um amigo aqui que vai a IBITIPOCA com uma picape WYLLIS bicudinha 51 e me mandou uma MP dizendo que acabava de fazer um seguro contra 3ºs e outros bichos mais , acredito que o cara aqui faz pra vc aí , hoje esta tudo globalizado , não vejo dificuldade para ísto não .

O amigo FIDÉLIS e os outros daqui do nosso jepe club só me chamam assim , vai lá o que ele me mandou :

Amigo DOUTORZÃO


Estou fazendo seguros para as duas bicudinhas, onde terei direito a:

>>R$50.000,00 contra terceiro materiais;
>>R$50.000,00 contra terceiro acidente físico/pessoal;
>>R$5.000,00 por cada ocupante do meu carro;
>>até 500km de resgate com reboque, quantas vezes for preciso no ano, onde terei alguns outros direitos.

Vale lembrar que não serei ressarcido por roubo ou danos nos meus carros, somente a reboque.


Vai me custar +/-5xR$120,00 por ano.

Caso esteja interessado fazer contato com o corretor Magno 2733-0023 ou 9984-1408.

ABRAÇOS

Rodrigo Ielpo Bastos
10/05/2009, 22:43
amigo guilherme se comprar a trerceira acho que vouu receber aviso previo trabalhado no casorio, tipo vende uma em 30 dias ou assina a demissao rsrsrsrs, mas acho a 4 portas muito uncional nunca vi uma de perto, agora a vantagem de se ter um camper e não uma SW4 mesmo que mais antiga é que na camper é como um laboratorio essa semana mesmo ela esta no estaleiro colocando hidrovacuo novo e emb. hidraulica ai agente mete a lixadeira aqui e ali abre espço onde precisa e tudo mais, e gosto mais disso que de passear de carro.

abraços

Rodrigo Bastos



RODRIGO

Tinha uma CAMPER 4 portas anunciada no CLUB DA CAMPER um tempão , era linda e novinha , só que eu acho ela muito feia .

PUTs vc esta querendo a 3ª CAMPER ? MAMA MIA , e eu aqui com meu ENGESÃO e babando nas CAMPERS de vcs , como vc sabe tenho uma SW 93 2.8 que minha BONEQUINHA e faz o papel da CAMPER tranquilo , são do mesmo estilo e função . É só bricadeira , mas fico muito feliz por vcs terem CAMPER que acho linda .

ABRAÇÃO

Riuzim
10/05/2009, 22:55
Meu amigo Guilherme,

Agora não tenho mais como errar no assunto de reduzida para Camper.
Mais uma vez agradeço pelas dicas!

Já instalei o MWM, mas ainda não instalei o Intercooler. Pensei em coloca-lo na frente porém alem de ter que fazer cortes na parachoque para a passagem do ar, se no futuro eu for instalar um guincho ficarei sem espaço.

Pensei na instalação em cima do motor e para isso terei que fazer uma abertura na capô.

Na sua opinião qual é o melhor local para instalar o Intercooler na Camper, pensando na hipótese de instalar um quincho no futuro?

Abs,

Rubens


Rubens, no meu instalei um motor mwm da S10, e optei por intercooler da Frontier que ja é dimensionado para este motor. Usei os suportes originais da Frontier, mas tive que trocar a mangueira que sai do turbo e mudar a posiçao de alguns agregados do motor. O que mais deu trabalho foi fazer um conduto que leva o ar do scoop (usei da Hilux nova) ate o intercooler, pois ficou uma distancia de cerca de 25 cm entre eles.

Abraços.

guilhermeabreu
11/05/2009, 12:07
amigo guilherme se comprar a trerceira acho que vouu receber aviso previo trabalhado no casorio, tipo vende uma em 30 dias ou assina a demissao rsrsrsrs, mas acho a 4 portas muito uncional nunca vi uma de perto, agora a vantagem de se ter um camper e não uma SW4 mesmo que mais antiga é que na camper é como um laboratorio essa semana mesmo ela esta no estaleiro colocando hidrovacuo novo e emb. hidraulica ai agente mete a lixadeira aqui e ali abre espço onde precisa e tudo mais, e gosto mais disso que de passear de carro.

abraços

Rodrigo Bastos


RODRIGO

Tem ísto aí sim , com a SW4 não da pra mexer em nada , como tb gosto de fazer traquinanas , faço ísto no ENGESA , mas a fábrica do cascalho$$$$$$$$$$$$ esta secando , aí fica brabo pra fazer mesmo que pequenas coisas .

Mas com todo aperto , vou apertar mais um pouco pra colocar a CARROCERIA DE FIBRA , aí adeus CUPIM DE FERRO .

ABRAÇÃO

rub
11/05/2009, 21:44
Dr. Guilherme obrigado pela dica da empresa de seguro!
Abs,
Rubens

rub
11/05/2009, 21:45
Riuzim,

O seu carro é uma Camper? Você poderia incluir as fotos, que com certeza irá ajudar muitas pessoas!

Abs,

Rubens

Riuzim
11/05/2009, 23:18
Rub, a viatura é um Engesa fase 3. Não tenho fotos recentes porque ela esta em outra cidade. Porem em outros topicos ja postei algumas. Quando ficar pronto (só Deus sabe quando) pretendo fazer um historico da saga e postar. Por enquanto tenhos estas aqui. A disposição.
Abraços.

rub
11/05/2009, 23:23
Riuzim,

Já deu para perceber que o serviço está ficando de primeira! Parabens!
O Intercooler ficou bem instalado. Vou tentar encontrar deste.
Ela era originalmente a diesel?

Abraços,

Rubens

Riuzim
11/05/2009, 23:32
Era da Fronitier 2.8 TDI. Mesmo motor da S10, MWM. Uma diferença é que na S10 o intercooler é na frente do radiador, então a turbina tem a saida por baixo, enquanto que na Frontier a turbina é virada pra cima.
É so mudar as mangueiras. Se vc for colocar, procure achar o intercooler junto com os suportes originais da Frontier. Elas se fixam no motor sem nenhuma adaptação. AS mangueiras é melhor comprar separado.

rub
11/05/2009, 23:41
Obrigado pela Dica!
Como você está fazendo para incluir o número do motor no documento do seu engesa? Está dando muito trabalho?

Kim
11/05/2009, 23:48
Caramba!!!

Essa tópico está muito bom!

Riuzim
11/05/2009, 23:50
Ainda não fiz isso. Estou esperando acabar a viatura pra providenciar. Acho que só a nota fiscal devera bastar. Vamos ver.

Kim
11/05/2009, 23:54
Nota fiscal ou declaração do vendedor reconhecido firma.

Riuzim
11/05/2009, 23:57
Nota fiscal ou declaração do vendedor reconhecido firma.

Beleza Kim.
Então não vai ter problema. Ta tudo certo.
E vc não tem que ir pra Londrina ? Quando for, mande uma mensagem que ficarei contente em lhe mostrar como anda o trabalho na viatura.
Abraços.

Kim
12/05/2009, 00:02
Darei umjeito de ir essa semana, mais atrdar na próxima...

Me passa seu tel via MP...

Eu vendi o motor do Brancão para o Duda Lopes, e fui ao detran para saber.

O vendedor (eu) assume a responsabilidade na declaração, pois a lei não obriga a nota fiscal de pessoa física em objetos usados.

Foi essa explicação que tive, tanto que mandei o motor sem nota pela transportadora.

Abraços.

Kim.

rub
12/05/2009, 07:57
Meu amigo Kim,

Você poderia me ajudar com uma dúvida sobre mudança de motores?
Eu sei que o assunto é chato quando falamos de leis mas se você souber e puder colaborar ficarei agradecido, pois até hoje tenho sobre mudança de motores de mesmo combustivel (diesel para diesel) e de outros combustíveis (gasolina/alcool para diesel).

Por exemplo:
Se eu tenho um carro que está com um motor diesel e se eu substituir por um outro mais modernos, porém usado, comprado em desmanche, quais documentos que eu preciso para legaliza-lo junto ao Detran e fazer com que o número do motor possa ser impresso no documento do veículo?

Ouvi dizer que é preciso a Nota Fiscal, Baixa do Detran, laudo/vistoria do Inmetro, isto procede?

Outra dúvida, se eu quiser vender o motor que foi substituido, somente uma declaração reconhecida firma já é suficiente para que a pessoa que comprou possa legaliza-lo. Não é necessário alguma baixa deste motor junto ao Detran?

Abraços,

Rubens


Nota fiscal ou declaração do vendedor reconhecido firma.

Kim
12/05/2009, 08:50
Caro rub!

Autorização Prévia:
Para a troca de motor, inclusive as efetuadas com mudança do combustível utilizado, há necessidade de autorização prévia do DETRAN/PR. A substituição de motor a álcool ou gasolina por motor a diesel é permitida exclusivamente para veículos de carga com capacidade original de fábrica igual ou superior a 1.000 Kg, e veículos do tipo JEEP 4x4.

Clique aqui para visualizar a taxa de Autorização Prévia.

Para obtenção desta autorização são necessários os seguintes documentos:
- Certificado de Registro de Veículo - CRV;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV;
- Vistoria e decalque do chassi para confirmação dos dados.
Se Pessoa Física:
- Documento de Identificação Oficial com Foto;
- CPF do proprietário.
Se Pessoa Jurídica:
- Documento de Identificação Oficial com Foto e CPF do representante legal;
- Comprovante de poderes;
- Cartão CNPJ da empresa.
Registro da Alteração:
Após realizada a troca de motor do veículo, há necessidade de registrá-la junto ao DETRAN/PR, através de um processo de Alteração de Características do Veículo.
Documentos Necessários:
- Certificado de Registro de Veículo - CRV;
- Fotocópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - CRLV;
- Vistoria e decalque do chassi e motor para confirmação dos dados;
- Comprovante de residência (Clique e conheça as Normas do DETRAN/PR);
- Nota Fiscal referente à aquisição do motor e/ou componentes (ou Declaração/Recibo, que comprove a origem dos mesmos, caso adquiridos de particular, com firma reconhecida);
- Nota Fiscal de Prestação de Serviço (ou Declaração do particular que promoveu a substituição ou alteração, com firma reconhecida);
- Cópia da Autorização Prévia para Alteração de Características (ou recolhimento da multa, caso não tenha solicitado a Autorização Prévia);
- Certificado de Segurança Veicular, expedido por entidade credenciada pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.
Se Pessoa Física:
- Documento de Identificação Oficial com Foto;
- CPF do proprietário.
Se Pessoa Jurídica:
- Documento de Identificação Oficial com Foto e CPF do representante legal;
- Comprovante de poderes;
- Cartão CNPJ da empresa.
Observação: O prazo para efetivar o registro da troca de motor é de 30 dias da data de sua substituição. Terminado este período, fica sujeito à penalidade de multa.


Clique aqui para visualizar as taxas e complementações.
Clique aqui para verificar os locais, horários de atendimento e outras informações.

Fonte: http://www.detran.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=65

Rub, escrevi um texto muito bom, mais perdi o mesmo.
depois re-escreveri o mesmo.

rub
12/05/2009, 20:43
Kim,

Esta informação será guardada debaixo de 7 chaves!
Obrigado pela informação.

Rubens

Kim
12/05/2009, 20:55
Essa é de São Paulo!

Alteração do Combustível do Veículo para Diesel



Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.

Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.

Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.

1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.

2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.

3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.

4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.


Procedimento:

* Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

* Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

* Montar processo de transferência (ver transferência).

* Vistoria do veículo.

* Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).



Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).


endereços para vistoria:

* Pátio do DETRAN/SP – somente veículos de passeio e motos com placa cinza.

* Av. Queiroz Filho - Parque Villa Lobos – para todos os tipos de veículo.

* Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste, exceto para ônibus, caminhão, reboque, semi-reboque e aprendizagem).


HORÁRIO:

Seção CRV - 8:00 às 17:00

Olhe onde grifei em vermelho.

Se ler com um pouco de desatenção, pensará que o jipe está excluso.
Mais a exclusão é com referencia ao parágrafo anterior.

Bem, sobre o texto.

No meu entender, não há necessidade da baixa do motor, tendo em vista que muitas vezes, o veículo se encontra rodando ainda, mais com outra motorização, um exemplo, são as Silverados que passam de gasolina para diesel.

Por isso que o detran não exige a baixa, pois se efetua a troca, o motor retirado ficará com um número sem veículo, em aberto.

Se der baixa, vira sucata, veículo baixado é sucata!

Olhe o site, retire os boletos necessários, no caso do Paraná, a Autorização Prévia seria em torno de 35,00.

De resto, é ter paciência e saco, pois órgão público é ineficiente por natureza.

Se trabalha recebe, se não trabalha (enrola) recebe a mesma coisa, e pior, o nosso dinheiro...

rub
12/05/2009, 23:11
KIm,

Agradeço pela sua paciência em postar esse passo a passo para a legalização de motores diesel em SP.

Mais uma vez muito obrigado,

Rubens

Guilherme Kyrillos
26/06/2009, 01:26
Concordo com o Kim, esse tópico tem tudo haver.
Pois é amigos, também estou iniciando minha jornada.
A Camper foi comprada, falta chegar em Maceió.
Estou sempre lendo os comentários dos parceiros daqui do fórum: Kim, Dr. Guilherme, Loras, Rodrigo, todos. Rapaz como tem gente boa aqui.
Em SP, quando fui comprar a Camper, na ESPECIAL companhia de Ricardo Farias tive oportunidade de dar uma "voltinha" na Camper do Rodrigo, em Osasco.
Amigos, dá vontade de nem sair do carro. kkkk.
Motor MWM+câmbio/redução Hilux, acho que calçada com pneu 31. Barulho mínimo, não senti cheiro de diesel, engates do câmbio precisos, macios, e curtos. Realmente é admirável.
Abraço a todos.

rub
26/06/2009, 08:18
Concordo com o Kim, esse tópico tem tudo haver.
Pois é amigos, também estou iniciando minha jornada.
A Camper foi comprada, falta chegar em Maceió.
Estou sempre lendo os comentários dos parceiros daqui do fórum: Kim, Dr. Guilherme, Loras, Rodrigo, todos. Rapaz como tem gente boa aqui.
Em SP, quando fui comprar a Camper, na ESPECIAL companhia de Ricardo Farias tive oportunidade de dar uma "voltinha" na Camper do Rodrigo, em Osasco.
Amigos, dá vontade de nem sair do carro. kkkk.
Motor MWM+câmbio/redução Hilux, acho que calçada com pneu 31. Barulho mínimo, não senti cheiro de diesel, engates do câmbio precisos, macios, e curtos. Realmente é admirável.
Abraço a todos.

Amigo,
Seja bem vindo ao mundo das Campers.
Eu também tive a oportunidade de andar com a Camper dele e realmente foi a melhor Camper que eu tive a oportunidade de pilotar e sem contar com a hospitalidade dele, realmente muito atencioso e de um conhecimento técnico altíssimo.

Qual foi a configuração da Camper que você comprou? (4x2 4x4 (diesel/gasolina))
Qual será a modificação que você pretende fazer? (ex. Freios, motor, tapeçaria, suspensão etc...)

Abraços,

Rubens

Guilherme Kyrillos
29/06/2009, 01:53
Caro Rub, saudações.
A Camper é 4x2, 6cc gasolina.
Pretendo trasnformá-la em 4x4, diesel, e 5a overdrive.
O primeiro passo é adquirir motor, câmbio, e redução, que já estou a procura.
Tenho preferência por motor MWM e câmbio/redução da Hilux, mas, optarei pelo modelo conforme a oportunidade de compra.
Em seguida verei o que fazer com eixo dianteiro, freios, e tudo mais.
Sempre me consultando com os amigos é claro.
[]s

rub
29/06/2009, 21:24
Guilherme, parabéns pela compra!
Com certeza a opção acima ficará excelente para a sua Camper.
Qualquer dúvida é só informar!

Abs,

Rubens