PDA

Ver Versão Completa : Band "Ziguizagueando"

Amadeus_band
07/05/2009, 23:25
Eu reparei, que quando eu freio mais forte (nem tanto porque não é a disco ainda hueheuheu) eu tenho que "segurar" pra ficar em linha reta, isso começou a acontecer depois que eu coloquei jumelos altos na trazeira e coloquei pneus 32''. Constatei que um dos terminais está com um jogo estranho, será essa explicação, ou eu tenho que cunhar o eixo dianteiro?

guilhermeabreu
08/05/2009, 01:06
AMADEUS BAND

Tem muito pouca informação do que esta acontecendo para dizer o que realmente esta ocorrendo .

Normalmente qdo freia e muda a trajetória , é problema no freio e não na altura do jumelo .

Qdo aumenta a altura do JUMELO DIANTEIRO é que pode mudar o CÁSTER aí sim fazer o carro andar PASSARINHANDO e não qdo freia .

Vc botou jumelos mais altos SÓ NA TRASEIRA ? E pneus 32" tb SÓ NA TRASEIRA ? Se a resposta for sim , vc esta montando um MONSTRINHO , não entendí nada .

Falaê o que que vc esta fazendo pra gente tentar descobrir .

ABRAÇÃO

Que terminais que esta com jogo estranho ?

Amadeus_band
08/05/2009, 13:48
Opa, deixa eu explicar melhor então:
Eu coloquei 4 pneus 32'', com isso precisei aumentar a altura, se não iria pegar nos paralamas trazeiros, então coloquei jumelos altos só na trazeira, justamente pra não mexer no caster e não forçar a longarina deixei os dianteiros originais.

Quando eu forço a direção quando parado, as barras de direção estão "girando" para cima e para baixo, um amigo constatou que o problema está nos terminais.

O que está acontecendo:
Na estrada, com velocidades de 90/80 km/h, aparentemente está tudo normal, mas andando aqui pelas avenidas de sampa, notei uma leve "passarinhada" (as vezes sai um pouco da tragetoria) e quando eu freio aí que eu sinto bastante o carro puxando para ambos os lados, mas agora não sei se para um lado só,e como eu viro a direção para o outro lado ele "destrambelha"...

Hipótese minha: Como a trazeira ficou mais alta, mudou um pouco o caster, e qundo eu freio, o carro se curva para a frente mudando o caster mais ainda, fazendo ele passarinhar "mais".

Espero ter explicado melhor, e obrigado por ajudar!

guilhermeabreu
08/05/2009, 13:58
AMADEUS BAND

Pergunto , a sua BAND não ficou no visual embicada pra fente ? Ou melhor com a frente mais baixa ? Se ficou acho muito feio , mas gosto é gosto a gente tem que respeitar , minha sugestão seria vc colocar os jumelos na frente iguais aos traseiros e se tiver que ajustar o CÁSTER é muito fácil qdo o jipe tem feixes de molas , SERIA SÓ CUNHAR AS MOLAS .

Vc colocando jumelos maiores só na traseria , muda toda a geometria da suspensão .

E qdo vc fala que as barras ficam oscilando pra cima e pra baixo qdo parado , é pq esta na hora de trocar os pivõs . O conjunto de pequenas folgas faz com que o carro mude de comportamento e vc nunca fica sabendo de onde esta partindo o defeito , sugiro vc ír trocando o que esta vendo que esta errado para depois ír pensando no que pode estar acontecendo . Inicialmente trocar os pivôs , 2º colocar os jumelos dianteiros iguais aos traseiros , 3º regular o CÁSTER como manda o manual , e ver como fica .

Amadeus_band
08/05/2009, 15:09
Na verdade, ela ficou alinhada, pois antes a trazeira era mais baixa, veja nas fotos dela agora:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=170451&d=1241805711
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=170452&d=1241805843

Amadeus_band
08/05/2009, 15:11
Quanto a colocar jumelos maiores na dianteira, acho desnecessario, e iria rotacionar ainda mais o eixo! Mas com certeza, vou dar uma olhada no caster!

guilhermeabreu
08/05/2009, 15:45
AMADEUS BAND

Em primeiro lugar , sua BAND esta linda parabens .

Em segundo lugar , vc levantar a frente não teria problema de rotacionar mais ainda , É QUE PELAS FOTOS ESTOU ACHANDO A FRENTE ATÉ UM POUCO MAIS ALTA DO QUE A TRASEIRA , REALMENTE NÃO PRECISARIA DE LEVANTAR MAIS A FRENTE , pelo que estou vendo poderia até levantar mais a traseira que não ficaria desnivelada , ou seja alta demais .

O certo seria vc trocar os pivôs e dar uma revisada nos freios pra depois então avaliar como vai ficar o problema .

ABRAÇÃO e parabens pela bela BAND .