PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - SPOA, manter ou não?

TiagoMax
07/05/2009, 01:22
Olá galera, sempre utilizo o forum e não tem um dia que não passo por aqui. Já li muito sobre o assunto mas não consigo decidir...
Comprei meu CJ5 a pouco tempo ( finalmente ), porém, ele está SPOA e antes que eu pudesse curtir uma trilha, descobri que o cardan dianteiro estava muito inclinado o que estava fazendo com que o jeep pulasse quando engatado o 4x4. Meu mecânico me informou que a ação a ser tomada seria girar o eixo e isso iria envolver cortá-lo e soldá-lo.
Muita gente vem me falando para voltar a suspensão para SPUA... disseram que ele vai capotar com facilidade com SPOA... que ele vai pular muito com SPOA... porém, gostei muito dele desse jeito. Minha idéia agora é comprar eixos de rural e mater a suspensão SPOA, queria saber opnião de vcs... Devo mante-lo assim? Alguém com essa adaptação pode me dar umas dicas?

Obrigado,
Tiago

mecamaniaco
07/05/2009, 02:25
Olá colega,

Para girar o eixo é preciso apenas cortar e soldar os suportes do mesmo, é uma tarefa relativamente simples, mas antes de mais nada, eu o aconselho a verificar se a relação do diferencial dianteiro e a do traseiro é a mesma!

Muitas vezes o carro "pula" prq um eixo quer atropelar o outro.

Você pode verificar isso sem precisar desmontar o diferencial, basta você levantar uma das rodas do diferencial dianteiro, engatar o 4x4 na roda livre, marcar o cardã e o pneu em um ponto qualquer dar 10 voltas completas no pneu q está levantado e contar o número de voltas que deu no cardã.

Repetir os passos para o eixo traseiro e verificar se o número de voltas no cardã foi igual nos 2 eixos.

Rodrigo59
07/05/2009, 09:19
tiago provavelmente seu jipe está com relações diferentes!

como está o caster? a roda está enroscando ora que faz a curva??

se o caster tiver ok, e o diferencial estiver muito virado você terá que resoldar os munhões, não adianta só resoldar as sapatas que vai estragar o seu caster!

se o cardan tivesse muito inclinado provavelmente iria estralar a cruzeta ora que você andasse!

folgado
07/05/2009, 09:29
Minha idéia agora é comprar eixos de rural e mater a suspensão SPOA, queria saber opnião de vcs...

Vai em frente. Recomendo :concordo:

Duda Lopes
07/05/2009, 11:09
Tiago,

Dá uma olhadinha no endereço abaixo, é só você digitar SPOA que vai achar muita coisa a respeito:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)

E sem querer ser chato, como você é novo no Forum, pesquisa um pouco antes de sair abrindo topicos, com certeza você vai achar tudo (ou quase tudo) sobre OffRoad aqui no Forum.

[] e seja bem vindo.

Elmer_Jeep
07/05/2009, 12:54
Aqui no Fórum tem solução pra todos os problemas que vc relacionou, recomendo utilizar a pesquisa e aproveitar os tópicos mais antigos que já tratam do assunto assim mantemos o fórum organizado.

Aproveitando vou indicar um topico onde foi debatido um assunto parecido:
Erro na Suspenção Dianteira Willys HELP... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49633)

[]'s