Ver Versão Completa : Diferencial dianteiro do Troller na Camper quem gabarita e instala?
Amigos,
Alguém conhece algum mecânico que tem experiência na adaptação e gabaritagem do eixo dianteiro do Troller (Dana 44) na Camper 4x4?
O que é preciso comprar para fazer a adaptação? Ex. barra de direção, molas etc...
Abs,
Rub
Rodrigo Ielpo Bastos
06/05/2009, 21:05
Rub se a camper for 4x4 ariginal ou com eixo de engesa para troca-lo vc tera que mudar a bola de lado pois o troler é do lado esquerdo. ja os componentes de suspenção ao que sei se o eixo vier completo com as barras e tudo é quase P&P tem que fazer poucas adaptações.
Rodrigo Bastos
Rodrigo, obrigado pela informação.
Sim a Camper é original e para não ter que mudar o lado da bola do diferencial penso na instalação do cambio do Troller ou Hilux com este eixo.
O que está sendo dificil de encontrar é algum mecânico ou empresa que possa fazer o serviço de soldas e gabaritagem no eixo do Troller para ser instalado no lugar do Dana 30.
Vou aguardar se alguns dos nossos amigos já passaram por situação similar a esta e que possa indicar.
Abs,
Rub
Amigo, pergunte pro Afonso Carlos da TT4 de Bauru.Acho que ele pode te ajudar. 014-32311818 ou procure na seção de vendas de peças e acessórios.
Amigo, obrigado pela dica. Vou ligar para ele para saber se ele também gabarita o eixo.
Abs,
Rub
Caro amigo!
A Cinfle tem a chaparia pronta para montar no eixo.
http://www.cinfel.com.br/
Tudo ficará mais fácil.
Abraços.
Kim.
Amigo Kim,
Muito obrigado pela dica.
O grande problema de adaptar diferenciais nas Campers está na gabaritagem do diferencial, se não for gabaritado corretamente, o carro não dá alinhamento e a dirigibilidade fica muito ruim (passarinhando).
Aqui em SP não conheço ninguem que tenha o gabarito e possa fazer o serviço.
Vou ligar para a Cinfel!
Abraços,
Rub
rodrigo camper
09/05/2009, 12:44
Em São Paulo eu faria na www.jeeptrip.com.br
Eu vi o gabarito, estava muito bem feito.
Minha Camper está sendo pintada lá.
Pintor Clovis
Mecânico Atila
Em SP, procurando com calma você encontra algumas opções.
Spider, Caverna 4x4, X4, etc.
Se eu não tivesse a Retífica Central aqui em Roraima, enviaria para a Ensimec.
Sai de lá prontinho, pronto para montar.
Já corrigido caster, ângulo de cardã, etc.
E ao invés de um eixo de Troller, hoje eu instalaria um híbrido de Band / Dana 44 com tubos de F-1000.
Vide o tópico do Prateado.
Abraço,
Rodrigo,
Obrigado pela informação!
Vou entrar em contato.
Abraços,
Rubens
Em São Paulo eu faria na www.jeeptrip.com.br
Eu vi o gabarito, estava muito bem feito.
Minha Camper está sendo pintada lá.
Pintor Clovis
Mecânico Atila
Loras, como vai tudo bem?
Obrigado pela dica. Na segunda feira entrarei em contato com eles!
Abraços
E ao invés de um eixo de Troller, hoje eu instalaria um híbrido de Band / Dana 44 com tubos de F-1000.
Abraço,
Loras,
Eu tentei encontrar o link do tópico do Prateado e não tive sucesso na pesquisa.
Você poderia indicar qual é o tópico?
Abs,
Rubens
Abraço,
guilhermeabreu
05/06/2009, 23:45
CARO RUBENS
Pode sim , só que fica muito caro e trabalhoso para fazer , a bola do diferencial dianteiro é DESLOCADA PARA O LADO ESQUERDO . Aí já viu , envolve um monte de outras adaptações e compra de peças , CARÍSSIMO ESTE TRAMPO .
MAS SE TIVER CASCALHO$$$$$$$$$$$$$$$$ FICA BOM .
Minha dica para se colocar um DANA 44 na frente seria o da ROTA 4X4 .
ABRAÇÃO
Ralado/SP
08/06/2009, 17:48
Rub,
vc está com uma camper 4x4 e quer trocar o diferencial dianteiro - Dana 30 - por um de troler... é isso???
Abraçones
Ralado
Ralado,
Isso mesmo! Predendo substituir o Dana 30 pelo Dana 44 do Troller bem como o sistema de direção (barras) pelo do Troller.
Neste Forum geralmente aparecem pessoas vendendo os eixos do Troller (traseiro e dianteiro) e dependendo do valor pretendo instalar os dois na Camper.
Não sei se é facil fazer esta adaptação.
Você já viu alguma Camper com os eixos do Troller?
Abraços,
Rub
Salviano
08/06/2009, 20:07
Ralado,
Isso mesmo! Predendo substituir o Dana 30 pelo Dana 44 do Troller bem como o sistema de direção (barras) pelo do Troller.
Neste Forum geralmente aparecem pessoas vendendo os eixos do Troller (traseiro e dianteiro) e dependendo do valor pretendo instalar os dois na Camper.
Não sei se é facil fazer esta adaptação.
Você já viu alguma Camper com os eixos do Troller?
Abraços,
Rub
Olá Companheiro...
Fale com o Biguá, ou com o Sr. Benedito da "Perigoso Preparações" de SJC.
O Tel deles é este (12) 3913.5770 ou 3913.5794 em horário comercial.
Ou (12)3929.4089 ou 3958.1375
Veja Também - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949
Um abraço, Salviano
Salviano,
Obrigado pelo contato.
Verificando a "fabrica de sonhos" do Biguá no site informado acima, realmente trata-se de uma pessoa muito detalhista. Vou postar uma mensagem para ele e amanhã vou ligar para saber se realmente compensa a modificação que eu estou pensando em fazer, tanto pelo lado financeiro quanto pelo lado técnico.
Mais uma vez obrigado pela dica,
Rubens
Ralado/SP
10/06/2009, 12:36
Rub,
O que está te levando a fazer essa troca toda??? O Dana 30 que está na sua camper está com problema???
Qual é a configuração dessa camper que vc está... só pra ter mais parâmetro nessa transformação da máquina.
Abraçones
Ralado
Rub,
O que está te levando a fazer essa troca toda??? O Dana 30 que está na sua camper está com problema???
Qual é a configuração dessa camper que vc está... só pra ter mais parâmetro nessa transformação da máquina.
Abraçones
Ralado
Olá Ralado,
Hoje conversando com alguns mecânicos e amigos, chegamos a uma solução relativamente economica e funcional.
Vou permanecer com o Dana30 em teoria, porém vou mudar a bola para o Dana 44 e inverter o lado.
O cambio é o 240V que será substituido por um que tem a 5 overdrive, Como a maioria dos cambios tem a saida para o lado esquerdo e o da Camper é do lado direito a mudança da bola será necessário. Pensei no cambio da Hilux porém estou preferindo o da Frontier ou o do Troller.
O motivo da mudança é que este cambio já está precisando de manutenção e os engates estão comprometidos.
Abs,
Rub
Ralado/SP
15/06/2009, 18:13
Rub,
particularmente só vejo a troca da bola do eixo como opção, quando não se encontra a relação... mesmo assim acho que optaria por comprar nos USA.
Desculpe, mais qual é a configuração do seu carro hoje, e no que vc gostaria de transforma-lo???
Ralado,
A configuração de hoje:
- Motor MWM
- Dana 30 + Dana 46
- Freio a Disco + Freio a Tambor
- Cambio 240V
Como eu gostaria de transforma-lo:
- Motor MWM (mesmo motor)
- Dana 44 na dianteira com pivos e terminais reforçados + Dana 46 flutuante com autoblocante 75% (ainda não encontrei para o Dana 46)
- Freio a disco nas 4 rodas da Toyota Bandeirantes
- Cambio S10, Troller, Frontier
Abs,
Rub
Hum...
Se quer usar freios de Band, porque comprar diferenciais do Troller?:?:
O sistema de direção do Troller não é bom.
Melhor seria usar barras e terminais de 608.:idea:
No munhão da Toyota e do Troller é possível fazer essa adaptação.
Eu usaria aquilo que sugeri acima... hehehehe
Bolas Dana 44 (pela facilidade de bloqueios e relação)
Cubos, pontas, semi, pinça, disco, etc de Toyota Band.
Barras e terminais do 608.
Quando fizer a solda do munhão, já corrige o cáster.
Manteria a 240V + transferencia de Band (se quiser guincho mecânico) ou partiria para um câmbio de Hilux 3.0SRV (se for de guincho elétrico).
Depois só alegria!!!:dance:
Procure o Rodrigo Ciboto do Clube da Camper, na CJ Check Up. Veja a Camper dele... ande nela. E pronto, saberás o que fazer.:concordo:
Abraço,
Ralado/SP
16/06/2009, 16:30
Rub,
concordo com o que o Loras disse...
PQ faz questão desses câmbios??? Eles acabam te levando a fazer um bando de adaptações.
Para o câmbio de Hilux 3.0 já existe flange de adaptação, mão de obra especializada. Para instalação de freios de band em eixo Dana 30 também, só não posso afirmar o lance do bloqueio para o dana 46, mais isso pode ser resolvido trocando o 46 por um 44 na traseira, desde que o 44 seja centralizado, pois o cambio de hilux o exige assim.
Matematicamente falando:
A compra do câmbio de hilux e mão de obra para instalação, isso vc já teria que computar, pois vc pretende colocar outro câmbio ( ATENÇÃO para o fato dos câmbios sitados por vc, serem acionados por botão... pra mim isso é desfavorável em relação ao sistema de alavancas utilizado nos câmbios de hilux);
Kit de freio e reparos de freio do troller são mais caros que os da Band;
Compra de eixos de troler + gabarito para instalar na camper, certamente serão mais caros e demorados de fazer, do que troca-lo por um 44 que já vem gabaritado e encontra o bloqueio desejado.
Sei lá... é apenas uma chuva de idéias, para vc pensar e posteriormente escolher o caminho à ser seguido.
Entre em contato com o Rodrigo do clube da camper na CJ check-up, como disse o Loras... vaja a máquina que ele tem lá e a qualidade do serviço.
Abraçones
Ralado
Loras,
Valeu pelas dicas.
Primeiramente eu pensava na instalação dos diferenciais do Troller por algumas vantagens:
- Tem bloqueio
- Eixo Flutuandte
- São Dana 44 (fácilidade na reposição de peças)
- Já vem com a relação 11 x 45 etc...
Porém após conversar com várias pessoas, o melhor e mais economico será na adaptação da bola do Dana 44 no lugar do Dana 30 (dianteiro), instalar a relação 11x45 e usar um cambio com a 5ª overdrive.
Já em relação ao cambio 240V, o meu já está bem usado, as marchas são dificieis de engatar com isso estou negociando a compra de outro cambio e ele vai como parte de pagamento. Porém vou seguir o sua sugestão e ver a Camper do Rodrigo Ciboto antes de tomar esta decisão.
Por acaso a sua Camper tem os dois eixos do Troller. Procede?
Se sim, foi instalado o sistema de direção do Troller ou permance da Camper. Onde foi feito o serviço de gabaritar? Como ele esta de dirigibilidade e confiabilidade no serviço efetuado? Foi fácil corrigir o caster? O caster dela ficou em que medida (angulação)?
Obrigado pela dica e continuo na pesquisa,
Rub
Ralado,
Meu amigo. Obrigado pela ajuda e informações.
Os freios, estou pensando na adaptação dos discos e pinças da Band nas 4 rodas e agora estou verificando como resolver o problema do freio de mão. Pois com a instalação do freio a disco perderei o freio de mão.
Também será uma saida na instalação do cambio da Hilux. Agora como eu pretendo usar a relação 11 x 45 tenho que trocar a bola e dai poderei inverter o lado dela aumentando a gama de cambios, tais como da S10, Troller, Frontier, Ranger etc...
Vou procurar o contato do Rodrigo do Clube da Camper aomo sugere o Loras e você.
Mais uma vez obrigado,
Rub
O bloqueio original do Troller por discos, IMHO, não presta.
Só funciona quando muito novo, e em situações limitadas.
A minha Camper já comprei com eixos de Troller. Foi gabaritado no Sul.
Enfim, hoje está empenado, por isso o cáster está desalinhado. Vou recuperar depois de instalar o 14B com caixa Toyota.
Eixos de Troller, enfim, acho muito trabalho para pouco resultado. Já que vai fazer do zero, eu faria híbrido. Resolve de uma vez só. Gasta $, mas gasta apenas uma vez.
Os freios originais da Camper não são bons, logo não resolveriam no seu caso. Continuaria disco na dianteira e tambor na traseira.
As minhas barras de direção são do MB608. Trabalhadas para que o pivô seja no plano vertical e não horizontal, evitando o bumpsteer. Elas serão mantidas.
Outro câmbio, além do 240V, eu iria de Hilux. Só não vou porque faço questão do guincho mecânico no futuro.
Já vem com excelente transferência, permite kit de redução se for por engrenagem, é macio e preciso. Parece um carro!!!
Além da vantagem do acionamento mecânico, como disso o Ralado.
Minha Camper ideal:
14B turbo intercooler + band 05 marchas + trans toyota
eixos híbridos dana 44 + pontas band
pneus 36x10,5
Aos poucos chego lá.
Abraço,
Loras, você saberia me dizer se todos os Trollers saem de fábrica com o bloqueio IMHO?
Estou pensando na instalação do bloqueio da Ensemec TRPC porém eles não tem para o Dana 46. A saida talvez será na sua indicação, trocar a bola do diferencial traseiro pelo Dana 44 e assim aumentar a gama de possibilidades de usar bloqueios, relações etc...
A barra de direção do 608 e terminais servem para o eixo Dana 30 original da Camper?
Abraços,
Rub
Opa!
IMHO = na minha humilde opinião, já traduzido para o português... :mrgreen:
Os bloqueios originais do Troller são de deslizamento limitado por disco. Os famosos Positraction... :concordo:
Não sei se eram de fábrica ou opcionais.
Tem que checar o munhão do Dana 30. Se houver material suficiente no braço para abrir o furo e não ficar fraco, serve sim.
Abraço,
Guilherme Kyrillos
17/07/2009, 23:42
Rub, saudações.
E então, como você resolveu a questão? Estou no mesmo dilema: "o que fazer".
[]s
Gulherme, Tudo bem?
Após várias sugestões vou permanecer com o Dana 30.
Vou reforça-lo com pontas de eixas melhores e ficar com ele.
Muitos amigos que tem o Dana 30, estão fazendo trilhas sem maiores problemas.
O Dana 30 só não suporta muito bem pneus com diametro maiores de 33".
Um amigo meu quebrou recentemente uma ponta de eixo de um Dana 30, só que ele estava usando pneu 35".
Abs,
Rub