Ver Versão Completa : Ranger Amarrada
Interdados
06/05/2009, 19:24
Olá pessoal blz estou aqui mais uma vez para tirar algumas duvidas pois ainda sofro com a falta de bons mecanicos de motores a diesel bem então vamos ao que enteresa
Tenho uma Ranger 2001 2.5 e a viatura esta amarrada dá um trabalho para conseguir passar dos 140km/h onde antes dos mexanicos ter colocado a mão nela oumelhor logo que eu a adquirir ela chegava facilmente aos 160km/h atravessei um calvario ate chegar a um acerto satisfatorio pq de mexanico a mexanico teu trabalho para acertar a viatura bem pessoal o problema é o seguinte depois que fiz varias revisoes aranger realmente dá trabalho ate para chegar aos 140km/h será que meu problema pode ser ponto de injeção atrazado pq andar ela não anda mais tem muita força.
ate mas pessoal conto com a ajuda de vcs.
ALEXANDREO
06/05/2009, 21:12
Amigao, pode ser muita coisa, mas um carro a oleo nao anda sem uma injeçao de combustivel satisfatoria e no momento certo, se mexeram na bomba provavelmente fizera m, mas tambem tem regulagem de valvulas, vazamento de pressao de turbina, vc tem manometro? Pode estar perdendo pressao no interculer, na linha, ate mesmo em braçadeira mal apertada. Tenta diagnosticar melhor com mais informaçoes que tem uns papas aqui no forum que resolvem este seu problema a milhares de km de distancia facil, mas tem que ter mais informaçoes.
Abraçao alexandre
Edintruder
06/05/2009, 23:21
É normal isso ocorrer com a kilometragem avançada... Desgaste de alguns componentes da BI fazem isso ocorrer praticamente do dia pra noite. Normalmente o eixo de ressaltos e o came de injeção sofrem o maior desgaste e perde pressão de injeção fazendo a picape parecer amarrada de uma hora pra outra. A minha está assim, compensei abrindo o débito da BI, porém em alta continua ruim. Ando atualmente com 2 voltas e meia aberta. Arranca muito bem, mas depois dos 100 km/h ainda fica bem amarrada. Depois que abri mais a BI não vi na estrada pois ando com pneus recapados e o limite é de 100km/h. Daqui ha algumas semanas terei que viajar para realizar um treinamento num cliente e na volta com horário da balsa de volta terei que fincar o pé, então colocarei os pneus originais para andar no asfalto acima de 100km/h e vou aproveitar e ver como está andando com os pneus originais e bomba escancarada com 2 1/2 voltas.
Não sai gastando com troca de turbinas ou motor "condenado". Um bombista faz o serviço por cerca de R$1200,00.
duardobruno
07/05/2009, 11:22
Olá pessoal blz estou aqui mais uma vez para tirar algumas duvidas pois ainda sofro com a falta de bons mecanicos de motores a diesel bem então vamos ao que enteresa
Tenho uma Ranger 2001 2.5 e a viatura esta amarrada dá um trabalho para conseguir passar dos 140km/h onde antes dos mexanicos ter colocado a mão nela oumelhor logo que eu a adquirir ela chegava facilmente aos 160km/h atravessei um calvario ate chegar a um acerto satisfatorio pq de mexanico a mexanico teu trabalho para acertar a viatura bem pessoal o problema é o seguinte depois que fiz varias revisoes aranger realmente dá trabalho ate para chegar aos 140km/h será que meu problema pode ser ponto de injeção atrazado pq andar ela não anda mais tem muita força.
ate mas pessoal conto com a ajuda de vcs.
Cara, tb acho que isso pode ser um tantão de coisa. Passe mais informações: tá fumaçando? fumaça branca? preta? azull??? Mela a turbina de óleo? barullho estranho??
Anthoniusnikos
07/05/2009, 14:34
Edin, se esse limitador de velocidade pega...! Muita empresa vai adotar apenas como medida econômica.
Interdados, se não tiver, coloque pneus de asfalto que já melhora bastante. E, como o Edin disse: Dê 1 volta+1/2 na BI.
Abração
Anthon
Interdados
07/05/2009, 14:37
Então Edintruder a minha viatura esta deste geito mesmo em baixa ela anda arranca bem mesmo mais acima dos 100km/h da trabalho para para passar dos 120km/h e a Bomba injetora esta bem aberta pq a viatura fumaça bastante será que o problema é com a bomba mesmo pq eu já fiz 3 revisões e na segunda eles retificaram o eixo dela será que foi isso
q a deixou amarrada. e o que eu devo fazer?
Interdados
07/05/2009, 14:43
Cara, tb acho que isso pode ser um tantão de coisa. Passe mais informações: tá fumaçando? fumaça branca? preta? azull??? Mela a turbina de óleo? barullho estranho??
duardobruno blz ela fumaça um pouco mas a fumaça é preta e sei que é porcausa da bomba que esta aberta um pouco ele da conta e na entrada da turbina há presença de oleo sim mais os mecanicos me disseram que era normal enquato a barulho esta normal
RGamaJr_4x4
07/05/2009, 15:41
Ai ai ai.... Deus queira que seja normal mesmo.
Apesar de eu não ter o que reclamar do desempenho da minha viatura, tá com óleo na turbina. Desconfio que esse óleo venha daquela mangueirinha mais fina com uma cobertura metálica que está encaixada na mangueira da turbina (compressor) que chega do filtro de ar, e a partir daí o turbo deve estar jogando o óleo pra dentro do intercooler. É de lá mesmo? Confere?
Anthoniusnikos
07/05/2009, 15:57
Pessoal, um pouco de óleo nas mangueiras(fina e grossa) de entrada da ventoinha do turbo é normal, é devido a condensação de óleo que vem do respiro do motor, e ajuda a lubrificar a ventoinha do turbo.
Necessário é fazer a limpeza dessas mangueiras de vez em quando.
Abraços
Anthon
duardobruno
07/05/2009, 16:48
duardobruno blz ela fumaça um pouco mas a fumaça é preta e sei que é porcausa da bomba que esta aberta um pouco ele da conta e na entrada da turbina há presença de oleo sim mais os mecanicos me disseram que era normal enquato a barulho esta normal
Menos mal que é preta, mas pode ser a bomba injetora, já funcionando sem pressão. Dá um confere no eixo da turbina, é só tirar a mangueira e sacudir o parafuso com a mão mesmo, vê se não tem som da hélice da turbina raspando no corpo. Tira a tampa de óleo do motor e com o motor ligado, verifca se tem som de assopro na tampa de óleo ou se joga óleo pra cima. Tira a vareta de óleo tb com o motor ligado e verifica se tá soprando óleo na vareta. Pede pra alguém com mais experiência verificar o ponto do motor. Vê se está ok.
Boa sorte!
Edintruder
07/05/2009, 17:41
Já mexesses na BI e ficou assim?
Trocasses o came, ressaltos e bomba de palhetas? Esses três elemantos devem ser trocados na manutenção junto com os reparos.
Os bicos não tem ajuste, quando se degradam é direto feita a substituição.
Se esses elementos já foram trocados, pode ser LDA mal ajustada ou 2o estágio da BI trancado.
Essa BI tem avança de injeção, partida fria, lda para evitar fumaça preta e 2o estágio. Marcha lenta e rpm máximo é ajustado por batentes, o que reduz problemas.
Os bicos tem sistema de 2 estágios. se não entra o 2o estágio da BI também não entra nos bicos pois não faz o ajuste de débito de injeção. Dessa maneira consegue-se aliviar esse efeito aumentando o débito, mas não apresenta grandes diferenças quando precisa de mais potência.
O Torque aparece rapidamente, mas a potência fica pra trás...
Spina4x4
07/05/2009, 19:12
torque em baixa e não abre em alta, pode estar adiantado o ponto da bomba...
isso tb provoca mais fumaça preta...
Interdados
07/05/2009, 19:43
Ai ai ai.... Deus queira que seja normal mesmo.
Apesar de eu não ter o que reclamar do desempenho da minha viatura, tá com óleo na turbina. Desconfio que esse óleo venha daquela mangueirinha mais fina com uma cobertura metálica que está encaixada na mangueira da turbina (compressor) que chega do filtro de ar, e a partir daí o turbo deve estar jogando o óleo pra dentro do intercooler. É de lá mesmo? Confere?
É isso mesmo Rogério a turbina joga um pouco de oleo para o intercooler
TylerNTL
07/05/2009, 21:05
A minha Ranger é irmã da do camarada e vai com 155k km. Essa semana viajei nela e tive uma suavíisima impressão que ela não está com a mesma disposição de tempos atrás.
Seria recomendado fazer uma revisão preventiva da BI? Ou espero aparecer algum sintoma mais evidente?
Edintruder
07/05/2009, 23:02
eu vou deixar pra mexer quando aparecer fumaça branca ou complicar pra pegar.
Até lá vai ficar assim.
Walter L. L. Casitta
07/05/2009, 23:09
A minha Ranger não serve de referência, mas com o motor 2.8TGV é difícil passar de 160Km/h. Meu motor tá com entre 20.000 e 30.000Km rodados...
Pequeno jr
08/05/2009, 07:25
A minha já passou dos 350.000km/rodados originais e é claro .. se afundar o pé vai sair uma fumaceira dos infernos .. mas ando sim aos 140km/h.
Agora a mesma disposição .. esquece .. não tem mesmo .. principalmente nas subidas.
Arrancada .. sofre um pouco .. faz um remancho .. mas depois vai
O que ta ferrando agora é que .. a bixa so vive mestruada ... pingando óleo .. mas é normal para um motor nesta km ... e tbm da forma que uso.
duardobruno
08/05/2009, 09:43
Caras a minha, antes de fazer o motor, estava bem canseira mesmo. A fumaceira era infernal, preta e depois foi ficando branca. Tinha até acostumado com a forcinha fraca dela. Rapaaazzz!!! Quando fiz o motor!!! Putzzzzzz!!!! Hoje mesmo ela me impressionou! Estava vindo pro trabalho, saí mais tarde, tava pouco trânsito, meu irmão.... resolvi dar uma pisadinha ali em baixo do viaduto da Granja do Torto. Véi!!!! 3.000 giros e quase 140 km/h, assim, molinho. Outro dia num retão, ela chegou fácil aos 160 km/h, tava passando disso com facilidade, até pq começou uma leve descida, dai gelei, tive medo e aliviei o pé. Mas ainda assim, acho que minha turbina apita muito alto. Todo mundo olha por onde eu passo acelerando. E a fumacinha preta é básica. Continua de um forma não exagerada, mas se afundar o pé direito, faz uma bola preta. Quando estou pisando mais forte de final, tb dá pra ver um fumacê mais forte. Mas engraçado, é econômica, faz 11/12 km/l.
Cristiano Faria
08/05/2009, 13:59
eu vou deixar pra mexer quando aparecer fumaça branca ou complicar pra pegar.
Até lá vai ficar assim.
A minha Ranger é XL 2000/2001 com 165.000 km. Ela não é um primor de velocidade e arranque mas chega aos 140/150 e poucos numa reta.... Na subida, em pistas de alta velocidade, tem sido normal ela perder um pouco de velocidade mas nunca baixa de 100 Km/h...
Mas fiquei com uma dúvida. Edin, vc disse que a sua dá uma fumaça branca? A minha não faz fumaça branca nem quando liga, arranca ou anda normal em reta ou subida.
O engraçado é que se estou em descida numa pista de alta velocidade, em quinta marcha mas sem acelerar, e aí resolvo retormar a aceleração durante a descida pra embalar pra uma subida ou coisa assim ela faz fumaça BRANCA PRA CARAMBA...:shock:
Mas aí dou uma tirada do pé e piso de novo e ela para de fazer fumaça branca...
Seria normal isso???:pensativo:
Edintruder
08/05/2009, 15:00
Não, a minha não tem fumaça branca! Isola! No dia que aparecer ela eu mexo, até lá deixa assim!
Interdados
11/05/2009, 11:34
Edintruder quando fiz o serviço na BI só foi trocado os reparos mesmo o que vc me aconselha fazer? e outra coisa onde foi feito o serviço o pessoal era autorizado bosh
Esse forum 4x4Brasil é maravilhoso pois dá respaldo técnico que culminam com a resolução efetiva dos nossos problemas.
Eu estou com problema semelhante num motor VW 1.6 diesel, que está manco. O débito da bomba injetora já está no máximo - o parafuso está no fim do curso, e ainda está fraco. (Não solta fumaça preta).
Já tinha antes trocado todos os kits de borrachas, arruelas, juntas, ...
Com este post do Edintruder, tive a idéia nova: localizar e trocar cames, ressaltos e bomba de palhetas...
Daniel
[...]
Trocasses o came, ressaltos e bomba de palhetas? Esses três elemantos devem ser trocados na manutenção junto com os reparos.
[...]
Se esses elementos já foram trocados, pode ser LDA mal ajustada ou 2o estágio da BI trancado.
[...]
O Torque aparece rapidamente, mas a potência fica pra trás...