PDA

Ver Versão Completa : Para os entendidos em som automotivo



andretomasi
11/11/2004, 21:41
Fala pessoal,

Alguém aí entende de som automotivo? Seguinte.. tô usando atualmente um cd/mp3 player no CJ, já faz um ano, com uns alto-falantes meia boca que tirei de um aparelho de som antigo (2 de 6" e 2 de 10").. já estão todos rasgados, furados e fudidos, então tô querendo dar uma "melhorada" no som, aproveitando que tô reformando o banco traseiro.. pra mim, dirigir sem música é como comer pizza sem catchup :D

O problema é o seguinte: Vou manter o Player e o PX como estavam, e consegui um rolo em um jogo de alto-falantes, não é nenhuma super-marca (Foxtron), mas pro que eu quero são o melhor custo-benefício.. o que vou colocar são:
Atrás do banco traseiro:
- 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
- 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
Na frente, embaixo do painel:- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms

O negócio é que não consigo resolver qual amplificador(es) devo usar pra ligar essas caixas, então queria sugestões de alguém que entenda do assunto. Pensei em ligar as cornetas / tweeters em paralelo, pra usar ampli de 4 ohms e os woofers e alto-falantes em série, mas como não sei se é o certo, aceito sugestões e dicas de modelos / marcas / valores..

Segue em anexo esquema home-made do sistema. O lado esquerdo já está todo montado no CJ, falta só resolver os amplificadores. De preferência de baixo custo, tipo MXR, Stetsom, etc... :D

[ ]´s

Feroza4x4
12/11/2004, 04:21
Keko,

duas dúvidas :roll: :
1- Vc vai usar atrás 2 woofers ou sub-woofers? Nas fotos do diagrama que vc montou são subs. Estou perguntando pq não sei se as fotos são mera representação, ou os que vc tem.
2- A Unidade Central (CD Player) só possui duas saídas RCA (L/R)? Normalmente seriam quatro (Front L/R e Rear L/R). Alguns ainda tem mais duas (sub). Não chega a ser problema, mas vc perderá alguns ajustes importantes com isso e consequentemente limitar a potência a ser usada...

Tentando ajudar:
Não vou dizer marca, escolha a que melhor adaptar ao orçamento, mas procure por um amplificador de 4 canais que seja "bridgeable" e de preferência com crossovers "hi-pass" e "low-pass" independentes para cada par de canais (Front/Rear).

Instalação que eu faria:

2 canais (rear - L/R):
Uso em SUB's: Os dois canais em bridge empurrando os subs em série. Perderá potência pois trabalhará em 8 ohms, mas não tem melhor forma. Se fossem de 8ohms ligaria-se em paralelo mesmo, e trabalharia-se com 4 ohms, que é a impedância mínima de saída de 90% dos amplificadores quando em "bridge", e teria-se aproveitamento de toda a potência oferecida.
Uso em Woofers: Cada canal (L/R) para um alto falante, sem utilizar "bridge".
PS.: Para o caso de serem woofers, devido ao tamanho deles (10") certamente o som ficará deficiente nos graves (Baixo/Bumbo). Para o caso de serem SUB's não se perderá tanto, já que subs desse tamanho reproduzem frequencias próximas às dos Woofers (mas não com perfeição).

2 canais (front - L/R) (caso seja apenas dois RCA mesmo, utilize um cabo "Y" para se ter essas duas saídas a mais) ligue em cada canal (L e R) um conjunto Driver/tweeter. Como são 8 ohms, não será problema a perda de metade da potência em cada canal, já que as frequencias reproduzidas por estes auto-falantes são muito altas, e não necessitam de muitos watts para serem empurrados :wink: . Com utilização de toda a potência o som provavelmente sairá "gritado", daqueles que não se consegue chegar perto de tão ruins :shock: .
:!: ATENÇÂO: Utilize crossovers para dividir a frequencia em que cada falante (driver/tweeter) vai trabalhar, do contrário, frequencias muito baixas nestes podem gerar bastante distorção e consequente queima deles.
Caso o amplificador adquirido tenha corte "hi-pass", pode-se reduzir este custo (dos crossovers) regulando para a frequência de trabalho dos drivers e utilizando capacitores para os tweeters.
Caso não tenha comprado ainda, antigamente (3 anos atras) a Selenium tinha os drivers DH200HM de titânio, que dispensavam o uso do tweeter e já vinham com crossover especialmente desenvolvido para eles. Eram mais caros que os drivers, porém, mais baratos que o conjunto driver/tweeter :wink: . Não sei se ainda existem, ou foram substituidos por algo mais moderno. Procure se informar nas casas do ramo (de eletrônica, não de som automotivo, pois a maioria desse povo não entende patavina. Quer sempre vender o que eles tem como se fosse a melhor solução).

O Som da parte da frente do carro vc pode ligar diretamente nas saídas amplificadas do CD PLayer, porém dispensaria esses tweeters de 100w e compraria algo mais normal, desses le-son pequenos mesmo. Senão vc só ouvirá som de pratos da bateria ou então a voz da Cindy Lauper cantando "Goonies are not good enough" :lol:

Acho que é isso... se ficou algo no ar pode mandar. Estou um pouco enferrujado (o último som que montei tem uns três anos), mas já fui muito bom nesse negócio :lol: .

Abraço,

Martin Melcop
12/11/2004, 07:36
keko,

na minha mercedes eu usava assim:

4 caixas bravox coaxial de 100 watts RMS (não precisa mais que isso)
4 tweeters de 50 watts RMS
1 Sub de 450 watts RMS

Eles estavam sendo empurrados por:
Sub - amplificador de ???? (deixa eu ir na garagem ver)
Caixas- amplificador de ???? (deixa eu ir na garagem ver)
Tweeter ligados direto no som Keenwood

du
12/11/2004, 09:48
Pessoal,

Sou leigo no assunto, mas lendo por aí, descobri ( o que deve ser óbvio ) que pode ter um grande melhora no som usando caixas acústicas em vez de alto-falantes parafusados direto nas lata, lógico que as dimensões da caixa a ser contruída é muito importante, andando pela Net descobri que no site da Selenium http://www.selenium.com.br/ tem um monte de projetos de caixas acústicas para copiar. De graça.

Procure por "Donwload" e depois "Projetos".

Para os animados tem até projeto de Trio Elétrico. Quem sabe alguém inventa o primeiro "Trio Elétrico 4x4" :lol:

Abraços Du.

Sa_Mourao
12/11/2004, 10:43
Atrás do banco traseiro:
- 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
- 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
Na frente, embaixo do painel:
- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms


Vamos lá.

Na traseira do keko
2 woofers ou sub-woofers ? C for Sub, caixa dutada, a band-pass ocupa muito espaço. Lembre-se, a litragem deve ser apropriada para o sub em questão. C for woofer, não precisa d caixa !
Eu trocaria os tweeters por duas 6x9" triaxiais e continuaria com as cornetas.

Na frente
A mesma configuração.

Módulos
Eu ligaria os 2subs + os 2 6x9" num módulo mosfet (tem todo tipo de regulagem)
O resto devido aos ohms colocaria num módulo tipo stetson ou algo do gênero com um crossover para poder regular legal.

Pelo amor d Deus, leva numa loja d som, não vai fazer isso em ksa.

No monstrinho eu tenho um rádio bem fulero da pionner, 02 6X9" triaxiais da bravox e 02 woofer 10", com um módulo Stetson ! Argh.

Tenho ainda 02 Subwoofers de 15" JBL GTi com 1.000 RMS cada. To pensando em colocar no jipe com um módulo RF 800x2a, mas acho q o jipe vai desmontar. :lol:

[ ]s

andretomasi
12/11/2004, 11:31
Fala gente,

Vixe, deram um nó na minha cabeça! :shock: Vamos esclarecer alguns pontos:

1º - Os alto-falantes vão ser esses mesmos, posso até vender e trocar os tweeters da frente, mas os alto-falantes já estão lá em Três de Maio.

2º - Feroza, é isso mesmo, são duas saídas RCA e quatro amplificadas.

3º - Os alto-falantes de 10", pelo que entendi, são Woofers. São exatamente os da foto do esquema, os dados que estão lá são dos próprios (marca Foxtron); seguem mais fotos:
http://www.mercadolivre.com.br/org-img/preview/MLB/092004/21596929_6419.jpghttp://www.mercadolivre.com.br/org-img/preview/MLB/092004/21596929_4724.jpg

4º - Du, os alto-falantes vão ser montados em uma caixa feita sob medida, fica atrás do banco traseiro, de acordo com a litragem especificada pelo fabricante.

5º - Sandra de Sá: Já passei por todas as lojas de som em Três de Maio, cada uma fez uma cagada pior que a outra.. não levo lá de novo nem morto.. I´ll do it myself :wink:

Bom, tentando desfazer o nó.. então, os alto-falantes e tweeters da frente, ligo direto nas saídas do player.. e os de trás, preciso de um amplificador de 4 canais com hi/lo pass e dos capacitores para os tweeters? Se for assim, é mais simples do que eu imaginei :lol: É isso?

[ ]´s loucos pra pôr a mão na massa, ou melhor, no som :D

Sa_Mourao
12/11/2004, 13:08
Não, liga tudo em amplificadores com crossovers.

Pq c tu ligar na saida do rádio os alto-falantes, estes irão ficar pobres em potência comparado aos tocados pelo amplificador.

O Kelly Dog, não tem nenhuma cidade por perto daí pra fazer isso descentemente ?

Ai tem umas fotinhos do tempo q eu competia. Fui compeão gaúcho.

Dedo no olho

andretomasi
12/11/2004, 13:38
Pq c tu ligar na saida do rádio os alto-falantes, estes irão ficar pobres em potência comparado aos tocados pelo amplificador.

O Kelly Dog, não tem nenhuma cidade por perto daí pra fazer isso descentemente ?



Fala Sandra,

Legais as fotos :wink:
O certo não seria ligar os alto-falantes da frente, de baixa potência nas saídas amplificadas do player, e com o controle de Fade (Diant/Tras) regular o nível?

Tem não.. tô perguntando por isso mesmo, se for pra levar nesses "preparadores" de som, prefiro fazer eu mesmo.. duvido que algum desses caras tenha algum curso disso por aqui :? Se eles conseguem, eu também consigo :lol: :lol: :lol:

[ ]´s

Sa_Mourao
12/11/2004, 16:02
Tenta, mas acho q não vai ficar legal.

Tu vai notar a diferença na hora de aumentar o volume.

C tu não usar o crossover, ao menos nas cornetas e twiters coloca uns capacitores q é pra tirar o "grave" deles.

[ ]s

Feroza4x4
12/11/2004, 17:49
Salve Keko.

Discordo do Felipe Sá em alguns pontos não muito graves... :roll:
1- Fazer em loja: Eu odeio loja de som para montar trio. O Negócio é self-made mesmo.... ou então gasta-se muito e leva nas melholres lojas.
2- Caixa dutada: É a mais indicada para SPL, pois ganha-se o dobro(+3db) de pressão sonora, porém, são indicadas para uso em subgraves exclusivamente. Ela pode ser sintonizada de acordo com a frequência de ressonância do carro e com isso conseguir-se o melhor rendimento do falante. Porém(2).... Pelo que percebi, seus falantes (10") trabalharão como woofers mesmo, reproduzindo médio-graves, então tal caixa não recomendaria. Também tem outro porém(3) para as dutadas, que, dependendo dos parâmetros Thiele-Small (TS) do falante, o volume chega a ser absurdo. Os Pioneer por exemplo, pedem cerca de 70 litros para cada falante. Para os dois seriam mais negócio vc comprar um freezer horizontal e encher de cerva ao invés de colocar som. :lol: . Outra porém (4) é que são muito mais complicadas de se construir. A litragem, assim como a sintonia (feita pelo duto) devem ser PERFEITAS (não serve quase perfeito), sob risco de se ter péssimo rendimento e ainda estourar os falantes. A caixa selada além de menor pode ser facilmente construída por vc mesmo, e as possíveis imperfeições não levam o trabalho todo por água abaixo...
3- Não sugeri ligar os falantes dianteiros em AMP pq parece que vc não quer gastar muito, mas sim fazer uma boa farrinha. Ficaria melhor, claro, mas como (ao meu ver) não é o caso, usaria o Fade para atenuar a dianteira quando for usar o "trio".
4- Amplificadores utilizam transistores do tipo Mos-fet, que perdem menos calor (aproveita-se mais a energia), e tem menos THD (distorção harmônica) que os "módulos" de potência, que utilizam outro tipo de circuito e transistores. Mas nem por isso são todos os AMP's Mos-fet que possuem os crossovers HPF/LPF em dois conjuntos de canais (F/R). Existem alguns que tem apenas LPF em um lado, outros não tem nada... outros tem tudo...

No mais, a conclusão que eu cheguei que poderia ser o melhor sem gastar muito é a seguinte:

Sub/woofers: Pela foto, parecem sub's mesmo, devido à presença da suspensão, mas já ouvi falar em falantes com suspensão que também respondem por médio-graves. Não sei até onde se perderia qualidade neles, mas é o que tem e vamos usa-lo da melhor forma: Como trabalharão em frequências mais altas, ligação independente e stereo para eles (um em cada canal - L/R). Assim se aproveitaria mais potência do Amplificador.
Drivers/Tweeters: Contando com uso de AMP que possua HPF, cada conjunto ligado em um canal. O fato da impedância de 8 ohms reduzirá a potência utilizada e enviada aos falantes, o que nesse caso é bom como já falei lá em cima, além de poupar o amplificador que dificilmente esquentará em tais canais.
Utilize nos tweeters capacitores adequados para atenuar as frequencias médio-agudas (que são reproduzidas pelos drivers). As médio-graves, graves e sub-graves já serão atenuadas pelo crossover HPF do próprio Amplificador.
Frente: Diretamente na saída amplificada (F)

Dicas:
1- Coloque uma chave (on/off) no "remote" do amplificador para poder desligar o "trio" quando não estiver utilizando;
2- Não esqueça de utilizar o fade sempre que for colocar o trio para tocar, sob risco de queimar os falantes dianteiros;
3- Eu trocaria os "super-tweeters" dianteiros por algo mais "light".

Fiz um esqueminha com a ligação que eu faria (não tão detalhado como o seu, mas dá pra entender, espero).

Considerei que a saída RCA de seu CD Player é equivalente à Rear. Caso não seja, é só inverter tudo :D (onde é frente passa pra tras onde é tras passa pra frente).




Mais duvidas, mande

andretomasi
12/11/2004, 23:48
Fala pessoal,

Valeu as dicas! Vou seguir as sugestões do amigo Bernardo.. depois que tiver encontrado o amplificador, posto as novidades aqui :wink: Thanks!

[ ]´s

leovalle
13/11/2004, 11:24
O sem motor, de trilha se num entende nada, mas de som é foda!!


O Keko, off ao assunto, cadÊ a sinaleira que vc me deu de presente e ia me mandar pelo correio?

Som em jipe é coisa de viado

[]'s Leo

Henrique Josino
18/11/2004, 13:00
Não, liga tudo em amplificadores com crossovers.


Qual é a moral desse crossover????


[]'s

andretomasi
18/11/2004, 13:21
Leo Viadalle,

"Tua" sinaleira, tu disse que não queria, que era muito complicado e blah blah blah.. fez cú doce, já era, agora tá instalada num kart :D

Se quiser faço uma igual por qualquer nota de 50 :twisted:

[ ]´s

Feroza4x4
18/11/2004, 14:58
Qual é a moral desse crossover????
[]'s

Henrique,

Os crossovers servem para dividir as frequencias, possibilitando que cada tipo de falante receba a frequencia correspondente à sua faixa de reprodução:
"Sub-woofers" receberão apenas sub-graves;
"woofers" apenas médio-graves;
"drivers" apenas médio-agudos;
"tweeters" apenas agudos.
Ainda podem existir mais variações, como "mid-high" e "mid-bass", mas isso são coisas utilizados somente em sistemas de altíssimo "hi-fi", como competições da IASCA (International Auto Sound Competition Association), ou em Home-Theaters de alta qualidade. Chega a ser até desperdício, já que tais nuances só seriam percebidos por uma pessoa com treinamento e sensibilidade sonora extremos. Na maioria (99,9999%) dos casos um sistema de 3 ou 4 vias é mais que suficiente.

Existem alguns tipo de crossovers, por exemplo:
HPF (High Pass Filter) - Permite que passem apenas frequencias acima da que for determinada.
LPF (Low Pass Filter) - Permite que passem apenas frequencias abaixo da que for determinada.
2 vias: possuem duas saídas, uma com frequencias acima do "corte" e outra com frequencias abaixo dele.
3 vias: Uma saída com frequencias abaixo do "corte 1", outra com frequencias acima do "corte 1" e abaixo do "corte 2" e uma terceiro com frequencias acima do "corte 2".
Entre outros...

Eles podem ainda ser "ativos" (caros) ou "passivos" (baratos).
Nos "passivos", os cortes de freqûencia já vem definidos no circuito deles, enquanto os "ativos" permitem ajustes nos cortes, assim conseguindo-se melhor ajuste à frequencia de resposta a ser obtida por cada falante que for utilizado no sistema.

Espero ter esclarecido.

Abraço,

Feroza4x4
18/11/2004, 15:01
O sem motor, de trilha se num entende nada, mas de som é foda!!
[]'s Leo

Já que to "sem jipe" pra alguma coisa tenho que servir né :lol:

Abraço

Pé na Lama
18/11/2004, 19:22
minha receita:





um amplificador banda 4.8
dois drivers jc4 modelo d518
e estes seus dois woofers (que seria interessante vc postar os parametros TS deles)

no canal 1 e 2 do banda 4.8 instalaria as duas cornetas JC4....
e no canal 3 e 4 os woofers em serie no bridge...


altere o cartão de crossover do canal 1 e 2 solicitando na banda audioparts um cartão com corte em 1000hz hp (uns 5,00 conto)

ja no cartão do canal 3 e 4 coloque o cartão em low pass... ou em high.... (temos que ver os parametros dos woofers)

ja os demais falantes instala nas saidas amplificadas do player mesmo.


do jeito que eu mensionei vc tera:

qualidade e confiabilidade, (tendo em vista que eu não conheço estes woofers

alem de pdoer ter um up grade futuro com equipamentos melhores e tudo mais.




palavra de recordista brasileiro de trio eletrico e competidor de som pela meca, mtm e 101.

qualquer coisa estou por ae.

Pé na Lama
18/11/2004, 19:27
Salve Keko.

Discordo do Felipe Sá em alguns pontos não muito graves... :roll:
1- Fazer em loja: Eu odeio loja de som para montar trio. O Negócio é self-made mesmo.... ou então gasta-se muito e leva nas melholres lojas.
2- Caixa dutada: É a mais indicada para SPL, pois ganha-se o dobro(+3db) de pressão sonora, porém, são indicadas para uso em subgraves exclusivamente. Ela pode ser sintonizada de acordo com a frequência de ressonância do carro e com isso conseguir-se o melhor rendimento do falante. Porém(2).... Pelo que percebi, seus falantes (10") trabalharão como woofers mesmo, reproduzindo médio-graves, então tal caixa não recomendaria. Também tem outro porém(3) para as dutadas, que, dependendo dos parâmetros Thiele-Small (TS) do falante, o volume chega a ser absurdo. Os Pioneer por exemplo, pedem cerca de 70 litros para cada falante. Para os dois seriam mais negócio vc comprar um freezer horizontal e encher de cerva ao invés de colocar som. :lol: . Outra porém (4) é que são muito mais complicadas de se construir. A litragem, assim como a sintonia (feita pelo duto) devem ser PERFEITAS (não serve quase perfeito), sob risco de se ter péssimo rendimento e ainda estourar os falantes. A caixa selada além de menor pode ser facilmente construída por vc mesmo, e as possíveis imperfeições não levam o trabalho todo por água abaixo...
3- Não sugeri ligar os falantes dianteiros em AMP pq parece que vc não quer gastar muito, mas sim fazer uma boa farrinha. Ficaria melhor, claro, mas como (ao meu ver) não é o caso, usaria o Fade para atenuar a dianteira quando for usar o "trio".
4- Amplificadores utilizam transistores do tipo Mos-fet, que perdem menos calor (aproveita-se mais a energia), e tem menos THD (distorção harmônica) que os "módulos" de potência, que utilizam outro tipo de circuito e transistores. Mas nem por isso são todos os AMP's Mos-fet que possuem os crossovers HPF/LPF em dois conjuntos de canais (F/R). Existem alguns que tem apenas LPF em um lado, outros não tem nada... outros tem tudo...

No mais, a conclusão que eu cheguei que poderia ser o melhor sem gastar muito é a seguinte:

Sub/woofers: Pela foto, parecem sub's mesmo, devido à presença da suspensão, mas já ouvi falar em falantes com suspensão que também respondem por médio-graves. Não sei até onde se perderia qualidade neles, mas é o que tem e vamos usa-lo da melhor forma: Como trabalharão em frequências mais altas, ligação independente e stereo para eles (um em cada canal - L/R). Assim se aproveitaria mais potência do Amplificador.
Drivers/Tweeters: Contando com uso de AMP que possua HPF, cada conjunto ligado em um canal. O fato da impedância de 8 ohms reduzirá a potência utilizada e enviada aos falantes, o que nesse caso é bom como já falei lá em cima, além de poupar o amplificador que dificilmente esquentará em tais canais.
Utilize nos tweeters capacitores adequados para atenuar as frequencias médio-agudas (que são reproduzidas pelos drivers). As médio-graves, graves e sub-graves já serão atenuadas pelo crossover HPF do próprio Amplificador.
Frente: Diretamente na saída amplificada (F)

Dicas:
1- Coloque uma chave (on/off) no "remote" do amplificador para poder desligar o "trio" quando não estiver utilizando;
2- Não esqueça de utilizar o fade sempre que for colocar o trio para tocar, sob risco de queimar os falantes dianteiros;
3- Eu trocaria os "super-tweeters" dianteiros por algo mais "light".

Fiz um esqueminha com a ligação que eu faria (não tão detalhado como o seu, mas dá pra entender, espero).

Considerei que a saída RCA de seu CD Player é equivalente à Rear. Caso não seja, é só inverter tudo :D (onde é frente passa pra tras onde é tras passa pra frente).




Mais duvidas, mande

no caso de um trio eletrico tambem a caixa de graves é melhor dutada e não selada... tanto para woofer como para sub woofer mesmo porque subs não é recomendado para som pra fora....

do resco concordo plenamente com o amigo ferozza

andretomasi
18/11/2004, 21:06
Fala Felipe!

Como deve lembrar do meu tópico no AR, troquei os alto-falantes velhos daquela caixa por esses..

Valeu pela tua receita, mas saberia me dizer mais ou menos o custo de um Banda 4.8? Não tô podendo gastar muito, até por isso escolhi esses falantes. :oops:

[ ]´s

Feroza4x4
19/11/2004, 03:21
no caso de um trio eletrico tambem a caixa de graves é melhor dutada e não selada... tanto para woofer como para sub woofer mesmo porque subs não é recomendado para som pra fora....

do resco concordo plenamente com o amigo ferozza

Felipe,
Como falei lá em cima, a caixa dutada realmente é melhor, dobra a potência, mas ela tem sim o incoveniente de ser maior (dependendo do T-S fica gigante), e de contrução mais complicada. Vamos lembrar que ele próprio pretende fazer o serviço (iniciativa que apoio 100%), e, a menos que ele tenha todas as ferramentas (serra circular, plaina de mesa, etc) e todos os materiais (MDF Alta Densidade, colas, selantes, etc) necessários, imperfeições são previsíveis, o que numa caixa dutada condenaria o som e os falantes. :shock:

Sei que subs não são indicados pra "trio". Indicaria os Woofers Selenium de 15" (qualquer modelo, de acordo com a potência do amp, sem dispensar uma cotação aos WPU, que permitiriam graves fortes), mas o Keko já disse que tem são aqueles e não vai mexer. E está certo, já que a intenção é "bagunçar o coreto" e não reproduzir um concerto da Filarmônica de Moscou em HI-FI. :lol:

Enfim, concordo em quase tudo que vc disse, mas não acho que se adequa ao caso específico.

Onde discordo :roll: : Pelo fato que os falantes dele (10") estarão trabalhando com frequencias médio-graves, a ligação deles em bridge ficaria mono, perdendo-se o stéreo nesta faixa. E no caso da ligação em série num bridge, a potência permaneceria a mesma... já que mesmo dobrando-se a potência de saída do AMP, ele também estaria dobrando a impedância de trabalho para 8 ohms. Por isso optei por recomendar a ligação 1 falante para cada canal.

No mais, estamos de acordo :wink:

Abraço,

Pé na Lama
19/11/2004, 10:58
Fala Felipe!

Como deve lembrar do meu tópico no AR, troquei os alto-falantes velhos daquela caixa por esses..

Valeu pela tua receita, mas saberia me dizer mais ou menos o custo de um Banda 4.8? Não tô podendo gastar muito, até por isso escolhi esses falantes. :oops:

[ ]´s


uns 650,00 zerado...

uns 400,00 um usado em bom estado

tem outras alternativas... bem mais baratos tanto novos como usados, como os piramids (que eu não curto nem um pouco :? mas é bonzinho) e modulos boosters... o ruim de boooster que passa muita distorção e para trio isso é uma porcaria. e vc ira precisar se preocupar seriamente com o corte certo das cornetas...

cada driver JC4 custa en torno de 75,00 ja com a corneta... o modelo d518 é de 100w rms.... tem as modelos de 50w rms tambem... uns 10,00 reais mais barato só... e tem os de 150w rms uns 10 reais mais caro...tem mais baratas de outras marcas.... só que naquelas né... quanto mais barato mais ruim hehhe as jc4 é comparavel à drivers profissionais de 200,00 reais... e a qualidade e e durabilidade é tão igual quanto, a diferença é só no tamanho e preço. por isso as jc4 tem um grande relação custo/beneficio.

desde quando ccomeçei a usar drivers JC4 para campeonatos... eu esqueci as demais marcas, jc4 aguenta muito pau, é barata, e um otimo driver



faz o seguinte... quanto mais ou menos vc pretente gastar em modulo?!?!


estes falantes seu é novo?!?!? tipo.... posta pra nos os parametros TS dele... assim como potencia, impedancia (se eu enxergo bem na foto parece cer de 4Ohms né :lol: )

andretomasi
19/11/2004, 14:16
Fala Felipe,

Como diria Jack o estripador, vamos por partes:

1 - Não pretendo gastar muito, até porque vai ser colocado no jeep, não vou colocar aparelhos milionários lá dentro pra ficar exposto ou chacoalhando :lol: :D

2 - Esses valores que me passou, já sairiam mais caro do que os alto-falantes (R$ 460,00 total).. estou disposto a gastar algo em torno de R$ 300 com o amplificador.

3 -Os parâmetros deles estavam na primeira página do tópico.. vou repetir eles:


Atrás do banco traseiro:
- 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
- 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
Na frente, embaixo do painel:
- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms


Lembrando que a idéia não é montar nenhum som pra competição ou algo do tipo, e sim um sonzinho bom pra deixar tocando na viatura durante os churrascos, acampamentos, etc..

Bernardo e Felipe, achei dois amplificadores no MercadoLivre que imagino que dariam certo.. o que vocês acham de um destes?

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23402769

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23201809

[ ]´s

Feroza4x4
19/11/2004, 14:52
Fala Felipe,

3 -Os parâmetros deles estavam na primeira página do tópico.. vou repetir eles:


Atrás do banco traseiro:
- 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
- 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
Na frente, embaixo do painel:
- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms


Bernardo e Felipe, achei dois amplificadores no MercadoLivre que imagino que dariam certo.. o que vocês acham de um destes?

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23402769

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23201809

[ ]´s

Keko,

Os parâmetros que o Felipe se refere são os T-S (Thiele-Small) que sao, entre outros, o Xmax, Xmin, Sensibilidade, potência, impedância e por aí vai, são as especificações eletromecânicas do falante. Com eles é possível calcular o volume para cada caixa tipo de caixa possível.

Quanto aos amplificadores, eu sempre usei os Pyramid e nunca tive problema. Tenho um Signature Series 900w que usava para empurrar 4 Drivers Selenium DH200HM e dois Woofers Eros 10", e tenho um Super-pro 1000 que empurrava dois SUB's Rockford Fosgate 812 12".
Nunca tiveram queda de rendimento, ou desativaram por causa da proteção. Aliás... sinceramente, não consigo entender porque os Pyramid são discriminados por lojistas... Na minha opinião são os de melhor custoxbenefício (R$ x Potencia).

Desses que vc mostrou, parece que apenas o primeiro (America Series 1600w) possui os crossovers HPF/LPF para os dois conjuntos de canais. Sendo assim, dentre os dois, escolheria ele.

Abraço,

andretomasi
19/11/2004, 15:11
Fala Bernardo,

Também não tenho nada contra Pyramid, inclusive o MP3 player que está na viatura é deles, muito bom por sinal.

Bom, quanto aos alto-falantes, realmente os de 10" são sub-woofers.. seguem os parâmetros:

Sub-woofer SP700 10" Foxtron
Diâmetro bruto - 256mm
Diâmetro útil - 232mm
Profundidade bruta - 106mm
Profundidade útil - 96mm
Impedância - 4 ohms +- 15%
Potência PMPO - 700 watts Pico
Potência IHF - 300 watts Musical
Potência RMS - 142,8 watts Fator 4.9/PMPO
Sensibilidade/SPL - 90 db
Faixa freqûencia - 35 a 4000 Hz
Frequência de ressonância - 32 Hz +- 15%
Fator de qualidade total - 0,52 Qts
Volume de ar - 105 Vas
Deslocamento máximo - 5,5 mm
Peso bruto - 2,685 kg

[ ]´s

Pé na Lama
19/11/2004, 16:17
Fala Felipe,

3 -Os parâmetros deles estavam na primeira página do tópico.. vou repetir eles:


Atrás do banco traseiro:
- 2 woofers de 10", 150 watts rms, em 04 ohms
- 2 drivers/cornetas, 100 watts rms, em 08 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms
Na frente, embaixo do painel:
- 2 alto-falantes de 6", 70 watts rms, em 04 ohms
- 2 tweeters, 100 watts rms, em 08 ohms


Bernardo e Felipe, achei dois amplificadores no MercadoLivre que imagino que dariam certo.. o que vocês acham de um destes?

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23402769

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23201809

[ ]´s

Keko,

Os parâmetros que o Felipe se refere são os T-S (Thiele-Small) que sao, entre outros, o Xmax, Xmin, Sensibilidade, potência, impedância e por aí vai, são as especificações eletromecânicas do falante. Com eles é possível calcular o volume para cada caixa tipo de caixa possível.

Quanto aos amplificadores, eu sempre usei os Pyramid e nunca tive problema. Tenho um Signature Series 900w que usava para empurrar 4 Drivers Selenium DH200HM e dois Woofers Eros 10", e tenho um Super-pro 1000 que empurrava dois SUB's Rockford Fosgate 812 12".
Nunca tiveram queda de rendimento, ou desativaram por causa da proteção. Aliás... sinceramente, não consigo entender porque os Pyramid são discriminados por lojistas... Na minha opinião são os de melhor custoxbenefício (R$ x Potencia).

Desses que vc mostrou, parece que apenas o primeiro (America Series 1600w) possui os crossovers HPF/LPF para os dois conjuntos de canais. Sendo assim, dentre os dois, escolheria ele.

Abraço,



então é dois.... este modelo da america Series...

como falei.... eu nào curto...mas é bom sim..... das series dos piramids só curto os da gold series, que até hoje é uma das melhores series que a piramid ja fez

acho que a galera nào curti muito pelo fato dele esquentar de mais.... muito até para a classe dele, muitos falam que o piramid é um booster melhorado...isso não sei ddizer pois nunca abri um e comparei com boosters hehshs

com os parametros TS para para ver de um modo geral como que o falante vai se comportar no sistema, assim dá para projetar melhor o sistema, escolhendo se usa caixa dutada ou selada por exemplo...


keko..... 460,00 nos falantes/!?!??! tipo... em todos ou só nos subs?!?!?! se foi só nos subs afff! caro pra caramba! heheheh

o banda 4.8 não de campeonato, mas ele é um pouco mais forte.... é um modulo considerado para som para dia a dia com posibilidade de melhorar o sistema.... ele é um modulo bruto que aguenta qualquer tranco mesmo, seja solavancos, trancos, porradas, tapinhas hehehhe aguenta sim....só nào aguenta agua né :roll: nenhum aguenta mas não enquadra no seu orçamento mesmo... talvez um usuado de um cara que estevja vendendoporque esta inforcado... no caso... vai de piramid mesmo.... mas atenção redobrada nos cortes de frequencia....

e os drivers? ja escolheu?

se quiser pesquisar preços... JC4 0800-7043161 é a fabrica... la eles te indicam o reprentante mais perto de vc... e até aceitam encomendas... mas adianto.... vc ira achar os drivers da KEYBASS os mais baratos.. bom... fuja destes se vc nào quiser dor de cabeça.

andretomasi
19/11/2004, 16:25
Fala Felipe,

460 tudo, os 2 falantes de 10", dois de 6", quatro tweeters e dois drivers.

Vou negociar este amplificador então, qualquer coisa recorro a vocês de novo. Valeu!

[ ]´s

tavio_g
29/12/2005, 11:42
Pessoal agora que vi que nesse tópico apareceu uns experts em som.
Fiz uma cag#$%&*@ no som do meu jeep que vou ter que mudar tudo denovo.
O que eu poderia fazer com a segunte conf???
potencia 3 canais 95w stetsom
2 mid-bas bravox + 2tweeters
1 sub pioneer
Detalhe, tenho o banco atras do jeep.
Penso em fazer tirar os mid q estao na caixa abaixo do banco traseiro e colocar o sub lá. pergunto, abafaria o som!?
e os mid + tweeter colocaria preso no santo antonio em cima da caixa de roda.
se quiser ver o que eu fiz(com a descrição completa) eu já postei uma msg aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=487&start=100&sid=53d4d74dbc5396ca4bb7a884a51c949b

Valeu!

tavio_g
29/12/2005, 11:43
corrigindo potencia de 950W