Ver Versão Completa : Qual o consumo do sportage?
Quantos km ele faz por litro?
hal2k1,
Seja bem vindo! No meu caso, uma SPT TDI, faço aqui em BH entre nove e onze km/l com velocidade média de 40/60 km/h e na estrada faço entre treze e quatorze km/l numa velocidade média de 100 km/h.
Qual o modelo que você tem???
Qual o modelo que você tem???
Bila,
Se a pergunta for pra mim, é uma SPT 2.0, 84 cv, TDI (turbo diesel intercooler) ano 2001.
odenadai
17/07/2009, 20:45
O meu é um Sportage gasolina ano 97/98. Faz 6 a 6,5 na cidade e 7,5 na estrada. Todo mundo diz que o dele faz mais, mas é o máximo que consegui até. E o mais impressionante!! FAço rally de regularidade com ele e no rally ele faz 7,0. Quase não varia.
A minha na gasolina faz 6 na cidade e no alcool/gasolina faz 5,5.
Edmar Pereira
27/07/2009, 14:41
Ola, a minha Sportage Diesel DLX 2.2 1997 faz em média:
cidade - vel. aprox 60~70 Km --> 9,5/ 10 km/litro
estrada - vel. aprox 90~100 Km --> 11/ 12 km/litro
ja foi melhor, mas acho que preciso de uma regulagem na bomba injetora.
um abraço.
Nisito BH-MG
27/07/2009, 22:50
Ola, a minha Sportage Diesel DLX 2.2 1997 faz em média:
cidade - vel. aprox 60~70 Km --> 9,5/ 10 km/litro
estrada - vel. aprox 90~100 Km --> 11/ 12 km/litro
ja foi melhor, mas acho que preciso de uma regulagem na bomba injetora.
um abraço.
A titulo de curiosidade? Quais as medidas dos pneus?
a minha 2.2 fica entre 8,5 e 9,5 na cidade e 10,5 e 11,5 na estrada.
Isso com pneus 225/75/15.
Bom dia, hal2ki.
A minha SPT é uma TDI 2001 curta.
Estou com ela há 40 dias. No primeiro tanque, quando ainda estava com a válvula termostática trancada aberta, ou seja, trabalhando com o motor abaixo da temperatura ideal, ela fez na cidade 9 km/l.
Agora, trocada a válvula, trabalhando na temperatura ideal e só utilizando diesel de postos de BR com alto giro de combustível, na cidade, está fazendo 10,45 km/l.
Esta média já considerando os 6,5% à mais no hodômetro, pois uso pneus 235X75X15, e eles alteram o resultado dos quilômetros rodados, marcando menos do quê o verdadeiramente rodado.
Na estrada ainda não fiz média.
Considerando o preço do diesel (aqui em Floripa R$ 1,96) é um ótimo custoXbenefício.:concordo:
sergio tozzi
01/08/2009, 17:51
Olá a todos. Sou novo no forum. Tenho uma grand sportage 98/99 gasolina,que está comigo ha sete anos. é uma verdadeira raridade. Tenho feito 8,0 km/l cidade e já consegui até 11,o na estrada. Abraços
DouglasMac
01/08/2009, 18:16
Sérgio, seja muito bem vindo ao forum.
Conta aí, carro bom e robusto, né não? Seu SPT deve tá uma raridade mesmo. Parabéns pelo apego às coisas boas da vida.hehehehe!
LAMA!!
CarlinBC
01/08/2009, 18:20
Olá a todos. Sou novo no forum. Tenho uma grand sportage 98/99 gasolina,que está comigo ha sete anos. é uma verdadeira raridade. Tenho feito 8,0 km/l cidade e já consegui até 11,o na estrada. Abraços
Olá Sergio tozzi, parabéns pela declaração de satisfação.Uma raridade também. Normalmente o pessoal só entra no forum, questionando algo. Seja muito bem vindo a esta comunidade.
A minha é uma DLX 2.0 Gasolina 98/99. Faz uma média de 7 na cidade (as vezes mais, as vezes menos) e chega a uns 10 na estrada.
Tirei nova média.
Mesmo posto, mesma bomba, diesel até boca: 10,64 Km/l, na cidade.
Ô coisa boa!:palmas::palmas:
Não vendo, não empresto, não troco. Só alegria.
Já li essa mensagem em algum lugar...:mrgreen:
Tirei nova média.Mesmo posto, mesma bomba, diesel até boca:
Até na boca?????Prefiro outras bebidas...
Até na boca?????Prefiro outras bebidas...
Ué? O Júlio não tá bebendo aditivo de radiador?
Ficou até verde!:mrgreen:
Abraço.
Júlio C. A. Santos
13/08/2009, 21:40
Agora estou usando óleo soluvel no radiador, mas o cheiro não é bom... hahahaha! Não façam isso em casa, na embalagem diz que não pode ser ingerido... a menos que você volte pra casa com um chupão no pescoço e confunda o fluído com um "drink"... hahaha! Não é meu caso, mas aqui na cidade um sujeito se confundiu e bebeu água sanitária. Putz! O que estamos falando... Tópico errado...
Júlio,
Aproveita que vc já entrou no tópico errado e traduz pra nós aí este texto.
Ele é relativo a uma receita para fazer com que a spt a gasolina rode até 15 km com um litro de etanol. grato e um abraço!!!!:-D
هندوراس واستمعت الى ادانات قوية للانقلاب العسكري الذي ادى الى اقالة الرئيس مانويل سلايا. وقال رئيس الجمعية العامة ميغيل ديسكوتو(نيكاراغوا) انه بطلب من عدد من الدول الاعضاء "يلفت نظر الجمعية العامة الى هذا المس الخطير بالديموقراطية الهندوراسية كي تتبنى الوسائل الكفيلة بتأمين عودة سلمية لحكومة سلايا الشرعية".
واشار الى ان الانقلاب العسكري الذي وقع الاحد كان "الاول في المنطقة منذ انتهاء الحرب الباردة".
واضاف "مع ذلك لم تكن المحاولة الاولى. ان القوى الرجعية التي لم تعر أبدا أي اهتمام للعدد المتزايد للمحرومين، اصبحت متخوفة من الحركات القوية التي حملت الى السلطة حكومات تقدمية ردا على النتائج الكارثية لسياستهم الليبرالية الجديدة المعادية للشعب".
وادان سفير كوبا ابلاردو مورينو الانقلاب على سلايا، وقال ان "أمريكا اللاتينية حفظت دروسها وتغيرت كثيرا". واضاف ان "فترة الديكتاتوريات العسكرية والحكومات المفروضة بالقوة قد انتهت الى الابد".
ودعا جميع الدول والمنظمات الدولية والاقليمية الى "ادانة الانقلاب بدون اي لبس" والمطالبة بـ"العودة الفورية والتامة لسلايا" الى سلطاته.
الاستفتاء
وقد جاءت الاطاحة بالرئيس سلايا في خضم صراع على السلطة بعد إعلان اعتزامه ادخال تعديل دستوري.
ويقول مراسل بي بي سي في هندوراس ستيفن جيبس إن المئات من أنصار الرئيس سلايا ظلوا يوبخون آلاف الجنود الذين انتشروا حول القصر الرئاسي في العاصمة ويتهمونهم بالضلوع في "انقلاب إجرامي".
Ué? O Júlio não tá bebendo aditivo de radiador?
Ficou até verde!:mrgreen:
Abraço.
Ficou verde e o alcool contido no aditivo o afetou deixando-lhe lesado. Tá postando assunto de refrigeração no tópico de consumo.
Júlio C. A. Santos
14/08/2009, 18:35
Tradução do Jgneves
Sobre o etanol,
L'éthanol (CH3 CH2OH), aussi appelé alcool éthylique et, dans la langue populaire, simplement alcool, est une substance organique obtenue de la fermentation de sucres, de hidratação de l'éthylène ou de réduction à acétaldéhyde [1] [2], trouvé dans des boissons je mange bière, vin et eau-de-vie, ainsi que dans l'industrie de parfumerait. Au Brésil, telle substance aussi est beaucoup utilisée mange du combustible de moteurs d'explosion, en constituant ainsi un marché dans ascension pour un combustible obtenu de manière renouvelable et l'établissement d'une industrie de chimie de base, soutenue dans l'utilisation de biomasse d'origine agricole et renouvelable.
Jgneves, se tu não entendeu alguma coisa me avise, ok. :pipoca: :mrgreen:
Abraço
olavopereira
21/08/2009, 07:19
A minha é uma curta 2003 TDI e nunca fez mais que 10km/l. Acho pouco já que tive uma Frontier e ela fazia isso também mas andava muito mais e também era mais pesada
A minha é uma curta 2003 TDI e nunca fez mais que 10km/l. Acho pouco já que tive uma Frontier e ela fazia isso também mas andava muito mais e também era mais pesada
Olavo, estás abastecendo em postos de centro de cidade ou junto das rodovias, onde tem grande giro de venda e melhor qualidade?
Faz fumaça escura normalmente, ou só quando força muito giro?
Como está o filtro de ar?:shock:
Abraço.
Lucena04
11/09/2009, 19:25
ola pessoal tudo bem, estou com uma duvida quanto ao consumo da sportage.<br />
ela e um 2.0 gas ano 1999 e comprei de uma senhora e esta com 100.000 aproximadamente e nunca fez trilhas mas o consumo e em torno de 4,2 km/l cidade e uns 6,5 estrada a uma tocada de entre 100 e 110 km/h.<br />
isto ainda eu andei banguelando.<br />
bom pessoal o consumo e isto mesmo?<br />
se não for alguem teve este problema e pode me dar uma dica.<br />
atenciosamente <br />
marcelo<br />
<br />
Bem vindo, Marcelo
Dá uma olhada nos filtros de ar (principalmente) e de combustível e também dê uma revisada nos cabos e velas de ignição. Pode ser que ajude.
Todo mundo fala do sportage que bebe, ok. Mas vamos comparar com carros do mesmo porte. Qto faz o:
-vitara 2.0 16v (tracker)
-vectra 2.0 16v
-tempra 2.0 16v
-golf 2.0 16v
-s10 2.0
-ranger 2.5
?????
André Slaski
22/09/2009, 17:17
Pessoal; gostaria de compartilhar essa informação sobre o consumo da minha Sportage 2.0 97/98(alcool) com vcs, ela tem consumo de 5k/L na cidade e 6k/L na estrada. Não consigo mais que isso. Notar que os Cabos das velas são novos, MAF, Filtro de ar também. Revisei todas as mangueiras do sistema de ar x coletor pra não ter "ar falso" e não consegui ganhar 100 metros. E segundo o Dono anterior da SPTG, ele tirava o mesmo consumo com o carro original á Gasolina. Abraço.
Pessoal; gostaria de compartilhar essa informação sobre o consumo da minha Sportage 2.0 97/98(alcool) com vcs, ela tem consumo de 5k/L na cidade e 6k/L na estrada. Não consigo mais que isso. Notar que os Cabos das velas são novos, MAF, Filtro de ar também. Revisei todas as mangueiras do sistema de ar x coletor pra não ter "ar falso" e não consegui ganhar 100 metros. E segundo o Dono anterior da SPTG, ele tirava o mesmo consumo com o carro original á Gasolina. Abraço.
A media é essa mesmo Andre, aminha 50% alcool e 50% gasolina faz 6 km/l e anda bem melhor.
Voce colocou o kit flex?
[]s
(DU)
Lucena04
22/09/2009, 17:56
O consumo até que está bom, a minha noiva já teve um palio 1.0 (sem ar condicionado) que fazia por volta de 7 km/l, tb convertido para o álcool.
André Slaski
23/09/2009, 12:16
Du,
Fiz conversão direto, meu mecânico ajustou os bicos para Álcool e colocou o sistema de partida á frio... Ficou ótimo. Sei que tem Kit Flex mais o mecânico recomendou esse tipo de conversão pois a quantidade de carros com Kit Flex com problema depois de 01 ano era grande na loja dele. Ele até mostrou uns carros(Monza, Blazer e Gol 1.8) na época com um tipo de problema no modulo devido ao Kit Flex(conflito de leitura ou coisa parecida). Na Minha SPTG é 100% álcool e só uso Gasolina na partida á frio... Agora com os comentários de vcs fico mais conformado... e mais satisfeito com a minha SPTG. Abraço
Du,
Fiz conversão direto, meu mecânico ajustou os bicos para Álcool e colocou o sistema de partida á frio... Ficou ótimo. Sei que tem Kit Flex mais o mecânico recomendou esse tipo de conversão pois a quantidade de carros com Kit Flex com problema depois de 01 ano era grande na loja dele. Ele até mostrou uns carros(Monza, Blazer e Gol 1.8) na época com um tipo de problema no modulo devido ao Kit Flex(conflito de leitura ou coisa parecida). Na Minha SPTG é 100% álcool e só uso Gasolina na partida á frio... Agora com os comentários de vcs fico mais conformado... e mais satisfeito com a minha SPTG. Abraço
André, não entendi o que ele fez, pois não tem como ajustar os bicos e sim auterar o tempo de abertura que é feito atravez do modulo flex ou trocando o chip do modulo original.
Teria como vc pegar mais detales?
Estou certo que mais gente ficou interessado no assunto.
[]s
(DU)
Lucena04
23/09/2009, 16:04
André, não entendi o que ele fez, pois não tem como ajustar os bicos e sim auterar o tempo de abertura que é feito atravez do modulo flex ou trocando o chip do modulo original.
Teria como vc pegar mais detales?
Estou certo que mais gente ficou interessado no assunto.
[]s
(DU)
Já ouvi falar de um esquema de arrombar os bicos originais ou trocar pelo o do Astra flex. Esse assunto tb me interessa.
Depois de um tempo (mais ou menos 1 ano) o carro da minha noiva que foi convertido para álcool ficou com o ponteiro marcador de combustível maluco, às vezes marcava certo, às vezes marcava errado, eu acho o álcool deve ter corroído algum componente de medição. Ela tentou tirar o kit para vender o carro mas o módulo ficou maluco e não aceitava mais a gasolina "pura" (mesmo desligando o kit). A solução foi vender o carro no álcool mesmo.
Essa conversão que o André fez parece mais confiável pq não se coloca nenhuma caixinha para enganar o módulo.
André, que oficina que vc fez o serviço e quanto custou? vc trocou a bomba de combustível?
Até :concordo:
André Slaski
25/09/2009, 17:57
Pessoal; desculpe pela demora... O trabalho, sabe como é!!!
Então, fiz a consulta com o mecânico e foi feito assim..
O mecânico que talvez vcs conheçam, chamasse "João Gasparini" que é navegador do "Valter Cabral".. que até o ano passado participavam do Paulista off-road e o Brasileiro off-road se não me engano.
Então, Ele aumenta a vazão dos bicos com uma broca muito fina... fina mesmo. Portanto altera sensivelmente a vazão para alcool e ele vai aumentando o furo do bico conforme os testes que ele faz nos bicos num aparelho chamado "multijet"(só lembro desse nome). Assim com diversos testes ele ajusta até ficar com uma vazão correspondente álcool x motor.
Após isso ele adapta a partida á frio e leva o acionamento do mesmo para baixo do painel com um botão pequeno que se usa normalmente para alarme pra ficar super discreto. O valor ficou em R$ 450,00, gastou meio dia de trabalho... pois realmente ele confere se esta tudo em ordem.
Espero ter deixado um pouco mais claro como é feita a conversão ou baguncei tudo agora...rsrsrsrsrs
À oficina dele se chama Gaspar e Beto(11-5831-8793)
Abraço
André Slaski
25/09/2009, 18:07
Queria acrescentar que eu acompanhei o trabalho dele e a mão de obra é relativamente grande comparada com o que é feito para instalar o Kit flex.. ou entre outras palavras, “Sem comparação!!!” mais o resultado... é perfeito
O mecânico João H. Gasparini se dispões para tirar outras duvidas.
Abraço
Pessoal; desculpe pela demora... O trabalho, sabe como é!!!
Então, fiz a consulta com o mecânico e foi feito assim..
O mecânico que talvez vcs conheçam, chamasse "João Gasparini" que é navegador do "Valter Cabral".. que até o ano passado participavam do Paulista off-road e o Brasileiro off-road se não me engano.
Então, Ele aumenta a vazão dos bicos com uma broca muito fina... fina mesmo. Portanto altera sensivelmente a vazão para alcool e ele vai aumentando o furo do bico conforme os testes que ele faz nos bicos num aparelho chamado "multijet"(só lembro desse nome). Assim com diversos testes ele ajusta até ficar com uma vazão correspondente álcool x motor.
Após isso ele adapta a partida á frio e leva o acionamento do mesmo para baixo do painel com um botão pequeno que se usa normalmente para alarme pra ficar super discreto. O valor ficou em R$ 450,00, gastou meio dia de trabalho... pois realmente ele confere se esta tudo em ordem.
Espero ter deixado um pouco mais claro como é feita a conversão ou baguncei tudo agora...rsrsrsrsrs
À oficina dele se chama Gaspar e Beto(11-5831-8793)
Abraço
Opa, deu uma boa esclarecida sim Andre, mas me perdoe a franqueza, não sou muito fã desse tipo de auteração, se queimar um bico tem que levar pra ele fazer a auteração no novo e pra reverter tem que trocar os 4 bicos.
Mas o importante é que voce tenha ficado satisfeito e o trabalho tenha sido bem feito.
[]s
(DU)
André Slaski
28/09/2009, 10:54
Du, Na época o mecânico comentou do risco de problema no bico... mais antes de converter ele fez uma avaliação se era possivel pra não sair na escura.
E até alertou enquanto ele não concluisse a avaliação não seria possivel confirmar a possibilidade da conversão... Abraço
André Slaski
28/09/2009, 11:01
Du, seu comentário e alerta sobre a queima do bico foi muito importante caso algum colega procure esse serviço em outro local não especializado e não recomendo para não entrar numm problema. Pois eu já tinha esquecido desse importante detalhe.... Abraço
Todo mundo fala do sportage que bebe, ok. Mas vamos comparar com carros do mesmo porte. Qto faz o:
-vitara 2.0 16v (tracker)
-vectra 2.0 16v
-tempra 2.0 16v
-golf 2.0 16v
-s10 2.0
-ranger 2.5
?????
Depois de quase 4 meses de compra da SPT, peguei a rodovia.
Fui de Florianópolis a União da Vitória/PR.
Ida e volta, mais uns pouquíssimos quilômetros rodados na cidade, deram 920 Kms.
Firmei um propósito: ir em velocidade constante e baixa, para tirar uma boa média.
Andei aproxidamadamente 90% do percurso entre 80 e 90 Km/h (velocidade real, por causa da medida maior dos pneus).
Ficava sempre entre 2.250 e 2.500 RPM's.
Primeira medida: 718,87 Kms rodados > 48,46 litros (até a boca): 14,83 Kms/l. Segunda medida: 201,92 Kms rodados > 13,74 litros (até a boca): 14,69 Kms/l.
Média geral: 920 Kms > 62,2 litros: 14,79 Kms/l:concordo:
Em tese, daria para fazer a viagem com um só tanque (cabem 60 litros), mas na primeira abastecida de 48 litros ela já estava com a luz reserva acesa.
E essa danada acesa dá um nervoso na gente, de medo de falhar a injeção de combustível..:mrgreen:.
Moral da história: para um carro de uma tonelada e meia, mais o peso do dono, e mais o da consciência (sou advogado), tá bom demais!:concordo:
Pescador4x4
18/10/2009, 09:55
Glaicon,
Já tinha notado q andando a 80-90km/h o consumo ficava bem melhor, mas 14,79km/l foi excelente! Nunca consegui fazer essa medição pq quando pego a estrada o carro está sempre carregado...Abs!
Glaicon,
Já tinha notado q andando a 80-90km/h o consumo ficava bem melhor, mas 14,79km/l foi excelente! Nunca consegui fazer essa medição pq quando pego a estrada o carro está sempre carregado...Abs!
Pois é, fiquei muito feliz. Bom, tudo o que o carro precisou de manutenção preventiva foi feito, garantindo este resultado.
Nem liguei o ar condicionado, tamanha a vontade de tirar uma boa média.
Água e óleo? Baixaram nada!
Acho isto mais um ponto positivo para a Sportage.
Agora na próxima quinta-feira farei outra viagem, desta feita com a esposa, para Bento Gonçalves/RS, no Vale dos Vinhedos.
Vamos comemorar Bodas de estanho ("estanho" esse nome:mrgreen:), ou 10 anos de casados.
Como naquela região preponderam as subidas e descidas de serra, mais as paradas intermináveis nas lojinhas, sei que a média será pior!:concordo:
André Slaski
19/10/2009, 11:08
Olá Glaicon;
Como estaria feliz se a minha SPTG 2.0(Alcool) chegasse aos 10km/L...
Hoje ando nos 80 - 90 km/H e não consigo chegar aos 6 KM/L. No entanto falta fazer um manutenção na Junta do escape que tá deixando o modulo louco e a aceleração tá mais doida ainda... media de 1.100rpm..
Abraço
André Slaski
Marcus Pereira
19/10/2009, 14:11
Olá André.
Parabenizo :concordo: o Glaicon pelo resultado de consumo mas não me surpreendo, minha viatura TDI curta também é super-econômica: cidade= 12,5 km/l, estrada= 14,5 Km/l. Em 2008 fiz uma viagem Rio-Joinville-Rio e obtive uma média global de 15,2 k/l. c/ ar ligado quase todo o tempo. Fiquei super feliz.:D
Tenho que relatar também que tenho um pé muito leve,:pipoca: minha velocidade de cruzeiro fica entre 90 e 110 Km/h, no máximo 120 para uma ultrapassagem.
Até agora só alegria,:dance: tirando um pequeno susto na semana passada :shock:relacionada a ventoinha, mas isso é assunto para o tópico "Sportage fervendo", onde em breve estarei fazendo um relato desse fato.
Abraços,
Marcus.
André Slaski
19/10/2009, 18:36
Marcus e Glaicon,
Eu que os parabenizo... pois esse consumo de vcs é um sonho na minha atual realidade(4.98 á 5.5km/L).
Como tenho que fazer alguns ajustes e reparos na minha SPTG para iniciar uma nova analise de consumo.. Então em breve posto novos resultados.. Espero que sejam satisfatorios!!!!
Grato pela informação...
Abraço
André Slaski
Olá André.
Parabenizo :concordo: o Glaicon pelo resultado de consumo mas não me surpreendo, minha viatura TDI curta também é super-econômica: cidade= 12,5 km/l, estrada= 14,5 Km/l. Em 2008 fiz uma viagem Rio-Joinville-Rio e obtive uma média global de 15,2 k/l. c/ ar ligado quase todo o tempo. Fiquei super feliz.:D
Tenho que relatar também que tenho um pé muito leve,:pipoca: minha velocidade de cruzeiro fica entre 90 e 110 Km/h, no máximo 120 para uma ultrapassagem.
Até agora só alegria,:dance: tirando um pequeno susto na semana passada :shock:relacionada a ventoinha, mas isso é assunto para o tópico "Sportage fervendo", onde em breve estarei fazendo um relato desse fato.
Abraços,
Marcus.
Obrigado, Marcus.
A boa manutenção é fundamental.
Será que existe outra marca de SUV à diesel que atinja essas medidas?:pipoca:
Um abraço.
wellfast
22/10/2009, 19:48
:lol::lol::lol:
Tenho uma SPTG 99/99 Automática 2.0 16V, aqui em Palmas, com nosso calor, numa cidade onde tem um balão a cada 700m (acelera e reduz o tempo todo), consigo o consumo médio de 6,5km/l, na estrada consigo 9,5km/l.
Resolvi o seguinte, troquei bomba de combustivel para kit 308 da Borsch (Flexfuel), fiz um remapeamento de injeção, e agora tenho o mesmo consumo, mas com a seguinte mistura.
1 litro de gasolina p/ 1 litro de alcool.
Cai meu consumo um pouco quando é só alcool, fica 5,00km/l e algo proximo de 8,00 km/l na estrada, o que compensa na estrada é a agilidade nas ultrapassagens. Média velocidade na estrada 120-130 km/h.
André Slaski
22/10/2009, 20:58
Pessoal,
Como tinha comentado anteriormente.. tava com problemas na regulagem do meu carro... e minha SPTG tava com um consumo violento... bom hoje pela manhã meu carro tava com uma aceleração doida... ia pra 3.000rpm e caia de uma vez para 650rpm.. fora o barrulho grande do escapamento...
Bom, a junta do escapamento antes da Sonda Lambda.. estragou e fui fazer a troca da mesma e descobri que o escapamento tava quebrado exatamente na mesa(onde fica a junta/onde parafusamos) quebrou a solda. E isso já tava há tempos, pois tava até enferrujado na trinca e perdia pressão do carro e eu tinha que acelerar mais pra buscar a velocidade desejada... portanto... um consumo maior..
Agora tudo reparado... vou voltar para analise do consumo e volto com vcs.
Abraço
André Slaski
alejotaefe
24/10/2009, 12:12
[QUOTE=Glaicon;942317]Bom dia, hal2ki.
Esta média já considerando os 6,5% à mais no hodômetro, pois uso pneus 235X75X15, e eles alteram o resultado dos quilômetros rodados, marcando menos do quê o verdadeiramente rodado.
Glaicon, pode nos explicar esse lance dos pneus? :-?De marcar 6,5% a mais ?
Que eu saiba quanto mais largo o pneu, mais aumenta o consumo, ou se preferir, abaixa a média, pois exige maior esforço para o deslocamento do veículo devido ao maior atrito com o chão. Fora isso...:parede:
Obg.
[QUOTE=Glaicon;942317]Bom dia, hal2ki.
Glaicon, pode nos explicar esse lance dos pneus? :-?De marcar 6,5% a mais ?
Que eu saiba quanto mais largo o pneu, mais aumenta o consumo, ou se preferir, abaixa a média, pois exige maior esforço para o deslocamento do veículo devido ao maior atrito com o chão. Fora isso...:parede:
Obg.
Alejotaefe, realmente, pneu maior que o original gasta mais e deixa o carro mais lento.
Eu sempre faço esse destaque nas mensagens apenas por causa da alteração de medidas.
Para explicar esses 6,5% à mais nos cálculos, segue uma mensagem sobre o assunto, onde trocou-se o pneu original (205/75/15) pelos atuais que uso (235/75/15):
"A diferença correta é de 6,5%:
(largura X altura (%) X 2) + (diâmetro da roda (polegadas) x 25,4)
(235x0,75x2)+(15x25,4)= 733,5 mm
(205x0,75x2)+(15x25,4)= 688,5 mm
733,5/688,5 = 1,0654 = 6,5%
Citação:
Postado originalmente por Trojão http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=934939#post934939)
Oi Glaicon,
se aplica sim, como o pneu é maior, acaba que o hod6ometro fará menas voltas para percorrer o mesmo percurso, isso vale inclusive para radares de velocidade, fique esperto pois quando vc estiver a 60km/h no velocímetro, na realidade estará a quase 66km/h, então vc acaba perdendo a margem dos 10% que os radares possuem.
pro cálculo do consumo é só aumentar os 9,75% na quilometragem e dividir pela quantidade de combustível, terá a realidade da média consumo/litro percorrido.
Aumenta o consumo pois a relação final alonga, além do peso maior dos pneus que faz uma diferença e tanto.
Boa lama!
Robinho
Agora na próxima quinta-feira farei outra viagem, desta feita com a esposa, para Bento Gonçalves/RS, no Vale dos Vinhedos.
Vamos comemorar Bodas de estanho ("estanho" esse nome:mrgreen:), ou 10 anos de casados.
Como naquela região preponderam as subidas e descidas de serra, mais as paradas intermináveis nas lojinhas, sei que a média será pior!:concordo:
Eu não falei??:mrgreen:
Pegamos a estrada na quinta-feira em direção ao sul. Passando a fronteira com o RGS, logo depois de Torres, virei à direita e peguei a "Estrada Rota do Sol."
Dali até Caxias do Sul e, logo depois, Bento Gonçalves.
Bom, foram uns 530 Kms de BR mais 124 Kms de cidade, estes no anda-pára-anda-pára.
Na parte da BR pisei muito. Também, pela foto abaixo, me digam quem andaria à 80 km/h??:shock:
Moral da história: para trafegar os 654 Kms gastei 51,74 litros de diesel e..1,5 litro de água do radiador!!:parede:
Este último fato sofrendo auditorias interna e independente, sob rigorosa fiscalização do Júlio, e ainda mediante consultas ao MAAT.
Postarei detalhes no Sportage Fervendo, se descobrir o problema..
A volta, como disse o Marcus, com o terceiro olho beeemm apertado, vim na média de 90/95 Kms/h.
Estranhamente piorou a média. Foram 647 Kms e 53 litros, fazendo, na ida, 12,63 Km/l e, na volta, 12,20 Km/l. Juro, não entendi.
Vamos em frente.:concordo:
alejotaefe
29/10/2009, 09:42
[QUOTE=alejotaefe;1014118]
Alejotaefe, realmente, pneu maior que o original gasta mais e deixa o carro mais lento.
Eu sempre faço esse destaque nas mensagens apenas por causa da alteração de medidas.
Para explicar esses 6,5% à mais nos cálculos, segue uma mensagem sobre o assunto, onde trocou-se o pneu original (205/75/15) pelos atuais que uso (235/75/15):
"A diferença correta é de 6,5%:
(largura X altura (%) X 2) + (diâmetro da roda (polegadas) x 25,4)
(235x0,75x2)+(15x25,4)= 733,5 mm
(205x0,75x2)+(15x25,4)= 688,5 mm
733,5/688,5 = 1,0654 = 6,5%
Citação:
Postado originalmente por Trojão http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=934939#post934939)
Oi Glaicon,
se aplica sim, como o pneu é maior, acaba que o hod6ometro fará menas voltas para percorrer o mesmo percurso, isso vale inclusive para radares de velocidade, fique esperto pois quando vc estiver a 60km/h no velocímetro, na realidade estará a quase 66km/h, então vc acaba perdendo a margem dos 10% que os radares possuem.
pro cálculo do consumo é só aumentar os 9,75% na quilometragem e dividir pela quantidade de combustível, terá a realidade da média consumo/litro percorrido.
Aumenta o consumo pois a relação final alonga, além do peso maior dos pneus que faz uma diferença e tanto.
Boa lama!
Robinho
Bom, aumenta o consumo:parede: mas tb aumenta a Km rodada ... :pipoca:
Sendo q o consumo já está computado, falta aidcionar esse % da km.
Então se estamos c uma média boa, c esses 6,5% fica ótima !!! :dance:
[QUOTE=Glaicon;1014382]
Bom, aumenta o consumo:parede: mas tb aumenta a Km rodada ... :pipoca:
Sendo q o consumo já está computado, falta aidcionar esse % da km.
Então se estamos c uma média boa, c esses 6,5% fica ótima !!! :dance:
Sim, quando falava nos 6,5% à mais, estava me referindo apenas ao hodômetro.:concordo:
Andressa
29/10/2009, 14:27
Não sei se a minha esta com problemas, ja que só faz 5,8km/l.
É uma grand 2001, gasolina, 2.0
Olá Andressa, seja bem vinda.
Até que não esta muuuito fora tendo em vista que a media é entre 6 e 7 Km/l, ha quem consiga fazer 8 Km/l mas é muito raro, a minha mesmo quando comprei fazia 8 Km/l (tava com motor novo) agora...
Faça uma revisão nas velas, cabos de velas, filtros de ar e gasolina, e a propria gasolina se não for boa contribui pro consumo alto.
[]s
(DU)
ALEXANDRE MIETTI
29/10/2009, 18:13
Andressa, a minha faz em torno de 8, andando de boa, se pisar, já era.
Não sei que carro vc tinha antes, mas eu tinha um pálio 1.0, então quando peguei a Sportage a diferença foi muito grande, o primeiro tanque fez a média de 5Km/litro, depois fui pegando o jeito.
Até.
alejotaefe
29/10/2009, 19:24
Olá Andressa, para gasolina vc pode notar q pessoal faz de 6 a 6,5:discordo:.
Vc já fez uma revisão geral nela ? Olha o tópico Sportage fervendo.
Assim vc pode melhorar a performance dela bem como evitar q ela tenha sérios problemas de motor :parede:...rs. N sei se vc já sabe desse detalhe....:mrgreen:
Andressa
31/10/2009, 14:17
Mt obrigado pelas dicas pessoal. Antes de comprar eu dei uma pesquisada e a maioria dizia 8 8,5. Mas vejo que estes eram beeem otimistas.
alejotaefe
01/11/2009, 11:46
Mt obrigado pelas dicas pessoal. Antes de comprar eu dei uma pesquisada e a maioria dizia 8 8,5. Mas vejo que estes eram beeem otimistas.
Putz... 8 a 8,5 deve ser no diesel qdo está mal regulado :twisted:... Soltando labaredas pretas... O carro q está atrás nem enxerga o dá frente:parede:...rs
Veja só, a maioria das 4x4 a gasolina faz perto de 6km/l: a sptg, tracker, vitara, tucson, etc. Elas adoram beber gasolina... :roll:
É de se esperar. Agora se for V6 pode até fazer menos q isso.
Abraço.
Putz... 8 a 8,5 deve ser no diesel qdo está mal regulado :twisted:... Soltando labaredas pretas... O carro q está atrás nem enxerga o dá frente:parede:...rs
Veja só, a maioria das 4x4 a gasolina faz perto de 6km/l: a sptg, tracker, vitara, tucson, etc. Elas adoram beber gasolina... :roll:
Abraço.
Depende do pé amigo...o vitara e o tracker fazem 8/8,5 na cidade...mas o consumo da sportage a gasolina é isso mesmo 6/6,5 na cidade...e com o pé leve...a tdi faz 8,5/9...quem tiver uma sportage a gasolina fazendo 9/10 na cidade guarde ela com carinho pq vai ser difícil achar outra assim...
valeu
Abraço.
A SPT dela é à gasolina. Pelas marcas dos outros veículos está dentro da média.
ALEXANDRE MIETTI
02/11/2009, 21:51
Só pra completar, viajei neste fds, fiz trilha leve no sábado e no domingo, 215 Km / 30 litros.
Até mais.
André Slaski
03/11/2009, 07:34
Só pra completar, viajei neste fds, fiz trilha leve no sábado e no domingo, 215 Km / 30 litros.
Até mais.
É no meu caso, na trilha consegui a marca de 4,8km/L... 2x:parede::parede: os dono do posto de Gas lá de Peruibe deve ter adorado...
Mais não vou desistir até conseguir uma marca satisfatoria de consumo...
Antes de algum dos participantes da trilha aqui em SP do final de semana passado comentem:stop::stop:, eu confesso que pisei um pouco:dance:... e por isso o consumo aumentou :oops: .
Abraço
André Slaski
Eu mantive a media de 5,5 km/l com alcoolina, mas acredito que foi pq andei boa parte do percurso em reduzida, ficava com o giro sempre baixo.
E o melhor de tudo, temperatura normal, sempre entre 85º e 93º.
[]s
(DU)
robertoamv
03/11/2009, 14:12
Abraço.
Opa ! A minha Tracker gasolina faz 10 na cidade e 12 - 12,5 na estrada, sem a/c. Mas eu ando igual a vovô...
Geisler®
16/11/2009, 00:42
Olá, esse é meu primeiro post aqui, possuo uma Sportage TDI 2001, que adquiri em março 2009, e ela ta fazendo 9,5 a 10,5 Km/l de diesel na cidade andando até 60 Km/h e 12,5Km/l de diesel na estrada, andando na faixa de 110Km/h.
To usando Pneus Scorpion S/T 225/
Abasteço sempre no mesmo posto, a R$1,86 o litro, o posto fica as margens da BR 101 em uma das saidas aqui da cidade.
Abraço!:concordo:
valderifarias
20/02/2012, 21:46
Olá Pessoal, Gostaria que alguém pudesse me ajudar, tenho uma sportage Mrdohc ano 98 motor a gasolina, de uns tempos pra cá, depois que ela aquece a lenta dela começa a oscilar, não fica firme lenta, esses dias fui andar em uma velocidade acima dos 2000 Rpms e ela começou a dar uns corte no motor como se tivesse um corte na gasolina não conseguia passar dos 2000 Rpms e a velocidade somente até 60 Km. Fiz um revisão e depois de muito olhar o motor vi que atrás do motor tem uma entrada de ar como se ali tivesse uma mangueira, gostaria que alguém me ajudasse e se realmente ali atrás tem mesmo esta entrada de ar ou se desprendeu alguma mangueira. foto da entrada de ar.
valderi url (http://valderiurl.blogspot.com/2012/02/blog-post.html)
Olá Pessoal, Gostaria que alguém pudesse me ajudar, tenho uma sportage Mrdohc ano 98 motor a gasolina, de uns tempos pra cá, depois que ela aquece a lenta dela começa a oscilar, não fica firme lenta, esses dias fui andar em uma velocidade acima dos 2000 Rpms e ela começou a dar uns corte no motor como se tivesse um corte na gasolina não conseguia passar dos 2000 Rpms e a velocidade somente até 60 Km. Fiz um revisão e depois de muito olhar o motor vi que atrás do motor tem uma entrada de ar como se ali tivesse uma mangueira, gostaria que alguém me ajudasse e se realmente ali atrás tem mesmo esta entrada de ar ou se desprendeu alguma mangueira. foto da entrada de ar.
A unica entrada de ar que tem atras do motor é na tampa do cabeçote.
É essa que vc se refere?
[]s
(DU)
Bom dia a todos,
Douglas..., não me aguentei e fui comprar um jogo de velas para a Kabrita...
Iridiun não achei ( mas me informaram que é cara pra caramba!)
Comprei uma da honda que é ~"verde", o eletrodo tem um corte em V...
Quando fui trocar as velas, para minha surpresa o conector da bobina estava com mal contato, tirei e soldei o bixim....
antes fazia no máximo 6.3 por litro ....
Agora o Resultado: andei 105km e já fez 7.41km /L :cool::cool::cool::cool:
já estou contente:euforico::euforico:
Vou resetar o módulo para ver se a reprogramação vai ajudar ainda mais...
Continuo no aguardo da referencia da iridium...:pipoca:
Abs.
Lama
valderifarias
21/02/2012, 13:58
Olá pessoal do 4x4, gostaria da opiniões de vocês, tenho uma Sportage curta ano 98 a gasolina e estou a fim de trocar por outra camionete mas com o porta malas maior, más estou em duvidas entre as Sportage a diesel 2001 e 2003, S10 a gasolina ou diesel e Pajero sport Gasolina ou diesel. Qual dessas que citei e melhor, tanto em uma manutenção mais barata e forte, como no consumo e durabilidade. Abraços,:semideia
L.Andrade
21/02/2012, 16:00
Opa grande a minha estava assim e descobri problema no atuador de marcha lenta quando estava acima de 80kms ela dava uns cortes como a sua e dependendo da situaçao o atuador tambem faz barulho de saida de ar esperimente desligar o plug e ver se melhora pois a minha esta desligado so fica ruim na primeira partida ate aquecer um pouco o motor depois e so alegria e o consumo nao altera em nada pois viajei ate o DF assim e voltei!!! Lama
valderifarias
21/02/2012, 20:18
Opa grande a minha estava assim e descobri problema no atuador de marcha lenta quando estava acima de 80kms ela dava uns cortes como a sua e dependendo da situaçao o atuador tambem faz barulho de saida de ar esperimente desligar o plug e ver se melhora pois a minha esta desligado so fica ruim na primeira partida ate aquecer um pouco o motor depois e so alegria e o consumo nao altera em nada pois viajei ate o DF assim e voltei!!! Lama
Desculpa, más a onde fica esse atuador e plug para desligar?... desde já fico agradecido.
valderifarias
21/02/2012, 20:31
A unica entrada de ar que tem atras do motor é na tampa do cabeçote.
É essa que vc se refere?
[]s
(DU) EDuarte, eu não sei se esta entrada de ar é assim mesmo ou tinha alguma mangueira ali e desprendeu, mais não achei nada solto. Eu notei essa entrada de ar só depois que a camionete começo a dar problemas, para tu ter uma ideia, tapei essa entrada de ar e a lenta da camionete melhorou só que depois que aquece ela oscila a lenta e também se acelerar ele acima dos 2000 rpms ela da uns corte parece corte de gasolina.
EDuarte, eu não sei se esta entrada de ar é assim mesmo ou tinha alguma mangueira ali e desprendeu, mais não achei nada solto. Eu notei essa entrada de ar só depois que a camionete começo a dar problemas, para tu ter uma ideia, tapei essa entrada de ar e a lenta da camionete melhorou só que depois que aquece ela oscila a lenta e também se acelerar ele acima dos 2000 rpms ela da uns corte parece corte de gasolina.
Seria possivel vc tirar uma foto pra facilitar? Pode ser de celular mesmo.
[]s
(DU)
L.Andrade
21/02/2012, 22:17
[QUOTE=valderifarias;1633569]Desculpa, más a onde fica esse atuador e plug para desligar?... desde já fico agradecido.[/
Voce abrindo o capo fica bem na frente na parte de cima com duas mangueiras olha esse link que tem uma identica ai fica mais facil
Atuador De Marcha Lenta Kombi Omega Vectra Tempra Novo - R$ 119,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217963945-atuador-de-marcha-lenta-kombi-omega-vectra-tempra-novo-_JM)
boa sorte
valderifarias
21/02/2012, 23:27
Seria possivel vc tirar uma foto pra facilitar? Pode ser de celular mesmo.
[]s
(DU) Ok. EDuarte ai estão as fotos da Entrada de ar que fica atrás do motor perto da bateria.
http://1.bp.blogspot.com/-2raIi-XdCw0/T0LWt73BUPI/AAAAAAAACBM/c2rtYrihhso/s640/P22001461.JPG
Abaixo mais fotos:
http://4.bp.blogspot.com/--_jd6YekPa8/T0LXDRbGNsI/AAAAAAAACBk/wR55_7Rq47Y/s640/P2200148.JPG
http://1.bp.blogspot.com/-PIEJWQLHpvI/T0LW8Mpc-bI/AAAAAAAACBU/RdXiN1VElk4/s640/P2200147.JPG
http://1.bp.blogspot.com/-85wmkevedWU/T0LW_084XVI/AAAAAAAACBc/t6yaR6TEQzI/s640/P22001471.JPG
http://4.bp.blogspot.com/--_jd6YekPa8/T0LXDRbGNsI/AAAAAAAACBk/wR55_7Rq47Y/s640/P2200148.JPG
http://4.bp.blogspot.com/-ZAub84c5nNk/T0LYSbtzpuI/AAAAAAAACCE/sIwQwmKggN0/s640/P2200150.JPG
Ok. EDuarte ai estão as fotos da Entrada de ar que fica atrás do motor perto da bateria.
Se eu vi direito é essa que indiquei com a seta...
É uma conexão de vacuo do coletor de admissão, pela foto sua viatura é anterior a 99, nesse ponto vai uma mangueira até um solenoide/diafragima de recirculação de gases que esta na frente deste mesmo coletor.
O ruim dessa mangueira é que ela é conectada embaixo do coletor, vc não vai ter acesso a ela sem tirar o coletor, ou se der sorte ela esta pendurada por ali mesmo.
Isso influencia muito na lenta e no consumo, pois aberta vira uma entrada de ar falsa, se não conseguir achar a mangueira ou não puder tirar o coletor, deixe tampado.
[]s
(DU)
cegandrade
22/02/2012, 11:52
Ok. EDuarte ai estão as fotos da Entrada de ar que fica atrás do motor perto da bateria.
http://1.bp.blogspot.com/-2raIi-XdCw0/T0LWt73BUPI/AAAAAAAACBM/c2rtYrihhso/s640/P22001461.JPG
Abaixo mais fotos:
http://1.bp.blogspot.com/-PIEJWQLHpvI/T0LW8Mpc-bI/AAAAAAAACBU/RdXiN1VElk4/s640/P2200147.JPG
http://1.bp.blogspot.com/-85wmkevedWU/T0LW_084XVI/AAAAAAAACBc/t6yaR6TEQzI/s640/P22001471.JPG
http://4.bp.blogspot.com/-ZAub84c5nNk/T0LYSbtzpuI/AAAAAAAACCE/sIwQwmKggN0/s640/P2200150.JPG
Essa é a saida de vacuo que vai para o sistema das rodas livres a vacuo. Na lataria aí perto tem um tubo de ferro que leva o vacuo ate o sistema de controle das rodas livres do lado direito. No caso da minha esta isolado.
Essa é a saida de vacuo que vai para o sistema das rodas livres a vacuo. Na lataria aí perto tem um tubo de ferro que leva o vacuo ate o sistema de controle das rodas livres do lado direito. No caso da minha esta isolado.
Esse ano não usa rl a vacuo, é automatica mecanica.
[]s
(DU)
valderifarias
22/02/2012, 12:32
[QUOTE=EDuarte;1633788]Se eu vi direito é essa que indiquei com a seta...
É uma conexão de vacuo do coletor de admissão, pela foto sua viatura é anterior a 99, nesse ponto vai uma mangueira até um solenoide/diafragima de recirculação de gases que esta na frente deste mesmo coletor.
O ruim dessa mangueira é que ela é conectada embaixo do coletor, vc não vai ter acesso a ela sem tirar o coletor, ou se der sorte ela esta pendurada por ali mesmo.
Isso influencia muito na lenta e no consumo, pois aberta vira uma entrada de ar falsa, se não conseguir achar a mangueira ou não puder tirar o coletor, deixe tampado.
Olá EDuarte: Já tampei ele e andei acontece que quando a aceleração passa dos 2000 rpms a camionete da uma falha (travadas) como se estivesse faltando gasolina e se eu deixar aberto a lenta dela fica louca oscila bastante. Vou tentar achar esta mangueira se não vou levar ela em um mecânico. valeu abraços. sportage 97/98 gasolina 4x4.
valderifarias
22/02/2012, 15:53
[QUOTE=EDuarte;1633788]Se eu vi direito é essa que indiquei com a seta...
Olá EDuarte: Já tampei ele e andei acontece que quando a aceleração passa dos 2000 rpms a camionete da uma falha (travadas) como se estivesse faltando gasolina e se eu deixar aberto a lenta dela fica louca oscila bastante. Vou tentar achar esta mangueira se não vou levar ela em um mecânico. valeu abraços. sportage 97/98 gasolina 4x4.
EDuarte, Achei uma entrada ou saída de mangueira será que é esta??? ela é presa no atuador da lenta. conforme a foto com circulo vermelho.
[QUOTE=valderifarias;1633895]
EDuarte, Achei uma entrada ou saída de mangueira será que é esta??? ela é presa no atuador da lenta. conforme a foto com circulo vermelho.
Isso mesmo, é a propria.
O dificil vai ser vc conectar sem tirar o coletor.
[]s
(DU)
valderifarias
23/02/2012, 00:49
[QUOTE=valderifarias;1634007]
Isso mesmo, é a propria.
O dificil vai ser vc conectar sem tirar o coletor.
[]
(DU)
Eduarte Coloquei a mangueira e a lenta da sportage melhorou bastante, más o problema como tinha falado antes: se andar com ela ou ficar acelerando acima dos 2.000 rpms ela fica dando umas travadas parece que falta gasolina. o que será?... Vou tentar fazer um vídeo para você ver. Abraços.
[QUOTE=EDuarte;1634185]
Eduarte Coloquei a mangueira e a lenta da sportage melhorou bastante, más o problema como tinha falado antes: se andar com ela ou ficar acelerando acima dos 2.000 rpms ela fica dando umas travadas parece que falta gasolina. o que será?... Vou tentar fazer um vídeo para você ver. Abraços.
Coloque essas duvidas no topico apropriado, esse topico é sobre consumo...
[]s
(DU)
fredboell
02/03/2012, 16:00
eu tinha uma 2003 curta tdi. fazia 9 km/l na cidade e 11 na estrada.
agora tenho uma 2000 grand tdi tambem, esta na casa dos 8 na cidade e 10 na estrada.
esta com pneus 235/70 se nao me engano, e motor novo, com 4000km mais ou menos.
Richard Maia
15/03/2012, 19:52
Amigos, estou me sentindo um et. Minha grand sportage é uma Turbo Diesel Interculada 02/03. A média que eu já consegui foi a seguinte: Velocidade dentro dos 80 a 100 Km/h chegou a 15 km/l na estrada e 13 km/l na cidade. Detalhe: O motor é novo. Fiz inteiro a menos de 6 meses.
Richard Maia
17/03/2012, 08:53
Muito boa. Tenho uma grand Spt 2003 Diesel. Ela faz algo parecido. chega a fazer 850 Km com um tanque.
Jeepeiro doidao
16/04/2012, 16:29
Olá pessoal...
Bom, gostaria de saber a media q a grand sportage faz... pois tenho uma a ano 2001 TDI, la fez 9,5 na estrada com ar ligado! star certo?
Abraços...
tpidealli
17/04/2012, 00:10
Faço 6km por litro na gasolina, estou com pneus vj900 praticamente medida de um 31´
Olá pessoal...
Bom, gostaria de saber a media q a grand sportage faz... pois tenho uma a ano 2001 TDI, la fez 9,5 na estrada com ar ligado! star certo?
Abraços...
Edmiltonde Souaz
05/04/2013, 13:07
Estou interessado em comprar uma Sportage e estou vendo uma 2001 a diesel, gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio, ou me metendo em uma fria. Tenho um prisma joy 2009 e estaria dando como parte do pagamento. Posso continuar a negociação?
Marcus Pereira
05/04/2013, 19:04
Edmiltonde, a resposta que vc pede dependerá do estado real da viatura, não estou falando de aparência, mas principalmente do motor, cx. de cambio, suspensão, etc... Sugiro que antes de concluir o negócio procure a orientação de um bom mecânico de sua confiança que tenha experiência com diesel. Importante também fazer uma boa leitura do forum pra conhecer os pontos críticos da viatura. Boa sorte!!!
Estou interessado em comprar uma Sportage e estou vendo uma 2001 a diesel, gostaria de saber se estarei fazendo um bom negócio, ou me metendo em uma fria. Tenho um prisma joy 2009 e estaria dando como parte do pagamento. Posso continuar a negociação?
Edmilton, para uma negociação justa, acho que teria que ser chave X chave, e não "parte de pagamento".
O preço médio de uma TDi 2001 é de uns 22 a 25 mil reais.
Se vais comprar, tens que entender bem de carro à diesel para fazer alguns testes indispensáveis.
Ou levar à um mecânico competente.:concordo:
a1000ton
16/07/2013, 00:52
Amigos qual a media de uma sportage ano 2000 a diesel com intercooler ,na cidade e na estrada com o ar sempre ligado
ViniFreitas
16/07/2013, 14:37
Amigos qual a media de uma sportage ano 2000 a diesel com intercooler ,na cidade e na estrada com o ar sempre ligado
Varia bastante do ânimo do motorista, dos pneus e do trajeto, eu ja cheguei a fazer 14/km com litro na estrada, andando a 80km/h. Em contra partida não é sempre que consigo essa marca, minha média varia de 9km/L a 12km/L em uso misto porque eu não tenho tempo de ficar dirigindo que nem velho (sem judiar do carro é claro). Essa semana troquei meus pneus Hankook 205/75/15 (os originais faixa branca que vem com ela) por uns remolds 205/70/15 com desenho do Scorpion ATR muito bons pelo preço (R$160,00 cada) e o consumo melhorou um pouco também.
Ah e o ar condicionado no meu caso não altera muito o consumo, agora no inverno estou abastecendo os mesmos R$100,00 semanais que no verão.
nesse final de semana como estou com o balanceamento tudo errado, e também estava sem pressa minha média de velocidade foi entre 80 a 100
com diesel comum (não s10 nem s50, pois gasta mais) ela chega a fazer 17km/l se for só estrada
no total consumi 90 litros, andei 1400 km, em trechos de areia, BR, e também usando 4x4, se fosse só br eu conseguia uns 1500 km concerteza
a minha é 2000/2001, pneus 235/75R15
a1000ton
29/07/2013, 20:38
Boa noite amigos,hoje fiz a media da minha grand sportage a diesel na cidade,rodei 472 km,gastei 43l,isso da 10.9767441860465;estou considerando 11km/l
Leandro-MacaúbaPaisagismo
30/07/2013, 16:59
Quando tinha o motor original TDI a minha SPTG 2001 fazia na estrada com ar ligado 12,5km/L andando numa velocidade media de 100km. Na cidade a media com ar ligado era de 10km/L. Sem ar ligado, fazia na estrada uns 15km/L e na cidade uns 13km/L.
filipezanrosso
30/07/2013, 17:28
Média da minha:
TDI curta 2001, 2100Km rodados esse mês com 136 lts de diesel comum, dando média de 15,4km/l, sem ar ligado pq aqui no sul o inverno foi de congelar!!
ph.rigon
09/10/2013, 16:34
possuo uma Grand na configuração mais beberrona, 2.0 16v. gas. aut.
na cidade com muito custo ela faz 5,5km/l na estrada dificilmente faz mais que 7km/l.
Esta semana ela esta no mecânico fazendo alguns ajustes na injeção, testarei neste final de semana, mas não tenho grande esperança de conseguir muito mais do que ela já faz.. esse motor em especial, é bastante bebedor. :cry:
mflaviorodrigues
22/11/2013, 18:34
Pessoal uma duvida minha SPT veio com kit de gaz de 15MT eu enchi o cilindro e consegui andar apenas 105 KM e isso mesmo? eu achei tão pouco, seria essa media mesmo?
Pessoal uma duvida minha SPT veio com kit de gaz de 15MT eu enchi o cilindro e consegui andar apenas 105 KM e isso mesmo? eu achei tão pouco, seria essa media mesmo?
Qto ta fazendo na gasolina?
[]s
(DU)
ph.rigon
03/12/2013, 15:58
Pessoal, fucei... fucei... fucei... e encontrei um site onde TODAS as versões da Sportage estão esmiuçadas (de diversos outros carros também), encontrei até a média (segundo o fabricante) da minha Sportage... fiquei entusiasmado com o otimismo dos Coreanos, pois.. nunca, consegui chegar nem perto do que eles dizem ser o consumo médio do meu modelo de Sptg.. de qualquer forma, vale a pena dar uma olhada no site, há muita informação útil ali.
Obs: Site em Inglês, porém o tradutor do Google da conta de resolver qualquer dúvida.
Kia Sportage 1gen data index (http://www.automobile-catalog.com/model/kia/sportage_1gen.html)
ph.rigon
19/12/2013, 23:41
Galera, fiz uma viagem "teste"de 200km com a minha Grand a gasolina, fiquei surpreso com o consumo. Na cidade, nunca consegui mais que 5,5km/l porém na estrada ela me impressionou com um consumo de 10 km/l. :cool:
Sábado to rumando pra SC, vou meter quase 1000km nela, vamos ver como vai ser, espero que não de nenhuma treta. :boxing:
Joel Sportage
05/07/2014, 22:39
Boa noite ! Tenho uma sportage ano 95 2.2 aspirada pneus 225/75/15 o consumo na estrada e de 9,5 a 9,7 km/l este consumo esta normal ou pode melhorar ?
ANDREWKDT
07/07/2014, 07:12
A minha gran tdi 2000 em uso misto esta fazendo 11km por litro, só na faixa não cheguei a viajar com ela pra aferir, mas acredito que fique em 14-15 km por litro.. Não dou muito pau nela, normalmente troco de marcha em 2500 rpm, na faixa ando de 80 a 100 km/h..
Tem um cliente do meu mecanico que tem uma gram tdi, viaja direto pro paraguai buscar produtos para revender garantiu que ja fez 18 km/l...
ANDREWKDT
09/07/2014, 11:08
Estou pra trocar os pneus da viatura e queria por uns 225/75 no lugar dos originais, será que caberiam sem problemas?? afetaria muito o consumo?? alguem sabe me dizer qual a variação que daria no velocimetro para min poder me basear??
João Cristiano Rodrigues
09/07/2014, 12:43
A minha Sportage 95 Diesel Aspirada faz 8,7 na cidade e 9,7 Km/L na estrada será que é por ai?
João Cristiano Rodrigues
09/07/2014, 12:43
Estou pra trocar os pneus da viatura e queria por uns 225/75 no lugar dos originais, será que caberiam sem problemas?? afetaria muito o consumo?? alguem sabe me dizer qual a variação que daria no velocimetro para min poder me basear??
Eu uso 225/70 r15. Será que isso afeta o consumo?
Djalma colombo
09/07/2014, 15:25
Eu usava 225 x 75, não da nem pra perceber a diferença no consumo e cabem sem problemas!
João Cristiano Rodrigues
09/07/2014, 15:51
Eu usava 225 x 75, não da nem pra perceber a diferença no consumo e cabem sem problemas!
Hoje vc usa qual?
ANDREWKDT
10/07/2014, 09:49
Que bom, pq ja tinha comprado 4 dueler meia vida por 500,00 reais. Eu achei que foi um barbadão..
Joel Sportage
10/07/2014, 11:43
A minha Sportage 95 Diesel Aspirada faz 8,7 na cidade e 9,7 Km/L na estrada será que é por ai?
Parece que sim, pois fiz a mesma pergunta no dia 05/07 mais ninguem respondeu , a minha tem o mesmo consumo !
João Cristiano Rodrigues
10/07/2014, 15:13
Lanço mais uma pergunta: Qual é mais econômica e porque? A antiga aspirada? Ou a mais nova turbinada (2000/2001)?
Aproveito para perguntar qual aquece mais dessas duas?
Pessoal, quanto esta fazendo por litro de diesel as sportages de vocês, comprei uma esta semana queria saber se não esta gastando muito. Ela é uma SPT 2.0 TDI Curta.
Abraços.
CarlAlberto
23/06/2015, 16:25
Pessoal, quanto esta fazendo por litro de diesel as sportages de vocês, comprei uma esta semana queria saber se não esta gastando muito. Ela é uma SPT 2.0 TDI Curta.
Abraços.
Na minha já consegui fazer 14 km/L por várias vezes, más com o giro em torno de 2.000 rpm, ou seja média de 80km/h. TDI 2001 curta. A 100km/h faz em torno de 13 km.
Carlos,
E dentro da cidade, qual media vc consegue?
Abraços
minha ta fazendo em média 9-10km/l
Abraços.
acabei de comprar a minha 2003 turbo interculer 2.0 enchi o tanque até a boca e rodei 290 KM voltei no mesmo posto com mesmo frentista e completamos deu exatamente 29 litros isso é 10 km por litro na cidade de curitiba, transito infernal para e anda, e durante uns 100 km ainda liguei o ar condicionado. cara to feliz com abençoada. muito legal eu fazia 10 km por litro em um uno 2004 1.0 então to no lucro.
Sportage 2.0 TDI ano 2000
Uso misto (Mais na estrada) 12/litro
Uso urbano 10,5
CarlAlberto
29/06/2015, 10:55
Carlos,
E dentro da cidade, qual media vc consegue?
Abraços
Quando o trânsito está fluindo normal consigo às vezes fazer 14 KM/L, com engarrafamentos em torno de 12 KM/L. Lembrando que mantenho a rotação sempre nos 2.000 giros, e às vezes umas "banguelas" também, rss...
CassioJH
18/08/2015, 20:30
Boa noite Galera!
Estou pensando em trocar a minha Pajero TR4 por uma Sportage, pois tenho lido varios foruns falando bem da Sportage, bom, preciso de mais informações. Quanto ao consumo parece aceitável em média de 8 a 12 por litro na diesel. Se alguém puder me orientar, agradeço desde já. Penso em comprar uma de 97 a 2003.
mfdomingues
19/08/2015, 09:10
Fala ai povo, blz?
Tenho uma Grand tdi 2001, toda original, inclusive os pneus, comprei faz 2 meses e um pouco.
Consegui fazer o consumo melhorar cerca de 22%, quando a comprei sem fazer nada mensurei:
Tipo
Velocidade média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
9,5 a 10 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
11 a 12 km/l
Depois que apliquei o militec ai consegui chegar em:
Tipo
média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
12 a 13 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
13 a 14,8 km/l
Abasteço somente com S10 da Petrobrás aqui em SP está R$ 2,79
mfdomingues
19/08/2015, 09:24
Boa noite Galera!
Estou pensando em trocar a minha Pajero TR4 por uma Sportage, pois tenho lido varios foruns falando bem da Sportage, bom, preciso de mais informações. Quanto ao consumo parece aceitável em média de 8 a 12 por litro na diesel. Se alguém puder me orientar, agradeço desde já. Penso em comprar uma de 97 a 2003.
Cassio, espero que faça parte e goste do mundo dos Sportagers, bem,procure no fórum há muita, mas muita informação mesmo que o pessoal compartilhou ao longos dos anos, posso dizer que a minha comprei somente depois que pesquisei muito aqui.
Na minha opinião, procure alguma acima de 2002 porque possuem radiador de 3 colmeias original, acho (posso estar enganado) que algumas tem o bloqueio no diferencial central também. De preferência para veículos em que o manteve a manutenção e a originalidade, por exemplo válvula termoestática instalada, ventoinha original (com gel), tampa do radiador original, turbina abrindo no ponto correto (2.000 RPM) etc. Mas leia muito, elenque os pontos chaves e vá a procura.
Na minha opinião é uma ótima viatura, mas como toda maquiná tem que saber como tratar e conhecer um pouco do comportamento / histórico além de buscar as melhorias dentro do que é aceitável.
Abraços
Zerodoisabc
19/08/2015, 09:35
Fala ai povo, blz?
Tenho uma Grand tdi 2001, toda original, inclusive os pneus, comprei faz 2 meses e um pouco.
Consegui fazer o consumo melhorar cerca de 22%, quando a comprei sem fazer nada mensurei:
Tipo
Velocidade média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
9,5 a 10 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
11 a 12 km/l
Tipo
média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
12 a 13 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
13 a 14,8 km/l
Bom dia pessoal, tenho uma Diesel 2003 e faz 9,5 na cidade e 12 na estrada.
Esse militec é bom mesmo?
Ouvi muitos falarem bem e outros que não funciona.
Mas pelo poste do acima acho que vou utilizar na próxima troca de óleo.
Abraços
... acho (posso estar enganado) que algumas tem o bloqueio no diferencial central também...
Nenhuma sportage da 1ª geração possui diferencial central, portanto todas são bloqueadas permanentemente, o que implica em não poder usar o 4x4 em pisos com aderencia como asfalto por exemplo.
[]s
(DU)
mfdomingues
19/08/2015, 10:16
Bom dia pessoal, tenho uma Diesel 2003 e faz 9,5 na cidade e 12 na estrada.
Esse militec é bom mesmo?
Ouvi muitos falarem bem e outros que não funciona.
Mas pelo poste do acima acho que vou utilizar na próxima troca de óleo.
Abraços
Zerodois, eu usava o Militec em outros veículos que possuí até hoje, percebo que em alguns motores funciona melhor que em outros. Tive um Civic que no consumo no alterou em nada, não sei quanto a proteção do motor, mas, rodei com ele 100.000 km e não fumava nada, vendi com 200.000 e o rapaz ta ai viajando para o Paraná com ele 1 ou 2 x mês.
Já uma F-1000 de um amigo, ficou pior, depois do Militec o motor batia mais madrasta traída cuidando do enteado, o mecânico disse que o problema era o motor que tinha muita folga e contaminava o óleo com combustível.
Veja em poucos casos, como a opinião pode ser contrária.
Se sua viatura estiver em dia, acho que mal nenhum vai causar, mas também não espere o milagre.
Abs
mfdomingues
19/08/2015, 10:17
Nenhuma sportage da 1ª geração possui diferencial central, portanto todas são bloqueadas permanentemente, o que implica em não poder usar o 4x4 em pisos com aderencia como asfalto por exemplo.
[]s
(DU)
Obrigado mestre, sempre preciso.
mfdomingues
15/10/2015, 09:35
Fala ai povo, blz?
Tipo
Velocidade média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
9,5 a 10 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
11 a 12 km/l
Tipo
média
consumo
Urbano
50 a 90 km/h
12 a 13 km/l
Rodoviário
60 a 110 km/h
13 a 14,8 km/l
Fala ai confrades, bom dia, apenas para informar a todos, hoje depois de 6.000 km rodados vejo que o motor "estabilizou" ou se acostumou com o uso do militec-1, as médias caíram cerca de 1 a 2 km/l.
Continuo abastecendo no mesmo posto e dirigindo com troca de marcha em baixa rotação (memores que praticava antes), ou seja, o efeito do Militec-1 nas SPTG existe, mas, não é duradouro, creio que tem que pesar bem o custo beneficio com relação ao consumo.
Apenas temos que checar a questão da proteção, mas isto vou saber só quando o motor apresentar os problemas (apensar de vir apresentando alguns) e tiver que abri-lo.
Abs
Sandro Honorato
31/12/2016, 17:02
Olá amigos do Fórum e a todos que acompanham. Comprei agora em Dezembro/16. Meu primeiro carro a Sportage Grand 99 2.0 16v Gasolina, Manual. Branca. Logo no primeiro dia. Notei o consumo dela alto (4km/Litro) e aquecimento interno da cabine. Porém feliz e orgulhoso pois por onde passa, todos olham e barulho do motor (silencioso) e potência parece música aos meus ouvidos. Como programa/meta pessoal da redução do consumo. Estou refazendo tudo que um carro (99). Não tenha que fazer 😀. Depois da análise do mecânico que ficou encantado com a "SPTG". Troquei correia dentada e esticadores. Ao refazer a junta do motor (que melhorou o consumo) pois estava vazando óleo por cima. Não pude trocar as velas pois estavam agarradas. Então deixamos a mesma de molho. Refiz as juntas do cano de descarga e troquei 1 cilindro do freio (controil c-3506 traseiro carona + sangrias). O que melhorou mais ainda o CONSUMO. Próxima etapa agora é trocar as velas e cabos (que estão de molho) e Filtro de ar e colocar um material antichama dentro do veículo para diminuir mais o aquecimento de dia devido ao sol e colocar chapa de alumínio sobre o cano de descarga. (Quanto menos aquecimento interno, menos gasolina para o ar condicionado). Claro sem esquecer do radiador. Tudo para melhorar seu consumo. Que foi de 4km/Litro para 7km/Litro. Só nessas trocas. Resumo: Tudo conta para um menor consumo. Mesmo aquilo que não parece ter ligação. Perdo as falhas. Vou melhorar na próxima postagem. Obs: Tudo que aprendi foi lendo as postagens desse site (4x4Brasil).
Opa! Sou novato por aqui e no mundo 4x4, Aloha!
E Sandro, seu relato dá um ânimo. Também estou com problema de consumo na minha 97. Na cidade tá fazendo 5,5 em média, estou com ela desde o inicio do mês e ainda não fiz algumas coisas básicas que podem diminuir o consumo, como troca de filtros, velas e cabos, limpeza de bico e radiador. Mas o que tá me preocupando é o sensor MAF que tá nela, pesquisando o numero dele vi que é usado na Lada, sabe se isso influencía no consumo? A Sptg era do meu sogro e depois de queimar a junta do cabeçote e ser feito o serviço de troca e passe ela voltou a rodar bebendo à vera, e o mecânico achando que era o sensor botou esse da Lada...
Abraço.
Djalma colombo
27/04/2017, 14:22
Opa! Sou novato por aqui e no mundo 4x4, Aloha!
E Sandro, seu relato dá um ânimo. Também estou com problema de consumo na minha 97. Na cidade tá fazendo 5,5 em média, estou com ela desde o inicio do mês e ainda não fiz algumas coisas básicas que podem diminuir o consumo, como troca de filtros, velas e cabos, limpeza de bico e radiador. Mas o que tá me preocupando é o sensor MAF que tá nela, pesquisando o numero dele vi que é usado na Lada, sabe se isso influencía no consumo? A Sptg era do meu sogro e depois de queimar a junta do cabeçote e ser feito o serviço de troca e passe ela voltou a rodar bebendo à vera, e o mecânico achando que era o sensor botou esse da Lada...
Abraço.
O MAF tá errado, o que serve nela é do marea, omega 4.1, s10. Pega o código original e da uma pesquisada.
Comrelação ao consumo é isso mesmo, na cidade é na média de 5 a 6 e na estrada é de até 11!
entra em contato com o Gelson do grupo no whatsapp que ele pode ter o MAF original a um bom preço!-
Gelson -47 8910-2611
Pois é, Djalma. Disseram que colocaram um MAF da Fiat, mas pelo n de série é Lada, e estou achando que o que foi retirado não esta com defeito. Tem como testar fora do carro?!
Preciso limpar o radiador, pois está só com água e tempos atrás observei aquela borra de ferrugem nele. Vou ver se acho alguem aqui na região que faça a limpeza interna, é varetar que se chama né?*
O consumo dela antes era de 8 p ra 9 entre cidade e estrada, hoje não sai de 7, é gasolina, cambio automático e tá com pneus 215x75 15 A/T da BF.
Valeu pelo help Djalma, e vou ver com o Gelson o MAF certo, espero que o frete não me quebre...
Abraço!
Djalma colombo
09/05/2017, 08:11
Pois é, Djalma. Disseram que colocaram um MAF da Fiat, mas pelo n de série é Lada, e estou achando que o que foi retirado não esta com defeito. Tem como testar fora do carro?!
Preciso limpar o radiador, pois está só com água e tempos atrás observei aquela borra de ferrugem nele. Vou ver se acho alguem aqui na região que faça a limpeza interna, é varetar que se chama né?*
O consumo dela antes era de 8 p ra 9 entre cidade e estrada, hoje não sai de 7, é gasolina, cambio automático e tá com pneus 215x75 15 A/T da BF.
Valeu pelo help Djalma, e vou ver com o Gelson o MAF certo, espero que o frete não me quebre...
Abraço!
O frete sai barato com relação ao valor do MAF. Em São Bernardo do Campo-SP, tem o Eduarte que esta aqui no forum também, ele é meca e é o mago das sptg ai dessa região, se não achar niguem bom por ai, faz um contato com ele!
Fala, Djalma. Beleza?
Novidades! fiz uma viagem na semana passada e senti o carro bem travado, na serra entao nem se fala... na volta pra casa piorou muito, parecia que estava em tres cilindros somente, quase fiquei na estrada. na terça levei num mecanico da cidade aqui ao lado e tinha dois bicos vazando gasosa, pelo que ele falou. e uma cagada feita pelo mecanico da outra oficina onde o antigo dono fazia as manutençoes, uma dessas da bosch, as duas bobinas rachadas e enroladas com fita isolante, é mole? acho q achamos o problema, só tá difícil achar os bicos (um verde e um laranja) pra pronta entrega, no ML demora a chegar já que estou no RJ. sabe de algum contato que tenha esses bicos? e qual marca indica?
obrigado pelos toques e grande abraço!
Alexandre
Djalma colombo
08/06/2017, 21:47
Pode ser usado os bicos do omega 4.1, vectra 2.0, só reaproveita a capinha que não tem pra vender separado!
você pega o bico queimado aquece e com um alicate aperta no meio do bico pra soltar a capa, é só ir girando e apertando, veste no bico de omega e coloca um poco de cola de junta que fica 100%
Meu whatsapp: 41- 99720-1670
, pelo que ele falou. e uma cagada feita pelo mecanico da outra oficina onde o antigo dono fazia as manutençoes, uma dessas da bosch, as duas bobinas rachadas e enroladas com fita isolante, é mole?
Alexandre
Acho que o problema não era o mecânico, mas o dono, que não quis trocar peças danificadas.:concordo:
entendi, vou buscar os bicos e tentar tirar as capinhas. em relação as cores laranja e verde dos originais, é somente o encaixe que difere?
Estou sem WApp no momento, Djalma, vou adicionar depois.
Valeu pela ajuda, abraço.
Fala Glaicon, então, nesse caso foi vacilo dos caras da oficina mesmo, que nem sequer falaram das rachaduras das bobinas. da última vez que o carro foi pra lá com este sintoma eles falaram que era o aterramento das bobinas e mais nada. o antigo dono sempre foi muito atencioso com o carro.
ah, as capinhas do bico do omega tem que tirar também, né? nesse caso é melhor cortar ela do que aquecer o bico?
Djalma colombo
09/06/2017, 14:57
ah, as capinhas do bico do omega tem que tirar também, né? nesse caso é melhor cortar ela do que aquecer o bico?
O do omega não tem a capinha, e se vc cortar não vai conseguir tirar inteira, as cores não influênciam, é só pra diferenciar o lado da mangueirinha
Djalma colombo
09/06/2017, 15:03
bico injetor omega 4.1 - Pesquisa Google (https://www.google.com.br/search?q=bico+injetor+omega+4.1&client=ms-android-samsung&prmd=sivn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjFgp7FsLHUAhXHWpAKHb4oBPYQ_AUICigC&biw=360&bih=559#imgrc=J_HtsK6GD7dqcM:)
ah, beleza! Depois posto o resultado. valeu!!
robertoamv
29/06/2017, 14:19
Voltei ao mundo das Sportages depois de 9 anos. Grand Sportage 2001 - média de 14,25 Diesel S-10
ianesper
14/08/2017, 13:38
Pessoal, boa tarde.
Já poosuo a minha sportage há 7 anos, mas morava no Rio e usava GNV. Agora estou no interior de Minas e minha SPTG está consumindo muito. Estava fazendo ha um mês uns 4 km/l agora 3km/l. Acusa sonda lambda no painel, mas já troquei sonda, catalisador, verifiquei vazamento de ar e olhei o MAF no osciloscópio. Limpei o TBI. O ue mais pode causar esse consumo absurdo?
Obrigado.