PDA

Ver Versão Completa : Embreagem p/ motor opala 6c e caixa c-10 3m

lazaretti
06/05/2009, 13:19
Olá. Preciso de ajuda, coloquei na minha F-75 um motor opala 6c ( na verdade nao sei se é opala ou c-20), capa seca e caixa da c-10 3 marchas.
Preciso instalar um conjunto de embreagem nela, pois quando comprei o motor estava sem, qual dá para colocar?

OBS: a capa seca também nao sei certo de que é, é que estava tudo numa c-10. Só sei que tem escrito GM-1 em cima da capa seca.

Lindomar Kestring
28/06/2009, 23:23
Alguem para ajudar??rsrsrs..

Tbm estou com esta dúvida..!!

Qual seria a mais indicada para este caso??

Leonardo Raffi
29/06/2009, 10:54
Ola enquanto esperamos outras manifestações...
Tu tens a caixa de 3 marchas da c10 e se a capa seca adapta certo nela sem flange ou refuraração logo esta capa seca é de C10 C20....
como não tens o conjunto de embreagem ainda te recomendo comprar então...
o da C20 que cabe ai e é muito mais resistente para o proposito da F75 q creio q será muita trilha... a embreagem é um pouco mais firme q a do opala mas nada q não solucione incluindo ou alterando o sistema de alavancas.(ou deixe como esta).. é tudo mais forte plato disco...

Olá. Preciso de ajuda, coloquei na minha F-75 um motor opala 6c ( na verdade nao sei se é opala ou c-20), capa seca e caixa da c-10 3 marchas.
Preciso instalar um conjunto de embreagem nela, pois quando comprei o motor estava sem, qual dá para colocar?

OBS: a capa seca também nao sei certo de que é, é que estava tudo numa c-10. Só sei que tem escrito GM-1 em cima da capa seca.

ACB2004
03/07/2009, 21:50
Matou a pau Leonardo.

Motor GM 6cc ,capa seca e caixa da C10 e embreagem da C20.É o conjunto que eu tinha na minha rural e fica muito bom.Só vai precisar acertar a relação do diferencial pra atividade objetivo.A propósito toma cuidado com quem vai instalar o motor,pois tem uns caras por aí que custumam cortar a parede corta fogo,já que esse motor é muito longo.Contudo é possível fazer essa instalação sem cortar a parede corta fogo.

Lucas Nassif
03/07/2009, 22:12
Sei que dá pra colocar o GM 6 sem mexer na parede "corta fogo", mas qual o problema de cortá-la??? :pensativo: :pensativo:

Eu não vejo problema nenhum, a não ser uma redução considerável do cardã traseiro (no caso dos CJ3's e CJ5)

lazaretti
04/07/2009, 09:09
Na minha coloquei motor opala, capa seca e caixa da c-10 e a embregem foi a do opala antigo.O ano nao sei, mas o pessoal diz que é do opala com estria grossa.

Sobre nao cortar a parede corta foto, tem que analizar que colocando o motor muito para a frente, o peso fica muito dianteiro. Na minha cortei a perde corta fogo e o motor entrou 10cm para dentro.

Marcelo Cunha
04/07/2009, 17:06
O ideal seria deixar o motor entre eixos para melhorar o equilibrio do carro, mesmo que precise cortar a parede contra fogo.
Basta capricho na funilaria.:concordo:

Lucas Nassif
04/07/2009, 17:22
O ideal seria deixar o motor entre eixos para melhorar o equilibrio do carro, mesmo que precise cortar a parede contra fogo.
Basta capricho na funilaria.:concordo:

X2!

O corte em si, pra mim não é problema, pois é fácil refazer essa parede corta fogo.

O problema de levar o motor mais pra trás, como disse antes, é uma redução considerável do cardã traseiro. No meu caso, que vou colocar GM6 + clark 260F + Tcase D18 e NÃO pretendo aumentar o chassi nem o entreeixos, se eu levar o motor muito pra trás eu vou ficar sem cardã.

Mas mesmo assim vou tentar levar o motor o máximo pra trás, olhando ao mesmo tempo a concentração de peso e o tamanho do cardã.

E outra: dá perfeitamente pra colocar esse motor sem cortar nada. Basta tirar aquele espaço morto entre a grade e o radiador. Só com isso, ganha-se 11cm de cardã, e não precisa mexer na parede corta fogo. Ganha por não precisar de funileiro, mas perde na concentração de peso.

Ou seja, dá pra colocar das duas maneiras, basta o proprietário decidir o que ele quer.

T+

lazaretti
02/08/2010, 17:02
Voltando ao tópico após umas voltas com a F-75 e a primeira trilha dela

A embreagem do opala antigo (estria grossa) que havia colocado apresentou problema. Quando montei coloquei uma embreagem nova (recondicionada) do modelo trançado, pois segundo o vendedor seria mais resistente.

Mas nas primeiras voltas com ela já notei que quando precisava usar a embreagem para manobrar ou até mesmo para arrancar em inclinações, quandos e fica por um tempo maior com o pé em meio curso do pedal, ele fedia a embreagem. Talvez porque tinha vazado óleo pela gaxeta do virabrequim bem em cima da embreagem, e ele não estava agarrando direito.

Então, reanimando o tópico: QUAL MODELO DE EMBREAGEM O PESSOAL PODE INDICAR, ALÉM DA EMBREAGEM DO OPALA ANTIGO?

Ouvi dizer que a da propria C20 dá certo, mas tem algum ano ou modelo específico?

Estou usando motor A20 + capa seca da A20 e caixa de C10 3 marchas.

RogérioNunes
02/08/2010, 17:25
Se vc já tem a capa seca da A20 pq não usa a embreagem completa dela?

Voltando ao tópico após umas voltas com a F-75 e a primeira trilha dela

A embreagem do opala antigo (estria grossa) que havia colocado apresentou problema. Quando montei coloquei uma embreagem nova (recondicionada) do modelo trançado, pois segundo o vendedor seria mais resistente.

Mas nas primeiras voltas com ela já notei que quando precisava usar a embreagem para manobrar ou até mesmo para arrancar em inclinações, quandos e fica por um tempo maior com o pé em meio curso do pedal, ele fedia a embreagem. Talvez porque tinha vazado óleo pela gaxeta do virabrequim bem em cima da embreagem, e ele não estava agarrando direito.

Então, reanimando o tópico: QUAL MODELO DE EMBREAGEM O PESSOAL PODE INDICAR, ALÉM DA EMBREAGEM DO OPALA ANTIGO?

Ouvi dizer que a da propria C20 dá certo, mas tem algum ano ou modelo específico?

Estou usando motor A20 + capa seca da A20 e caixa de C10 3 marchas.

lazaretti
02/08/2010, 20:04
Pois é, agora mesmo tava me passando isso pela cabeça e lembrei que quando comprei o motor não sabia que era de A20, achei que era de opala 6c normal, e não sabia na época que se a minha caixa da c10 dava certinho na capa seca, isso era sinal de que a minha capa seca tb é da A-20 (com o motor de arranque parafusado nela mesmo).

Mas agora a minha duvida é a seguinte: a estria do eixo da caixa da c-10 dá certo na embreagem da A/C20?

É que moro em cidade pequena e pe dificil de ter a embreagem em estoque, senão pegava uma e testava no eixo da caixa, por isso peço a ajuda dos amigos do fórum.

RogérioNunes
02/08/2010, 22:13
Lazaretti, a linha GM é a melhor em termos de intercambiabilidade de peças.Pra vc ter idéia,adaptei outro dia num JPX o cambio clark 240F 4 marchas da D10 no motor MWM sprint 2.8 usando somente a ncapa seca da A/c 20 e mais nada.A estria do eixo piloto da caixa é a mesma pra ACD 10/20 e S10 diesel, é tudo igual. Independente do motor ser utilizado no opala 4 ou 6cc cabe a embreagem completa da A/20 usando o volante motriz,capa seca e motor de arranque da pick-up.
Se vc tem a capa seca com o motor de arranque parafusada nela, então tú tá com o conjunto da A20.Pode pegar o disco e platô da A20 sem medo de errar.

abraço

Pois é, agora mesmo tava me passando isso pela cabeça e lembrei que quando comprei o motor não sabia que era de A20, achei que era de opala 6c normal, e não sabia na época que se a minha caixa da c10 dava certinho na capa seca, isso era sinal de que a minha capa seca tb é da A-20 (com o motor de arranque parafusado nela mesmo).

Mas agora a minha duvida é a seguinte: a estria do eixo da caixa da c-10 dá certo na embreagem da A/C20?

É que moro em cidade pequena e pe dificil de ter a embreagem em estoque, senão pegava uma e testava no eixo da caixa, por isso peço a ajuda dos amigos do fórum.

lazaretti
03/08/2010, 09:30
ok, é que isso não tinha me passado pel cabeça mesmo, pois nem eu sabia que tava com motor da A-20. Segue mais duas perguntas que podem ser bestas, mas não quero mais errar neste tipo de coisa sendo que tem o fórum para tirar estas duvidas com o pessoal:

1- a embreagem da A20 e da C20 é a mesma coisa né?

2- não tenho aquela proteção que vai tapamdo o volante, é uma lata parafusada na capa-seca, tem que ser especificamente da A/C20 né? Não tem outra mais facil de achar que também dê certo?

Agradeço pela atenção dos amigos do fórum.

Bernardaomodificado69
03/08/2010, 09:56
Amigo eu tambem tenho o conjunto da c10 e a embreagem da a/c10 eh a mesma coisa... e te aconselho a usar a embreagem da a/c10 que vc nunca mais tera problemas....

dalmo cruz torres
03/08/2010, 13:52
Tenho um conjunto de embreagem da C20 a venda, semi zero, aliás, é praticamente zero, 100,00 o platô e 100,00 o disco de embreagem, os dois marca Luck. Também tenho a "balança" que faz o movimento do cabo de aço da embreagem para o garfo da embreagem.

lazaretti
03/08/2010, 15:58
Na verdade não sei mais se todo o meu sistema é da A20, o motor eu sei que é, pois tive que reformá-lo a pouco tempo.

Gostaria que o pessoal me informasse o seguinte, se a caixa da C10 está instalada sem adaptação nenhuma da capa seca, então pode-se afirmar que esta capa-seca é da A/C20?

E o volante, vi algo no catalogo na sachs que o diametro do disco na A/C20 é de 280mm, mas se for isso nem vai caver no meu volante, como posso identificar se o volante é da C20 mesmo ou do opala 4 ou 6 cil?

RogérioNunes
03/08/2010, 17:55

2- não tenho aquela proteção que vai tapamdo o volante, é uma lata parafusada na capa-seca, tem que ser especificamente da A/C20 né? Não tem outra mais facil de achar que também dê certo?

Primeira pergunta : capa seca da A/C 10/20 são as mesmas.
Segunda pergunta:Aquela lata se vc não encontrar um funileiro/lanterneiro faz fácil.

Se o seu volante motriz fosse do opala, o seu motor de arranque não serviria uma vez que o o volante motriz do opala é menor que o da C20.Entendeu?
O motor de arranque do opala 4 e 6cc é fixado no bloco do motor e os da pick-ups na capa seca, como o seu.

Na verdade não sei mais se todo o meu sistema é da A20, o motor eu sei que é, pois tive que reformá-lo a pouco tempo.

Gostaria que o pessoal me informasse o seguinte, se a caixa da C10 está instalada sem adaptação nenhuma da capa seca, então pode-se afirmar que esta capa-seca é da A/C20?

E o volante, vi algo no catalogo na sachs que o diametro do disco na A/C20 é de 280mm, mas se for isso nem vai caver no meu volante, como posso identificar se o volante é da C20 mesmo ou do opala 4 ou 6 cil?

Mauro_F75
03/08/2010, 21:21

Primeira pergunta : capa seca da A/C 10/20 são as mesmas.
Segunda pergunta:Aquela lata se vc não encontrar um funileiro/lanterneiro faz fácil.

Se o seu volante motriz fosse do opala, o seu motor de arranque não serviria uma vez que o o volante motriz do opala é menor que o da C20.Entendeu?
O motor de arranque do opala 4 e 6cc é fixado no bloco do motor e os da pick-ups na capa seca, como o seu.
Pessoal, to montando um motor C20 com caixa 4m da C10 e não cortei a parede corta fogo.
Com o radiador original não dá pra usar a hélice tocada por correia, só ventoinha elétrica.
Com radiador do omega (o original tinha 10 canais isolados) tô colocando ventoinha e mantendo a helice tocada por correia.
Qto ao peso deslocar pra frente, coloquei molas zero bala (originais) e tô confiando que não vai dar tanta diferença.
Minha dúvida mesmo é se o eixo vai pegar no cárter.

lazaretti
04/08/2010, 08:42
Sim, mas eu estou com a capa-seca da C-20, aquela que tem uma parte arredondada com os furos (tipo um encaixe) ali onde vai o motor de arranque, só que o motor de arranque está preso no motor, um parafuso logo ao lado da vareta do óleo e dois de baixo pra cima. E por sinal, a capa-seca nesta parte que falei, tem uma parte quebrada, nem sei se poderia colocar o arranque preso alí.

E o volante é um que tem um rebaixo na parte onde o disco pega no volante.

Talvez eu estaja com capa-seca C-20 e o motor de arranque e volante do opala mesmo. Mas esta embreagem (do opala antigo) é muito fraca, gostaria de uma solução parecida como colocar outro volante em que possa usar embragem maior de 280mm.

E pra quem usa conjunto de C10, como fez? usa tudo mesmo? volante, embreagem e capa-seca? mas esta embreagem da c10 (gasolina) não é menor que a da C20?

RogérioNunes
04/08/2010, 21:25
Sim, mas eu estou com a capa-seca da C-20, aquela que tem uma parte arredondada com os furos (tipo um encaixe) ali onde vai o motor de arranque, só que o motor de arranque está preso no motor, um parafuso logo ao lado da vareta do óleo e dois de baixo pra cima. E por sinal, a capa-seca nesta parte que falei, tem uma parte quebrada, nem sei se poderia colocar o arranque preso alí.

E o volante é um que tem um rebaixo na parte onde o disco pega no volante.

Talvez eu estaja com capa-seca C-20 e o motor de arranque e volante do opala mesmo. Mas esta embreagem (do opala antigo) é muito fraca, gostaria de uma solução parecida como colocar outro volante em que possa usar embragem maior de 280mm.

E pra quem usa conjunto de C10, como fez? usa tudo mesmo? volante, embreagem e capa-seca? mas esta embreagem da c10 (gasolina) não é menor que a da C20?

A solução pra vc usar a embreagem de 280mm é usar todo conjunto da C20.A embreagem da C10 é de 250mm.

lazaretti
06/08/2010, 14:54
Comprei um volante de C10 no desmanche, pois segundo informação seria o mesmo da A/C20, e se fosse o caso poderia usar a embreagem da C10 mesmo. Mas não deu certo, pois a furação do volante, onde parafusa no virabrequim é diferente, no meu motor que é de uma A20 tem um pino guia e a saliencia que centra o volante tem diametro bem grande, e no volante tem furo para tres pinos guia e o buraco que centra no virabrequim é bem menor.

Oque pode ter acontecido? Ouvi dizer que os motores GM 6c antigos (com gaxeta) tinham um pino guia e os modernos (com retentor) tinham 3. Mas quanto a furação e diametro da saliencia que centra o volante no virabrequim não encontrei nada. Tenho medo agora de perder tempo procurando um volante da A/C20 achando que vai dar certo e este também não der certo, pois pode ser que a furação do volante seja igual a este da C10.

sallespickup
09/08/2010, 10:12
bom dia lazaretti

bom vamo la, só mexo com C20 e to muito acostumado, vc tem de colocar o volante da C20 que é proprio para o motor opala, esse que vc conseguiu ai é do antigo chevrolet brasil por isso não deu certo, a embreagem vc compra da c20 de 11 polegadas, a caixa seca vc ja verificou e encaixa certo no motor,então é a da c20 e esta certa, o cambio sendo GM todos darão certo 3 4 ou 5 marchas desde que sejam da pickups serie 10 (c10 e d10) ou serie 20 (d20 c20 a20), o arranque tb tem de ser da c20 ou do opala marca delco ai troca-se o focinho colocando da c20 que é preso pór 3 parafusos na caixa seca, se tiver algum problema a mais me contate por mp ou email sallespicku01@hotmail.com, se der mande fotos que te ajudo com maior prazer, e se não encontrar as peças ai aqui em sampa não é dificil,
ah não corta não a lataria pois é apertado mais cabe sim o motor 6cc, ja fiz e vi varios
carlos sallespickup

sallespickup
09/08/2010, 10:16
seguem fotos da caixa seca c20/a20

lazaretti
09/08/2010, 15:49
Ok, resolvido, colocar tudo da A/C20. Sobre cortar a parede corta fogo, como queria deixar com ventoinha original (mais a eletrica pela frente), capô fechando direitinho com trava e deixar o peso mais centrado, cortei a perede e coloquei o motor 10cm pra dentro da carroceria. Além disso, para deixar o peso mais traseiro, coloquei o tanque de 72 lts de santana, bem para trás, logo após aquela barra redonda transversal do chassi. O único inconveniente é que fica apertado para ajeitar o pedal do acelerador, mas isso agente s acostuma.

abraços

Denilsom
09/08/2010, 16:10
Colega Lazaretti li seu topico vc colocou tanque de Santana na Rural Ou F75 ? to precisando de um para Rural se for qual santana da certo tem alguma adaptaçao?
Grato

dalmo cruz torres
19/08/2010, 12:50
Lazaretti, se vc precisar, tenho um conjunto de embreagem da C20 zero, a bom preço.

Ruralnoceronte
22/08/2010, 21:57
Galera preciso de uma dica!! Estou colocando o motor da c1 na minha Rural! Queria saber qual o calço e suporte do motor eu devo colocar nela? Vou ter que usar o suporte da rural para colocar o calçode borracha? Terei que arrancar do lugar e soldar na nova posição? Vou coloca-lo uns 5 cms para tras em vezes de 10 e avançae o radiador um pouco! Fica Bom? Abraços!!

Ruralnoceronte
06/10/2010, 23:10
Já descobri como! Abraços

Willys51or
31/05/2011, 20:26
Aproveitando o tópico, eu tenho motor opala 4 cc + câmbio chevette 5 marchas e capa seca c20 para instalar no cj5. Tem como juntar isso ou preciso trocar a capa seca? Qual embreagem usar?

georgevalle
02/06/2011, 09:23
A capa seca da C-20 não encaixa na caixa do chevete pois a caixa do chevete tem os rolamentos na própria capa seca, para colocar a caixa de chevete (4 ou 5 marchas) você precisa da capa seca do opala (se não me engano de 82 em diante não pode ser a caixa "clek-clek" 4 ou 5 marchas) esta capa seca tem os rolamentes nela e são iguais aos do chevete você deve encontrar esta capa seca com facilidade em desmanches acredito que em torno de R$ 300,00, a união do motor com a caixa fica como original embreagem motor de arranque fica bem legal.

Willys51or
05/06/2011, 21:49
Obrigado pela informação. Então agora eu tenho uma capa seca de A20/C20 para vender. Se tiver interessados.

Zepi
08/06/2011, 20:51
Alguém sabe se com o câmbio do troller eaton FSO 2305 é igual aos câmbios GM???

Abraços