Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial Dodge 1942



Lucianom38a1
06/05/2009, 12:14
Amigos,

Alguém conhece alguma oficina especializada (ou que seja boa) em diferencial em São Paulo, de preferência Zona Sul?
Pergunto isso, pois estou com um probleminha na minha Dodge command ano 1942.

Alguns dias atrás, meu semi-eixo flutuante partiu, porém por sorte consegui um novinho em um Ferro-velho aqui em SP. Na abertura do diferencial, notei que o eixo antigo já havia sido soldado (muito porcamente na base do entalhado, do lado do diferencial), e quando quebrou, liberou pequenos pedaços de metal contaminando o óleo.
O óleo foi todo drenado, o diferencial limpo e numa inspeção rápida, o diferencial se apresentava bastante íntegro.
O problema é que depois de montado com o novo eixo, o diferencial começou a roncar muito alto, principalmente quando o mesmo trabalhava sem carga (ex.: em velocidade de cruzeiro, ou com uma leve descida). O barulho era muito atenuado quando se colocava carga (acelerava ou utilizava o freio motor).

Poderia o eixo partido ter pressionado o conjunto de satélites, e aumentado a folga entre coroa e pinhão?

Como este veículo e consequentemente este diferencial não é muito comum, queria levá-lo a um especialista.

Qualquer ajuda é bem vinda.

abraços

Luciano

joão k. chikui
06/05/2009, 12:33
Luciano
Ligue para Popa 011 46677424 http://www.oficinadopopa.com.br/crbst_0_m.html (http://www.oficinadopopa.com.br/crbst_0_m.html)

Elmer_Jeep
06/05/2009, 13:00
Entre em contato com o Skull Crusher (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=14491) gente boa aqui do fórum e tem experiencia com esses veículos.
OLD SKULL TRANSMISSIONS - Revisão & Manutenção - renanlaurenti@yahoo.com.br

[]'s

Skull Crusher
06/05/2009, 13:33
Valeu Elmer, a recíproca é verdadeira!

Bom, sobre o diferencial:

Este diferencial é do tipo drop carrier , o que por um lado facilita a manutenção, ajuste e outros bichos.
Quando se falou em inspeção rápida no post acima, em um diferencial que já teve o semi-eixo partido e soldado e que partiu novamente, é muito provável (99%) que o conjunto de diferenciação tenha sofrido avarias, que podem ser estas na coroa e/ou pinhão bem como nos rolamentos...sem ver, fica difícil dizer qual foi a extensão da avaria...

Esse sintoma de roncar sem carga é típico de folga acentuada entre a coroa e o pinhão, que com pouca carga faz com que os dentes do pinhão e coroa tenham um engajamento fora de posição e inconstante e fiquem batendo um no outro até que se apresente uma carga maior que faz com que fiquem encostados e com este engajamento contínuo até que a carga diminua novamente.

O que precisa ser feito:

Desmontagem total, limpeza e inspeção do conjunto, com medição de todas as folgas, padrão de engajamento dos dentes e estado da superfície de contato dos mesmos, se há ou não quebra de dentes, situação da carcaça e do semi-eixo montado. Constatado o problema, troca de componentes avariados, montagem e ajuste.

Eu, pessoalmente, tive uma Dodge WC-52 1942 e uma Dodge Power Wagon WM300 1966 Ambulance Model...a 42 veio com mecânica perfeita de uma fazenda em Louveira e apareceu, já restaurada, na 4x4&CIA quando já não mais me pertencia.

A Ambulância, quando a adquirí, entre outras coisas, tinha caixa de tranferência (NP200) travada e não possuia cardan dianteiro (tem foto dela por aqui no forum depois que a reformei).

Sempre que precisei de peças, recorri ao Sr. Vazques (Comercial Líncora), desmanche de veículos militares localizado na Rodovia Regis Bittencourt BR 116, Km 283...fone de contato 4704-6462 ou 4241-6948....ele é pessoa boníssima e idônea, disposto a ajudar sempre!

Dependendo da avaria e situação deste diferencial, sai mais barato adquirir outro eixo completo lá do que comprar as peças avulsas e ainda arcar com a mão-de-obra. E se o Sr. Vasquez disser que o eixo que ele está vendendo é bom, pode acreditar no ele diz! Como cliente e amigo, assino embaixo do que ele diz.

De qualquer forma, me coloco à disposição para auxílio.

Renan