Ver Versão Completa : tração 4x4 na ford courier
olá pessoal tive pensando esses dias será q é possivel colocar o diferencial e cambio da ecosport 4wd na courier
rogeriomasih
06/05/2009, 00:37
da ecosport?
acho que só vai estragar o teu carro...dá uma conferida nos tópicos sobre a Ecosporte 4x4 disponíveis aqui no fórum que vc vai entender o que eu quis dizer.
Essa dai foi boa.
Acho melhor comprar um 4x4 de verdade que usar um semi-4x4.
é ta certooo vc´s melhor comprar um prontoo mesmo... mais sei lá né.. achei q ficaria da hora... incorporar a famosa pampa 4x4 heheheh mais isso é tudo pensamentooo
mais sera q daria certoo?
não da.
Não é um sistema simples como o da maioria dos jipes. è um complexo sistema de tração por demanda.
não da.
Não é um sistema simples como o da maioria dos jipes. è um complexo sistema de tração por demanda.
ok marciooo achei q era coisa facil... pois embora são modelos diferente.. o cambio é o mesmo no sistema 4x2 pensei comigo .. tira um cambio..coloca outro tira o eixo traseiro coloca o diferencial.. coloca o cardan se possoviel um corte na lata aq outro ali... puxa os cabos coloca o botão e já era... temos ai uma courier 4x4.. mais sei lá naum sei como funciona essa demanda aiiii,, se pode me explicar abraço
da ecosport?
acho que só vai estragar o teu carro...dá uma conferida nos tópicos sobre a Ecosporte 4x4 disponíveis aqui no fórum que vc vai entender o que eu quis dizer.
Quem não sabe do que está falando é melhor ficar calado para não falar besteira.
não da.
Sim, dá!
Dá e dá para ser instalado no carro que você quiser...
Ao amigo do topico, infelizmente o custo não compensa.
O sistema completo de tração do EcoSport é muito caro, mesmo em sucatas.
O Evandro, da Venon Automotive tem o projeto para uso desta tração no Focus.
Viabilizou toda a instalação do conjunto, mas parou no custo das peças...
Se interessar mais coisas sobre mecanica de carros Ford, acesse o www.zetecclub.com e participe do forum. Lá você vai encontrar de tudo.
Abraços.
Elmer_Jeep
09/05/2009, 16:54
.. tira um cambio..coloca outro tira o eixo traseiro coloca o diferencial.. coloca o cardan se possoviel um corte na lata aq outro ali... puxa os cabos coloca o botão e já era... temos ai uma courier 4x4.. mais sei lá naum sei como funciona essa demanda aiiii,, se pode me explicar abraço
É mais ou menos porai mesmo, seria legal se comprasse barato um Eco 4x4 que tenha dado PT...
Dago Mano
09/05/2009, 17:30
Tração do Ecocô? Pega a do Willys mesmo!:mrgreen:
intaummm queri colocar tudo da eco mesmo ..willys já ai fora dos parametros da couriezinha.... mais ai amigos vou da uma olhada se acho esses equipamentooo se eu instalar ai mostro pra vc´s como ficará huahuaha abraço a todos
Renato Fraga
10/05/2009, 23:25
Levando a sério a transformação de um Courrier em 4x4, para fazer algo acessível e eficiente vai demandar uma adaptação mais severa e radical.
A Pampa, como foi citada anteriormente, utilizava um sistema complexo, onde os diferenciais possuiam relações diferentes, e havia então um mecanismo para fazer essa compensação entre eles. Esse é o calcanhar de Aquiles do sistema todo. É o que quebra com facilidade. Além disso tudo, possuia roda livre no eixo trazeiro.
Mas vejam que na Pampa, o motor ficava numa disposição longitudinal, diferentemente do que ocorre na Currier.
Usar o sistema do Eco Esporte, acho que seria mais por luxo do que por eficiência. É um sistema complexo, com gerenciamento eletrônico e de eficiência duvidosa para off road, além de ser bastante caro.
Usar sistema de tração do Willis é meio impossível sem alterações mais radicais. PAra isso seria necessário montar o motor longitudinalmente, e colocar um eixo rígido na frente ou mesmo uma suspensão totalmente diferente e exclusiva , uma vez que diferencial dianteiro é integrado ao câmbio originalmente.
Vejam que variantes tal como espaço no cofre do motor, e na parte de baixo onde deverá ficar o câmbio e Tcase podem ser fatores limitantes.
Mas se a opção realmente for essa, existem opções melhores de Tcase, que podem inclusive facilitar a adaptação por ter a saída do cardã trazeiro centralizado. Utilizar eixos de Suzuki, Cherokee, ou mesmo do Willis poderiam finalizar o sistema de tranmissão.
Sem dúvida seria um projeto bem curioso e exclusivo.
Abraços
gseverog
12/05/2009, 13:12
o problema todo eh o motor transversal
sendo q assim, soh se pode usar sistemas tipo o da eco, ou do audi s3, por exemplo
PS: vi uma pampa ap 1.8 transformada em 4x4 com cambio de subaru 4x4 com reduzida, achei show hehehe, vou ver c acho o link do site e posto aki
Renato Fraga
12/05/2009, 16:20
o problema todo eh o motor transversal
Já que o assunto é uma viagem maior que LSD (e não tô falando de diferencial de deslizamento limitado), hehehehe, porque não enfiar na Courrier um motor V6.
Certamente caberá no cofre do motor e pra completar o projeto, pode aproveitar motor e câmbio duma Explorer se fizer questão do câmbio automático, ou mesmo da Ranger com câmbio Manual.
Vai ficar BEM LOCA, hahahahahahaah !!!!!!!!!!!
Abraços
Já que o assunto é uma viagem maior que LSD (e não tô falando de diferencial de deslizamento limitado), hehehehe, porque não enfiar na Courrier um motor V6.
Certamente caberá no cofre do motor e pra completar o projeto, pode aproveitar motor e câmbio duma Explorer se fizer questão do câmbio automático, ou mesmo da Ranger com câmbio Manual.
Vai ficar BEM LOCA, hahahahahahaah !!!!!!!!!!!
Abraços
É isso aí Renato!
Vai fazer, faça algo que valha a pena!
Mauricio Rotta
12/05/2009, 17:19
Dá pra vc comprar outra courrier, serrar as duas no meio e emendar as duas frentes com dois motores e dois cambios. Integrar os sistemas de embreagem e acelerador, um trambulador pra acionar os dois cambios, inverter o diferencial de um dos dois conjuntos e rodar com sua courriercorrier patinando nas 4 rodas!!!!
Desce uma cerva que o papo tá ficando bom.
não não meu amigos ... estava pensando em algo q não saice original..., pois o cambio é o mesmo..... motor tambem... oq poderia fazer de mais é colocar o supercharge do fiesta... q seria ideal.. acho q a courier ficaria show... colocar uns pneus e rodas 15 alargar o paralama ..levantar ela... seria um coisa meio inedita q eu acho q daria resultadooo... e aposto q depois de montar a 1° e aprovar certamente muitas gente ia fazer isso... mais essa ideia eu tive ..pois escutei em uma concessionaria aq no interior q está em teste a courier 4x4 q era pra concorer com a loocker e saveiro, já q a courier naum mudou sua farda ainda.....bom.. como eu escutei isso no ano passado pensei em adiantar isso e estou afim de fazer uma deste jeitoooo é só ter tempoooo ($$$) pra começar o projeto e se tem alguem q execute o mesmo pra mim ... ou eu mesmo faço isso ....hauhauhua pois tenho noções basica de mecanica ..... quem naum tem né mais ve ai galera oq vc´s acham... embora nunca andei e nunca vi por baixo da eco 4wd mais quero ver se no meio do ano eu coloco o prejeto em execução.... se alguem tem uma ideia passa pra mim galera abraço
umberto xxxrrr
13/05/2009, 20:48
Vocês já viram a Saveiro 4x4 com 3 motores (todos turbo) ?
É sério, existe: YouTube - Saveiro 12 cilindros, 3 turbos e tração nas 4...
Renato Fraga
13/05/2009, 21:49
não não meu amigos ... estava pensando em algo q não saice original..., pois o cambio é o mesmo..... motor tambem... oq poderia fazer de mais é colocar o supercharge do fiesta... q seria ideal.. acho q a courier ficaria show... colocar uns pneus e rodas 15 alargar o paralama ..levantar ela... seria um coisa meio inedita q eu acho q daria resultadooo... e aposto q depois de montar a 1° e aprovar certamente muitas gente ia fazer isso... mais essa ideia eu tive ..pois escutei em uma concessionaria aq no interior q está em teste a courier 4x4 q era pra concorer com a loocker e saveiro, já q a courier naum mudou sua farda ainda.....bom.. como eu escutei isso no ano passado pensei em adiantar isso e estou afim de fazer uma deste jeitoooo é só ter tempoooo ($$$) pra começar o projeto e se tem alguem q execute o mesmo pra mim ... ou eu mesmo faço isso ....hauhauhua pois tenho noções basica de mecanica ..... quem naum tem né mais ve ai galera oq vc´s acham... embora nunca andei e nunca vi por baixo da eco 4wd mais quero ver se no meio do ano eu coloco o prejeto em execução.... se alguem tem uma ideia passa pra mim galera abraço
Certamene pra manter a originalidade, a melhor opção realmente é usar um conjunto completo do Eco Sport. E digo que seria completo mesmo, desde motor, câmbio, diferencial trazeiro e até mesmo todo o sistema elétrico relativo ao power train do doador.
Mas veja os pontos e critérios mais importantes para a avaliação de qualquer projeto como esse:
1- Qual a finalidade da modificação????
2- Qual a utilização desejada para o veículo????
3- Quais as peças e componentes disponíveis para seu projeto???
4- Mão de obra disponível, capacitada, e provida dos devidos equipamentos e técnicas para o tal.
Tendo resposta para essas perguntas, então pode ser feito uma avaliação mais criteriosa para a opção que você pode tomar para seu projeto.
Veja que não adianta pensar em manter originalidade se seu objetivo for enfrentar trilhas por mais leves que sejam, ao passo que também não adianta fazer algo mais radical só pra passear no Shoping.
Finalmente levante os custos e mande bala.
De resto é discussão perdida e motivo de alimentar a imaginação de todos. Já viu bastante idéia e verá mais uma série de outras cada uma mais maluca que a outra.
Abraços
samukanvas
13/05/2009, 22:36
Vocês já viram a Saveiro 4x4 com 3 motores (todos turbo) ?
É sério, existe: YouTube - Saveiro 12 cilindros, 3 turbos e tração nas 4... (http://www.youtube.com/watch?v=j4oO_ZuwMU0)
Porra... é de fricção essa saveiro? Precisa puxar pra trás pra dar corda e soltar o freio pra andar? :mrgreen:
Certamene pra manter a originalidade, a melhor opção realmente é usar um conjunto completo do Eco Sport. E digo que seria completo mesmo, desde motor, câmbio, diferencial trazeiro e até mesmo todo o sistema elétrico relativo ao power train do doador.
Mas veja os pontos e critérios mais importantes para a avaliação de qualquer projeto como esse:
1- Qual a finalidade da modificação????
2- Qual a utilização desejada para o veículo????
3- Quais as peças e componentes disponíveis para seu projeto???
4- Mão de obra disponível, capacitada, e provida dos devidos equipamentos e técnicas para o tal.
Tendo resposta para essas perguntas, então pode ser feito uma avaliação mais criteriosa para a opção que você pode tomar para seu projeto.
Veja que não adianta pensar em manter originalidade se seu objetivo for enfrentar trilhas por mais leves que sejam, ao passo que também não adianta fazer algo mais radical só pra passear no Shoping.
Finalmente levante os custos e mande bala.
De resto é discussão perdida e motivo de alimentar a imaginação de todos. Já viu bastante idéia e verá mais uma série de outras cada uma mais maluca que a outra.
Abraços
entãooooo.......naum queria um carro de shop... mais sim um 4x4 funcional... o custo disso seria muito altooo mais ideias são ideias... claro com tudo q eu gastar da pra comprar um ranger pronta já....obrigado pelas ideias acho q ficaria na ideia mesmo.. mais deixa eu ti perguntar.... hj viajando muito pra uma cidade chamado Doutor Ulysses-PR pensa tenho q andar 70 km de estrade terra estava pensando em um 4x4 e barato oq vc me indicaria ? abraço
Renato Fraga
20/05/2009, 00:32
Bom, a respeito de 4x4 barato, acho que o mais perto desse ideal seria alguns SUVs mais antigos tal como Ford Explorer, Nissan Pathfinter, Toyota Hillux, Jeep Cherokee, ou ainda Pick Ups tal como Ranger, e S10.
Na verdade, 4x4 barato, hehehehe, não existe.
Só pra continuar a jogar gasolina na fogueira, houve algum lugar por aqui que foi postado algumas fotos de uma Pampa 4x4 dotada de um par de eixos rígidos mais suspensões por links e molas helicoidais.
Encontri mais umas fotos:
Abraços
Renato Fraga
20/05/2009, 00:35
Mais algumas :
pqp
ue psicopata
caras, aqui na ZN de smapa uma vez vi uma PARATI quadrada com snorkel e "bengala"no escapamento e detalhe, ela possuia um "subchassis" e eixos de jeep
infelizmente não tenho fotos, mas é incrível
onde era essa pampa 4x4?
cRiPpLe_rOoStEr
22/06/2009, 02:50
lendo o tópico tive duas idéias:
1ª: fazer um subchassi que melhore a resistência da estrutura possa apoiar o novo sistema de tração...
2ª: adaptar um sistema de transferência por corrente, como o que o erwin weimann adaptou num gurgel x12... mas eu faria com correias... invariavelmente, iria adaptar um subchassi para melhorar a resistência torcional e facilitar modificações na suspensão visando o aumento do vão livre...
cRiPpLe_rOoStEr
22/06/2009, 03:08
onde era essa pampa 4x4?
parece ser daqui de porto, só não sei dizer de qual quebrada...
Heleno Lucio
22/08/2009, 22:16
PHBURI,
Eu tbém pensei em fazer isso, já tenho o câmbio e diferencial traseiro da Eco e o principal, a Courrier! Agora falta tempo mesmo.
Se quiser entre em contato.
Abraço
cRiPpLe_rOoStEr
22/08/2009, 23:03
Eu tbém pensei em fazer isso, já tenho o câmbio e diferencial traseiro da Eco e o principal, a Courrier! Agora falta tempo mesmo.
será que o motor 1.6 vai ficar suficiente, ou vai partir para o 2.0 da eco?
Heleno Lucio
23/08/2009, 11:30
será que o motor 1.6 vai ficar suficiente, ou vai partir para o 2.0 da eco?
Pensei num SuperCharger inicialmente mas já me disseram que o do Fiesta é pequeno para o motor 1.6.
O motor da Eco tem uma manutenção absurdamente cara.
Edintruder
23/08/2009, 14:40
Heheheh!
Perdi esse tópico, mas ainda cheguei à tempo...
Bem, o sistema do ecosporte deve servir sim, mas custará bem caro. Porém terás que usar o 2.0 em função do torque.
Outra opção mais "fundo de quintal", funcional e hiper barata, seria transferir a tração diretamente dos semi-eixos dianteiros.
Entre a caixa e as homocinéticas da caixa, instala uma coroa de moto, talvez três de cada lado, e atrás tu instalas os semi-eixos com mangas montados de forma que fiquem as mesmas coroas por baixo do carro, depois é só instalar correntes de moto emendadas, com guias e tensores que estará pronto. 4x4! Ahahaha! O pior é que funciona muito bem, porém necessita de manutenção periódica. Um sistema no meio para ligar e desligar e tá pronto. Ahahahah! Deve ficar melhor que o sistema do Ecocosport!
Ahahahahhah!
Renato Fraga
23/08/2009, 14:56
Gênio !!!!!!!!!
cRiPpLe_rOoStEr
23/08/2009, 20:22
Bem, o sistema do ecosporte deve servir sim, mas custará bem caro. Porém terás que usar o 2.0 em função do torque.
Outra opção mais "fundo de quintal", funcional e hiper barata, seria transferir a tração diretamente dos semi-eixos dianteiros.
Entre a caixa e as homocinéticas da caixa, instala uma coroa de moto, talvez três de cada lado, e atrás tu instalas os semi-eixos com mangas montados de forma que fiquem as mesmas coroas por baixo do carro, depois é só instalar correntes de moto emendadas, com guias e tensores que estará pronto. 4x4! Ahahaha! O pior é que funciona muito bem, porém necessita de manutenção periódica. Um sistema no meio para ligar e desligar e tá pronto.
seria um pouco complicado isso por conta de os semi-eixos traseiros terem a rotação em função do diferencial dianteiro... se conseguir adaptar uma tomada de força no câmbio facilita uma adaptação dessas, e precisaria de só uma corrente (ou correia), e como seria para usar só em locais de baixa aderência poderia ser um eixo como os de karts ou quadriciclos esportivos, sem diferencial... a propósito: a umas semanas atrás eu vi um triciclo que usava motor de biz e diferencial de chevette adaptado para ser tocado por corrente...
umberto xxxrrr
24/08/2009, 00:43
A manutenção do 2.0 torna-se barata quando se pode adquirir um inteiro ZERO km por menos de 3000 reais.
Renato Fraga
24/08/2009, 10:07
Meu Deus, vocês não estão viajando na maionese não?????????????
Clifford
28/09/2009, 10:16
Bom pessoal, também estava estudando algum sistema pra montar na minha pampa, o que eu gostaria? Colocar um sistema de tração + robusto e que ache peças com mais facilidade. Será que daria pra bolar alguma coisa com Motor Ap+Cambio+Ct do suzuki? Pensei nisso por ser um carro mais compacto essas peças tb devem ser. Alguma sugestão?
Renato Fraga
28/09/2009, 10:53
Pra usar essa configuração que citou vejo problemas com o diferencial dianteiro.
Pensou nisso????
Bom, o pessoal que anda de gaiolas, tem alguns fazendo uma conexão ao câmbio e puxando uma saída para outro eixo.
Não sei se o mesmo procedimento é possível fazer no câmbio longitudinal do AP. Ao que sei no câmbio do fusca é possível, e das kombi mexicanas também, esses que são muito melhores e mais robustos.
Sendo seu carro uma Pampa e originalmente com motor longitudinal facilita as coisas. A pena é não ter redução nessa sugestão que te dei.
Tudo é questão de experimentar.
Abraços
Clifford
28/09/2009, 11:28
É verdade tem esse detalhe....e agora outra coisa me passou pela cabeça eitaaa...se for pra montar algo mais radical talvez daira pra usar os eixos completos, claro que teria que medir as bitolas e tal, hmmm tb teria de mudar toda a suspensão dianteira, mas seria uma opção talvez. Pro motor tem espaço de sobra, soh estou pensando onde teria algum espaço para a ct, teria que fazer um bom retrabalho na lata pra encaixar tudo isso.
Renato Fraga
28/09/2009, 11:58
Verdade Clifford, se você quiser radicalizar um pouco, colocando eixo rígido na dianteira, facilita um pouco as coisas, e permite você usar uma tcase.
Do que me lembro da Belina que meu pai tinha, o cofre do motor é enorme, sobra espaço e a Pampa é assim também.
Pra colocar o eixo rígido na frente é só não ter compromissos com limites de altura.
Tem fotor de uma que já postaram em algum lugar por aqui.
Acho que seria a receita certa.
Abraços
Clifford
01/10/2009, 13:14
É, pensei em Sukuzi pq ele é bem compacto, mas poderia ser de algum outro jeep com sistema semelhante, preciso dar uma pesquisada nas medidas e disponibilidade de peças
jairandrade.engen@gmail.c
11/02/2014, 10:28
Bom dia galera, sempre gostei muito de carros off road, e como minha noiva e eu viajamos muito para sítios, hotéis fazenda etc com nossa família, gostamos de pegar uma estrada de terra, mesmo que moderada. Tenho dois carros, um cerato koup e uma ford courier (que utilizo para trabalho, obras) mas quero dar uma "bombada" nela sem gastar muito para aproveitar um pouco mais além do serviço
Fiquei maravilhado com uns posts que vi, de stradas locker, saveiros e montanas com pneus BF, ficaram show demais. Queria saber, ou ver fotos, de alguma courier modificada, com ou qual pneus utilizar sem gastar trocando rodas (rodas 14, vi uma strada com pneus wild bull que ficou bem legal), ou até mesmo algum ajuste de suspensão para torna-la mais divertida.
Agradeço a vocês
maxdelta
11/02/2014, 11:39
Bom dia galera, sempre gostei muito de carros off road, e como minha noiva e eu viajamos muito para sítios, hotéis fazenda etc com nossa família, gostamos de pegar uma estrada de terra, mesmo que moderada. Tenho dois carros, um cerato koup e uma ford courier (que utilizo para trabalho, obras) mas quero dar uma "bombada" nela sem gastar muito para aproveitar um pouco mais além do serviço
Fiquei maravilhado com uns posts que vi, de stradas locker, saveiros e montanas com pneus BF, ficaram show demais. Queria saber, ou ver fotos, de alguma courier modificada, com ou qual pneus utilizar sem gastar trocando rodas (rodas 14, vi uma strada com pneus wild bull que ficou bem legal), ou até mesmo algum ajuste de suspensão para torna-la mais divertida.
Agradeço a vocês
coloca um pneu at, já vi numa strada locker, deve ser suficiente, tenho uma courier na empresa, ela é usada para pequenas entregas e entregas em lugares onde nunca colocaríamos um caminhão. Só uso pneu de carga, teve uma vez q peguei uma estrada de chão mas chovia muito dirigi para q não deixá-se a courier cair na vala, encontrei uma band pickup atolada, passei por ela com muita dificuldade, o negócio era pilotar, deixar o veículo sambar e manter no meio da estrada se cair na vala o destino era igual ao da band, chegando na proxima vila, fui perguntar como era adiante, eles pensaram q eu estava vindo ao contrário, aí me falaram nem band passa, eu disse " é eu vi a band" foram quando olharam o estado da courier e falaram que se seguisse viajem estaria tranquilo.(mas não foi tranquilo, a serra tinha lama, e a courier estava pesada, tive que passar no caminho de terra tomado pela agua pq havia um dique rompido) Geralmente nessa estrada de terra, quando seco faço em média de 40 minutos, são 50km de estrada, naquele dia eu fiz em 6 horas.(são 6 horas de serviço, aquela rota, neste dia eu fiz em 14horas) Voltei de jipe 2 dias depois mas não foi a mesma diversão.(daquele dia em diante a empresa nunca mais foi pra essa rota com chuva, se vai sou eu q vou)
Tem muitos relatos aqui de pseudo jipeiros, com jipes 4x4 atolando em lugares q veículos comuns usados por pessoas da região passam com moderadas dificuldades. Meu primeiro carro de trilha foi um gol. pneu estreito de kombi, só pasto mesmo q ele não subia, mas se fosse pra descer...
Agradeço a vocês
Olhe esse link http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/55990-tracao-4x4-na-ford-courier.html
jairandrade.engen@gmail.c
11/02/2014, 11:58
Sim é verdade, não tenho o que reclamar do carro, me serve muito bem,
Eu agradeço sua resposta e vou pesquisar
Troller-a-vista
11/02/2014, 12:05
colocar um pneu at ou mud da bf ajudaria bastante. o pessoal tem erguido pra encaixar o pneu e aumentar a altura, em torno de 10 cm ao todo, procure no facebook o BF///MS, havera boas ideias la pra vc sugar.
numa courier ainda nao vi, mas deve ficar muito bom, pq das pickups ela é um das mais valentes... pena q eh defasada.
maxdelta
12/02/2014, 15:52
Besteira colocar 4x4 em uma courier o q vai gastar talvez seja melhor comprar um jipe. Vai de courier vc vai bem longe com uma gracinha desta 4x2 com tração dianteira, como eu disse anteriormente, vc pode ter um veículo 4x4, mas nestes veículos em geral, é 50% braço 30% pneu 10% 4x4 outros 10% é sorte. Moro em região de interior, e muitos moram em locais de terra, mas nem todos tem condição de ter um 4x4, os carrinhos, gol, uno, corsa, vem e vão com lama e sem lama, é mais dificil é, pode ficar atolado, pode, mas as vezes o cara tem jipe willys "preparadão" mas o pneu é largo e de asfalto vai mandar pior um uninho da vida.
Passeio da cascata do Conde D'eu, foi legal tinha acabado de comprar o samurai, fiz o passeio todo em 4x2, tinha lama pra kct. Tava ouvindo o talkabout pois eu tava fechando o passeio, de repente ouço no rádio, o pessoal das bands e das lands e as pickups CD iam abortar o caminho. estava com o px ligado tb, ouço no px, que o morador estava saindo com corsinha 4 portas dele, e as bands atravessadas estavam atrapalhando ele a passar. Então vc pode pode ter o carro, bom, mas se outros % não estiverem de acordo, vc pode ter hummer, samurai, jimny, band, land, troller, aranha, baja, o q for, o q vai definir, nunca vai ser o carro e o equipamento q tem(ajuda, mas tem q saber usar, se não é só enfeite) e sim como dirige o carro em adversidades.
Boa sorte!
Se tiver muito caro o AT vá de pneu 185 r14 de kombi deve tá em média 250 novo.
marcelinoDF
26/02/2014, 15:58
Prezados,
sou uma apaixonado pela Courier (pela minha assinatura dá para ver)... em dezembro, "vendi" para um amigo meu pq estava subutilizada. Hoje, estou relativamente arrependido, mas como meu amigo está usando ela prá valer, tá valendo! Usava ela nas minhas idas à roça... confesso que para andar na estrada de chão, a strada dá de 10 a zero... não sei SE pelo fato de a courier ser muito comprida (distância entre eixos), achava ela ruim de manobrar nas estradas de chão. Tinha situações que eu não via a hora de ela ficar com as 4 rodas suspensas no ar! Confesso q colocar tração nela, eu nunca pensei pelo custo e o resultado incerto da empreitada... melhor comprar um jimny da vida... Na verdade, até mesmo um Uno Mille faz milagre em estrada de chão!!!