PDA

Ver Versão Completa : acertando o caster By Kim



Rodrigo Ielpo Bastos
04/05/2009, 21:49
Amigo Kim tomei a liberdade de batizar esta modificaçao com seu nome pois a ideia foi sua, e foi otima ideia.

Pessoal minha camper acima de 80Km/h passarinhava ficava ou pra direita ouu pra esquerda, nunca no centro, ja havia conversado com o kim e ele disse que fez no dele e ficou otimo, bem reslvi mexer no caster da minha conforme as dicas do Kim.

Como foi feito:

1º soltar o munhao para prender a ferramenta de medição de grau no suporte do rolamento.(somente de um lado)

2º medir o lado com a roda e igualar o outro na altura.

3º cortar a barra em dois pontos um proximo ao chassi e outro proximo ao eixo.(vou colocar umas fotos para facilitar o entendimento)

4º girar o eixo para atigir a inclinação desejada. (qundo desmontei meu carro estava com 3 graus ai pensei so dois graus nao podem fazer efeito algum mas jaque desmontei vou fazer serviço completo, fiz as modificações e montei tudo ficou otimo o carro fica mais na mao se precisar de duas pistas para andar.

segue as fotos do serviço.

Kim
04/05/2009, 22:11
Caro Rodrigo Ielpo Bastos!

Fico lisonjeado pelo batismo, será o padrinho!

Fico feliz que seguiu conforme explcado, conseguindo assim o resultado final esperado.

Lembrando da segurança, faça bem feito o preenchimento das barras longitudinais, isso é de extrema importância.

Agora, estou ancioso pelas fotos.

Abraços.

Kim.

Rodrigo Ielpo Bastos
04/05/2009, 22:27
consegui postar as fotos depois mando mais


tudo foi preenchido com mig com bastante cuidado

Abraços


de sua opiniao ela é importante

CAVESO
04/05/2009, 22:41
Mestre Kim fazendo escola...... :palmas:

Eduardo Velo
05/05/2009, 08:49
Kim e Rodrigo , o que causou a fuga do angulo do Caster ??? se o eixo torceu precisa ver o que causou isso pra não acontecer de novo ...
E se tiver que trocar a longitudinal , tem que fazer td de novo ??
De qqer forma é bom ter essa receita ...

abs ...
Edu

Rodrigo Ielpo Bastos
05/05/2009, 19:46
Eduardo, o que provocou essa mudança de angulo é o fato de ter levantado o carro utilizando as molas maiores, com isto o caster foi ficando proximo de zero.

caso precise trocar alguma barra teremos que fazer o serviço novamente mas é so espelhar pela outra.

aproveitei o jak isso jak aquilo estou modificando o hidrovacuo amanha vou postar as fotos

guilhermeabreu
06/05/2009, 09:58
AMIGO EDU VELO

Vc SEMPRE preocupado em tirar a originalidade , como o RODRIGO falou , ísto ocorre toda vez que mudamos as molas por maiores , e na realidade não me lembro de alguem daqui do forum relatar que precispou de trocar as barras longitudinais , logo elas duram uma eternidade , MAS SE um dia precisar de trocar , é só fazer o que o RODRIGO citou , copiar a nova pela a o do outro lado , o que FICO AGONIADO é em guiar o BICHÃO passarinhando o tempo todo , eu ía mexer no munhão , mas desta forma que o KIM e o RODRIGO fizeram é muito mais fácil e rápido , o do CARLOS SIQUEIRA o ROGER girou o munhão ,MAS O DELE o eixo é de rural , LOGO FICOU FÁCIL DE ACESSAR PELO MUNHÃO .

Estou louco para que o ROGER termine o ENGESA do CARLOS SIQUEIRA para o meu entrar lá para corrigir esta LENHA de 4 anos de sofrimento .

ABRAÇÃO , e até IBITIPOCA .

Eduardo Velo
06/05/2009, 10:47
Doctor , essas barras tem uns ptos fracos e por isso são trocadas ...
Podem torcer numa pancada , o alojamento das buchas ficam ovalizados se usar muito tempo com buchas em mau estado ... a Rota até mantem estoque dessas barras ... mas é bem dificil ter que trocar se mantem a manutenção em dia ...
Com molas maiores eu ajustaria a posição da panhard e não mexeria nas longitudinais , mas estive observando e realmente qdo sobe com as molas o angulo do caster tende a zero ...

guilhermeabreu
06/05/2009, 19:46
EDU VELO

Ao aumantar a altura das molas , irá alterar o CÁSTER e o angulo da PANHARD .

Os efeitos destas alterações são distintos :

Qdo aumenta o angulo da PANHARD , o ENGESA qdo passa por uma depressão ou elevação , ele irá oscilar na vertical , COM ÍSTO : ao retornar os movimentos ele terá oscilações laterais de um lado para outro repetidas vezes de grande amplitude em parábulas curtas e rápidas ( efeito BONECO DOIDO ) , fica díficil de guiar e muito perigoso , aconteceu ísto comigo qdo coloquei a barra da direção que pega no PITMAN por cima do PÍTMAN ficando com uma inclinação muito grande , e não por baixo como é original . Ficou igual a um BONECO DOIDO .

Qdo altera o CÁSTER para menos de 5 graus , ele terá oscilações laterais de um lado para outro repetidas vezes de pequena amplitude em parábulas longas e lentas = PASSARINHAR .

POR ÍSTO QUE A SOLUÇÃO DO PASSARINHAR É : Corrigir o CÁSTER .

No meu caso qdo fizer a correção do CÁSTER vou pedir para o ROGER alongar o BRAÇO PITMAN para baixo para que a PANHARD não fique inclinada tb , pq se eu CORRIGIR SÓ O CÁSTER , a PANHARD vai ficar inclinada pq aumentei a altura das molas e este efeito do BONECO DOIDO vai MANTER EXISTINDO TB .

Deu pra entender ?

ABRALÇÃO

CAVESO
06/05/2009, 21:01
Dr. Guilherme,

Você está usando aquelas molas epeciais da Rota (mais altas)?

Disse o Igor que essas molas não alteram o caster...que ele montam do pessoal de sampa assim e não passarinha......será?

Abração!

Rodrigo Ielpo Bastos
06/05/2009, 21:17
caveso isso é fisica nao tem como a mola ser grande e não alterar o caster, as vezes vc pode não perceber, mas eu que estou com dois carro bem semelhantes porem um com as barras corrigidas e outro mais baixo(pois não chagaram as molas ainda) sem correção das barras ja sinto a diferença.

Rodrigo Bastos

CAVESO
06/05/2009, 21:27
caveso isso é fisica nao tem como a mola ser grande e não alterar o caster, as vezes vc pode não perceber, mas eu que estou com dois carro bem semelhantes porem um com as barras corrigidas e outro mais baixo(pois não chagaram as molas ainda) sem correção das barras ja sinto a diferença.

Rodrigo Bastos

Rodrigão,

Eu também penso como vc: acho que o caster se altera sim...

Mas como o Igor disse que tem feito em vários engesas sem precisar alterar nada, pensei ser possível...

mrcrema
07/05/2009, 10:57
Bom dia

alguem teria essa receita para o eixo dana 44 do willis ?

tenho meu jeep com spoa e pneus 38 e tenho esse grande problema.

grato

CAVESO
07/05/2009, 11:29
Bom dia

alguem teria essa receita para o eixo dana 44 do willis ?

tenho meu jeep com spoa e pneus 38 e tenho esse grande problema.

grato

Mrcrema,

Estamos tratando aqui do caster do engesa que usa suspensão 3 links com molas helicoidais.

No seu caso, sugiro procurar na seção de Willys pois há vários tópicos lá que tratam do tema.

Abração

Kim
07/05/2009, 11:36
Caro mrcrema!

Na linha Willys, ppode ser colocado uma cunha de ferro, entre a mola e o eixo.

É uma técnica antiga e já discutida no fórum.

Fica muito bom.

Outra solução, é soltar a sapata (cortar no massarico), acertar o ângulo e então solar novamente.

Mais, como o CAVESO colocou, aqui é uma solução específica para engesas.

LEMBRANDO A TODOS, QUE NÃO É PARA EIXO TORTO, É PARA CÁSTER DE SUSPENSÃO ELEVADA POR MOLAS MAIORES.

Abraços.

Kim.

mrcrema
07/05/2009, 11:44
Obrigado Kim e Caveso e desculpa ter atravessa o tópico, vou procurar me informar melhor em topicos especificos de willis.
Um abraço

rub
07/05/2009, 15:29
Rodrigo,

Achei muito interessante o método de correção do caster. Parabéns pela iniciativa.
Esse é um problema crônico nas Campers com pneus maiores do que os originais.

Fiquei com algumas dúvidas, você poderia me ajudar?

1) Você poderia informar como você fez a ferramenta para medir o Caster e como usá-la para encontrar a angulação do caster?
Como é feito o mecanismo do ponteiro do transferidor de grau e onde ele é fixado no veículo para indicar que ele está a 90 graus antes de fixar nos munhões.
Estou com estas dúvidas pois pretendo construir uma chave desta para mim e não sei por onde começar.

2) Quando você gira o eixo (diferencial), que eu entendi que é o efeito de puxa-lo para frente do carro, a barra do lado oposto ao que está sendo medido (da roda que está no chão), neste momento a barra já foi cortada ou somente foi solta para permitir que o mesmo possa ser girado para determinar a angulação?

3) Existe alguma fórmula para achar a angulação devido o tamanho do pneu? (Ex. Camper com pneu 31 ou com pneu 33)

4) Qual é a angulação correta do caster que devemos deixar para eliminar o efeito de passarinhar?

Abs,

Rub





Amigo Kim tomei a liberdade de batizar esta modificaçao com seu nome pois a ideia foi sua, e foi otima ideia.

Pessoal minha camper acima de 80Km/h passarinhava ficava ou pra direita ouu pra esquerda, nunca no centro, ja havia conversado com o kim e ele disse que fez no dele e ficou otimo, bem reslvi mexer no caster da minha conforme as dicas do Kim.

Como foi feito:

1º soltar o munhao para prender a ferramenta de medição de grau no suporte do rolamento.(somente de um lado)

2º medir o lado com a roda e igualar o outro na altura.

3º cortar a barra em dois pontos um proximo ao chassi e outro proximo ao eixo.(vou colocar umas fotos para facilitar o entendimento)

4º girar o eixo para atigir a inclinação desejada. (qundo desmontei meu carro estava com 3 graus ai pensei so dois graus nao podem fazer efeito algum mas jaque desmontei vou fazer serviço completo, fiz as modificações e montei tudo ficou otimo o carro fica mais na mao se precisar de duas pistas para andar.

segue as fotos do serviço.

Kim
07/05/2009, 19:57
Opa rub!

Vamos às respostas!:concordo:

1) Você poderia informar como você fez a ferramenta para medir o Caster e como usá-la para encontrar a angulação do caster?
Como é feito o mecanismo do ponteiro do transferidor de grau e onde ele é fixado no veículo para indicar que ele está a 90 graus antes de fixar nos munhões.
Estou com estas dúvidas pois pretendo construir uma chave desta para mim e não sei por onde começar.

A ferramenta é feita com uma chapa de ferro, soldada a uma barra roscada de ½” (essa medida é a compatível com a parte interna dos rolamentos de munhão).

Com um transferidor escolar, colar na chapa, com araldite, lembrando que se deve deixar um furo para passar o parafuso do pendulo no transferidor.

No meu caso, usei arame de solda oxigênio, fiz uma volta que ficasse firme ao parafuso, cortei no tamanho que ficasse na escala do transferidor, depois apontei, no esmerilho.

2) Quando você gira o eixo (diferencial), que eu entendi que é o efeito de puxa-lo para frente do carro, a barra do lado oposto ao que está sendo medido (da roda que está no chão), neste momento a barra já foi cortada ou somente foi solta para permitir que o mesmo possa ser girado para determinar a angulação?

A barra longitudinal deve ser cortada, para “abrir”, não precisa usar muita força, vá com calma.
Na verdade, não leva ele para frente, gira no próprio eixo dele.
Se colocar uma alavanca entre a barra de direção e o eixo diferencial, dará certo, fará o serviço.

3) Existe alguma fórmula para achar a angulação devido o tamanho do pneu? (Ex. Camper com pneu 31 ou com pneu 33)
Como expliquei ao Rodrigo, existe sim uma fórmula.
Deve retirar o cubo e munhão de um lado, que servirá também para prender a ferramenta.
O outro lado ficará montado, com o pneu.
A roda retirada, meça seu raio, e deixe o eixo com essa medida (será como se o eixo estivesse com o pneu)
Assim, para cada pneu, poderá haver uma diferença, sendo que a principal diferença será em veículos com molas maiores.

4) Qual é a angulação correta do caster que devemos deixar para eliminar o efeito de passarinhar?

Segundo o manual engesa as medidas são as seguintes:
Cáster.....................................5º + 30 (nominal) – condição estática
Ângulo de câmber.................1º 30’ (referencia)
Inclinação do pino-mestre.....7º 30’ (referencia)
Convergência.........................entre 2 e 4 mm


Abraços.

Kim.

rub
07/05/2009, 20:12
Kim,

Obrigado pelas respostas.
Apenas para esclarecer, o angulo que deverá ficar será de 5º tanto faz se estiver com o pneu de 31" ou de 33"?

Do outro lado, onde o pneu está no chão, no momento de determinar o angulo de 5º, a barra deverá ser retirada para conseguir este angulo ou não há necessidade de tirar ela do lugar?

Abs,

Rub

Kim
07/05/2009, 20:18
A ferramenta em detalhes...

...é, nem tanto!! hahahaha

Kim
07/05/2009, 20:23
Kim,

Obrigado pelas respostas.
1) Apenas para esclarecer, o angulo que deverá ficar será de 5º tanto faz se estiver com o pneu de 31" ou de 33"?

2) Do outro lado, onde o pneu está no chão, no momento de determinar o angulo de 5º, a barra deverá retirada para conseguir este ângulo ou não há necessidade?

Abs,

Rub

Opa rub!
1) Sim;

2) O serviço é simultâneo, as barras devem ser cortadas antes, AS DUAS, direita e esquerda, pois são interligadas pelo eixo diferencial.
O grau que achará, servira para os dois lados concomitantemente.
No meu caso, eu retirei posteriormente, para fazer o serviço de solda bem reforçado na longitudinal.
Olhe o meu álbum de fotos, na assinatura.
Tem o passo-a-passo.

Abraços.

Kim.

rub
07/05/2009, 21:02
Kim.

Obrigado amigo pela explicação e pela foto da ferramenta.
Estou navegando no seu album de foto que está muito rico de informações técnicas e bem organizado. Parabéns!!!

Abs,

Rub

Kim
07/05/2009, 21:03
Obrigado caro amigo!

Rodrigo Ielpo Bastos
07/05/2009, 21:13
Ei Rub obrigado pelos elogios, mas a ideia foi do kim eu so copiei, e ferramenta que fiz é identica ao do Kim lembrando que o furo do eixo deve ficar no centro do transferidor e ele ficar totalmente perpendicular à barra roscada que prende nos rolamentos

rub
07/05/2009, 21:18
Kim,

Você acertou as buchas cogumelos da barra traseira da suspensão?

Abs,

Rub

Kim
07/05/2009, 21:20
Não chegou a ser possível!

Olha o último post do Brancão. (também na assinatura)

rub
07/05/2009, 21:22
Rodrigo,

Obrigado pela informação adicional. Vou fabricar uma ferramenta desta!

Abs,

Rubens

rub
07/05/2009, 21:36
Kim,

Mais um dúvida. Qual é o comprimento da barra roscada de ½” e do T?

Abs,

Rub

Kim
07/05/2009, 21:51
Opa!
23cm ou 25cm tá bom!

Toninho
08/05/2009, 08:27
Olá Pessoal, li reli este tópico para entender direitinho, bem quando coloquei motor Diesel no meu Engesa tbm troquei as molas dianteiras pois as antigas não aguentariam o pêso do motor, e não senti diferença nenhuma no dirigir. Ele não balança para lugar nenhum Passarinha, e não fica como João Bôbo tiro as mãos do volante e ele continua retinho na estrada. Não entendo o que acontece com meu Engesa pois está perfeito para dirigir em estradas e na cidade. Outra coisa fui olhar a fixação das barras Panhard tanto nas dianteiras quanto nas traseiras, não vi nenhum tipo de alinhamento fora do lugar, nem bucha estragada, corroida ou qualquer tipo de torção como mostrou as fotos lá do albúm do Kim.
Qual será a explicação, para este bom funcionamento ???

[ ]'ss

Kim
08/05/2009, 08:36
Caro Toninho!

O procedimento discutido aqui, se aplica somente a veículos que foram colocados molas maiores, para elevar a suspensão.

No seu caso, a troca foi devido ao motor, o que não acarretou a elevação da suspensão.

No meu engesa, coloquei molas de 510mm, isso é bastante, em comparação com as originais que são de 390mm.

Portanto, mesmo com a troca das molas, não sentiu a diferença, pois deve ter ficado dentro do limite de tolerância, ou a mola seguiu o tamanho da original, com o peso do motor, ou ainda ambas os fatores concomitantemente.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
08/05/2009, 13:38
TONINHO

O KIM foi mais rápido no gatilho , é ísto aí , as molas novas que vc colocou , embora sejam novas manteve a altura original do seu ENGESA , com ísto esta tudo OK . Funcionando as mil maravilhas , beleza e parabens pelo seu ENGESA que deve estar bem conservado , cade as fotos dele ?

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
08/05/2009, 13:44
KIM

Só por curiosidade , COMO VC CHEGOU A CONCLUSÃO que aquele pendulo de arame na peça que vc fez para fazer a regulagem do CÁSTER esta TOTALMENTE na vertical ? Se alí não tem um nível ?

Sei que se vc fizer uma peça pendulando a tendencia seria de ficar na vertical , mas neste caso , vejo pouco peso nela e tem atritos alí que poderia impedir dela ficar na vertical expontaneamente dando margem de erro na interpretação da angulação que serviria como referencia para regular a angulação do CÁSTER que é de 5º 30" .

ABRAÇOS

Kim
08/05/2009, 16:58
Opa Dr. Guilherme!

Está coberto de razão!

Para pendular corretamente, após "levar" o eixo, batia levemente com o cabo de uma chave de fenda, somente para vibrar, assim, fazia o deslocamento necessário, pois realmente, o atrito atrapalha.

Então, um toc toc resolvia!

abraços.

Kim.

Toninho
10/05/2009, 13:09
TONINHO

O KIM foi mais rápido no gatilho , é ísto aí , as molas novas que vc colocou , embora sejam novas manteve a altura original do seu ENGESA , com ísto esta tudo OK . Funcionando as mil maravilhas , beleza e parabens pelo seu ENGESA que deve estar bem conservado , cade as fotos dele ?

ABRAÇÃO

Caro Guilherme, segue o link das fotos do meu Engesa, modéstia a parte ele está muito bonito mesmo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16631&highlight=fotos+engesas&page=22

Obrigado.

[ ]'ss

guilhermeabreu
10/05/2009, 17:59
TONINHO

PUTSGRILA , seu ENGESA esta lindo , de muito bom gosto os acabamentos , só por curiosidade , A CARROCERIA É DE FIBRA ?

Na minha opinião : se vc pintar de PRETO SÓ a máscara do farol irá dar um destaque melhor na frente , o meu era assim , qdo fiz uns retoques na pintura o pintor me deu esta dica , ACEITEI e REALMENTE ficou melhor , dá uma olhada na no frota 4x4 no : ENGESA E4 F-I 87 : enfim o quase " CORAÇÃO VALENTE " , que tem ele com a frente toda amarela e depois SÓ COM A MÁSCARA DO FAROL EM PRETO .

E outra coisa que falta a meu ver , seria vc colocar o limpador de parabrisa para baixo , MAS ÍSTO É QUESTÃO DE GOSTO e eu respeito muito .

MAS SEU ENGESA ESTA ZERADO ZERADO , MUITO LINDO MESMO PARABENS

ABRAÇÃO , e vc não vai a IBITIPOCA ?

Toninho
10/05/2009, 19:09
Caro Guilherme, a carroceria do meu Engesa é ORIGINAL não tem nada de FIBRA nele, estive na Rota 4x4 semana passada e o Igor me mostrou uma máscara preta, que fica na frente dos fárois para justamente facilitar ajustes e trocas de lampâdas queimadas, não tinha pensado na idéia de tranformar esta parte do SheeiK em preto. Quanto a deixar as hastes do limpador de para-brisa pra baixo, gosto mais do jeito que está, mas muito obrigado pelos elogios e pelas dicas que vc me passou. IBITIPOCA acho muito difícil ir até lá, o meu trabalho não me permite ter se quer um final de semana com folga, sem brincadeira trabalho muito mas se você for até lá não esqueça de mostrar pra gente.

Obrigado,

[ ]'ss

guilhermeabreu
10/05/2009, 20:08
TONINHO

Seu ENGESA esta zerado mesmo , parabens .

Agora , vc não precisa de comprar uma máscara preta nova , é só vc pintar com um spray preto mesmo , custa R$15,00 uma latinha , se não gostar pinta de azul de novo , vc deve ter um resto de tinta azul não ?

Qto ao limpador de parabrisa , como disse , respeito seu gosto .

ABRAÇÃO , e com certeza teremos muitas fotos de IBITIPOCA pra colocar aqui , e alguem tem que trabalhar neste país não ?

Toninho
25/05/2009, 20:52
Guilherme valeu pelos elogios ao meu ENGESA, vou pensar bem antes se deixo os olhinhos dele preto ou não, vou simular a frente dele lá no PhotoShop e ver como é que fica, aí evito o trabalho de pagar mão de obra e tinta sem necessidade.:concordo:

[ ]'ss

Kim
25/05/2009, 20:57
Opa Toninho!

Mão de obra??

Tinta??

Que nada.

Spray, + - R$ 13,00.
Fita crepe, + - R$ 5,00

E mão na massa!

Passe a fita em volta, empapele os farois, lixe, e made bala.

Fica ótimo!!

Olhe o meu álbum, fiz em casa, o meu tinha a grade e os contornos dos faróis brancos!

Abraços.

Kim.

Toninho
25/05/2009, 21:04
Falta coragem Kim, pretendo por enquanto deixar o SheiiK sem os olhinhos pretos, hehehehehehehehehe!!!!!!!!! Fico olhando para ele, e gosto do que vejo, escurecer em volta dos fárois... Talvez, :pensativo: valeuuuuuuuuuuu...


[ ]'ss

Kim
20/02/2010, 19:08
Pessoal!!!

Para aqueles que fizeram o serviço, conte-nos os resultados, se ficou bom ou não! rsrsrs

Sei que mais pessoas executaram o serviço.

Abraços.

Kim.

reslima
01/02/2011, 00:40
Kim, ja vi em algum lugar você falando de uma ferramenta para verificar o caster nos eixos dana 44 da linha willys, inclusive com dicas de onde apoia-la para tal verificação. No entanto busquei no fórum e o único tópico com algo parecido que achei foi esse na seção engesa.
Estou precisando da dica, pois assim que colocar a lataria no chassi, vou realizar a instalação da suspensão de troller que comprei, portanto, gostaria da dica para poder conferir o caster durante a instalação.
Abraço...
EM TEMPO: A "ferramenta" em questão não era essa do tópico, salvo engano era composta por um transferidor e um esquadro.
Renato

reslima
01/02/2011, 01:02
Kim, valeu, achei o topico!
Me enganei, foi o Leopoldo que postou! Veja...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=543810&postcount=142
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=543810&postcount=142)De qqer forma te agradeço!
Abraço...
REnato

Kim
01/02/2011, 08:24
Opa Reslima!

Que bom que já conseguiu!

Mais está ai minha idéia!

http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SAoV8uY6lHI/AAAAAAAAAx0/QQk_U53Dwls/s400/DSC00339.JPG

Abraços.

Kim.

Rodrigo Brito
22/10/2014, 01:22
Olá Kim blz. Sei que este post é mais antigo , mas estou com o mesmo problema no meu engesa e está mais alto e com pneus 35. Dai te faco a pergunta , em vez de cortar a barras , nao da para por um calço na ponta dela e assim chegando o eixo para frente? Obrigado e aguardo.

Kim
22/10/2014, 08:19
Opa Rodrigo!
A questão não é levar o eixo para frente, mais sim rotacioná-lo.
Para mim, o fácil foi trabalhar na barra.
Levar o eixo para frente não muda o caster.
Att.
Kim.

franzlana
23/10/2014, 18:01
Grande Kim. Como vão as coisas por aí? Eu estou sempre vendo o pessoal sofrendo para corrigir caster de Engesa e não entendo porque não fazem o que eu fiz no meu. Com uma hora de serviço tava pronto e ficou igual o original. Simples e funcional. Soldei chapas complementares nas orelhas do eixo que recebem a barra longitudinal e mudei o parafuso da frente, do furo original para um furo mais abaixo, que fiz nas novas chapas complementares. Assim o eixo girou para traz e corrigiu o caster. Esquema em anexo.

rub
23/10/2014, 19:52
Grande Kim. Como vão as coisas por aí? Eu estou sempre vendo o pessoal sofrendo para corrigir caster de Engesa e não entendo porque não fazem o que eu fiz no meu.

Amigo Franz,

Você poderia postar fotos do serviço executado na correção do caster que você fez?

Abraço,

Rubens

franzlana
31/10/2014, 22:27
Amigo Franz,

Você poderia postar fotos do serviço executado na correção do caster que você fez?

Abraço,

Rubens

Segue a foto da mudança. Apenas duas chapinhas e um furo novo de cada lado do eixo. Caster ok.

guilhermeabreu
01/11/2014, 13:23
O KIM e resolveu tudo bem , mas da forma que o FRANZLANA fez e da maneira que foi feito no meu pelo ROGÉRIO NUNES é muito mais fácil , o princípio que foi feito no meu é idêntico ao do FRANZLANA , no caso do FRANZ ele soldou uma orelha no suporte e fez outro furo , no meu caso o ROGÉRIO cortou o suporte e abriu o corte até que o CÁSTER ficasse corrigido , daí ele preencheu o espaço aberto com uma tira de chapa e soldou ficou igual ao original , mas reconheço que da maneira que o FRANZ fez foi mais fácil ainda , mas o princípio é o mesmo que é APENAS EM MUDAR A POSIÇÃO DO FURO DA FRENTE DO SUPORTE DA BARRA .

Rodrigo Brito
03/11/2014, 02:06
Blz franz ,vc tem oficina ? faria esse serviço ? Obrigado