PDA

Ver Versão Completa : Rodas Originais Bandeirante Freio à Disco ou Tambor

Francisco Bicalho
04/05/2009, 21:49
Olá amigos

Semana retrasada postei uma foto de uma roda do Bandeirante alegando que ela não servia para uso com freio à disco. Eu estava errado. Aquela roda serve sim para freio à disco. Mencionei que as rodas que não podem ser usadas com disco tem um friso, e me enganei quando vi a tal foto que postei para ilustrar o caso. Como acho que esses fórums não são feitos para prestar desfavores ao próximo com informações podres, venho até vocês pedir desculpas pela informação errada, e esclarecer a parada de uma vez por todas.

A foto da esquerda é a mesma que postei anteriormente alegando que a roda não servia para uso com freios à disco. Errado, ela é a correta para uso com rotores. A foto da direita é da roda que tem o tal friso que havia mencionado, e essa não serve para uso com freio à disco. Por essas imagens a diferença fica clara.

Desculpe pelo furo. Abraços;
Chico

Amadeus_band
06/05/2009, 13:52
Opa, então as minhas rodas antigas servem para o disco heheheheheehe.
Valeu Bicalho!

maxdelta
06/05/2009, 17:45
Não as rodas antigas, não, elas pegam no disco, ele só errou o fato da roda com friso!

As rodas antigas possuem o friso, e logo não entra o disco, mas acho que resolve com espaçador!

Se vc tem rodas antigas e vai colocar o freio a disco precisa de atenção, nisto! Por isso q a maioria despreza tais rodas!

marcvale
06/05/2009, 18:13
Bem, apesar da minha inexperiência em Toyotas, percebe-se claramente que as rodas compativeis com o freio à disco, possuem furos de ventilação bem maiores, correto?
Márcio Valença.

Não as rodas antigas, não, elas pegam no disco, ele só errou o fato da roda com friso!

As rodas antigas possuem o friso, e logo não entra o disco, mas acho que resolve com espaçador!

Se vc tem rodas antigas e vai colocar o freio a disco precisa de atenção, nisto! Por isso q a maioria despreza tais rodas!

Francisco Bicalho
06/05/2009, 18:39
Bem, apesar da minha inexperiência em Toyotas, percebe-se claramente que as rodas compativeis com o freio à disco, possuem furos de ventilação bem maiores, correto?
Márcio Valença.
É isso mesmo, Márcio, os furos também são maiores, nunca tinha observado isso.

Abraço;
Chico

marcvale
06/05/2009, 19:32
Chico.
Concordo plenamente...Estas rodas são muito bonitas! Também tenho um jogo guardado, o qual pretendo usar com pneus mistos, durante a invernada. As rodas que estão no meu jeep, são de liga leve com pneus de asfalto. Na certa estas rodas, por serem mais frágeis, poderão ser danificadas durante o período de chuva, nas idas e vindas, do percurso fora do asfalto, lá no meu sítio, em Sairé-PE.
Um abraço,
Márcio Valença.

Francisco Bicalho
07/05/2009, 09:21
Márcio

Sem querer ofender, eu acho que liga leve e 4x4 não combinam... aqueles Defender de bacana com rodas de liga são muito estranhos, jipe pra mim tem que ter roda de ferro, e carro esporte roda de liga. A roda de liga tem como principal atributo o fato de ser leve, um fator que não entra na equação de um utilitário 4x4. A roda tem que ser forte.

No mais, falando apenas na estética, acho que uma rodinha de ferro fica muito harmoniosa num jipão como o Bandeirante ou o Defender.

Abraço;
Chico

maxdelta
07/05/2009, 13:19
A foto da branquinha é tua Francisco?

Francisco Bicalho
07/05/2009, 13:30
é sim, Max. Mas essa foto é antiga. De lá pra cá troquei os bancos, o eixo traseiro, e um bando de coisinhas. Está mais com essa cara agora. Tenho esse carro a quinze anos, e quanto mais o tempo passa mais eu gosto dele. Gosto dessa cara original, e gosto que é lobo em pele de cordeiro. À propósito; não sou louco por Defender, mas esse aí da foto está do jeito que eu gosto.

Abraço;
Chico

Amadeus_band
07/05/2009, 14:12
Bom, pelo visual e qualidade, boas eram as mangels de aço, que infelizmente não são mais fabricadas. Na minha opinião, as rodas originais não são bonitas não, como não tem mangels, coloquei da rodabras!http://forum.ih8mud.com/attachment.php?attachmentid=321466&stc=1&d=1241490062

maxdelta
07/05/2009, 14:39
Bonito o pneu Amadeu!

Agora eu to numa cruzada pra comprar rodas e pneus de bands, inclusive quem pode me emprestar por 2 horas!:mrgreen: Só pra passar na vistoria do Detran! A minha band e de mais dois, ficaram no quesito pneu, a minha usa o 255/75 r15, ficou um dedo de espessura pra fora do paralama! Mas está errado, está desaprovado! Nada de alagardor de paralama ou bushwalker(acho que assim q se escreve ex-presidente Bush, mas luke skywalker). Uma das bands estava com o buxiualquer de borracha, com pneu 33", não pode. Indaguei sobre o alagardor da ranger e da frontier, aí o perito, é original de fábrica. Mas toyota não tem isso, logo eu falei pra assim que acabar a vistoria, pra ele me dá a placa preta. Aí agora eu tenho três possibilidades: Compro um jogo de pneus e rodas mais finos só pra passar na vistoria, consigo um emprestado ou mudo o carro de cidade ou estado!

Foda né!

Amadeus_band
07/05/2009, 19:01
Maxdelta, obrigado! E na verdade meu nome é Amadeus, hehehehehe!
Putz, se eu fosse fazer essa vistoria eu estaria no mesmo problema que você, os meus pneus ficam uns 4 dedos pra fora. :twisted:

Barba Ruiva
14/08/2021, 13:47
Boa tarde!

Reativando o post, pensei q já manjava tudo de freio da Band, mas me deparei c um problema.

Acabei de instalar o freio a disco na minha Band - kit original e percebi q a informação q tinha era incompleta!

Tinha a lembrança de ter ouvido q as rodas originais cabiam na Bandeirante com freio a disco sem problema. Ao tentar colocar as rodas na Filó, notei q estava pegando na pinça.

Fui pesquisar o assunto e descobri q tinha uma informação parcial! Existem dois tipos de roda! Da antiga, q não comporta o freio a disco (aquela q parece q tem um friso) e a da moderna, muito parecida, porém sem o tal friso, q comporta o freio a disco!

Se alguém souber de um jogo se rodas originais da moderna, tenho interesse!

Enquanto isso, terei q apelar p um espaçador de roda. Fazendo um teste, vi q o alargador da AVM de 1,25" ou 32mm, o mais fino da AVM, resolve, porém acho muito largo.

Alguém já testou espaçador de 10mm para ver se é suficiente? Acho mais seguro, já q esse modelo é basicamente uma arruela, além de não forçar tanto os rolamentos do cubo.

Tenho muita confiança na AVM, mas o espaçador de 32mm é parafusado nos parafusos originais da roda e o espaçador possui outros prisioneiros, esse p parafusar a roda. Acho o risco maior.

E outras rodas, q não as originais q resolvem o problema? Alguém conhece?

Um complicador. Meus pneus são novinhos! Aro 16" 750. Limitam as opções de rodas.

Espero q alguém com mais experiência no assunto possa me dar uma luz!

Abraços!

André

PS: segunda agora farei o teste simulando o espaçador de 10mm, posto aqui!