Ver Versão Completa : Câmbio Automático desengranando e engrenando em curvas dentro da cidade
Overland
04/05/2009, 19:53
To com um probleminha na minha Grand Cherokee Limited LX 5.9 V8 1998, meu carro está com óleo no nível correto sempre, nunca precisei corrigir, o veículo possui tração permanente 4x4 e de um tempo pra cá com o motor frio ao esterçar a direção até quase o limite (acredito que forçando a transmissão nesse momento) o câmbio parece que “desengrenava”, perdendo a tração e engatando com um tranco em seguida. Depois que o motor esquentava não ocorria mais nenhum problema e as trocas sempre são normais, não tem vazamento, não tem alteração no nível do óleo, não tem trancos ao rodar, já fiz algumas viagens longas sem apresentar nenhum problema.
De uns 3 meses pra cá esse sintoma tem aparecido também com o motor quente em algumas vezes, às vezes fraco e às vezes mais intenso, mas somente acontece quando faço curva e andando dentro da cidade, na estrada, não acontece, mesmo nas curvas, no último final de semana andei cerca de 300km sem apresentar o problema.
Acredito que o óleo esteja na hora de trocar, vou trocá-lo nos próximos dias, mas o problema que os mecânicos dão várias respostas e me deixa confuso. Falei com um motorista que possui carros com câmbio automático há vários anos e ele disse que isso é apenas óleo que precisa ser trocado. Gostaria de saber se você já viu algum problema semelhante e/ou tenha idéia do que possa ser.
[]'s
BoaTrilha
05/05/2009, 00:10
Bom, se entrar com ela em uma oficina provavelmente vão querer te apontar 1001 problemas e lhe dar um orçamento de muitas latinhas....
infelizmente esse ramo está cheio de oportunistas!
Se eu fosse vc, trocaria o oleo e o filtro do cambio....
já vi muitos relatos de que os problemas cessaram após este simples procedimento.
Abraços
Juliano Nitsch
05/05/2009, 00:39
Também acho q deve trocar oleo e filtro, ou pelo menos limpá-lo.
Já prestou atenção no nivel d combustível quando dá o problema ??
A minha quando está na reserva e faço uma curva acontece isso (tranco), porém é devido ao baixo nivel d combustível, que ao fazer a curva vai todo para o lado, e como o tanque é grande a bomba para d mandar combustivel para os bicos injetores, ocasionando uma queda na rotação... aí quando volta em linha reta a bomba volta a mandar combustível, o motor volta a rotação normal e dá o tranco...
Preste atenção nisso...
Até mais..
Overland
05/05/2009, 07:16
Bom, se entrar com ela em uma oficina provavelmente vão querer te apontar 1001 problemas e lhe dar um orçamento de muitas latinhas....
infelizmente esse ramo está cheio de oportunistas!
Se eu fosse vc, trocaria o oleo e o filtro do cambio....
já vi muitos relatos de que os problemas cessaram após este simples procedimento.
Abraços
Pois é, no primeiro mecânico que eu fui o cara disse que não viu ainda esse tipo de problema, mas acredita que resolva trocando somente o óleo e o filtro, orçamento de R$360.
Aí liguei pra um colega, que na verdade é um baita de um pnc, e ele já falou que meu câmbio tá condenado, mas pelo histórico de comentários dele nem liguei.
Ontem fui no terceiro e ele disse que não trocaria o óleo somente, irei dar uma verificada, pois numa Pajero que ele mexeu aconteceu um problema que só aparecia com o motor frio, aí ele passou o scanner e acusou provável defeito em 2 válvulas, mas quando abriu a planetária da 3ª marcha tava moída. Mas andava normal, disse que atravessaria o Brasil todo com ela. Aí que eu fiquei cabrero.
Ontem à noite li vários sites referente à problemas em câmbios automáticos, inclusive achei um fórum e também postei o problema lá. Li vários sintomas de câmbio com problemas e depois fui dar uma volta com o carro e não detectei nenhum deles.
Falei com um cara que anda com carros automáticos há muitos anos e ele disse que tem quase certeza que é só o óleo...
Tomara... vamos ver!
[]'s
Overland
05/05/2009, 07:20
Também acho q deve trocar oleo e filtro, ou pelo menos limpá-lo.
Já prestou atenção no nivel d combustível quando dá o problema ??
A minha quando está na reserva e faço uma curva acontece isso (tranco), porém é devido ao baixo nivel d combustível, que ao fazer a curva vai todo para o lado, e como o tanque é grande a bomba para d mandar combustivel para os bicos injetores, ocasionando uma queda na rotação... aí quando volta em linha reta a bomba volta a mandar combustível, o motor volta a rotação normal e dá o tranco...
Preste atenção nisso...
Até mais..
Acredito que o problema seja na transmissão, pois se fosse no tanque, haveria falha de funcionamento no motor, o que não ocorre.
[]'s
quando eu tinha um vitara acontecia isso com a tração engatada. nas curvas, diagnóstico, largura dos pneus da frente diferente da largura dos pneus de trás, ou altura, nao me lembro, pois na curva os pneus fazem traçados diferentes, ai as 4 rodas precisam estar em harmonia, se não , trec....
Rones Jr
05/05/2009, 16:09
tá entrando em N em curvas ou quando vc tira o pé do acelarador?
Overland
05/05/2009, 20:19
quando eu tinha um vitara acontecia isso com a tração engatada. nas curvas, diagnóstico, largura dos pneus da frente diferente da largura dos pneus de trás, ou altura, nao me lembro, pois na curva os pneus fazem traçados diferentes, ai as 4 rodas precisam estar em harmonia, se não , trec....
No caso no meu carro todos os pneus são Michelin Synchrone 4x4 235/75R16 e estão calibrados com 33 libras. Acredito que nesse caso não seja o problema.
Não acontece nenhum estralo, ela simplesmente desengrena, como se desaclopasse, e engrena cerca de 1 a 4 segundos depois (mais lento quando a velocidade é baixa), e então dá um tranco violento engatando novamente e aí anda normal.
[]'s
Overland
05/05/2009, 20:32
tá entrando em N em curvas ou quando vc tira o pé do acelarador?
No início acontecia quando eu estava manobrando na estacionamento da empresa, tem uma curva bem fechada que precisa abrir, quanto mais eu esterçava a direção, ou seja, quanto menos eu abria a curva e menos forçava a transmissão, maior a possibilidade de acontecer o problema (entrar em N), com o tempo o problema foi aumentando, tentei frear e manter a aceleração, funcionou, não desengrenou mais.
Depois começou a fazer também com o carro andando na rua, dentro da cidade, não chegava a tirar o pé do acelerador, mas como pisava tão pouco, era capaz de não estar acionando a borboleta, talvez não estivesse acelerando, mas algumas vezes tenho certeza que eu estava e aconteceu.
Agora viajando, na estrada, não acontece, pode fazer curva forte, fechada que nunca aconteceu, normalmente é em velocidade mais baixa e dentro da cidade onde obviamente as curvas são bem mais fechadas que na estrada.
Mandei e-mail para algumas oficinas de câmbio automático e a maioria me respondeu que o óleo deve estar vencido, perdendo a viscosidade e provavelmente o filtro esteja ruim já e mandaram eu verificar o pescador se não tá entupido.
Um deles me disse que o problema podia ser na caixa de transferência. Confesso que pensei nesse problema também. O que eu queria era que alguém visse por baixo se algo estranho acontece..rsrs
[]'s
MARCELOLUCHESI
06/05/2009, 17:06
Ai Vai uma dica: Como vocÊ está verificando o nivel do Oléo da Caixa automatica?
Eu tenho um Wrangler que fazia parecido, mas era em subidas e decidas, e era somente nivel de oleo Baixo.
Faz o seguinte anda um pouco com ela, para, troca todas as posições das marchas com o pé no freio e para em "N" tem que ser em Neutro com o motor ligado e ai você verifica o nivel do oleo da caixa. Nunca se esqueça Motor ligado e lavanca em Neutro. o Oleo você sabe qual é neh? É o mesmo da direção hidraulica (oleo hidraulico) Aquele ATF vermelhinho ou dexron III da petrobras serve também.
Faz isso antes de trocar filtro/ e etc...
Overland
06/05/2009, 18:04
Ai Vai uma dica: Como vocÊ está verificando o nivel do Oléo da Caixa automatica?
Eu tenho um Wrangler que fazia parecido, mas era em subidas e decidas, e era somente nivel de oleo Baixo.
Faz o seguinte anda um pouco com ela, para, troca todas as posições das marchas com o pé no freio e para em "N" tem que ser em Neutro com o motor ligado e ai você verifica o nivel do oleo da caixa. Nunca se esqueça Motor ligado e lavanca em Neutro. o Oleo você sabe qual é neh? É o mesmo da direção hidraulica (oleo hidraulico) Aquele ATF vermelhinho ou dexron III da petrobras serve também.
Faz isso antes de trocar filtro/ e etc...
Já verifiquei algumas vezes, sempre OK, nunca foi reposto, o mecânico também verificou e disse que está OK. Sempre engato todas as marchas e depois verifico o óleo, conforme especificado no manual.
Em subidas e descidas nunca apresentou problemas.
Colocaremos o óleo Dexron III, o que tenho para direção hidráulica também é Dexron III. No manual da Grand Cherokee consta Dexron III e na vareta Dexron II.
Meu carro tá com 105 mil km, por garantia já vou trocar o filtro. Um mecânico de outra cidade disse que é possível trocar cerca de 7 litros tirando o óleo pelo radiador do câmbio.
Vi que em SP tem oficinas que tem equipamento para trocar todo o óleo do câmbio sem desmontá-lo, mas não me compensa ir até lá. Mas acho um absurdo um câmbio que tem capacidade para 10,1 litros trocar apenas 3,8 litros na pelo cárter, são pouco mais de 30% de óleo novo!!
[]'s
Pelo pouco que sei, é muito pouco, o dexron III "substituiu" o dexron II em qualidade e eficiência.
Abraço
indiovelho
15/05/2009, 22:53
Eu tenho o mesmo problema na Grand Cherokee 98 Limitet 5.9. Especialmente quando saio da garagem, numa marcha lenta e em curva, ela parece que desengata a marcha, re-engatando em 3 ou 4 segundos, mas com um tranco. Vou amanhã verificar essa questão do óleo com impureza e o filtro. Se alguem tiver alguma sugestão me fale.
Overland
16/05/2009, 09:43
Eu tenho o mesmo problema na Grand Cherokee 98 Limitet 5.9. Especialmente quando saio da garagem, numa marcha lenta e em curva, ela parece que desengata a marcha, re-engatando em 3 ou 4 segundos, mas com um tranco. Vou amanhã verificar essa questão do óleo com impureza e o filtro. Se alguem tiver alguma sugestão me fale.
Caramba! Pensei que eu fosse o único nesse planeta que tinha o problema..rs
Ontem troquei o óleo do câmbio, R$330, (filtro + junta + 3,8L de óleo Texaco 7045E). O câmbio mudou um pouco, nas trocas, na arrancada, antes o câmbio saia suave, tinha mais controle, agora ele saiu devagar e de repente arranca rápido (andei com 2 carros novos e fazem isso também, um Peugeot 207 Passion e uma Zafira).
Na curva percebi que não mudou o efeito que vinha acontecendo, mas no frio não tive a oportunidade ainda de testar se está acontecendo, mas acredito que sim, pois se nas curvas está fazendo... o interessante é que quando eu comprei não fazia nada.
Outra, quando o cara abriu o câmbio, ele até ficou pasmo, elogiou o câmbio, disse que está muito "bonito", sem nenhuma limalha, tudo aparentemente perfeito. Disse que a maioria que aparece lá tá feia a situação, limalha, aspecto não muito bom, óleo feio e mesmo assim vão embora na boa. Pelo que pesquisei, a maioria dos problemas se resolve com a troca de óleo.
Uma coisa que eu percebi, talvez a problema seja o pé no acelerador quando ocorre esse tranco. Quando ele acontece eu percebo que não estou acelerando, penso que talvez ele desengrene por causa disso, pois o tranco acontece quando eu volto acelerar e não solto o pé, aí o giro tá mais alto um pouco. Se eu der um toquezinho no acelerador e tirar o pé ele engrena sem tranco, só não quando saio com o carro frio, aí ele demora, até chego a mudar as marchas e ele continua desengrenado, engrena de repente. Mas percebo que quando mantenho o pé no acelerador, pressionando ele não faz isso na curva dentro da cidade, por isso talvez que não ocorra o problema na estrada, pois a aceleração é mais forte. Só que tem curva que não dá pra entrar sem tirar o pé dentro da cidade, pois o motor empurra bastante...
Não sei mais o que fazer... se você descobrir algo poste aqui.
[]'s
Moro em apartamento, e manobro bastante no estacionamento, mas nunca notei algo parecido, geralmente nem toco no acelerador quando manobro no estacionamento, mas posso afirmar uma coisa, peguei o carro com 78000 km, primeira coisa que fiz foi trocar todos os fluidos e filtros,(direção hidraulica, cambio, diferenciais, arefecimento, freios, bomba de gasolina e etc) Foi uma boa grana$$$$:shock:, hoje minha vtr está com 103000km sem um ruido ou ronco. Eu acho Overland que trocando o óleo e o filtro, resolveria esse problema. Porque o maior problema desse cambio é a falta de manutenção (óleo) deixado pelos ex-donos. :parede:
um abs
Overland
17/05/2009, 13:19
Moro em apartamento, e manobro bastante no estacionamento, mas nunca notei algo parecido, geralmente nem toco no acelerador quando manobro no estacionamento, mas posso afirmar uma coisa, peguei o carro com 78000 km, primeira coisa que fiz foi trocar todos os fluidos e filtros,(direção hidraulica, cambio, diferenciais, arefecimento, freios, bomba de gasolina e etc) Foi uma boa grana$$$$:shock:, hoje minha vtr está com 103000km sem um ruido ou ronco. Eu acho Overland que trocando o óleo e o filtro, resolveria esse problema. Porque o maior problema desse cambio é a falta de manutenção (óleo) deixado pelos ex-donos. :parede:
um abs
A minha também manobro sem acelerar, o lugar onde moro é bem apertado pra tirar o carro da garagem, nunca acelero e nunca aconteceu o problema dentro da garagem, sempre na rua APENAS UMA VEZ com o motor ainda frio, depois não acontece mais.
O óleo foi trocado, o óleo que estava dentro foi testado e não estava ruim, meu carro jamais apresentou ruído ou ronco diferente no câmbio, as trocas de marchas são perfeitas sem nenhum tranco, no cárter do câmbio não tinha absolutamente nenhuma limalha de aço.
Tenho uma Cheroka com o mesmo problema
Overland, beleza:concordo:!! Ocorre isso tb na minha Cheroka, normalmente com o motor frio e quando saio esterçado, bem devagar e sem acelerar. Faz 1 ano que estou com ela e realmente não acontecia, começou de repente e não parou mais. Não sei se é impressão minha:???:, mas o piso da garagem do prédio é meio desnivelado, dando impressão que as engrenagens se desencaixam e se encaixam bruscamente (que é o maldito tranco que parece vai moer o cambio:putz:). Quando acontece isso imediatamente piso no freio coloco no P e engreno de novo, aí volta ao normal. Normal mais ou menos. Pra te falar a verdade tô com um cagaço do cara...de ser alguma coisa bem séria, tô quase chorando :cry:(rsrsrsrs), tenho medo de levar a caranga no mecânico e o cara falar que vai ter que abrir pra dar uma olhadinha $$$$$$$:odedo:, aí lá vai férias, 13º, limite especial e cartão de crédito tudo pra pqp:parede:!!! Ufa!!! Depois desse desabafo acho que vou até dormir melhor...são 00:33 e eu entrei no forum para ver se eu achava alguma mágica para resolver o problema...Fiquei feliz na notícia de trocar o óleo completamente e filtro, mas todas as vezez que faço a checagem da lubrificação os caras dizem que o óleo do câmbio está OK! Vamos nos falando...abraços
oromano71
29/06/2009, 09:34
O meu Wrangler está demorando a engatar a primeira quando ligo. O mecânico realmente falou que a primeira coisa é verificar o oleo apesar de ter trocado tem 7.000 km. Vou levar pra oficina hoje e quando buscar coloco aqui o resultado.
Overland
29/06/2009, 19:05
Overland, beleza:concordo:!! Ocorre isso tb na minha Cheroka, normalmente com o motor frio e quando saio esterçado, bem devagar e sem acelerar. Faz 1 ano que estou com ela e realmente não acontecia, começou de repente e não parou mais. Não sei se é impressão minha:???:, mas o piso da garagem do prédio é meio desnivelado, dando impressão que as engrenagens se desencaixam e se encaixam bruscamente (que é o maldito tranco que parece vai moer o cambio:putz:). Quando acontece isso imediatamente piso no freio coloco no P e engreno de novo, aí volta ao normal. Normal mais ou menos. Pra te falar a verdade tô com um cagaço do cara...de ser alguma coisa bem séria, tô quase chorando :cry:(rsrsrsrs), tenho medo de levar a caranga no mecânico e o cara falar que vai ter que abrir pra dar uma olhadinha $$$$$$$:odedo:, aí lá vai férias, 13º, limite especial e cartão de crédito tudo pra pqp:parede:!!! Ufa!!! Depois desse desabafo acho que vou até dormir melhor...são 00:33 e eu entrei no forum para ver se eu achava alguma mágica para resolver o problema...Fiquei feliz na notícia de trocar o óleo completamente e filtro, mas todas as vezez que faço a checagem da lubrificação os caras dizem que o óleo do câmbio está OK! Vamos nos falando...abraços
Fica tranquilo!
Não postei mais, mas o problema foi resolvido completamente!!!
Primeiro foi trocado o óleo, mas o quando foi medido o nível o câmbio estava em P. O ajudante do mecânico não percebeu, pois em alguns veículos a medição pode ser feita em P, mas na Grand Cherokee deve ser feito somente em N. Então vimos que o óleo ficava abaixo em N e no nível em P. Completamos com cerca de 1L de óleo até atingir a marca OK e o problema sumiu como num passe de mágica! Não acontece mais em nenhuma circunstância.
A explicação é a seguinte:
1 - o óleo que estava no começo estava no nível, porém já "vencido" não conseguia mais manter a viscosidade e começou a apresentar o problema citado;
2 - o problema persistiu, porém constatou-se depois que o óleo estava abaixo do nível na posição N;
3 - o nível do óleo foi completado e o problema foi resolvido.
Teve um mecânico que queria abrir o câmbio e o outro só olhando disse que já tava condenado.
Mas o próprio mecânico que trocou o óleo falou que meu câmbio tá perfeito, parecia novo, nenhuma limalha, por menor que fosse. Depois quando ele mesmo conferiu o nível (ao invés do ajudante), viu que estava fora e completou.
Ele também informou que o nível baixo com o tempo pode produzir desgaste nos discos, mas é melhor o nível estar baixo do que acima da marca, aí sim vai f... com o câmbio.
Acredito que o teu problema seja o mesmo, então pode voltar a respirar...rsrsrs
[]'s
oromano71
07/07/2009, 14:30
Fica tranquilo!
Não postei mais, mas o problema foi resolvido completamente!!!
Primeiro foi trocado o óleo, mas o quando foi medido o nível o câmbio estava em P. O ajudante do mecânico não percebeu, pois em alguns veículos a medição pode ser feita em P, mas na Grand Cherokee deve ser feito somente em N. Então vimos que o óleo ficava abaixo em N e no nível em P. Completamos com cerca de 1L de óleo até atingir a marca OK e o problema sumiu como num passe de mágica! Não acontece mais em nenhuma circunstância.
A explicação é a seguinte:
1 - o óleo que estava no começo estava no nível, porém já "vencido" não conseguia mais manter a viscosidade e começou a apresentar o problema citado;
2 - o problema persistiu, porém constatou-se depois que o óleo estava abaixo do nível na posição N;
3 - o nível do óleo foi completado e o problema foi resolvido.
Teve um mecânico que queria abrir o câmbio e o outro só olhando disse que já tava condenado.
Mas o próprio mecânico que trocou o óleo falou que meu câmbio tá perfeito, parecia novo, nenhuma limalha, por menor que fosse. Depois quando ele mesmo conferiu o nível (ao invés do ajudante), viu que estava fora e completou.
Ele também informou que o nível baixo com o tempo pode produzir desgaste nos discos, mas é melhor o nível estar baixo do que acima da marca, aí sim vai f... com o câmbio.
Acredito que o teu problema seja o mesmo, então pode voltar a respirar...rsrsrs
[]'s
No meu Wrangler foi o completar o nível também. Tinha um pequeno vazamento na mangueira.
De mecânico que quer desmontar de cara eu fujo!
Ufa:-D...vou ver isso agora mesmo. Abraços:concordo:
MARCELOLUCHESI
10/07/2009, 10:46
ninguem me escuta nesse forum!?!?!?!?!?!
hahahahahahahahha
Olhem os primeiros post desse tópico
O que eu tinha escrito (verificar o nivel em N) e com o motor ligado é claro
Ta escrito na vareta de nivel da cx auto, Only in neutral!
Overland
10/07/2009, 17:44
ninguem me escuta nesse forum!?!?!?!?!?!
hahahahahahahahha
Olhem os primeiros post desse tópico
O que eu tinha escrito (verificar o nivel em N) e com o motor ligado é claro
Ta escrito na vareta de nivel da cx auto, Only in neutral!
Na vareta da minha não está escrito Only In Neutral!!!
MARCELOLUCHESI
11/07/2009, 00:08
Ok! mas que bom que conseguiu resolver o seu problema sem precisar abrir a caixa. No caso de um vitara que tive, no manual diz que é para verificar em P. Fiquei sabendo disso atraves de um colega nosso de forum, o dudarj que era em N. Dei a dica pois o relato seu era exatamente o sintoma do meu jeep. Só que o meu fazia em aclives e declives tb! Bem sintoma de nível.
Um abraço
Marcelo
Overland
11/07/2009, 10:13
Ok! mas que bom que conseguiu resolver o seu problema sem precisar abrir a caixa. No caso de um vitara que tive, no manual diz que é para verificar em P. Fiquei sabendo disso atraves de um colega nosso de forum, o dudarj que era em N. Dei a dica pois o relato seu era exatamente o sintoma do meu jeep. Só que o meu fazia em aclives e declives tb! Bem sintoma de nível.
Um abraço
Marcelo
Pois é, o meu estava confuso porque em aclive ou declive não fazia nada, apenas em curva e dentro da cidade. Depois o mecânico falou que só fazia na cidade por causa da pressão maior nas marchas menores que dava mais diferença, mas no aclive e declive ele nunca tinha visto, tanto que na primeira ele não resolveu totalmente. Mas aí fui detalhando exatamente tudo o que acontecia e ele descobriu.
[]'s
Lucas Marques
03/10/2010, 22:42
Estou com o mesmo problema!
Quando o carro está frio, o cambio desengata as marchas, mas nao é somente quando faz curvas, pelo que vi é so tirar o pé do acelerador, e só volta depois de alguns segundos ou após acelerar novamente, ai ele da o tranco.
A minha cherokee é a XJ, peguei a pouquissimo tempo (2 semanas) e o ex dono disse que trocava o óleo, mas to vendo que a melhor coisa é fazer uma revisão geral.
O problema parece ser facil de resolver, mas que assusta...
Vou fazer a troca do oleo e ver o que acontece.
Overland
03/10/2010, 23:04
Estou com o mesmo problema!
Quando o carro está frio, o cambio desengata as marchas, mas nao é somente quando faz curvas, pelo que vi é so tirar o pé do acelerador, e só volta depois de alguns segundos ou após acelerar novamente, ai ele da o tranco.
A minha cherokee é a XJ, peguei a pouquissimo tempo (2 semanas) e o ex dono disse que trocava o óleo, mas to vendo que a melhor coisa é fazer uma revisão geral.
O problema parece ser facil de resolver, mas que assusta...
Vou fazer a troca do oleo e ver o que acontece.
Realmente assusta pra caramba, mas era só viscosidade do óleo.
[]'s
Lucas Marques
13/10/2010, 18:03
Oleo trocado , problema resolvido!:dance: