Ver Versão Completa : CAMBIO DO CHEVETTE NO VITARA 1.6 16v 97 AUTOMÁTICO
RicardoM
04/05/2009, 13:03
Ae galera,
Gostaria de saber se dá para trocar o câmbio automático do meu vitarinha por um de chevette, e quais adaptações necessárias para o motor original 16v, pois pretendo colocar futuramente um motor 2.2 da S-10 e já quero começar pelo câmbio, pois me parece que ele está patinando, sei lá.
Ou existe um outro câmbio melhor que dá pra colocar também.
Abraços,
Ricardo Madureira
RicardoM
04/05/2009, 21:46
E ae galera, nada???
trilha doida
04/05/2009, 22:17
Amigo, não tenho certeza do que to falando, mas mesmo assim vou dar um pitaco!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Para adaptar em um motor GM ou AP vc tem que arrumar o cambio THC 180, que é o que sai no vitara 8v, chevete, e alguns opalas... o cambio do vitara 16v e side 16v, é bem mais dificil de ser adaptado em outros motores...
outra é ligar para alguém que venda flange para estes motores e tirar suas dúvidas!!!
Abraços!!!
diogo ludovico
04/05/2009, 22:54
Pega um cambio auto de opala, é praticamente o mesmo do vitara só que bem mais barato, e serve para adaptar no motor GM 2.2
arlei_vitara
04/05/2009, 23:02
:discordo: :discordo: :discordo:
o caso é que o colega NÃO QUER manter cambio auto na viatura..............então o TH180 tá fora de questão.........
Bom, o lance de colocar um câmbio mecânico no lugar do teu câmbio auto, é na minha opinião bastante complicado pelos seguintes motivos:
1 - vc. quer inicialmente "casar" este cambio mecanico com o motor 1.6 do Side.........aí ACHO que um câmbio do Chevetoso poderia ser uma boa, embora o melhor mesmo seria simplesmente trocar o cambio auto por um cambio mecâncio 5M de Vitara mesmo, com poucas adaptações e quase nenhuma gambiarra. Mas..............e a caixa de transferencia ???? O que fazer com ela ??? Não esqueça que nos Vitara a t-case vai flangeada diretamente na saida da caixa de cambio, seja mecanica ou automatica, portanto tua "futura" caixa substituta vai precisar levar um cardan ou algo do tipo para uma talvez nova t-case, quem sabe de Samurai..........
2 - e no futuro, se vc. for MESMO tascar um GM 2.2, será que o câmbio do Chevette vai dar conta do aumento substancial de torque e potencia ??? Pensa nisso para decidir o que fazer na "fase I".....
3 - o quando vc. colocar o GM 2.2, o que vai fazer com o conjunto de diefrencial, semi-eixos e homocineticas dianteiras ???? Não acredite que elas vão segurar o rojão, mal e porcamente seguram o motorzinho 1.6 original...........
Bom...........nada é impossivel de ser feito em termos de mecânica, mas aqui rapidamente, sem pensar muito, já temos alguns pontos bem criticos e importantes de serem previamente resolvidos antes de vc. se lançar nesta empreitada.........
[ ]s,
Alexandre X
04/05/2009, 23:57
:discordo: :discordo: :discordo:
o caso é que o colega NÃO QUER manter cambio auto na viatura..............então o TH180 tá fora de questão.........
Bom, o lance de colocar um câmbio mecânico no lugar do teu câmbio auto, é na minha opinião bastante complicado pelos seguintes motivos:
1 - vc. quer inicialmente "casar" este cambio mecanico com o motor 1.6 do Side.........aí ACHO que um câmbio do Chevetoso poderia ser uma boa, embora o melhor mesmo seria simplesmente trocar o cambio auto por um cambio mecâncio 5M de Vitara mesmo, com poucas adaptações e quase nenhuma gambiarra. Mas..............e a caixa de transferencia ???? O que fazer com ela ??? Não esqueça que nos Vitara a t-case vai flangeada diretamente na saida da caixa de cambio, seja mecanica ou automatica, portanto tua "futura" caixa substituta vai precisar levar um cardan ou algo do tipo para uma talvez nova t-case, quem sabe de Samurai..........
2 - e no futuro, se vc. for MESMO tascar um GM 2.2, será que o câmbio do Chevette vai dar conta do aumento substancial de torque e potencia ??? Pensa nisso para decidir o que fazer na "fase I".....
3 - o quando vc. colocar o GM 2.2, o que vai fazer com o conjunto de diefrencial, semi-eixos e homocineticas dianteiras ???? Não acredite que elas vão segurar o rojão, mal e porcamente seguram o motorzinho 1.6 original...........
Bom...........nada é impossivel de ser feito em termos de mecânica, mas aqui rapidamente, sem pensar muito, já temos alguns pontos bem criticos e importantes de serem previamente resolvidos antes de vc. se lançar nesta empreitada.........
[ ]s,
Acho que nao ta tao de rosca assim nao...
1) o cambio seja ele qual for vai ter que ter um adaptador parecido com o da foto anexa para juntar com a tcase (isso se for manter a tcase original), e vc deve fazer uma luva para juntar a espiga do cambio com o eixo de entrada da tcase.
Outra opcao e usar uma tcase divorciada como a do samurai e fazer a ligacao por cardan.
Da ate para usar uma de Hilux com uma tampa para transforma-la em divorciada: http://www.ottindustries.com/New%20Folder%20(2)/DSC03745.JPG
2) O Cambio Clark do Chevette é forte pacas e é mantido original nas adaptações daqueles maniacos que colocam motor de Opala 6cc em Chevette.
3) Meu Kitizinho com homocinetica de Toyota da conta do recado.
andre veiga
05/05/2009, 10:36
Lendo o topico me veio uma dúvida.
E a relação de marchas?
No caso de usar uma cx de chevette 5m a relação seria muito diferente do auto, e manual originais do vitara?
Se a cx do chvtt for mais longa, a rel. final deve ficar uma droga, mas se for mais curta pode até ficar interessante.
Acredito que a rel. de dif. (C&P) do vitara auto seja mais longa do que a do vitara manual, estou certo?
Dadolimas
05/05/2009, 12:28
Olá amigos,
Em novembro passado minha caixa auto deu pau, na época pensei em colocar uma de chevete ou de vitara manual, lembro que alguém me falou da central do carro que erade cambio auto, procede?
Na ocasião desisti e comprei o masterkit e cinta na Rodaksul de POA e fiz o serviço na Automatic de Curitiba, como eu queria economizar uma grana eu deixei no meu mecanico que demorou de novembro até abril, falha minha também mas estava ferrado de tempo e sem vontade de gastar, até que resolvi tirar dele e em 3 dias o caro estava andando.
Outra coisa é que a caixa do chevete auto ou manual não terá a saída para a de transferencia, procede também?
Se o amigo evoluir na troca de cambios peço que poste os resultados pois não somente eu mas muita gente gostaria de ter esta opção.
Eu gastei uns R$800,00 no MKit mais a cinta, R$1000,00 de MO e R$500 da bomba de óleo que estava com folga. Quase R$2500,00, com essa grana colocava uma caixa de chevete e tomava umas cervejas...
Abs
Alexandre X
05/05/2009, 13:22
O cambio do vitara 3m e do chevette sao os mesmos, POREM, a capa seca que faz a ligacao com o motor e o conversor de torque sao diferente, alem disso e necessaria aquela flange que anexei na mensagem acima pq a saida do chevette vai uma outra flange com saida para cardan.
Olá amigos,
Em novembro passado minha caixa auto deu pau, na época pensei em colocar uma de chevete ou de vitara manual, lembro que alguém me falou da central do carro que erade cambio auto, procede?
Na ocasião desisti e comprei o masterkit e cinta na Rodaksul de POA e fiz o serviço na Automatic de Curitiba, como eu queria economizar uma grana eu deixei no meu mecanico que demorou de novembro até abril, falha minha também mas estava ferrado de tempo e sem vontade de gastar, até que resolvi tirar dele e em 3 dias o caro estava andando.
Outra coisa é que a caixa do chevete auto ou manual não terá a saída para a de transferencia, procede também?
Se o amigo evoluir na troca de cambios peço que poste os resultados pois não somente eu mas muita gente gostaria de ter esta opção.
Eu gastei uns R$800,00 no MKit mais a cinta, R$1000,00 de MO e R$500 da bomba de óleo que estava com folga. Quase R$2500,00, com essa grana colocava uma caixa de chevete e tomava umas cervejas...
Abs
acho que nao hein... se vc fosse insistir em adaptar um de chevette iria gastar os mesmos 2,5mil ( se bobear até mais) e ainda correria o risco do resultado nao ficar 100%
T+
RicardoM
05/05/2009, 20:47
Algúem já fez alguma dessas adaptações do câmbio, pois independente da troca do meu motor por um AP ou 2.2, vou ter que trocar o câmibio, pois ele tá patinando e não quero gastar com ele, acho que não vale a pena. Quero conseguir uma solução se já atenda agora e na hora da troca do motor. E já vou estudando o kit da toyota pra segurar a bruteza do motor.
RicardoM
05/05/2009, 21:40
Alguém tem a relação das marchas do chevette e do vitara??.
ANDRÉHUFF
05/05/2009, 23:50
Permitam- me a pergunta sem querer polemizar:
Pra que trocar o cambio automatico por um manual ?????:shock: :shock: :shock:
Nas adptraições a serem feitas tenho certeza que se gasta mais do que colocar o cambio auto em dia, sem contar que o automatico é um item original do carro e de um conforto exelente, na hora de vender um carro adaptado é mais dificil de se arranjar um candidato, fora que como o Fabil citou, corre-se o risco da adaptação não ficar boa.:putz:
RicardoM
06/05/2009, 08:46
Até onde sei, quando se troca o motor por um AP ou 2.2, perde-se a funcionalidade do câmbio automático, pois a central do vitara também é trocada, daí teria que usar um kit do X para deixá-lo como se fosse um tiptronic.
Permitam- me a pergunta sem querer polemizar:
Pra que trocar o cambio automatico por um manual ?????:shock: :shock: :shock:
Nas adptraições a serem feitas tenho certeza que se gasta mais do que colocar o cambio auto em dia, sem contar que o automatico é um item original do carro e de um conforto exelente, na hora de vender um carro adaptado é mais dificil de se arranjar um candidato, fora que como o Fabil citou, corre-se o risco da adaptação não ficar boa.:putz:
comprei um cambio supostamente do vitara, to na duvida, alguem tem fotos do cambio do vitara afim de dar uma conferida na minha aquisição?
RicardoM
16/05/2009, 09:12
Ontem foi dar um rolé na lama, e meu câmbio começou a trocar as marchas com quase 5000 rpm, e só estou conseguindo andar de 2 marcha. Quando alivio o pé, entra a 3 marcha, mas já reduz direto para 2. Dá impressão que está em modo esportivo o tempo todo. Quando se engata a ré, o carro não anda, tem que acelerar bem forte, daí ele dá um tranco anda um pouco e para. Será q foi pro pau, ou pode ser o excesso de lama. Hj vou levar no lava-jato para dar um grau e ver se melhora.
Fotos do carro na lama
http://picasaweb.google.com/ricmadu/Taguapark#
Abraços
Ricardo Madureira
Vitara branco 97 5P 2"
Pega um cambio auto de opala, é praticamente o mesmo do vitara só que bem mais barato, e serve para adaptar no motor GM 2.2
estou com um cambio manual completo do vitara p/ adaptar num jeep cj2, dae veio este topico que achei interessante.
se é possivel colocar o cambio do opala no do vitara, pra mim é muito viavel, colocar cambio e motor do opala no que sobrou do vitara(tcase)
dae fica sobrando o cambio manual do vitara p/ quem etiver querendo trocar de altomatico p/ mecanico.:pipoca::pipoca::pipoca:
RicardoM
18/05/2009, 19:24
Esse cambio é para o vitara 8 ou 16v? Quanto vc tá pedindo nele?
estou com um cambio manual completo do vitara p/ adaptar num jeep cj2, dae veio este topico que achei interessante.
se é possivel colocar o cambio do opala no do vitara, pra mim é muito viavel, colocar cambio e motor do opala no que sobrou do vitara(tcase)
dae fica sobrando o cambio manual do vitara p/ quem etiver querendo trocar de altomatico p/ mecanico.:pipoca::pipoca::pipoca:
RicardoM
19/05/2009, 10:23
Conversei com o mecânico hoje e ele me disse que dá pra colocar o cambio do omega 2.2,pois é mais robusto que o do chevette.
Dadolimas
19/05/2009, 12:15
Ricardo,
Meu conselho é vc verificar o que está acontecendo no seu cambio antes de tentar adaptações, a grande vantagem dos nossos japoneses, além de serem leves é a confiabilidade do conjunto. Testaram muito para ficar daquela forma ali.
O meu cambio estava com problema parecia que estava patinando e num raid perdi o pacote da terceira, depois foi o da seginda que estava feio.
Comprei o Kit master, na Zezo tem, e mandei arrumar, fui pegar o carro e ele estava esticando como o sintoma que vc esta falando acima, o técnico me falou que poderia ser o cabo do Kick ou.... tinha uma manguerinha do vácuo que não estava acoplada no motor e pronto... acabou o problema.
Manda em um cara que conheça bem de cambio.
Abs
olha só
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56690
RicardoM
19/05/2009, 16:57
Levei o carro no mecânico hoje, e de cara ele viu pela vareta que o óleo estava cor de chocolate e fedia muito, daí, desceu todo o óleo de cara já me disse que a correia tava queimada e só depois de descer o câmbio vai saber se os discos e o conversor foram pro pau.
Realmente estou estudando uma solução para câmbio manual que seja mais barata que o conserto do automático.
Ah, dei uma olhada no anúncio daquele câmbio, e perguntei se era para o 16v.
Abraços,
Ricardo Madureira
RicardoM
19/05/2009, 17:00
Galera,
Gostaria de saber se vcs conhecem uma lista de lojas onde encontro o master kit para o motor 16v.
Ricardo Madureira
RicardoM
12/06/2009, 10:24
Galera,
Realmente essa adaptação do câmbio do chevette no motor do vitara não rola, a capa seca do vitara é muito maior.
Então resolvi colocar um AP com câmbio de chevette. O Carro já tá na oficina, depois posto as fotos da adaptação.
Ricardo Madureira
andre veiga
13/06/2009, 18:23
Ricardo,
Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?
RicardoM
13/06/2009, 23:19
Fala André,
Não rola colocar o cambio do chevette com o motor original do vitara 16v, a capa seca do vitara é bem maior e não dá pra fazer uma flange. Até existe a possibilidade de cortar a capa seca do vitara ao meio e soldar com a do chevette, mas fica um serviço meio feio.
Para resolver meu problema, comprei um motor AP MI + um câmbio de chevette já com alavanca. Vou comprar uma flange que já existe pronta e uma embreagem já com o centro trocado pra colocar. Para casar o cambio com a redução, o torneiro irá fabricar um mini cardan com uma cruzeta em cada ponta para evitar qualquer vibração por um eventual desalinhamento. Comprei também as pedaleiras originais do vitara e um console.
O motor original já está sendo retirado e vamos começar a fazer os novos suportes para o câmbio e do motor.
Depois vou postar as fases da adaptação. Estou muito otimista com o resultado do serviço.
Abraço,
Ricardo Madureira
Ricardo,
Como pretende fazer a conexão da caixa de transferência o cambio do chevette?
RicardoM
14/06/2009, 11:13
Bom, também nunca ouvi falar de um vitara com cambio de chevette, acho que vou ser o primeiro hehe.
A caixa do chevette é um pouco mais curta que a do vitara, o que acho que deixará o carro mais esperto pra subir morro.
A grande vantagem do conjunto será o baixo custo de manutenção, e com pouco tempo essa adaptação vai se pagar sozinha.
Abraços,
Ricardo Madureira
andre veiga
14/06/2009, 17:45
Ricardo,
Tenho um vitara com motor ap., na época da adaptação tudo que fosse possivel de se fazer errado foi feito:parede:, menos usar a flange da deeptec...
Agora ele esta com uns barulhos na cx, e tenho uma caixa chevette, dependendo do orçamento da cx estou pensando na possibilidade de se usar a cx do chvtt, por isso a curiosidade com relação à adaptação da tc.
Vc diz que a relação da cx cvtt é um pouco mais curta que a do vitara, mas se refere à cx auto certo?
Acredito que as relações das cxs manuais sejam iguais, mas e relações de diferencial entre o vitara auto e o manual, são iguais também?
RicardoM
14/06/2009, 19:13
André,
Segue abaixo as relações do cambio do vitara 16v automático e do chevette. Eu tinha falado que a relação do chevette era mais curta, mais pela que ví, ela é mais longa. Agora tô na dúvida se com a relação mais longa o carro anda mais ou a mais curta que anda. Não consegui encontrar a relação do câmbio manual do vitara, mas creio que seja quase igual a do chevette.
chevette
1-3.746:1
2-2.157:1
3-1.387:1
4-01:01
5-0.84:1
ré-3.815:1
vitara o/d
1-2.826:1
2-1.493:1
3-01:01
4-0.730:1
ré-2.703:1
Em relação a TC, essa adaptação fá foi feita aqui em BSB em um samurai, onde foi fabricado um mini cardan para casar o câmbio do chevette com a redução. Ficou muito bom, o mecânico me falou que esse é o menor dos problemas, pois o que realmente vai dar mais trabalho é fazer um monte de novos suportes para motor e câmbio.
Relação do diferencial acho que é essa aí
Relação do manual: 5.125
Relação do automatico: 4.625
Ricardo,
Tenho um vitara com motor ap., na época da adaptação tudo que fosse possivel de se fazer errado foi feito:parede:, menos usar a flange da deeptec...
Agora ele esta com uns barulhos na cx, e tenho uma caixa chevette, dependendo do orçamento da cx estou pensando na possibilidade de se usar a cx do chvtt, por isso a curiosidade com relação à adaptação da tc.
Vc diz que a relação da cx cvtt é um pouco mais curta que a do vitara, mas se refere à cx auto certo?
Acredito que as relações das cxs manuais sejam iguais, mas e relações de diferencial entre o vitara auto e o manual, são iguais também?
Alexandre X
15/06/2009, 00:02
Vitara Manual
1-3.652:1
2-1.947:1
3-1.379:1
4-1:1
5-0.792:1
Alexandre X
15/06/2009, 00:07
2 sugestões para o projeto:
1) Investiguei como é feito a ligação dos cambios manuais e automaticos do Vitara na caixa de transferencia. Eles tem uma espiga comprida e vai uma capa seca (que é diferente conforme o cambio) que faz a ligação com a tcase. Se a espiga do cambio do Chevette for longa não rola fazer uma capa seca para a ligação e deixar o conjunto mais rigido?
2) Se for partir para um cardanzinho de ligação, não compensa colocar uma tcase de Samurai?
Fala André,
Não rola colocar o cambio do chevette com o motor original do vitara 16v, a capa seca do vitara é bem maior e não dá pra fazer uma flange. Até existe a possibilidade de cortar a capa seca do vitara ao meio e soldar com a do chevette, mas fica um serviço meio feio.
Para resolver meu problema, comprei um motor AP MI + um câmbio de chevette já com alavanca. Vou comprar uma flange que já existe pronta e uma embreagem já com o centro trocado pra colocar. Para casar o cambio com a redução, o torneiro irá fabricar um mini cardan com uma cruzeta em cada ponta para evitar qualquer vibração por um eventual desalinhamento. Comprei também as pedaleiras originais do vitara e um console.
O motor original já está sendo retirado e vamos começar a fazer os novos suportes para o câmbio e do motor.
Depois vou postar as fases da adaptação. Estou muito otimista com o resultado do serviço.
Abraço,
Ricardo Madureira
RicardoM
15/06/2009, 20:09
2 sugestões para o projeto:
1) Investiguei como é feito a ligação dos cambios manuais e automaticos do Vitara na caixa de transferencia. Eles tem uma espiga comprida e vai uma capa seca (que é diferente conforme o cambio) que faz a ligação com a tcase. Se a espiga do cambio do Chevette for longa não rola fazer uma capa seca para a ligação e deixar o conjunto mais rigido?
-Acho que a distância fica muito longa para fazer uma capa seca, pois a espiga do câmbio do chevette é menot, mas essa hipótese não está descartada. Depois de posicionado o câmbio e a redução, teremos uma real noção do que vai dar pra fazer, mas é a capa seca é uma ótima idéia.
2) Se for partir para um cardanzinho de ligação, não compensa colocar uma tcase de Samurai?
-Não conheço a tcase do samurai, qual a diferença de ligação do câmbio para a tcase do vitara, qual a vantagem?
Abraços,
Ricardo Madureira
Alexandre X
15/06/2009, 20:59
Bom as vantagens de uma tcase de samurai sao muitas:
Ela ja e divorciada da cambio, ja tem a flange pronta para ligacao do cardan, a caixa de cambio do chevette tambem, entao e so fazer o cardan.
A relacao High dela e 1.4:1 entao vc pode rodar com pneu grandes na estrada brincando. A relacao Low e 2.26:1 contra 1.8:1, 25% mais reduzida.
Vc conta com a opcao de usar um Kit X Crawler 4.16 e reduzir ainda mais a High (12%) e deixar a Low realmente estupida (+84% alem dos 25%)
Desvantagens: vc ja tem uma tcase de Vitara e tera que comprar outra tcase de Samurai.
Escolhendo a tcase do Vitara a unica dificuldade que vejo e que precisara de uma capa-cega, um eixo estriado para encaixar no eixo de entrada, um rolamento para esse eixo e a outra ponta um outro estriado para conexao de uma flange.
RicardoM
15/06/2009, 21:15
X, Conhece alguém que trocaria minha T-CASE do vitara por uma de Samurai?
Abraços,
Ricardo Madureira
Bom as vantagens de uma tcase de samurai sao muitas:
Ela ja e divorciada da cambio, ja tem a flange pronta para ligacao do cardan, a caixa de cambio do chevette tambem, entao e so fazer o cardan.
A relacao High dela e 1.4:1 entao vc pode rodar com pneu grandes na estrada brincando. A relacao Low e 2.26:1 contra 1.8:1, 25% mais reduzida.
Vc conta com a opcao de usar um Kit X Crawler 4.16 e reduzir ainda mais a High (12%) e deixar a Low realmente estupida (+84% alem dos 25%)
Desvantagens: vc ja tem uma tcase de Vitara e tera que comprar outra tcase de Samurai.
Escolhendo a tcase do Vitara a unica dificuldade que vejo e que precisara de uma capa-cega, um eixo estriado para encaixar no eixo de entrada, um rolamento para esse eixo e a outra ponta um outro estriado para conexao de uma flange.
Alexandre X
15/06/2009, 21:40
Talvez nao haja ninguem na face da terra disposto a isso.
X, Conhece alguém que trocaria minha T-CASE do vitara por uma de Samurai?
Abraços,
Ricardo Madureira
RicardoM
15/06/2009, 21:44
Então realmente vou te que continuar o projeto com minha T-CASE mesmo. Mas vou seguir suas dicas para tentar realizar o melhor trabalho possível, pq agora não tem mais volta.
Talvez nao haja ninguem na face da terra disposto a isso.
Alexandre X
15/06/2009, 22:48
Torço muito pelo sucesso do projeto. Adoro ver ideas que saem do lugar comum...
RicardoM
18/06/2009, 00:20
Bom galera,
Segue as fotos da primeira etapa(REMOÇÃO DO MOTOR ORIGINAL) para meu projeto de adaptação do motor AP + Câmbio de chevette.
Reparem como está o motor AP agora. Amanhã vou começar a dar uma geral nele e vão ver como vai ficar.
A medida que eu for evoluindo na adaptação, vou postando as fotos.
http://picasaweb.google.com/ricmadu/AdaptacaoMotorAP18MICambioDeChevette#
Ricardo Madureira
andre veiga
19/06/2009, 13:31
[QUOTE=RicardoM;906487]André,
Segue abaixo as relações do cambio do vitara 16v automático e do chevette. Eu tinha falado que a relação do chevette era mais curta, mais pela que ví, ela é mais longa. Agora tô na dúvida se com a relação mais longa o carro anda mais ou a mais curta que anda. Não consegui encontrar a relação do câmbio manual do vitara, mas creio que seja quase igual a do chevette.
chevette
vitara o/d
Acho que há um engano aqui,a cx do chevette é mais curta que a do vitara não?
Então seu carro deverá ficar um pouco mais agil, mais esperto, e ter menos velocidade final.
Inclusive um pouquinho mais curta que a do vitara manual...
Ou eu q estou fazendo a conta errada?
RicardoM
19/06/2009, 13:41
Fala André,
Eu não entendo muito dos números da relação, achei que a do chevette fosse mais longa pelos números serem maiores, mas é o contrário né, se for maior é mais reduzido confere. Pois se for, acho que meu carro vai ficar bacana pra fazer trilha.
Abraços,
Ricardo Madureira
[QUOTE=RicardoM;906487]André,
chevette
vitara o/d
Acho que há um engano aqui,a cx do chevette é mais curta que a do vitara não?
Então seu carro deverá ficar um pouco mais agil, mais esperto, e ter menos velocidade final.
Inclusive um pouquinho mais curta que a do vitara manual...
Ou eu q estou fazendo a conta errada?
RicardoM
27/06/2009, 23:40
Ae galera o motor ap já está quase montado e na semana q vem já vai ser colocado em posição junto com o câmbio. Agora vai faltar pouco.
http://picasaweb.google.com/ricmadu/AdaptacaoMotorAP18MICambioDeChevette#
Ricardo Madureira
RicardoM
30/06/2009, 11:31
Seguem algumas fotos do antes e depois do motor AP. Breve a foto do motor inteiro, já com câmbio acoplado.
RicardoM
01/07/2009, 12:06
Seguem mais fotos do motor. O antes e o depois.
pra quem precisar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d=1#post927268
Ricardo Luis
10/07/2009, 10:27
Está ficando bonito em chará, como está a ansiedade ? Quero participar da inauguração !:palmas:
EDWINT , no link que tu postou não abre nada !
desculpa irmao
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56690
RicardoM
10/07/2009, 12:46
Fala ae chará, o trem tá ficando bom viu, logo iremos fazer a inalguração, fazendo uma trilhazinha boa para ver os novos super poderes do vitarinha.
Aparece lá na oficina pra dar uma olhada no projeto, fica lá no H-norte, Irmãos Chaves.
Abraços,
Está ficando bonito em chará, como está a ansiedade ? Quero participar da inauguração !:palmas:
EDWINT , no link que tu postou não abre nada !
RicardoM
10/07/2009, 12:52
Aos interessados em colocar o câmbio do chevette no vitara, segue algumas observações:
A alavanca do câmbio do chevette não fica na posição original do vitara, e a espíga encosta na redução.
É necessário utilizar um trambulador, foto anexa, para posicionar a alavanca no lugar original, consequentemente, afastando o câmbio da redução e deixando espaço para o mini cardan.
Estou transformando a redução original do vitara em descasada, ou seja, estou fabricando uma peça, foto anexa modelo, para acoplar uma cruzeta e deixar a redução independente do câmbio.
Tem mais fotos dessa flange ai? Ap/chevette?
abraço
RicardoM
10/07/2009, 18:23
Essa foi a flange que eu comprei, formato meia lua, mas qdo coloquei no lugar, percebi que ficou uma loca entre o motor e o cambio, fácil fácil para entrar lama e sujar toda embreagem, daí troquei por uma flange lua inteira sacou. veda tudo.
Tem mais fotos dessa flange ai? Ap/chevette?
abraço
andre veiga
10/07/2009, 18:55
Aos interessados em colocar o câmbio do chevette no vitara, segue algumas observações:
A alavanca do câmbio do chevette não fica na posição original do vitara, e a espíga encosta na redução.
É necessário utilizar um trambulador, foto anexa, para posicionar a alavanca no lugar original, consequentemente, afastando o câmbio da redução e deixando espaço para o mini cardan.
Estou transformando a redução original do vitara em descasada, ou seja, estou fabricando uma peça, foto anexa modelo, para acoplar uma cruzeta e deixar a redução independente do câmbio.
Eu pensei nisso também, vc conseguiu - parece - usar a do próprio do vitara?
E parabéns pelo "tampa" da tcase, serviço de 1a... mas quando for me vender uma cópia ponha preço de 3a tudo bem?:mrgreen:
Abraços
André
RicardoM
10/07/2009, 19:08
Fala ai andré,
Realmente a alavanca é do próprio vitara, achei sem querer em uma loja de câmbio, acho que vai ser a combinação perfeita.
Pra vc fazer isso no seu carro, já vai pensando em arrumar uma alavanca dessas.
Bom, essa foto da tampa da tcase, se não me engano é da hilux, mas a minha vai ficar igualzinha. acho que vai ficar show de bola, basta saber o tamanho que vai ficar o mini cardan.
O torneiro tá trabalhando firme na tampa, ela tem 2,5 cm de espessura, e vai usar um rolamento blindado.
Ah, esse serviço da tampa não fica caro não, ainda não tenho os preços definivos, pois uma empresa cortou a lase a chapa e a outra vai fazer a parte do rolamento com a luva, e ainda vou comprar o rolamento.
Abraços
Eu pensei nisso também, vc conseguiu - parece - usar a do próprio do vitara?
E parabéns pelo "tampa" da tcase, serviço de 1a... mas quando for me vender uma cópia ponha preço de 3a tudo bem?:mrgreen:
Abraços
André
Queria ver justamente a "lua cheia", a minha tambem é assim inteira, como ficou o motor de arranque preso original ou preso na flange?
RicardoM
11/07/2009, 11:14
Fala aí Henanh,
Segunda feira tiro a foto da flange, e como o motor de arranque fica preso.
Abraços,
Queria ver justamente a "lua cheia", a minha tambem é assim inteira, como ficou o motor de arranque preso original ou preso na flange?
Ricardo Luis
11/07/2009, 11:35
BLZ Ricardão, recebeu o email com as fotos ? já conseguiu ver alguma coisa ?
RicardoM
11/07/2009, 22:31
Recebí sim chara,
Segunda feira to indo lá com as fotos e ver o que consigo.
Abraços
BLZ Ricardão, recebeu o email com as fotos ? já conseguiu ver alguma coisa ?
RicardoM
13/07/2009, 11:25
Seguem as fotos da flange com o motor de partida.
Não tive foi tempo de tirar ela toda fora, mas dá pra ter uma idéia legal.
RicardoM
17/07/2009, 12:15
Galera,
Segue mais algumas fotos da adaptação do câmbio.
RicardoM
21/07/2009, 21:44
Foto do câmbio posicionado já com a alavanca.
RicardoM
22/07/2009, 10:00
Acho que a tampa da redução fica pronta hj, daí é só medir o tamanho do mini cardan e mandar fazer.
Ricardo Luis
22/07/2009, 10:06
Blz ae Trilha doida, pow duas vezes ao ano vou a Vila Velha para fazer caça subaquática e fico hospedado na casa da minha sogra na Praia da Costa, Ficaria muito feliz se pudesse da próxima vez ir de Zequinha contigo, imagino como deve ser irado as trilhas por ae ! Abraços :concordo:
Aooo Ricardão, bota a fera pra urrar que eu to doido pra cair na estrada, sábado já começa a desmontar meu diferencial
:dance:
RicardoM
29/07/2009, 21:24
Ae galera, não postei mais fotos, pois meu filho nasceu dia 25, e to meio sem tempo de ir a oficina. Mas o projeto tá bem adiantado. Depois posto as fotos.
Ricardo Luis
30/07/2009, 16:05
Ae galera, não postei mais fotos, pois meu filho nasceu dia 25, e to meio sem tempo de ir a oficina. Mas o projeto tá bem adiantado. Depois posto as fotos.
:palmas: Parabéns pai fresco, iiiiiii pode esquecer trilha por um bom tempo kkkkkkkkkkk Quando a viatura ficar pronta no máximo que a patroa vai deixar e dar uma voltinha na quadra depois que lavar :mrgreen:
RicardoM
02/08/2009, 14:36
Nem me fala, estou em dois resguardos.kkkkkk.
Abraços
:palmas: Parabéns pai fresco, iiiiiii pode esquecer trilha por um bom tempo kkkkkkkkkkk Quando a viatura ficar pronta no máximo que a patroa vai deixar e dar uma voltinha na quadra depois que lavar :mrgreen:
andre veiga
02/08/2009, 15:26
Oi Ricardo,
Parabens pela familia crescendo.
Acabei vendendo a cx de transf. do vitara e comprei uma de samurai...
Agora o que meu vitarinha canvas vai virar mesmo uma salada, motor ap, cx de chevette, tc do samurai, radiador opala e ventuinha do tempra (?)...
Qria saber mais sobre a flange que fez para a cx do chevette com o trambulador do vitara, funcionou bem?
RicardoM
02/08/2009, 16:25
Fala André,
Obrigado.
Pô, seu carro tá ficando igual ao meu, vitara Frankstara.kkkk.
A t-case do samurai vai ficar show de bola viu, ainda mais se vc colocar uma xcrawler. fica bem mais reduzido que a t-case do vitara.
Em relação a flange da cx do chevette com o trambulador, a princípio tá muito bom, pelo menos fora do carro, todas as marchas entraram sem problemas.
Foi feita a flange do cambio x trambulador, e uma pequena adaptação no trambulador para q ele mudasse as marchas no cambio do chevette. deu um pouco de trabalho só para acertar todas as mudancas de marchas.
A vantagem do trambulador, é que a posição da alavanca fica na posição original, deixando espaço suficiente para colocar o mini cardan ligando com a T-case, sem mudar a alavanca dela do lugar. Sem ele, a alavanca do chevette fica quase dentro do painel e o motor fica praticamente encostado no painel corta fogo, deixando sem espaço para retirar o câmbio futuramente sem tirar o motor junto.
Acho que o mais complicado é encontrar um trambulador desses. Acabei de verificar que realmente é original do vitara conforme foto em anexa.
O edwint tá vendendo um câmbio de vitara, vê com ele se ele não te vende só o trambulador. acho difícil, mas tenta lá. Ou então posta um tópico dizendo que quer comprar um desses.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=927268&posted=1#post927268
Vê também no mercadolivre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96374532-tenho-pecas-deste-veiculo-suzuk-vitara-95-_JM
Abraços
Oi Ricardo,
Parabens pela familia crescendo.
Acabei vendendo a cx de transf. do vitara e comprei uma de samurai...
Agora o que meu vitarinha canvas vai virar mesmo uma salada, motor ap, cx de chevette, tc do samurai, radiador opala e ventuinha do tempra (?)...
Qria saber mais sobre a flange que fez para a cx do chevette com o trambulador do vitara, funcionou bem?
RicardoM
15/08/2009, 20:10
A flange para descasar a redução já está posicionada, agora basta medir a distância do câmbio do chevette e a redução para fazer o mini cardan com cruzeta dos dois lados, e depois fixar o rolamento blindado na flange e colocar o eixo na reução travado ele no rolamento. Ah, falta também fazer os suportes da reudução.
Agora tá faltando pouco para testar o vitarinha.
Ricardo Luis
31/08/2009, 13:42
cadê você Xara ????
RicardoM
31/08/2009, 19:08
cadê você Xara ????
Fala ae xara, eu tava em SP, voltei na semana passada, e agora tó de férias.
O projeto do câmbio do chevette foi abortado. O câmbio ficou topando na redução, deixando sem espaço para a cruzeta. A única forma de fazer, seria reposicionando a redução mais ou menos um palmo para traz, assim, teria que furar o assoalho, ajustar o tamanho dos cardans, e descartar o console.
Achei melhor correr atras de um câmbio manual original do vitara mesmo. Tem um aqui em BSB, mas o cara tá meio enrolado. Acho que vou até goiânia dar uma sondada por lá.
Colocando o câmbio original, acabou o serviço.
Infelizmente não deu certo, mas acho que valeu a pena a experiência. Vou aproveitar o câmbio do chevette e colocar num willys q vou começar a montar.
Abraços,
Ricardo Madureira
Alexandre X
31/08/2009, 22:13
Não se abale, esse conhecimento foi valioso.
RicardoM
01/09/2009, 00:07
Não se abale, esse conhecimento foi valioso.
Fala X,
Realmente eu aprendi muito com esse projeto, mesmo não dando certo, todo esse aprendizado vou carregar comigo pro resto da vida.
Foi bom pra caramba eu ter tido essa idéia, ter trabalhado diretamente nisso, metendo a mão na massa, pensando, projetando. Cara, isso não tem preço.
Agradeço muito as dicas que me deu.
Agora é só tocar o barco. Achar câmbio, colocar no lugar, e botar pra funcionar o meu vitarinha com AP.
E quem sabe em breve com uma XCrawler pra ficar top.
Um grande abraço,
RicardoM
02/09/2009, 22:18
André,
Como está o seu projeto?.
Eu comprei um câmbio da tracker 2008 com redução para colocar no meu carro.
Caso tenha interesse, estou vendendo o trambulador do vitara com alavanca + a flange para colocar no câmbio do chevette. qqr coisa, me manda uma msg.
andre veiga
03/09/2009, 20:39
Oi Ricardo,
Põe preço... hehe.
Meu carro ta parado... Tive que receber um GV em um negócio e acabei tendo problemas com ele, está a venda, agora com a cx auto zero, na qual gastei quase 3 mil!! e isso me obrigou a aumentar e valor pedido, mas ainda acho que 23.500,00 ou até um pouco menos é um bom valor para comprar.
Mas resolvi trocar os rolamentos (espero que seja só isso) da cx do vitara e usa-la, mesmo porque a embreagem é nova e ja esta com a flange deep tec para o ap., mas manter a idéia da cx do samurai.
Meu vitara ta naquela época... "um dia, talvez ande" :putz::cry:.
Abraço
RicardoM
03/09/2009, 23:50
Fala André,
Cara, eu desisti do projeto pq chegou a um ponto que as mudanças ficaram maiores do que o esperado.
Com certeza é possível colocar o cambio do chevette no vitara, porém vc irá ter que recuar sua redução do samurai, pelo menos um palmo para traz do local da redução original, isso para ter espaço para colocar uma cruzeta do cambio com a redução.
Com essa alteração, é necessário cortar a lata do carro para reposicionar a alavanca do 4x4, desta forma, o console acho que vai pro pau. E terá que ajustar o tamanho dos cardans.
Tirando isso, o resto é só adaptação de calços e outras besteiras.
Caso você continue com o projeto, te faço o trambulador do vitara + a flange para acoplar ela no câmbio do chevette por R$ 200,00, mais ou menos o preço que saiu pra mim o conjunto.
Agora comprei um câmbio completo da tracker 2008 com redução, e amanhã mesmo vou ver se já dá pra colocar no lugar.
Boa sorte na venda do GV e no seu projeto.
Qualquer coisa, estamos aí.
Abraços,
Ricardo
Oi Ricardo,
Põe preço... hehe.
Meu carro ta parado... Tive que receber um GV em um negócio e acabei tendo problemas com ele, está a venda, agora com a cx auto zero, na qual gastei quase 3 mil!! e isso me obrigou a aumentar e valor pedido, mas ainda acho que 23.500,00 ou até um pouco menos é um bom valor para comprar.
Mas resolvi trocar os rolamentos (espero que seja só isso) da cx do vitara e usa-la, mesmo porque a embreagem é nova e ja esta com a flange deep tec para o ap., mas manter a idéia da cx do samurai.
Meu vitara ta naquela época... "um dia, talvez ande" :putz::cry:.
Abraço
fabiano caxias
05/09/2009, 11:54
Fala ae xara, eu tava em SP, voltei na semana passada, e agora tó de férias.
O projeto do câmbio do chevette foi abortado. O câmbio ficou topando na redução, deixando sem espaço para a cruzeta. A única forma de fazer, seria reposicionando a redução mais ou menos um palmo para traz, assim, teria que furar o assoalho, ajustar o tamanho dos cardans, e descartar o console.
Achei melhor correr atras de um câmbio manual original do vitara mesmo. Tem um aqui em BSB, mas o cara tá meio enrolado. Acho que vou até goiânia dar uma sondada por lá.
Colocando o câmbio original, acabou o serviço.
Infelizmente não deu certo, mas acho que valeu a pena a experiência. Vou aproveitar o câmbio do chevette e colocar num willys q vou começar a montar.
Abraços,
Ricardo Madureira
opa tche ,deixa eu entender ,pois alem de atrazado no tempo com meus equipamentos,sou meio curto p entende
ficou batendo o cambio na reduçao?(desculpe minha ignorancia)
vc tinha instalado fora da cx ou grudada?
t-case willys
33'' recapados
t-case s-10
4.1 mpfi wardware
RicardoM
05/09/2009, 20:46
Fala ae Fabiano,
Fiz um esquema para utilização da redução do vitara descadada da câmbio, igual a do samurai.
Na instalação, posicionamos a redução na posição original certo, e entramos como o motor já acoplado no câmbio do chevette.
Não sei se vc viu nas mensagens anteriores, mas se eu utilizasse o câmbio do chevette direto, a alavanca ia sair embaixo do painel do carro, foi daí que surgiu a idéia de colocar o trambulador original do câmbio do vitara, q chega a alavanca para traz.
Quando posicionamos a alavanca do câmbio na posição original, a luva do câmbio do chevette ficou a 1 dedo de distância da entrada da luva da redução, deixando sem espaço para colocação de uma cruzeta, que no caso era escencial para evitar a quebra do conjunto.
Desta forma, como eu não queria chegar a redução mais ou menos um palmo para traz, resolvi comprar um cambio completo manual que no caso vai facilitar e muuuuiiito a conclusão do projeto.
Vou comprar o kit da deeptec (kit show de bola)da capa seca para vitara/ap, e agora é só montar, pois utilizarei os calços originais do carro.
Mas o projeto do cambio do chevette é totalmente viável, basta chegar a reducao para traz, fazer outro furo para alavanca no assoalho do carro, dar um jeito no console, fazer um mini cardan com cruzeta para ligar o cambio a reducao, e redimencionar o tamanho dos cardans dianteiro e traseiro.
Qualquer dúvida pode perguntar a vontade.
A propósito, mudando de assunto. No seu vitarinha monstro, vc tá usando feiches, ou molas helioidais?
Abraços,
Ricardo Madureira
opa tche ,deixa eu entender ,pois alem de atrazado no tempo com meus equipamentos,sou meio curto p entende
ficou batendo o cambio na reduçao?(desculpe minha ignorancia)
vc tinha instalado fora da cx ou grudada?
t-case willys
33'' recapados
t-case s-10
4.1 mpfi wardware
fabiano caxias
06/09/2009, 21:11
beleza beleza
entendido
quando coloquei a reduçao willys na cx do meu vitara ,eu prendi elas juntas,fiz um entalhado vitara/willys e uma chapa p acoplaçao ,usei tambem um pedaço da reduçao do vitara q prende na cx original,p aproveitar a luva e o rolamento
meu jipe uso molas,a suspençao dianteira é quase igual a traseira original de um vitara ,so q com molas e amortecedores maiores
RicardoM
06/09/2009, 21:32
Hein Fabiano, pq vc não usou a própria redução do vitara? pois dá pra usar ela descasada do câmbio, se precisar recua-la.
Depois vou trocar umas idéias com vc sobre essa adaptação q vc fez. Ahh, vc tem fotos do seu carro?
Consegui dois eixos de willys, acho que são D-44 (mas vou confirmar, pois podem ser os D-30 ou D-35), e mais pra frente vou estudar essa adaptação no veu vitarinha.
Outra coisa, como ficou a estabilidade do carro na estrada com velocidades maiores?
Um grande abraço
Ricardo Madureira
beleza beleza
entendido
quando coloquei a reduçao willys na cx do meu vitara ,eu prendi elas juntas,fiz um entalhado vitara/willys e uma chapa p acoplaçao ,usei tambem um pedaço da reduçao do vitara q prende na cx original,p aproveitar a luva e o rolamento
meu jipe uso molas,a suspençao dianteira é quase igual a traseira original de um vitara ,so q com molas e amortecedores maiores
fabiano caxias
06/09/2009, 22:15
eu tinha o motor ap/cx e reduçao original vitara,mas a corrente do vitara com dois bloqueios 100% e 33'' recapados durou demais ate hehe,ai q coloquei a de willys,pois ja tinha uma revizada e com engrenagens maiores.
os eixos q vc conseguiu willys tem q ser de rural pois do jipe é bem menor q o do vitara.
estabilidade do meu ,comparando com um vitara original ficou muito melhor.
a questao dos eixos é bem relativa,por exemplo aqui eu ja mais colocaria eixos de toyota,troller ou kit tabajara de omocinetica de hilux e nao sei mais oq.talves por morarem proximo de alguns fabricantes se consiga peças mais baratas ,no meu caso so willys ou marruá seria uma opaçao com peças acessiveis.
a menos q o custo e espera por peças nao seja problema como parece ser o caso de uns ai
nem fale muito em possivel adaptaçao de eixos willys em seu jipe q o preconceito de uns tarado ai vai ser grande kkkkk
converse sobre kits de enjanbres de omocineticas mmelhores e eixos de troller e toyota q vc sera bem recebido
caso queira tirar alguma duvida sobre as adaptaçoes adiciona la e falkamos,abraços
fabianosupremacar@hotmail.com
________________-
vitara 95
ap 2.0
eixos rural
t-case willys
33'' recapados
RicardoM
06/09/2009, 23:34
Eixos de toyota e troller... Nem rola, não me preocupo com os outros, vou dentro das minhas condições, e no caso, serão eixos de rural mesmo, pois são bem parrudos e baratos.
Tenho que estudar legal esse projeto, tando com molas espirais, quanto feixe de molas. Ver qual o melhor custo benefício
Imagina um vitara com feixe na dianteira e na traseira, dava pra fazer um spoa legal, e nem precisaria levantar a carroceria. Não sei como é com molas espirais, por isso quero a opinião de quem fez para poder ter um rumo.
Tenho que ver a questão da relação do diferencial, pneus 33", não sei se usariam rodas de 10", caixa de direção, freio a disco nas 4 rodas, enfim, fazer um estudo bem detalhado antes de iniciar o projeto.
Queria ver umas fotos do seu carro, se possível da suspensão também.
Te add, meu email é ricmadu@gmail.com
Ricardo Madureira
eu tinha o motor ap/cx e reduçao original vitara,mas a corrente do vitara com dois bloqueios 100% e 33'' recapados durou demais ate hehe,ai q coloquei a de willys,pois ja tinha uma revizada e com engrenagens maiores.
os eixos q vc conseguiu willys tem q ser de rural pois do jipe é bem menor q o do vitara.
estabilidade do meu ,comparando com um vitara original ficou muito melhor.
a questao dos eixos é bem relativa,por exemplo aqui eu ja mais colocaria eixos de toyota,troller ou kit tabajara de omocinetica de hilux e nao sei mais oq.talves por morarem proximo de alguns fabricantes se consiga peças mais baratas ,no meu caso so willys ou marruá seria uma opaçao com peças acessiveis.
a menos q o custo e espera por peças nao seja problema como parece ser o caso de uns ai
nem fale muito em possivel adaptaçao de eixos willys em seu jipe q o preconceito de uns tarado ai vai ser grande kkkkk
converse sobre kits de enjanbres de omocineticas mmelhores e eixos de troller e toyota q vc sera bem recebido
caso queira tirar alguma duvida sobre as adaptaçoes adiciona la e falkamos,abraços
fabianosupremacar@hotmail.com
________________-
vitara 95
ap 2.0
eixos rural
t-case willys
33'' recapados
Olá Ricardo,
desculpe a pergunta fora do assunto mas, como ficou o consumo do teu Vitara com o motor AP?
Até mais...
RicardoM
17/05/2010, 11:19
Fala BTMEC,
Antes meu vitara automático fazia 6 a 7km por litro, já com o AP ele tava fazendo 9 a 10, só q na semana passada descobri que eu estava usando uma central de ijeção para ap a alcool, e o meu era a gasolina, daí fiz a troca da central e ainda não fiz nova média, mas o carro tá andando bem melhor agora.
A questão da substituição do motor no meu ponto de vista só vale a pena se o motor original tiver ido pro pau, caso contrário, se a substituição for só para a melhora no consumo, não vale a pena, pois é uma adaptação que fica bem cara.
Qualquer, dúvida estou a disposição.
Abraços,
Ricardo Madureira
Olá Ricardo,
desculpe a pergunta fora do assunto mas, como ficou o consumo do teu Vitara com o motor AP?
Até mais...
fabiano carraro
01/06/2011, 22:09
olá ricardo
seguinte comprei um VITARA V-6 e estou querendo colocar o AP 2.0 injetado nele,sabe me dizer se o cambio/capaseca é a mesma dos 8/16 V?
o COELHO aq de curitiba que fabrica este kit esta em duvida se serve pro v-6 e como ainda nao retirei o motor gostaria de informaçoes de alguem que ja tenha feito isto....
por curiosidade vou colocar eixos DANA 44/ENSIMEC nele tambem,mas a suspensao trazeira vai ficar quase original com o duplo A,apenas construirei dois novos links pra ela.
quanto a dianteira seguirei o caminho da CALMINI com dois novos links dianteiros com barra PANHARD ,e novas barras de direçao.
só que vou usar pneus 285/75/16 em relaçoes 9x53(5.88)yukon
RicardoM
02/06/2011, 00:09
Tudo bom Fabiano,
Pelas fotos que vi das capas secas do vitara 8 ou 16v (mesma) com a do vitara v6, elas tem a furacao diferente, e a capa seca do V6 ainda
é mais cumprida, ou seja, mesmo que a furacao fosse a mesma, vc teria que fazer ou comprar um espacador para colocar entre o cambio e a capa seca da deeptec, na medida suficiente para o eixo piloto encaixar no motor.
Mas no seu caso o espacador será uma flange com a furacao do câmbio de um lado e a furacao da capa seca do outro, também na medida suficiente para o eixo piloto encaixar no motor.
Boa sorte na adaptacao cara. O conjunto de pneu x relacao x motor, vai ficar bem bacana. Só nao utilize o cabo de embreagem VW.
Quero acompanhar a adaptacao dos eixos, pois tenho como projeto futuro, a instalacao no meu vitara também.
Abcs,
Ricardo
olá ricardo
seguinte comprei um VITARA V-6 e estou querendo colocar o AP 2.0 injetado nele,sabe me dizer se o cambio/capaseca é a mesma dos 8/16 V?
o COELHO aq de curitiba que fabrica este kit esta em duvida se serve pro v-6 e como ainda nao retirei o motor gostaria de informaçoes de alguem que ja tenha feito isto....
por curiosidade vou colocar eixos DANA 44/ENSIMEC nele tambem,mas a suspensao trazeira vai ficar quase original com o duplo A,apenas construirei dois novos links pra ela.
quanto a dianteira seguirei o caminho da CALMINI com dois novos links dianteiros com barra PANHARD ,e novas barras de direçao.
só que vou usar pneus 285/75/16 em relaçoes 9x53(5.88)yukon
fabiano carraro
02/06/2011, 12:50
OPA se o problema é só a distancia do eixo piloto e as furaçoes nao baterem entao fica facil ,basta confeccionar uma "contra-flange",ja na espessura correta do eixo piloto,fabrico em cnc como é feita nas cl 2205A pros opalas por exemplo ,elas usam a capaseca do opala + contra-flange+cambio.......
deixa eu terminar uns carros aq na oficina ai começo a mexer nele....pois este tem prioridade agora na frente do CHERNOBYL....por que to a pé.....
AlemãoRS
02/06/2011, 14:28
Como fica o ABS e air bag? São controlados pela ECU também?
fabiano carraro
02/06/2011, 23:22
Como fica o ABS e air bag? São controlados pela ECU também?
no meu caso ficam jogados num canto da oficina.....rsrsrrsrs
abs e air bag no mato num presta mesmo.kkkkkkkkkk
AlemãoRS
03/06/2011, 09:40
Tá certo, era só curiosidade mesmo...hehe
trilha doida
08/06/2011, 04:22
Tem tempo q ñ apareço por aqui...mais tenho um side 5 portas com AP q fiz......
Fabiano, o fabio@rotasetrilhas.net (fabio@rotasetrilhas.net) , tem um v6 com AP e pode t ajudar sobre a flange...
Se vai colocar compressor do ar...tem q ver se o do AP ñ vai pegar no chassis...
O radiador se quiser logo substituir...pode usar o do opala 4cc de metal 4 colméias, e eletro ventilador do palio...por ex...o meu tem 2 eletros, o da frente original suzuki e o do palio no motor...
quando meu carro esquenta ou ligo o ar condicionado os dois eletros entram sempre em ação...
Passar a descarga por cima do diferencial dianteiro, ficando assim acima da altura do chassis em todo seu percurso ...... tem uns dutos do freio que passam pelo chassis... a descarga ficou a 2cm, destes dutos... ai tive que mudar os dutos um pouco para o lado ficando assim livres da alta temperatura da descarga...
O cabo de embreagem usei do gol quadrado... porem cortei e diminui ele, pois era muito grande, ai ficou com uma curvatura perfeita, muito macio e nunca quebrou...geralmente o q faz quebrar e ficar duro é muita curva no cabo...
YouTube - ‪Canal de trilhadoida1‬‏ (http://www.youtube.com/user/trilhadoida1#p/u/9/IzLs7qL_hxs)
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA
RicardoM
08/06/2011, 09:04
É verdade, tinha esquecido do Fábio que tinha um V6. Fabiano, conversa com ele que ele vai te dar umas boas dicas.
Fala DID, ainda tá usando pneus 31"? eu coloquei uns 30"no meu, pois com o 31" já quebrei homocinética, um dente da planetária, e por incrível que pareça, a panela do diferencial. Fora isso, tá show de bola
Abcs,
Ricardo
trilha doida
08/06/2011, 13:43
fala amigo Ricardo...
uso ainda os bighorn 31, porem eles raspam nas 4 caixas d roda. hehehe!
uso o side diariamente e ainda ñ quebrei nada...a ñ ser uma pane nas ventuinhas em um dia d alagamento, mais foi culpa minha q esquesci de desliga-las, pois tenho um botão dentro do side, q uso para desliga-las quando vou passar dentro d agua....
haa ! já tive q desempenar 3 rodas, e alinhar e balancear algumas vezez......
tem uns macetes para quebrar menos...nunca acelerar forte com as rodas dianteiras estersadas, e toda vez q a roda dianteira sair do chão tirar o pé do acelerador..........e o principal ..... sorte .......hehehe!
cumprimentos lamas e buracos
-------------------------------
TRILHADOIDA.
side5portas/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...
O LESMA
Fernando L. Schiesser
12/04/2012, 10:18
Galera,
Segue mais algumas fotos da adaptação do câmbio.
Ricardo,
Parabéns pela adaptação, realmente ficou muito profissional...
Abs
Fernando
luiztrovao
02/08/2014, 21:53
Olá amigos,
Abs
Meu irmão. estou precisado de uma bomba de óleo completo , onde vc conseguiu a sua ?
absss
JAIR DO NASCIMENTO
26/10/2014, 11:15
Bom dia , alguém tem receita de como adaptar motor AP em vitara 3 marcha automático . onde comprar flange , ou outro adaptação melhor , desde já muito grato
Olá!! Galare. Gostaria de saber se tem ou existi FLANGE para adaptar motor ap em Gran Vitara automatico? E quanto custa ? Se é possivel fazer essa adaptção.