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Ver Versão Completa : Recuperação de coroa/pinhão



UENIRI
04/05/2009, 09:57
Tenho um jg coroa/pinhão 10/43, porém a coroa tem dois dentes quebrados (ñ muito grande), será que há alguma forma de reuperá-la.

MRaizer
04/05/2009, 13:02
é mais fácil fazer uma nova a partir de um bloco de metal...

wltreis
06/05/2009, 00:19
Tenho um jg coroa/pinhão 10/43, porém a coroa tem dois dentes quebrados (ñ muito grande), será que há alguma forma de reuperá-la.

camarada ueniri, infelizmente, este tipo de peça, além de ser temperada, como se diz, possui uma camada chamada cimentação para garantir maior rigides e durabilidade, por isso, se voce mandar refazê-la, não conseguirá refazer nem a tempera nem a cimentação.:parede::concordo:

UENIRI
06/05/2009, 13:59
valeu, o Gorba esta rodando com conj 10/41, mas quero voltar para 10/43

UENIRI
29/05/2009, 11:34
Consegui recuperar a coroa com 5 dentes quebrados em torno de 1 cm nas pontas R$ 150,00, serviço garantido.
Tornearia Real - Av. Colombo, 6921 - fone 44 3224-7465 - e-mail: torneariareal@brturbo.com
Maringá - Pr

MRaizer
29/05/2009, 12:08
Desculpa aí gente mas o nome do processo térmico é cementação.
:oops:

BACALHAU
29/05/2009, 12:54
Mais sobre o assunto:

http://www.menkecia.com.br/servicos_detalhes.php?ID=1

http://www.wolfhacker.com.br/produtos/diamantina.htm

Marcio Rossetto
29/05/2009, 13:57
CAMARADA UENIRI , REALMENTE MUITA COISA MUDOU DE 10 ANOS PARA CÁ , PRINCIPALMENTE PELA EXISTENCIA DAS SOLDAS MIG E TIG QUE CONSEGUEM UM CORDÃO MACIO , COM LIGAS ESPECIAIS , NUMA ATMOSFERA CONTROLADA .

TEM MUITA GENTE QUE ENCURTA SEMI EIXO DE DIFERENCIAL , ETC

IMAGINA QUE UM SEMI-EIXO É FORJADO .

Conversa com um Mecãnico antigo , sobre soldar um semi-eixo , ele vai dizer , não adianta .

Hoje creio ser possível e pelos relatos funciona

Se fosse um reparo feito com solda elétrica a Cementação não funcionaria.




Consegui recuperar a coroa com 5 dentes quebrados em torno de 1 cm nas pontas R$ 150,00, serviço garantido.

BACALHAU
29/05/2009, 14:08
Irineu, uma dúvida...

Foi realizado esse processo de cementação nos dentes reparados?
Se não foi, ainda está em tempo.

cesar_am
29/05/2009, 14:52
valeu, o Gorba esta rodando com conj 10/41, mas quero voltar para 10/43


Desculpe a inguinorança......:( como descubro esta relação no meu NIva e qual o conjunto ideal.

Grato.

BACALHAU
29/05/2009, 15:42
Buenas, gaúcho.
Que eu saiba só existem duas maneiras:

1 - desmonta e conta os dentes. :mrgreen:
2 - visão de raios X :shock:

Quanto à relação ideal...
Depende para quê, guri.
Torque ou velocidade?

Um quebra costelas

Marcio Rossetto
29/05/2009, 15:48
Bacalhau , já que vc teve a presteza de pesquisar sobre cementação , vamos problematizar ....

Todo aço tem uma porcentagem de carbono , o menor é o 1020 , depois vem o 1045 ... Isso na série aço carbono .

Quando vc aquece um aço desse a 1000 º C e mergulha na água , as moléculas de carbono tendem a migrar para a superfície , ao passo que ficam encruadas . Isso gera uma estrututura dura , tão quanto a velocidade de resfriamento .

No caso da solda , geralmente os eletrodos, já depositam uma alta porcentagem de carbono e por isso a solda é extremamente dura .

O problema é que na região da solda , como o aquecimento do arco voltaico é acima de 2000 ºC , ( todas ) surge um abrupto resfriamneto em contato com a atmosfera , há um encruamento imediato da estrutura do aço .

Ou seja , na região da solda , a estrutura do amaterial fica muito dura e quebradiça , mediante uma bancada e/ou golpes , por isso que não é recomendado emendar eixos .

Nesse caso , como a engrenagem tem que ser tenaz para não quebrar ao passo que dura na superfície para não desgastar é , necessário desencruar ou aliviar as tensões na região da solda . Como se faz isso ?

O termo chama-se recozimento , tem que aquecer a peça numa estufa a 1000 1500 ºC e deixar por algumas horas e após isso , desligar o forno e deixar resfriar paulatinamente.

Feito isso para aliviar as tensões , creio que depois vc pode cementar todo os dentes , mas te garanto que no local da solda , vc não precisa pois tem um dente super duro .






Irineu, uma dúvida...

Foi realizado esse processo de cementação nos dentes reparados?
Se não foi, ainda está em tempo.

cesar_am
29/05/2009, 16:14
Buenas, gaúcho.
Que eu saiba só existem duas maneiras:

1 - desmonta e conta os dentes. :mrgreen:
2 - visão de raios X :shock:

Quanto à relação ideal...
Depende para quê, guri.
Torque ou velocidade?
Velocidade....

Um quebra costelas


Certo Bacalhau !!

Eu acreditava que poderia existir uma espécie de plaqueta que indicasse a relação ou algo com o ano da viatura.

Mas valeu....como não pretendo desmontar .. acho que vou chamar o Super Homem....

Que tal a aula de Engenharia dos Materiais , do Marcio ....

Abraços.

BACALHAU
29/05/2009, 16:49
Márcio, não vou problematizar nada. :mrgreen:

Concordo com o que você disse em gênero, número e grau.
Eu só não sei como foi feita a recuperação dessa engrenagem do Irineu.
Se foi soldada (enchimento) e torneada, com certeza que os dentes ficaram bem duros, mas, como você disse, certamente ficaram quebradiços.
Se não foi feito um processo de recozimento e posterior cementação, é provável que essa engrenagem irá quebrar (ao sofrer um esforço mais abrupto) imediatamente após o limite de deposição do material.

UENIRI
29/05/2009, 16:57
É, Máercio e Bacalhau, aí já e linguagem para experts. Acho que não tem todo esse processo não, me informaram que a solda é feita com uma liga forte e o processo é garantido, do resto vamos aguardar se quebrar novamente, vou falar aqui. ok
abçs

MRaizer
29/05/2009, 16:59
Desculpe a inguinorança......:( como descubro esta relação no meu NIva e qual o conjunto ideal.

Grato.

tem um outro "jeitinho" que inclui levantar uma roda, fazer marcas no cardâ e no semieixo da roda levantada e ir girando e contando até coincidirem novamente as marcas

BACALHAU
29/05/2009, 16:59
Certo Bacalhau !!

Eu acreditava que poderia existir uma espécie de plaqueta que indicasse a relação ou algo com o ano da viatura.
...
O problema é: Quem pode garantir que os do teu NIVA já não foram mudados?
Além disso, me parece que a própra Lada fazia essas "mudanças" de acordo com a disponibilidade de estoque. Ou seja, mandava o que tinha.

Que tal a aula de Engenharia dos Materiais , do Marcio ....

Aqui a gente está sempre aprendendo com esses "feras".

Abraços.

cesar_am
29/05/2009, 17:15
tem um outro "jeitinho" que inclui levantar uma roda, fazer marcas no cardâ e no semieixo da roda levantada e ir girando e contando até coincidirem novamente as marcas


Beleza, MRaizer !!!!

Tb acho que pode ser feito assim..

Com a minha F-75 fiz da seguinte forma :


MEDIÇÃO APROXIMADA DA RELAÇÃO POR CONTAGEM DO NÚMERO DE VOLTAS
Este metodo determina a relaçaõ aproximada do diferencial simplesmente contando a relação entre o número de voltas da roda (coroa) e do eixo cardan (pinhão). Este metodo serve tambem para confirmar se as informações na "plaquetinha" de identificação estão corretos.
1. Estacione a Rural sem acionar o freio de mão e em ponto morto e colocar dois tijolos ou pedras como obstáculo para ela não andar para frente ou para tras.
2. Levantar uma roda do eixo sendo medido com o macaco de modo que a roda gira livre.
3. Marcar um ponto de referência no pneu e na carroceria usando giz, caneta ou fita adesiva.
4. Com o auxilio de outra pessoa deitado em baixo do veículo você vai girar lentamente a roda e contar o numero exato de voltas que voce der. A outra pessoa vai contar o numero de voltas que o eixo cardã vai fazer.
5. Depois de contar o numero de voltas da roda e do cardã fica fácil calcular a relação do diferencial. Como a outra roda estava parada no chão, houve uma multiplicação da relação causado pelas engrenagens planetarias então você tem que dividir o valor que voce mediu por dois ( ex: se a relação que voce contou pelo numero de voltas foi 9,8:1 então o valor correto seria 4,9:1). Depois de medir a relação desta maneira, verifique nos manuais e especificações de Rural e F-75 ou na tabela acima qual a relação mais proxima exata que voce tem porque o valor que voce mediu é apenas aproximado. A grande maioria das caminhonetes Rural tem relação 4,89:1. A F-75 ano 1970 com motor BF-161 tem relação de diferencial 5,89:1
6. O resultado desta medição indireta é apenas aproximado e não deve ser considerado como definitivo para decisões importantes. Para uma medição exata siga o procedimento por contagem do número de dentes logo abaixo.
Agora não sei se no caso do Niva, isto tb se aplica ?

Peço ajuda aos universitários...

Até.

Marcio Rossetto
29/05/2009, 18:05
Bacalhau , isso não é nada trivial , eu também não sei direito , mas parabéns pelo Material que anexou , muito bom e Didádico , faz muito tempo que não estudo isso , muito bacana mesmo .
Inclusive admiro seu amplo conhecimento em vários temas , prestatividade com os colegas , etc

Imagina vc soldar um eixo de roda .... :parede:

Vou salvar no meu arquivo VIP :palmas:




Márcio, não vou problematizar nada. :mrgreen:

Concordo com o que você disse em gênero, número e grau.
Eu só não sei como foi feita a recuperação dessa engrenagem do Irineu.
Se foi soldada (enchimento) e torneada, com certeza que os dentes ficaram bem duros, mas, como você disse, certamente ficaram quebradiços.
Se não foi feito um processo de recozimento e posterior cementação, é provável que essa engrenagem irá quebrar (ao sofrer um esforço mais abrupto) imediatamente após o limite de deposição do material.

Flugêncio
29/05/2009, 18:29
É, Máercio e Bacalhau, aí já e linguagem para experts. Acho que não tem todo esse processo não, me informaram que a solda é feita com uma liga forte e o processo é garantido, do resto vamos aguardar se quebrar novamente, vou falar aqui. ok
abçs

Que o tópico está bem servido de mestres, não dá pra duvidar.
Mas tem algo mais a ser considerado na quebra dos dentes da coroa.

Por isso o meu pitaco,
Já que quebrou, o mais importante antes de desmontar era verificar as folgas existentes em todas as partes conjunto ( arruelas, planetárias, satálite, pino, rolamentos, luva e ajustes), pois somente refazer os dentes e colocar no lugar novamente, tem grandes chances de quebrar novamente, estragando muito mais e culpando o dito "especialista"

Tem mais, mais deixo com os mestres...

BACALHAU
29/05/2009, 18:47
...

MEDIÇÃO APROXIMADA DA RELAÇÃO POR CONTAGEM DO NÚMERO DE VOLTAS
Este metodo determina a relaçaõ aproximada do diferencial

...

6. O resultado desta medição indireta é apenas aproximado e não deve ser considerado como definitivo para decisões importantes. Para uma medição exata

...
Agora não sei se no caso do Niva, isto tb se aplica ?

Peço ajuda aos universitários...

Até.

Veja quantas vezes a palavra aproximada aparece, além da observação grifada por mim.

Se você quiser essa informação por curiosidade, isso deve satisfazer. Nesse caso as expressões: eu acho, deve ser, talvez ou quem sabe, também são aceitáveis.

Assim sendo, você deve se perguntar: Isto realmente me interessa? Eu vou mudar essa relação em busca de outro desempenho do meu carro?
E caso tenha respondido sim a essas duas perguntas, segue a terceira: Essa resposta aproximada me satisfaz?

Minha opinião: Se você vai mexer no seu carro, SEJA TÉCNICO. Nesse caso, para você alterar a relação dos seus diferenciais, você precisa saber qual é a sua relação atual e não a que você acha que é.

BACALHAU
29/05/2009, 19:08
“Dedica todo o tempo livre a aprender o que não sabes.
E faze-o logo, como se necessitasses para futuro imediato.
Aprende até os misteres mais insignificantes.
Ser-te-á grato depois, saber que podes fazer tal ou qual coisa.
Mais ainda se para ajudar alguém te visses, circunstancialmente,
obrigado a lançar mão disso.”

RAUMSOL

BACALHAU
29/05/2009, 19:09
...

Inclusive admiro seu amplo conhecimento em vários temas , prestatividade com os colegas , etc

...


Amplo? De forma alguma.

Diversificado? Talvez... O que acontece é que eu vivo fuçando as coisas. Desde pequeno que eu desmonto as coisas para saber o que tem dentro e como funciona. O problema era na hora de montar. Até hoje a minha mãe não entende como o despertador dela apareceu sem nada dentro.
Só lamento ter sido desestimulado na área da medicina, pois, não sei porquê, escondiam de mim todo e qualquer objeto cortante. :twisted: E quando me interessei por me especializar em ginecologia, aos seis anos, os meus tios insistiam em me dar cascudos (como não tenho irmãs, precisava da ajuda das minhas primas, né?). Senti-me um incompreendido. :odedo:
Agora, parti para a mecânica. Já desmontei o Pangaré... (acho que vou fazer um feirão de peças :mrgreen:)

Prestativo com os colegas? Apenas retribuo o que tenho recebido aqui.

wltreis
31/05/2009, 23:56
Mais sobre o assunto:

http://www.menkecia.com.br/servicos_detalhes.php?ID=1 (http://www.menkecia.com.br/servicos_detalhes.php?ID=1)

http://www.wolfhacker.com.br/produtos/diamantina.htm (http://www.wolfhacker.com.br/produtos/diamantina.htm)

É me esqueci que as coisas mudam e não se pode escrever tudo que se ouve afinal quando falei que não se poderia "cimentar" e não cementar a tal da engrenagem foi baseado no que me disse um torneiro de grande conceito aqui na cidade, pelo visto estamos precisando nos atualizar!:concordo: