Conectar

Ver Versão Completa : f100 1979 4x4

junior4x4
02/05/2009, 21:47
Sou novo aqui no fórum possuo uma f100 1979 tenho ideia de por traçao 4x4 nela... so to em duvida sobre o eixo dianteiro
a caixa de transferencia pretendo usar a da f1000 98 e o diferencial trazeiro estou usando um da f1000 98 4x2
minha ideia e´ por feixe de molas aguem tem alguma ideia de um eixo dianteiro para min usar?

Kim
02/05/2009, 22:21
Opaz Junior4x4!

O eixo perfeito seria o da F1000 mesmo, trocando a relação do eixo traseiro para ficarem com o mesmo giro, porém...

O que pode colocar, sem problema, é o da F75, sendo necessário a colocação do feixe de molas, que recomendo o da Toy Band.

Solda os suportes no chassis, bola a caixa de direção e vai para a galera!!!!!!!

Edintruder
03/05/2009, 00:36
Eu colocaria os eixos, feixes de mola e CT da F75 ou Rural pois as bitolas são semelhantes e a furação dos aros também são iguais. Talvez necessite um espaçador para os aros mas nada muito grotesco.

Renato Fraga
03/05/2009, 02:40
Olá Júnior, me permita dar a minha contribuição.

Recentemente fiz um serviço desse tipo na minha Datoka, mas tenho alguns conselhos pra te dar:

Em relação à tcase, dê preferência às modernas tal como a própria da F1000, ou então as da Ranger, S10, Nissan Frontier entre outras. Veja que a Tcase pode ser incompatível com o eixo dianteiro e vicê versa, uma vez que algumas têm a saida da tração dianteira para o lado direito do carro e outra para o lado esquerdo do carro. Das modernas, a maioria possui saida para o lado esquerdo do carro com excessão dos modelos de Hilux mais antigos. Tcase original do Jeep/Rural acho muito rudimentar, barulhenta, vaza óleo, e fraca.

Falando do eixo dianteiro veja que tens duas opções basicamente: Usar o sistema original da F1000 ou utilizar um eixo rígido.

Ambos oferecem vantagens e desvantagens e eu vejo da seguinte forma:

Utilizar o sistema original da F1000 depende de encontrar um á venda e em condições perfeitas de uso. A boa notícia é que não é necessário praticamente nenhuma adaptação. É praticamente remover sua suspensão original e colocar a da 4x4. Os pontos de fixação são idênticos e praticamente compatíveis. detalhe é que o diferencial fica do lado esquerdo do carro compatível portanto com a maioria das tcases modernas.
Desvantagem é que dependendo das suas pretenções é um sistema de suspensão que oferece certas limitações e não sei dizer a respeito de peças para reposição bem como superdimencionamentos.

Em relação ao eixo rígido podes ficar limitado ao tipo de Tcase que vai utilizar. Porém é possível fazer o serviço de inverter os tubos do eixo para jogar o diferencial para o lado que precisar. Isso incermenta um pouco no custo, mas não inviabiliza o procedimento.
Utilizar eixos da F75 pode ser uma opção mais econômica em termos. Faça algumas contas:
Como esse eixo possui o diferencial para o lado direito provavelmente pode ser necessário algum serviço para adequá-lo à tcase. Sem falar que o sistema de munhão e fixação das mangas de eixo são relativamente fracos comparados a outras opções de eixos. Veja que a F1000 é bem mais pesada que a F75. Assim pode ser necessário algum upgrade neste sistema bem como semi eixos.

A suspensão para usar este eixo pode ser perfeitamente com molas helicoidais ou então molas semi elípticas. Pra usar helicoidal você já tem até o suporte da mola no chassi (o original) bem como as molas originais também. Mas precisará criar ao eixo suportes para a fixação dos links e molas. Se preferir usar os molejos, vai ter que adquirí-los testá-los afim de encontra a configuração ideal e precisará encontrar uma forma eficiente de fixá-los ao chassi. Não sei ao certo mas tenho a impressão que a longarina da f100/f1000 não se estende até a frente do veículo. Isso pode ser um fator limitante.

Outra opção seria você encontrar um eixo dianteiro de Troller. Veja que ambos em relação à bitola são equivalentes, porém estes possuem munhões e cubos mais modernos e confiáveis, e qualquer discrepância na furação é facilmente resolvida.
Vantagens ainda é de estes eixos terem o diferencial para o lado esquerdo do carro e já possuirem as fixações dos links bem como apoios das molas.

Portanto a conclusão final é definir bem qual destino você que dar à utilização da sua pick up para não ficar limitado ou mesmo não investir mais que o necessário.

Abraços e disponha !!!!!!!!!!!

ariel kleinubing
04/05/2009, 09:55
Dá uma olhada no link abaixo da minha Fcem.
Eixo e suspensão completa de F1000 4x4, caixa de marcha e tração de ranger.

phburi
05/05/2009, 23:20
olá amigos sou novo aq mais tenho a mesma duvida do nosso amigo.... estou adquirindo um f1000 1983 turbo diesel..e já estou imaginando ela 4x4 mais me passa um monte de coisa na cabeça sobre a tração dela.. das f1000 novas é muito dificil de encontar pensei na caixa de transf do f75 e seu diferencial dianteiro sobre a suspensão dianteira pode ser adaptada a feixe de mola mais penso tambem na estabilidade mesmo assim acredito q seja ideal visando o custo de tudo isso mais naum sei gostaria de ideias e criticas se possivel, se possivel alguem q faça esse tipo de adptação valew galera

Edintruder
06/05/2009, 09:47
Achei um eixo de f1000 4x4 dianteiro, com as duas balanças inferiores, semi-eixos e diferencialpor R$4.000,00.
Foi nesse final de semana no Mercado Livre se não falha a memória!
Esse é o conjunto mais difícil de encontrar, comprando o eixo já tem quase tudo na mão, pois a CT é mais facil de resolver.

Edintruder
06/05/2009, 09:58
O Afonso tem mais barato ainda!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52672

eduardorcosta
12/05/2009, 01:08
Opa.... Sou outro que vou fazer a adaptação, até já tinha tentado levantar algumas informações no forum, mas.....
Minha opção seria colocar tudo da 94 pra frente, só que tem gente que fala que é só colocar tirar uma e colocar outra que até os parafusos batem, tem gente que fala que não da. Como estou sem grana agora pra isto, só estou de butuca.... :)

Ariel, conta pra gente você teve que adaptar algo na sua F-100 ou encaixou tudo ?

Abraços

Edintruder
12/05/2009, 10:53
Será que é muito caro importar eixos dianteiros e CT usados da F-100 4x4 americana? Nos EUA isso deve ser raso de barato...

phburi
15/05/2009, 22:21
será que é muito caro importar eixos dianteiros e ct usados da f-100 4x4 americana? Nos eua isso deve ser raso de barato...
nossa pode ser mesmo.. Entra no brasil como peça usada não paga importação

MudMax
03/05/2011, 18:34
Entao.. tem alguem aqui que ja importou algo dos States, tenho parentes la na Florida, se for facil... e nao muito caro... ajuda ai pessoal,:pular:

xxxtripod
03/05/2011, 19:59
Ai segue uma lista de peças para vocês penssarem no que fazer!!!

DIFERENCIAL DIANTEIRO F-1000 4X4 - R$ 1490.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175231789-diferencial-dianteiro-f-1000-4x4-_JM)

Diferencial Dianteiro FORD F1000 - R$ 4200.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178902825-diferencial-dianteiro-ford-f1000-_JM)

Diferencial dianteiro do Troller Dana - R$ 4000.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175542953-diferencial-dianteiro-do-troller-dana-_JM)

PAR DIFERENCIAL DIANTEIRO TRASEIRO DODGE RAM 2500 4X4 DIESEL - R$ 11000.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177690332-par-diferencial-dianteiro-traseiro-dodge-ram-2500-4x4-diesel-_JM)

DIFERENCIAL DIANTEIRO DA ENGESA EE 34 - R$ 1800.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179922193-diferencial-dianteiro-da-engesa-ee-34-_JM)

DIFERENCIAL DIANTEIRO E TRASEIRO TROLLER PANTANAL ADAPTAÇÕES - R$ 6999.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175674232-diferencial-dianteiro-e-traseiro-troller-pantanal-adaptaces-_JM)

ta ai... eixo de td uahia!!

xxxtripod
03/05/2011, 20:01
essa do Troller pantanal é perfeito pra pick ups, pq eh bitola maior q do jipe!!

ferraz
03/05/2011, 23:16
Neste site; Early Bronco Restoration Full Size Bronco Restoration Classic Ford Bronco Parts For Sale (http://www.broncograveyard.com) ,tem algumas ofertas que vae apen dar uma olhada

Thiago f100
04/08/2020, 00:40
Boa noite desculpe desenterrar o poste to curioso saber se ele fez a f100 com a f75 esse é meu projeto