Ver Versão Completa : Marcador de combustivel Hilux
Ola pessoal, como alguns viram meu pai comprou uma hilux 2.5 STD, e ela está com uns 500 km, quase tudo é bom e está melhorando, até o motor, mas aconteceu algo muito estranho.Enchemos o tanque, ela rodou 200km com 1/4 do tanque (muito bom para o primeiro tanque) mas no outro dia, meu pai chegou em casa e fomos ver, ela estava com apenas 260km e meio tanque de combustível, se alguem puder dizer o que foi isso eu agradeço.
Lucas Nassif
02/05/2009, 10:34
(...) mas no outro dia, meu pai chegou em casa e fomos ver, ela estava com apenas 260km e meio tanque de combustível, se alguem puder dizer o que foi isso eu agradeço.
Abastece de novo e vê se vão caber 30 e poucos litros. Se couber, ela tá bebendo pra caraleo.
Se couber beeem menos, leva o carro na concessionária que o painel tá zuado!
T+
T.T. Rex - Tio Balú
02/05/2009, 10:59
Bom dia Dudu. Quando se enche o tanque até a boca, pode-se rodar até uns 200 Km para o marcador ficar ainda na marca de tanque cheio. Melhor começar a marcar o comsumo a partir desse início.
Tio Balú
Lucas Nassif
02/05/2009, 11:10
Bom dia Dudu. Quando se enche o tanque até a boca, pode-se rodar até uns 200 Km para o marcador ficar ainda na marca de tanque cheio.
Isso aí!! :concordo:
Melhor começar a marcar o comsumo a partir desse início.
Tio Balú
Não! :discordo:
Deve-se começar a medir o consumo assim que sai do posto com o tanque cheio e odômetro parcial zerado!
T+
Ok, obrigado pelas dicas, o jeito vai ser ver na hora de abastecer mesmo.
T.T. Rex - Tio Balú
02/05/2009, 11:46
Lucas, são esquisitos esses marcadores de volume de combutível ? :pensativo: Uma marca de cheio que já passou de cheio ? Aprendi que as escalas servem para dimensionar, e o que está fora, está fora de escala, portanto darão cálculos imprecisos.
Balú
Lucas Nassif
02/05/2009, 17:30
O marcador não ajuda em nada na hora de fazer o consumo.
O que importa é quantos quilômetros (y) vc andou com uma quantidade (x) de diesel. Aí depois enche o tanque e divide y/x, pra saber o consumo. O marcador nao tem função nenhuma aí...
T.T. Rex - Tio Balú
02/05/2009, 17:40
Na boa Nassif. Como marcador deveria ter. :pensativo:
Então vamos ser claros e dizer que o que vale é o marcador da bomba do posto de abastecimento.
Quanto se enche o tanque, a bomba do posto marca, mas saber o residual no tanque é que vai ser difícil.
Consegue-se precisão confiável em longas viagens, onde enche-se o tanque umas três ou quatro vezes, anota-se, e por diferença... Aí dá uma mediana mais confiável. Média mesmo, de laboratório, só acima de dez enchidas. ;)
Att
Tio Balú
Bom pessoal, o tanque num tava errado, não sei o que houve, a Hilux fez 8.1km/l, muito pouco, mas fica a pergunta, é normal porque o carro é novo ou tem algo errado?
Lucas Nassif
02/05/2009, 23:36
Até amaciar é assim mesmo. Depois melhora.
T+
evandroff
04/05/2009, 00:20
Nao sei se é comum aos outros, oq acontece na Mistubishis (L200 Sport e Pajero Full 2008 d) é ser mais 'gastona' na metade final do tanque, ou seja, passa a impressao de nao ser parametro a metade do marcador.
PauloLimited
04/05/2009, 00:35
Nao sei se é comum aos outros, oq acontece na Mistubishis (L200 Sport e Pajero Full 2008 d) é ser mais 'gastona' na metade final do tanque, ou seja, passa a impressao de nao ser parametro a metade do marcador.
Axo q todo carro é assim.
Walter L. L. Casitta
04/05/2009, 08:44
Axo q todo carro é assim.
Acredito isso acontece devido ao formato dos tanques...
Anthoniusnikos
04/05/2009, 14:26
Também acretito Cassita. O nosso tanque tem o formato de um jacaré, portanto a escala deveria ser acoplada a uma calculadora para ir fazendo as compensações, e desconheço esse dispositico. Então, a escala recebe informação de uma bóia de nível flutuante, em superfície um pouco variável, principalmente no rabo do jacaré.
Abraços
Anthon
bom, de qualquer jeito, ja rodamos 250 km com 1/4 do tanque enchido de novo, tomara que continue assim
Anthoniusnikos
04/05/2009, 16:59
Para simplificar e saber quanto você está gastando com relativa precisão, parte de um tanque cheio até a boca (quase derramando) = zero, aí você roda uns 500 Km (não vale olhar para o marcador), enche novamente até a boca e marca quantos litros (na bomba do posto) precisou para encher novamente até quase derramar, aí é só fazer as contas.
Abraços
Anthon
Lucas Nassif
04/05/2009, 17:58
Para simplificar e saber quanto você está gastando com relativa precisão, parte de um tanque cheio até a boca (quase derramando) = zero, aí você roda uns 500 Km (não vale olhar para o marcador), enche novamente até a boca e marca quantos litros (na bomba do posto) precisou para encher novamente até quase derramar, aí é só fazer as contas.
Tio Balú, entendeu agora porque que eu disse que o painel "nao ajuda em nada" na hora de medir o consumo???? :lol: :lol:
T+
Anthoniusnikos
04/05/2009, 19:30
O Tio Balú, nessa, não sabia que estava falando com o irmão de um grande economista e seresteirto Luis Nassif, que por sinal deve ser um exímio calculista. :mrgreen:
Abraços
Anthon
GRACIELA SOUSA FERNANDES
09/05/2009, 14:05
Anthon,
Eu sempre fiz os cálculos das médias de consumo baseandome única e exclusivamente neste procedimento que você citou, ou seja , "encher até a boca", zerar o hodômetro parcial e andar até o proximo abastecimento. Encher de novo até a boca. Fazer as contas pelo hodômetro parcial antes de zerar e pronto. O indicador de combustivel da Ranger serve só para ter uma idéia que tenho que abastecer (anter de chegar a 1/4) para não correr risco de entrar ar no sistema.
A dificuldade da Ranger é que para encher até a boca dá muito trabalho ao frentista, já que requer paciência...o diesel forma espuma e para de abastecer, toda hora tem que rearmar a bomba...
Tenho um UNO´que tem também, um problema crônico, sempre que tentamos encher até a boca, espirra no frentista! Neste caso as médias calculadas tem uma pequena perda de álcool, que ficou na calça do coitado...
abs,
Abraços
Anthon
Anderson_MA
07/02/2016, 17:27
Estou entrando nesse tópico para não ter que criar um novo.
Meu problema é o seguinte, a partir de onde a luz de indicação da reserva da Hilux acende? A minha acende com 1/4 de tanque, é normal? Se não for, o que poderia causar esse problema? Obrigado amigos. Ps.: A minha hilux é uma 2009 SRV 3.0 D4D AUT. DIESEL