Ver Versão Completa : projetando um kart cross
rafabegg
01/05/2009, 15:43
Ola pessoal, Sou estudante de Engenharia Industrial mecânica, fasso parte de uma equipe de mini-baja, no qual sou responsavel pela transmissão e estou iniciando um projeto de um Kart cross e gostaria de receber a ajuda de vcs (referente a dimenções), ficarei grato pela ajuda e quando o Projeto estiver pronto estarei disponibilizando para quem quiser.
marcos22
01/05/2009, 22:37
Ola pessoal, Sou estudante de Engenharia Industrial mecânica, fasso parte de uma equipe de mini-baja, no qual sou responsavel pela transmissão e estou iniciando um projeto de um Kart cross e gostaria de receber a ajuda de vcs (referente a dimenções), ficarei grato pela ajuda e quando o Projeto estiver pronto estarei disponibilizando para quem quiser.
rafabegg..
tem certeza que vc esta fazendo engenharia?? faltou na aula de português né..... rsrsrs. ''fasso'' e ''dimenções'' foram foda...kkk
só brincadeira cara... mas ai, estamos ai pra ajudar ..
não estou muito por dentro do assunto mini baja, mas...
sempre tem outras coisas,
é só falar oque precisa..
sds.:concordo::concordo:
JosuéSaick
02/05/2009, 10:34
Amigo .. Dica boa
www.4shared.com (http://www.4shared.com)
Procura por PROJETO KART
ou por PROJETO GAIOLA
na real tem também nos Emule e coisas do tipo..
Abraço
rafabegg
02/05/2009, 17:23
cara na verdade é uma mistura dos dois, mas é mais para uma gaiola mesmo.
valeu pela dica, é complicado criar um projeto sem ter base nenhuma do que se quer chegar.
rafabegg
02/05/2009, 17:31
me desculpe pelos erros de português, eu sou muito ruim mesmo nesta matéria, e outra, na engenharia nos nao temos essa matéria, é so calculo e mais calculo.
Mas voltando ao assunto:
gostaria de saber se existe alguma regra a ser cumprida para a fabicação deste tipo de veiculo off road, como por exemplo altura maxima, largura, tipo de suspensão.
Estou fazendo o meu kart cross baseado no piranha, só achei meio ruim a suspensão, usamos em nosso baja na dianteira duplo A e na trazeira macperson, e olha o resultado é inesplicavel, acho que vou utilizar o mesmo sistema no meu projeto.
Se vc tiver alguma norma ai ficarei grato se me repassar.
Abraços, valeu..
marcos22
02/05/2009, 20:28
me desculpe pelos erros de português, eu sou muito ruim mesmo nesta matéria, e outra, na engenharia nos nao temos essa matéria, é so calculo e mais calculo.
Mas voltando ao assunto:
gostaria de saber se existe alguma regra a ser cumprida para a fabicação deste tipo de veiculo off road, como por exemplo altura maxima, largura, tipo de suspensão.
Estou fazendo o meu kart cross baseado no piranha, só achei meio ruim a suspensão, usamos em nosso baja na dianteira duplo A e na trazeira macperson, e olha o resultado é inesplicavel, acho que vou utilizar o mesmo sistema no meu projeto.
Abraços, valeu..
rafabegg.
sobre os erros de portugues , era só brincadeira mesmo..
so pra descontrair, rsrs. todos nos erramos.
então.
vou procurar aguma coisa por aqui, que eu tenha sobre kart cross,
e se encontrar algo interessante te envio..
sds. :concordo::concordo:
Flávio Cadore
02/05/2009, 21:12
Mas voltando ao assunto:
Abraços, valeu..
rafabegg, já que vc já tem conhecimentos sobre suspensão, conhece a Duplo A, coloca este tipo nos 2 eixos e seja feliz...hehehe
Eu já fiz 3 gaiolas com este tipo de suspensão e te digo que não tem melhor, é só olhar os carros de competição, F1, Indy, rally, Stock car ... e etc
Se precisar de dicas é só falar...só não mando o projeto, mas se precisar de medidas ou soluções é só falar.
rafabegg
04/05/2009, 12:05
Flavio, mas não é muito complicado de colocar Duplo A no eixo trazeiro? dai se eu colocar duplo A na trazeira vou ter que fazer um tipo de manga de eixo, ou tem outro jeito de fazer a fixação das bandeijas?
Eu tenho uma duvida sobre o ângulo de posicionamento do amortecedor com a bandeija inferior, tem um ângulo ideal?
valeu pelas dicas, sou meio fraco na parte de suspensão pois trabalho mais com transmissão. A nossa equipe de mini baja é dividida em subsistemas, como: suspensão, direção, estrutura, freio e transmissão, portanto domino quase todas as areas mas a parte da suspensão to tomando um baile no meu projeto......
rafabegg
04/05/2009, 12:08
caro Marcos22, ficarei grato se vc me puder passar algumas informações pois tem partes que eu estou meio perdido, como dimensões maximas e minimas. Gostaria de saber se tem alguma norma para fabricação de kart cross?
valeu pela ajuda
Flávio Cadore
04/05/2009, 21:06
Flavio, mas não é muito complicado de colocar Duplo A no eixo trazeiro? dai se eu colocar duplo A na trazeira vou ter que fazer um tipo de manga de eixo, ou tem outro jeito de fazer a fixação das bandeijas?
Eu tenho uma duvida sobre o ângulo de posicionamento do amortecedor com a bandeija inferior, tem um ângulo ideal?
valeu pelas dicas, sou meio fraco na parte de suspensão pois trabalho mais com transmissão. A nossa equipe de mini baja é dividida em subsistemas, como: suspensão, direção, estrutura, freio e transmissão, portanto domino quase todas as areas mas a parte da suspensão to tomando um baile no meu projeto......
Complicado é mas tudo tem o seu preço...quer coisa boa? quer causar admiração pelo seu trabalho? ou pode ser de qualquer jeito????hehehhe
Tem um angulo ideal sim, para cada comprimento de amortecedor e carga, tem seu ângulo.
Que amortecedor pretendes usar?
Qual é a sua faculdade?
Eu tenho um programinha que calcula tudo isso, é fácil de usar...dá para clacular a direção, suspensão e a configuração dos amortecedores.
Notou que eu usei os triângulos na suspensão iguais da F1???
OBS: me mande uma MP com seu e-mail que eu te mando o programinha.
rafabegg
05/05/2009, 09:25
Flávio!!
Cara claro que eu quero coisa boa só que tudo que é bom custa caro....
Eu como ainda sou estudante não tenho meu dinhero proprio e dependo 100% do meu pai, então a hora que eu me formar e comessar a ganhar o meu dinhero dai sim eu vo investi pesado em uma gaiola.
mas voltando ao assunto:
Eu achei muito interessante esta sua suspensão traseira.. isso deve ter te dado uma dor de cabeça..
Eu pretendo usar o amortecedor dianteiro do chevette, pois é o menor que eu encontrei no mercado e também pq nos usamos no baja e ele sempre aguentou todas as solicitações.
A minha faculdade é: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), e o curso que eu estou fazendo é Engenharia Industrial Mecânica ( setimo semestre).
O meu Email é rafabegg@gmail.com
Caro flávio fico muito grato pela ajuda que vc esta me dando, muito obrigado mesmo....
Flávio Cadore
05/05/2009, 19:33
Depois que eu escrevi eu me lembrei que o $$$ não é fácil...eu só consegui fazer a minha aos 29 anos...
A falta de $$$ as vezer ajuda...calma, já explico: vc tem tempo para pensar com mais calma na gaiola.
rafabegg
06/05/2009, 10:01
é verdade tenho tempo mesmo, não tenho pressa pra termina a minha por isso estou indo com muita calma e fazendo o projeto bem detalhado, até por que eu tenho ´poco tempo pra lidar no projeto, pois tenho aula praticamente o dia intero entao eu so trabalho em cima da minha gaiola aos finais de semana e nas mizeras horas vagas que eu tenho durante a noite.
Vc é engenheiro a quanto tempo?
a valeu por ter mandado o programinha ja vo instala ele no meu pc
se surgir mais alguma duvida eu entro em contato concerteza.
abraços...
Isso que o Flávio disse é verdade, eu tenho 25 anos, e tava a fim de fazer um kart cross mas desisti, quem sabe um dia faço um, mas agora a ideia é montar uma gaiola, mas não tenho pressa só daqui 1 ou 2 anos vou aos poucos projetando ela conforme tiro ideias aqui do forum,que por sinal é com certeza o melhor fórum que temos em nosso pais. Aproposito obrigado pelo programa Flávio. abraço.:concordo:
Flávio Cadore
06/05/2009, 19:33
Vc é engenheiro a quanto tempo?
Eu não sou engenheiro, eu sou Técnico em Mecânica...
biancafrassi
29/08/2011, 16:22
Complicado é mas tudo tem o seu preço...quer coisa boa? quer causar admiração pelo seu trabalho? ou pode ser de qualquer jeito????hehehhe
Tem um angulo ideal sim, para cada comprimento de amortecedor e carga, tem seu ângulo.
Qual é a sua faculdade?
Eu tenho um programinha que calcula tudo isso, é fácil de usar...dá para clacular a direção, suspensão e a configuração dos amortecedores.
Olá Flavio! meu nome é Bianca e faço parte de um projeto de mini-baja. Gostaria de saber se voce pode me passar esse programa. Meu email é biancacfrassi@gmail.com.
beeijos
Flávio Cadore
29/08/2011, 21:55
Olá Flavio! meu nome é Bianca e faço parte de um projeto de mini-baja. Gostaria de saber se voce pode me passar esse programa. Meu email é biancacfrassi@gmail.com.
beeijos
Bianca, os e-mails que eu mando para vc estão voltando, tens outro e-mail?
RicardoAraujo
17/02/2012, 10:54
Qual é a sua faculdade?
Ola Flávio Tudo bem?
Me chamo Ricardo, Sou estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de São João Del Rei ( UFSJ ). Atualmente estamos com um projeto de construção de um Mini Baja, pretendemos participar da competição de Baja SAE Brasil. Nossa equipe é chamada CAP GEAR. Sou responsavel pela parte de suspensão do veículo. Atraves de bastante pesquisa chegamos a conclusão de utilizar 4 suspensões independentes do tipo DUPLO A. Porem estamos com uma dificuldade imensa em encontrar material relacionado ao tipo de suspensão escolhida. Mexendo aqui no forum percebi que voce entende bastante dessa area e ja desenvolveu varios projetos, aproveitei para entrar em contato e pedir sua ajuda. se vc tiver algum material relacionado aos calculos necessarios para dimensionamento, calibraçao, estudo de forças, softwares para ajudar qualquer coisa mesmo. estou com grande dificuldade na parte de dimensionamento da suspensão. centro de rolagem etc... caso voce possa nos ajudar. Desculpa estar encomodando. Um Bom restinho de semana!
Atenciosamente
Ricardo Alves de Araujo
email: ricardinho-ufsj@hotmail.com
Flávio Cadore
17/02/2012, 14:03
Ola Flávio Tudo bem?
Me chamo Ricardo, Sou estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade Federal de São João Del Rei ( UFSJ ). Atualmente estamos com um projeto de construção de um Mini Baja, pretendemos participar da competição de Baja SAE Brasil. Nossa equipe é chamada CAP GEAR. Sou responsavel pela parte de suspensão do veículo. Atraves de bastante pesquisa chegamos a conclusão de utilizar 4 suspensões independentes do tipo DUPLO A. Porem estamos com uma dificuldade imensa em encontrar material relacionado ao tipo de suspensão escolhida. Mexendo aqui no forum percebi que voce entende bastante dessa area e ja desenvolveu varios projetos, aproveitei para entrar em contato e pedir sua ajuda. se vc tiver algum material relacionado aos calculos necessarios para dimensionamento, calibraçao, estudo de forças, softwares para ajudar qualquer coisa mesmo. estou com grande dificuldade na parte de dimensionamento da suspensão. centro de rolagem etc... caso voce possa nos ajudar. Desculpa estar encomodando. Um Bom restinho de semana!
Atenciosamente
Ricardo Alves de Araujo
email: ricardinho-ufsj@hotmail.com
Vou te mandar algo depois do carnaval...
RicardoAraujo
17/02/2012, 14:27
Vou te mandar algo depois do carnaval...
Obrigado Flávio.
Bom carnaval pra você! :dance:
leonardocross
04/05/2012, 12:55
Bom pessoal postem fotos que vou acompanhar a criação. do bb. rs
dfsilva803
13/07/2013, 16:05
gostaria de dicas de como montar a trasmiçao traseira do meu kart
gostaria de dicas de como montar a trasmiçao traseira do meu kart
Caro amigo, dá uma olhada no fórum que tem muito material, inclusive sobre duplo A.
RicardoArelio
14/06/2015, 15:10
Qual é a sua faculdade?
tenho um kart Cross, e to com problemas, pode me passar esse programa, envia no aaraujo33@hotmail.com.
att .Ricardo