Ver Versão Completa : Reduz e Tração escapando - Mecânico bom Porto Alegre
unforgiven_perkins
10/11/2004, 10:17
Como já falei no título do assunto estou com um problema no meu Jeep. Relatando:
Lá vou eu, subindo uma baita ladeira, quando, sem esperar a reduzida pula para o neutro. Aí, com a caixa neutra, freio nele.
Mesma coisa a tração. Ou quem sabe é eu que não estou fazendo algo certo. Pois como meu motor é forte e o diferencial tem relação curta, geralmente não preciso reduzir. Mas o 4x4, esse não da para abrir mão. E aí, no meio do barro, só sinto aquela baixada atrás e não da outra. Escapou a tração.
Andei falando com o mecânico que estava frequentando e, como pra ele tudo tem que ser novo, ja veio dizendo, sem antes mesmo olhar que eu iria gastar mais uns 600conto pois tinha que trocar tudo.
Quem sabe seja só uma questaão de ajeitar, afinal o motor é diesel adaptado.
Estou com o Jeep em Porto Alegre agora. Estou procurando por um mecânico que se preste a abrir a caixa e realmente verificar o que se sucede. Ficaria grato se alguém me desse uma dica ou me apontasse seu mecânico, alguém com experiência em tração de CJ.
CJ5 - Verdão
Perkins 4203 - Diesel
Carvalho
10/11/2004, 12:13
Camarada,
Quanto a oficina não poderei dizer, moro em Natal/RN , quanto ao seu problema tive o mesmo.Foi resolvido rápido e barato: picotou-se as engrenagens e ficou show de bola. Não salta nunca. Pelo menos durante um bom tempo.
Boa sorte, Carvalho
unforgiven_perkins
10/11/2004, 15:58
Picotou-se as engrenagens?
Sabe? Dei essa idéia para o mecânico, ele ficou horrorizado. Disse que esse tipo de peças quando estraga tem que trocar por "nova"(como pra tudo). E acrescentou, você que tem jeep tem que estar preparado. Verdade é. Ter um Jeep, e sustentar um filho. Mas uma recalchutada aqui e ali, não seria o fim do mundo.
Quem fez o serviço para você. O de picotar as engrenagens. O próprio mecânico, um torneiro, ou quem?
leopoldo
10/11/2004, 18:27
.......Foi resolvido rápido e barato: picotou-se as engrenagens e ficou show de bola.......
Picotou....sei lá o que ele quiz dizer e ficou um LIXO, no mínimo.
Engrenagens e eixos de cambio, entre outras peças, são tratados termicamente e/ou cementados, para poderem ter uma superfície externa + dura e resistente e aumentar a vida em fadiga, ou seja, para não trincar e fraturar.
Quando um mexaniCU faz isso, remove ou detona esse acabamento superficial da peça e ela se torna inútil.
Pode até funcionar mas está com toda sua resistencia e durabilidade comprometida.....tapou-se o sol com a peneira e não atacou-se a causa do problema. Porque não encher de superbonder então, em vez de óleo?
É a maldita mania de mexerem sem saber porque há o problema.
Na reduzida, se a marcha escapa, ou as alavancas estão encostando no furo da carroceria, ou a carroceria está meio solta e encosta nas alavancas , ou os coxins do cambio e reduzida estão quebrados, ou as molas e esferas que estão instalados no chifre estão detonados.
andretomasi
10/11/2004, 18:42
Na reduzida, se a marcha escapa, ou as alavancas estão encostando no furo da carroceria, ou a carroceria está meio solta e encosta nas alavancas , ou os coxins do cambio e reduzida estão quebrados, ou as molas e esferas que estão instalados no chifre estão detonados.
Complementando os ditos do Leopoldo, tu não trocou os calços de carroceria? Se trocou, colocou maiores que os originais? Pergunto pois com calços maiores, as alavancas pegam na lata, por isso escapam. Tem que cortar um pedaço no furo do assoalho pra alavanca não bater na lata.
[ ]´s
Mauro Darezzo
10/11/2004, 22:41
Faltou uma coisa. No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta. Dá uma olhada no tópico que coloquei na época.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4136&highlight=
Mauro B.
10/11/2004, 23:08
No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta.
É isso mesmo meu xará! :D No cj3A do meu pai era exatamente por isso que estava escapando! Nada de carroceria batendo na alavanca! :P
[]'s
leopoldo
10/11/2004, 23:41
Unforgiven,
Faça a pesquisa de pane (trouble-shooting) normal para este caso:
Começe sempre pelo mais fácil que neste caso é:
1- remova os 2 bujões laterais no chifre da reduzida,
- puxe as molas e as esferas.
- coloque novas (originais)
percorra trechos conhecidos onde você sabe que escapa.
continua escapando? ?
-não - resolvido.
-sim - próximo item do manual do jeep:
2- Desgaste nos rolamentos cônicos:
Troque os rolamentos e monte usando a pré-carga correta.
esses rolamentos podem ser trocados sem remover a reduzida. dá trabalho mas é possível. O segredo é a pre-carga.
Carvalho
11/11/2004, 12:42
Acredito que estamos falando de veículos adaptados e de baixo custo, portanto, o que estou sugerindo não é uma experiência e sim uma realidade aqui em nossa cidade,Natal, tenho vários amigos que optaram por fazer o mesmo por dois motivo :1º custa tudo - mão de obra e picotar R$ 150.Tudo novo: acima de R$ 600 só de peças. 2º não existe engrenagem canela fina nova para vender. Finalmente, o mecânico que fez o serviço não é nenhum picareta, é conhecido de muitos jipeiros até do SE/S . Bom, não sou especialista sou estou querendo ajudar a quem quer ouvir o meu relato , :( se acontecer algo errado colocarei de volta no fórum. Obrigado e boa sorte. :oops: :oops:
leopoldo
11/11/2004, 18:53
... o mecânico que fez o serviço não é nenhum picareta.....
jmcc, boa noite.
Não vou dizer que o mecaniCU é picareta , mas decididamente não sabe atacar a raiz do problema e usa um conceito deturpado da engenharia por trás do projeto das peças, quando não uma simples ignorância
Colocar super bonder também resolveria mas, não é o correto esse picotar de eixos ou as frezagens com retíficas manuais que só servem para estragar ainda mais as peças.
Não é o correto, não é certo, não deveria ser feito e ninguém deveria deixar ser feito.
Se a marcha escapa, a sequencia de verificações é a que está ai em cima.
E isso duvido que tenha sido visto.
Além desses fatores, de acordo com o trouble-shooting, ainda poderia ser garfo torto, mas na maioria das vêzes as molas e esferas é que estão já no osso, ou o eixo que tem folga suficiente para gerar vazamento de óleo pelo retentor da flange de saída da caixa de transferência.
Fabiano-SL
11/11/2004, 19:13
Fala unforgiven!!
Cara, no meu Jeep era a lataria batendo na alavanca, pois levantei os calços do jeep.... solução recortar mais a lataria em volta da alavanca.
Mecânico Bom:
Tem o www.hangar4x4.com.br fica ali em Esteio/RS. Os caras trabalham só com jeep... Oficina bem organizada... prestam serviço para vários jepeiros da região. Fala com o Marlon ou c/ Cabeça. Diz que foi o Fabiano (do jeep cara de cavalo azul) que indicou....
Aproveitando...conhece o Ledur aí de Bom Princípio? ele faz trilha de moto...
[]'s
andretomasi
11/11/2004, 19:44
Leopoldo, só pra constar, é trouble-shooting, com dois Os :wink:
[ ]´s do chato de plantão :oops:
Mauro B.
11/11/2004, 20:13
Oi pessoal !!! :D
Esse lance de "passar uma frésinha" naqueles dentinhos para deixá-los retos é o que está sendo feito no cj3A 1949 do meu pai. Concordo que não é o certo do ponto de vista técnico, mas este artifício nos mostra resultados satisfatórios, sinal de que, na prática, não é tão grave e absurda assim... :P
[]'s de um futuro engenheiro mecânico de precisão! (ahahaha!!!) :lol:
leopoldo
11/11/2004, 23:39
Leopoldo, só pra constar, é trouble-shooting, com dois Os
já corrigi isso e outras dumbices !
[]'s
andretomasi
12/11/2004, 00:21
já corrigi isso e outras dumbices !
Também não te apavora, era mais pra te encher o saco mesmo :twisted: :twisted: :twisted: :D
[ ]´s
unforgiven_perkins
12/11/2004, 07:54
Aproveitando...conhece o Ledur aí de Bom Princípio? ele faz trilha de moto...
[]'s
Se for Paulo, o único que conheço que faz trilha de moto, é meu primo. Donde você conhece ele?
[ ]un.perkins
Carvalho
12/11/2004, 09:40
(Tenho o manual original americado do CJ3B interessas?
Fabiano-SL
12/11/2004, 10:58
Fala Unforgiven!
Cara, é o próprio, o Paulo Ledur foi meu colega no curso de Pós Graduação... Pergunta pra ele do Fabiano da Ulbra....manda um abraço, diz que ano que vem vou ir aí fazer uma trilha com ele...
[]'s
leopoldo
13/11/2004, 00:28
Esse lance de "passar uma frésinha" naqueles dentinhos para deixá-los retos
Boa noite Mauro,
Lamento que ainda façam isso indiscriminadamente(deveria ser indiscriminalmente) pelos seguintes motivos:
1- a perda do material beneficiado (cementação, têmpera, revenimento....etc) de maior resistência e vida em fadiga.
2- o material agora com menor espessura tem resistência menor.
3- o padrão da acasalamento entre as peças, quando feito na mão, como fazem, nunca vai ser igual ao da usinagem pela brocha na luva do sincronizador, nem na feita pela freza nos dentes da sincronização.
4- as regiões de superaquecimento devido à área trabalhada pela retífica manual causa micro fissuras - grinding cracks - que levam à falha prematura do componente devido à fadiga.
Na minha opinião, os casos de escape de marchas tem muito a ver com as molas e esferas gastas, problemas com rolamentos, e a falta dos corretos ajustes das folgas dos cambios.
É preferível procurar saber o porque a marcha escapa, identificar a causa e sanar o problema que sair tosquiando dente de sincronização e comprometer a vida das peças.
André-4WD
07/04/2008, 21:37
1- remova os 2 bujões laterais no chifre da reduzida,
- puxe as molas e as esferas.
- coloque novas (originais)
Mestre Leopoldo:
To com o mesmo problema.. reduzida escapando para neutro quando forçada.
Essas molas e esferas sao o que alguns chamam de "feijãozinhos"???
É de facil acesso os bujoes?
Unforgiven,
Qual era o problema no final das contas??
Em qual mecanico tem levado sua viatura aqui em POA?
abraços
andre
No meu caso, além das esferas gastas também as sedes onde ficam as esferas de trava também se gastaram, no eixo de acionamento das alavancas e engrenagens.
Tive que mandar encher o eixo na parte das sedes e fazer novas. Ficou muito bom, as alavancas estão firmes e nunca mais escapou.
O acesso com a reduzida no local é meio chatinho, principalmente porque a cabeça do parafuso que fecha o local da mola e esfera tem uma altura muito baixa, então é complicado de uma chave assentar ali. Tirar a esfera com a reduzida no local ás vezes também dá trabalho, pois não dá pra virar ela de lado pra esfera cair ... rs, rs, rs. Mas com paciência em geral se consegue sim. Isso se o problema fôr somente nas esferas ....
Tambem aposto nas esferas. Um teste rapido pode ser: tirar a mola, dar mais pressao nela, recoloca-la e fazer um teste com o Jeep. Se o problema pelo menos amenizar ja se sabe que é somente e conjunto esferas mola e sedes.
No caso do meu CJ bastou mais pressao na mola para o que problema nunca mais aparecesse.
André, quando em mora ai, levava meu jeep na mecanica abaixo....fale com o João Claudio, ou só Claudio, não me lembro bem....era meu professor de mecanica automotiva no senai. Arrumou meu cabio e caixa de transferencia ha alguns milenios atras, logo que comprei o jeep e descobri que tinha comprado uma bomba sobre rodas. Tem que marcar hora, tem que levar o carro limpo, tem que pedir que ele quebre o galho e arrume teu carro....mas fica muito bom
PRIMU'S CAR MECANICA E REVENDA
RUA SANTOS DUMONT, 1116 - FLORESTA
PORTO ALEGRE - Rio Grande do Sul
Telefone : (51) 3222-7615
André-4WD
09/04/2008, 08:24
Pessoal:
Pesquisei um pouco e vi onde fica os bujões da reduzida, onde tem as referidas molas.
Lugar bem chatinho. Pensei em fazer a abordagem por cima, tirar a coifa da reduzida e tração e tentar mexer por ali.
Primeiro vou fuçar.. se me apertar levo no mecanico..
abraços e obrigado pelas dicas,
Depois eu conto qual era o mal!!
Andre
leopoldo
09/04/2008, 11:27
Se vc deitar em baixo da reduzida com os olhos nas alavancas de redução-tração, ou remover a tampa do assoalho, verá no chifre da reduzida(onde as alavancas estão engatadas), em ambos os lados, 2 porcas sextavadas.
Se vc remove essas porcas, pode puxar com um arame as molas. As esferas estão logo depois, mais para dentro. Dependendo do caso, vai precisar de um pequeno imã para puxar as esferas.
Depois, para colocar um kit novo é só colocar as esferas, as molas e reapertar as porcas sextavadas.
NOTA:
Na maioria das vêzes, as porcas tem uma altura bem pequena no sextavado. Portanto, se o cambio estiver impregnado de lama, pode ficar difícil e vê-las.
Se vc deitar em baixo da reduzida com os olhos nas alavancas de redução-tração, ou remover a tampa do assoalho, verá no chifre da reduzida(onde as alavancas estão engatadas), em ambos os lados, 2 porcas sextavadas.
Se vc remove essas porcas, pode puxar com um arame as molas. As esferas estão logo depois, mais para dentro. Dependendo do caso, vai precisar de um pequeno imã para puxar as esferas.
Depois, para colocar um kit novo é só colocar as esferas, as molas e reapertar as porcas sextavadas.
Tem algum lugar pra comprar estas molas ??
a minha quebrou e não estou achando em lojas de auto peças.
leopoldo
18/02/2009, 20:46
Procure na agromotor
Leopoldo, troquei as molas da reduzida e funcionou direitinho, troquei também aquelas 2 da caixa de marchas e não vai nem a a pau. Sera que o tamanho do bujãozinho é pra uma mola mais curta ?? cortei uma mola pra teste e até que consegui engatar(deixei ela no tamanha do bujão, pois ela tava saindo pra fora uns 3 mm), mais ainda ta dura pra cassete,.rssss
É assim mesmo, fica mal duro pra engatar as marchas ? e tem vez que não desengata, ai tenho que soltar o parafuso pra tirar a marcha.:parede:
leopoldo
21/02/2009, 14:17
é óbvio que se a mola está comprida demais e vc aperta ela, ela vira um pino travante.
Se vc pede na loja, explica para o vendedor qual mola vc precisa.
Se vc usa a mesma no cambio inteiro, sem saber se serve, pode acontecer dessas coisas.
jipeirodesdepequeno
22/02/2009, 00:03
só li o começo do tópico mas se ainda tiveres querendo um mecanico bom:
CIA do Jeep, - Renato
Rua Silva Jardim, 46 - Canoas - RS
O cara é mestre, tem que ver os Jipes que ele modificou :shock::shock::shock:, (e não fica nada de enjambração)
Ele adapta qualquer coisa, tem peças etc é muito conhecido aqui no sul.
:concordo:
Nada feito, mesmo com a troca das molas a reduzida escapa, é só tar uma acerelada e começar a andar que escapa, não da nem tempo de colocar a segunda marcha. Qual o proximo passo, engrenamento ???
Faltou uma coisa. No meu a alavanca da reduzida escapava porque a engrenagem "louca" estava gasta. Dá uma olhada no tópico que coloquei na época.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4136&highlight= (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4136&highlight=)
Alguem pode reativar este topico para eu enterder um pouco mais sobre o assunto ???
grato
rodrigo.hoffman
23/02/2009, 13:21
Nada feito, mesmo com a troca das molas a reduzida escapa, é só tar uma acerelada e começar a andar que escapa, não da nem tempo de colocar a segunda marcha. Qual o proximo passo, engrenamento ???
Amigão..
Vc deu uma olhada nas alavancas, se elas não estao batendo na lata e desengatando sozinho a reduzida??
Abraços
to andando sem aquela capa em cima do cambio, pra ter cerceza que não esta encostando em nada, mesmo assim ela escapa de só eu sair da garagem.
leopoldo
24/02/2009, 15:15
o roteiro é esse mesmo (do mais fácil ao mais complicado): verificar -
> sem maiores desmontagens :
esfregamento de lataria ou coxins soltos
as esferas e molas
a folga dos rolamentos conicos
> com desmontagem:
garfo solto
engrenagem louca
o roteiro é esse mesmo (do mais fácil ao mais complicado): verificar -
> sem maiores desmontagens :
esfregamento de lataria ou coxins soltos
as esferas e molas
a folga dos rolamentos conicos
> com desmontagem:
garfo solto
engrenagem louca
Leopoldo, como verifico esta folga nos rolamentos conicos ? preciso desmontar algo pra fazer isso ?
Julio Rebello
24/02/2009, 22:52
leopoldo, Como Verifico Esta Folga Nos Rolamentos Conicos ? Preciso Desmontar Algo Pra Fazer Isso ?
Estive Com Minhas Cxs Abertas A Pouco Tempo E Pude Verificar Algumas Folgas E O Desgaste Do Acoplamento Das Engrenagens Da Reduzida. O Que Ocorre Em Alguns Casos é Que O Camarada(eu) Faz A Mudança De Reduzida P/ Direta Com O Jeep Em Movimento E Acaba Com O Acoplamento Rapidamente.
Se Vc Tiver Tempo, Drene Todo O óleo Da Reduzida, Retire A Tampa Inferior(troque A Junta Depois) E Faça Uma Inspeção Nos Dentes Do Acoplamento, Se Eles Estiverem Arredondados Ou Apresentando Desgaste Acentudado, Será Necessária A Troca Do Conjunto E Nesse Caso Uma Pequena Reforma P/ Eliminar Todos Os Indesejáveis Problemas.
Sds4x4,
Julio Cj
leopoldo
25/02/2009, 00:06
Mas ele só saberá isso se conhecer o perfil do dente. Senão, vai olhar e ver o que ????
Para verificar se há folga, coloque o cambio no neutro, a redução também. deixe o jeep calçado.
Deite em baixo do cambio e com as mãos, tente movimentar a luva traseira (acoplamento com o cardan traseiro) para cima e para baixo (ou a panela do freio de mão, caso haja).
O normal é nenhum movimento ou estalo.
Se há folga, normalmente acompanha vazamento de óleo pelo retentor.
mdendena
01/04/2010, 19:34
Galera, talvez um pouco tarde mas espero que sirva a alguém... No meu caso o carro não andava fora de reduzida, escapando na primeira acelerada. O que acontecia: quando a cx transferência foi montada, "esqueceram" :parede:de colocar a arruela de encosto e anel trava que mantém a engrenagem louca do eixo entalhado no lugar, e o acoplamento se dava apenas pela ponta dos dentes. Aguentou até bastante tempo assim!!:shock: A desmontagem e montagem da caixa é bem simples, e resolvi o problema em casa. Ficou um luxo! Se tentaram tudo e nada adiantou, drenem o óleo e removam o cárter da transferência. Aí fica fácil ver o acoplamento entre engrenagem louca e engrenagem corrediça (roda grande) - sem essa arruela de encosto e anel trava, a engrenagem louca "corre" no eixo, se aproximando da parede da caixa, lado dianteiro. Falou!
Pablo.pinto2007
02/04/2010, 21:57
Há algum tempo atrás também fiz um tópico desses com o mesmo problema. Se tivesse encontrado esse....
Bem é só pra deixar o meu testemunho mesmo...
O meu caso é o de todo mundo... e o de quase todo mundo o mecânico até mandou cortar a engrenagem... mas como faço parte do time que não gosta de ceboseira... comprei uma engrenagem usada e coloquei no lugar da gasta. Aí veio o problema... a reduzida ficou cantando... E agora? Não tem solução né? Só trocando por outra!
Tenho a engrenagem velha e estive conversando com uns especialistas do assunto de resistência de materiais, da empresa onde trabalho e me disseram que se eu mandar cortar o centro da engrenagem velha (que está o desgaste) e comprar outra com o centro bom e logicamente as arestas ruins (algum dente quebrado, ou coisa assim) poderia aproveitar o centro bom e colocar na minha original... através de dilatação ou seja, se usina com as medidas determinadas, enquenta a externa e introduz a interna sob pressão. Tudo isso calculado direitinho e depois para ela não rodar, se colocaria três parafusos para travar... farei um desenho esquemático...
Gostaria da opinião do Leopoldo que é especialista no assunto.
Abraços!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.