PDA

Ver Versão Completa : Manga de eixo dupla - quanto ela eleva?



Fernando Assis
01/05/2009, 13:07
Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15".
Com pneus 175/70-14 na frente, fica muito baixo. Tipo o eixo dianteiro fica a um pouco menos de 20cm do chão.
Tá com catraca, mas o curso já tava perto do máximo. Tentamos subir um pouco, mas não deu praticamente nada. Imaigno que quem soldol ela da primeira vez, o fez numa posição mais para rebaixar, pois tem curso para rebaixar e não para elevar. Pensei em dessoldar e ressoldar deixando mais curso para levantar o carro, mas vimos que a barra de direção pega no cabeçote do carro do lado direito quando se tenta fazer isso! Estranho!
O maior pneu que consegui colocar foi 205/65-15 e mesmo assim já fica pegando em algumas partes do para-lama quando se força no máximo a suspensão.
E esses 20cm vai deixar ele muito limitado para trilha. Queria subir um pouco a suspensão, que de cara abre espaço para pneu mais alto o que ajuda a subir mais um pouco.
Por isso queria saber o quanto sobe ao se instalar mangas de eixo sobrepostas? Dá pra variar o quanto sobe dependendo do quanto se corta ou é mais ou menos fixo?
Marcelo do orange baja, vc que fez isso recentemente, quanto subiu? Vc disse que seu mecanico já tem o gabarito pra fazer isso. Sabe me dizer quanto sairia já um par dessas mangas sobrepostas (teria que comprar 4 em desmanche+o serviço)? É que não sei se aqui vou achar gente pra fazer deixando tudo alinhadinho!

marcos22
01/05/2009, 13:31
Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15".
Com pneus 175/70-14 na frente, fica muito baixo. Tipo o eixo dianteiro fica a um pouco menos de 20cm do chão.
Tá com catraca, mas o curso já tava perto do máximo. Tentamos subir um pouco, mas não deu praticamente nada. Imaigno que quem soldol ela da primeira vez, o fez numa posição mais para rebaixar, pois tem curso para rebaixar e não para elevar. Pensei em dessoldar e ressoldar deixando mais curso para levantar o carro, mas vimos que a barra de direção pega no cabeçote do carro do lado direito quando se tenta fazer isso! Estranho!
O maior pneu que consegui colocar foi 205/65-15 e mesmo assim já fica pegando em algumas partes do para-lama quando se força no máximo a suspensão.
E esses 20cm vai deixar ele muito limitado para trilha. Queria subir um pouco a suspensão, que de cara abre espaço para pneu mais alto o que ajuda a subir mais um pouco.
Por isso queria saber o quanto sobe ao se instalar mangas de eixo sobrepostas? Dá pra variar o quanto sobe dependendo do quanto se corta ou é mais ou menos fixo?
Marcelo do orange baja, vc que fez isso recentemente, quanto subiu? Vc disse que seu mecanico já tem o gabarito pra fazer isso. Sabe me dizer quanto sairia já um par dessas mangas sobrepostas (teria que comprar 4 em desmanche+o serviço)? É que não sei se aqui vou achar gente pra fazer deixando tudo alinhadinho!



fernando..


com um serviço bem feito e seguro pra dar um cacete e aguentar o tranco.
pode se subir uns 60 a 80 mm, mas tem gente que solda mais na ponta
e consegue mais de 100 mm. mas deve ficar um pouco mais fraco.
quanto ao preço é muito relativo.
de região pra região..
mas se o torneiro cobrar mais de 100 reais nas duas... ja ta meio caro.
pois o serviço é o corte ,alinhamento e solda.

abs.:concordo:

Fernando Assis
01/05/2009, 23:02
E tem algum segredo pra alinhar. É tranquilo gabaritar para não desalinhar?
Pra mim se subir entre 60-80mm já tá muito bom, daí já cabe pneu maior o que já ajuda a subir mais ainda o carro!
Penso em colocar 205/75-15 da geninho. Pneu mais largo vai ter que limitar o giro do volante pra não pegar naquele, acho que terminal de direção! E não quero usar alargador de roda!

marcos22
04/05/2009, 21:38
E tem algum segredo pra alinhar. É tranquilo gabaritar para não desalinhar?
Pra mim se subir entre 60-80mm já tá muito bom, daí já cabe pneu maior o que já ajuda a subir mais ainda o carro!
Penso em colocar 205/75-15 da geninho. Pneu mais largo vai ter que limitar o giro do volante pra não pegar naquele, acho que terminal de direção! E não quero usar alargador de roda!


fernando.

todo soldador ou entusiasta que tenha algum conhecimento de montagem e calderaria faz. é so seguir o desenho e simetria das 2 partes,
mas a solda tem que ser de responsa...

imagina .. uma manga de eixo quebrando a 80 km/h ao passar num buraco,por exemplo????

com essas medidas de pneus e sem alargadores, com certeza vão raspar
na ponta do braço superior da suspensão.
porem vc pode limitar o curso da direção no parafuso de ajuste.

haaa. se o terminal de direção que vc se referiu, é da barra principal, que pega de ponta a ponta, não mexe ...rsrs
lá é so pra alterar alinhamento das rodas,e o curso vc so limita ele no parafuso com contra porca,perto do setor de direção.


sds.:concordo::concordo:

Ninja4x2
04/05/2009, 22:01
a minha ficou em 95 reais, fora q eu tive q comprar mais duas mangas de eixo né

marcelo cenora
04/05/2009, 22:46
fala fernando... boa sorte ae com seu novo brinquedo.

e quanto a altura da manga de eixo creio que se consegue até mais dependendo de como for o corte e a solda, não medi o meu, mas é mais que 8,0 centímetros. tem gente que sobe 15,0 soldando uma chapa que serve tbm de alargador caso não tenha uma roda com um off-set mais negativo.

no meu caso o corte foi feito nas bordas superiores e inferiores da peça e no eixo de uma delas depois soldadas uma em cima da outra e não paralelas.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJ_NNPc-W_NAcpS_tLWLqp2-qw1b7XlpgnEZPxaAN8mjXbEVya-u66km6alsJOoIoVVh0B4mECF3V1DI31YqM9gAm1T1UMF4aCQQD IsWL9x6fu7JG6AwuFUg.jpg

uma boa oficina com equipamento certo pode fazer o serviço, só vai penar um pouco por causa da dureza da peça.

o preço que paguei ficou atrelado ao total do conjunto dianteiro que incluiu o freio a disco dianteiro, 4 pontas de eixo (a minha não serviu por ser de freio a tambor), espelhos dos discos e pintura eletrostática. mas acho que vc pode somar uns 160 reais do torneiro pra cada roda.

BRUNO CARRIJO
11/05/2009, 12:27
Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15". . .



CARO COLEGA,

TAMBÉM FIZ EM MINHA GAIOLA GANHEI EM TORNO DE 70 mm, DEVO TER GASTO UNS 250,00 NA BRINCADEIRA. FICOU MUITO BOM E RESISTENTE, ATÉ DEI UM SALTO COM A GAIOLA E CAÍ EM UMA EROSÃO E O BRAÇO DO EIXO ENTORTOU TODO, MAS A MANGA DE EIXO NÃO SOFREU NADA.

AINDA NÃO SATISFEITO COM A ALTURA DA GAIOLA, E TENDO QUE TROCAR O EIXO DE SUSPENÇÃO IREI CORTA-LO E PASSAR O FURO DO EIXO PRA CIMA, ASSIM GANHAREÍ UNS 70 mm. VAI VIRAR UM BIG FOOT.........KKKKKK

romuloreichert
19/05/2009, 10:16
Bom dia,

Gostei da maneira como adaptou a susp dianteira.

Teria mais fotos para me mandar para que mostrar pro meu mecanico

Rômulo

BRUNO CARRIJO
19/05/2009, 13:11
Romulo.....


Aí vão algumas fotos.
Agora, esqueça do seu mecânico, ele vai tentar te tirar de idéia. Faça o trabalho em uma boa torneadora, onde se tem a serra fita, muitos vão reclamar que a serra vai quebrar o dente. O macete é o seguinte. Compre um disco especial de corte para poli-corte (aquele fininho), e vá a uma serralheria pegue uma manga de eixo de cada lado e retire a ponta no limite zero, utilize a esmerilhadeira para tirar a rebarba. As outras mangas de eixo (uma esquerda a outra direta), realmente precisão cortar na serra-fita, muita atenção para cortar no ângulo certo pois se não vai ter problemas com cambagem.
Com a mangas cortadas e leve ao torneiro ou serralheiro onde tem solda mig. Obs: Se seu sistema de freio é a disco tem que tirar uma pontinha da manga que ficará na parte superior antes de soldar, faça o teste colocando a pinça de freio.

Logo mando as outras fotos.

BRUNO CARRIJO
19/05/2009, 13:16
Romulo...

Esqueci de falar tem que fazer um gabarito também para a peça fixar na morsa.

BRUNO CARRIJO
19/05/2009, 13:21
Aí estão os restantes

Ninja4x2
19/05/2009, 13:35
hei... essa ultima foto é sua???????? olha olha hein...

danib
21/05/2009, 01:11
Valeu Bruno com essas fotos ficou fácil de entender, e concordo com vc qualquer mecânico vai tentar convencer a não fazer isso. heheh mas se bem feito sem problemas.... ainda mais se é só para trilha...

BRUNO CARRIJO
21/05/2009, 11:57
Ninja.........


Olha só a arte do meu clube de jaraguá, inspirado na sua ...........

A respeito da última foto ela não é da minha gaiola.

Danib....

Se´agente for ouvir e obedecer tudo o que o mecânico fala, ficamos em um fusca original, que só vai dar para visitar o sogro na chácara perto da cidade............rs

olhem a foto da minha irs.

Denilson Maçaneiro
21/05/2009, 12:56
Ninja.........


Olha só a arte do meu clube de jaraguá, inspirado na sua ...........

A respeito da última foto ela não é da minha gaiola.

Danib....

Se´agente for ouvir e obedecer tudo o que o mecânico fala, ficamos em um fusca original, que só vai dar para visitar o sogro na chácara perto da cidade............rs

olhem a foto da minha irs.

Bruno vc usou a traseira da Kombi?

danib
21/05/2009, 13:01
É mas tem uns mecânicos lokos, que fazem, heheh na minha citi tem uns, heheh. Legal, é sua essa gaiola? quase q não passa o pneu, passou por pouco. abraço..

BRUNO CARRIJO
21/05/2009, 17:43
Para tirar a dúvida.........

Suspenção traseira da kombi; amortecedor de frontier, e uma tremenda cirurgia na gaiola. E sim esta é minha gaiola.

BRUNO CARRIJO
21/05/2009, 17:52
ESTAS SÃO AS RESTANTES. O SERVIÇO FOI FEITO EM DEZEMBRO 2008
AINDA QUE AGREDIR MAIS A SUSPENÇÃO, ACHO QUE GANHO UNS 40mm.

Ninja4x2
21/05/2009, 20:39
bruno ficou legal a arte!!!!
Se precisar em qualidade maior me manda MP abs!

Eduardo Fernando
21/07/2009, 20:33
Aí estão os restantes
o ano passado tentei esse esquema ficou gigante a frent da gaiola , ms na primeira trilha a roda dianteira virou mto e quebrou a adaptaçao ainda bem que so gastei uma chapa e parafusos mas mto tempo de mo
a chapa que usei tinha 11cm

BRUNO CARRIJO
22/07/2009, 08:47
Eduardo . . .

Tente fazer o esquema que demonstrei aqui no fórum.
Creio que seja mais resistente, pq nunca tive problema.

Eduardo Fernando
22/07/2009, 09:38
com certeza;;;
esse foi eu que inventei tinha uma susp sobrando desmontei e fiz mas quebrou
sua ideia é perfeita agora to pensando em tirar o amort dianteiro e colocar um da parati com mola e suport com cano sodado na estrutura da gaiola ja que vou fazer outra

vhns
06/06/2011, 11:05
Que rodas devem ser usadas nessa adaptação de MAngas sobre postas??? Aro 15 ou 16???

thec0nde
06/06/2011, 18:55
Bruno olhei um montaum a sua gaiola mas naum entendio oque vc fez ai na sua susp. para ficar mais alta ?????

leobnaval
06/06/2011, 19:19
Que rodas devem ser usadas nessa adaptação de MAngas sobre postas??? Aro 15 ou 16???

Você acaba de ganhar o premio coveiro...kkkk desenterrou o tópico.

Amigo você usa a roda que quiser 13, 14, 15, 16...

teimoso23
12/07/2013, 22:25
Olá pessoal. ja fiz várias adaptações dessa para comércio e garanto que se a solda for boa, não quebra. mas tem que ser respeitada algumas regras. A primeira é que não se pode ultrapassar a altura de 8 cm sem que tenha um reforço entre elas. Oque eu me refiro é uma chapa de 22mm de espessura entre elas que ai da pra levantar até 15 cm. Mais que isso corre se um risco muito grande de a chapa entortar e alterar a cambagem. Para rodas aro 14 aconselho o maximo de 12 cm senão pega. Quanto o alinhamento, eu faço em uma fresadora com precisão de 0.01mm. Já dei porrada que entortou a suspenção e as mangas não afetaram mas isso depende muito da qualidade da solda que é feita.