Ver Versão Completa : Radiador de cobre ou alumínio?
Léocasagrande
01/05/2009, 10:22
Preciso substituir meu radiador e gostaria de saber qual é melhor, o de cobre ou o de alumínio? Mandei fabricar um sob medida mas estou na dúvida sobre qual material usar.
O que devo considerar:
- calor específico do cobre 0,094 cal/g °C , alumínio 0,22 cal/g °C;
- capacidade térmica;
- dissipação de calor;
- condutividade térmica..............
:pensativo::pensativo:
Elmer_Jeep
04/05/2009, 15:35
Aqui nesse topico alguns foristas defendem o aluminio: Radiadores de latão (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34622)
Lendo o Fórum picapesgm encontrei gente favoravel ao cobre: Radiador: Alumínio ou Cobre? (http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?p=53427&highlight=&sid=89582b0cd25da8a1e4f6c860932a548b)
Na minha viatura preferi o de cobre.
[]'s
João Luis Nóbrega
05/05/2009, 15:19
Caro colega, qual motor você está usando?
Sou partidário do uso do radiador de acordo com o motor que se usa.
Por exemplo, aqui se usa muito motor AP em jeep, antigamente se usava o radiador original, com grande volume de agua. O motor AP precisa trabalhar em uma temperatura de 90 graus para ser eficiente, com o grande radiador ele demorava muito a esquentar.
Outro detalhe é que muita água demora a esquentar, o que nao é bom para o motor, e quando ele esquenta, demora muito a esfriar também.
Se olhar para os carros modernos, os radiadores sao pequenos, em alumínio e com pouco volume de água justamente com esse intuito.
Meu motor hoje é diesel VW 1.9 Tdi e uso o radiador do santana do modelo sem ar condicionado. Esses dias andei trocando a água dele com o aditivo para ver quanto de agua o sistema pegava. Soltei as mangueiras, claro que ainda fica agua no bloco, mas ele pegou os 2L de aditivo e mais 1,5 L de água apenas, isso incluindo e reservatório de expanção.
Sugiro se usar esse tipos de radiador com sistema fechado e reservatório fora, usar um com boia de nível. Nesse meu caso um mangote rasgue e a água vase, antes do motor superaquecer ele avisa que a água baixou, mesmo por que sem agua o ponteiro de temperatura não marcará adequadamente.
Abraços
João Luis
Pergunta!!!!
A válvula termostatica não tem como função manter o motor em sua temperatura de trabalho ideal?
Ou seja, quando a temperatura da água no bloco ultrapassar a ideal ela abre e resfria o suficiente para a válvula fechar novamente...
Está certo ou estou moscando?
[]'s refrigerados
Léocasagrande
05/05/2009, 19:55
Meu motor é um Falcon 3.6 da F1000. Entrei em contato com um fabricante de radiadores e ele me disse que o radiador de alumínio troca calor mais rápido, isto é, ele é mais eficiente do que o de cobre, porém é mais difícil de reformar.
João Luis Nóbrega
05/05/2009, 20:06
Realmente a termostática faz essa função de bloquear a circulação para que o aquecimento seja mais rápido.
Mas quando aquece que a agua circula, mas ela não abre a 90 graus que é a temperatura de trabalho do motor AP abre antes e já deixa a agua circular, e esfriando conseguentemente o motor. Nesse caso o motor vai ser mais demorar mais aquecer até a temperatura ideal. Caso ele aqueça mais do que deveria, para resfriar vais ser mais dificil também.
Concordo também com o colega que a troca de calor do de alúminio seja mais eficiente.
João Luis
leopoldo
05/05/2009, 20:58
Eu não conseguí entender essa explicação aí em cima.
Mas,
1- Sobre a termoválvula: Pagani, ela tem a função de impedir que a água (ainda fria) passe pelo radiador nos primeiros minutos depois de acionado o motor.
Isso é um fator de conveniência, uma vez que as temperaturas equalizem o mais rápido possível para aumentar a vida do motor. Senão o pistão expande mas as paredes dos cilindros estão frios e temos ... desgaste.
Alcançada uma certa temperatura, ela abre e fica aberta. Não fica modulando feito borboleta de carburador, afinal a agua fica quente um bom tempo lá dentro.
Porém os motores sempre tem um By-Pass pois a bomba não deixa de circular água com o motor frio. A água sempre ciircula no motor.
2- Sobre Cobre X Alumínio: há N discussões sobre quem é melhor. O problema sempre é a comparação de peças iguais em dimensões, numero de canaletas, volume interno, etc. Tem sites que garantem que o de Al é inferior.
Eu pessoalmente gosto do de liga de cobre pois posso soldar quando quiser. Os de Al são mais limitados em reparo. Normalmente são descartáveis. Os de Al aparentemente são mais baratos e leves. Só isso.
Léocasagrande
05/05/2009, 21:19
O radiador de alumínio é mais eficiente pois o calor específico do alumínio é = 0,22cal/gºC, isto é, são necessárias 0,22calorias para variar a temperatura do alumínio em 1ºC e então ele retira da água 0,22cal e como o cobre tem calor específico= 0,094cal/gºC ele retira da água 0,094cal da água que é menos da metade se comparado com o alumínio. As grandes máquinas (caminhões e tratores) hoje em dia saem de fábrica com radiadores de alumínio. Eu mandei fabricar um de alumínio sob medida hoje para meu Jeep e a fabricação é toda com solda TIG custou R$450,00. A grande vantagem é que se pode usar um radiador menor de alumínio com a mesma eficiência de um maior de cobre.
leopoldo
06/05/2009, 00:09
Leocasagrande, boa noite:
não é bem assim:
Quanto maior seu calor específico, mais lentamente ocorrerá as trocas de calor. Por outro lado, quanto menor o calor específico de uma substância, com mais facilidade ela perderá ou receberá calor.
http://br.geocities.com/galileon/2/termo/quant_calor.htm (http://br.geocities.com/galileon/2/termo/quant_calor.htm)
Se isso não serve, aqui tem alguma coisa sobre essa discussão:
http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html (http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html)
http://www.usradiator.com/testing.htm (http://www.usradiator.com/testing.htm)
http://www.copper.org/applications/automotive/radiators/no_flux_history.html (http://www.copper.org/applications/automotive/radiators/no_flux_history.html)
http://nprradiator.com/about-all-aluminum-radiators.html (http://nprradiator.com/about-all-aluminum-radiators.html)
http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html (http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html)
Levemos em conta que a condutibilidade termica do cobre é bem maior do que a do aluminio, isso ja conta muitos pontos a favor do cobre.
Se analizarmos os computadores (eu trabalho com assistencia tecnica de notebooks) onde o espaco interno é reduzido e obrigatoriamente os dissipadores de calor sao pequenos é imperativo o uso do cobre pois o aluminio nao da conta de dissipar o calor.
Ao meu ver o cobre leva muita vantagem em relacao ao aluminio, nao só na conducao termica mas tbm na facilidade em soda-lo.
Zé Renato
06/05/2009, 12:08
Eu,modestamente :mrgreen: aconcelharia usar o radiador apropriado para cada motor.Se vc usa motor AP, use o radiador do AP, e assim com todos os outros.Agora se desejar usar um diferente, vai ter que fazer testes ou cáculos se souber(coisa pra engeheiro) verificando se o motor se comporta normal ou não (muito frio ou muito quente) :pipoca: . Aproveitando que estamos falando de sistema de arrefecimento, eu chamaria a atenção para a "TERMOVÁLVULA" em especial nos AP's que aqui no Nordeste é absolutamente dispensável. Muitas pessoas retiram a mesma, como eu, mas observo que manteém o mangote "S" funcionado normalmente, ou seja a àgua quente vinda do cabeçote, bifurca-se (desvia) parte para o radiador, e parte para a bomba via mangote "S" fazendo com que o motor trabalhe mais quente :oops:. Observei isso no meu, pois mesmo com tudo funcionado bem o motor parecia mais quente do que o normal. Resolvi clipar o mangote para fazer o teste, e o resultado foi positivo. O motor estava mais quente do que deveria :putz:. Observem se não estão com o mesmo problema :palmas:.
Léocasagrande
06/05/2009, 20:06
........................
Léocasagrande
06/05/2009, 20:09
Leocasagrande, boa noite:
não é bem assim:
Quanto maior seu calor específico, mais lentamente ocorrerá as trocas de calor. Por outro lado, quanto menor o calor específico de uma substância, com mais facilidade ela perderá ou receberá calor.
http://br.geocities.com/galileon/2/termo/quant_calor.htm (http://br.geocities.com/galileon/2/termo/quant_calor.htm)
Se isso não serve, aqui tem alguma coisa sobre essa discussão:
http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html (http://www.cloverleaf-auto.com/Tech/radtech.html)
http://www.usradiator.com/testing.htm (http://www.usradiator.com/testing.htm)
http://www.copper.org/applications/automotive/radiators/no_flux_history.html (http://www.copper.org/applications/automotive/radiators/no_flux_history.html)
http://nprradiator.com/about-all-aluminum-radiators.html (http://nprradiator.com/about-all-aluminum-radiators.html)
http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html (http://www.caparadiator.com/aluminumvscopper.html)
Ok eu estava realmente equivocado, obrigado pela ajuda.
Srs.,
Sem dúvida alguma, os radiadores de cobre tem uma capacidade de troca de calor maior que os de alumínio (comparando 2 radiadores de dimensões idênticas, só trocando o material). Além disso, qualquer reparo é mais simples. Exemplo disso? Todos devem lembrar dos "Passat Iraque". Foi um lote de carros exportados para o Iraque pela Wolkswagen e que, além de pequenas modificações estéticas, tinha radiador de cobre, na tentativa de compensar as temperaturas ambientes bem mais altas de lá. A única desvantagem do radiador de cobre é o preço, que acaba limitando seu uso em grande escala pelas montadoras, que acabam colocando um radiador de alumínio um pouco maior que o equivalente de cobre, mas mesmo assim com um custo menor.
Quanto a válvula termostática, ela é muito importante pois permite que o motor trabalhe numa temperatura mais constante e, se for retirada e o "by-pass" (passagem que existe entre o cabeçote e a bomba d'agua sem passar pelo radiador) não for fechado, o motor vai trabalhar numa temperatura incorreta, normalmente mais quente!!!!! Isso porque quando a termostática "abre" a passagem para o radiador ela fecha o by-pass, impedindo que água quente retorne a bomba sem passar pelo radiador. E, na prática, a válvula termostática trabalha "modulando" a temperatura, ou seja, quando a temperatura ambiente está muito baixa, ela acaba ficando parcialmente aberta, permitindo a passagem de água tanto pelo radiador como pelo by-pass, mantendo uma temperatura mais constante no motor.
Em face disso tudo, colocar um radiador mais eficiente ou maior não causa nenhum grande problema, pois a termostática vai manter a temperatura do motor e, quando a coisa "apertar", dificilmente vamos ter uma "chaleira" fervendo....
[]'s
leopoldo
07/05/2009, 00:27
Leoni, depende do onde esse bypass está localizado. No V8, como fica no pé da termo, então nem faz diferença.
O caso a ser avaliado é já está comentado num daqueles sites que eu citei é a corrosão, principalmetne em cabeçotes de Al, se o radiador não for de Al.
Zé Renato
07/05/2009, 18:10
A função da "TERMOVÁLVULA" no AP pela sua localização, nada tem a ver com controle de temperatura do motor em condições de tráfego, isso é função do radiador e eletroventilador, ela funciona apenas como auxílio ao aquecimento rápido quando o mesmo está totalmente frío para econô.de combustível.Uma vez aquecido ela permanece totalmente aberta, pois com o motor em funcionamenton nem no Polo Norte ele fica com menos de 50º na saída do cabeçote.:pipoca:
Para não fugir ao tema do tópico, o radiador de cobre é melhor, é só usar e comprovar! :palmas:
Zé Renato
07/05/2009, 18:28
Desconcidere o que falei acima quanto a posição da TV no AP , pois no AP a termovalvula fica em baixo na carcaça da Bomba, e não em cima na saida. Mas a função é a mesma.
leopoldo
08/05/2009, 12:53
e quem falou em condições de tráfego ?
termovalve é para aquecimento rápido e homogêneo do bloco. Só isso.
Zé Renato
08/05/2009, 18:33
Correto Leopoldo :mrgreen:, eu não me referia ao que vc falou, e sim ao Leoni,é que não fiz referência, foi mal!. :putz: Quando ele falou que TV ficava controlando,ou sêja abrindo e fechando com o motor já aquecido, veículo em mov. isso não acontece, pelo menos no AP não. Mas tudo já foi dito sôbre isso. :concordo:
Peraí!!!! Eu não falei que ela fica "abrindo e fechando" e não citei o motor AP.... Eu falei que a válvula pode ficar parcialmente aberta, e isso é realidade. Afinal, o que iria acotecer com o motor, por exemplo, se voce estiver andando numa estrada com temperaturas próximas de 0 graus centígrados????? A água que sai do radiador vai estar numa temperatura bem baixa e se a termostática está aberta, como fica a teperatura do motor???? Alguem agora pode até falar "ah, ela fica abrindo e fechando então..." mas isso seria um desastre para o motor, e seria fácil de notar no indicador de temperatura do veículo...
Vamos rever alguns conceitos, Srs, e se tiverem chance de ver um desenho com especificações de uma termostática, verão que existe uma temperatura para início de abertura, uma temperatura para ela estar totalmente aberta e temperaturas intermediárias, com indicação de quantos mm de deslocamento para determinada temperatura
E fiquem "frios", que independente de como funcionam, elas funcionam.
[]'s
ale1978ale
17/09/2010, 20:35
interessante a fabricaçaõ em alumínio, inclusive o fato de soldar a liga com maquinas tig de precisão... eu tenho uma lachmann tig pra esse serviço... ela aguenta o tranco legal!
ale1978ale
17/09/2010, 20:36
interessante a fabricaçaõ em alumínio, inclusive o fato de soldar a liga com maquinas tig de precisão... eu tenho uma lachmann tig pra esse serviço... ela aguenta o tranco legal!
vedação perfeita!
turboroe
21/09/2010, 00:58
Não esqueçam da manutenção!
Radiador de cobre qualquer um arruma, radiador de alumínio 99% do pessoal não mete a mão!
Ismael Reghin Filho
21/09/2010, 01:28
Lenha na fogueira!!!
Pois eu to pensando em colocar um radiador de alumínio na minha Band, só por belezura, hahaha...
SAPO-BOMBA
21/09/2010, 01:46
O problema dos radiadores de cobre é o PREÇO e a tendência a ele reagir com determinados tipos de fluídos de radiador. E acaba cavitando da mesma forma que um radiador de alumínio, porém com maior facilidade até...
Eu uso radiador de alumínio, mas usaria de cobre tb se pudesse. Desde que eu soubesse de antemão qual aditivo utilizar que não "ataque" o cobre...
SAPO-BOMBA
21/09/2010, 02:05
Sobre válvulas termostáticas, ao contrário do que comentaram, ela trabalha CONFORME a temperatura do motor, ela tem um ponto de abertura e outro de abertura total. Normalmente a abertura total da válvula se dá entre 3ºc a 5ºc graus acima da temperatura especificada.
No meu caso, a válvula tem abertura inicial a 76,5ºc e abertura total com 82ºc.
Há veículos com válvulas abrindo em 88ºc e abertura total em 95ºc, e por aí vai.
A válvula trabalha constantemente independente da temperatura ambiente, ela trabalha em função da temperatura da água DENTRO do bloco X temperatura da água vinda do radiador. A função não é manter mais quente, nem menos quente, é manter SEMPRE a temperatura padrão.
Nesse ponto, o que influi de fato na qualidade da refrigeração do motor é a LITRAGEM x RADIADOR x CAPACIDADE DE EMPUXO DA HÉLICE.
Resumindo:
Não adianta ter um puta radiador de cobre, se a hélice não gera CFM suficiente;
Não adianta ter grande litragem de água se o radiador não tem capacidade de troca suficiente;
Não adianta ter uma hélice que parece um "furação Katrina" se tiver pouca água circulando e radiador insuficiente pro motor!
O ideal é um bom radiador de alumínio ou cobre ( não precisa ser gigantesco ), que tenha boa litragem ( não precisa ser uma caixa d'água tb ) e uma hélice que tenha boa capacidade de empuxo ( não precisa ser um tufão tb ), atentando SEMPRE pro tamanho do motor em questão.
E sempre, se possível, usem a válvula termostática. Já vi nego ter que abrir o mesmo motor 3x pra trocar segmento que desgastou cedo demais por causa da falta da válvula termostática E POR TER COLOCADO UM PUTA RADIADOR com reservatório do tamanho duma piscina, achando que manter o motor frio era ótimo negócio.
Deixou de gastar R$ 80 reais numa válvula pra gastar mais de R$ 1500 trocando segmento e pagando mão-de-obra...
Desculpem se escrevi demais!
Olá Pessoal,
Realmente esse é um puta dilema :odedo:, eu estou nessa situação, to usando o motor AP 2.0 e o meu radiador atual é do jipe porém ele ta pior que tábua de pirulito... só furo :putz:, então o pessoal ta aconselhando fazer um radiador personalizado, com as mesmas dimensões do original só que selado, porém é ultra caro fazer um desses média +- R$ 800,00
Comentei a idéia de usar o radiador da pampa ou do chevette, o pessoal disse que tem algumas desvantagens, do espaço entre aletas da colméia que é facil preencher com barro.. :parede: ai ja viu para onde vai a refrigeração.
Eu já decidi, vou colocar o personalizado, mas vou ter que guardar uma grana pra fazer e vou utilizar 2 ventuías...
Flw
diego4x4
25/09/2010, 00:51
Mariel uma dica verifique bem se as caixas do seu radiador, a parte inferior e superior, estão ruins tb ou se é apenas a colméia que esta toda furada, se for apenas a colméia daria para utilizar as mesmas caixas do seu radiador e o preço sairia bem mais em conta. Vc comentou sobre "radiador selado"? Como asim ?
É Sapo bomba realmente é caro o radiador de cobre mas quanto ao fluído se vc tem problemas com ele é só não usar, o fluído não faz tamanha diferença e as vezes pode ser ruim em dois casos, pode ser forte de mais e furar o radiador ou pode ser mto fraco não ajudando em nada, aqui na loja a gente vende o da Radnaq T-5 concentrado nunca tive problemas, e logo que começamos a vende-lo aqui eu coloquei 2 litros dele no meu jeep, radiador de cobre original e no que se percebe não teve diferença alguma.
Ismael Reghin Filho
27/09/2010, 22:20
Pessoal, brinquei mais acima, só pra descontrair um pouco, mas acho interessante a colocação de um radiador de alumínio, porque além das vantagens que ele tem, dá uma estética melhor na vtr.
Eu, realmente, to pensando em colocar um de alumínio na minha band.
Quero ver se consigo colocar um radiador, com um frontal maior do que o original e que seja mais fino.
Assim, ganho espaço para o intercooler e o radiador do ar condicionado.
Não entendo de jeep, mas se também faltar espaço para essas coisas que citei, pode ser uma solução.
jonhjp26
28/09/2010, 09:28
Os engenheiros passam anos projetando um motor e os acessórios dele. Se usa motor AP 2.0, use radiador do AP 2.0 Já usei motor AP 2.0 no CJ com o radiador original do santana sem ar condicionado, que é um pouco menor, isso já há anos. Aqui o pessoal antes questionava, pois achava que era melhor o radiador grande para manter tudo frio.. ILUDIDOS, hoje todo mundo que usa motor AP no CJ usa o radiador original do AP, de aluminio mesmo. Hoje estou com motor VW 1.9 Tdi, alterando programação de protência, etc... uso o mesmo radiador de AP 2.0. Todo o sistema de refrigeração utiliza cerca de 4 litros de agua e nunca tive problemas de super aquecimento, exeto quando estava com a ventolinha com defeito, por sorte o motor entra em Safemode quando acontece isso e ele desliga antes de estragar.
Muita água demora a aquecero motor, o que não ébom, pois o AP trabalha com a temperatura ideal na faixa dos 90 graus, também não adianta colocar um cebolão para disparar a ventolinha com 85 graus, a correta e a do motor original, a que dispara com 92 graus. Motor aquecido o carro anda melhor, consome menos, durabilidade maior, etc.. Ele foi projetado para isso.
Quanto mais água, mas demora aaquecer, certo..etambém demora mais a esfriar...
Apesar de ter tudo no meu carro adaptado, depois de 17 anos andando 90% do tempo em um CJ, com todo tipo de mecânica que possam imaginar, agora que estou chegando a uma forma mais ajustada dele e acredito que a melhor forma de ter confiabilidade no carro e redução de custos é usar peças originais do conjunto adaptado da forma que foi projetado fazendo apenas ajustes, se necessário.
João Luis Nóbrega
CJ5 77 VW 1.9 Tdi PD power
João Pessoa PB
4X4GARAGE
28/09/2010, 10:41
bom dia a todos,gostaria de expressar meu comentario sobre os radiadores em questão,concordo com muitas coisas comentadas aki.
digo que tanto o de aluminio como o de cobre são otimos,porem;temos que lembrar que cada veiculo é montado com as particularidades dos donos,onde uns andam na areia,outros em trilhas de lama,outros em pedra e a maioria nem anda.
dai se de aluminio fosse tão bom pra tudo caminhão saia com ele e nao com o de cobre.
imaginaram como a industria automobilistica iria economizar?e a troller?sera que nao pensou nisso?
quando os trollers eram gasolina viviam fervendo nas trilhas daki,enquanto a jipaiada veia nada.
jonhjp26
28/09/2010, 13:26
Concordo que tanto os de aluminio como os de cobre funcionam, e cada um tem suas particularidades. A questão maior e o projeto em sí, principalmente do motor.
Já vi muita gente falar que um maior com muita água é melhor, mas como falei, depende muito do motor que usa.
Sempre usei e uso o CJ para uso e trilhas de todos os tipos, a vantagem do aluminio é que troca calor mais rapidamente tornando-se bem eficientes e mais baratos, tanto que a industri usa praticamente só o aluminio hoje em dia.
No meu ponto de vista, um radiador de AP para usarcom motor AP é o mais indicado em função de ser especifico do motor, tanto que atualmente mesmo o pessoal que corre indoor, rallye, usa o original do santana sem ar cond. aquece rápido e resfria rápido, mas tem que ter um bom eletro-ventiladore ou usar 2 se achar melhor. O meu comprei um conjunto que vieram 2 um do lado do outro, uma beleza, mas entrei com ele ligado na agua e acabou que um deles queimou, agora estou so com 1 e funcionando normalmente. O bom de 2 é que em caso de problema em um, não fica sem terminar a trilha.
Se pensa também em refrigeração melhorada, pode usar um radiador de óleo que também cai bem. Uso um pois estou remapeando o módulo e ele deve ganhar ainda mais CV's e o trocador de calor original é bom para o motor sem programaçào, ficando o radiador externo de oleo com melhor eficiencia sem deixar o motor cair a temperatura demais.
João Luis
rodrigo.hoffman
28/09/2010, 18:21
João
Da uma lida no tópico todo que essa sua informação ta equivocada.. Quem troca calor mais rapido é o cobre :concordo:...
[ ]´s
SAPO-BOMBA
29/09/2010, 00:27
Cobre troca de calor mais rapidamente que o alumínio, MAS custa bem mais caro seu processo de fabricação ( no caso de um radiador ).
Alumínio é eficiente em troca de calor e custa bem menos que o cobre.
Alguns motores não precisam de tanta eficiência na troca de calor, enquanto outros requerem troca mais eficiente, e ainda assim sai mais em conta construir um radiador maior e com mais aletas em alumínio do que fazer o mesmo com um de cobre.
4X4GARAGE
29/09/2010, 09:21
Cobre troca de calor mais rapidamente que o alumínio, MAS custa bem mais caro seu processo de fabricação ( no caso de um radiador ).
Alumínio é eficiente em troca de calor e custa bem menos que o cobre.
Alguns motores não precisam de tanta eficiência na troca de calor, enquanto outros requerem troca mais eficiente, e ainda assim sai mais em conta construir um radiador maior e com mais aletas em alumínio do que fazer o mesmo com um de cobre.
bom dia,acho que existe um pequeno equivoco.:stop::stop:
a nissan frontier usa radiador de aluminio:concordo: o troller de cobre:concordo:o chassis de onibus da vw de cobre gigante:concordo: e todos eles usam o msm motor,então nao é o motor que diz o tamanho do radiador e sim o veiculo a ser utilizado.
bom é agora?
abraços a todos
diego4x4
29/09/2010, 13:54
bom dia a todos,gostaria de expressar meu digo que tanto o de aluminio como o de cobre são otimos,porem;temos que lembrar que cada veiculo é montado com as particularidades dos donos,onde uns andam na areia,outros em trilhas de lama,outros em pedra e a maioria nem anda.
dai se de aluminio fosse tão bom pra tudo caminhão saia com ele e nao com o de cobre.
imaginaram como a industria automobilistica iria economizar?e a troller?sera que nao pensou nisso?
iii vc ta meio atrasado os caminhões mais novos agora vem tudo com radiador de aluminio
è exatamente o que diz tem que ver o que cada um faz, se anda na areia no barro, ou na rua.
E pro pessoal ae que ainda tem duvida, sim o cobre troca de calor muito mais rapido seu calor especifico é de 0,092cal/g ºc, ou seja para que cada grama do material varie 1 ºc ele nessecita receber 0,092cal então em quanto motor fornecer calor ele esquenta rapidinho, resumindo ele esquenta mas rapido e esfria mais rapido, mas isso acaba sendo pior do que o aluminio em locais que deve se manter em temperatura mais baixa possivel, pois o aluminio presisa de 0,22cal para que cada grama varie 1ºc muito mais do que o aluminio, resumindo ele demora mais para esquentar, e demora mais para esfriar, se alguem tiver duvida, faça uma comparação do aluminio com a água que é conhecida pelos fisicos como um isolante térmico onde o calor especifico dela é 1cal/g ºc, maior do que do aluminio e muito maior do que do cobre, ou seja a água demora muito para aquecer e muito para esfriar, só falta diserem que a água esquenta mais rapido que o cobre agora, uma questão pra pensarem que caiu na minha ultima prova de física:
Voce tem duas panelas uma de cobre e uma de aluminio, qual delas ira aquecer mais rapido o alimento? E qual delas irá manter o alimento mais tempo aquecido?
e ta loko né pessoal isso é fisica do 2º grau.
qualquer duvida me fale que eu pergundo pra minha professora de física.:concordo:
SAPO-BOMBA
29/09/2010, 14:26
Só há um pequeno equívoco: Nissan Frontier não usa o mesmo motor dos caminhões VW e tampouco usa o mesmo motor dos Troller, que são International 3.0 NGD...
diego4x4
29/09/2010, 14:30
Só há um pequeno equívoco: Nissan Frontier não usa o mesmo motor dos caminhões VW e tampouco usa o mesmo motor dos Troller, que são International 3.0 NGD...
comcordo plenamente os 3 com o mesmo motor acho dificil hein
4X4GARAGE
30/09/2010, 08:41
Só há um pequeno equívoco: Nissan Frontier não usa o mesmo motor dos caminhões VW e tampouco usa o mesmo motor dos Troller, que são International 3.0 NGD...
grande sapo bomba,acho que vc esqueceu que a mwm faz um motor 2.8,e ele equipou o troller até o começo de 2006:parede:
sobre a nissan nao vou nem falar nada,pois saiu até o ano de 2008:parede:
e o onibus mudou para mwm(não international)fazem :parede:5anos
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.