PDA

Ver Versão Completa : Rural c/ MOTOR Q20B TURBO + Câmbio 5m + DH (Tudo da D 20)



Henrique_Rural67
10/11/2004, 09:58
Amigos,

Gostaria de saber se alguém conhece, já viu ou já instalou uma mecânica dessas numa Rural.
A configuração seria a seguinte:
Motor: Q20 B Turbo Diesel ano 90 D 20

Câmbio: 5 marchas que acompanha o motor

DH: Completa da D 20

A minha maior dúvida é sobre a Direção Hidráulica, pois o motor + Câmbio acho que não teria muitos problemas...

Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Obrigado e no aguar

Belmar Andrade Filho
15/11/2004, 10:38
Que pode te ajudar é o BrunoBB, pois acho que ele tem essa configuração na Rural dele !!! Corre atrás.

diegoosf
18/10/2010, 00:16
Que pode te ajudar é o BrunoBB, pois acho que ele tem essa configuração na Rural dele !!! Corre atrás.



amigos eu estou montando um carro junto com ums amigos para rodar po 6 messes po todo o brazil, tenho uma rural e comprei uma l200 de um conhecido , a l200 foi tinha capotado e deu pt;estou querendo jogar a carcaça da rural encima da mecanica da L200. algem sabe mim informar se isso eu vou ter algum problema com essa adapitaçao

Fontoura
20/10/2010, 00:36
amigos eu estou montando um carro junto com ums amigos para rodar po 6 messes po todo o brazil, tenho uma rural e comprei uma l200 de um conhecido , a l200 foi tinha capotado e deu pt;estou querendo jogar a carcaça da rural encima da mecanica da L200. algem sabe mim informar se isso eu vou ter algum problema com essa adapitaçao


F75 em cima de mecânica hilux eu já ví e fica muito bom! Só teve que emendar o chassis e fazer umas poucas adaptações.
Depois faz a documentação e aí é só rodar!
L200 em rural, deve ter que encurtar o chassis. Se não ficar torta, deve ficar boa tb!
Abraços!

RogérioNunes
20/10/2010, 18:24
A minha F tem esse motor mas atualmente estou usando ,em fase experimental, um cambio mercedez do caminhão 709 com tcase engesa. Na instalação desse motor vc terá que elevar a suspensão dianteira pois com a suspensão original o cárter do motor pega na bola do diferencial, de preferencia opte por feixe de molas mais resistentes tipo toyota Band. A sua é 4x4 ou 4x2?Qto a direção um bom adaptador tira de letra e fica muito bom!
Mais dúvidas é só perguntar.

abraço



Amigos,

Gostaria de saber se alguém conhece, já viu ou já instalou uma mecânica dessas numa Rural.
A configuração seria a seguinte:
Motor: Q20 B Turbo Diesel ano 90 D 20

Câmbio: 5 marchas que acompanha o motor

DH: Completa da D 20

A minha maior dúvida é sobre a Direção Hidráulica, pois o motor + Câmbio acho que não teria muitos problemas...

Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Obrigado e no aguar

Admir
20/10/2010, 21:02
Como disse o amigo Roger, Rural se adpta quase tudo, só depende do meca...

E ai Roger!!! Como foi a viagem de volta pra Campos? Caso encontre Fidelis por ai, lhe mande um abração...

BrunoBB
20/10/2010, 21:35
Mais um Q20B4 na área? A minha está com o Perkinho turbinado (um dia terá intercooler), caixa 4 marchas (tem a 5 marchas quase igual mas não achei na época, sem overdrive), caixa de transferência da toyota (fiquei com medo da original não dar conta) e usava o setor hidráulico do Landau (bomba hidráulica original no bloco do motor) mas troquei pelo setor do santana VW porque percebia que o chassi entortava quando eu virava o volante com a Rural parada, agora está blz.

Off Topic: quase não uso a Rural pois sempre tem algo para fazer nela e o tempo é curto, já está com a parte interna desmontada há 4 meses para trocar borrachas e aproveitei para comprar um jogo de forros laterais e de porta em fibra, como não quero usar parafusos de rosca soberba tenho que refazer os furos na lataria (por dentro do carro) para instalar rebites com rosca... é o JAQUE de sempre.

Voltando ao assunto, a instalação foi feita em uma oficina no bairro Vila Oeste em Belo Horizonte e o "casamento" da caixa de marchas com a de transferência foi serviço do Renato, também de Belo Horizonte.

Denilsom
20/10/2010, 22:25
Amigos,

Gostaria de saber se alguém conhece, já viu ou já instalou uma mecânica dessas numa Rural.
A configuração seria a seguinte:
Motor: Q20 B Turbo Diesel ano 90 D 20

Câmbio: 5 marchas que acompanha o motor

DH: Completa da D 20

A minha maior dúvida é sobre a Direção Hidráulica, pois o motor + Câmbio acho que não teria muitos problemas...

Se alguém puder me ajudar ficaria grato.
Obrigado e no aguar

Aqui em Betim tenho Um colega que colocou essa Mecanica da D20 cambio 5 marchas com a T Case de JPX feito o Flange pelo Renato da novo progresso 4x4 em Bh ficou Otimo, relaçao do Diferencial 47x11 direçao da S1o como disse os colegas Acima nada como Um bom Mecanico que entenda de Adaptaçoes tudo fica bom Na Rural.na minha tenho um Maxion 2.5 da S10 e muito Bom tambem.

RogérioNunes
21/10/2010, 19:05
Fala Admir, blz?
A viajem foi tranquila.Encontrei o Gustavo(ganhador do bloqueio) um pouco antes de Leopoldina e seguimos juntos até Muriaé.Cheguei 19hrs a Campos sem nenhum problema mecânico só a caixa de tração engesa que encheu o saco ou melhor, os ouvidos com uma "choradeira" infernal.Será trocada por uma Tcase Band assim que eu encontrar uma com preço bão!
Fidelis tá sumido mas assim que encontrá-lo...

abraço



Como disse o amigo Roger, Rural se adpta quase tudo, só depende do meca...

E ai Roger!!! Como foi a viagem de volta pra Campos? Caso encontre Fidelis por ai, lhe mande um abração...

RogérioNunes
21/10/2010, 19:10
Bruno, o problema do chassi entortar qdo vira o volante não é por causa da caixa do Landau e sim por erro de instalação. A caixa tem que chegar ao seu fim de seu curso sem que o munhão chegue no batente. Outro erro que pode provocar o que vc relatou é qdo o pitmam está muito comprido aumentando o "jogo" do esterçamento ou ainda uma somatória disso tudo mais inclinação muito acentuada da barra que liga o pitmam à roda.Com o setor do landau a direção fica tão leve que chega a ficar perigosa, na minha opinião.





Mais um Q20B4 na área? A minha está com o Perkinho turbinado (um dia terá intercooler), caixa 4 marchas (tem a 5 marchas quase igual mas não achei na época, sem overdrive), caixa de transferência da toyota (fiquei com medo da original não dar conta) e usava o setor hidráulico do Landau (bomba hidráulica original no bloco do motor) mas troquei pelo setor do santana VW porque percebia que o chassi entortava quando eu virava o volante com a Rural parada, agora está blz.

Off Topic: quase não uso a Rural pois sempre tem algo para fazer nela e o tempo é curto, já está com a parte interna desmontada há 4 meses para trocar borrachas e aproveitei para comprar um jogo de forros laterais e de porta em fibra, como não quero usar parafusos de rosca soberba tenho que refazer os furos na lataria (por dentro do carro) para instalar rebites com rosca... é o JAQUE de sempre.

Voltando ao assunto, a instalação foi feita em uma oficina no bairro Vila Oeste em Belo Horizonte e o "casamento" da caixa de marchas com a de transferência foi serviço do Renato, também de Belo Horizonte.

BrunoBB
22/10/2010, 13:55
Roger:

No CJ ainda estou com o setor de Landau instalado, realmente fica muito leve e a adaptação que foi feita o deixou muito baixo mas os pontos de apoio ficaram melhor do que na Rural, sem forçar tanto o chassi.
De qualquer forma gostei mais do setor VW e depois que terminar de mexer na Rural vou instalar um VW no CJ também.

dinhorlf
22/10/2010, 15:36
bruno, arural do murilo aqui em sabara tem motor maxion s4 da d20 com cx clark 2205 e raduzida de jpx, um carrão, ela esteve no encontro em ibitipoca.

ah ela só não é turbo

sallespickup
27/10/2010, 09:41
motor e cambio não tera problemas, ja a caixa tb prefiro a do santana, muito mais facil de adaptar e mais precisa, usa a bomba da D20 que é sem correia e caixa do santana só faz as ,mangueiras

carlos sallespickup

RogérioNunes
27/10/2010, 17:52
Se for usar nos fins de semana e passeios até vai. Mas pra uma viatura pesada e que ficará mais pesada ainda com o motor diesel,e pior, se for usar pneu grande e trilha pesada eu não usaria de forma alguma. Uma bosta dessas já quebrou comigo no asfalto.


motor e cambio não tera problemas, ja a caixa tb prefiro a do santana, muito mais facil de adaptar e mais precisa, usa a bomba da D20 que é sem correia e caixa do santana só faz as ,mangueiras

carlos sallespickup

sallespickup
27/10/2010, 18:24
Se for usar nos fins de semana e passeios até vai. Mas pra uma viatura pesada e que ficará mais pesada ainda com o motor diesel,e pior, se for usar pneu grande e trilha pesada eu não usaria de forma alguma. Uma bosta dessas já quebrou comigo no asfalto.
desculpe, mas acho que a sua foi mal feita, o problema é que os caras querem coloca-la como no santana, ou seja ela no meio e cada braço um para cada lado, o modo correto, uma barra de uma roda a outra, e uma barra da caixa até o lado direito, pelo menos aqui pessoal com pneu 35 ta aguentamdo na trilha, não gosto muito da de D20 ou opala, pois tende a forçar a ponta do chassi, ja vi varias quebras e trincas, mas é claro que a da D20 é mais forte que do santana, mas essa é apenas minha opinião e vivencia.

carlos sallespickup

RogérioNunes
29/10/2010, 09:08
Não precisa se desculpar Carlos, o forum é democrático justamente para discutirmos esses casos de ótica de usa e tb de quem é profissional da área somando experiências.
A que quebrou não era minha, era de cliente e estava adaptada exatamente da forma que vc descreveu. Na que quebrou comigo quebrou na região onde vão os dois parafusos na extremidade da haste, já viu como a parede que sobra onde tem o furo é fina?Apesar de ter dois parafusos para fixação qdo o primeiro,mais próximo da caixa, quebra já era solta tudo. Carro de trilha que anda algumas vezes num mês nem sempre serve de parâmetro para avaliação de durabilidade, depende muito e via de regra, mais cedo ou mais tarde quebram sim só que quase ninguém conta a derrota....As caixas de opala, D20 e outras que tem a mesma construção são infinitamente mais resistentes que a do santana, o problema qdo quebram a ponta do chassi é por conta de adaptação mal feita. Já adaptei várias de opala/ômega, D20, L 200 em carros de uso diário e muitos deles pra trabalho e nenhum teve quebra de chassi até hj pq pela experiência de quase 10 anos em adaptação sei onde se devem ser feitos os reforços.
Resumindo, na minha humilde opinião eu não usaria nem recomendaria caixa de santana em viatura pesada, com pneu grande e motor pesado .Com direção e freio não se faz experiência, vc pode não ter uma segunda chance...

abraço
Rogério Nunes





desculpe, mas acho que a sua foi mal feita, o problema é que os caras querem coloca-la como no santana, ou seja ela no meio e cada braço um para cada lado, o modo correto, uma barra de uma roda a outra, e uma barra da caixa até o lado direito, pelo menos aqui pessoal com pneu 35 ta aguentamdo na trilha, não gosto muito da de D20 ou opala, pois tende a forçar a ponta do chassi, ja vi varias quebras e trincas, mas é claro que a da D20 é mais forte que do santana, mas essa é apenas minha opinião e vivencia.

carlos sallespickup

neoti
29/10/2010, 11:18
Amigos estou montando (o mecanico está..) um F 75 com motor 608 e caixa original da F 75 mais DH e freio a disco nas 4 rodas, ela é 4x4 o que acham desta configuração.

Um grande abraço a todos.

Tchê 4x4
30/10/2010, 11:53
desculpe, mas acho que a sua foi mal feita, o problema é que os caras querem coloca-la como no santana, ou seja ela no meio e cada braço um para cada lado, o modo correto, uma barra de uma roda a outra, e uma barra da caixa até o lado direito, pelo menos aqui pessoal com pneu 35 ta aguentamdo na trilha, não gosto muito da de D20 ou opala, pois tende a forçar a ponta do chassi, ja vi varias quebras e trincas, mas é claro que a da D20 é mais forte que do santana, mas essa é apenas minha opinião e vivencia.

carlos sallespickup

Concordo contigo Salles. Eu uso a do Santana assim, com uma barra de uma roda a outra e uma barra da caixa até o lado direito, e em 02 anos não tive problemas.

Denilsom
04/11/2010, 10:30
Amigos estou montando (o mecanico está..) um F 75 com motor 608 e caixa original da F 75 mais DH e freio a disco nas 4 rodas, ela é 4x4 o que acham desta configuração.

Um grande abraço a todos.

Colega vc vai colocar motor OM 314 com cx original da f 75? cx de F75 não aguenta nem motor original a gasolina dependendo do uso, com esse motor vc pode usar uma clark 4 marchas da C20 que roda Bem.
Abraço