Ver Versão Completa : Ajuste da coroa e pinhão
Bom dia.
Estou substituindo o conjunto coroa/pinhão de meu JPX (relação original). O conjunto anterior girou folgado levando à quebra do pinhão (a trava aranha não estava rebatida). Adiquirí um conjunto novo da Coniflex, mas estou enfrentando dificuldades nos ajustes, sobretudo, na profundidade de montagem do pinhão sobre a coroa. Quando substituí o primeiro conjunto, anos atrás, havia uma indicação numérica no pinhão que orientava a definição da espessura do calço de encosto do pinhão. As peças produzidas, hoje, pela Coniflex e Mevi não mais possuem essa marcação. Assim, solicitaria a ajuda de alguém que tenha tido essa experiência, de modo a poder montar o conjunto com precisão. Alguns mecânicos afirmaram ser possível, com boa dose de experiência e baton, fazer a regulagem precisa do conjunto. Alguém conhece um profissional em Belo Horizonte que tenha condições de fazer esse serviço?
Obrigado.
Morel
Anderson BH LOCAÇÃO
30/04/2009, 15:15
Morel, meu mecâncio fez revisão completa dos meus diferencias.....ele ta na Av. antônio Carlos , 4044 bem em frente ao corpo de Bombeiros, no sentido Pampulha, anexo ao posto de molas Paraibana, ele se chama Vinícius (9148-9494 ou3492-4210)...
ó psso dizer confio bastante nele e só ele q tem feito as manutenções em meu J...
Mais detalhes me liga 9114-9191 8799-9990
Conforme descrito no tópico inicial, estou substituindo o conjunto de coroa e pinhão de meu JPX. Seguindo recomendações, adiquirí o conjunto fabricado pela CONIFLEX, relação original 8x43. Depois de várias tentativas, sem sucesso, de regulagem e ajuste por parte de um mecânico de BH, busquei outro profissional muito recomendado que, afinal, percebeu que as peças - coroa e pinhão - estão fora do padrão de medidas, o que impossibilita sua precisa regulagem. Alguém do Forum já teve experiência semelhante com os conjuntos CONIFLEX?. Caso positivo, poderia nos auxiliar informando como foi resolvido o problema? A diferença verificada nas dimensões das peças faz com que a coroa trabalhe forçada sobre o pinhão.
Morel
Não tive nenhum problema com o conjunto coroa e pinhão da Coniflex. Adquirí um Jeep Jpx com relação original da coroa e pinhão 8x43, não estava muito contente porque andava amarrado, trocando idéia com meus amigos, sugeriram à mudança da relação e adquirí na Coniflex 10x41, agora sinto que o carro está andando mais rápido :grin:.
Marcio Martin
09/06/2009, 18:20
Não tive nenhum problema com o conjunto coroa e pinhão da Coniflex. Adquirí um Jeep Jpx com relação original da coroa e pinhão 8x43, não estava muito contente porque andava amarrado, trocando idéia com meus amigos, sugeriram à mudança da relação e adquirí na Coniflex 10x41, agora sinto que o carro está andando mais rápido :grin:.
Nada pessoal, mas a primeira mensagem logo para defender o produto? :pensativo::pensativo:
Mourão GP
09/06/2009, 18:31
Se vc não arrumar ninguem em Bh, conheço um bom em Sete Lagoas;ele ajusta passando o baton nas engrenagens.
Só vi agora essa mensagem, meu diferencial esta na coniflex montando uma nova relação, vamos rodar agora com 9x41, assim dando mais força pro meu jpx, perdendo assim a saida fraca com 10x41 com pneus grandes. Acredito q. até semana q. vem deve estar montado.
Já usei 10x41 e como estourou por falta de oleo, mandei fazer uma mais curta agora, mas as peças montaram tranquilamentes.
Meu conselho seria levar em um especialista em montagem de diferencial, a coroa e piao tem q. ter seu ajuste perfeito, senão pode causar uma quebra precoce.
Se não achar ninguem q. monte ai, manda pra SP, paga um frete mas fica tranquilo.
Conversa com o pessoal da murari, o thiago é aqui do forum, eles dominam a arte de ajustar o diferencial ou mesmo manda para o silvio montar.
Agora alguem sabe onde achar a trava aranha das porcas da cx. satelite?? as q. achei por aqui são bem mais fracas e se compra a trava 10, fica bom no eixo, mas pequeno na porca, se compra a 11 fica bom na porca, mas folgada no eixo.
Alguem tem alguma sugestao??
Andrejur
27/08/2009, 19:10
Não sabia que a Coniflex estava fabricando relação especial por encomenda...
Pode declinar o custo dessa relação?
Abs.
André de Jesus Silva
Sim a coniflex faz relação sobre encomenda, ainda não acertei o valor com o Silvio, vai ser um pouco mais cara do q. ele já produz, mas nenhum absurdo, já fiz outras peças com ele, inclusive uma relação mais curta para o samurai. Não tenho oq. reclamar, apenas q. essas peças diferentes demoram um pouco mais.
Mas enfim, a 9x41 ele vai estar em seu leque de produtos, deve ficar para os proximos q. comprarem no mesmo preço da 10x41.
Assim q. rodar com ele posto como q. ficou. Pelo menos pelas contas q. fiz vai ficar bom.
Eduardo Tescarollo
28/08/2009, 08:46
Beto,
Que motor e cambio voçê usa? Tenho um amigo com MWM e clark 2215, eu achei um pouco longo demais tambem, mais uma opção de relação é otima.
Abs
Eu uso Maxion 2.5 euroII, com uma apimentada do mauricio da Rasch com cambio pegout e pneus 33", usava com 10x41 e realmente fica bem longo, precisa chamar 4 em subidas na estrada e em subidas fortes pra sair tinha q. dar uma queimada de embreagem em 1 marcha.
A 10x41 foi calculada para pneus menores, com mwm 2.8 e cambio clarck, q. a 1 marcha é mais curta do que o BA7.
Qdo. coloquei a 4,1, tinha calculado uma relação em torno de 4,7, iria ficar ideal, mas como já tinha pronta a 4,1, instalei ela mesmo, sendo q. com 5,38 com essa mecanica nao vira, fica muito amarrado, a 70, 80km/h vc. já esta com o motor trabalhando muito forçado.
Já estava pensando em fazer uma mais curta, dai estourou o diferencial da frente por falta de oleo, dai apertei o foda-se e mandei fazer.
O conjunto já esta pronto, tive problemas em achar a trava aranha e a arruela de apoio da planetaria, mas tb. já solucionamos o problema.
Vai sobrar um conjunto de 10x41, se tiver alguem interessado, dá um alo.
Eduardo Tescarollo
28/08/2009, 11:16
Eu uso Maxion 2.5 euroII, com uma apimentada do mauricio da Rasch com cambio pegout e pneus 33", usava com 10x41 e realmente fica bem longo, precisa chamar 4 em subidas na estrada e em subidas fortes pra sair tinha q. dar uma queimada de embreagem em 1 marcha.
A 10x41 foi calculada para pneus menores, com mwm 2.8 e cambio clarck, q. a 1 marcha é mais curta do que o BA7.
Qdo. coloquei a 4,1, tinha calculado uma relação em torno de 4,7, iria ficar ideal, mas como já tinha pronta a 4,1, instalei ela mesmo, sendo q. com 5,38 com essa mecanica nao vira, fica muito amarrado, a 70, 80km/h vc. já esta com o motor trabalhando muito forçado.
Já estava pensando em fazer uma mais curta, dai estourou o diferencial da frente por falta de oleo, dai apertei o foda-se e mandei fazer.
O conjunto já esta pronto, tive problemas em achar a trava aranha e a arruela de apoio da planetaria, mas tb. já solucionamos o problema.
Vai sobrar um conjunto de 10x41, se tiver alguem interessado, dá um alo.
Mesmo no MWM com clark e com pneus 33, em subidas forte precisa queimar a embreagem, acho que vai ficar ideal esta relação que voçê vai usar. Quando tiver um parecer post aqui.
Abs
gvogetta
28/08/2009, 22:25
Olá Amigos,
Estava vendo os comentários sobre as relações, diferencial e pneus... :shock: :pipoca:
Não esqueçam que, nas adaptações, especialmente, ao usar caixas de câmbio Clark/Eaton, como no caso do modelo CL2215, existem diferentes variantes (CL2215A, CL2215B, CL2215C ... creio que vai até a CL2215F) e ainda algumas subvariantes, a maioria com relações diferentes entre a 1a. e 3a. marchas, pois estas caixas equiparam muitos veículos nacionais dos mais variados tipos e motores, entre eles Opalas, F-1000, etc...
A caixa Clark original dos JPX era a CL2215A, com as relações 1a. = 3,923 / 2a. = 2,278 / 3a. = 1,431 / 4a. 1,000 e 5a = 0,839 (overdrive).
Quando se faz adaptação de novos motores nos Jotas, normalmente o pessoal também substitui a caixa Peugeot BA-7 pela Clark (CL2215 ou CL2205, conforme a disponibilidade do mercado = desmanches) mas na maioria das vezes oriunda de outros veículos e de versões/variante diferentes, com relações de transmissão também diferentes.
Assim, considerando estes fatores, sugiro sempre verificar o modelo da caixa que se está utilizando (na dúvida olhe a plaqueta de identificação no corpo da caixa) e, baseado nas suas relações de transmissão (consultar o manual do fabricante) calcular a relação do diferencial, visto que é sempre necessário "casar" os 4 elementos: rotação do motor x relação da caixa de marchas x diâmetro dos pneus utilizados x velocidade desejada = relação de diferencial (coroa e pinhão) a ser usada no projeto...
Sem isso os problemas aparecem.
Vou ver se consigo achar o manual destes modelos da Clark e depois posto aqui. Abraço a todos.
Eduardo Tescarollo
29/08/2009, 09:42
Olá Amigos,
Estava vendo os comentários sobre as relações, diferencial e pneus... :shock: :pipoca:
Não esqueçam que, nas adaptações, especialmente, ao usar caixas de câmbio Clark/Eaton, como no caso do modelo CL2215, existem diferentes variantes (CL2215A, CL2215B, CL2215C ... creio que vai até a CL2215F) e ainda algumas subvariantes, a maioria com relações diferentes entre a 1a. e 3a. marchas, pois estas caixas equiparam muitos veículos nacionais dos mais variados tipos e motores, entre eles Opalas, F-1000, etc...
A caixa Clark original dos JPX era a CL2215A, com as relações 1a. = 3,923 / 2a. = 2,278 / 3a. = 1,431 / 4a. 1,000 e 5a = 0,839 (overdrive).
Quando se faz adaptação de novos motores nos Jotas, normalmente o pessoal também substitui a caixa Peugeot BA-7 pela Clark (CL2215 ou CL2205, conforme a disponibilidade do mercado = desmanches) mas na maioria das vezes oriunda de outros veículos e de versões/variante diferentes, com relações de transmissão também diferentes.
Assim, considerando estes fatores, sugiro sempre verificar o modelo da caixa que se está utilizando (na dúvida olhe a plaqueta de identificação no corpo da caixa) e, baseado nas suas relações de transmissão (consultar o manual do fabricante) calcular a relação do diferencial, visto que é sempre necessário "casar" os 4 elementos: rotação do motor x relação da caixa de marchas x diâmetro dos pneus utilizados x velocidade desejada = relação de diferencial (coroa e pinhão) a ser usada no projeto...
Sem isso os problemas aparecem.
Vou ver se consigo achar o manual destes modelos da Clark e depois posto aqui. Abraço a todos.
Fala Getulio,
Quando se fala em clark no JPX vem na cabeça o original, mas claro que colocam outros tambem, como voçê mesmo que colocou da Blazer, que na minha opinião tem a melhor relação assim com o da S-10.
Eu achei uma tabela muito interessante aqui no forum que da para brincar bastante, variações de cambio X pneus X diferencial etc, postei la no yahoo nos arquivos.
Abs
rogeriomasih
02/03/2010, 23:16
Vai sobrar um conjunto de 10x41, se tiver alguem interessado, dá um alo.
Oi,
vc ainda tem este conjunto?
te enviei uma MP.
tenho sim vou te responder por mp.
Engraçado,
O diferencial do meu Jota 98 não tem essa porca de ajuste no diferencial.
Sei que existem diferenças em relação aos diferenciais dos modelos até 96, como rolamentos, panelas de freio, etc. Mas não sabia que não tinha esse ajuste por porca.
abs
Wander
Léo_Babiski
10/05/2010, 08:04
O seu regula por calço? Igual aos dana (jeep)? O meu está assim, eliminei a aranha de regulagem pelo fato dela desregular com certa facilidade.
Se possível coloca uma foto aqui.
Abs.
Léo,
Sinceramente eu não entendi como é a regulagem. No local onde deveria ter aquela porca de regulagem, não tem nada, nem mesmo a rosca. Cheguei a abrir um outro diferencial que tenho e neste sim, não tem a porca, porque ja mexeram muito nele, mas tem a rosca.
Eu acabei de fechar o diferencial ontem, mas ainda não coloquei óleo. Vou abrir novamente e tiro uma foto.
O meu jota é um 98 destes da PM.
abs
Wander
Léo_Babiski
10/05/2010, 19:09
O meu também é destes da PM ano 98..
Havia rosca(ui) nos 2 eixos só que mandei usinar para eliminá-la. Fiquei curioso para saber se a minha gambi estava igual a da fábrica, rsrs. Mas também pode ser que o seu já seja mexido, a oficina aonde o Viinicios trabalhava fez muita manutenção em Jpx do Estado. Abs.
Blz Leo, no lugar da rosca vc. usou qual calço para o ajuste?? Precisou mandar fazer ou usou de outro carro??
Léo_Babiski
13/05/2010, 19:00
Desculpa a demora. O calço é uma capa de rolamento duplo do J partido ao meio. O ajuste é feito com anilhas de virabrequim do fusca, comprei várias de medidas diferentes.
Abs.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.