Ver Versão Completa : Sistema de freio JPX URGENTE!!!
Marcio Martin
29/04/2009, 11:52
Olá pessoal,
Parece brincadeira, mas infelizmente não é....com menos de uma semana com o Jota, comprado de um amigo do fórum tive um baita problema na rodovia.
Tive um acidente com ele na vinda para Bauru, estourou o cubo de roda, rolamentos, disco de freio e pinça, a roda saiu sozinha na rodovia e aí cair no chão foi detonando tudo...puta susto!!! Sem contar os pnus que teria que trocar. Sorte que tinha deixado a patroa e o filho numa pousada para procurar um mecanico, mas nao deu tempo de chegar lá.
Pelos orçamentos que andei pegando vai ficar uma paulada $$$, agora não sei oque fazer, pergunto aos mais experientes.
Compensa arrumar ou trocar os eixos pelos Dana 44 ou outro q seja plug and play? Essa mudança é viável, requer mtas alterações e $$? E se trocar o eixo for o caso, devo trocar os dois?
O Jota é mto elogiado por sua suspensão, trocando o eixo eu não estaria perdendo essa qualidade?
[ ]´s
joão k. chikui
29/04/2009, 12:57
Marcio , vou te mandar um pvt .
Marcio Martin
29/04/2009, 13:31
Ok Joao, estou no aguardo.
Jonas Batista Schilling
04/05/2009, 10:48
Companheiro Márcio,
Estou instalando eixos de Toyota em meu JPX devido troca de motor. Estarei vendendo meus eixos do JPX recentemente reformados. Para evitar que a roda saia, fiz um furo na ponta do eixo e coloquei porca castelo e grampo de segurança. Os rolamentos, retentores são novos, pastilhas de freio também. Vendo tudo por R$ 1.500,00 (cada eixo).
Abraços!
Jonas Batista
JPX - Nômade
Marcio Martin
04/05/2009, 11:12
Jonas, vou te mandar uma MP
Jpxmontez.df
04/10/2009, 15:29
olá, gastei 900,00 para colocar o jogo de freios completo no JPX aqui em brasilia, não foi dificil achar não
gvogetta
06/10/2009, 00:44
Olá pessoal,
Parece brincadeira, mas infelizmente não é....com menos de uma semana com o Jota, comprado de um amigo do fórum tive um baita problema na rodovia.
Tive um acidente com ele na vinda para Bauru, estourou o cubo de roda, rolamentos, disco de freio e pinça, a roda saiu sozinha na rodovia e aí cair no chão foi detonando tudo...puta susto!!! Sem contar os pnus que teria que trocar. Sorte que tinha deixado a patroa e o filho numa pousada para procurar um mecanico, mas nao deu tempo de chegar lá.
Pelos orçamentos que andei pegando vai ficar uma paulada $$$, agora não sei oque fazer, pergunto aos mais experientes.
Compensa arrumar ou trocar os eixos pelos Dana 44 ou outro q seja plug and play? Essa mudança é viável, requer mtas alterações e $$? E se trocar o eixo for o caso, devo trocar os dois?
O Jota é mto elogiado por sua suspensão, trocando o eixo eu não estaria perdendo essa qualidade?
[ ]´s
Olá Márcio,
Você não explicita em sua msg se foi a roda dianteira ou a traseira, mas como fala em disco de freio, estarei presumindo que se trata da roda/eixo dianteiro e seu Jota é equipado ainda com mecânica original Peugeot...
Infelizmente o processo de troca de eixos não é tão simples e nem barato, tampouco é plug-and-play. Creio que para substituir o Carraro original do JPX por um conjunto de Dana 44(usado) você gaste cerca de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00 com MO e mais uns R$ 2.000,00 a R$ 2.500,00 na aquisição de um par de eixos em boas condições, já com o custo de peças para sua revisão.
Se você já tem um conjunto motriz mais forte que o original Peugeot XUD-9A acho que compensa o investimento pela redução de custos futuros com manutenção, além da possibilidade de resolver a questão das opções de relação de diferencial. Se ainda usa a mecânica original, optaria por uma profunda revisão nos seus eixos originais ou a troca por outros em bom estado.
Este tipo de acidente não é algo normal para os Jotas, mesmo os com mecânica original e já desgastada pelo tempo. Com certeza houve aí um sério problema de revisão/manutenção, o que não desqualifica o eixo original Carraro que equipava originalmente os JPX...
Sobre trocar um ou os dois eixos, até poderia trocar apenas um por um modelo diferente, desde que mantenha no eixo novo a mesma relação de diferencial usada no outro. Não recomendo esse tipo de coisa, até porque a diferença de custos não seria compensadora.
Quanto à questão da elogiada suspensão ser alterada, a simples troca de eixos (claro que acompanhada da confecção dos suportes adequados e de idênticas características de trabalho, conforme o projeto original) não trará alterações dinâmicas significativas.
Observe que este tipo de serviço é de extrema responsabilidade, portanto só o confie a mecânico gabaritado, com referências e experiência neste tipo de coisa.
Se for partir para a troca de eixos, aproveite também (já que tá...:mrgreen:) para incluir semi-eixos flutuantes no eixo traseiro com freios a disco (caso opte pelos Dana). Aumenta a segurança e a performance de frenagem.
Abraço,
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