Ver Versão Completa : escapamento e catalizador do Vitara JLX 97
Nilton Mattos da Silva
09/11/2004, 14:10
Olá galera. No final de semana peguei uma pedra e detonei o escapamento do meu Vitara. :cry: Fui trocar ( coloquei um da Chevy, confere? :?: :?: ), mas o mecânico disse que o catalizador tava bichado. Ele sugeriu retirar o catalizador e fazer a ligação direta. Alguém tem conhecimento se terei problemas, ou sabe de peça adaptativa para o catalizador? :?: :?: Agradeço de antemão a atenção de vocês. :D :D :D
Rafael_Reis
09/11/2004, 18:25
Tira esse catalizador fora e ja faz o escape todo com 2"...
De quebra ja ganha uma forcinha extra.
Uso sem catalizador a um tempao e é so alegria!
Abracao,
lg_gustavo
09/11/2004, 18:35
Rafael,
Meu samuca já veio assim, com o catalizador amputado e todo o escape feito em 2"....
Só pra confirmar: o consumo aumenta com essa configuração, correto ? - "Não tem almoço grátis"..........
[]s
Rafael_Reis
09/11/2004, 20:24
correto... aumenta sim, mas nada alarmante... dependendo de como foi feito (se tem coletor tambem, o tipo de abafador...) aumenta bem pouco. Na minha opiniao, o ganho de força compensa tranquilo.
Abração,
rafaelSamurai
09/11/2004, 21:54
O meu Samurai tb está sem o catalizador !
Até agora sem problemas :D
Rafael
Nilton Mattos da Silva
10/11/2004, 19:06
Valeu galera. Gostaria só de enviar um link que fala algo a respeito da sonda lamba prá vocês confirmarem....Um abraço e até...
http://www.suzukioffroad.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=27
MarcosAguiar
12/11/2004, 07:43
Tira esse catalizador fora e ja faz o escape todo com 2"...
De quebra ja ganha uma forcinha extra.
Uso sem catalizador a um tempao e é so alegria!
Abracao,
Rafael blz!
Li em algumas revistas este assunto e comentam que o ganho de potência é relativo, pois a injeção é regulada para ter o catalizador, o problema com o sonda labda e a questão de "um" dia o código de trânsito brasileiro pegar no que se refere a emissão de poluentes.
Mesmo assim compensa?
Diga logo que vou arrancar o meu.....
Abraços
Nilton Mattos da Silva
13/11/2004, 09:30
Diga aí gurizada...
Meu mecânico falou que poderia retirar toda a cerêmica ( etc ) de dentro do catalizado e deixar ele ( oco ) lá de enfeite caso tenha alguma blitz ou inspeção de veículos. Que tal???
Bom feriadão a todos. Aproveitem as trilhas :D :D :D
lg_gustavo
13/11/2004, 09:50
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea :roll:
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
[] fazendo apologia à poluição atmosférica.... :shock:
Periquitooffroad
18/11/2004, 22:05
Pelo que ouvi falar, a inspeção veicular é feita não verificando se o dito cujo está lá, mas sim medindo a concentração dos gases na saida do escape... Bad idea :roll:
Arranca logo a bagaça e espere pelo dia que terá inspeção obrigatória em seu estado...tô nessa situação.
Quanto a história da sonda lambda, ACREDITO que nada é influenciado. A sonda funciona medindo-se a temperatura dos gases, e não a vazão.
[] fazendo apologia à poluição atmosférica.... :shock:
Realmente a retirada do catalizador não influencia em nada a sonda. A sonda lê concentração de oxigênio nos gases de escape prduzindo uma tensão elétrica proporcional a quantidade de oxigênio presente.
mas antes de tudo, um jipeiro de verdade ama a natureza e ...
PUTA QUE PARIU REMOVER O CATALIZADOR PRA GANHAR A MERDA DE 1CV E PERDER TORQUE EM BAIXA. AUMENTAR AS EMISSÕES DE MONOXIDO DE CARBONO, NOx SOx POR 1CV É COISA DE UM BURRO :evil:
:cry: Por outro lado, não justifica pagar uma fortuna por um catalizador novo, o troço deveria ser barato. Daí quando tá ruim não vou recriminar quem não coloca um novo no lugar.
Tem um monte de mecânico filho da mãe que diz logo que o catalizador tá fodido pra remover e vender a 28contos o quilo dO metal interno.
Um catalizador bom e claramente reconhecido olhando de uma extremidade e vendo perfeitamente as colmeias desobstruidas (com o bicho fora é claro)
Rafael_Reis
18/11/2004, 23:53
Isso, retirar essa merda fora mesmo!!!
Na jipenet rolou um tempo atras um artigo postado pelo Dr. Farber q falava da contaminação causada em plantas e animais pelos gases e metais pesados provenientes do catalizador nas margens das estradas.
Na boa, vc realmente acha q o gas carbonico (monoxido ou dioxido, num lembro e o resto da merda toda) desaparece como magica? Ou q o seu catalizador trocado religiosamente dentro do prazo recebe o tratameto devido e nao é derretido retornando tudo aquilo q coletou ao meio ambiente de forma ainda mais poluente?
Se facilitar um motor bem regulado tem emissoes mais baixasq essas cracas de catalizador novinho e fumegando. Fora isso tudo, o q realmente polui é a frota a diesel q movimenta esse país. Eles nao precisam de catalizador...
Pregar moral de cueca é foda... :roll:
Periquitooffroad
19/11/2004, 10:25
Pesquisas realizadas pelo Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) apontam para a morte re cerca de 300 crianças por ano devido a grande concentração de poluição em grandes centros urbanos, como São Paulo.
Além disso, segundo o SUS (Sistema Único de Saúde), a taxa de mortalidade de idosos acima de 65 anos cresce 12%. Isso se deve ao aumento do nível de óxidos de nitrogênio que são lançados no ar.
Os veículos são responsáveis por 90% dessa poluição. Isso porque, em média, 3,5 milhões de automóveis rodam com catalisador falsificado no País.
Chuva Ácida – Nos gases produzidos motores são liberados para atmosfera óxidos de enxofre (SOx) e nitrogênio (NOx) que reagem com o vapor de água (umidade do ar) produzindo ácido sulfúrico (HxSOx) e ácido nítrico (HNOx), que dão origem a precipitações ácidas. Este tipo de chuva, quando freqüente, provoca acidificação do solo, prejudicando também plantas e animais, a vida dos rios e florestas. Da mesma forma edificações presentes na área são prejudicadas, podendo haver corrosão nas estruturas das mesmas.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010170031006
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./urbano/index.html&conteudo=./urbano/artigos/qualidade_ar.html
Nilton Mattos da Silva
20/11/2004, 09:38
Realmente eu gostaria de colocar um catalizador. Ninguém sabe de adaptação para baratear a parada? :?: :?:
PS. Realmente o cara me cobraria R$30,00 para fazer a ligação direta. A vista, quem sabe, 10% de desconto = +-28,00 ..........................O preço do metal citado anteriormente.
Rafael_Reis
20/11/2004, 13:15
Meus caros ecologistas de Discovey Channel, fiquei comovido...
Realmente cheguei a conclusão que sou uma pessoa burra, má e sem consiêcia ecológica. :cry: Uma pessoa q nao sabe viver em sociedade e preservar o bem comum, um marginal ao mundo moderno. :oops: Alguem politicamente incorreto e um péssimo exemplo a comunidade jipeira.
Porem, uma vez que vivo bem com isso, vou continuar SEM catalizador!!! :twisted:
Abraços "evil side",
Periquitooffroad
22/11/2004, 01:27
Meus caros ecologistas de Discovey Channel, fiquei comovido...
Realmente cheguei a conclusão que sou uma pessoa burra, má e sem consiêcia ecológica. :cry: Uma pessoa q nao sabe viver em sociedade e preservar o bem comum, um marginal ao mundo moderno. :oops: Alguem politicamente incorreto e um péssimo exemplo a comunidade jipeira.
Porem, uma vez que vivo bem com isso, vou continuar SEM catalizador!!! :twisted:
Abraços "evil side",
Fico feliz que vc está bem em andar sem catalisador etc etc etc eh eh eh.
Se não influênciar a galera a remover um catalisador bom vc já não vai mais pro :evil: eh eh eh
Para quem quer colocar catalisador no lugar saibam que é tudo igual. Num pais como a Alemanha a preocupação é tanta que os carros saem com uma sonda lambda a mais depois do catalisador.
Rafael_Reis
22/11/2004, 08:46
Ah sim... isso lá é bem verdade.
Só retirei o catalizador quando ele tava acabadaço, e nisso concordo plenamente contigo: retirar catalizador bom é soda.
O meu tava tao obstruido q quando tirei parecia ter trocado de motor!!!
Abracao,
Amigos, estou ressuscitando este tópico pra tirar algumas dúvidas.
Meu Vitara esta fazendo um barulhinho que me parece ser típico de escapamento... Quando ele está frio, ele faz uns "puf, puf, puf" ao acelerar, mas depois que esquenta este barulho some. Não é um barulho alto é baixo e só dá para reparar com o vidro aberto... Vem da parte de baixo do carro e não do motor.
Quando fui trocar o óleo, aproveitei que o carro estava no elevador e revisei todo o escapamento, mas não vi nenhum furo - aparentemente os canos estão bem novos por sinal - só se tem um furo na parte de cima do escapamento rente ao fundo/chassi do Vitara...
Já reparei também que, as vezes, quando paro com o vidro aberto depois de uma subida ou rampa, cinto aquela famosa "flatulência automotiva", mas logo passa.
Desta forma, seguem as dúvidas:
1) Será que o maldito catalisador ($$$) está indo pro espaço???
2) Como posso saber se esta peça ainda está fazendo o seu papel de limpar a atmosfera ou se estes "puf, puf, puf" não são os suspiros agonizantes de um catalisador em seus últimos dias???
3) Alguém já percebeu estes "pufs" no Vitara???
4) Esta "flatulência automotiva" está dentro da normalidade ou já está precisando de um Luftal, ou seja, precisando de uma ação reparadora???
5) Caso seja o fim do meu catalisador, o que seria melhor, arrancar o bicho fora e colocar um abafador no local ou simplesmente capar o bicho fora e colocar um cano ligando o resto do escape?
Agradeço as contribuições e/ou palpites embasados.
1 ab.,
Drovk
Achei o catalisador original do Vitara na www.askby.com por 260,00... Meio carinho isso, né? :pensativo:
Segue o link: https://askbycom.dot5hosting.com/store/catalog/product_info.php?cPath=28_52&products_id=159&osCsid=dabb28f987a159130a7dcce01b37d0b1
Acho que meu lado ecologicamente correto vai tirar férias exatamente no final de semana que estarei mexendo no escapamento, pois se o catalisador estiver ruim não vai rolar de manter o ar limpo e o meu bolso também, ou seja, vou detonar esta peça e colocar outra coisa no lugar.
Aliás, será que ninguém saberia responder ou palpitar sobre minhas dúvidas descritas logo acima (mensagem anterior)?
1 ab.,
Drovk
Não sei sobre o tal "Puf", mas normalmente, o pessoal ranca fora o catalisador e coloca o silencioso do opala no lugar..., fica ótimo e vc ainda sente uma melhora na performance do motor....
abs
Não sei sobre o tal "Puf", mas normalmente, o pessoal ranca fora o catalisador e coloca o silencioso do opala no lugar..., fica ótimo e vc ainda sente uma melhora na performance do motor....
abs
Se detonou o catalisador, andar com ele estragado vai poluir mais, pois de repente seu carro vai consumir mais.
Arranca fora, bota um silencioso de opala e seja feliz. E não esqueça de andar com o jipe sempre bem reguladinho, vc já estará fazendo um papel importante pro ambiente fazendo isso, hehe.
Se não quiser botar o silencioso do opala, coloca aqueles "charutinhos", fica quase um cano reto, fica show o roncão. Só que pra viajar, haja volume no som! Hahaha!
[]´s ensurdecidos com o roncão do guaxinim!
AlemãoRS
26/03/2008, 14:48
Só uma coisa, o silencioso do opala vai no lugar do silencioso original quando esse esta furado. Pode se usar também o silencioso do chevete. No lugar do catalisador não se coloca nada, ou algum catalisador "oco" só pra dizer que tem.
arlei_vitara
26/03/2008, 14:55
Exatamente.............o silencioso do Opala não cabe ali na frente onde vai o catalisador :concordo: :concordo:
Exatamente.............o silencioso do Opala não cabe ali na frente onde vai o catalisador :concordo: :concordo:
Engraçado, uma vez um surdineiro me falou que no vitara, o catalisador não é bem na frente próximo ao coletor de escape, e sim mais para o final. Fiquei duvidando dele, até que ele tirou o que eu pensava ser o catalisador do meu vitara, mas era nada menos que um silencioso.
Acho que o ano do meu não vinha com catalisador, estou certo ou estou errado Arlei?!
[]´s
É algo do tipo, abafador ou cosia do tipo...
É só levar em alguem que mexe com escapamento que ele vai saber na hora o que fazer...
abs
Agora sim... Eu estava achando que daria para colocar o silencioso do Chevette ou do Opala no lugar do catalisador, mas agora saquei a idéia :idea:. O lance é deixar ele oco ou colocar um cano para ligar o escape e pronto. Blz! :concordo:
No meu caso, não estou com problemas no silencioso - este está praticamente zerado ainda... Aliás a tubulação inteira tá bacana. Só estou reparando uns "pufs" que acredito estarem sendo produzidos por alguma junta ou junção folgada - deve ser um lance simples assim, pois não vi nenhum furo ou corrosão no escapamento inteiro. Isso justificaria o fato do barulho sumir quando o Vitara esquenta, pois com o calor as peças expandem e devem vedar o pequeno vazamento de ar (faz sentido, ne?).
Bom, o caso é que também comecei a sentir um pouco da famosa "flatulência automotiva" e foi ai que comecei a desconfiar do catalisador... :pensativo:
No final de semana, vou numa loja de escapamento para verificar tudo isso. Depois posto o resultado aqui.
Obrigado pelas dicas.
1 ab.,
Drovk
No meu tem aquele adesivo no vidro: "Suzuki Likes Nature" falando que o veículo esta de acordo com as normas de emissão de poluentes e etc...
abs
Acho que o ano do meu não vinha com catalisador, estou certo ou estou errado Arlei?!
[]´s
Mas aqui, o que você quis dizer com "Puf" ??
não entendi... é barulho metálico? ou um barulho do motor um pouco mais grave?
Não é barulho metálico não...
É tipo uns pequenos estouros de ar quando estou andando e acelero... Puf! Puf! Puf!(tipo pum mesmo...:lol:)... Não é alto é baixo (Vitara educado :mrgreen:) e vem da parte de baixo do carro e não do motor. Quando o carro esquenta some.
1 ab.,
Drovk
HenriqueJr
26/03/2008, 17:28
Recentemente retirei o catalizador do meu carro, o mecanico nem acreditou que ainda tinha pois meu carro é 94! Ele disse que provavelmente o catalizador ja estava todo entupido. Percebi que o carro ficou sensivelmente mais disposto, pode ser impressão minha! Quanto a questões ambientais, o que posso usar de argumento para consular possiveis ambientalistas de plantão é que gastei mais de 3500,00 moedinhas pra converter meu carro para uso de GNV, coloquei um sistema gerenciado eletronicamente(mais eficiente e menos poluente).
Depois que tirei o catalizador o carro ficou com um barulho muito estranho, como se tivesse uma batedeira em baixo do carro, vou voltar lá pra ver o que é!
davilsantos
26/03/2008, 18:52
quando comprei o meu ja n tinha mais catalizador, so um silencioso. apos eu quebrar ele em uma pedra eu tirei ele fora e coloquei um silencioso dianteiro do santana*era quase um cano reto). ai eu fundi o motor. junto com o motor eu mandei trocar todo o escapamento e colocar reto ater atras( sem nada mesmo) andei uns meses e n aguentei mais. mandei colocar um silencioso de chevete. ficou ate meio q bonito o som. ai eu n estava gostando do desenpenho do carro em trilhas, muito xoxo. mandei fazer um Y no cano e numas das pontas do Y coloqueio um terminal de agua com tampa de roso nanito ja vica. quando faço trilha eu abro a tampa e ele fica reto( ele fica uns 15cm do coletor, cujo eh dimencionado) o carro fica bem mais solto e um ronco bonito.
o nanito ja viu o sistema
Tira umas fotos aí pra nois ué!
abs
quando comprei o meu ja n tinha mais catalizador, so um silencioso. apos eu quebrar ele em uma pedra eu tirei ele fora e coloquei um silencioso dianteiro do santana*era quase um cano reto). ai eu fundi o motor. junto com o motor eu mandei trocar todo o escapamento e colocar reto ater atras( sem nada mesmo) andei uns meses e n aguentei mais. mandei colocar um silencioso de chevete. ficou ate meio q bonito o som. ai eu n estava gostando do desenpenho do carro em trilhas, muito xoxo. mandei fazer um Y no cano e numas das pontas do Y coloqueio um terminal de agua com tampa de roso nanito ja vica. quando faço trilha eu abro a tampa e ele fica reto( ele fica uns 15cm do coletor, cujo eh dimencionado) o carro fica bem mais solto e um ronco bonito.
o nanito ja viu o sistema
Hehehe!!
O vitara do Davi é um verdadeiro laboratório de possíveis melhorias pros nossos vitaras!! Só que as 3" na dianteira tu já viu que não tá rolando com as homo né Davi!! Hehehe!!
Pois bem pessoal, foi só eu abrir a boca aqui sobre o ronco do meu vitara, que os vizinhos já vieram reclamar do barulho. Minha mãe comentou que ela já sabe quando eu to virando a esquina lá de casa. Realmente, meu vitara tá com ronco de patrola.
Mas já tá lá no estaleiro botando um silencioso do chevettão!! Vamo ver como fica!!
Pros interessados em roncão, colocarei à venda o charutinho que tinha no meu vitara, 50 pilas tá levando!! Hehehe!!
[]´s desroncados!
davilsantos
27/03/2008, 21:27
esta ai meu cano. foi feito com uma ponta de rosca.
se alguem quiser foto de alguma coisa q eu tenha feito so da um grito.
o nanito q q eu boto uma foto da minha suspenção??
Estes silenciosos de Santana são muito grandes e amassam facilmente, coloquei um de Alfa no meu Vitara, ele é fininho fica mais escondido e duram mais por não tomar muita porrada, o barulho fica mais alto mas nada que incomode. Quanto ao catalizador, ja vi colocar outro silencioso de Alfa no lugar.
davilsantos
27/03/2008, 22:09
Pra Mim N Faz Diferença Pq Quando Eu Ando E Saio Com Alguem Eh So De Cano Reto, So Meu Pai Usa O Tampão. Ate Minha Mae Curti Um Ronquinho Bonito. E Quanto Aos Homi, Ainda N Reclamaram Hehehe
Davilsantos, muito obrigado pelas fotos!
agora entendi, quando vc tira o tampao, a fumaca sai alí pela lateral, quando tá com o tampao vai pro silencioso... Mas aqui, esse cano na lateral nunca te atrapalhou na trilha nao??
abs!
Gostaram da engenhóca do Davi?! Hehehehe!!
Podia postar nos tópicos sobre calço de suspensão as fotos dos esquemas do teu vitara né! hehehe!!
Bom, meu vitara tá só com o silencioso do chevette (que é bem estreitinho) e ficou com um ronquinho legal, quando acelera não dá mais aquele berro que dava antes. Senti que na marcha lenta ele vibra menos também, ficou mais maciozinho.
[]´s
Dudagordon
29/03/2008, 12:30
Não é barulho metálico não...
É tipo uns pequenos estouros de ar quando estou andando e acelero... Puf! Puf! Puf!(tipo pum mesmo...:lol:)... Não é alto é baixo (Vitara educado :mrgreen:) e vem da parte de baixo do carro e não do motor. Quando o carro esquenta some.
1 ab.,
Drovk
Blz Drovk!
O meu há um tempo atrás tbm tava fazendo esses "pufs" principalmente qdo o carro estava frio pela manhã.
É como se tivesse uma bolha de ar no escapamento ou coisa parecida, porém, do mesmo jeito que veio , parou ou faz muito raramente.
Tenho colocado sempre gasolina de boa qualidade e aditivada e no mesmo posto de preferência e qdo possível e já faz tempo que não ouço a tal "flatulência"!
Pode ser algum tipo de acúmulo de água por causa de algum combustível duvidoso ou sei lá o quê!
Acho que não ajudei muito mas espero que sirva de consolo o fato de vc não ser o único a ficar ouvindo "peidos" pelas ruas da cidade!rsrs
E o que é pior é que os seus me parecem que são fedidos, já os meus nunca reparei no cheiro não!
[] flatulentos
davilsantos
29/03/2008, 17:55
chrisb
cara nunca me deu problema, pelo contrario ele ficou ate mais esperto em baixa pq deu uma ajuda no torque. agora o unico problema eh tu deixar ele apagar dentro da agua. eu n tenho esse problema pq eu uso piloto automatico na trilha (boto um tijolo no pedal do acelerador e vamu q vamu)hehehehe
eh uma engenharia as engenhocas do meu carro.....como o nanito disse vou postar nos topicos de suspenção como foi feita a minha.
ate mais e um abrassss
Blz Drovk!
O meu há um tempo atrás tbm tava fazendo esses "pufs" principalmente qdo o carro estava frio pela manhã.
É como se tivesse uma bolha de ar no escapamento ou coisa parecida, porém, do mesmo jeito que veio , parou ou faz muito raramente.
Tenho colocado sempre gasolina de boa qualidade e aditivada e no mesmo posto de preferência e qdo possível e já faz tempo que não ouço a tal "flatulência"!
Pode ser algum tipo de acúmulo de água por causa de algum combustível duvidoso ou sei lá o quê!
Acho que não ajudei muito mas espero que sirva de consolo o fato de vc não ser o único a ficar ouvindo "peidos" pelas ruas da cidade!rsrs
E o que é pior é que os seus me parecem que são fedidos, já os meus nunca reparei no cheiro não!
[] flatulentos
Cara, é tudo isso que vc falou mesmo!!! E realmente vc não ajudou, mas pelo menos me deixou mais esperançoso com o final desta fase de gases do meu Suzuki... :lol::lol::lol:
Depois vou colocar uma gasolina de primeira linha ($$$) pra testar, mas até o tanque esvaziar com a gasolina atual, vou fechar os vidros, ligar o som e fingir que esta falta de compostura não é do meu Vitara... :oops::lol:
Ps.: Também vou dar uma verificada geral no escapamento num loja especializada, pois ainda não tive tempo para isso.
Valeu!!! :concordo:
1 ab. conformado,
Drovk
Barao de Castro
31/03/2008, 11:46
Realmente a retirada do catalizador não influencia em nada a sonda. A sonda lê concentração de oxigênio nos gases de escape prduzindo uma tensão elétrica proporcional a quantidade de oxigênio presente.
mas antes de tudo, um jipeiro de verdade ama a natureza e ...
PUTA QUE PARIU REMOVER O CATALIZADOR PRA GANHAR A MERDA DE 1CV E PERDER TORQUE EM BAIXA. AUMENTAR AS EMISSÕES DE MONOXIDO DE CARBONO, NOx SOx POR 1CV É COISA DE UM BURRO :evil:
:cry: Por outro lado, não justifica pagar uma fortuna por um catalizador novo, o troço deveria ser barato. Daí quando tá ruim não vou recriminar quem não coloca um novo no lugar.
Tem um monte de mecânico filho da mãe que diz logo que o catalizador tá fodido pra remover e vender a 28contos o quilo dO metal interno.
Um catalizador bom e claramente reconhecido olhando de uma extremidade e vendo perfeitamente as colmeias desobstruidas (com o bicho fora é claro)
Com todo respeito, creio que esta besteira de tirar ou não o catalizador é pura balela. Creio que foi um produto desevolvido para melhorar o ambiente fazendo com que o inventor ganhasse muita grana, e por fim ajudado pelos governantes para obrigarem todas a ter. Eu sou a favor de retirar QUANDO ELE ESTIVER ACABADO! Se fosse realemente tão necessário deveria ter a obrigação o governos subsidiar tal produto, e não simplesmente deixar na mão dos fabricantes.
Creio primeiramente que a consciencia ecologica deveria vir dos trilheiros que não sujam as suas trilhas, e até limpam.Falar do catalizador quando na trilhas os caras nem ligam, sujam jogando lixo (plastico dos biscoitos, latas de cerveja, tampinhas de garrafas, as proprias garrafas long nek, pontas de cigarro, e até pespejando óleo isso sim é FODA!). Creio que esteja tendo uma inversão de valores do que realmente deva ser ecologia e de quem deveria ser a responsabilidade de fiscalizar, educar e punir. Eu não creio que o governo esteja preocupado com isso. Ele quer é arrecadar, punir cobrando multas quem polue, e não achar mecanismos para impedir ou melhorar a situação ambiental.
Perdoe o amigo, este é um desabafo! Já acho que faço nãop muito mas sempre alguma coisa em prol dessa causa. Já coloquei meu carro no GNV por 2 motivos o preço e a menos poluição. Brigo nas trilhas quando vejo a negada bebedo e jogando as latinhas no chão, fico puto porque afinal não bebo e volto cheio de latinhas e garrafas no meu carro, e olhe que não sou lixeiro! Nas nossas reuniães semanais sempre reclamava e dizia isso. Porra cade a consciência de cada um.
Tudo tem que começar pela consciência e educação. Se não houver consciência não adianta, tudo vai continuar igual ou pior.
PS: especifico que aundo falei acima despejando óleo é que já presenciei carros passndo rio e morrem, neguim tira e do outro lado arreia o oleo contaminado no chão mesmo e coloca outro.
Espero ter contribuido e não ter causando polêmica, que reflitam todos.
sds
Breno:stop:
Luciana Bacaicoa
28/04/2010, 13:10
..........
Luciana Bacaicoa
28/04/2010, 13:15
..............
Bom dia sou novo com meu Vitara 1994 8v, alguem poderia me dar uma ajuda aquela peça grande no meio do carro embaixo é o silencioso ? por qual eu poderai substituir pois o meu esta furando e por algum mais silencioso que tiver. Obrigado.