Ver Versão Completa : Dimensionamento de Intercooler...
:( Amigos, li alguns tópicos, mas não cheguei nem perto das minhas respostas, então lá vai:
Comprei um radiador de ar para usar no mwm sprint 2.8.
Bem a questão é que estou achando ele um pouco grande...
Na foto coloquei ele no lugar do radiador de água pra fazer uma comparação.
Claro que não é nessa posição que ele ficaria, mas dá pra perceber o tamanho dele...
Pensei em diminuí-lo, é necessário? :pensativo:
Abraço
:rolleyes:
Ah, colocando ele na horizontal ele cabe certinho no suporte do radiador original.
Abs
Zepi
Acho que ta enorme, comparando com o da L200 que é um motor parecido ele é bem mais estreito.
Porque vc nao coloca em cima do motor e faz uma abertura, assim nao mexe no radiador
Beleza Winsley(isso?)
Cara sabe que hoje tive essa mesma idéia....mas continua a questão: diminuo ele?
Me parece muito grande...pensei até em tentar vendê-lo e comprar um mais fininho, pqra facilitar a adaptação.
Também pensei que se colocar no capô, terei de fazer um buraco enorme...hehehe!
Abraço
Elmer_Jeep
28/04/2009, 16:03
Ah, colocando ele na horizontal ele cabe certinho no suporte do radiador original.
Abs
Se cabe lá então pra que diminuir meu camarada?
No crocodillo eu remoldei o cofre do motor pra deixar o intercooler inteiro e não correr o risco de ficar subdimensionado :concordo:
[]'s
Se cabe lá então pra que diminuir meu camarada?
No crocodillo eu remoldei o cofre do motor pra deixar o intercooler inteiro e não correr o risco de ficar subdimensionado :concordo:
[]'s
Opa, Beleza Elmer!
Estou seriamente pensando em fazer isso meu amigo...:pensativo:
A questão é que eu não sabia, se um radiador tão grande, iria diminuir ou aumentar a eficiência do motor.:putz:
Por isso abri o tópico..para os experts esclarecerem!:mrgreen:
Realmente na posição horizontal ele cabe bem, mas pra ficar um trabalho decente tenho que mandar alterar uma das caixas e os dois bocais.:confused:
Obrigado pela ajuda:palmas:
Conversando com o pessoal que mexe com radiadores, em passaram um orçamento de 300 reais para modificar a caixa e as entradas...
Acho que vai ter de ficar nessa posição mesmo....:parede:
Só vou alterar os bocais...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168706&d=1240938724
SERGIO AUGUSTO
29/04/2009, 18:42
:( Amigos, li alguns tópicos, mas não cheguei nem perto das minhas respostas, então lá vai:
Comprei um radiador de ar para usar no mwm sprint 2.8.
Bem a questão é que estou achando ele um pouco grande...
Na foto coloquei ele no lugar do radiador de água pra fazer uma comparação.
Claro que não é nessa posição que ele ficaria, mas dá pra perceber o tamanho dele...
Pensei em diminuí-lo, é necessário? :pensativo:
Abraço
:rolleyes:
Olá Zepi;
Se permite um comentario, o intercooler tem a funcao de resfriar o ar comprimido pela turbina, para "concentrar" a quantidade de oxigenio no volume ou massa de ar admitida pelo motor, fazendo com que tenha mais comburente pra queimar o combustivel. Se voce puder colocar o intercooler grande como está, com cereteza terá melhor rendimento no seu motor, pois terá maior area de intercooler pra resfriar o ar vindo da turbina(o ideal é que se conseguisse resfriar à temperatura ambiente, mas...). Vale observar que o intercooler maior, prococará uma perda de carga maior também(diferenca de pressao entre a entrada e saida do intercooler) , que pode ser insignificante, ou se for preciso é só voce definir a pressao que voce vai querer no coletor de admissao(dependendo do preparo de seu motor), e com o auxilio do manometro do turbo ir regulando na valvula wategate do turbo.
Abraco.
Opa!
Interessante Sérgio!Esse era um dos meu medos...mas então teria que colocar a mangueira do manômetro na saída do intercooler para saber o quanto posso estar perdendo?
Obrigado pela ajuda, e continue dando sua opinião, pois foi pra isso que abri o tópico!
Abraço
SERGIO AUGUSTO
29/04/2009, 19:14
Opa!
Interessante Sérgio!Esse era um dos meu medos...mas então teria que colocar a mangueira do manômetro na saída do intercooler para saber o quanto posso estar perdendo?
Obrigado pela ajuda, e continue dando sua opinião, pois foi pra isso que abri o tópico!
Abraço
Ok, Zepi;
Na verdade, o correto para se ajustar a pressao de servico, seria ter uma tomada de leitura de pressao no coletor de admissao, pois é ponto mais proximo possivel do motor onde voce pode ler a pressao do ar admitido. E a partir dai(depois de definida a qual pressao que voce quer para o ar admitido pelo motor, em funcao de sua preparacao), ir regulando a pressao do turbo na valvula wastegate. Existem casos em que (aqui no Brasil a galera de competicao faz isso), o pessoal coloca na frente do intercooler/radiador pequenos bicos pulverizadores para borrifar agua, que vai junto com o ar soprado ou sugado pela ventoinha, para ajudar no resfriamento do intercooler. A ideia é que, quanto mais se consegue baixar a temperatura do ar vindo da turbina, sem perder pressao, mais eficiencia se consegue no motor, pois vai mais oxigenio e voce pode mandar mais diesel pra queimar, resultando em mais torque e potencia.
Abraco
joão k. chikui
29/04/2009, 19:36
Zepi
Eu usaria com este tamanho , com tubos de 3" , com o mínimo de curvas e nestas , com raio longo e mangueiras de silicone. talvez vc aumente um pouquinho o lag mas vai ganhar tanto em torque em média/alta e consumo que vale a pena.
Ok, sergio, muito obrigado pela paciência e explicação!Me ajudou muito!
João, fiquei com uma dúvida: teria resultado eu usar tubos de 3", se eles iriam reduzir para 2" no coletor?
Abraços e Obrigado!
Agora que lembrei...o "lag" não irá diminuir no caso câmbio automático, já que ele trabalhará num regime de rotações diferenciado emn funçaõ do "ecorregamento"...????
Acho que já desvirtua o tópico essa minha pergunta...:pensativo:
Abraço
SERGIO AUGUSTO
30/04/2009, 21:08
Ok, sergio, muito obrigado pela paciência e explicação!Me ajudou muito!
João, fiquei com uma dúvida: teria resultado eu usar tubos de 3", se eles iriam reduzir para 2" no coletor?
Abraços e Obrigado!
Olá Zepi;
Estamos aqui pra colaborar, na medida do possivel. Em relacao ao diametro do tubo, sei que o Joao deve lhe responder, pois vi que ele é fera no negocio, mas quanto maior o diametro que voce puder utilizar(no caso 3"), mais voce facilita a passagem do ar comprimido(ou pressurizado), diminuindo as perdas de carga, ou seja, mantendo mais proximo a diferenca entre a pressao que sai da turbina e a que chega no coletor de admissao, quanto menos curvas for possivel utilizar, e as que forem utilizadas forem de raio mais longo possivel, menos voce "mata" a velocidade e pressao do ar em deslocamento da turbina ao coletor. Existe uma equacao matematica pra determinar estas perdas, diametro ideal, etc, mas nao vamos muito longe nao. Coloca o tubo de 3" com o minimo de curvas, conserva seu "super intercooler", que seu motor vai agradecer. No caso do turbo "lag", se voce puder introduzir no comando da WASTEGATE, uma valvula eletromagnetica(o popular SOLENOIDE), voce consegue melhorar muito o "lag", quase eliminando o dito. A valvula eletromegnetica, nao deixa a WASTEGATE ter abertura gradativaou progressiva, ela(a wastegate) permanece fechada até a valvula "detectar"a pressao maxima de servico do turbo(que voce ou seu mecanico determinou, por exemplo 0,8 Kg) e só abre a WASTEGATE quando essa pressao é alcancada. Fazendo com que o turbo encha mais facil em baixas rotacoes. Eu tenho um esquema para uso da solenoide, mas nao tou conseguindo anexar nehum arquivo nas minas postagens, se quiser dar uma olhada, me manda uma MP com teu email que envio pra voce.
Abraco
Aproveitando...
Estou pegando um sprint 2.8 mecânico que está com o intercooler original da S10 para adaptar em meu engesa...
Uso ele ou faço um maior?
joão k. chikui
01/05/2009, 01:09
Zepi
Respondido tua pergunta muito bem pelo sergio .
As perdas de carga se somam . Se já tem alguma , quanto menos puder acrescentar, melhor.
Elmer_Jeep
01/05/2009, 18:54
uma valvula eletromagnetica(o popular SOLENOIDE), voce consegue melhorar muito o "lag", quase eliminando o dito. A valvula eletromegnetica, nao deixa a WASTEGATE ter abertura gradativaou progressiva, ela(a wastegate) permanece fechada até a valvula "detectar"a pressao maxima de servico do turbo(que voce ou seu mecanico determinou, por exemplo 0,8 Kg) e só abre a WASTEGATE quando essa pressao é alcancada. Fazendo com que o turbo encha mais facil em baixas rotacoes. Eu tenho um esquema para uso da solenoide, mas nao tou conseguindo anexar nehum arquivo nas minas postagens, se quiser dar uma olhada, me manda uma MP com teu email que envio pra voce.
Abraco
Não seria o booster ?
Nas lojas de arrancada tem kits prontos.
SERGIO AUGUSTO
01/05/2009, 21:48
Não seria o booster ?
Nas lojas de arrancada tem kits prontos.
Olá Elmer:
O Principio de funcionamento utilizado no booster ou overbooster, é o mesmo que cito ai. O que temos que entender por "booster" ou "overbooster", é que significa dizer que estamos utilizando de um mecanisco que por alguns instantes vai proporcionar( no caso em questao) uma pressao maior que a regulada ou programada para a rotina de funcionamento do motor. A valvula eletromagnética(solenoide) é utilizada neste mecanismo "booster". Mas a utilizacao do jeito que me refiro,a valvula solenoide vai controlar a WASTEGATE, para que a mesma só abra quando a pressao digamos "programada ou regulada" para o funcionamento do motor, seja alcacanda, ou medida(pelo manometro do turbo, obviamente) no coletor de admissao, e uma vez aberta a WASTEGATE, a pressao tende a cair, pra valor abaixo da pressao de trabalho regulada, e valvula solenoide volta a fechar a WASTEGATE, isso em fracao mínima de tempo( sei lá, talvez milisegundos). E este mecanismo funciona por si só, sem a necessidade de acionamento mecanico pelo motorista(botoes ou outro). Ai, se voce quiser ter um sistema de "OVERBOOSTER", pode , junto a esse macanismo acrescentar um sistema BY PASS, que voce controlará no botao, deixando que a pressao suba mais do que a programada para a rotina. Nao sei se expliquei ou compliquei,rs. Mas vai no tópico BOOSTER EM MOTORES DIESEL, no forum geral 4x4, na pagina 5 tem um esquema disso que tou falando, que postei lá. Eu falei pro Zepi que ia mandar um email pra ele com o esquema, ai me lembrei que postei la nesse tópico, e agora nao tou conseguindo anexar nenhum arquivo nas minhas postagens.Nao se tem como voce ver se é algum problema no forum, ou eu é que nao estou acertando anexar(nao sei voce pode ver isso, como mediador).
Abraco.
Isso que eu gosto nesse fórum...os tópicos evoluem/progridem de forma "geométrica"....
Obrigado a todos!
[]'s acompanhando...
Elmer_Jeep
04/05/2009, 12:24
Olá Elmer:
O Principio de funcionamento utilizado no booster ou overbooster, é o mesmo que cito ai. O que temos que entender por "booster" ou "overbooster", é que significa dizer que estamos utilizando de um mecanisco que por alguns instantes vai proporcionar( no caso em questao) uma pressao maior que a regulada ou programada para a rotina de funcionamento do motor. A valvula eletromagnética(solenoide) é utilizada neste mecanismo "booster". Mas a utilizacao do jeito que me refiro,a valvula solenoide vai controlar a WASTEGATE, para que a mesma só abra quando a pressao digamos "programada ou regulada" para o funcionamento do motor, seja alcacanda, ou medida(pelo manometro do turbo, obviamente) no coletor de admissao, e uma vez aberta a WASTEGATE, a pressao tende a cair, pra valor abaixo da pressao de trabalho regulada, e valvula solenoide volta a fechar a WASTEGATE, isso em fracao mínima de tempo( sei lá, talvez milisegundos). E este mecanismo funciona por si só, sem a necessidade de acionamento mecanico pelo motorista(botoes ou outro). Ai, se voce quiser ter um sistema de "OVERBOOSTER", pode , junto a esse macanismo acrescentar um sistema BY PASS, que voce controlará no botao, deixando que a pressao suba mais do que a programada para a rotina. Nao sei se expliquei ou compliquei,rs. Mas vai no tópico BOOSTER EM MOTORES DIESEL, no forum geral 4x4, na pagina 5 tem um esquema disso que tou falando, que postei lá.
Legal, eu desconhecia esse recurso, vou dar uma olhada no esquema que vc falou no outro topico :concordo:
Eu falei pro Zepi que ia mandar um email pra ele com o esquema, ai me lembrei que postei la nesse tópico, e agora nao tou conseguindo anexar nenhum arquivo nas minhas postagens.Nao se tem como voce ver se é algum problema no forum, ou eu é que nao estou acertando anexar(nao sei voce pode ver isso, como mediador).
Abraco.
Vou pedir pra um dos administradores verificar se tem algum problema com o seu registro pois essa parte não é comigo, mas vou encaminhar sua mensagem e aguardar um retorno ou correção.
[]'s
Aproveitando...
Estou pegando um sprint 2.8 mecânico que está com o intercooler original da S10 para adaptar em meu engesa...
Uso ele ou faço um maior?
..........:pensativo: :pensativo:
Caveso, tudo bem?
Sabe me dizer as dimensões do seu radiador, para eu saber o quento é menor que o meu?
Abraço
Vou medir e passo depois.....está na oficina...
Beleza Aguardo ... :concordo:
Abraço
srgrande
04/05/2009, 22:58
Aproveitando...
Estou pegando um sprint 2.8 mecânico que está com o intercooler original da S10 para adaptar em meu engesa...
Uso ele ou faço um maior?
O intercooler do Troller 2.8 é maior que o da S10 com mesmo motor, verifiquei que em dias quentes ambos perdem rendimento, entretanto, o troller perde um pouco menos.
O intercooler do Troller 2.8 é maior que o da S10 com mesmo motor, verifiquei que em dias quentes ambos perdem rendimento, entretanto, o troller perde um pouco menos.
Sabe as medidas dele, SR?
SERGIO AUGUSTO
05/05/2009, 18:35
..........:pensativo: :pensativo:
Grande Caveso, boa noite!
La vai uma opniao! Se voce está disposto a fazer um intercooler, entendo que em termos tecnicos, é a melhor opcao, mas vai da sua disposicao $$$. Nao que seja muito caro, mas voce vai ter um custo, e considerando que voce ja tem um entao..
Mas se for fazer, opte por tirar as medidas do seu radiardor de água(altura, largura ) e tente colocar um intercooler nestas dimensoes (de altura e largura), entre a grade frontal de seu engesa e o radiador de agua, lembrando que quanto maior a expessura, mais eficiencia de troca de calor terá. A entrada de ar vindo da turbina no intercoler, é interesante que seja na parte de cima , de um lado, e a saida, na parte de baixo do lado oposto(a escolha dos lados, estará relacionada com a posicao da turbina e do coletor de admissao). Procure fazer um intercoler com tubos em labirinto, de material que facilita a troca de calor(tipo aluminio).
Para melhorar os esclarecimentos, acesse www.intercooler.com.br (http://www.intercooler.com.br), é um pessoal de Goiania que fabrica, e pelo que me consta sao bons. Ja conversei com eles.
Abraco.
Sérgio Augusto
Sergio, muito obrigado pelas respostas e a idéia da "lag".
Recebi o seu e-mail.
Vou fazer como os colegas disseram, mas no meu caso o ar entra em cima e sai em cima...me pergunto se o ar chega lá fundinho do intercooler?
Na rural vou aproveitar tanto as aberturas de ar para o radiador de água, como a entrada que tem entre o bico e o capô..depois posto fotos!
Abraço
Sérgio Augusto,
Valeu pelas informações!!!!!!
Bem, agora uma foto do que eu disse sobre usar a abertura em cima do bico da rural...
haundrich
17/05/2009, 23:42
Zepi
Não sou expert em radiador, mas estou em situação parecida com a sua.
Troco figurinhas com você de coisas que passei ou já li.
Tenho MWM 2.8 em meu engesa. O radiador não é original igual ao da S-10, parece ser um radiador opala ou engesa, com mais colmeias.
A hélice termodinâmica quebrou, era muito cara na época, então decidir buscar alternativas. Nesse meio tempo, percebi que era possível andar 70 ou até 80 km/h, que o ponteiro temperatura ficava normal.
Tentei colocar ventoinha elétrica de Vectra, mas sem sucesso, a 100 km/h o ponteiro ameaçava ir para o vermelho entao tiro o pé.
Decidi fixar a hélice direto, bem alinhada e balanceada. Mas dai o trem assoprava de um jeito que era até gostoso de acelerar.. mas eu percebia que a hélice do jeito que estava roubava potência desnecessariamente. Passei no torno e fui diminuindo o diâmetro da hélice, até que o sentimento concordasse. Não esquentou mais e o motor ficou mais solto. Bem, isso me sugere que o radiador ficou bem grande....
Não contente.
Lendo mais um pouco sobre isso na época, descobri que radiador muito grande pode diminuir vida útil do motor.
Acho que tem até um tópico, dizendo que a diferença entre entrada e saída não podia ser maior que x graus centígrados. Se entrar água com temperatura muito menor quando em regime máximo, compromete o motor.
Outro caso é quando o motor pouco exigido, a válvula termostática libera o mínimo de circulação de água, o que faz com que um radiador grande esfrie demais essa circulação mínima, não benéfico. Pior ainda no inverno.
Bem , o ideal para mim seria mesmo uso de ventoinhas elétricas. Mas para isso, precisava um radiador fininho, mas de grande área frontal. Mas dai implica com a primeira regra.
Um sistema legal que eu vi foi o do Golf. Atrás do radiador, tem uma capa tipo coifa, que envolve o radiador e concentra a saida sobre a ventoinha. Para não comprometer o consumo, ativando desnecessariamente a ventoinha, existem aletas que se movem, quando há pressão positiva do ar natural, velocidade no asfalto.
Voltando ao meu engesa, o radiador original da S10 é fininho, e caberia na largura do cofre..Porém o bendita caixa DH obriga a fazer um dente no radiador para caber.
Além disso, cogitei eliminar o condensador do AC, para diminuir interferências e assim objetivar usar somente ventoinhas elétricas do que hélice termodinâmica.
E por último cogitei modificar o intercooler, tirando-o da frente do radiador, e colocando em cima do capô, no melhor estilo das hilux/mitsubishi. Chama a atenção, que o intercooler das mitsubas tem ventoinha elétrica própria. No trânsito parado, elas entram em ação, e na estrada, o pequeno scoop faz o papel de direcionar o ar para dentro do intercooler. Tenho informação que quando a ventoinha desse intercooler falha, na cidade, o motor fica chôcho, tamanha diferença que dá em rendimento.
Soube que o pessoal de competição acaba movendo o intercooler colocando na frente, abaixo do parachoque e elimina a ventoinha elétrica do intercooler.
Na trilha, uma lufada de lama ou obstáculo mais alto deve comprometer tudo, principalmente a elétrica.
Agora penso em colocar 2 radiadores de carros 1.5 ou 1.6, cada um com sua coifa e ventoinha, e usar intercooler da S-10 ano 2008-9, eletrônica, cujo intercooler é mais comprido que o meu atual. Saber se isso vai dar certo....hum
O radiador do AC penso em colocar no capô, sobre o motor, não sei, preciso de mais idéias. Até dividir em dois e colocar nas caixas de rodas pensei. Problema é a lama fechar.
Falando um pouquinho mais, as mitsubas tem um radiador complexo, onde radiador de óleo de motor e de câmbio é compartilhado pelo principal. Tudo numa peça só. O motor da mitsubishi trabalha bem quente, e o radiador é até pequeno se comparar com outros.
Enfim, é uma sinuca. Sinto que não poderei escapar de uma hélice termodinâmica. O motor diesel precisa retirar quantidade de calor maior do que carros a gasolina ou álcool. Por isso simples ventoinha elétrica não deve vencer. A Ventoinha do Vectra deve ter potência de 1CV, enquanto que uma termodinâmica do MWM original deve absorver uns 5CV quando regime máximo. Somado a isso, um radiador que não pode ser grande para não esfriar demais, e nem pequeno demais.
Achei o tópico novamente.....
Andei olhando o intercooler do troller e me disseram ser o mesmo da S10 Pitbull, é verdade?
Olá senhores...estamos com mais dúvidas que respostas..hehehe!
Estou seriamente pensando em colocar o meu intercooler em cima do motor com Soop...
Será que perde rendimento???
Pensei em colocar uma ventoinha bem fininha como na mitsubisch...
Abraços
SERGIO AUGUSTO
16/10/2010, 19:38
Olá senhores...estamos com mais dúvidas que respostas..hehehe!
Estou seriamente pensando em colocar o meu intercooler em cima do motor com Soop...
Será que perde rendimento???
Pensei em colocar uma ventoinha bem fininha como na mitsubisch...
Abraços
Olá Zepi:
Respondi sua MP. Quanto ao Intercooler em cima do motor, pelo que tenho visto e lido, não é fato, que se perca rendimento, mas entendo (também pelo pouco que sei a respeito, eobservo), que um intercooler FRONTAL, tem mais chances de favorecer a troca de calor, desde que bem dimensionado(ai vem a pergunta, como dimensionar??). No dimensionamento, a grosso modo(muito grosso, mesmo), se purdermos "expor" o ar vindo da turbina, a uma área de troca de calor o mais ampla possivel, obviamente teremos uma troca de calor mais eficiente ( maior diferença entre temperatura de entrada x temperatura de saida, em menor tempo), e no posicionamento FRONTAL, ainda poderemos dispor de meios auxiliares "facilitadores" da tal troca de calor, como as ventuinhas citadas, e até mesmo "pulverizaçào" da água(pra não falar outras substancias mais "poderosas", como CO2), na COLMEIA do Intercooler, fazendo ocorrer uma queda brusca na temparatura do ar que passa por entre a colmeia.
Tem-se que achar um meio termo, no tamanho do inetrcooler, de modo que seja eficiente na troca de calor, e não favoreça a perda de carga, por conta da "passagem" do ar comprimido em seu interior, fato que se pode contornar( a perda de carga), com o uso da eletroválvula (solenoide) e acessórios, como manometro/pressostato, no controle da wastegate.
Abraços
Sérgio
guilhermeabreu
16/10/2010, 20:21
SOFRÍ MUITO TEMPO TENTANDO REFRIAR O MEU ENGESA COM O MOTOR MWM 2.8
E finalmente conseguí , acho que esta até resfriando demais .
Das modificações que havia feito antes só ficou mesmo a HÉLICE DO MOTOR que troquei a original de acoplamento viscoso pelo do caminhão MB 1519 com uma pá a mais e maiores .
As outras medidas que fiz foram :
1- Retirei o intercooler ( L-200 ) da frente e coloquei o intercooler da S-10 ( original do motor ) em cima do capô .
2- Coloquei o condensador do ar cond. na frente do radiador com uma ventoinha elétrica que liga automaticamente qdo liga o ar e independente se o ar estiver desligado , posso ligar esta mesma ventoinha em um botão no painel .
3- Troquei o radiador que era o original do ENGESA 3 canaletas ( mas modificado com colméia nova de 5 canaletas ) , mas mesmo assim não havia resolvido o problema de supraquecer qdo o giro do motor passava dos 3000 rpm .
Troquei por um radiador maior de área de troca , que foi o radiador do ÔMEGA 4.1 com ar R$350,00 zero da marca VISCONDE .
4- Para que este radiador coubesse na frente , tive que trocar a caixa da direção hidráulica do opala pela caixa da direção da S-10 , tive que reposicionar rebaixando ela ao nível do chassí , assim como fez o KIM no ENGESA dele .
5- E por fim fiz uma coifa entre o radiador e a hélice e fiz um complemento desta coifa por baixo tb pq a hélice fica com 1/3 dela abaixo do radiador , com este complemento da coifa por baixo , todo o ar frontal é obrigado a passar pelo radiador .
RESULTADO :
Acho que agora estou com outro problema : O DE RESFRIAR DEMAIS .
A situação é a seguinte , antes destas modificações o ENGESA tinha um termometro elétrico da CRONOMAC que funcionava perfeito , depois destas modificações com troca de carroceria que coloquei a de fibra , acrescentei mais um termometro só que mecanico da marca WILTEC ( uma bosta ) ,mas antes de instalar este termometro mecanico , coloquei ele numa panela e fervi a água , o ponterio parou de mover qdo a água ferveu e ficou na linha entre a faixa VERDE ( do NORMAL ) e a VERMELHA ( do QUENTE ) , logo tinha agora uma referencia de onde ele marcaria a temperatrua de 100ºC .
Só que o termometro que eu estava acostumado de ver a temperatura em numeral que era no elétrico , este deixou de funcionar , aí perdí a referencia de marcação da temperatura que tinha anteriormente , qdo eu passava dos 3000 rpm este termometro marcava a temperatura subindo e passando dos 90ºC aí eu tirava o pé do acelerador a temperatura voltava a marcar os 88ºC que é a temperatura ideal de trabalho deste motor .
Agora tenho que ver o que esta havendo com este termometro elétrico se não fucionar vou comprar outro da mesma marca e ver como anda a temperatura de trabalho , SE FICAR ABAIXO DO RECOMENDADO , FICA BEM MAIS FÁCIL DE FAZER AS CORREÇÕES NESCESSÁRIAS , como voltar com a hélice de acoplamento viscoso , se não resolver , retiro a coifa de baixo , se não resolver retiro a coifa de cima , e assim por diante .
SÓ ERA O QUE FALTAVA , LEVEI 4 ANOS SOFRENDO E GASTANDO PARA FAZER COM QUE O ARREFECIMENTO DESTE MOTOR MWM 2.8 FICASSE BOM , AGORA PARECE QUE ESTA REFRIANDO DEMAIS .
Mas tudo bem , melhor assim ( MAS NÃO PODE FICAR ASSIM TB NÃO CASO ELE ESTEJA FRIO DEMAIS ) , mas esta foi a receita que fiz com esta usina de força ( MWM 2.8 turbo/intercooler ) ficasse bem fresquinho .
ABRAÇO
Amigos, começei a pensar nessa possibilidade, por vários motivos:
1- Abro espaço no bico da rural, que já abriga o radiador de atf e logo terá condensador do AC + ventoinha....
2- economizo com mangueiras e tubulação;
3- Não vou precisar adaptar um wast gate externa ou válvula de alívio etc..;
4- É menos uma fonte de calor para o radiador de água;
5- Abre espaço no cofre;
6- fica muito bonito... :mrgreen:
Abraços
Martin Melcop
18/10/2010, 13:41
Olá senhores...estamos com mais dúvidas que respostas..hehehe!
Estou seriamente pensando em colocar o meu intercooler em cima do motor com Soop...
Será que perde rendimento???
Pensei em colocar uma ventoinha bem fininha como na mitsubisch...
Abraços
Zepi,
O meu MWM ainda está sem intercooler, mas vou instalar em breve.
Vou colocar em cima do motor mesmo, provavelmente ou o da Nissan ou outro de maior cubagem. (cheguei a ver na Rash)
A instalação será sem ventoinha.
Vou instalar na frente do carro o radiador do AR
Olhe, tenho certeza que resfriar demais não será problema caso vc tenha a valvula termostatica original em seu motor.
Ela e somente ela é a responsável por manter seu motor no ponto ideal de temperatura, mesmo se tiver gelo no radiador.
Se a temperatura baixar ela fecha. A circulação pára e o calor que tem no motor permanece. Na medida que o motor ganha calor, ela vai abrindo, PROGRESSIVAMENTE. Se nesse meio tempo resfriar um grau a menos, ela volta a fechar e por ai vai.
Lembre-se que na trilha vc não terá o ar frontal. Geramente vc tem é lama entupindo tudo!! Então este possível super dimensionamento não é ruim não.
Na minha ranger 2.8 na trilha ela tá sempre fria....mesmo dando umas puxadas fortes mas é ficar 2 min na lenta e ela esfria de novo. Tenho a VT e funciona belezinha. Tudo original. E qdo enfio ela na poça de água a temp cai uns 3 mm do meio e pára, mostrando que o motor ficou nesta temp minima em função da Vt.
Ainda, eu investiria muito mais em um sistema de intercooler mais eficiente do que num radiador superdimensionado, pq o ar frio resfria o motor e dá mais torque e potencia, ou seja, maior rendimento! Enqto que a água apenas tira o calor (perda) do sistema e joga fora.
Nos USA o pesoal tira o radiador da frente e põe na carroceria, longe de qq lama, taquara e afins.
Um intercooler bom para o MWM 2.8 é do Ford Cargo. Dá pra por na ranger e fica muito bom, pois ele tem maior troca térmica que o original. É um upgrade. è como nas Lands que o intercooler delas é muito pequeno.
O do caminhao 3/4 da VW tb tem um intercooler muito bom, inclusive muito usado pelo pessoal que turbina Toyband.
Para medir a temperatura com exatidão, veja o instrumento Guster IT80, digital. Vem com alarme sonoro e visual para set point programavel e aidna saida auxiliar programavel para uma ventoinha extra.
Ficam as dicas.
Guima-MS
19/02/2018, 19:39
Pessoal , li no comeco do topico que posso colocar o intercooler na frente do condensador do a\c , e certo isto ?
Seria necessario colocar uma ventoinha auxiliar (aquelas universal) no condensador (que antes ficava na frente e agora tera o intercooler ) ?
Existe alguma ventoinha eletrica que de conta do MWM 2.8 ?
VELHO DYMMY
07/07/2021, 23:46
Acompanho este tópico desde a abertura, quero agradecer a cada um que com ele contribuíram até aqui, e aos que seguirão contribuindo, tenho percebido que, não apenas fui informado, mas, também, tive aula do assunto, dos mais variados autores, ouso dizer que, 4X4 Brasil, é a melhor escola de mecânica virtual que existe!!!!
Leonardo Raffi
12/07/2021, 13:48
lendo ....................
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