Conectar

Ver Versão Completa : amortecedores RANCHO para band!!

pjacob
28/04/2009, 08:37
Olá garlera, gostaria de umas ajudas com este assunto, eu to querendo colocar amortecedores Rancho na minha band e eu queria saber a opinião da galera, dicas de onde comprar, e uma noção de preços!!!!!!!!

Francisco Bicalho
28/04/2009, 09:25
oi pjacob

Sem dúvida os amortecedores Rancho 9000 http://www.gorancho.com/products/shocks.php são uma das melhores opções para o Bandeirante mesmo que sejam um pouco caros. Dê uma olhada nesse site, http://www.ciashop.com.br:80/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=167&pf%5Fid=AM008 existem vários acessórios como por exemplo uma trapizonga que deixa você regular os amortecedores de dentro do carro, o que considero um pouco de frescura, porque, afinal, qual o mistério de parar o carro e mudar a regulagem por fora? Babaquices americanensis no meu ver.

Tem um monte de lugares que vendem o Rancho, vale a pena fazer uma pesquisa e olhar os preços em diversas lojas.

Como sou um pobretão, optei pelos amortecedores à gás da Cofap que são simples e baratos, sem regulagem, mas muito melhores que os originais.

Abraço;
Chico

dpab
28/04/2009, 11:10
Eu tb estou pesquisando sobre os amortecedores Rancho, se eu souber de algum local com preço bom, te falo. Eu tb sou do Rio de Janeiro. Um abração, Delfim.

AlexandreJB
28/04/2009, 12:27
pjacob,

Tenho uma Band Longa 88 e coloquei um jogo de Rancho, a estabilidade melhorou muito e ficou bem mais macio, comprei na Garra4x4 com a Sandra que na época foi o melhor preço e mandei instalar em uma oficina aqui no Rio. Estou muito satisfeito, utilizo na regulagem 3 para andar no asfalto e me falaram para usar para trilhas na regulagem 7, gostaria de uma opinião se esta correto esta regulagem.

Um abraço,

Alexandre Corrêa

maxdelta
28/04/2009, 16:05
existem vários acessórios como por exemplo uma trapizonga que deixa você regular os amortecedores de dentro do carro, o que considero um pouco de frescura, porque, afinal, qual o mistério de parar o carro e mudar a regulagem por fora? Babaquices americanensis no meu ver.

Conheço um rapaz que tinha uma band, mudava o terreno ele ia lá trocava a regulagem, reconheço que o amortecedor traseiro fica um pouco dificil mexer na regulagem! Quando se estressou colocou a regulagem interna que vinha um pequeno compressor, depois disso nunca mais mexeu na regulagem e depois vendeu a band!

Como sou um pobretão, optei pelos amortecedores à gás da Cofap que são simples e baratos, sem regulagem, mas muito melhores que os originais.

Abraço;
Chico

Como a minha tá cheia de gambiarra optei pelos amortecedores traseiros das pickups que tem um excelente curso! Já perdi 2 amortecedores na estrada depois que alterei o tamanho dos jumelos!

Mas rancho é show, eu li neste forum tb a possibilidade de colocar os amortecedores traseiros da ranger até 97! Que são macios e possuem um excelente curso!

Fe_jipeiro
29/04/2009, 09:09
Eai pessoal !!

Blza?!!? tenho os ranchos 9000 com controle interno na minha band ...resumindo, fica outro carro e muda totalmente a estabilidade .. entrando nas curvas com mais seguranca, principalmente em velocidade .... sem dizer que conto com o prazer de dirigir um carro mais macio quando quero ou mais duro, dependendo do bom humor do dia e estrada.. ehehhehe

Sem contar que acaba o problema de fim de curso e desgaste do pneu irregular ....

Aconselho o investimento ....

Abs

AlexandreJB
29/04/2009, 17:19
Felipe,

Qual a regulagem que voce costuma usar em trilha e no asfalto.

No aguardo,

Alexandre Corrêa
Band Amarela

Fe_jipeiro
29/04/2009, 17:24
Opa Alexandre blza?

Seguinte cara ... no dia-a-dia e na e em trilhas "normais" eu uso a regulagem com o ponteiro do relogio em cima do numero 3 ... quando quero ela macia uso no 2 e quando quero ela dura para as curvas utilizo entre 4 e 5 ...

Mas geralmente é em cima do numero 3.....

e vc como utiliza?

Abs...

AlexandreJB
30/04/2009, 11:54
Felipe,

Tambem uso na regulagem 3 no dia a dia e tambem usei 3 na trilha que fiz aqui na região de Marica, na próxima trilha vou usar na regulagem 2 para ver como fica.

Um abraço,

Alexandre Corrêa

Fe_jipeiro
30/04/2009, 21:03
Opa Alexandre ...

na trilha nao irá sentir tanto diferença, somente se fizer um bate lata com chão de terra bem ruim e duro ... ai sentirá mais confortavel ...

Abs.....

samuel
07/05/2009, 19:43
Coloquei um rancho na minha band e não ficou como imaginava. Talvez não esteja sabendo utilizar mas, já mudei pra todas as posições e a diferença é muito pequena.

maxdelta
07/05/2009, 20:10
Coloquei um rancho na minha band e não ficou como imaginava. Talvez não esteja sabendo utilizar mas, já mudei pra todas as posições e a diferença é muito pequena.

Foi tipo vc esperar a continuação de uma incrível filme, e não ser o que esperava?

O rancho realmente melhora bastante, mas tb não é milagroso! Afinal é só amortecedor e não mola, o conforto fica no conjunto!

Lvedovello
28/05/2009, 19:23
Então galera, tb tô querendo colocar os Rancho na minha Band, porém o mecanico disse que o RS99113 tem o curso muito curto, já que eu uso jumelos grandes e as molas arqueadas, qual devo colocar o RS99118 ou algum outro?

Abraços!

cristiano
15/08/2009, 05:54
A última mensagem é antiga, mas como estou nisso agora.

A receita para extrair o máximo de conforto na Bandeirante com os Ranchos é voltar o jumelo para o original e se pegar em algo por causa de pneu melhor pensar em calços de carroceria.

Gostei da receita de um colega de colocar os jumelos do 1113, diz que fica muito confortáveis, vou avaliar essa receita pessoalmente.

Torezan
15/08/2009, 08:00
Há algum tempo cheguei a abrir um tópico sobre amortecedores do tipo "joelho" para Bandeirante, pois estava com vontade de instalar na picape e regular sua maciez com e sem carga.
Agora descobri mais esta opção (amortecedores Rancho com regulagem por dentro do veículo). Alguém teria fotos pra postar ou sabe como funciona exatamente o mecanismo para explicar? E o valor aproximado?
Abraços,

Glauco mendes
15/08/2009, 10:08
Amigos na minha Band eu coloquei jumelos um pouco maiores e mais reforçados que eu mesmo fiz e instalei um comjunto de amortecedores Rancho modelo Patagonia que ficaram muito bons , acabou com aquela inpressão de frente frouxa da band , pelo menos na minha, estou gostando, consegui estes com o preço bem em conta numa loja de um amigo no Uruguai, lá eles tem todos os modelos basta passar o tamanho ( aberto , fechado ) e forma de fixação que ñ tem erro. segue abaixo fotos do modelo que estou uzando.

cristiano
15/08/2009, 11:34
Amigos na minha Band eu coloquei jumelos um pouco maiores e mais reforçados que eu mesmo fiz e instalei um comjunto de amortecedores Rancho modelo Patagonia que ficaram muito bons , acabou com aquela inpressão de frente frouxa da band , pelo menos na minha, estou gostando, consegui estes com o preço bem em conta numa loja de um amigo no Uruguai, lá eles tem todos os modelos basta passar o tamanho ( aberto , fechado ) e forma de fixação que ñ tem erro. segue abaixo fotos do modelo que estou uzando.

Glauco, tudo bem cara?

Esses que voce comprou nao tem regulagem certo?

Voce chegou a ver o codigo do Rancho com regulagem para jumelao? :mrgreen:

Falaram aqui do RS99118, mas queria confirmar.

marcvale
15/08/2009, 19:12
Olá Chico!
Você poderia informar as referências desses Cofap à gas?
Um abraço.
Márcio.

oi pjacob

Sem dúvida os amortecedores Rancho 9000 http://www.gorancho.com/products/shocks.php (http://www.gorancho.com/products/shocks.php) são uma das melhores opções para o Bandeirante mesmo que sejam um pouco caros. Dê uma olhada nesse site, http://www.ciashop.com.br:80/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=167&pf%5Fid=AM008 (http://www.ciashop.com.br:80/garra4x4/product.asp?template_id=1&partner_id=&dept%5Fid=167&pf%5Fid=AM008) existem vários acessórios como por exemplo uma trapizonga que deixa você regular os amortecedores de dentro do carro, o que considero um pouco de frescura, porque, afinal, qual o mistério de parar o carro e mudar a regulagem por fora? Babaquices americanensis no meu ver.

Tem um monte de lugares que vendem o Rancho, vale a pena fazer uma pesquisa e olhar os preços em diversas lojas.

Abraço;
Chico

Glauco mendes
16/08/2009, 13:50
Glauco, tudo bem cara?

Esses que voce comprou nao tem regulagem certo?

Voce chegou a ver o codigo do Rancho com regulagem para jumelao? :mrgreen:

Falaram aqui do RS99118, mas queria confirmar.
Blz Cristiano estes que estou uzando ñ tem regulagem, vou descobrir o codigo deste que estas procurando.

Abs: Glauco

AlexandreJB
17/08/2009, 14:36
Glauco,

Você tem o telefone de cobntato desta loja no Uruguai? Sabe dizer se eles vendem guincho?

No aguardo,

Alexandre JB
Band Amarela

cristiano
17/08/2009, 16:32
Blz Cristiano estes que estou uzando ñ tem regulagem, vou descobrir o codigo deste que estas procurando.

Glauco,

Encontrei essa informação na internet, o que confirma que o Rancho RS9118 (9 regulagens) ficaria melhor para a Bandeirante com jumelos mais altos, sendo que tem o mesmo sistema de olhal e curso maior que o modelo RS9113, recomendo para a Bandeirante original.

Rancho

Modelo / Aberto / Fechado / Tipo (Sup/Inf)

RS9113 20.65 12.82 EB1 EB1
RS9118 22.80 13.94 EB1 EB1

marcos.zanette
17/08/2009, 19:48
Galera,
Pergunta de iniciante...

Tenho minha Band a uns 3 anos, nunca troquei os amortecedores dela, pela aparência eles estão ótimos ainda, sem vazamento, sem folga....

Agora vem a pergunta, como eu sei se está na hora ou não de trocar os amortecedores?

[]´s
Marcos Zanette

marcos.zanette
18/08/2009, 10:39
Aproveitando,
Alguém tem as referências desses Cofap à gas, para Toyota Bandeirante?

[]´s
Marcos Zanette

Glauco mendes
18/08/2009, 19:21
Marcos, os meus amortecedores também ñ apresentavam vazamentos e ñ tinham folgas, mas achei que tinha alguma coisa errada pois a frente da band parecia frouxa mesmo depois de ter trocado todas as ponteiras de direção, buchas dos feixes etc..., e os pneus apresentavam um desgaste que ñ era normal, foi quando procurei um amigo que trabalha com suspenção o mesmo apontou o defeito sendo amortecedores, como eu já tinha os outros guardados coloquei no lugar para ver e realmente os problemas acabaram.

Glauco mendes
18/08/2009, 19:25
Glauco,

Encontrei essa informação na internet, o que confirma que o Rancho RS9118 (9 regulagens) ficaria melhor para a Bandeirante com jumelos mais altos, sendo que tem o mesmo sistema de olhal e curso maior que o modelo RS9113, recomendo para a Bandeirante original.

Rancho

Modelo / Aberto / Fechado / Tipo (Sup/Inf)

RS9113 20.65 12.82 EB1 EB1
RS9118 22.80 13.94 EB1 EB1
Blz Cristiano valeu a dica.................

cristiano
19/08/2009, 07:07
Aproveitando,
Alguém tem as referências desses Cofap à gas, para Toyota Bandeirante?

[]´s
Marcos Zanette

GL12343 Cofap Turbogás da Ranger traseiros

marcos.zanette
19/08/2009, 15:42
Valeu Cristiano!!!

Posso colocar esse cofap nas quatro rodas ou somente nas traseiras?

[]´s
Marcos Zanette

marcvale
19/08/2009, 21:23
Marcos, mandei uma "mp" para o nosso amigo, o Francisco Bicalho sobre os amortecedores. Só para confirmar, os quatro são os da Ranger e são iguais, sim. Os mesmos, foram adquiridos na Toyogreen, cujo contato é o Sr. Paulo toyo-green@uol.com.br (toyo-green@uol.com.br)
Um abraço,
Márcio Valença.

marcos.zanette
20/08/2009, 10:42
MarcVale,
Entrei em contato com o Sr. Paulo da Toyogreen, mas curiosamente ele me falou que os amortecedores são colocados na traseira da Bandeirante, e não se coloca na dianteira, é isso mesmo???

Estou precisando trocar os quatro amortecedores da minha Bandeirante. Como não estou com $$ pra colocar os Ranchos, decidi colocar os Turbo Gás Cofap (GL12343), de acordo com as opiniões dos colegas do fórum, ”esses amortecedores batem um bolão”, fora o custo dele que é bem mais acessível.
Mas daí veio a duvida:
1) Esse amortecedor serve pra colocar nas quatro rodas? (de acordo com o nosso colega MarcVale sim, mas o vendedor disse que não se coloca na dianteira)
2) Vou precisar fazer alguma adaptação para colocar esses amortecedores (jumelo, buchas, ..)?
[]´s
Marcos Zanette

Bruno cf
14/04/2010, 11:49
Estou comprando os ranchos para minha Band. no E.U.A e gostaria de saber o melhor mesmo para a toy. Se é o 9000 ou outro modelo e se alguem sabe me informar qual o nome da toy band no E.U.A, se é fj land cruiser ou algo assim..

obrigado

fabiano soriano
14/04/2010, 12:55
Estou comprando os ranchos para minha Band. no E.U.A e gostaria de saber o melhor mesmo para a toy. Se é o 9000 ou outro modelo e se alguem sabe me informar qual o nome da toy band no E.U.A, se é fj land cruiser ou algo assim..

obrigado

O nome da band por aí é land cruiser modelo fj-40.

P.S.: se vc está nos EUA, e vai trazer os rancho 9000 na mala, tome cuidado, pois não se pode transportar no avião nenhum tipo de gás pressurizado e os rancho 9000 tem nitrogeneo dentro do cilindro, aí pode despachar as malas com os rancho e quando abrir a mala no brasil estará sem os rancho.

abraço

thirod
14/04/2010, 13:09
O nome da band por aí é land cruiser modelo fj-40.

P.S.: se vc está nos EUA, e vai trazer os rancho 9000 na mala, tome cuidado, pois não se pode transportar no avião nenhum tipo de gás pressurizado e os rancho 9000 tem nitrogeneo dentro do cilindro, aí pode despachar as malas com os rancho e quando abrir a mala no brasil estará sem os rancho.

abraço

Eh verdade oq o Fabiano falou, vc nao pode traze-los.
Eu andei vendo de trazer pq vou viajar mes q vem, e coloquei os rancho recentemente. A diferenca d preco nao eh tao grande assim para valer a pena o risco d ficar sem eles. Compra eles aqui mesmo, parcela, e compra ai a regulagem interna, isso sim vale a pena!!! Nos eua vende o modelo novo, sem fio, por U$ 250, enquanto aqui no Brasil o modelo antigo vendem por mais ou menos R$1200.

Acurvelo
14/04/2010, 17:16
Pessoal,

Alguem conhece o Procomp? Me parece uma boa opção tambem. O preço é bem aproximado ao Rancho mas...

Sds,

Andre

Bruno cf
14/04/2010, 23:04
Então Fabiano eu trago por conteiner.. Não tenho problema em trazer, meu problema é comprar o certo lá..
Então seria o rancho 9000 para land cruiser fj-40?
Nenhuma outra numeração dos amortecedores?

Muito obrigado..

dudu83
14/04/2010, 23:56
Então Fabiano eu trago por conteiner.. Não tenho problema em trazer, meu problema é comprar o certo lá..

Muito obrigado..

o ideal seria vc medir o tamanho do amortecedopr desejado de olhal a olhal aberto e fechado e consultar algum catalogo rancho....

thirod
15/04/2010, 08:12
o ideal seria vc medir o tamanho do amortecedopr desejado de olhal a olhal aberto e fechado e consultar algum catalogo rancho....

Exatamente isso.....na minha por exemplo fizemos isso na loja, e oq dava certo foi um modelo na dianteira e outro na traseira. Um foi o padrão para band, que eh o 9113, o outro foi o de troller.

Mas é oq o Dudu falou, o ideal eh medir o curso.

fabiano soriano
15/04/2010, 10:51

Muito obrigado..

Então Bruno......te envio em anexo a especificação em polegadas de todos os modelos de rancho 5000 e rancho 9000, eu comprei os 9112 para traseira, porque vou alterar a posição da fixação do amortecedor para parte de baixo próximo a mesa de apoio do feixe de mola como o da foto que esta anexada, mas, se não fizer esta alteração os corretos seriam 9113 para dianteira e os 9118 para traseira, ou medir como estão os seus amortecedores atuais em repouso e olhar na tabela que te está anexada o tamanho e curso desejado. Lembrando que o amortecedor deve ficar em repouso com 2/3 do curso para fora e 1/3 dentro do cilindro, que seria o ideal.

Valeu:concordo:

fabiano soriano
15/04/2010, 10:54
Ops...segue os anexos do comentário acima:mrgreen:

ferrao
26/06/2010, 21:47
Amigos desculpe se nao entendi os Amortecedores rancho para BAND Curta qual e o modelo? E os Cofap da Ranger usa o traseiro na dianteira tambem?

xxflaviossxx
20/03/2016, 09:31
Ola toyotiros queria saber se o amortecedor rancho 9000 deixa o carro mais massiu ou é para trilha...

hercilio.neto
20/03/2016, 10:34
Flávio, bem vindo ao fórum.
Algumas informações sobre esse assunto neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/55648-amortecedores-rancho-para-band.html

dudu83
20/03/2016, 14:50
Nao sei por que e tao difícil das pessoas estenderem que amortecedor não deixa nenhum carro mais macio, amortecedor serve pro carro ficar mais estável e seguro, conforto só mexendo em molas..

xxflaviossxx
20/03/2016, 19:45
Calma so queria tirar duvida

Sergio c
21/03/2016, 09:08
A única vantagem dos amortecedores RANCHO é que eles tem regulagem para escolher o grau de absorção de impactos, deixando-o mais duro ou mais macio, além de ter um pouco mais de curso que os originais. Mas se por os 4 amortecedores novos originais vais estar bem servido, além de custar menos que a metade do preço dos RANCHO, mas vai do uso das bands de cada um e o que a dona "dirma" deixar gastar hehehe.

hercilio.neto
21/03/2016, 23:28
Mesmo que não torne a suspensão mais macia, os amortecedores de dupla ação evitam o ricochete das molas que joga os ocupantes para cima, o que no fim, pode ser traduzido como conforto.

Troquei os amortecedores originais por amortecedores de dupla ação da Ranger - adaptação já consagrada entre os Toyoteiros pela boa relação custo x benefício - e a diferença foi notável.
Diminuiu esse efeito indesejável de rebater os ocupantes pra cima, além de, como disse o Dudu, deixar a Band bem mais firme nas curvas.

Cenora
21/03/2016, 23:31
Hercílio estes amortecedores são os originais da Ranger, dianteiro e traseiro? Obrigado e boa noite.

hercilio.neto
21/03/2016, 23:50
Hercílio estes amortecedores são os originais da Ranger, dianteiro e traseiro? Obrigado e boa noite.
Amortecedor traseiro Ranger 96/97.
Cofap cod. GL12343. Tem que substituir as buchas - use buchas PU.

Cenora
22/03/2016, 23:26
Obrigado!!!

RodGemini
24/03/2016, 20:27
tmbm estava com duvidas quanto o amortecedor, obrigado Hercílio! mais uma coisa, no caso se substituirão os 4 amortecedores(dianteiros e traseiros) da Band por 4 dos traseiros da Ranger?

Dimasi
25/03/2016, 04:08
É isso mesmo

adauto
25/03/2016, 08:38
ola sobre esse da ranger, tem modificar algo pra coloca-los na band?

Sergio c
25/03/2016, 09:34
Tem que trocar as buchas de borracha, elas não passam nos pinos dos amortecedores da band.

dudu83
25/03/2016, 13:29
Mesmo que não torne a suspensão mais macia, os amortecedores de dupla ação evitam o ricochete das molas que joga os ocupantes para cima, o que no fim, pode ser traduzido como conforto.

Troquei os amortecedores originais por amortecedores de dupla ação da Ranger - adaptação já consagrada entre os Toyoteiros pela boa relação custo x benefício - e a diferença foi notável.
Diminuiu esse efeito indesejável de rebater os ocupantes pra cima, além de, como disse o Dudu, deixar a Band bem mais firme nas curvas.

o amortecedor da ranger e mais comprido, os amortecedores dsas bandeirantes acima de 94 sao de duplo fluxo e funcionam maravilhosamente bem..

Francisco Bicalho
26/03/2016, 07:40
O custo benefício do Cofap TurboGas é excelente.

Deco Adventure
27/03/2016, 12:32
Pergunta aos Mais entendidos sobre os ranchos 9000 , tenho um par deles para por na traseira e dois Cofap para dianteira, mais os mesmos estão guardados a uns 3 Anos sem nunca ter Sido usado ,,, Tera algum problema instalando eles so agora?

RodGemini
27/03/2016, 22:24
é isso mesmo obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

RodGemini
27/03/2016, 22:26
PARECE QUE TEM QUE TROCAR AS BUCHAS E COLOCAR DE PU, OLHA ESTE VÍDEO, Toyota Bandeirante - Troca das buchas do Amortecedor - vídeo amador - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=TmHVHOqfKMw)

Francisco Bicalho
28/03/2016, 06:57
Esse filme é ridículo. O cara fala-fala-fala, enrola, leva 10 minutos para tirar uma bucha velha, fala de outros assuntos (quebra vento), e de repente, do nada, as buchas aparecem no lugar!

Plim!

Como assim?

Explicar como as buchas são instaladas o moço esqueceu! Qual bucha entra em um lado e qual bucha entra no outro? Leva duas arruelas? O moço não explica.

Desperdício do meu tempo.

Ou do tempo de quem não sabe trocar as buchas dos amortecedores, porque isso não fica claro.

RodGemini
28/03/2016, 10:52
Em cada amortecedor se usa 4 buchas , 2 em cada extremidade, depois que vc retirar o amortecedor com as buchas velhas, coloca as novas encaixa elas e parafusa o amortecedor de novo no lugar, é bem fácil, vai em uma loja e veja o formato das buchas, só encaixar, tirando a graxa e óleo só é incomodo de se mexer em baixo da band, mas vc consegue! Eu consegui, kkkkkkkkkk , mas se não quiser sujar a mão paga pro mecânico!

Francisco Bicalho
29/03/2016, 07:19
RodGemini por acaso eu sei trocar buchas de amortecedores, mas tem uma manha, são duas buchas diferentes, tem arruelas, tem um aperto certo das porcas. A minha reclamação é que o moço do tutorial ameaçou explicar, mas não explicou nada. Alguma pessoa que precise aprender com esse filme não vai aprender nada, por isso que eu achei o filme ridículo.

_Caco_
30/03/2016, 00:12
Chico, acho q o moço do tutorial é ele. Rs
Gemini, de fato pulou a parte mais legal, mas eu curti é até assisti outro vídeo, das pestanas. Sei que é difícil filmar e apertar os parafusos sozinho, e deve ser esta a explicação.

Francisco Bicalho
30/03/2016, 10:46
Oi Caco

Acho que o RodGemini apenas postou o filme, mas isso não vem ao caso.

Tutorial tem que ser muito bem pensado, bem editado, e específico, caso contrário há um risco das pessoas perderem o tempo delas assistindo. Esse tutorial, por exemplo é uma perda de tempo total, não explica nada. Por isso reclamei com o 'moço'. Quem sabe no próximo ele faz um filme um pouco mais explicativo?

Cortag14
07/03/2023, 15:58
Bom dia Pessoal, estou investigando a possibilidade de colocar um Rancho RS5000X em uma Bandeirante 90 sem modificação na suspensão. Alguém tem alguma experiência com esse modelo de amortecedor? Nos EUA eles se adaptam bem nas LandCruisers até 80. Obrigado pela ajuda e contribuição.