Ver Versão Completa : CAMPÂNULA - Rebarba devido ao Desgaste Provocado pelas Lonas.
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 22:35
Boa noite pessoal.
Com o freio de estacionamento solto, foi muito difícil retirar a câmpanula das rodas trazeiras porque a rebarba formada pelo desgaste das pistas das mesmas, pelas lonas, prende. Vide foto.
Qual seria a melhor solução:
1 - Retirar essa rebarba dando passe.
2 - Manter a rebarba e fazer a sangria do fluído de freio o suficiente para soltar a lona. :pensativo:
Att
Tio Balú
Opa Tio!
Para retirar a campana é fácil, é só soltar o regulador (que automático), pelo lado de dentro da roda, retirando uma tampa oval de borracha.
É uma catraquinha que tem na parte inferior.
Se o ressalto passar de 2mm, pode ser feito o serviçoi de torno, caso contrario, deixe quieto.
Só troque as lonas se for realmente necessário, pois a vida útil dessas são alta, coisa de 300.000 km.
As da minha troquei com 130.000, mais por problema no cilindro de roda...
Não precisei passar no torno.
Abraços.
Kim.
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 22:51
Boa noite Kim. Essa tampa oval de borracha fica atrás da roda, onde exite os sangradouros ? Cara, penei para soltar as campânulas.
Att
Tio Balú
Tem um tópico na area das picapes, que postei a sequencia de fotos de como fazer...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=53344
post #7
T.T. Rex - Tio Balú
27/04/2009, 23:12
Se eu tivesse perguntado antes não teria que usar tanta força. Quase vem lonas junto com a campânula. Para colocar mexi na catraca e ficou fácil. Não percebí que dava para regular por trás.
Obrigadão Kim. Agora fica para a próxima.
Att
Tio Balú
Edintruder
28/04/2009, 00:42
Na minha sofri quando quebrou uma mola do sistema e soltou um pino de fixação do patim. Não tinha como voltar a regulagem.
Quando monto as panelas eu boto graxa no flange da ponta de eixo que não engripa a panela e fica bem mais fácil de retirar. Praticamente sai sozinho.
Para retirar a rebarba, monta a panela de freio voltada para fora e presa com duas porcas, calça as rodas dianteiras e a roda traseira oposta, puxa o freio de estacionamento e liga o motor na 1a marcha e deixa na lenta, com uma esmerilhadeira tu vai esmerilhando essa rebarba conforma a panela gira.
Eu prefiro deixar a rebarba e não fazer isso, mas já fiz isso numa Lada Laika SW.
T.T. Rex - Tio Balú
28/04/2009, 09:27
Gostei do autotorno. Esse eu já não preciso comprar. :twisted: Mas vou deixar com a rebarba por enquanto, pelo menos fica mais difícil escapar e perder a panela.
Abs
Tio Balú