Ver Versão Completa : Revisão antes de ligar o motor...
Eai galera
Minha band ta quase saindo da reforma, porem ela ficou parada por uns 8 meses sem ligar o motor.
Então tenho medo de ligar o motor e acontecer algo ou até danificando o mesmo.
Vcs teriam alguma dica caseira para eu fazer a revisão basica do OM314 ?
Desde já agradeço a ajuda de todos...
Valeu
Eu arriscaria ligar após trocar o óleo do cárter e o diesel do tanque além de substituir os filtros de ar, óleo e combustível.
Não vejo motivos para ter problemas sérios...
Abraço,
Francisco Bicalho
27/04/2009, 21:28
Eai galera
Minha band ta quase saindo da reforma, porem ela ficou parada por uns 8 meses sem ligar o motor.
Então tenho medo de ligar o motor e acontecer algo ou até danificando o mesmo.
Vcs teriam alguma dica caseira para eu fazer a revisão basica do OM314 ?
Desde já agradeço a ajuda de todos...
Valeu
onduty
Troque os óleos, os filtros, a bateria, as câmaras de ar dos pneus (se tiver câmara).
Cheque os freios.
Vire a chave.
Um abraço
Bem, vamos em partes.
Sem dúvida, troque o óleo, pois segundo os fabricantes, ele vence mesmo sem ter a quilometragem rodada (?). Mais não vence na embalagem.
Troque os filtro, dando (uiui) uma atenção especial para os de diesel, que podem ter contaminação por água e corrosão.
Drene o tanque de combustível, faça uma inspeção apurada, pois poderá haver sedimentos que obstruirá a linha de combustível.
Retire os bicos injetores do cabeçote, pulverise desingripante à vontade nos quatro cilindros, engate um terceira marcha e empurre o veículo para o motor girar ou rode o motor pelas correias (com muito cuidado).
Umas três voltas completas.
Vão me condenar, mais se colocar fluido de freio, é melhor ainda, coloque com uma seringa, uns 5ml.
Depois, rode na partida para retirar os excessos.
Monte os bicos e de partida.
Abraços.
Kim.
Bem, vamos em partes.
Sem dúvida, troque o óleo, pois segundo os fabricantes, ele vence mesmo sem ter a quilometragem rodada (?). Mais não vence na embalagem.
Troque os filtro, dando (uiui) uma atenção especial para os de diesel, que podem ter contaminação por água e corrosão.
Drene o tanque de combustível, faça uma inspeção apurada, pois poderá haver sedimentos que obstruirá a linha de combustível.
Retire os bicos injetores do cabeçote, pulverise desingripante à vontade nos quatro cilindros, engate um terceira marcha e empurre o veículo para o motor girar ou rode o motor pelas correias (com muito cuidado).
Umas três voltas completas.
Vão me condenar, mais se colocar fluido de freio, é melhor ainda, coloque com uma seringa, uns 5ml.
Depois, rode na partida para retirar os excessos.
Monte os bicos e de partida.
Abraços.
Kim.
O lubrificante tem prazo de seis meses dentro do motor (mesmo sem usar) pois retém umidade e tem características como pH, viscosidade e aditivação prejudicadas.
Só por curiosidade: qual seria a função do fluido de freio? onde colocá-lo?
Caro Torezan!
O fluido de freio é um excelente desingripante, caso tenha algo na camisa, como vestígios de ferrugem por umidade (que é o maior problema de quebra de anéis), ficará limpo.
Coloca dentro do cilindro, pelo orifício do bico injetor.
Quando se tem uma peça engripada, fluido de freio é melhor do que desingripante, só não pode haver tinta (lataria), pois o fluído de freio remove também.
Quando a peça está engripada, e pode jogar água, esta é melhor que fluído e desingripante, vá trabalhando a peça e jogando água, sairá facilmente. Não precisa ser um jato, somente o necessário para ir limpando a peça.
Dessa forma, em cada lugar do veículo, se tem uma forma de trabalhar.
Na porta, não irá colocar fluído de freio, não é verdade?
No bloco, pode usar fluído ao desingripante, haverá uma facilidade maior para soltar a peça.
Na suspenção, onde pode usar água, prefira este.
Abraços.
Kim.
Muito obrigado a todos q ajudaram, porem como eu tiro a tampa do cabeçote e os bicos injetores ?
Teria q apertar com um torquimetro ou na mão mesmo resolve ?
Kim, o unico problema do fluido de freio é q se ficar muito tempo sem limpar acaba enferrujando tudo denovo. kkk
Valeu
Opa onduty!
Aqui:
Kim, o unico problema do fluido de freio é q se ficar muito tempo sem limpar acaba enferrujando tudo denovo. kkk
Esta coberto de razão, mais isso é para funcionamento imediato, ou seja, proceder como descrevi anteriormente. Colocar, rodar na mão o motor, depois na ignição, ai então montar.
Para retirar os bicos, deverá retirar a tampa de válvulas, ai terá acesso aos bicos injetores.
O aperto dos bicos é no muquímetro mesmo, não precisa ter a precisão do torquímetro.
Não sei no motor MB, como são preso os bicos, mais nos maxxions e perckins, são dois prisioneiros.
O que deve ser observado, ou até trocado, são as arruelas de bronze que vão na ponta do Bico Injetor, pois elas que vedam a compressão, sei que são usadas nos motores que citei acima.
Abraços.
Kim.
Daniel Gomes
28/04/2009, 20:42
pessoal me desculpe mas abrir o cabeçote é um absurdo, eu fiquei com a minha band. parada quase um ano, ESTAMOS FALANDO DE UMA TOYOTA, troca o oleo do jeito normal , bata um ar no filtro de ar com pressão que qualquer oficina tem um compressor, carregue a bateria e bora para o SUCESSO aposto que ela pega e não faz barulho nenhum, só troque a agua do radiador pois está sim parada faz mais estrago que o oleo..
Caro Daniel Gomes!
Em nenhum momento foi dito sobre a etirada do cabeçote. Somente a tampa de válvulas. São peças diferentes.
O que foi dito, é somente por precaução com relação a mquebra de anéis e riscos na camisa.
Abraços.
Kim.
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