Ver Versão Completa : Cardâ Homocinético
Mauricio Rossetto
27/04/2009, 12:40
Camaradas,
tenho já separado o material para fazer um cardã com homocinéticas (Santana/Kombi), porém já sei que terei problemas com as coifas originais. Alguém têm uma sugestão para a substituição da coifa por de outro carro ou outra idéia?
Abraços
Marcio Rossetto
27/04/2009, 13:13
Maurício , sugiro vc utilizar graxas especiais . Existem graxas bem adesivas que não saem por centrifugação .
Uma graxa é sabão ( espessante ) + Óleo .
A graxa comum de homocinética( essa que vem junto ) , o óleo basico deve ser 220 cSt(Viscosidade semelhante ao SAE 90 óleo hipóide ) . Há graxas cujo óleo básico é 5000 cSt . Com esse lubrificante ,no caso a coifa só serve para não agregar pó .
Camaradas,
tenho já separado o material para fazer um cardã com homocinéticas (Santana/Kombi), porém já sei que terei problemas com as coifas originais. Alguém têm uma sugestão para a substituição da coifa por de outro carro ou outra idéia?
Abraços
Mauricio Rossetto
27/04/2009, 13:26
Ok Marcio obrigado.
Mas tem outro problema: a coifa não aguenta a rotação e literalmente explode, no mínimo rasga com o alto giro, superior a rotação da roda.
Flugêncio
27/04/2009, 18:58
Camaradas,
tenho já separado o material para fazer um cardã com homocinéticas (Santana/Kombi), porém já sei que terei problemas com as coifas originais. Alguém têm uma sugestão para a substituição da coifa por de outro carro ou outra idéia?
Abraços
Maurício,
Tb estou pesquisando pra fazer os cardãs com homocinéticas, acho as homo da Kombi grandes pra essa função.
Dá uma olhada nas do VW Polo 2006, depois fala.
veja os abaixo:
Mauricio Rossetto
27/04/2009, 21:00
É Flugêncio, pela foto parece bem interessante, dá até vontade de trocar as do acoplamento por elas também. Mas o problema pode ser o preço. Vou pesquisar nas lojas aqui de Resende e te falo. Mas minha preocupação continua: e a coifa?
Camaradas,
tenho já separado o material para fazer um cardã com homocinéticas (Santana/Kombi), porém já sei que terei problemas com as coifas originais. Alguém têm uma sugestão para a substituição da coifa por de outro carro ou outra idéia?
Abraços
MAURICIO, LI EM ALGUN TÓPICO AQUI NO FORUM A EXPERIENCIA DE UM CIDADÃO QUE UTILIZOU COURO PARA FAZER AS COIFAS E SEGUNDO PROPIO RELATO TÊM ÓTIMA DURABILIDADE !:?::?::concordo:
BACALHAU
28/04/2009, 01:05
MAURICIO, LI EM ALGUN TÓPICO AQUI NO FORUM A EXPERIENCIA DE UM CIDADÃO QUE UTILIZOU COURO PARA FAZER AS COIFAS E SEGUNDO PROPIO RELATO TÊM ÓTIMA DURABILIDADE !:?::?::concordo:
Meu camarada, acho que você está confundindo. As coifas de couro que eu já vi foram as dos pivôs, neste post http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...2&postcount=14 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=660612&postcount=14) do nosso camarada de Sorocaba, Fábio.
Ele agora está com um projeto para fazer retentores e "anéis" do mesmo material, além do "cuecão". :mrgreen: :twisted:
Caro bacalhau apesar de não ter cabeça tá sempre ligado né, mas vc está certo realmente as coifas eram de pivô, mas já vi este material ser usado em implementos agrícolas, e já que o niva é um trator quem sabe não funciona, acho que não custa tentar?
Mauricio Rossetto
28/04/2009, 10:11
Que coifa utilizam no acoplamento homocinético simples? Esse que o pessoal está fabricando (Natal4x4, etc) e o original (95)? Talvez tenha uma coifa que resista a rotação...
Flugêncio
28/04/2009, 10:59
Que coifa utilizam no acoplamento homocinético simples? Esse que o pessoal está fabricando (Natal4x4, etc) e o original (95)? Talvez tenha uma coifa que resista a rotação...
As coifas dos fabricados pelo Natal4x4 e o do 95 fabricado por outro camarada, utilizam coifas originais de veículos nacionais. O segredo está na qualidade da coifa e na quantidade de graxa, ou tb no tamanho da homo, pelo que sei as que lhe falei acima, são bem menores que as da Kombi.
Que coifa utilizam no acoplamento homocinético simples? Esse que o pessoal está fabricando (Natal4x4, etc) e o original (95)? Talvez tenha uma coifa que resista a rotação...
MAURÍCIO, INSISTO NA UTILIZAÇÃO DA COIFA DE COURO, PROCURE ALGUM SAPATEIRO E CONVERSE COM ELE, CASAS DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS TALVEZ LHE INFORME EM QUAL IMPLEMENTO ELA É UTILIZADA:concordo:
estão utilizando uma coifa cortada para reduzir a força centrífuga. Outra solução ao meu ver seria instalar um "copo" ao redor da coifa. Procure alguma foto do Niva M que mostre a transmissão e repare bem que ao redor das coifas há uma espécie de proteção que, ao meu ver, serve também como "apoio" para limitar a deformação delas.
Flugêncio
04/05/2009, 12:45
A solução mais simples, talvez seja a confecção de um disco de couro/borracha plano, a ser colocado entre o disco da homo e a flange onde é fixada a coifa, limitando com isto a passagem de graxa pra coifa.
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