PDA

Ver Versão Completa : Transformação para Diesel



Cícero Franco
09/07/2003, 12:47
Pessoal

Tou colocando este novo tópico aqui, pq acho interessante. Em alguns lugares, fiquei sabendo, o Detran empomba com o uso de motor diesel na Rural. Eu tou colocando aqui um atalho que foi chupado do Detran de S. Paulo sobre uso de motor diesel em veículos

http://www.detran.sp.gov.br/servicos/veiculo/alteracao/v_altcarac_com_die.htm

Inclusive a Rural e a Pick Up chegou a ser vendida no início dos anos 60 com motor diesel Perkins. Olhem o atalho abaixo que peguei no site da Rural.

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/motorperkins4203.htm


[]s

Eduardo Chaves
09/07/2003, 15:26
Cícero,

Desde que no documento da viatura, em Espécie/Tipo conste a palavra jeep ou jipe, e tenha câmbio multifunção, é permitido a alteração de combustível.
Tive um Niva que, eu mesmo alterei para diesel com vistoria do Inmetro etc, sem problemas, e hoje possuo o King, que originalmente é a gasolina e hoje está equipado com motor diesel, documentado e legalizado...

[]'s esclarecedores... :lol: :lol: :lol:

Adriano Braga
09/07/2003, 17:17
Fala King!!!

Bom...o negócio é o seguinte. Pelo que ouvi dizer...não estavam mais liberando a transformação dos nivas...pelo menos por estas bandas. tenho um amigo que penou para conseguir.
Sei tbm que o veículo tem que possuir uma série de caracteristicas para receber a liberação. O meu Engesa F3 foi assim.
Mas acredito que estas especificações sejam facilmente atendidas pelas rurais 4x4. Mas o meu mecânico já havia me dito que estava meio chato de se conseguir a liberação de troca de combustível para as Rurais. não sei até aonde isso é fato!!!
Qto a rural diesel...eu conheço uma...ela é 4x2 e tem o 4203 da perkins...acho que ela é ano 63 ou algo parecido. tem o mesmo parachoque que a do cícero. Ela estava no meu mecânico na segunda feira. o cara tava querendo vedê-la por 8 mil ou algo parecido.

Abraço

Adriano Braga
09/07/2003, 17:20
E ai Cicero...tá sondando o motorzinho diesel? Deixa eu colocar o meu e em novembro estarei ai em floripa!!! Dai vais poder tirar a prova!!! :wink:
Vamos ver se vai ficar o bicho!!! :twisted: :twisted: 8)

Cícero Franco
09/07/2003, 17:28
Brigado pelas infos

[]s

dalmo cruz torres
04/05/2006, 21:03
Cícero, tava olhando o teu tópico sobre motor diesel em rural, e v/c consegui fazer a alteração?

pedro y
04/05/2006, 23:35
Pessoal

Tou colocando este novo tópico aqui, pq acho interessante. Em alguns lugares, fiquei sabendo, o Detran empomba com o uso de motor diesel na Rural. Eu tou colocando aqui um atalho que foi chupado do Detran de S. Paulo sobre uso de motor diesel em veículos

http://www.detran.sp.gov.br/servicos/veiculo/alteracao/v_altcarac_com_die.htm

Inclusive a Rural e a Pick Up chegou a ser vendida no início dos anos 60 com motor diesel Perkins. Olhem o atalho abaixo que peguei no site da Rural.

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/motorperkins4203.htm

Deu link não!
Mas, vai aí o texto "colado" do site do Detran-SPAlteração do Combustível do Veículo para Diesel



Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.

Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.

Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.

1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.

2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.

3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.

4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.



Procedimento:



· Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

· Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

· Montar processo de transferência (ver transferência).

· Vistoria do veículo.

· Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).



Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).



Atenção, endereços para vistoria:



· Para todos os tipos de veículos - Av. Queiroz Filho – Parque Villa Lobos.

· Para todos os tipos de veículos, exceto ônibus e caminhões – Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste.

· Somente para automóveis com placa cinza – Pátio do DETRAN-SP



HORÁRIO:

Seção CRV - 8:00 às 17:00




[]s

Cícero Franco
05/05/2006, 08:29
Tá rodando a Diesel sim. Há um bom tempo. Já paguei as alterações, mas tive que emplacar no RS pq em SC Rural Jeep 4x4 não é um jipe 4x4! :pensativo:

[]s

André-4WD
05/05/2006, 09:19
Desde que no documento da viatura, em Espécie/Tipo conste a palavra jeep ou jipe, e tenha câmbio multifunção, é permitido a alteração de combustível.


O que tenho notado é que existem diferenças na classificação qto a Espécie/Tipo para a rural. P. ex. a minha, que é ano/modelo 1964, está classificada assim:

Fabricação/Modelo: 1964/1964 Marca: FORD/RURAL WILLYS
Procedência: NACIONAL Tipo: CAMIONETA
Espécie: MISTO Combustível: GASOLINA
Cor: VERDE Categoria: PARTICULAR
Potência/cilindradas: 121 CV
Lotação: 5 pessoas Cap. carga: 0,40 t
Município: PORTO ALEGRE

Ja vi outras (de anos de fabricação tanto mais antigos como mais novos que a minha) que estao como tipo: jipe mesmo. Detalhe: a minha é original 4x4 de fabrica, conforme codigo inicial do chassis.

Outro detalhe eh a aludida capacidade de carga da Rural: 0,4 t!!!!! um absurdo.. acho q o pessoal do detran poe qq merda q vem na cabeça..

Tenho um amigo que tem um Bandeirante, curto, capota de aço, ano de fab. 1991 que esta classificado tb como CAMIONETA porém Espécie: CARGA. Obviamente é diesel! Sabem qual a capacidade de carga?? 0,70t. Agora vejam só.. uma band curtaaaa vai carregar onde 700 kg ? no bagageiro???

O meu jeito é ficar na gasolina mesmo... pq vai ser impossivel emplacar como diesel.
Sds,
Andre


um determinado modelo de carro

COLOMBO1
05/05/2006, 10:32
E Ancré no documento da minha ta Willys Overland - camioneta, brincadeira né.

dalmo cruz torres
05/05/2006, 12:27
Pessoal, eu conversei Hoje de manhã com um colega de sala que é despachante numa cidade vizinha a minha. Ele me disse que aqui em minas não tem dificuldade nenhuma em transformar rural/F-75 em diesel. Ele ficou deme ajudar na transformação da minha. Disse que vai pegar o Xerox de uma que ele mudou a documentação para diesel(de um cliente) e trazer para mim ver na semana que vem.
Vou ver como a coisa anda por aqui e mantenho v/c á parte.

André-4WD
05/05/2006, 21:39
Pessoal:
Hoje vascuhando na internet encontrei a capacidade de carga da rural: 420 kg. Porém em outro site, falam que no DETRAN a capacidade de carga leva tb em conta o numero de pessoas (5) com peso corporal de 70kgs. Ou seja, 5 ocupantes na rural ja quase estourariam a capacidade de carga: 350kg.

Em todo caso, uma band curta carregar 700 kgs..? :pensativo: :pensativo:

sds,
Andre

José Augusto
05/05/2006, 22:30
A capacidade de carga da Rural é de 500 kgs (pelo manual), originalmente a capacidade era para 6 passageiros, mas já me disseram que tudo nela é dimensionado para suportar esta carga a exemplo daquela porta trazeira ser tão pesada (a porta suporta sozinha os 500 kgs), a minha, devido as alterações, sem carga já superou estes 500 kgs. :)

Quando estava adaptando o motor na minha, apareceu uma F75, que tinha vindo de Presidente Prudente (ou seja, andou mais de 500 km) para vender "jaca", ela estava abarrotada os feixes trazeiros estavam funcionando invertidos e o eixo estava quase dando batente, a carga alí seguramente passava de 2000 kgs. O sujeito falou que fazia isto sempre, pelo menos 4 vezes por ano e para economizar rodava com 50% de alcool na gasolina, comentou tb que nunca havia tido problemas ou quebras. :pensativo:

A respeito do documento a minha é ano 75 e portanto FORD, das últimas que tinham vindo com o motor BF, no documento está IMPORTADO/WILLYS OVERLAND, transformei para diesel em 2002 e o documento saiu em 15 dias. :dance:

Depois da 1a adaptação andei pouco (seis meses) e enconstei para fazer a funilaria, mas aí, ja que ... e já se vão 4 anos. :putz:

[]s com esperança que este ano fique pronta.

pedro y
05/05/2006, 23:49
A capacidade de carga da Rural é de 500 kgs (pelo manual), originalmente a capacidade era para 6 passageiros, mas já me disseram que tudo nela é dimensionado para suportar esta carga a exemplo daquela porta trazeira ser tão pesada (a porta suporta sozinha os 500 kgs), a minha, devido as alterações, sem carga já superou estes 500 kgs. :)

Quando estava adaptando o motor na minha, apareceu uma F75, que tinha vindo de Presidente Prudente (ou seja, andou mais de 500 km) para vender "jaca", ela estava abarrotada os feixes trazeiros estavam funcionando invertidos e o eixo estava quase dando batente, a carga alí seguramente passava de 2000 kgs. O sujeito falou que fazia isto sempre, pelo menos 4 vezes por ano e para economizar rodava com 50% de alcool na gasolina, comentou tb que nunca havia tido problemas ou quebras. :pensativo:

A respeito do documento a minha é ano 75 e portanto FORD, das últimas que tinham vindo com o motor BF, no documento está IMPORTADO/WILLYS OVERLAND, transformei para diesel em 2002 e o documento saiu em 15 dias. :dance:

Depois da 1a adaptação andei pouco (seis meses) e enconstei para fazer a funilaria, mas aí, ja que ... e já se vão 4 anos. :putz:

[]s com esperança que este ano fique pronta.

Já tive 2 Toyota pick-up carroceria de maderia. Uma delas desmontamos inteirinha para revisar o diferencial, reformar lataria etc... Como pode uma coisinha frágil como é o eixo dela desmontado, agüentar 1000 kg? Os eixos da Rural/F-75 parecem muito mais resistentes. Com o molejo das Bands leva 2000kg tranqüilamente...

RogérioNunes
06/05/2006, 23:24
A minha F75 consta:

Espécie/tipo: car/camioneta/mec operac
Comb: Álcool
cap/pot/cil: 1,00ton/000
:lol:
Se consta 1ton,já se enquadra...

Cícero Franco
07/05/2006, 11:53
A F75 aguenta 1 tonelada. A Rural 0,5. Ela tem as molas mais macias para dar conforto. :concordo: Claro, tem que ver que o conforto é conforto para 1950-70! :putz: Existe um kit da Garra, inclusive que vou colocar na Potranca, que coloca molas da Toyota na Rural. Aí ela deve aguentar 1 tonelada. Só que para ir por aí para regulamentar vai ser mais difícil que regulamentar o motor diesel por ser um Jeep (4x4). Em todo o caso o veículo vai ter que passar pelo Inmetro e pelo Detran para poder documentar.

[]s

Irakita Borges
15/05/2006, 18:37
Acho interessante alguns detrans dificutarem a legalização de veículos adaptados já que a legislação é nacional, isso não deveria acontecer, só no Brasil mesmo, onde se beneficia sempre os poderosos em detrimento dos menos abastados. Quem tá tentando ladaptar um veículo desses é´porque quer andar legal, mas eles dificutam ao máximo, primeiro pra vc procurar um despachante, que solta bola pra todo mundo nos detrans, todo mundo sabe disso, depois pra impurrar multa, e por aí vai...