PDA

Ver Versão Completa : Suspensão 3/4 de elipse

Rafael Kuzma
27/04/2009, 11:42
Pessoal, estou montando essa suspensão nos Jeeps aqui e gostaria de opinioes Tecnicas de pessoas inteligentes, sei que aqui está repleto disso.

Na frente é sistema de Toyota e atras conta com uma terceira mola no lugar do suporte do jumelo!
daqui a pouco eu posto umas fotos do sistema desmontado e sendo montado.

Procurei na pesquisa mas não consegui achar nenhuma postagem a respeito deste sistema que é bastante usado na gringolandia ja vi muito lá no pirate.

Acredito que seja pelo menos um pouco Hard core! hehehe

[]'s

Sergio Rocha
27/04/2009, 12:05
Rafael

Eu vi isso pela primeira vez, em uma prova de RC em Macaé no ano de 2004.
Eu particularmente optei por jumelos revólver, vc está satisfeito com o desempenho ?

[]'

Rafael Kuzma
27/04/2009, 12:07
Mais 2 fotos

Rafael Kuzma
27/04/2009, 12:12
Sergio Rocha.

Estou satsfeito sim, pois o Jeep fica extremamente confortavel, fizemos uma experiencia em um jeep de um colega e ele ja anda a bastante tempo assim.

A angulação eu eu uso não permite que aconteça o que aparece nesta foto que postou. E observei tmb que a mola usada é de uma bitola fina por isso está fazendo aquilo com o jumelo.

Ja usei o jumelo revolver, amplia bastante o curso tmb, mas vc não ganha nada em conforto.

se for um jeep para uso em trilhas pesadas e passeios leves e ou urbanos acredito que 3/4 de elipse tras um aumento consideravel de conforto.

[]´s

Elmer_Jeep
27/04/2009, 12:18
Rafael, tem que aprender a usar a pesquisa, na minha assinatura tem informações.

E aqui mesmo na seção ja foi tratado sobre esse tema
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49649&page=3

E aqui o tópico dos primórdios: Suspensão - alguém já viu isso? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14296)

Rafael Kuzma
27/04/2009, 12:42
Opa, mes desculpa.
Eu até entrei naquele topico mas achei que a discusão era mais para o jumelo revolver acabei não indo até o final.

Mas se não for muito redundante acharia interesante uma discução sobre "Buggy Leaf". e por que não popularizar já que é um jeito mais barato de aumentar um pouco o curso, e ainda ganahr pontos em conforto.

rubensx
27/04/2009, 16:37
pergutna de leigo que sou...

não fica meio, MOLE demais a suspensão? faz um efeito "pula-pula" ???

Rafael Kuzma
27/04/2009, 17:40
Não, pois uso amortecedores presurizados.

Já não sei como funcionaria a mesma com amortecedores convencionais.

Já aquele tradicional "pulinho" que da ao passar em "tartarugas" ou outras saliencias nem se sente com a suspensão traseira. nem as famosas costelas de vaca ( ou de qualquer outro animal )!!

[]'s

Kako
27/04/2009, 20:26
meus $0,02 cent's

Não esqueça da barra de tração, p/ evitar que o eixo gire sobre si mesmo, e tente montar esse sistema com o 1/4 da mola superior paralelo ao chão, tambem ajuda a evitar quebras.

na dianteira acredito que seja inviável pois a força gerada pela direção, vai quebrar a mola.

Quanto ao uso on-road, é fácil projetar uma trava p/ o sitema 3/4.

Falow!

equipeminas4x4
28/04/2009, 09:34
meus $0,02 cent's

Não esqueça da barra de tração, p/ evitar que o eixo gire sobre si mesmo, e tente montar esse sistema com o 1/4 da mola superior paralelo ao chão, tambem ajuda a evitar quebras.

na dianteira acredito que seja inviável pois a força gerada pela direção, vai quebrar a mola.

Quanto ao uso on-road, é fácil projetar uma trava p/ o sitema 3/4.

Falow!
usar isso na suspensão dianteira nem pensar.

[]´s

Pedro Freitas
28/04/2009, 10:54
usar isso na suspensão dianteira nem pensar.

[]´s

Deixa ele Marcel....
Esqueceu que é Hardcore :twisted::twisted::twisted::twisted:

equipeminas4x4
28/04/2009, 11:20
Deixa ele Marcel....
pelas fotos tá usando somente na suspensão traseira.

[]´s

DJunior
28/04/2009, 11:26
Deixa ele Marcel....

IMHO usar este tipo de suspensão na traseira já é Hardcore :twisted:.

[]'s

Dirceu

Rafael Kuzma
28/04/2009, 11:36
Então, em algum lugar na internet eu já vi um jeep que usava na dianteira tmb, eu tmb não tenho muita coragem de usar, mas ja pensei em algumas formas que talvez desse certo.

Mas que "abra" só na hora que o eixo "abaixar-se".

Eu uso só na traseira, ja usamos durante dois anos em um jeep e não tivemos problemas, usando ele de forma mista ( trilha leve, trilha hard-core, uso urbano, e uso universitário Hhehehe).

equipeminas4x4
28/04/2009, 11:55
Então, em algum lugar na internet eu já vi um jeep que usava na dianteira tmb, eu tmb não tenho muita coragem de usar, mas ja pensei em algumas formas que talvez desse certo.

Mas que "abra" só na hora que o eixo "abaixar-se".

Eu uso só na traseira, ja usamos durante dois anos em um jeep e não tivemos problemas, usando ele de forma mista ( trilha leve, trilha hard-core, uso urbano, e uso universitário Hhehehe).
no eixo dianteiro é pedir pra dar merda. O que eu faria é colocar uma cinta/cabo no centro do diferencial, pra ele não abrir as duas molas ao mesmo tempo, evitando uma série de problemas.

[]´s

Rafael Kuzma
28/04/2009, 16:33
Então.

Acho que está bom. Da pra fazer todas as trilhas Hard core que agente tem aqui, sem problemas, como ja testamos lá na pedra lisa mesmo sem bloqueio teve um resultado surpreendente.

melhor do que algumas coisas que andão pelas nossas trilhas aqui que da até medo de ver,

samukanvas
29/04/2009, 14:57
AGORA PARA DE PALHAÇADA E FALA DUMA VEZ

por que fica mais confortavel o sistema "BUGGY LEAF":rolleyes:

Se vc não sabe, o que está fazendo postando na área hardcore?

Utilize o botão pesquisa... :parede:

Renato Fraga
29/04/2009, 17:19
Pôxa, tinha um post do Fabiano Carraro aqui e sumiu, hehehehehe!!!!!!!!!!! Bem malcriado por sinal !!!!!!!!!!!

Deram fim nele???????

Falando do sistema 3/4 e elípse, apesar de bastante discutido em outros tópicos, eu particularmente vejo vantagens em utilizar este sistema uma vez que o ganho de amplitude da suspensão é significativo e ainda na minha opinião de uma forma mais eficiente que diante da utilização dos jumelos revolver e atriculados.

A questão é que o eixo não busca o chão apenas pela ação da gravidade, mas principalmente porque existe carga da mola, certo de que é bem menor que a força da mola principal, mas maior que o peso simplesmente do conjunto eixo mais rodas, pneus, etc etc etc. Resumindo em miudos, temos uma mola de ação progressiva tal como outros exemplos utilizados em feixes de molas ou mesmo em sistemas coil-over.

Existem alguns dispositivos que podem melhorar o desempenho e mesmo a segurança deste dispositivo, basicamente guiando esse 1/4 de mola evitando que o mesmo se desloque lateralmente. Com isso é possível usar inclusive na dianteira.

Abraços a todos

equipeminas4x4
29/04/2009, 17:44
Renato,

Eu utilizo este sistema no Kalango, mas não teria usado se na época existissem os AIR FUX.

[]´s

Rafael Kuzma
29/04/2009, 17:46
Falando do sistema 3/4 e elípse, apesar de bastante discutido em outros tópicos, eu particularmente vejo vantagens em utilizar este sistema uma vez que o ganho de amplitude da suspensão é significativo e ainda na minha opinião de uma forma mais eficiente que diante da utilização dos jumelos revolver e atriculados.

A questão é que o eixo não busca o chão apenas pela ação da gravidade, mas principalmente porque existe carga da mola, certo de que é bem menor que a força da mola principal, mas maior que o peso simplesmente do conjunto eixo mais rodas, pneus, etc etc etc. Resumindo em miudos, temos uma mola de ação progressiva tal como outros exemplos utilizados em feixes de molas ou mesmo em sistemas coil-over.

Existem alguns dispositivos que podem melhorar o desempenho e mesmo a segurança deste dispositivo, basicamente guiando esse 1/4 de mola evitando que o mesmo se desloque lateralmente. Com isso é possível usar inclusive na dianteira.

Abraços a todos

Então, esse ponto que eu queria discutir, como ele está "empurando" o eixo pra baixo se perde bem menos tração. e uma vantagem que eu percebi esse final de semana

o Jeep não tende mais a ficar inclinado quando está em situação de torção. a carroceria fica sempre alinhada.

Estou agora estudando umas melhoras! já estou fazendo em um jeep aqui ela pra "fora" do chassis vou mandar uma foto!
[]'s a paz volta a reinar.

Sergio Rocha
29/04/2009, 20:47
Então, esse ponto que eu queria discutir, como ele está "empurando" o eixo pra baixo se perde bem menos tração. e uma vantagem que eu percebi esse final de semana

o Jeep não tende mais a ficar inclinado quando está em situação de torção. a carroceria fica sempre alinhada.

Estou agora estudando umas melhoras! já estou fazendo em um jeep aqui ela pra "fora" do chassis vou mandar uma foto!
[]'s a paz volta a reinar.

Achei isso interessante.principalmente pelo custo.

[]'

samukanvas
29/04/2009, 21:09
Achei isso interessante.principalmente pelo custo.

[]'

Até o curso da 1/4... Depois disso funciona como uma suspa de feixe normal... Cuidado com isso.

Abs

Sergio Rocha
29/04/2009, 21:35
Até o curso da 1/4... Depois disso funciona como uma suspa de feixe normal... Cuidado com isso.

Abs

Adicione a isso um JR, mais rotulas e uma cinta limitadora presa no centro do eixo.

[]'

Renato Fraga
29/04/2009, 21:44
Exagero !!!!!!!!!!!!!!!

NA MINHA OPINIÃO ISSO TUDO SERVIRÁ APENAS PARA TORNAR O SISTEMA MAIS CRÍTICO. MAS NA VERDADE SÓ VALE A PENA SE POSSUIR AMORTECEDORES COM AMPLITUDE SUFICIENTE PARA ACOMPANHAR TODO ESSE CURSO.

O LANCE DAS CINTAS LIMITADORAS É BEM VINDO !!!!!!!!!!!!

ABRAÇOS

samukanvas
29/04/2009, 22:05
Adicione a isso um JR, mais rotulas e uma cinta limitadora presa no centro do eixo.

[]'

Sr., Acho que pode se transformar num problema. O revolver numa instalação simples já dá seus problemas, imagina amplificado por 1/4 de mola.

Se quer esse sistema, existe uma forma mais simples de aumentar o curso na minha opinião.

Eu deixaria o feixe o mais bem preso possível na mola do chassis...

Abs

juliano muller
29/04/2009, 22:07
Moçada, o Jeep que o Kuzma se refere, que usa esse sistema a mais de um ano é o meu! Eita sisteminha bão!Confesso que no começo fiquei meio receoso, mas via em revistas gringas e acreditei que daria certo! RECOMENDO MESMO!:palmas:

É claro que uso amortecedores Gringos pressurizados(PROCOMP)com curso grande, senão a suspensão ficaria bem limitada, e olha que se fossem maiores abriria mais ainda!:cry: Na foto abaixo notem que o jumelo ainda está pra tráz, pois a roda ainda desce mais 32cm, preciso colocar os amort. inclinados e por dentro do chassi, aí ganho mais curso!

Quanto a dianteira uso molas tipo TOY(by Kuzma), só que mais compridas e mais macias, por enquanto tá beleza, mas andão botando minhoca na minha cabeça(ADO) e tô pensando em tirar os feixes dianteiros e fazer dois COIL OVERS!:parede:
Ficam com um bom curso, macios e resistentes(com unibol nos link's claro)...

Abraço aos navegantes...:pipoca:

Rafael Kuzma
29/04/2009, 22:26
Opa!!!

Juliano
Então ja tenho a receita de onde e como colocar os amortecedores hehehe
Lembra do bernadão aqui na oficina vc presisa ver o quanto trabalha mesmo com os amortecedores originais naquela posição igual a do meu.

equipeminas4x4
30/04/2009, 10:35
Moçada, o Jeep que o Kuzma se refere, que usa esse sistema a mais de um ano é o meu! Eita sisteminha bão!Confesso que no começo fiquei meio receoso, mas via em revistas gringas e acreditei que daria certo! RECOMENDO MESMO!:palmas:

É claro que uso amortecedores Gringos pressurizados(PROCOMP)com curso grande, senão a suspensão ficaria bem limitada, e olha que se fossem maiores abriria mais ainda!:cry: Na foto abaixo notem que o jumelo ainda está pra tráz, pois a roda ainda desce mais 32cm, preciso colocar os amort. inclinados e por dentro do chassi, aí ganho mais curso!

Quanto a dianteira uso molas tipo TOY(by Kuzma), só que mais compridas e mais macias, por enquanto tá beleza, mas andão botando minhoca na minha cabeça(ADO) e tô pensando em tirar os feixes dianteiros e fazer dois COIL OVERS!:parede:
Ficam com um bom curso, macios e resistentes(com unibol nos link's claro)...

Abraço aos navegantes...:pipoca:
se esse sistema não for usado com cinta limitadora exatamente no centro do diferencial, podem ocorrer sim alguns problemas, como o jumelo dobrar e encostar na mola, quebra da cruzeta do cardan ou mesmo escapar a estria do cardan. Além disso suspensão tem q trabalhar abrindo de um lado ou de outro e não os 2 juntos. Mete o carro numa rampa pra abrir todo curso de suspensão, onde o ponto central do diferencial estiver com a suspensão toda aberta, é o máximo onde ele precisa chegar, daí pra baixo é chover no molhado e pedir pra ficar sem cardan.
Na minha opinião é um sistema simples e barato pra melhorar o curso, mas como diz um gringo dos infernos, não existe almoço grátis.

[]´s

Rafael Kuzma
04/05/2009, 14:07
Novas fotos!!

Ainda em montagem, espero até o final do dia postar fotos de tudo com o devido acabamento e pintado.

Abraços

Elmer_Jeep
04/05/2009, 15:19
Kuzma,

esse 1/4 de lamina vai preso só nos dois parafusos ali mesmo e tem aguentado o tranco ?

Sergio Rocha
04/05/2009, 15:28
Kuzma,

esse 1/4 de lamina vai preso só nos dois parafusos ali mesmo e tem aguentado o tranco ?

Quantos cms tem essa lamina, e de qual veículo ?

Toy ?

[]'

Rafael Kuzma
04/05/2009, 15:48
Sim usa-se parafusos 14x35 aço 10.9 rosca Unf com porca travante ( na foto está a porca dupla para facilitar o processo de montagem e desmontagem.

Não obitive problemas com os parafusos, apenas modifiquei o local da furação ( do primeiro que foi feito para este para evitar que a mola atrave-se.

A Mola é de fabricação propria para a a aplicação mede 500mm do centro do olhal até a ponta. Feita de aço Sae5160 (gerdau) temperado e revinido nos padrôes e critérios usados aqui na nossa empresa na tempera de molas.

Estou pensando em fazer um pequeno "cavalete" para a mola trabalhar dentro para reduzir a força lateral exercida. Não que eu ache necessario. mas concerteza mal não fará.

Rafael Kuzma
04/05/2009, 15:51
A Mola é de fabricação propria para a a aplicação mede 500mm do centro do olhal até a ponta. Feita de aço Sae5160 (gerdau) temperado e revinido nos padrôes e critérios usados aqui na nossa empresa na tempera de molas.

Esqueci da bitola

70 x 8mm mesma aplicação da Toyota band 1983 à 1995 (feixes de 3 ou 5 laminas).

Giovani
04/05/2009, 15:52
Olá Rafael!

Me desculpem os mais entendidos, mas vc não está criando um ponto de empenamento dessa mola (em verde, no anexo)?
Vc ganhou altura e um "molejo macio", mas às custas da resistência dessa única mola.
NMHO, a função desse sistema seria permitir apenas uma abertura maior da suspensão. Assim sendo, o olhal da mola 1/4 poderia ficar junto à longarina do chassi (azul). Vc tem o feixe de molas deslocado para fora da longarina, o que permitiria fazer um suporte com a curvatura correta da mola (vermelho), não ficando limitado ao desenho da longarina, como nos jeeps com o feixe na posição original. Assim o peso do jeep não ficaria o tempo todo sobre essa mola e ela teria uma vida mais longa.
E pode acontecer de entortar só 1 lado...:rolleyes:

Abs

samukanvas
04/05/2009, 16:13
Concordo com o giovani. Ainda ficaria mais fácil colocar uma trava nesse 1/4 se quisesse.

abs

Sergio Rocha
04/05/2009, 16:24
Essa foto mostra a susp já um pouco aberta.Com ela fechada não existe esse espaço.A 1/4 é uma lamina de Toy, fazendo o trabalho de uma lamina.Num cj não vejo porque quebrar.

A fixação eu deixaria com um parafuso, fazendo o papel de pino de centro e colocaria dois grampos de feixe.Igual a foto que postei anteriormente.

[]'

Rafael Kuzma
04/05/2009, 16:47
Opa.

1°- a trava tipo grampos de mola ficaria impossivel pois esse sistema a mola fica pra fora do chassis, talvez no outro em que ela acompanha o chassis possa ser feito assim

em quanto a os furos a mola já é temperada com os furos então acredito que não diminua Muito a resistencia.

2°-A mola tem um arqueamento que acompanha aquela curva do chassis como o Sergio disse ela não á ssuspensão esta aberta ai pois ele está levantado com macacos pelo "arrado".
ela fica sim com uma distancia do chassis, mas vale lembrar que ela não apoia "todo" o peso do veiculo, o mesmo está dividido com a parte fixa da mola ( tem bons textos sobre isso lá no pirate, vou procurar o link).

equipeminas4x4
05/05/2009, 10:27
Olá Rafael!

Me desculpem os mais entendidos, mas vc não está criando um ponto de empenamento dessa mola (em verde, no anexo)?
Vc ganhou altura e um "molejo macio", mas às custas da resistência dessa única mola.
NMHO, a função desse sistema seria permitir apenas uma abertura maior da suspensão. Assim sendo, o olhal da mola 1/4 poderia ficar junto à longarina do chassi (azul). Vc tem o feixe de molas deslocado para fora da longarina, o que permitiria fazer um suporte com a curvatura correta da mola (vermelho), não ficando limitado ao desenho da longarina, como nos jeeps com o feixe na posição original. Assim o peso do jeep não ficaria o tempo todo sobre essa mola e ela teria uma vida mais longa.
E pode acontecer de entortar só 1 lado...:rolleyes:

Abs
Seu eu fosse utilizar um sistema como esse, eu colocaria essa mola plana, na horizontal, encostada no chassi, até pra melhorar o curso que o diferencial descreve qd ela abre. Se ela já parte com essa inclinação, a tendência é ela levar o diferencial pra frete, qd a suspensão abre toda.

[]´s

Giovani
05/05/2009, 11:07
1°- a trava tipo grampos de mola ficaria impossivel pois esse sistema a mola fica pra fora do chassis, talvez no outro em que ela acompanha o chassis possa ser feito assim
Faz um "U" invertido e passa um pino. Já serve de "guia" para a mola. :pensativo:

2°-A mola tem um arqueamento que acompanha aquela curva do chassis como o Sergio disse ela não á ssuspensão esta aberta ai pois ele está levantado com macacos pelo "arrado".
ela fica sim com uma distancia do chassis, mas vale lembrar que ela não apoia "todo" o peso do veiculo, o mesmo está dividido com a parte fixa da mola ( tem bons textos sobre isso lá no pirate, vou procurar o link).
Vi os cavaletes, mas não reparei que eles não encostavam no eixo...
"Todo" é modo de dizer. É que pensei que a mola ficasse naquela posição com ele no chão. Manda uma fotin com ele no chão.:concordo:

Seu eu fosse utilizar um sistema como esse, eu colocaria essa mola plana, na horizontal, encostada no chassi, até pra melhorar o curso que o diferencial descreve qd ela abre. Se ela já parte com essa inclinação, a tendência é ela levar o diferencial pra frete, qd a suspensão abre toda.
É vero. Depois do batente do eixo, não precisa ter curva...

[]'s

Sergio Rocha
05/05/2009, 18:50
Pelo que eu entendi, com a susp em repouso, ela fica reta encostada no chassi.

[]'

Renato Fraga
05/05/2009, 21:00
Olá a todos.

Assuntos referentes à suspensão muito me atraem, e esse sistema de 3/4 de elípse particularmente avalio como uma solução bem simples e eficiente para obter amplitude e conforto na suspensão.

Houve um outro tópico que já foi discutido esse sistema mas não com a ênfase que está sendo aplicada neste tópico. Fiz vários posts por lá, mas quero prestigiar este tópico aqui, onde a discussão está sendo feita de uma forma mais direta ao assunto.

De acordo com as fotos anexadas:

foto 1: sitema de segurança, com trava que impede a abertura do 1/4 de mola em situações indesejadas

foto 2: suspensão totalmente aberta sem a tal trava

foto 3: esta foto foi retirada do outro tópico existente.

Através destas fotos pergunto:

Rafael Kuzma, houve uma razão específica para que o molejo fosse montado por fora da longarina????
Questiono isso pelo fato de exigir a criação de todo um aparato para apoiar o 1/4 de mola, dificultando ou inviabilizando outras alternativas adicionais ao sistema.
Outro contra de ser feito assim, é que deixa-se de ganhar mais um pouco de curso na suspensão.

Questão agora referente ao dispositivo de segurança:

Observando o tal dispositivo entendo que o "cavalete" é muito bem vindo afim de estabilizar essa fração de mola, impedindo que a mesma sofra deformações laterais.
Agora quanto à trava, eu particularmente acho desnecessário. Vejam que pra poder usar essa trava o 1/4 da mola deve ser configurado de uma forma diferente, onde provavelmente é bem mais brando e portanto com o mínimo de carga encosta à longarina, ficando maior parte do tempo repousado alí.
Entendo que trabalhando assim, não ocorre o efeito progressivo do molejo, onde até um certo ponto a mola atua com maior suavidade e somente após se apoiar, é que o resto do molejo atua com mais carga.
Estando permanentemente apoiado, só terá ação no "opentravel", quando a suspensão se abre, não sendo muito diferente a um jumelo articulado, aplicando uma carga bem pequena ao eixo.

Concluindo o princípio desse sistema, vejo que a maior vantagem é ter um curso maior com ação efetiva da mola o trajeto todo, e não de uma forma paciva, somente com a ação da gravidade tal como ocorre nos jumelos articulados.

Abraços a todos

Rafael Kuzma
06/05/2009, 00:24
Renato.

O fato de ser montado afastado do chassis é por vontade do proprio cliente por mim manteria ela embaixo do chassis mesmo, mas eu instalo muitas vezes aqui em minha empresa a suspensão pra fora do chassis para eliminar aquela sensasão de tombamento ao fazer uma curva. Mas eu sei que alem de diminuir o curso da suspensão essa solução ainda deixa o veiculo mais perigoso pois a tendencia de se levantar uma roda ao fazer uma curva em velocidade considerada é bem maior.

Isso é uma questão de gosto, no meu Jeep eu tenho a suspensão para o lado pois tenho eixo de rural e achei que o peso ficaria melhor distribuido sobre as tubeiras do eixo. mas pretendo usar essa mesma suspensão, é só acabar de fezer os parachoques ja vou passar o disco nos suportes do jumelo.

Analizando as fotos, nas duas primeiras não recebe nada em conforto pois com a trava a mola superior tem o mesmo efeito que o suporte do jumelo.

Na foto do Jeep do Juliano Muller ( ultima foto )

é o sistema que agente está fazendo, esse no caso foi a cobaia. Faz 2 anos que ele tem essa configuração e não apresentou fadiga na mola. e o jeep fez varias trilhas pesadas como tmb foi usado muito no dia a dia tanto por mim quanto pelo dono.

o interesante é que agente não percebe nenhum balanço e nenhum deslocamento lateral do eixo, o jeep trasmite uma boa segurança e é muito gostoso de brincar com ele, e é claro tem um motor de opala 6 cilindros e 4" ele é realemnte gostoso de acelerar.

bom espero ter esclarecido um pouco

Um abraço.

Walnei Boteon
06/05/2009, 12:41
Pessoal,

Tenho um bom curso na suspensão traseira mas sempre gostei dessa idéia do 1/4 elipse, montado conforme a 1ª foto do post #41. Estou pensando em montar isso no jipe com o cavalete e a trava e só liberar o 1/4 na trilha.

Mas tenho uma dúvida: Esse sistema é seguro se montado com jumelo articulado?

[]'s

Rafael Kuzma
06/05/2009, 16:02
Pessoal,

Tenho um bom curso na suspensão traseira mas sempre gostei dessa idéia do 1/4 elipse, montado conforme a 1ª foto do post #41. Estou pensando em montar isso no jipe com o cavalete e a trava e só liberar o 1/4 na trilha.

Mas tenho uma dúvida: Esse sistema é seguro se montado com jumelo articulado?

[]'s

Walnei, como ja foi discutido no começo do tópico acho que seria desnescesária tal combinação, pois não teria angulo suficiente nas cruzetas para acompanhar o curso da suspensão que ficaria de veras interessante. e na questão de segurança tmb acho que não seria uma boa combinação.

Sergio Rocha
06/05/2009, 19:06
Walnei, como ja foi discutido no começo do tópico acho que seria desnescesária tal combinação, pois não teria angulo suficiente nas cruzetas para acompanhar o curso da suspensão que ficaria de veras interessante. e na questão de segurança tmb acho que não seria uma boa combinação.

O Caveirão do Rodrigo tem mais de 1 metro de curso. O que tem que descer é um lado de cada vez, com uma cinta que limitasse o centro do eixo, não vejo problema.

O maior problema, para quem não tiver um eixo bemmmmmm largo( rural F-75), vai ser a carroceria.
No meu caso a minha limitação está justamente aí.Teria que trocar os eixos e recortar toda a lata.o JR já está limitado na lata.

[]'

Rafael Kuzma
06/05/2009, 20:02
O Caveirão do Rodrigo tem mais de 1 metro de curso. O que tem que descer é um lado de cada vez, com uma cinta que limitasse o centro do eixo, não vejo problema.

O maior problema, para quem não tiver um eixo bemmmmmm largo( rural F-75), vai ser a carroceria.
No meu caso a minha limitação está justamente aí.Teria que trocar os eixos e recortar toda a lata.o JR já está limitado na lata.

[]'

O caveirão que vc fala é a cherokee??
Se for ela tem mais curso na flage da cruzeta que vai no Pinhão.

claro mas para a suspensão descer os dois lados juntos não é muito comun né.

Sergio Rocha
06/05/2009, 20:45
O caveirão que vc fala é a cherokee??
Se for ela tem mais curso na flage da cruzeta que vai no Pinhão.

claro mas para a suspensão descer os dois lados juntos não é muito comun né.

Ela mesma.

Muito comum sim.Desce uma pedra de frente ou acelera forte subindo, que abre direto.

[]'

juliano muller
06/05/2009, 22:07
Beleza Guri!

Esse tópico rendeu eim!Rssss....:putz:

Abraço! obs:Valeu pelo bloco!:dance:

Renato Fraga
06/05/2009, 22:56
(Walnei, como ja foi discutido no começo do tópico acho que seria desnescesária tal combinação, pois não teria angulo suficiente nas cruzetas para acompanhar o curso da suspensão que ficaria de veras interessante. e na questão de segurança tmb acho que não seria uma boa combinação.)

[]'

Quero fazer uma consideração a essa questão discutida aqui por vocês:

Foi citado o exemplo da cheroka do Rodrigo que utiliza 4 link.

Numa suspensão 4 link ou mesmo 3 link, o comportamento do cardã é bem diferente do que no caso das suspensões de feixe de molas, no que diz respeito ao trabalho da luva e dos garfos das cruzetas.

Como este tipo de suspensão descreve um arco e o centro deste é o ponto de fixação do link longitudinal, e esse ponto geralmente está espacialmente bem próximo de onde o cardã começa, o serviço telescópico da luva é bem menos requisitado. Em relação aos garfos, pelo menos no pinhão, o mesmo acompanha este movimento de arco, mantendo alí pelo menos um ângulo bem constante.

Admito que somente na saída da Tcase é que veremos problemas, principalmente se o cardã for curto.

Portanto numa preparação de suspensão, não basta apenas ter molas, jumelos, amortecedores etc etc etc. É preciso começar bem lá de tráz, observando vários fatores inclusive reservando espaço para os pneus em relação à lataria.

E endossando o que já foi abordado, as cintas limitadoras são muito bem vindas em qualquer suspensão ampla. É até uma questão de segurança.

Abraços

Dudu-JCER
07/05/2009, 08:05
E ae galera parabéns pelo tópico de vocês é de altíssimo nível...
Bem, eu e Bachir membros do JCER de São João del Rei estamos planejando uma suspa dessa "Buggy Leaf", para minha Rural...
Preciso da ajuda de vocês pois aqui na região não tem ninguém que tenha feito esse serviço, então teremos que explicar direitinho para quem for fazer o serviço...
As dúvidas são:
Se existe um angulo ou posição que o jumelo tenha que ficar depois de montado para que ele tenha um molejo para ambos os sentidos...???? e no caso de jumelo articulado ele teria que ficar totalmente aberto ou um pouco fechado...???
Qual o tamanho da 1/4 de mola, comprimento...???
Quanto necessário deixar a mola pra fora do chassi...???
A cinta limitadora poderia ser presa, do eixo na lata ou teria que ser feito um suporte atravessando de um lado ao outro no chassi...???
Desculpe se tumultuei a discussão...
Valeu

Rafael Kuzma
07/05/2009, 10:06
E ae galera parabéns pelo tópico de vocês é de altíssimo nível...
Bem, eu e Bachir membros do JCER de São João del Rei estamos planejando uma suspa dessa "Buggy Leaf", para minha Rural...
Preciso da ajuda de vocês pois aqui na região não tem ninguém que tenha feito esse serviço, então teremos que explicar direitinho para quem for fazer o serviço...
As dúvidas são:
Se existe um angulo ou posição que o jumelo tenha que ficar depois de montado para que ele tenha um molejo para ambos os sentidos...???? e no caso de jumelo articulado ele teria que ficar totalmente aberto ou um pouco fechado...???
Qual o tamanho da 1/4 de mola, comprimento...???
Quanto necessário deixar a mola pra fora do chassi...???
A cinta limitadora poderia ser presa, do eixo na lata ou teria que ser feito um suporte atravessando de um lado ao outro no chassi...???
Desculpe se tumultuei a discussão...
Valeu

Opa, não tumultuou.

Como agente já discutiu no começo do tópico a combinação do Buggy leaf com JR não parece ser uma solução agradavel.

A cinta limitadora deve estar sempre presa ao chassis, lembrando que um tranco poderá vir a danificar ( até mesmo rasgar) parte da lataria aonde será feita a fixação.

a mola que eu uso é uma mola que eu fabrico especialmente para esse uso e ela mede 500mm é da mesma bitola da mola da toyota 70mm de largura x 8mm de espesura.
vou fazer um pequeno esboço no paint mesmo para vc ver.

abraço!

Rafael Kuzma
07/05/2009, 10:53
Sei que está tosco, mas da pra ter uma ideia melhor

Pedro Bachir
07/05/2009, 13:21
rafael e all,

e quanto à inclinação do jumelo? tomando como referência uma linha vertical, o jumelo deve fazer uma ângulo de aproximadamente 45º como nas suspensões normais ou esse ângulo deve ser diferente em razão da 1/2 mola? :pensativo:

obrigado e parabéns pelo tópico! :palmas:

Rafael Kuzma
07/05/2009, 13:31
Opa!

O angulo de aproximadamente 45° tras um pouco mas de conforto, no caso desta suspensão em especial eu prefiro deixar com esse angulo para ele ter sempre a tendencia a trabalhar para "tras".
Para não acontecer de "puxar" o eixo para frente, junto com a "1/2" mola.

Sergio Rocha
07/05/2009, 18:33
Quero fazer uma consideração a essa questão discutida aqui por vocês:

Foi citado o exemplo da cheroka do Rodrigo que utiliza 4 link.

Numa suspensão 4 link ou mesmo 3 link, o comportamento do cardã é bem diferente do que no caso das suspensões de feixe de molas, no que diz respeito ao trabalho da luva e dos garfos das cruzetas.

Como este tipo de suspensão descreve um arco e o centro deste é o ponto de fixação do link longitudinal, e esse ponto geralmente está espacialmente bem próximo de onde o cardã começa, o serviço telescópico da luva é bem menos requisitado. Em relação aos garfos, pelo menos no pinhão, o mesmo acompanha este movimento de arco, mantendo alí pelo menos um ângulo bem constante.

Admito que somente na saída da Tcase é que veremos problemas, principalmente se o cardã for curto.

Portanto numa preparação de suspensão, não basta apenas ter molas, jumelos, amortecedores etc etc etc. É preciso começar bem lá de tráz, observando vários fatores inclusive reservando espaço para os pneus em relação à lataria.

E endossando o que já foi abordado, as cintas limitadoras são muito bem vindas em qualquer suspensão ampla. É até uma questão de segurança.

Abraços

Renato

Não fui muito feliz no exemplo que dei.O que eu na verdade quero dizer é que a cinta limitadora, será bem vinda para evitar um exagero na descida do eixo.

O eixo pode descer mais de um metro, nas extremidades, se no centro ele estiver seguro por uma cinta.Respeitados os limites da carroceria. Claro que estou falando de eixo traseiro.

[]'

Sergio Rocha
07/05/2009, 18:36
Opa!

O angulo de aproximadamente 45° tras um pouco mas de conforto, no caso desta suspensão em especial eu prefiro deixar com esse angulo para ele ter sempre a tendencia a trabalhar para "tras".
Para não acontecer de "puxar" o eixo para frente, junto com a "1/2" mola.

:pensativo::pensativo::pensativo:

[]'

Dudu-JCER
28/05/2009, 09:09
Bom dia, gostaria de contar com a ajuda de vocês:
Eu criei um tópico da reforma da minha Rural, mais conhecida como Land Willys:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55937
Eu estou com algumas dúvidas, sobre a Suspa que vou montar, vou fazer Buggy leaf e colocar os Kit de Band... já lí bastante esse e mais alguns tópicos, só que aqui no fórum só encontrei esse sitema em Jeep. Na Rural acontecem algumas diferenças, como modelo do chassi diferente, e tamanho....
Será que alguém já viu esse sistema em Rural, ou saberia me dá umas dicas...
Obrigado

Dudu-JCER
05/06/2009, 07:50
Bom dia, gostaria de contar com a ajuda de vocês:
Eu criei um tópico da reforma da minha Rural, mais conhecida como Land Willys:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55937 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55937)
Eu estou com algumas dúvidas, sobre a Suspa que vou montar, vou fazer Buggy leaf e colocar os Kit de Band... já lí bastante esse e mais alguns tópicos, só que aqui no fórum só encontrei esse sitema em Jeep. Na Rural acontecem algumas diferenças, como modelo do chassi diferente, e tamanho....
Será que alguém já viu esse sistema em Rural, ou saberia me dá umas dicas...
Obrigado

Ainda estou aguardando ajudas...
Obrigado

Rafael Kuzma
05/06/2009, 09:05
Kitzan.

Desculpas cara eu to meio sem tempo essa semana, olhei o seu tópico mas ainda não pude ajudar, mil desculpas cara to nos preparativos pra fenajeep+ semanas de provas+oficina cheia+noites sem dormir. prometo que até amanha eu dou uma vasculhada por lá.

aquele abraço!

Dudu-JCER
05/06/2009, 16:05
Kitzan.

Desculpas cara eu to meio sem tempo essa semana, olhei o seu tópico mas ainda não pude ajudar, mil desculpas cara to nos preparativos pra fenajeep+ semanas de provas+oficina cheia+noites sem dormir. prometo que até amanha eu dou uma vasculhada por lá.

aquele abraço!

Beleza Rafael mas desde já agradeço...
Valeu