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fugger
08/11/2004, 19:39
Caros

O Leopoldo comentou em outro tópico algo sobre a altura correta de instalação de motores adaptados em relação ao chassi.

Pergunto-lhes:

Existe realmente alguma forma correta de instalar um motor adaptado em relação ao chassi? Não estou dizendo a inclinação do motor, mas da altura mesmo.

[]´s

Afonso Carlos
08/11/2004, 22:39
Ok, a alturs está diretamente relacionada, com o curso para cima do eixo, ou seja a altura minima do motor no caso dos Jeeps e a que não permite contato do carter ou outras partes do motor com o eixo.

É muito simples fazer está medição, solte os grampos levante o eixo até os batentes e meça a distancia.

Um abraço Afonso Carlos.

leopoldo
09/11/2004, 00:40
Eu vou complementar dizendo o seguinte:

- Quando o eixo sobe, não pode bater, por exemplo, no carter do motor ou qualquer outra parte como alternador, bomba de ar condicionado, ou caixa de direção, etc... etc... etc ....
Se o bojo do carter do novo motor é para frente, como no caso dos motores maverick 3.0, é melhor colocar o carter do BF em vez de montar o motor mais para cima. Alguns motores possuem opções de tipos de carter - outros..... não. Se não houver, será necessário pensar em novos batentes de suspensão para evitar os impactos ou mesmo colocar o motor mais para cima.

Lembrem que quanto mais alto, maior o CG e mais perigoso o jeep fica nas curvas.

Lembrem-se também do nível de cubas de carburadores ou mesmo o nível de óleo no carter.

- O mesmo vale para o cardã dianteiro. Cuidado com algumas montagens onde o motor de arranque é montado por baixo da linha d'água do girabrequim. Quando a suspensão "sobe", o cardã (nem a cruzeta) não pode bater na lateral do carter, calçar na carcaça do arranque ou no espelho da caixa seca.

- Quando se instala um motor dentro do cofre, pense em opcionais (mesmo que seja remota a possibilidade) como bombas de direção hidráulica e ar condicionado, ou bombas de ar comprimido.
Melhor prever espaço a mais do que lamentar depois.

- Quando instalar um motor, procure ter certeza que o capô poderá ser fechado com o filtro de ar colocado no lugar.

- Cuidado em deixar espaço suficiente entre o radiador e a hélice ou o espaço para a ventoínha elétrica e também espaço para o servo freio e coluna de direção.

- Quando se instala um novo motor (desconhecido no jeep), cuidado com os espaços reservados para o cambio/reduzida e o cardã traseiro.

E não menos importante:

verificar o posicionamento e orientação das mangueiras de cima e de baixo do radiador.......... já ví montagens que ao final não haviam mangueiras que pudessem ser colocadas sem bater em hélices, polias, correias, etc... etc... etc.

Lembrem-se :

Depois de tudo soldado e pintado, um erro pode custar semanas de reconfiguração além da enorme frustração. Então é bom pontear e verificar tudo antes de sair fazendo cordões de solda para tudo que é lado.