PDA

Ver Versão Completa : CARCAÇAS de PNEUS

Ian Moreira
08/11/2004, 18:50
Tenho acompanhado no noticiário, o desenrolar da liberação ou não da importação de carcaças para o Brasil, mas gostaria de mostrar algumas coisas que eu já lí.

isso aí embaixo eu tirei do seguinte endereço: http://www.trf2.gov.br/jurisprudencia/info22.htmespecialixado em JURISPRUDÊNCIA

5ª Turma

Empresa do Paraná poderá importar carcaças de pneus para fabricar remoldados

O Desembargador Federal Raldênio Bonifacio Costa, da 5ª Turma do TRF-2ª Região concedeu liminar que permite a uma indústria paranaense importar da Europa carcaças de pneus usados, para a fabricação de pneus remoldados. De acordo com a decisão do magistrado, as licenças de importação, que são fornecidas pelo Departamento de Operações de Comércio Exterior - DECEX, deverão ser fornecidas na mesma proporção em que a empresa coletar e encaminhar para a reciclagem pneus velhos abandonados nos lixões e terrenos baldios da Região Metropolitana de Curitiba, nos termos da Resolução nº 258, de 1999, do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente.
A decisão foi proferida nos autos do agravo de instrumento apresentado pela BS Colway Remoldagem de Pneus Ltda. e determina que o DECEX expeça as licenças para importação de pneus usados. A BS Colway havia ajuizado um mandado de segurança na Justiça Federal do Rio contra a determinação do órgão, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, de impedir, através da Portaria nº 8, de 25 de setembro de 2000, a importação de pneus usados. Contra a sentença da JF, que negou o pedido de liminar apresentado pela empresa no processo, a BS Colway propôs o recurso que foi analisado pelo Desembargador Raldênio. O mérito do mandado de segurança ainda será julgado pelo Juízo de 1º Grau.
A importação de pneus usados para consumo já havia sido proibida pela Portaria DECEX nº 8, de 1991, mas a importação como matéria-prima para a remoldagem foi aprovada pelo comunicado nº 02, de 1997, do mesmo departamento. Mas no ano de 2000, a Portaria nº 8, também do órgão, proibiu a importação de pneus usados para qualquer fim. Em suas razões, a BS Colway - que surgiu da associação do grupo paranaense BS de Piraquara, com a inglesa Colway - sustentou que os pneus nacionais não se prestariam para a remoldagem, porque, de acordo com laudo do Inmetro, não apresentariam as especificações técnicas necessárias, devido ao desgaste provocado pela más condições das estradas nacionais e ao hábito do usuário brasileiro de só trocar os pneus quando estes já estejam inservíveis.
A BS Colway alegou também que o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro - autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - teria atestado que os pneus remoldados, graças à tecnologia atualmente empregada em sua industrialização, adquiririam as mesmas características dos pneus novos. Além disso, a empresa argumentou que a Secretaria de Comércio Exterior - SECEX, através de sua Portaria nº 02, de 8 de março de 2002, permitiria a importação de pneus remoldados dos países do Mercosul, favorecendo empresas estrangeiras em detrimento das nacionais, o que, para a BS Colway, violaria o princípio constitucional da isonomia de direitos.
Conforme a decisão proferida pelo Desembargador Federal Raldênio Bonifácio Costa, a BS Colway poderá obter as licenças para importação de carcaças de pneus, como matéria-prima para a fabricação de pneus remoldados, o quanto forem necessárias, na proporção do quantitativo de pneus inservíveis, coletados e destruídos pela empresa, nos termos da Resolução nº 258/99, do CONAMA. Os pneus coletados deverão ser encaminhados para a Usina de Xisto da Petrobrás, em são Mateus do Sul, Paraná. Lá, eles serão picados em pedaços de 8cm por 8cm, misturados com rocha de xisto betuminoso e transformados em óleo, gás e outros derivados extraídos do xisto, completando o ciclo de reciclagem.
No entendimento do relator do processo, a proibição de importar as carcaças inviabilizaria a própria atividade econômica da BS Colway. Dr. Raldênio destacou, em sua decisão, que a Constituição Federal assegura às empresas brasileiras tratamento favorecido e que esta regra foi violada com a determinação do DECEX de permitir a importação de pneus remoldados de países do Mercosul e proibir a importação de carcaças pelas indústrias nacionais de remoldados: “Observando o contido no artigo 170, inciso IX da Constituição Federal de 1988, e, ainda, o princípio da isonomia e a própria inviabilização da empresa, entendendo presentes os seus pressupostos, defiro o pedido.”
u Proc. 2002.02.01.038547-6

Leia e releia se for preciso, Sei que não é fácil, mas será que a a 3K também não consegue?

mesmo assim também já está em apreciação na camara dos deputados olhem abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/

Ian Moreira
08/11/2004, 19:30
Alguns LINKS, para se tirar dúvidas:

http://www.bscolway.com.br/documentos/ProjetoDeLei_SenadorFlavioArns2003.htm

http://www.camara.gov.br/internet/ordemdodia/integras/245593.htm

http://www.sfiec.org.br/fiec-hoje/marco2004/22/noticia13.htm

outra autorização bem recente: 13/09/2004:

http://www.stj.gov.br/webstj/Noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=11839
http://www.espacovital.com.br/asmaisnovas13092004i.htm

Klendatu
08/11/2004, 20:59
Importar lixo eh totalmente inaceitavel!

leovalle
08/11/2004, 21:30

Klendatú,

Por acaso você é importado? :shock:

[]'s

Bomba
08/11/2004, 23:54
Já vi esse filme antes...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5273&postdays=0&postorder=asc&start=20

Vai começar tudo de novo... :roll:
[]s sem nem esquentar a cabeça,

Klendatu
09/11/2004, 07:54
Eh isso,
já disse tudo o que penso sobre isso nesse outro tópico.

andretomasi
09/11/2004, 10:06

Klendatú, por acaso você é importado? :shock:

LeoGibson matou a charada :twisted: :D

[ ]´s

bruno_
09/11/2004, 10:16

Mas se precisa do lixo e não tem o lixo aqui, tem que importar mesmo!!! :evil:

Sergio Rocha
09/11/2004, 17:15
Lixo pra eles.
Pra nós materia-prima.
[]'

lg_gustavo
09/11/2004, 18:12
DE NOVO ISSO ???

Lá vem pedrada com a brincadeira...
Tô começando a desconfiar que o Klendatu é:

1 - Dono de fábrica de pneu, ou
2 - Fazendeiro produtor de látex, ou
3 - Seringueiro - fica lá no meio do mato tirando leite do (todo mundo sabe o resto...), ou
4 - Repetitivo, ou
5 - Insistente, oi ainda
6 - Chato mesmo.

:twisted:

Brincadeiras a parte

Galera....já discutimos isso antes e agora estamos discutindo em mais 2 novos tópicos. PRA QUE ???

[]s

Ian Moreira
09/11/2004, 18:27
DE NOVO ISSO ???

:twisted:

Galera....já discutimos isso antes e agora estamos discutindo em mais 2 novos tópicos. PRA QUE ???

[]s

O único intuito é mostrar isso para alguém que possa se interessar ou se beneficiar :wink: talvez alguém tenha pesquisado e não tenha encontrado esses artigos :roll:

Sergio Rocha
09/11/2004, 19:19
Falta de coisa melhor pra fazer :lol:

[]'

andretomasi
09/11/2004, 21:05
Gustavo, eu voto na 6ª opção :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s também sem nada pra fazer (hoje) :x

Ian Moreira
10/11/2004, 08:17
Falta de coisa melhor pra fazer :lol:

[]'

Pior Viu :lol:

Sergio Rocha
10/11/2004, 08:45
Como já tem + de 24 hs do último post, acho q ele arrumou o q fazer :lol:

andretomasi
10/11/2004, 14:01
sobre sobre oq estão falando de mim:

aqui pra vcs:

Já enjoou esse teu auto-retrato Klendatu, toda vez que fica nervosinha manda ele :twisted:

Klendatu é o de baixo, cagando pra dentro: :twisted:
http://sunsite.berkeley.edu/T-Shirts/egfenton/skeleton.gif

[ ]´s

Cotrim
11/11/2004, 17:31
Pessoal,

Indiferente da posição do Klendatu, deixem essas trocas de flores para o Moderados.

Importar o que não temos, mesmo que seja usado, não acho errado. Errado é importar o que temos, mesmo que seja novo. Tem umas bonecas por aí que ficam importando pickups americanas, tendo excelentes máquinas por aqui.

Quanto aos pneus, assisti uma entrevista com o presidente da BS Colway e concordei com algumas coisas que ele falou. Embora não acredite em pneus remoldados para carros de passeio, acho que as carcaças importadas, principalmente da Europa Ocidental e dos Estados Unidos, é uma fonte de matéria prima para essas fábricas, pois as carcaças são muito mais novas que as nossas, pois eles não usam os pneus até aparecer o aço.

[]'s

elcio
11/11/2004, 17:55
Importar o que não temos, mesmo que seja usado, não acho errado. Errado é importar o que temos, mesmo que seja novo.
[]'s

concordo com vc, mas esse lance de importar carcaças, na minha opiniao tem que ser bem pensado.
eu acho que o parque industrial brasileiro permite fabricar uns pneus bacanas.
agora se o pessoal começar a importar essas carcaças em larga escala vai acabar prejudicando a industria nacional, que vai ter o seu volume de produçao prejudicado.
mas pagar quase 200,00 por um pneu 165/80/13 pra por no 4x2 eh muiiiiito foda.

[]´s

leitao
21/11/2004, 00:13
PessoALL,

Se o pneu reformado custa mais barato, tem índices de qualidade, durabilidade, segurança similares ao dos pneus novos e ainda por cima contribuem para o ecosistema uma vez que adiam o descarte de material poluente... por que não?

O que temos que lutar e reclamar é contra pneus reformados caros, com alto índice de defeitos, inseguros... DE reformadoras que aceitam fazer lixo.

TEmos que reclamar da baixa qualificação técnica de borracheiros e muitas lojas de pneus que nem saber fazer um conserto decente em nosos pneus ou que aceitam fazer consertos em pneus que não aceitam qualquer conserto com segurança.

Reclamar das nossas estradas.

REclamar do estado que permite que carros, caminhões e ônibus velhos e sem manutenção rodem por aí. Muita gento roda por aí com pneus carecas ou pior com pneus no aço, ou ainda pior com pneus aparentemente bons mas que foram consertados com gatilhos... Estes são os verdadeiros pneus perigosos que podem estourar de uma hora para outra. OS pneus consertados... pneus novos ou reformados com defeito vão ficando deslocados aos poucos... aparecem vibrações, vazamentos, só estouram que houvem muito abuso.

Pneus consertados/engatilhados estouram de uma hora para outra. Um perigo.

Câmara de ar em pneu de passeio é gatilho.

Conserto tipo macarrão é provisório, deve ser substituído assim que possível por conserto apropriado e definitivo.

MAnchão é para pneu de caminhão... é proibido para pneu de passeio.

Eu vejo absurdos todos os dias em minhas lojas...

Pneu reformado é dos males o menor...

Eu uso pneus reformados (os 4) no meu Pálio 1.6 16V. Tenho 2 Black Star a 3 anos que estão com mais de 40 mil Km e mais de 6mm de profundidade, coisa de louco :shock: .