alemaoloco
26/04/2009, 12:10
Salve!
É possível a instalação de um módulo flex no vitara? Alguém já fez? Isso implicaria troca da bomba? Explico: meu vitara faz 6km/l na cidade, to achando o consumo um pouco alto. Ja troquei velas, filtros, motor ta no ponto, redondinho, porém o consumo não cai.
Conversei com um mecânico de sportage que disse que isso é perfeitamente possível e viável.
Jalisson
26/04/2009, 14:50
Amigo,
Estou aguardando seu contato.
Mandei MP.
Abraços.
leo cabral
26/04/2009, 16:55
Conversei com um mecânico de sportage que disse que isso é perfeitamente possível e viável.
Possível sim, viável não
resumidadente, você ira estragar seu motor. pois Suzuki e alcool não combinam.
Juliano Nitsch
26/04/2009, 18:31
Olá...
É possível e totalmente viavel desde que sua manutenção esteja em ordem e esteja preparado pra gastar uns R$ 600 (Kit + bomba, pq vai dar problema) !! Quanto ao motor segue as dicas dada por um dos fornecedores de gerenciadores:
Verificação geral do estado do veículo como:
http://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gif
Velas e cabos de velashttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifTroca de óleo do motorhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifFiltro de combustível e de óleohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLíquido de arrefecimentohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifLimpeza dos bicos injetoreshttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor Sonda Lambdahttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifBomba de combustívelhttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifOu qualquer outro defeitohttp://www.fullflex.com.br/2009/img_2009/seta_laranja.gifSensor MAP Estes itens devem ser verificados e trocados caso haja necessidade, devido o veículo ter funcionado um longo período com gasolina. Esse combustível provoca uma grande carbonização interna no motor, como borra de óleo e alto grau de ferrugem no líquido de arrefecimento.
Ao utilizar o álcool por ser um combustível mais frio e limpo, a carbonização deixada pela gasolina nas válvulas internas da câmara de combustão começa a se soltar e pode provocar um desgaste prematuro do comando das válvulas, do catalisador e até a queima da bomba de combustível.
Não recomendamos a instalação para veículos com mais de 100.000 km, ressalvo a veículos que sempre efetuaram manutenção preventiva e que estejam em perfeito estado de funcionamento. Porém, é importante ainda uma revisão nos itens básicos para instalação.
Para este sistema funcionar corretamente há alguns sensores nos veículos que devem estar em perfeito estado de funcionamento, como o sensor MAP, sensor da Sonda Lambda e bicos injetores limpos. Caso haja alguma deficiência nestes sensores, o módulo do veículo irá receber informações errôneas, nas quais serão passadas para o gerenciador bi-combustível, que irá gerar consequentemente cálculos errados para o veículo, causando assim falhas na economia.
Bomba de combustível: As condições da bomda de combustível deve ser analisada por um profissional qualificado. Se sua bomba de gasolina estiver em boas condições, não é necessário efetuar a troca de imediato. Caso esteja em más condições, opte por uma flex ou álcool.
Filtro de combustível: Devido o álcool ter propriedade de limpar as impurezas deixadas pela gasolina, a substituição do filtro de combustível deverá ser feita entre 500 e 1.000km após a conversão. Este período de tempo entre a conversão e a troca do filtro é necessária para que ocorra a completa limpeza pelo filtro antigo. Ao efetuar a troca do filtro, o sistema de combustível estará completamente limpo dos resíduos deixados pela gasolina. As posteriores trocas do filtro deverão ocorrer conforme especificado pelo fabricante de seu veículo.
Vantagens do alcool:
- Combustível ecologicamente correto, o álcool não afeta a camada de ozônio e é obtido de fonte renovável.
- Como é obtido da cana-de-açúcar, ajuda na redução do gás carbônico da atmosfera, através da fotossíntese nos canaviais.
- Seguindo recomendações específicas, pode ser misturado ao diesel, e à gasolina, como também pode ser utilizado sem aditivos, sem que com isso o motor sofra.
- O álcool não contamina o óleo.
- Refrigera a câmara de combustão.
- Aumenta a vida útil do motor.
- O álcool por ser mais limpo e seco, irá efetuar a limpeza das peças e componentes do motor que podem acumular impurezas deixadas pela gasolina.
Aí estão as dicas agora vc decide, só espero ter ajudado !!
Já instalei kit flex em vários carros, usados, novos, Jeeps etc... ninguém reclamou, elogiam, principalmente por não ter q c desfazerem por exemplo de Grand Cherokee V8, Pajero V6, Santa Fé V6, SideKick 1.6 16V, etc...
Minha dica: Saia dos mais baratos, procure os q possuem leitura da sonda lambda, o funcionamento e melhor e proporcionam mais economia.
Bom é isso aí, té mais...
Hans Beran
10/05/2009, 12:41
Julinos, comprei um Wrangler 98 e qual dos flex que vc recomendaria para colocar nele, ele está com 110.000 km. Vc conhece este http://www.motorspice.com.br
Obrigado
Hans
Nossa gasolina já vem em tese com quase 30% de álcool, fora os postos que ainda adulteram.
Assim sendo, qualquer carro no Brasil já é meio que flex.
🤔😁
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.