PDA

Ver Versão Completa : Como istalar Contagiros externo no Samurai 98?



ddfreitas
25/04/2009, 20:30
Alguem já instalou contagiros no Samurai 98?

Qual modelo comprar?

É facil a instalação? Alguem tem esquema de instalação?

ddfreitas
25/04/2009, 20:37
Achei um tópico na internet, mas não responde a minha pergunta acima. Entretanto vale a pena conferir.

Todos os contagiros necessitam de um sinal de "pulsos" que retrate a informação de rotação do motor . Este sinal pode ser captado de alguns pontos chaves do sistema elétrico . Normalmente e em quase todos os modelos de CG a recomendação básica é para tomada deste sinal de pulsos da Bobina de Ignição - nomeado como polo negativo da bobina . A bobina de ignição faz parte dos componentes elétricos/eletrônicos do carro designados a produzir a faisca nas velas .

DIFERENÇA ENTRE MOTORES : cilindros & tempos
O numero de cinlindros e de tempos de um motor é um item importante na configuração do conta giros , pois conhecendo estes detalhes é possivel configurar o calculo da rotação pelo numero de pulsos gerado no sistema eletrico (faisca/velas) . Os motores de 2 tempos geram 1 faisca por cilindro a cada volta , diferente dos motores a 4 tempos onde "tradicionalmente" eram geradas 1 faisca a cada 2 giros . Os veiculos mais atuais já não mais utilizam o "distribuidor" , portante geram faiscas a cada giro do motor (4 tempos) - veja distribuição eletronica mais abaixo.
BOBINA SIMPLES X BOBINA DUPLA
Os veículos mais tradicionais utilizam uma ÚNICA bobina de ignição (bobina simples), e um conjunto "mecanico" - o DISTRIBUIDOR - que se encarrega de direcionar a ALTA TENSÃO (alguns kilovolts) a vela do cilindro apropriada . Este sistema além do complexo mecanico , produz o desgaste da peça giratória - cachimbo - que deve ser substituida quando isto ocorrer . A grande maioria dos carros atuais já dispensaram a utilização do DISTRIBUIDOR MECANICO , optando vantajosamente pela distribuição ELETRÔNICA .
Como isto é feito ? Simples: ao invés da tradicional bobina , emprega-se 2 bobinas -BOBINA DUPLA (ou mais) . Neste processo a faísca é sempre direcionada a um PAR DE CILINDROS . O chaveamento entre as duas bobinas é especialmente desenhado pela central eletrônica do carro , de modo a direcionar a faísca aos cilindros que estão no ponto superior de ignição (tempo de ignição) . Conforme o sistema de ignição - bobina simples ou dupla - número de cilindros , o conta giros deverá ser configurado apropriadamente para a "contagem" correta dos pulsos. Existem também as chamadas bobinas eletrônicas , onde todo o conjunto eletrnico de chaveamento (circuito) é "encapsulado" junto.
A entrada de sinal de pulsos de um contagiros deve ser de alta impedancia para não carregar ( mínima influência ) o sistema elétrico do carro . Em função da SENSIBILIDADE desta entrada de sinal , muitas vezes a tomada do sinal de pulsos pode ser executada por uma simples CAPTAÇÃO do campo elétrico-magnético criado pelos cabos de velas . Este procedimento é simples: enrola-se sobre o cabo de vela algumas voltas do fio de sinal "encapado" - SEM CONTATO ELÉTRICO !! . Em função da SENSIBILIDADE do produto , a indicação dos RPM será perfeita .
Importante: com o motor em funcionamento , circula pelos cabos de vela uma voltagem bastante elevada - alguns Kilovolts . Quando em bom estado , a camada externa de isolação desses cabos é suficiente para impedir que esta alta voltagem "escape" e provoque algum tipo de choque elétrico a um usuário que esteja manipulando próximo aos cabos . Porém , em algumas situações criticas , como presença de água , umidade , isolação dos cabos danificada ou carbonizada , com o motor em funcionamento , o perigo de um choque eletrico torna-se mais evidente , todo cuidado é recomendado . Com o motor desligado , não existe mais a presença desta alta voltagem .
ERROS MAIS FREQUÊNTES DE LEITURA
RUÍDO: o ruído representa um sinal espúrio , que não pertence a informação principal. Os ruidos podem ser gerados pelo próprio sistema de ignição , ou algumas vezes captados de alguma fonte externa perturbadora . Principalmente em alguns motores que ainda utilizam o PLATINADO , o "ruido elétrico" produzido é muito elevado e chega a causar erros na indicaçao (leitura da RPM) . É tipico perceber este tipo de êrro pois a leitura não se mantém em valores estaveis mesmo em marcha lenta . Muitas vezes para esses casos a indicação é a utilização de filtros RC na captação do sinal .
CABO FILTRO P/ CONTAGIROS
Em sistemas muito ruidosos , como por exemplo os tradicionais sistemas de ignição a platinado , junto com os pulsos de ignição na bobina , surgem fortes ruídos produzidos tanto pela propria bobina (força contra-eletromotiz) , como pelo seu sistema de amortecimento (capacitor externo) , que pelo uso continuo vai perdendo suas propriedades eletricas. Um cabo filtro HVP reune um conjunto de compoenentes eletronicos especialmente desenvolvidos p/ "minimizar" estes ruidos e alta-voltagem presentes na bobina , que MASCARAM a correta indicação da rotação por qualquer conta giros , simultaneamente protegendo os circuitos do conta giros.
COMO SABER SE MEU CONTAGIROS ESTA FUNCIONANDO CORRETO ?
Esta é uma pergunta bastante frequênte entre os usuários , por isso vou tentar esclarecer alguns pontos que considero importante. Uma rotação muito especial do motor e que serve de referência é a de MARCHA LENTA . Esta rotação situa-se no extremo mais inferior da faixa , entre 800 a 1100 RPM para a grande maioria dos veiculos de passeio. Uma dica : quanto maior for o diametro do cilindro do motor , menor será permitida a marcha lenta .A indicação da MARCHA LENTA deve ser ESTAVEL e FIXA dentro do razoável . Por exemplo , ao acelerar o motor , o seu retorno sempre se dará ao MESMO VALOR , considerando o motor já pre-aquecido . Valores INSTAVEIS ou com excessiva FLUTUAÇÃO (desvio) , podem indicar: motor desregulado , problemas na alimentação (bicos ) ou sistema elétrico (faisca nas velas) necessitando reparo. Caso o motor não esteja incluido em nenhum desses ítens , este será um alerta de que a "captação do sinal - pulsos" para o contagiros não esta perfeita.

Alberto.Oliveira
26/04/2009, 00:54
Alguem já instalou contagiros no Samurai 98?

Qual modelo comprar?

É facil a instalação? Alguem tem esquema de instalação?

Sim, instala sim.
Sim, é fácil, mas só para quem entende. Você tem 3 fios:
1 -Terra;
2 - Pós chave (iluminação);
3 - Pulso (bobina).

Sugiro que você leve em um mecânico ou eletricista experiente para fazer isso pra você. Algo em torno de 30 minutos para instalar.

[]'s
Alberto

Mandruva
23/11/2009, 13:03
Alguem ja viu algum painel destes por aqui?

Gostaria de esta instalando um desses em meu
Samurai, vi estes num site portugues que é de
um samurai pickup lindo mesmo


Abraços

Mandruva

Supercharger
23/11/2009, 13:26
Por aqui não saiu este painel com contagiros no Samurai > 96. A única alternativa que você tem é tentar com algum conhecido seu em outro país de ver se o cara consegue comprar um usado por lá e te enviar.

Fabil
23/11/2009, 17:52
esse do 97 com contagiros p/ motor a gasolina vc só vai encontrar na australia, lá sairam muitos samurais helicoidais com esse painel..

em particular esse da foto que vc mostrou é p/ motor DIESEL, veja que o conta giros só vai até 6mil.. conta giro de samurai gasolina vai até 8mil.. esse samurai da foto é um hibrido de feixe de mola com acabamento do helicoidal, foi vendido em varios lugares, dentre eles equador, chile, colombia, etc...

Fabil
23/11/2009, 17:53
ô DD, tem muito misterio p/ instalar conta giro no samurai nao.. qualquer auto eletrico faz, ou se preferir traz o bicho aqui que eu instalo p/vc

T+

MaGao
23/11/2009, 18:15
Em portugual saiu esses painels.. ja mandei diverssos emails pra sites la.. nego nao responde.. keke

Fabil
23/11/2009, 18:23
em PT nao foi vendido samurai helicoidal, só esse hibrido de feixe com acabamento de helicoidal, se tiverem sido vendidos dele a gasolina pode ser que ache por lá.. mas até hj só ví desses hibridos apenas diesel

T+

MaGao
23/11/2009, 19:30
eu vi no site do jipe aventura.. e vai ate 8mil giros no painel.. ai não sei dizer ao certo..

Maicon
24/11/2009, 09:54
coloquei um conta giro em meu samurai e ele não ficou bem preciso.. peguei sinal da bobina, mas ele marca sempre 1.000 antes.

A configuração do conta giro esta correta, esta pra 4 cilindros!

Será um defeito no próprio conta giro ou falha na instalação??

Obrigado.

cacanakagi
24/11/2009, 09:56
Mandei na auto elétrica pra instalar... e no mecânico também pq teve q adaptar os sensores de temp. de óleo, água e pressão de óleo...
Sei q só o contagiros é simples, mas acho melhor mandar fazer...

leo cabral
24/11/2009, 10:22
Mandei na auto elétrica pra instalar... e no mecânico também pq teve q adaptar os sensores de temp. de óleo, água e pressão de óleo...
Sei q só o contagiros é simples, mas acho melhor mandar fazer...

ola cacanakagi!

onde você comprou esse contagiros?

Henanh
24/11/2009, 21:28
Se nao me engano, eu vi no mercado livre por um bom preço, algo em torno de 200 reias... achei até duvidosa a qualidade, pelo preço... mas e ai Cacanagi? Presta?

abraço

rogeriomasih
25/11/2009, 00:42
tem uns por aqui parecidos com ele:

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/contagiro-mosnter-com-shift-com-4-funcoes-VT7RNE7HYQ#rmcl

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93027947-conta-giro-mosnter-com-shift-com-4-funces-_JM

cacanakagi
25/11/2009, 08:21
Fala Pessoal... td bem...
Comprei este no Mercado Livre... Foi algo em torno de 450 latinhas... O cara me deu garantia e tudo mais... Não lembro onde entrei e não ouvi falar bem dos Type R (marca)...(Acho q foi o vendedor mesmo que disse que esse conta giros é bem superior ao Type R) Apesar de serem muito parecidos...
Este é o link é de um deles, só q modelo carbono... O preço é mais salgado, mas acabei dando preferencia nele que no Type R...
Quanto à prestar, até hoje tem funcionado direitinho... Shif, temp, pressão e tudo mais... Então, normal, funciona bem sim... Fora q pra nós, q abusamos dos nossos veículos, essas informações mais precisas são importantes... Caso eu monte um com o Cambio auto que comprei, vou querer relogio de pressão e temp. do cambio tb...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119373864-contagiro-contagiros-shift-light-turbo-auto-gauge-5-em-1-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119373864-contagiro-contagiros-shift-light-turbo-auto-gauge-5-em-1-_JM)



Abs...

Marvin_CPS
28/02/2011, 20:29
Boa noite Srs,
alguem já instalou, além do Caca, medidores de pressão do oleo e temp de oleo e agua no samuca?!

Gostaria de saber onde foi inserido o medidor de temp e pressão do oleo. Teve q usar um daqueles T de derivação, ou algo assim?!
O sensor de temp da agua penso em usar aquele T que ia o cebolao do tempra, já que meu sistema esta dimensionado para usar um desses T.
Mas a parte de medição do oleo não tenho a menor noção.... E no equipamento que comprei só vieram os sensores.... Nada de derivadores....


Caca, se puder me ajudar nessa, agradeço.

Valeus

Marvin_CPS
02/03/2011, 00:27
Srs,
alguém?!
Alguma luz no tunel?!

Achei esse da foto anexa! Alguem ja viu!?

Valeus