Ver Versão Completa : Como istalar Contagiros externo no Samurai 98?
ddfreitas
25/04/2009, 20:30
Alguem já instalou contagiros no Samurai 98?
Qual modelo comprar?
É facil a instalação? Alguem tem esquema de instalação?
ddfreitas
25/04/2009, 20:37
Achei um tópico na internet, mas não responde a minha pergunta acima. Entretanto vale a pena conferir.
Todos os contagiros necessitam de um sinal de "pulsos" que retrate a informação de rotação do motor . Este sinal pode ser captado de alguns pontos chaves do sistema elétrico . Normalmente e em quase todos os modelos de CG a recomendação básica é para tomada deste sinal de pulsos da Bobina de Ignição - nomeado como polo negativo da bobina . A bobina de ignição faz parte dos componentes elétricos/eletrônicos do carro designados a produzir a faisca nas velas .
DIFERENÇA ENTRE MOTORES : cilindros & tempos
O numero de cinlindros e de tempos de um motor é um item importante na configuração do conta giros , pois conhecendo estes detalhes é possivel configurar o calculo da rotação pelo numero de pulsos gerado no sistema eletrico (faisca/velas) . Os motores de 2 tempos geram 1 faisca por cilindro a cada volta , diferente dos motores a 4 tempos onde "tradicionalmente" eram geradas 1 faisca a cada 2 giros . Os veiculos mais atuais já não mais utilizam o "distribuidor" , portante geram faiscas a cada giro do motor (4 tempos) - veja distribuição eletronica mais abaixo.
BOBINA SIMPLES X BOBINA DUPLA
Os veículos mais tradicionais utilizam uma ÚNICA bobina de ignição (bobina simples), e um conjunto "mecanico" - o DISTRIBUIDOR - que se encarrega de direcionar a ALTA TENSÃO (alguns kilovolts) a vela do cilindro apropriada . Este sistema além do complexo mecanico , produz o desgaste da peça giratória - cachimbo - que deve ser substituida quando isto ocorrer . A grande maioria dos carros atuais já dispensaram a utilização do DISTRIBUIDOR MECANICO , optando vantajosamente pela distribuição ELETRÔNICA .
Como isto é feito ? Simples: ao invés da tradicional bobina , emprega-se 2 bobinas -BOBINA DUPLA (ou mais) . Neste processo a faísca é sempre direcionada a um PAR DE CILINDROS . O chaveamento entre as duas bobinas é especialmente desenhado pela central eletrônica do carro , de modo a direcionar a faísca aos cilindros que estão no ponto superior de ignição (tempo de ignição) . Conforme o sistema de ignição - bobina simples ou dupla - número de cilindros , o conta giros deverá ser configurado apropriadamente para a "contagem" correta dos pulsos. Existem também as chamadas bobinas eletrônicas , onde todo o conjunto eletrnico de chaveamento (circuito) é "encapsulado" junto.
A entrada de sinal de pulsos de um contagiros deve ser de alta impedancia para não carregar ( mínima influência ) o sistema elétrico do carro . Em função da SENSIBILIDADE desta entrada de sinal , muitas vezes a tomada do sinal de pulsos pode ser executada por uma simples CAPTAÇÃO do campo elétrico-magnético criado pelos cabos de velas . Este procedimento é simples: enrola-se sobre o cabo de vela algumas voltas do fio de sinal "encapado" - SEM CONTATO ELÉTRICO !! . Em função da SENSIBILIDADE do produto , a indicação dos RPM será perfeita .
Importante: com o motor em funcionamento , circula pelos cabos de vela uma voltagem bastante elevada - alguns Kilovolts . Quando em bom estado , a camada externa de isolação desses cabos é suficiente para impedir que esta alta voltagem "escape" e provoque algum tipo de choque elétrico a um usuário que esteja manipulando próximo aos cabos . Porém , em algumas situações criticas , como presença de água , umidade , isolação dos cabos danificada ou carbonizada , com o motor em funcionamento , o perigo de um choque eletrico torna-se mais evidente , todo cuidado é recomendado . Com o motor desligado , não existe mais a presença desta alta voltagem .
ERROS MAIS FREQUÊNTES DE LEITURA
RUÍDO: o ruído representa um sinal espúrio , que não pertence a informação principal. Os ruidos podem ser gerados pelo próprio sistema de ignição , ou algumas vezes captados de alguma fonte externa perturbadora . Principalmente em alguns motores que ainda utilizam o PLATINADO , o "ruido elétrico" produzido é muito elevado e chega a causar erros na indicaçao (leitura da RPM) . É tipico perceber este tipo de êrro pois a leitura não se mantém em valores estaveis mesmo em marcha lenta . Muitas vezes para esses casos a indicação é a utilização de filtros RC na captação do sinal .
CABO FILTRO P/ CONTAGIROS
Em sistemas muito ruidosos , como por exemplo os tradicionais sistemas de ignição a platinado , junto com os pulsos de ignição na bobina , surgem fortes ruídos produzidos tanto pela propria bobina (força contra-eletromotiz) , como pelo seu sistema de amortecimento (capacitor externo) , que pelo uso continuo vai perdendo suas propriedades eletricas. Um cabo filtro HVP reune um conjunto de compoenentes eletronicos especialmente desenvolvidos p/ "minimizar" estes ruidos e alta-voltagem presentes na bobina , que MASCARAM a correta indicação da rotação por qualquer conta giros , simultaneamente protegendo os circuitos do conta giros.
COMO SABER SE MEU CONTAGIROS ESTA FUNCIONANDO CORRETO ?
Esta é uma pergunta bastante frequênte entre os usuários , por isso vou tentar esclarecer alguns pontos que considero importante. Uma rotação muito especial do motor e que serve de referência é a de MARCHA LENTA . Esta rotação situa-se no extremo mais inferior da faixa , entre 800 a 1100 RPM para a grande maioria dos veiculos de passeio. Uma dica : quanto maior for o diametro do cilindro do motor , menor será permitida a marcha lenta .A indicação da MARCHA LENTA deve ser ESTAVEL e FIXA dentro do razoável . Por exemplo , ao acelerar o motor , o seu retorno sempre se dará ao MESMO VALOR , considerando o motor já pre-aquecido . Valores INSTAVEIS ou com excessiva FLUTUAÇÃO (desvio) , podem indicar: motor desregulado , problemas na alimentação (bicos ) ou sistema elétrico (faisca nas velas) necessitando reparo. Caso o motor não esteja incluido em nenhum desses ítens , este será um alerta de que a "captação do sinal - pulsos" para o contagiros não esta perfeita.
Alberto.Oliveira
26/04/2009, 00:54
Alguem já instalou contagiros no Samurai 98?
Qual modelo comprar?
É facil a instalação? Alguem tem esquema de instalação?
Sim, instala sim.
Sim, é fácil, mas só para quem entende. Você tem 3 fios:
1 -Terra;
2 - Pós chave (iluminação);
3 - Pulso (bobina).
Sugiro que você leve em um mecânico ou eletricista experiente para fazer isso pra você. Algo em torno de 30 minutos para instalar.
[]'s
Alberto
Mandruva
23/11/2009, 13:03
Alguem ja viu algum painel destes por aqui?
Gostaria de esta instalando um desses em meu
Samurai, vi estes num site portugues que é de
um samurai pickup lindo mesmo
Abraços
Mandruva
Supercharger
23/11/2009, 13:26
Por aqui não saiu este painel com contagiros no Samurai > 96. A única alternativa que você tem é tentar com algum conhecido seu em outro país de ver se o cara consegue comprar um usado por lá e te enviar.
esse do 97 com contagiros p/ motor a gasolina vc só vai encontrar na australia, lá sairam muitos samurais helicoidais com esse painel..
em particular esse da foto que vc mostrou é p/ motor DIESEL, veja que o conta giros só vai até 6mil.. conta giro de samurai gasolina vai até 8mil.. esse samurai da foto é um hibrido de feixe de mola com acabamento do helicoidal, foi vendido em varios lugares, dentre eles equador, chile, colombia, etc...
ô DD, tem muito misterio p/ instalar conta giro no samurai nao.. qualquer auto eletrico faz, ou se preferir traz o bicho aqui que eu instalo p/vc
T+
Em portugual saiu esses painels.. ja mandei diverssos emails pra sites la.. nego nao responde.. keke
em PT nao foi vendido samurai helicoidal, só esse hibrido de feixe com acabamento de helicoidal, se tiverem sido vendidos dele a gasolina pode ser que ache por lá.. mas até hj só ví desses hibridos apenas diesel
T+
eu vi no site do jipe aventura.. e vai ate 8mil giros no painel.. ai não sei dizer ao certo..
coloquei um conta giro em meu samurai e ele não ficou bem preciso.. peguei sinal da bobina, mas ele marca sempre 1.000 antes.
A configuração do conta giro esta correta, esta pra 4 cilindros!
Será um defeito no próprio conta giro ou falha na instalação??
Obrigado.
cacanakagi
24/11/2009, 09:56
Mandei na auto elétrica pra instalar... e no mecânico também pq teve q adaptar os sensores de temp. de óleo, água e pressão de óleo...
Sei q só o contagiros é simples, mas acho melhor mandar fazer...
leo cabral
24/11/2009, 10:22
Mandei na auto elétrica pra instalar... e no mecânico também pq teve q adaptar os sensores de temp. de óleo, água e pressão de óleo...
Sei q só o contagiros é simples, mas acho melhor mandar fazer...
ola cacanakagi!
onde você comprou esse contagiros?
Se nao me engano, eu vi no mercado livre por um bom preço, algo em torno de 200 reias... achei até duvidosa a qualidade, pelo preço... mas e ai Cacanagi? Presta?
abraço
rogeriomasih
25/11/2009, 00:42
tem uns por aqui parecidos com ele:
http://comprar.todaoferta.uol.com.br/contagiro-mosnter-com-shift-com-4-funcoes-VT7RNE7HYQ#rmcl
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93027947-conta-giro-mosnter-com-shift-com-4-funces-_JM
cacanakagi
25/11/2009, 08:21
Fala Pessoal... td bem...
Comprei este no Mercado Livre... Foi algo em torno de 450 latinhas... O cara me deu garantia e tudo mais... Não lembro onde entrei e não ouvi falar bem dos Type R (marca)...(Acho q foi o vendedor mesmo que disse que esse conta giros é bem superior ao Type R) Apesar de serem muito parecidos...
Este é o link é de um deles, só q modelo carbono... O preço é mais salgado, mas acabei dando preferencia nele que no Type R...
Quanto à prestar, até hoje tem funcionado direitinho... Shif, temp, pressão e tudo mais... Então, normal, funciona bem sim... Fora q pra nós, q abusamos dos nossos veículos, essas informações mais precisas são importantes... Caso eu monte um com o Cambio auto que comprei, vou querer relogio de pressão e temp. do cambio tb...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119373864-contagiro-contagiros-shift-light-turbo-auto-gauge-5-em-1-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-119373864-contagiro-contagiros-shift-light-turbo-auto-gauge-5-em-1-_JM)
Abs...
Marvin_CPS
28/02/2011, 20:29
Boa noite Srs,
alguem já instalou, além do Caca, medidores de pressão do oleo e temp de oleo e agua no samuca?!
Gostaria de saber onde foi inserido o medidor de temp e pressão do oleo. Teve q usar um daqueles T de derivação, ou algo assim?!
O sensor de temp da agua penso em usar aquele T que ia o cebolao do tempra, já que meu sistema esta dimensionado para usar um desses T.
Mas a parte de medição do oleo não tenho a menor noção.... E no equipamento que comprei só vieram os sensores.... Nada de derivadores....
Caca, se puder me ajudar nessa, agradeço.
Valeus
Marvin_CPS
02/03/2011, 00:27
Srs,
alguém?!
Alguma luz no tunel?!
Achei esse da foto anexa! Alguem ja viu!?
Valeus