Ver Versão Completa : Opçoes de motor para niva
airwaves
25/04/2009, 20:25
E ai, acabei de comprar um niva, mas achei o carrinho fraco, gostaria de melhorar o motor dele, to optando pelo melhor custo/beneficio.
É mais indicado preparar o motor ou muda-lo de vez? caso sim, qual motor vcs me aconselham? gostaria de deixar o carro com uns 140cv, dai posso alongar um pouco mais a relaçao para pegar velocidades maiores, quanto custaria essa brincadeira?
Obrigado
cara...na boa...coloca um AP 2.0 injetado com o Kit BR2000 e vai ficar muito bom
Flugêncio
25/04/2009, 20:57
E ai, acabei de comprar um niva, mas achei o carrinho fraco, gostaria de melhorar o motor dele, to optando pelo melhor custo/beneficio.
É mais indicado preparar o motor ou muda-lo de vez? caso sim, qual motor vcs me aconselham? gostaria de deixar o carro com uns 140cv, dai posso alongar um pouco mais a relaçao para pegar velocidades maiores, quanto custaria essa brincadeira?
Obrigado
Na boa,
O forum tem a ferramenta de "pesquisa", se usar ela, vc vai encontrar todas as respostas que precisa.
Obrigado
AIRWAVES, O QUE TE ACONSELHO, É ANTES DE ADAPTAR OUTRO MOTOR PELA QUESTÃO DESEMPENHO E POTENCIA, ESTUDAR A PREPARAÇÃO E REPOTENCIALIZAÇÃO DO MOTOR ORIGINAL, ANDEI EM UM COM MTR ORIGINAL REPOTENCIALIZADO PARA 1.8 A ÁLCCOL, E ACHEI O CARRO MUITO FORTE, VEJA QUE ALÉM DO NOVO MOTOR NO CASO DE ADAPTAÇÃO, VIRA AINDA GASTOS COM KIT E MÃO DE OBRA ALÉM DA LEGALIZAÇÃO DO NOVO MOTOR:concordo:
Marcio Rossetto
25/04/2009, 22:58
Há varias possibilidades ,mais sem dúvida a mais comum e com histórico positivo é por o 2.0 a alcool com o Kit do Rogério Barcelar .
BACALHAU
25/04/2009, 23:18
Eu acho que essa escolha vai depender, entre outras coisas, do uso que você pretende dar para a sua viatura e que "velocidades maiores" que você pensa em alcançar.
Você tem que analisar ainda se na sua região existe quem possa fazer uma eventual adaptação de forma decente, senão, é dor de cabeça e no bol$o na certa.
Como disse o Flugêncio aí em cima, use a ferramenta/link "Pesquisar" e leia tudo o que você puder sobre o que já foi dito sobre o assunto. Tenho certeza de que você vai ver novas possibilidades e poderá considerar o que melhor se adapta para as suas necessidades.
No mais, desejo-lhe boa $orte.
BACALHAU
25/04/2009, 23:21
Há varias possibilidades ,mais sem dúvida a mais comum e com histórico positivo é por o 2.0 a alcool com o Kit do Rogério Barcelar .
Márcio, sem querer criar polêmica, mas apenas por curiosidade, quantos NIVA você conhece realmente que têm essa configuração de motor AP 2.0 a álcool?
Marcio Rossetto
26/04/2009, 19:36
Para falar a verdade Bacalhau , há uns 4 anos atrás , dei uma volta em um Niva ap 2.0 injetado , de um camarada , quando tinhamos um encontro todas as quartas no Ibirapuera ( jipes em geral ) , inclusive quem na época , lutou para proibir o evento/ encontro, foi o Aurélio Miguel( que lamentavelmente também votei para Deputado Federal ) .
Quando andei nesse Niva , serio mesmo , não desmerecendo os com motor original , bem , sou suspeito em falar .
Hoje o meu a mais de 3 anos é o ap 2.0 a alcool , mas carburado .
Digo para vc , eu desmonto o meu Niva de cabo a rabo , não há desgaste precoce por conta do motor , inclusive o Russo se tivesse posto um motor 2.0 no Niva , ja tinha vendido o dobro de seus carros pro mundo , até porque o ponto fraco do Niva é esse , um motor bom , porém fraco para ele .
Se vc põe 5 pessoas no carro , mais barraca , ele fica lerdo demais ...Se dá um desajuste em algo , platinado , vela , carburador ....
Agora quem gastou R$ 5000,00 e pos o ap 1.8, são meus sinceros achismos :parede:
Não são 200 cm3 que fazem a diferença , porém 400 cm3 e uma concepção diferente de curva de torque , devido ao curso bem maior do girabrequim do ap 2.0 , não o ap 1.8 .
Melhor Jipe = maior torque em baixa rotação ou média .
Meu Niva não passo de 3000 giros , mas só uso a quinta na estrada . Na trilha só a segunda .
Quanto a mecanica não aguentar , te garanto que não é verdade , pois se não , o meu ja estaria pra lá de uma sucata ....
Quanto ai nstalação desse motor com o Kit do Rogerio B. é mole demais , vem tudo pronto , não tem como errar . Apenas é caro fazer isso , Agora imagine vc montar um motor bem mais potente num Niva que esta com Homocinéticas ruins , assoalho e pontos de fixação bichados , aí vai abrir o bico mesmo .
Agora , efetivamente respondendo sua pergunta , são poucos os Nivas com ap 2.0 , agora o ap 1.8 tem uma pancada a venda , pois não fica à contento o investimento .
Márcio, sem querer criar polêmica, mas apenas por curiosidade, quantos NIVA você conhece realmente que têm essa configuração de motor AP 2.0 a álcool?
BACALHAU
26/04/2009, 20:34
Márcio, é bom ouvir as palavras de quem já fez há muito tempo essa adaptação e vem aqui dar a sua opinião. :palmas: :palmas: :palmas:
Eu só não sei se você já andou em algum NIVA com motor AP 1.8 MI, BEM ADAPTADO. Eu não andei em nenhum dos dois.
Mas o que eu digo é o seguinte: Até há pouco tinha uma Quantum 2.0 carburada. Tinha uma força "monstra". Malcriada que só ela, a gente pisava e ela respondia... e bebia.
Troquei por uma Saveiro 1.6 MI. Descontadas as diferenças de peso, esta última (mais leve) anda uma barbaridade. Além de muuuuito mais econômica.
Então o meu raciocínio: Um NIVA com um AP 1.8 MI, tão bem adaptado quanto o seu com motor AP 2.0 aspirado, será que não seriam equivalentes em termos de desempenho?
Seria muito interessante um comparativo entre o seu NIVA com o "Gorki", do nosso colega ARGHentino Walter que acabou de colocar o 1.8 MI com o Rogério Bacelar. Ele disse que está andando uma barbaridade.
airwaves
28/04/2009, 11:37
vocês poderiam postar tb uma idéia dos preços? vou preparar o motor entao, estou disposto a gastar até uns 1k5, 2k no projeto, nao quero gastar horrores, afinal ainda é um niva, o que eu devo fazer no motor com esse dinheiro? rebaixamento do cabeçote? trocar o carburador? nao quero passar o motor pra alcool galera.
vlw
Prieto 4x4
28/04/2009, 11:53
Esses dias ouvi falar da adaptação do motor do Chevette no Niva.
Já havia ouvido falar muito da adaptação do cambio, principalmente em CJ's, mas o motor pra mim é novidade.
Potência, mesmo preparado, acho que não se consegue extrair muito dele (mesmo aquele 1.6S), mas disseram que a grande vantagem seria a facilidade de adaptação, disponibilidade de peças, e principalmente o custo de aquisição. Disseram ser muito barato um motor desses.
O que vocês acham?
abs
Cesar
robertofs
28/04/2009, 12:03
vocês poderiam postar tb uma idéia dos preços? vou preparar o motor entao, estou disposto a gastar até uns 1k5, 2k no projeto, nao quero gastar horrores, afinal ainda é um niva, o que eu devo fazer no motor com esse dinheiro? rebaixamento do cabeçote? trocar o carburador? nao quero passar o motor pra alcool galera.
vlw
O motor está bom? Se estiver, eu colocaria um turbocompressor ou compressor mecânico do Fiesta. Eu já tive um motor original turbinado, e sei do que estou falando. É preferível para essa configuração usar um carburador Solex 2E.
Mas se o motor estiver cansado, melhor partir para a retífica e aumentar a capacidade cúbica para 1.7 ou 1.8, e se sobrar uma graninha, colocar o comando de válvulas preparado. Na retífica poderia-se aumentar um pouco a taxa de compressão para otimizar o motor para usar álcool, o que daria mais alguns mancos, mas se não pretende usar álcool, esqueça.
[]'s
França.
robertofs
28/04/2009, 12:11
Esses dias ouvi falar da adaptação do motor do Chevette no Niva.
Já havia ouvido falar muito da adaptação do cambio, principalmente em CJ's, mas o motor pra mim é novidade.
Potência, mesmo preparado, acho que não se consegue extrair muito dele (mesmo aquele 1.6S), mas disseram que a grande vantagem seria a facilidade de adaptação, disponibilidade de peças, e principalmente o custo de aquisição. Disseram ser muito barato um motor desses.
O que vocês acham?
abs
Cesar
Opa! Eu fui, até onde sei, o primeiro cobaia hehehe
O que fizemos no meu foi utilizar um motor 1.6 com pistões do Monza 1.8, resultando em 1.7, e no álcool, com câmbio do Chevette que é cerca de 2% mais curto que o original, empurrava muito bem meu Niva. Tanto que um segundo camarada daqui de Goiânia fez no dele, e não tem o que reclamar. Junto com isso, bolamos um acoplamento rígido entre o câmbio e a caixa de transferência, eliminando as famosas vibrações do Niva. É uma opção BBB - boa, bonita e barata, e em substituição ao original é muito viável. Na verdade, se considerarmos que um AP é mais caro e que geralmente utilizem a embreagem e câmbio originais, adaptar todo o conjunto (motor, embreagem e câmbio) do Chevette acaba por ser, ao meu ver, o melhor custo/benefício para o Niva.
Aqui mesmo no Forum do Niva há muita coisa sobre esse projeto, que por aqui o batizamos de CheveNiva. Curioso foi dia desses um russo postou um comentário no Youtube dizendo que aquilo não era um ChevyNiva hehehehe
[]'s
França.
Tigerburning
28/04/2009, 12:12
verdade q o motor do tempra eh plug and play no niva? alguem jah viu um com motor de tempra? vi falarem disso em outro topico sobre motor de niva
robertofs
28/04/2009, 14:11
verdade q o motor do tempra eh plug and play no niva? alguem jah viu um com motor de tempra? vi falarem disso em outro topico sobre motor de niva
Como diria o Zeca Pagadinho - "nunca vi, nem comi, eu só ouço (leio) falar" :-D
[]'s
França.
Como diria o Zeca Pagadinho - "nunca vi, nem comi, eu só ouço (leio) falar" :-D
[]'s
França.
ROBERTO PARA VER SE É OU NÃO PNP, É SO PEGAR A CAIXA SECA DO NIVA E COMPARAR COM O MTR DO TEMPRA, MAS A DE SE SABER QUE O CARTER TERÁ QUE SER REFEITO, E O TEMPRA NÃO É NADA ECONOMICO?ACHO QUE O MELHOR MESMO É O MOTOR ORIGINAL REPOTENCIALIZADO, HA SE EU TIVESSE ANDADO EM UM ANTES DE TROCAR O MEU, ECONOMIZARIA UMAS 2 MIL LATINHAS!:parede::parede::parede: