Ver Versão Completa : CJ 5 '78 - "Porcão Albino" - Jipe do Mês da Planeta Off-Road Nº 17
Walnei Boteon
24/04/2009, 21:29
Pessoal,
Alguns colegas já conhecem o Porcão pela publicação da revista, de algumas trilhas que já fizemos e mesmo do encontro no Poli em SBC. Já andei postando algumas fotos isoladas por aí e agora achei um tempinho pra abrir o tópico específico. Depois de 3 anos de reforma na garagem a viatura ficou pronta. O resultado ficou muito bom, a viatura ficou bem equilibrada, muito forte nas trilhas e boa também nos deslocamentos. Não teria conseguido esse resultado sem as informações dos colegas do fórum. Muitos me ajudaram e nem sabem. A idéia é apresentar o jipe e tentar ajudar os colegas jipeiros que estão montando suas viaturas.
O CJ foi comprado em janeiro de 2005 e estava todo original. Fiz algumas trilhas e o vício pegou :mrgreen: ... Comecei a ver o desempenho das viaturas mais preparadas e os duendes foram me azucrinando até que o motor engoliu lama em outubro de 2005 :shock: ...
O jipe foi pra garagem e depois de 3 anos saiu assim:
FICHA TÉCNICA
MOTOR:
GM, 4.1 litros, 6 cilindros em linha (C-20), gasolina equipado com carburador Holley Bijet
Radiador de Rural modificado com colméia de 5 fileiras e ventoinha elétrica do Fiesta, fixado diretamente na grade.
CÂMBIO:
Automático, 4 marchas, modelo ZF4HP22 (opala). Sistema de mudança de marchas modificado de cabo para vareta e alavanca de mudanças instalada no painel, próximo ao volante.
Radiador de ATF original do Opala, com ventoinha de radiador de moto.
CAIXA DE TRANSFERÊNCIA (T-CASE):
Hilux, por engrenagem, com kit MKrawler de redução 4,7:1 e 2 alavancas (acionamento de reduzida e 4x4 independentes).
EIXOS:
Dianteiro: Híbrido Dana 44 com munhões do Javali, com kit de semi-eixos T-Rex Bone da Ensimec e homocinéticas da Toyota Bandeirante reforçadas e protegidas por coifas de monza. Ângulo de cáster: 4,5º.
Roda livre AVM de 3/4 de volta e carcaça de ferro fundido. Roda livre retrabalhada para fixação por prisioneiros e buchas cônicas.
Sapatas das molas alongadas com furo do espigão deslocado 2” para que o eixo fique deslocado para a frente, aumentando o entre eixos.
Traseiro: Dana 44 da Rural, com kit de semi-eixos flutuante T-Rex Bone da Ensimec. Queixo duro retrabalhado para fixação por prisioneiros e buchas cônicas.
Ambos eixos possuem barra de tração feitas com tubos de 1 1/4”, fixadas ao chassis através de jumelos originais da suspensão Willys e pinos com bucha para permitir a torção do eixo.
Ambos eixos possuem bloqueio de diferencial de acionamento pneumático, através de eletroválvulas com comando no painel, marca Micromaq, com reservatório de ar instalado na parte traseira do chassis.
Relação Corôa e Pinhão: 43x8 (5,38:1).
CARDÃNS:
Dianteiro: Ponteira, luva e cruzetas originais Willys e tubo de 1 3/4“ reforçado.
Traseiro: Junta CV da Hilux retrabalhada para maior angulação. Ponteira, luva, cruzeta e flange do pinhão da S-10/Blazer.
RODAS E PNEUS:
Rodas Mangels, modelo Daytona, 15” x 8”, off set -25, com beadlock (36 parafusos).
Pneus Maxxis, modelo Creep Crawler, 38” x 13”.
FREIOS:
Hidrovácuo de opala e cilindro mestre de D-20.
Dianteiros: Kit UBD, com 2 pinças de santana por roda.
Traseiros: Kit MSD, com 1 pinça de Kombi por roda.
CHASSIS:
Original, alongado nas pontas: 6” na dianteira e 8” na traseira. Cintado em cima e embaixo com barramento de 1/4” de espessura. Parte traseira reforçada para instalação de gancho G Ensimec e parte dianteira com mesa para guincho.
SUSPENSÃO:
Feixes de mola pick-up Toyota Bandeirante desarqueados, montados sobre os eixos (SPOA) com jumelos articulados RC4x4.
Feixes dianteiro: 1.100 mm e 3 lâminas.
Feixes traseiro: 1.300 mm e 5 lâminas, refuradas 6” para trás, para permitir montagem do eixo traseiro com deslocamento, aumentado o entre eixos.
Entre eixos: 100”.
AMORTECEDORES:
Dianteiros: TKS, 14” de curso, montados por fora das longarinas, em torres soldadas no chassis, com barra estabilizadora fixando as 2 torres na parte superior.
Traseiros: Cofap, da Ranger, 11” de curso, montados pelo lado dentro das longarinas.
DIREÇÃO:
Hidráulica, com bomba e caixa do opala. Coluna de direção escamoteável e volante de Astra.
CARROCERIA:
Original, em chapa.
Pára-lamas traseiros recortados e reforçados com cantoneira de 3/4”.
Pára-lamas dianteiros refeitos na parte externa, com tubos quadrados de 1 1/2” e 3mm de parede e chapa de 2mm.
Parte central (embaixo das portas) reforçada e protegida por estribo feito com cantoneira de 2” x 2 1/2” e 5mm de espessura e tubos de 1 1/4”.
Calços de carroceria de 3” de borracha (coxins de motor de caminhão VW).
Quadro de pára-brisas original, com 3 limpadores.
Gaiola feita com tubos de 1 3/4” e 3mm de parede com triangulação central atrás dos bancos. Os bancos e os cintos de segurança de 3 pontos são fixados na gaiola.
GUINCHO:
Ramsey 9,5e com cabo de aço de 30 m.
ELÉTRICA:
Alternador: 90A (Tempra)
Bateria: 95Ah – 920Ah CA
Chave geral: 1.000 A
ACESSÓRIOS:
Instrumentos: conta-giros; pressão de óleo do motor; voltímetro; marcadores de combustível, de temperatura da água, temperatura do ATF do câmbio (todos Cronomac) e ainda manômetro de pressão do reservatório de ar e Trip Totem.
Painel de led's de advertência: setas, farol alto, milha traseiro, ventoinhas dos radiadores ligadas ou desligadas manualmente.
Chaves tipo caça no painel: Controle manual das ventoinhas, acionamento dos faróis de milha dianteiros e traseiros.
DIMENSÕES E CAPACIDADES:
Altura: 2.200 mm
Largura: 2.000 mm
Comprimento: 3.600 mm
Entre-eixos: 2.520 mm
Vão-livre (na bolota do eixo): 310 mm
Vão-livre (no centro do jeep – cárter do CA): 560 mm
Tanque de combustível: 90 litros.
Por enquanto está assim :concordo: ...
[]'s
até que enfim saiu um tópico deste jeep!!!
não aguentava mais mandar MPs e emails perguntando coisas...:mrgreen:
[]´s
Walnei Boteon
24/04/2009, 21:40
Fotos de como estava quando comprei. Estava em excelente estado, mas com a mecânica toda original: motor OHC e câmbio de 4 marchas. Direção e pedaleiras originais também...
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 21:44
até que enfim saiu um tópico deste jeep!!!
não aguentava mais mandar MPs e emails perguntando coisas...:mrgreen:
[]´s
É isso aí fugger... Agora fica mais fácil :-D ...
[]'s
É isso aí fugger... Agora fica mais fácil :-D ...
[]'s
Aproveitando... Vc não tem fotos do suporte do amortecedores dianteiros?
[]´s já tumultuando o tópico
Walnei Boteon
24/04/2009, 21:50
Aqui umas fotinhas da 1ª mexida: Pneus 3K Guerra 33'', rodas e calços de carroceria. Foi a 1ª e última vez que saí com o jipe assim :parede: ... Fomos para a Serra da Cantareira fazer Condomínio. Me empolguei, enfiei o jipe num atoleiro e o motor foi pro saco :twisted: :putz: ...
[]'s
Leonardo Raffi
24/04/2009, 21:55
No aguardo ultimas fotos...
pergunto sobre munhão de Javali... a homocinética da toyota coube direitinho ou teve q mexer em algo... reforçadas??? compraste onde...
um abração
Walnei Boteon
24/04/2009, 22:03
Primeira saída da garagem na versão atual :dance: ... Euforia geral, adrenalina à milhão e um cagaço da porr@ :mrgreen: :mrgreen: ...
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 22:11
Essas são da Serra da Cantareira. Trilha da pedra rachada. 1ª vez no barro... Sessão de fotos da Planeta Off-Road... Teste da suspensão :dance: ... Escoltado pelo Preto Véio... Valeu Ramirão :concordo: ... Lá no fundo o CJ do Croffi :concordo: .
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 22:21
A 1ª foto é do Pinheirinho noturno sexta feira 13, já de dia, as demais são da Torres de Paranapiacaba feita pelo Porcão e PV com Pagani de Zeca. Trilha muito boa, feita sem grandes problemas :dance: ...
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 22:32
Ainda Torres de Paranapiacaba... Erosão monstruosa e em curva... Não teve jeito, o jipe escorregou e andou de lado um bom pedaço até enroscar... depois foi no guincho...
Depois dessa trilha fizemos o Buraco do Camel: Porcão, PV, Devasso e Troller do Caio. Essa trilha foi a melhor que fiz na vida. Trilha dukaraio, um obstáculo logo depois do outro, alto grau de dificuldade. Mais de 20 horas de trilha, muita chuva logo no começo e todos os jipes saíram inteiros :dance: ... Infelizmente não tenho fotos...
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 23:05
Aproveitando... Vc não tem fotos do suporte do amortecedores dianteiros?
[]´s já tumultuando o tópico
fugger, a única foto que encontrei foi essa. Não é possível ver muita coisa :parede: ... É onde está parafusada essa barra de torção laranja. É um pedaço de barra perfil U de uns 4~5 mm de espessura. A área de solda na longarina ficou pequena, achei que poderia quebrar, por isso coloquei essa barra ligando as 2 torres e formando uma estrutura mais reforçada. Vou tirar algumas fotos e post aqui :concordo: ...
[]'s
samukanvas
24/04/2009, 23:28
Walnei, parabens pelo jipe! Está muito caprichado.
Foi vc mesmo que fez? Teria alguma foto do sistema das alavancas da t-case e câmbio?
abs
Walnei Boteon
24/04/2009, 23:46
No aguardo ultimas fotos...
pergunto sobre munhão de Javali... a homocinética da toyota coube direitinho ou teve q mexer em algo... reforçadas??? compraste onde...
um abração
Leonardo,
O munhão do javali é bastante reforçado, muito bom, semelhante (mas menor) que o do troller, mas é bastante dificil montar os semi-eixos com homocinéticas nele. Ele não tem muito espaço para a montagem. Caber, cabe, mas o problema é montar. Vou tentar explicar: para montar a parte externa do munhão, ela tem que ser encaixada de baixo para cima, com o encaixe dos terminais nos furos cônicos. A homocinética é encaixada de fora para dentro no semi-eixo. Isso tem que ser feito ao mesmo tempo e até pegar o jeito, vai uma manhã inteira pra montar cada lado :parede:... Tive que esmirilhar algumas partes do munhão para conseguir montar.
A homocinética é reforçada porque não estavam aguentando... Eu já sabia que seria um ponto fraco, mas ficou bem mais fraco do que eu imaginei. Estava estourando 1 homocinética por trilha :parede: ...
Fiz o reforço conforme as fotos. É um tubo de aço inox que "veste" a homocinética, prensado, reforçando a parte externa. Nas fotos não aparece, mas foram feitos pontos de solda para fixação do reforço. Veja que montada, como fica bem rente à porca do terminal. Com esse reforço, a montagem ficou ainda mais difícil, tive que esmirilhar ainda mais um teco do munhão.
Mas o resultado foi satisfatório. Fiz a trilha buraco do camel, sem poupar o jipe e as homocinéticas aguentaram bem. Se não tivesse o reforço teriam estourado. Detalhe: como foi um teste que fiz, não comprei homocinéticas Spicer que são muito caras. Comprei Mecpar para testar a eficiência do reforço e estão aguentando bem. Caso estoure a parte interna, faço o reforço na Spicer...
[]'s
Walnei Boteon
24/04/2009, 23:53
Fotos da homocinética reforçada montada e depois de ter feito a trilha :dance:...
Repare na distância que ficou dos terminais :shock: ... Nos primeiros km chegou a raspar um pouco... depois parou :mrgreen: ...
[]'s
Walnei Boteon
25/04/2009, 00:28
Walnei, parabens pelo jipe! Está muito caprichado.
Foi vc mesmo que fez? Teria alguma foto do sistema das alavancas da t-case e câmbio?
abs
Valeu, Samukanvas :concordo: ...
Fui eu mesmo que montei todo o jipe na garagem de casa. Pesquisei bastante antes de fazer qualquer alteração ou adaptação para que o resultado fosse satisfatório e não ter que fazer de novo. Só não precisei desmontar o motor que é standart e tem 80.000 km, o câmbio que foi doado por um opala que eu guiei antes de ser retirado e a t-case que já veio montada pelo Marcel. A única coisa que mandei fazer foram os ajustes de corôa e pinhão. Até tentei, mas perdi a paciência :parede: ...
Tenho essas fotos da alavanca do cãmbio. A vareta atravessa o assoalho e encaixa na lingueta do CA que teve a posição de encaixe modificada. Das alavancas da t-case não tenho fotos. É a do kit Mkrawler de 2 alavancas. Ficaram entre os bancos, bem perto do degrau do assoalho do jipe... Vou tirar umas fotos :concordo: ...
[]'s
Valeu, Samukanvas :concordo: ...
Fui eu mesmo que montei todo o jipe na garagem de casa. Pesquisei bastante antes de fazer qualquer alteração ou adaptação para que o resultado fosse satisfatório e não ter que fazer de novo. Só não precisei desmontar o motor que é standart e tem 80.000 km, o câmbio que foi doado por um opala que eu guiei antes de ser retirado e a t-case que já veio montada pelo Marcel. A única coisa que mandei fazer foram os ajustes de corôa e pinhão. Até tentei, mas perdi a paciência :parede: ...
Tenho essas fotos da alavanca do cãmbio. A vareta atravessa o assoalho e encaixa na lingueta do CA que teve a posição de encaixe modificada. Das alavancas da t-case não tenho fotos. É a do kit Mkrawler de 2 alavancas. Ficaram entre os bancos, bem perto do degrau do assoalho do jipe... Vou tirar umas fotos :concordo: ...
[]'s
Parabéns Walnei!!!
esse é um dos jeeps Home Made aqui do fórum q eu acho mais foda!!
abrasss e boas trilhas
Eu tive o prazer de estar de zeca em quase todas as trilhas...:dance:
Só vendo a criança andando pra comprovar o êxito do projeto....
Acho que pela dedicação e perseverança já está de parabéns, o resultado foi conseqüência...
[]'s :pipoca::pipoca:
Leonardo Raffi
26/04/2009, 07:46
Fotos da homocinética reforçada montada e depois de ter feito a trilha :dance:...
Repare na distância que ficou dos terminais :shock: ... Nos primeiros km chegou a raspar um pouco... depois parou :mrgreen: ...
[]'s
Eu uso os munhoes de java numa C15 com cruzetas do trator tracionado massei... mas para caber eu dei uma torneiada nelas e enfraqueci élas...
nas minhas eu cortei o excesso do parafuso q segura os pivos de F1000 renta as porcas... no teu eu não vi as porcas?????? na minha élas estao p dentro ((pelo menos uma ...não to lembrando vou ter q olhar o munhão mas q raspa na porca(porcão) raspa...))disputam espaço com as cruzetas...
Parabenz pelo jipe fotos do munhao e homo salvas para estudo..he..he..he..
eu ja estava pensando em fabricar munhao maior tipo java q coubesse os garfos do massey com dupla cruzeta ou eja com o bolachão q ai daria para torcer e tracionar as rodas sem problemas... mas antes vamos p homo reforçadas...
um abraço
Show de bola Walnei :palmas::palmas::palmas:
Abs
Sergio Rocha
26/04/2009, 12:04
Muito, muito, mas muito BOM.
Parabéns, muito bem feito com acabamento de primeira.
:palmas::palmas::palmas:
[]'
Elmer_Jeep
29/04/2009, 16:01
Acho que ja comentei no topico da Planeta, mas vou repetir, parabéns pela viatura e pelo prazer de poder construir cada detalhe, é muito gratificante a gente fazer, testar e ver que a receita deu certo.
Depois me manda umas fotos dos cortes na caixa de rodas trazeira, estou pensando em fazer algo parecido na minha carroceria.
Abração.
FernandoRisso
29/04/2009, 18:13
Belo jipe, muito bem construído!
Essa história de fazer em casa não é fácil não, mas as escolhas das peças foram muito bem feitas.
[]'s
Walnei Boteon
30/04/2009, 22:08
Pessoal,
Demorei um pouco pra responder pq ando meio se tempo. Mas agora vai em bloco :-D ...
Ed,
Valeu, véio :concordo: ... O Porcão tá fazendo uma revisão pós Camel, mas logo vamos pra trilha junto com o Escrotinho :dance: ...
Pagani, grande zeca.
Com a dedicação que vc tá tendo com o seu jipe, o resultado também vai ser excelente :dance: ... E pode contar comigo pra zeca na viatura...
Grande [].
Walnei Boteon
30/04/2009, 22:27
Eu uso os munhoes de java numa C15 com cruzetas do trator tracionado massei... mas para caber eu dei uma torneiada nelas e enfraqueci élas...
nas minhas eu cortei o excesso do parafuso q segura os pivos de F1000 renta as porcas... no teu eu não vi as porcas?????? na minha élas estao p dentro ((pelo menos uma ...não to lembrando vou ter q olhar o munhão mas q raspa na porca(porcão) raspa...))disputam espaço com as cruzetas...
Parabenz pelo jipe fotos do munhao e homo salvas para estudo..he..he..he..
eu ja estava pensando em fabricar munhao maior tipo java q coubesse os garfos do massey com dupla cruzeta ou eja com o bolachão q ai daria para torcer e tracionar as rodas sem problemas... mas antes vamos p homo reforçadas...
um abraço
Leonardo,
Eu tbm quebrei a cabeça pra achar uma solução satisfatória. O problema é que qq coisa qe se queira modificar vai exigir semi-eixos fabricados sob encomenda. Troquei os munhões de forma que se ajustassem ao kit T Rex Bone por causa disso. Resolvi reforçar as homos pq manteria os semi-eixos e vi que minha idéia já tinha sido posta em prática por um cara lá nos EUA.
A porca do pivo inferior fica dentro do munhão, brigando mesmo com a homo. Eu tbm cortei as sobras da rosca. Depois do reforço na homo tive que cortar mais um pouco, e tbm tirei uma fatia da porca :shock: . Acho que por isso tá dificil de ver, mas ela tá lá.
As homos reforçadas aguentaram o Camel sem problemas, mas considero que ainda estão em teste. Caso não aguentem, podemos discutir outras soluções :concordo: ... Acho que muita coisa pode ser feita ainda num D44 :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
30/04/2009, 22:54
Jeison,
Valeu, véio :concordo: ... Estive olhando o tópico do ON :palmas: ... Motor V8 é meu sonho, o ronco do seu jipe ficou dukaraio. Gostei tbm da cor dos amortecedores :mrgreen: ...
Sergio,
Obrigado, meu :concordo: ... Acompanhei o serviço que vc fez no deslocamento do eixo :palmas: ... Muito capricho num CJ que acho ser o modelo mais bonito :concordo: ...
Grande [].
Walnei Boteon
30/04/2009, 23:33
Acho que ja comentei no topico da Planeta, mas vou repetir, parabéns pela viatura e pelo prazer de poder construir cada detalhe, é muito gratificante a gente fazer, testar e ver que a receita deu certo.
Depois me manda umas fotos dos cortes na caixa de rodas trazeira, estou pensando em fazer algo parecido na minha carroceria.
Abração.
Grande Elmer,
Realmente é um grande prazer reconstruir um jipe em todos os seus detalhes e depois desfrutar da viatura e ver que tudo que planejamos funcionou como queriamos :dance: ...
Obs.: é óbvio que o que eu fiz nem se compara ao serviço extremamente profissional que vc está fazendo no Crocodilo :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: ...
Aí vão umas fotos dos cortes no para-lamas traseiro. O corte menos radical foi o do projeto original. O outro corte veio com a colocação do CA e o necessário deslocamento do eixo traseiro. A lanterna teve que ir pra tampa... Depois do corte, parafusei com parafuso cabeça cônica uma cantoneira de ferro para reforçar a chapa e evitar o corte dos pneus. Fiz um acabamento com massa e pintura para esconder os parafusos.
O Crocodilo vai ficar o bicho :shock: ...
[]'s
Walnei Boteon
30/04/2009, 23:49
Belo jipe, muito bem construído!
Essa história de fazer em casa não é fácil não, mas as escolhas das peças foram muito bem feitas.
[]'s
Valeu, Fernando :concordo: ...
Realmente fazer em casa não é fácil, mas é prazeroso, mesmo que seja só uma parte do serviço. Vc que tá começando uma empreitada dessa, vai ver como é gratificante ver o resultado pronto. Vale a pena cada cabeçada no chassis, cada marretada no dedo, cada chave que escapa da porca e a mão vem direto no nariz, cada palavrão, cada reclamação da vizinha e todas as cervejas :mrgreen: :mrgreen: ...
[]'s e bom serviço...
Walnei Boteon
01/05/2009, 00:06
Essas fotos são para o colega visitante no fórum que conversou comigo terça-feira no Poli. São dos jumelos originais Willys que coloquei na barra de tração dos eixos. As fotos não foram feitas deles especificamente, mas estavam aqui no meu PC e já dão uma noção da montagem. Como o jipe não fica aqui na garagem de casa, depois tiro outras fotos e posto aqui.
[]'s
Walnei,
Parabéns!! Show de bola o Porcão no Camel:palmas::palmas: nota 1000
Elmer_Jeep
01/05/2009, 12:10
Walnei, obrigado pelas fotos, e o Crocodillo não tem nada de profissional não, é uma paixão que aprendi muita coisa e ainda to aprendendo.
Gostaria de comentar à respeito da barra anti rolagem, a idéia do "8 maluco" é muito bem vinda no lugar do terminal rotular, mas acho que o jumelo montado dessa forma permite uma certa rolagem do eixo pois na minha opinião assim desestabiliza a barra permitindo torção nas molas, um exemplo tosco mas simples seria o de tentar equilibrar uma vassoura com a ponta do cabo na palma da mão, a vassoura é o jumelo e o braço+mão seria a barra. Pelas pesquisas e navegadas que tenho feito vi que os jumelos montados assim como vc fez são para barras no eixo dianteiro. Chegou a verificar o comportamento das molas e do focinho do diferencial na hora do tranco ?
[]'s
Walnei Boteon
04/05/2009, 23:44
Walnei,
Parabéns!! Show de bola o Porcão no Camel:palmas::palmas: nota 1000
Valeu, Caio :concordo: ...
O Teteco tbm foi muito bem. Logo marcamos para voltar lá :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
04/05/2009, 23:55
Walnei, obrigado pelas fotos, e o Crocodillo não tem nada de profissional não, é uma paixão que aprendi muita coisa e ainda to aprendendo.
Gostaria de comentar à respeito da barra anti rolagem, a idéia do "8 maluco" é muito bem vinda no lugar do terminal rotular, mas acho que o jumelo montado dessa forma permite uma certa rolagem do eixo pois na minha opinião assim desestabiliza a barra permitindo torção nas molas, um exemplo tosco mas simples seria o de tentar equilibrar uma vassoura com a ponta do cabo na palma da mão, a vassoura é o jumelo e o braço+mão seria a barra. Pelas pesquisas e navegadas que tenho feito vi que os jumelos montados assim como vc fez são para barras no eixo dianteiro. Chegou a verificar o comportamento das molas e do focinho do diferencial na hora do tranco ?
[]'s
Bem observado, Elmer... E não é só a traseira que está invertida não, a dianteira tbm :shock: .
Quando fui montar as barras anti rolagem observei que a melhor forma de fixação seria essa devido ao espaço que tenho no chassis e tbm pq não queria uma barra atravessando o jipe por baixo da t-case. Procurei montar os jumelos de forma que ficassem a 90º da barra, e, estando fixados praticamente no mesmo alinhamento dos suportes fixos dos feixes de mola, o trabalho deles é muito pequeno, aproximadamente 15 mm. Os jumelos usados (originais da suspensão Willys) são muito resistentes e a fixação da barra na tubeira do diferencial tbm é bem forte, evitando movimentos laterais e dando uma grande estabilidade ao conjunto. Acredito que a resistência do conjunto esteja igual a um montado da forma mais usual. Ele não permite qualquer movimento de rotação dos eixos. Depois das trilhas que andei fazendo com o jipe, considero que as barras estão mais do que testadas :concordo: ...
O que tive que mudar foi o parafuso terminal da barra. Esse tinha a mesma medida dos parafusos do jumelo (acho que é M10 :pensativo: ) e não aguentou a força e entortou. Isso logo nas primeiras voltas com jipe. Hoje o "8 maluco" trabalha sem buchas na barra e a medida do parafuso foi aumentada.
[]'s
Elmer_Jeep
05/05/2009, 09:32
Bem observado, Elmer... E não é só a traseira que está invertida não, a dianteira tbm :shock: .
[]'s
Legal, se na prática a teoria funciona diferente então tá show, era até uma dúvida que eu tinha mas ficou bem esclarecida na sua explicação. A opção de evitar a barra por baixo da tcase é uma boa.
abração.
Walnei Boteon
07/05/2009, 20:33
Pessoal,
Tenho muitas fotos do andamento da reforma e aos poucos vou colocando aqui. Até estou devendo algumas de alguns detalhes que me pediram, mas vou ter que tirar agora e vou postar tbm (não esqueci, não :discordo:). Mas como comecei do fim, vou postar um videozinho de uma das primeiras voltas com o jipe quase pronto. Essa foi pra tirar a cera dos 38 e apavorar a vizinhança :twisted: :twisted: :twisted: ...
YouTube - CJ-5 PORCÃO ALBINO - Saindo da garagem
[]'s
FernandoRisso
07/05/2009, 22:03
Nada melhor que um 4.1! PQP! Parabéns Walnei, é assim que se testa um jeep de verdade!
[]'s pensando em borrachão com os 44"! :D :odedo:
Tinha que ver a cara dos vizinhos kkkkkkkk
Já tive o prazer de ver de perto o seu Jeep no Poli, meus parabéns, esta animal. Estou pensando em alguma mudança no meu jeep, como aumento do chassi, não sei entendi direito, vc aumento o chassi na frente e na traseira ? sem mecher no meio? então esta usando a carroceria no tamanho origial ? Você poderia me dar uma ideias de como fazer essa mudança ? Ahhh, já vou aproveitar e colocar as molas de toyota e tb se possivel mudar os amortecedores colocando as torres, isso se eu conseguir, já que uso nada 44 originais. Valew e mais uma vez meus parabéns.
Walnei Boteon
03/06/2009, 23:21
E aí Marcio, blz?
Obrigado pelo elogio :concordo: ... Estive no Poli essa terça e ví seu jeep lá. Bela viatura :palmas: ... Estava esperando o pessoal chegar e quando fomos lá conhecer a viatura vc já tinha ido embora.
Ia te explicar o que fiz no Porcão. Mas vamos lá: o chassi foi alongado nas pontas, 8" na traseira e 6" na dianteira. Uso feixes de mola toy band pick-up (1100mm dianteiros e 1300mm traseiros) desarqueados. Os suportes fixos foram soldados bem na extremidade da parte plana da longarina, conforme a foto anexada. O tamanho que aumentei as longarinas foi determinado pelos feixes já desarqueados e com carga.
Quanto aos amortecedores, não sei se vc vai ter espaço para colocar os suportes. Precisa medir pq com o eixo original não sobra muito espaço. A 2ª foto mostra o trabalho da suspensão numa erosão e dá pra ver que o pneu chega bem perto do amortecedor, usando eixos de rural. Os amortecedores traseiros podem ser montados pelo lado de dentro da longarina sem problemas. Uso os traseiros da ranger.
Quase toda terça estamos lá no Poli e ficamos na barraca do pastel. Aparece por lá :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
04/06/2009, 00:10
Pessoal,
Mais um videozinho. Essa foi na trilha Torres de Paranapiacaba. Porcão e PV, com Pagani de zeca.
YouTube - Filme Torres Paranapiacaba
[]'s
Fala Walnei,
Eu te vi lá com o Ramiro, mas eu estava com meu filho e ele entra as 07:00 na escola, levanta as 05:40, não posso ficar ate muito tarde porque senão o cara não acorda nem com agua fria, rsrsrsrs
Essa terça estive por lá, mas não tinha muita gente, estava muito frio, fui embora umas 21:00.
Então, seu jeep é fonte de inspiração meu, rsrsrrsrsrsrs
Pena que não tenho os eixos mais largos para colocar as torres de amortecedores mais altos, mas acho que consigo melhorar um pouco aumentando o entre eixos dele, colocando as molas de toyota, meus amortecedores são do 608, meu problema maior no jeep é a traseira, esta muito dura, pula de mais.
Por eu ter eixos originais, menores em largura do que os de rural, vc acredita que eu tenha que aumentar tudo isso ? como o seu ? (8" na traseira e 6" na dianteira).
Muito obrigado pela atenção.
Marcio
Ramiro - Bin Lôco
05/06/2009, 09:56
Grande Walnei!!!
Velhão, só agora que eu ví que voce perdeu a timidez e abriu seu tópico (uíí) pra todo mundo ver o que voce é capaz de fazer com uma chave de fenda e um alicate!:mrgreen:
Falar o quê de uma baita viatura que voce sozinho reconstruiu?
Todos os elogios são realmente merecidos, o Porcão ficou animal!:palmas:
Só está faltando um toldo "bikini" no Porcão pra te proteger das "Arrrrrrrrrrranhas"!:twisted::lol:
Mais uma vez, parabéns amigão!:concordo:
abraços!
Grande Walnei!!!
Velhão, só agora que eu ví que voce perdeu a timidez e abriu seu tópico (uíí) pra todo mundo ver o que voce é capaz de fazer com uma chave de fenda e um alicate!:mrgreen:
Falar o quê de uma baita viatura que voce sozinho reconstruiu?
Todos os elogios são realmente merecidos, o Porcão ficou animal!:palmas:
Só está faltando um toldo "bikini" no Porcão pra te proteger das "Arrrrrrrrrrranhas"!:twisted::lol:
Mais uma vez, parabéns amigão!:concordo:
abraços!
Ramiro agora já é tarde, o porcão foi agredido pelos temiveis aracnideos...
http://img508.imageshack.us/img508/9957/60967510zt4.jpg
http://www.sleek.com.br/imagens/porco_aranha.gif
[]´s Habicores
Ramiro - Bin Lôco
05/06/2009, 11:55
Ramiro agora já é tarde, o porcão foi agredido pelos temiveis aracnideos...
http://img508.imageshack.us/img508/9957/60967510zt4.jpg
http://www.sleek.com.br/imagens/porco_aranha.gif
[]´s Habicores
:lol::lol::lol:Caraca Pagani... tô rachando o pico:lol::lol::lol:
Essas imagens não poderiam ser mais adequadas, só voce mesmo pra achar essas coisas!:palmas::palmas:
O Porcão Habicore foi possuído pelas arrrrrrrrrrrrrranhas!:lol::lol::lol:
[]'s
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Bem louco o Spiderpig Habicore.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ramiro - Bin Lôco
05/06/2009, 12:17
Eu conheço bem o Walnei, mas vendo a 1ª foto, não imaginava o quanto ele é habicore a ponto de deixar a traseira desprotegida e acabar sendo preso pela bunda!:lol::lol::lol::lol::lol:
[]'s sem conseguir parar de rir:mrgreen::mrgreen:
Alexandre Souto
05/06/2009, 12:57
Walnei, chorei :odedo: ao ver o antes e depois.... :mrgreen:
ANTES:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168156&d=1240620862
DEPOIS:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168157&d=1240621204
Sinceros parabens pela viatura, esta muito bem montada e fez otimas escolhas no uso das peças e componentes.... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Faça bom proveito e valer o investimento, tenho certeza que isto nao sera problema..... :concordo:
Grande abraco e tudo de bom com o PORCÃO!!! (estou abismado ainda... :shock: )
:palmas:
:shock::shock::shock::shock: É impressionante mesmo o antes e o depois.
Walnei, mais uma vez meus parabens pelo jeep que vc reconstruiu :palmas::palmas::palmas:
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
05/06/2009, 16:24
AÊ Pagani,
Esse já está persolizado.
Os adesivos já estão sendo confeccionados!:mrgreen:
http://mail.mailig.ig.com.br/mail/?attid=0.1&disp=emb&view=att&th=121b154e5d91f951
[]'s
Walnei Boteon
06/06/2009, 01:35
Fala Walnei,
...............
Pena que não tenho os eixos mais largos para colocar as torres de amortecedores mais altos, mas acho que consigo melhorar um pouco aumentando o entre eixos dele, colocando as molas de toyota, meus amortecedores são do 608, meu problema maior no jeep é a traseira, esta muito dura, pula de mais.
Por eu ter eixos originais, menores em largura do que os de rural, vc acredita que eu tenha que aumentar tudo isso ? como o seu ? (8" na traseira e 6" na dianteira).
Muito obrigado pela atenção.
Marcio
E aí, Marcio. Blz?
O problema da traseira pular vc melhora usando o feixe da Toy Band pick-up que tem 1300mm e 5 lâminas. Desarqueados ficam mais macios tbm. Mas ainda são feixes de mola e nunca vão ser confortáveis. Quando vc pega irregularidades no asfalto que atingem as 2 rodas ao mesmo tempo o coice é bem forte. Precisa acostumar. O importante é que na trilha funcionam muito bem. Acho que é a melhor configuração possível de suspensão com feixes. Troque tbm os amortecedores pelos da ranger. São mais compatíveis com o peso do jeep.
O entre-eixos do Porcão foi aumentado refurando a molas traseiras em 6" mais pra trás para poder colocar o CA. Ficou com 100" e chegou na medida que dizem ser a ideal de 2,6x o tamanho dos pneus: 2,6 x 38" = 98,8". Montando como eu fiz, mas mantendo a furação do feixe centralizada, vai ficar com 94".
A largura do eixo tem mais a ver com a altura. Jeep alto precisa de eixos mais largos, senão os tombos ficam frequentes. O Porcão está com 2000mm de face a face dos pneus. Para as trilhas que temos, é o limite, pelo menos por enquanto.
Eixos de rural/troller tem a medida certa para manter uma harmonia das medidas. Se eu fosse vc pensaria em trocar os eixos pelos do troller que são, inclusive, mais reforçados para os pneus que vc está usando. 38" força semi-eixo pra kct :shock: ...
[]'s
Walnei Boteon
06/06/2009, 01:44
Prezados Srs. Pagani e Ramiro Bin Lôco,
Este é um tópico sério, portanto solicito a gentileza de não tumultuarem o mesmo, sob pena de se sujeitarem às punições cabíveis.
Certo da vossa compreensão,
VAM :odedo: VTNC :odedo: VSF :odedo:
Walnei Boteon
06/06/2009, 01:56
Walnei, chorei :odedo: ao ver o antes e depois.... :mrgreen:
Sinceros parabens pela viatura, esta muito bem montada e fez otimas escolhas no uso das peças e componentes.... :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Faça bom proveito e valer o investimento, tenho certeza que isto nao sera problema..... :concordo:
Grande abraco e tudo de bom com o PORCÃO!!! (estou abismado ainda... :shock: )
:palmas:
Grande Alexandre,
Obrigado pelo elogio :concordo: . Fui fazendo as alterações aos poucos e fui me acostumando, mas vendo o antes e depois juntos, até eu choro :mrgreen: ...
Estive vendo sua Rural FOrDINHA e também me admirei com o capricho do serviço e a configuração escolhida. Tenho um colega que tbm tem uma rural com V8 e a viatura impressiona pelo porte e pelo ronco :palmas: ...
[]'s e boa sorte tbm com a FOrDINHA :concordo: ...
Walnei Boteon
06/06/2009, 02:07
:shock::shock::shock::shock: É impressionante mesmo o antes e o depois.
Walnei, mais uma vez meus parabens pelo jeep que vc reconstruiu :palmas::palmas::palmas:
[]´s
E aí, Digo. Blz?
Valeu :concordo: ... Vc que acompanhou mais de perto a empreitada sabe que não é facil, mas vale a pena :dance: ...
Aparece mais... Sábado (13/06) vai ter uma trilha importante :mrgreen: ... "Teje" convidado pra vir com o jeep ou de zeca no Porcão :concordo: ...
[]'s
Alexandre Souto
06/06/2009, 11:35
Grande Alexandre,
Obrigado pelo elogio :concordo: . Fui fazendo as alterações aos poucos e fui me acostumando, mas vendo o antes e depois juntos, até eu choro :mrgreen: ...
Estive vendo sua Rural FOrDINHA e também me admirei com o capricho do serviço e a configuração escolhida. Tenho um colega que tbm tem uma rural com V8 e a viatura impressiona pelo porte e pelo ronco :palmas: ...
[]'s e boa sorte tbm com a FOrDINHA :concordo: ...
Obrigado Walnei, muito obrigado mesmo cara, mas o merito de construção vai todo pro meu meca, que considero "O MESTRE", o Seu Joao trabalha muito bem, sem curso algum de mecanica e sem ajuda, mas ao meu ver manda muito bem. :mrgreen:
Cara, estava lendo a resposta que vc fez ao mrcrema,
O entre-eixos do Porcão foi aumentado refurando a molas traseiras em 6" mais pra trás para poder colocar o CA. Ficou com 100" e chegou na medida que dizem ser a ideal de 2,6x o tamanho dos pneus: 2,6 x 38" = 98,8". Montando como eu fiz, mas mantendo a furação do feixe centralizada, vai ficar com 94"., este calculo que vc fez de 2,6 x o diam. dos pneus, sempre é aplicado? E é quanto a relação (CP) ou medidas (angulos de saida e entrada)? Qual a margem e qual a melhoria que posso fazer? A fordinha esta fora deste calculo, mas se usar pneus maiores que 35", minha margem de resistencia cai, se usar os 38" entao, que segundo os calculos sao os ideais (A FOrDINHA esta com a medida original de entre-eixos da Rural, 100"), chego grudado na margem de resistencia dos eixos. E nao quero andar estilo "tiozão", quero usar o meu conjunto todo e muito bem usado.... Imagina qual seria a saida mais sensata? Ou é melhor continuar assim mesmo?
[]'s e to IXXXPRECIONADO com o PORCÃO!!!!!
Ps.: O carro que eu ia fazer anteriormente ia chamar OINC.. heheheee... mas sao aguas passadas... :parede: agora eh FODINHA, ó FOrDINHA.... :twisted: :mrgreen:
Rodrigo Baratti
07/06/2009, 12:18
Walnei,
Parabéns pela viatura.:palmas::palmas:
Estou iniciando o meu projeto home made e buscando algumas alternativas para deixá-lo um pouco mais em conta e viabilizá-lo.
Como vc fixou os amortecedores traseiros?
[]
Walnei,
você acha que se eu manter os eixos originais, e trocar as molas colocando as de toyota para que eu chegue a 94" de entre eixo eu consigo melhor meu jeep ?
Terça vou no poli com ele, se vc estiver por lá e puder me passar essa aula ao vivo eu agradeço muito.
Valew
Walnei
Muito obrigado pelas dicas que vc me deu ontem no Poli, com certeza sua aula me ajudou muito tirando minhas duvidas.
Tanto vc quanto o Ramiro
Valew, muito obrigado messsssssssssmo.
Ramiro - Bin Lôco
10/06/2009, 10:09
Walnei
Muito obrigado pelas dicas que vc me deu ontem no Poli, com certeza sua aula me ajudou muito tirando minhas duvidas.
Tanto vc quanto o Ramiro
Valew, muito obrigado messsssssssssmo.
Grande Marcio!!!
Velhão, manjo quase nada de modificação de jipe... vai na do Walnei que, nessa matéria, sabe muuuuuuito mais que eu!!!:concordo:
Enquanto o Walnei dá (uííí) aula, eu só palpito.:mrgreen::mrgreen:
[]'s
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
10/06/2009, 10:12
Em tempo:
O Walnei reclamou que não está conseguindo visualizar o adesivo do PORCÃO HABICORE que eu postei.
Então segue ele em miniatura mesmo!!!
[]'s:pipoca::pipoca:
Ramiro,
vou seguir as dicas com certeza.
Valew
Walnei Boteon
17/06/2009, 23:30
Cara, estava lendo a resposta que vc fez ao mrcrema, , este calculo que vc fez de 2,6 x o diam. dos pneus, sempre é aplicado? E é quanto a relação (CP) ou medidas (angulos de saida e entrada)? Qual a margem e qual a melhoria que posso fazer? A fordinha esta fora deste calculo, mas se usar pneus maiores que 35", minha margem de resistencia cai, se usar os 38" entao, que segundo os calculos sao os ideais (A FOrDINHA esta com a medida original de entre-eixos da Rural, 100"), chego grudado na margem de resistencia dos eixos. E nao quero andar estilo "tiozão", quero usar o meu conjunto todo e muito bem usado.... Imagina qual seria a saida mais sensata? Ou é melhor continuar assim mesmo?
Alexandre,
Não tenho muito conhecimento técnico e nem teórico pra responder suas dúvidas. Vou responder o que eu acho com base no que eu aprendí aqui no fórum e na prática. Tem muitos colegas expert's que poderão me corrigir se eu estiver errado :pensativo: ...
Esse cálculo de 2,6x eu lí aqui mesmo no fórum. Tem a ver com a performance e estabilidade da viatura. Parece ser o dimensionamento ideal, mas não é obrigatório. No meu caso, aumentando o entre-eixos por causa do power-train eu ganhei de brinde melhores ângulos de E/S. Relação (CP) não tem interferência direta com entre-eixos e sim com o power-train e tamanho dos pneus.
No seu caso, pneus 38" casariam bem com o entre-eixos original de 100", mas tem todas as consequências que vc conhece bem e precisaria cortar lata. O Busão, Rural do Magoo, tem pneus 37" com eixos de trolha e molas toy band/spoa, muita redução e anda muito bem, empurrado por um V8tão. Tem um curriculo muito bom de trilhas sem quebras :palmas: ...
Com pneus 38" não precisa andar como tiozão, mas tbm não dá pra andar com o botão do fod@-se ligado direto :parede: ...
Acho que não sou o mais apropriado para indicar uma saída sensata :mrgreen: :mrgreen:, mas como dizem que a resistência dos D44 com os equipamentos tupiniquins disponíveis é para pneus até 35", eu iria até uns 37" :twisted: ...
[]'s
Walnei Boteon
17/06/2009, 23:40
Walnei,
Parabéns pela viatura.:palmas::palmas:
Estou iniciando o meu projeto home made e buscando algumas alternativas para deixá-lo um pouco mais em conta e viabilizá-lo.
Como vc fixou os amortecedores traseiros?
[]
E aí, Rodrigo. Blz?
Obrigado pelo elogio :concordo: ...
Procurei aqui no meu arquivo, mas não achei nenhuma foto do suporte que eu fiz. Como meu jipe não está em casa vou tentar explicar. Depois tiro umas fotos e posto aqui.
Fiz uma travessa que foi parafusada nas longarinas. Essa travessa está bem rente à carroceria para ter um bom espaço pros amortecedores. Nessa travessa soldei umas orelhas, com 3 furos, para fixar o amortecedor na melhor posição de trabalho, sem dar fim de curso.
Importante que a posição dos parafusos de fixação seja na longitudinal, permitindo a livre inclinação do eixo no trabalho da suspensão.
[]'s
Rodrigo Baratti
18/06/2009, 20:11
Walnei,
A travessa consegui entender, sem muito segredo.
Já as orelhas com os 3 furos ficou meio complicado.
Qdo puder colocar uma foto agradeço.
[]
Alexandre Souto
18/06/2009, 21:39
Alexandre,
Não tenho muito conhecimento técnico e nem teórico pra responder suas dúvidas. Vou responder o que eu acho com base no que eu aprendí aqui no fórum e na prática. Tem muitos colegas expert's que poderão me corrigir se eu estiver errado :pensativo: ...
Esse cálculo de 2,6x eu lí aqui mesmo no fórum. Tem a ver com a performance e estabilidade da viatura. Parece ser o dimensionamento ideal, mas não é obrigatório. No meu caso, aumentando o entre-eixos por causa do power-train eu ganhei de brinde melhores ângulos de E/S. Relação (CP) não tem interferência direta com entre-eixos e sim com o power-train e tamanho dos pneus.
No seu caso, pneus 38" casariam bem com o entre-eixos original de 100", mas tem todas as consequências que vc conhece bem e precisaria cortar lata. O Busão, Rural do Magoo, tem pneus 37" com eixos de trolha e molas toy band/spoa, muita redução e anda muito bem, empurrado por um V8tão. Tem um curriculo muito bom de trilhas sem quebras :palmas: ...
Com pneus 38" não precisa andar como tiozão, mas tbm não dá pra andar com o botão do fod@-se ligado direto :parede: ...
Acho que não sou o mais apropriado para indicar uma saída sensata :mrgreen: :mrgreen:, mas como dizem que a resistência dos D44 com os equipamentos tupiniquins disponíveis é para pneus até 35", eu iria até uns 37" :twisted: ...
[]'s
Walnei, muito obrigado pelo esclarecimento, agora sim entendi o porque do calculo.
Pois é meu caro Walnei, os DANA de trolha aguentam um bocado sim, percebo que quem usa nao tem reclamacoes, na realidade nao quero fazer grandes upgrades em um modelo de eixo "simples" como os dana 44, gostaria de gastar num par de dianteiros RW :mrgreen:
O bloqueio Macrotorque para o eixo traseiro ja esta na mao e estamos com ideia de usar 44/9... mas farei um teste antes de decidir a relação, com o unico JG de CP que tenho que ta montado na dianteira, acho que 45/11.
Tenho dois jogos de roda, um beadlock, este posso pensar em usar algum 36 ou 37".... :roll: :pensativo: :twisted:
Abraco e obrigado mais uma vez por contribuir com o forum....
To de olho no seu topico amigo Walnei!!!!
Walnei Boteon
19/06/2009, 22:04
Walnei,
A travessa consegui entender, sem muito segredo.
Já as orelhas com os 3 furos ficou meio complicado.
Qdo puder colocar uma foto agradeço.
[]
Rodrigo,
Amanhã o Porcão vai para a MAGOO MOTORS para uma revisão e análise de alguns pontos que queremos melhorar o desempenho. Vou levar a máquina e tiro as fotos :concordo: ...
[]'s
Davi Gonçalves
25/06/2009, 21:42
fala Walnei td tranquilo???
Parabéns pelo porcão que ficou show de bola e dentro de alguns meses talvez saia minha caminhonete e vc esta convidado a vir na estreia dela ehhehe as erosoes daqui estao intransponiveis vai ser sofrimento hehehe
ai vc vai ver em açao seu ex cambio ehhehe
abraços
Walnei Boteon
29/06/2009, 20:36
fala Walnei td tranquilo???
Parabéns pelo porcão que ficou show de bola e dentro de alguns meses talvez saia minha caminhonete e vc esta convidado a vir na estreia dela ehhehe as erosoes daqui estao intransponiveis vai ser sofrimento hehehe
ai vc vai ver em açao seu ex cambio ehhehe
abraços
E aí, Davi. Blz?
Termina aí sua caminhonete e avisa quando for a estréia que eu quero ver.
Se tem erosões "boas" assim eu procuro um jeito de levar o Porcão tbm :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
29/06/2009, 20:53
All,
Porcão no estaleiro :-( ...
Sábado retrasado o Porcão foi até a MAGOO MOTORS fazer uma visitinha pro CJ do Pagani. Resolvemos desmontar o eixo dianteiro e o Magoo detectou um pequeno desalinhamento que pode estar causando a quebra frequente das homocinéticas.
Valeu aí, Magoo... Logo Porcão voltará à ativa :palmas: ...
Como a recepção na MAGOO MOTORS é de 1ª, tivemos um belo churras, dessa vez comandado pelo Ramiro :palmas: ...
[]'s
Walnei Boteon
29/06/2009, 21:02
fugger,
Demorou "um pouco" :twisted:, mas aí estão as fotos dos suportes dos amortecedores dianteiros...
[]'s
Walnei Boteon
29/06/2009, 21:11
Rodrigo,
Aí vão as fotos dos suportes dos amortecedores traseiros...
[]'s
Alexandre Souto
29/06/2009, 22:21
Muito bom Walnei, tudo muito resistente!
Coisa fina!!!
Abs
Davi Gonçalves
29/06/2009, 22:29
pretendo fazer a estreia no feriado de setembro ou em outubro
mas pode deixar q eu te aviso ai vc reune com o povo ai e vem fazer uma trilhinha no interior hehehehe
abraço e parabens novamente pela dedicaçao
abraços
Rodrigo Baratti
30/06/2009, 00:04
Walnei,
Muito boa idéia os suportes.
Solução muito melhor que aquele parafuso soldado no tudo do diferencial, já a parte de cima ficou simples e com regulagem.
[]
Demorou "um pouco" :twisted:, mas aí estão as fotos dos suportes dos amortecedores dianteiros...
era isso mesmo que eu precisava... :concordo:
[]´s
Vala ai
blz ?
Vamos para Serra Negra ?
Estamos querendo reumir uma turma legal para ir em comboio,
o que acha ?
um abraço
Walnei Boteon
01/08/2009, 00:10
E aí, Márcio. Blz?
Tenho algumas coisas urgentes para resolver em SP e é bem provável que eu não vou poder ir mais para SN.
Valeu pelo convite. Caso eu tenha condições de ir, eu te aviso e integro o comboio, mas com a Explorer. O Porcão não poderia ir rodando, teria que ser transportado. Acho que ficaria até mais barato :mrgreen: ...
[]'s
Walnei Boteon
24/08/2009, 22:44
Pessoal,
Como estava cuidando de outras atividades, acabei deixando o Porcão um pouco abandonado, mas agora que vou poder me dedicar um pouco mais, achei melhor comprar um presentinho para ele: Homocinéticas Trail-Gear.
Acho que agora resolvo de vez o problema de quebra de homocinéticas :dance: ...
Agradeço aos colegas que ajudaram na aquisição das pecinhas :palmas: ...
[]'s
Walnei Boteon
24/08/2009, 22:59
Esse agora é pelo 4º lugar na votação da revista Planeta Off-road. Realmente não esperava por essa classificação e agradeço ao Adriano pela promoção e a todos que votaram no Porcão :concordo: ...
Esse veio completinho e foi direto do vendedor para a Magoo Motors, onde vai ser instalado :palmas: ...
Meus agradecimentos tbm aos colegas que ajudaram na aquisição da usina :palmas: ...
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
25/08/2009, 08:50
Isso é o que eu chamo de motor completo... veio até com uma bicicleta:shock: pra buscar o mecanico em caso de pane.:mrgreen:
Parabéns pela aquisição, o motor realmente está zerado e o Porcão merece um injetado!:palmas:
[]'s
Davi Gonçalves
25/08/2009, 11:00
Pessoal,
Como estava cuidando de outras atividades, acabei deixando o Porcão um pouco abandonado, mas agora que vou poder me dedicar um pouco mais, achei melhor comprar um presentinho para ele: Homocinéticas Trail-Gear.
Acho que agora resolvo de vez o problema de quebra de homocinéticas :dance: ...
Agradeço aos colegas que ajudaram na aquisição das pecinhas :palmas: ...
[]'s
Fala Walnei blz???
onde vc conseguiu essas homocinéticas vc ñ consegue mais 2 p/ mim???
qto saiu cada???
Parabéns pelo pequeno coração q chegou hehehe
mande polir a tampa de cima q fica mto bonito
abraços
Davi Gonçalves
25/08/2009, 11:04
Esse agora é pelo 4º lugar na votação da revista Planeta Off-road. Realmente não esperava por essa classificação e agradeço ao Adriano pela promoção e a todos que votaram no Porcão :concordo: ...
Esse veio completinho e foi direto do vendedor para a Magoo Motors, onde vai ser instalado :palmas: ...
Meus agradecimentos tbm aos colegas que ajudaram na aquisição da usina :palmas: ...
[]'s
Esse seu motor veio com o compressor do ar condicionado??
se veio e vc for vender tenho interesse heim ehhe
abraços
Angelo Pamplona
25/08/2009, 17:01
Walnei e Ramiro, por favor devolvam a bicicleta, ela não estava no negócio, hahahaha........ abraços Angelo
Walnei Boteon
25/08/2009, 22:48
Ramiro, valeu a ajuda nas 2 aquisições :palmas: ...
Angelo, pensei que a bicicleta fosse brinde :D :parede: ...
Davi, a compra dessas homocinéticas foi uma oportunidade que acho que vai demorar para se repetir, sem contar que tive a ajuda de grandes amigos. Por enquanto, só pelo site da Trail Gear mesmo...
O compressor do ar não veio no motor. Normalmente fica no carro que recebe motor diesel. Para mim não teria serventia, já que o Porcão tem ar condicionado natural :twisted: ... Serve uma bicicleta? :mrgreen: ...
[]'s
Davi Gonçalves
26/08/2009, 08:04
Ramiro, valeu a ajuda nas 2 aquisições :palmas: ...
Angelo, pensei que a bicicleta fosse brinde :D :parede: ...
Davi, a compra dessas homocinéticas foi uma oportunidade que acho que vai demorar para se repetir, sem contar que tive a ajuda de grandes amigos. Por enquanto, só pelo site da Trail Gear mesmo...
O compressor do ar não veio no motor. Normalmente fica no carro que recebe motor diesel. Para mim não teria serventia, já que o Porcão tem ar condicionado natural :twisted: ... Serve uma bicicleta? :mrgreen: ...
[]'s
se a bicicleta for traçao nas 2 serve ja q no momento 4x4 ta meio dificil ahahahaha
abraços
Isso não tem fim ?
Esse pode ser o manual de " Como se melhor uma coisa que já é boa "
rsrsrsrsrsrssrs
Sei que não, tb estou fazendo algumas alterações no meu e a coisa não para.
Valew
Walnei Boteon
28/08/2009, 22:04
Marcio,
A idéia era injetar o meu motor que está muito bom, praticamente novo. Mas apareceu este da Silverado e resolvi trocar o motor todo (que é plug in play) e vender o atual motor do Porcão :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
08/10/2009, 00:19
Depois do trauma da trilha dos 90, o Porcão vai para o 2º transplante de motor e manutenção do CA. Como o motor carburado foi vendido ele já foi retirado. Aproveitei e tbm retirei o câmbio que amanhã vai pra MAGOO MOTORS iniciar a revisão. Quando o CA estiver pronto, levo o jipe pra tudo ser colocado no lugar.
A princípio, o estrago no CA foi grande :-( ... ATF com muita limalha e um fortíssimo cheiro de queimado que empestiou a casa toda :parede: ...
Acredito que um dos motivos para a quebra foi a posição do radiador. Dá pra ver na foto, bem abaixo do servo freio. Acho que está muito alto e está prejudicando a circulação do ATF. Na 1ª partida do dia, o sistema estava vomitando ATF pela vareta. Imagino que durante a noite o ATF escoava do radiador para o cárter, entrando ar no sistema e na 1ª partida o "excesso" (ar + ATF) era expulso pela vareta. Até o sistema expulsar o ar, a lubrificação era deficiente.
Vou colocar o radiador na mesma altura onde fica no opala (atrás do para-choque dianteiro), no mesmo nível do CA.
[]'s
...A princípio, o estrago no CA foi grande :-( ... ATF com muita limalha e um fortíssimo cheiro de queimado que empestiou a casa toda :parede: ...
Acredito que um dos motivos para a quebra foi a posição do radiador. Dá pra ver na foto, bem abaixo do servo freio. Acho que está muito alto e está prejudicando a circulação do ATF. Na 1ª partida do dia, o sistema estava vomitando ATF pela vareta. Imagino que durante a noite o ATF escoava do radiador para o cárter, entrando ar no sistema e na 1ª partida o "excesso" (ar + ATF) era expulso pela vareta. Até o sistema expulsar o ar, a lubrificação era deficiente.
Vou colocar o radiador na mesma altura onde fica no opala (atrás do para-choque dianteiro), no mesmo nível do CA.
[]'s
Walnei, o que aconteceu exatamente?
Estou justamente na fase de posicionar o radiador do CA e isto muuito me interessa. :concordo:
[]´s
Depois do trauma da trilha dos 90, o Porcão vai para o 2º transplante de motor e manutenção do CA. Como o motor carburado foi vendido ele já foi retirado. Aproveitei e tbm retirei o câmbio que amanhã vai pra MAGOO MOTORS iniciar a revisão. Quando o CA estiver pronto, levo o jipe pra tudo ser colocado no lugar.
A princípio, o estrago no CA foi grande :-( ... ATF com muita limalha e um fortíssimo cheiro de queimado que empestiou a casa toda :parede: ...
[]'s
Fala Walnei, blz ?
vai ficar show com esse injetado heim,
me fala uma coisa, não tem perigo de pedrada, barranco, etc.....essa nova posição do radiador?
um abraço
Walnei Boteon
09/10/2009, 00:25
Marcio,
Realmente 1 injetado vai ficar muito bom. Apesar do carburador holley que eu usava ser muito bom nas inclinações, ele não fazia milagres e às vezes dava umas engasopadas, bem na hora que eu mais precisava do motor.
Quanto a posição do radiador, fiz uma redação meia boca com duplo sentido :parede: ... Quando escrevi atrás do para choque dianteiro, é a posição no opala. No Porcão ainda estou estudando a nova posição, mas é certo que vai ficar bem mais baixo de onde está, mas está difícil achar um local bem protegido. Talvez eu até instale ele na frente da grade, atrás do guincho, com uma tela de proteção.
[]'s
Acredito que um dos motivos para a quebra foi a posição do radiador. Dá pra ver na foto, bem abaixo do servo freio. Acho que está muito alto e está prejudicando a circulação do ATF...
Walney,
Que azar velho :(
Tô levantando essa dúvida (altura do CA), no tópico cambio automático...impressões (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29519&page=134) quero mudar a posição do CA colocando o radiador na caçamba, ele vai ficar na mesma posição do CA, mas em cima dele a distância das mangueira serão BEM curtas, mas tô preocupado é com a altura.
Pela imagem o seu nem é tão alto assim em relaçao ao CA, qual a distância das mangueiras ???
O do Pagani tá bem mais alto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=118643&d=1208996403
Na Galloper a posição do radiador é na frente, colada na grade, mas é alta em relação ao CA.
Será mesmo que é a altura e não a distância responsável por este problema ?
:pensativo::pensativo::pensativo:
[]s
[]s
Walnei Boteon
09/10/2009, 00:51
fugger,
No feriado do dia 7, fizemos a trilha dos 90, tem os relatos no tópico da área trilhas-off road. Não sei se vc acompanhou. O que ocorreu é que nessa trilha o CA do Porcão deixou de engatar as marchas à frente. Tive problemas com o guincho e o jipe ficava muito tempo parado nas saídas de rio. Em uma delas, as marchas não engatavam e colocando o jipe na posição normal, voltou a engatar. Depois parou de vez... Não conheço muita coisa do funcionamento de um CA, mas acho que foi desgaste dos discos por falta de lubricação.
Agora vou reposionar o radiador pq ele ficou acima do nível da vareta e acho que isso tbm está deixando a lubrificação deficiente. Não quero ter que abrir esse câmbio de novo tão cedo e estou eliminado tudo o que pode não estar muito de acordo. Como no opala o radiador fica no mesmo nível do câmbio, deve ser essa a posição ideal. Onde está hoje, o radiador não está tendo a eficiência que eu esperava. Em situações de muito esforço, o ATF atingia temperaturas muito altas (perto dos 120º), mesmo com a ventoinha ligada direto.
Acredito que o ideal é colocar na frente do radiador de água. No Porcão não tenho espaço nenhum alí por isso penso em colocar na frente da grade mesmo, bem atrás do guincho. Deve ficar meio esquisito, mas ficando funcional está bom...
[]'s
Walnei Boteon
09/10/2009, 01:37
E aí, Polvora. Blz?
Eu vi sua msg no tópico do CA e ia justamente postar lá. Onde eu instalei o radiador está bem perto do CA e as mangueiras ficaram bem curtas. Estou preocupado msm é com a altura pq ficou acima do nível da vareta e quando ligava o jipe pela manhã, ele vomitava ATF pela vareta. Acho que é por excesso pq o nível estava certo, medido com o ATF quente (~80º), motor ligado e alavanca no P. Estou achando que durante a noite, com o motor desligado, o ATF escoava do radiador para o cárter, entrando ar no sistema.
Por enquanto, estou só no achismo pq esse meu CA não foi revisado e não sei exatamente o estado que ele estava. Funcionalmente estava perfeito, mas não sei o desgaste que já tinha.
Como estou igual cachorro mordido de cobra, estou com medo até de linguiça ( :mrgreen: ), vou tentar colocar o radiador na mesma altura que ele fica instalado no opala que é no mesmo nível do CA. Tbm quero tirá-lo de dentro do cofre do motor que é muito quente. Mesmo com a ventoinha ligada direto, a temperatura do ATF ficava muito quente, normalmente perto dos 100º e às vezes chegava nos 120º.
É dificil saber se colocando o radiador na caçamba da F vc vai ter o mesmo problema que eu tive. A teoria na prática às vezes é diferente :pensativo: . Eu tomaria cuidado para pelo menos não ultrapassar a altura da vareta e ficaria monitorando com atenção a temperatura.
[]'s
Ronaldo B.
09/10/2009, 02:52
Walney,
Talves vc já conheça esse site mas na dúvida tô passando o link. Como vc vai desmontar o seu CA pode ser que ajude:
http://www.brasilautomatico.com.br
[]´s
Walnei Boteon
15/03/2010, 00:14
Depois de um tempo cuidando de outros projetos, vou retomar agora minha saga de jipeiro :mrgreen: ...
Algumas novidades para equipar o Porcão:
1) Compressor York 210: para encher o reservatório de ar para os bloqueios pneumáticos Micromaq e algumas outras utilidades...
2) Tow Bar made in home: Para quando der algum problema ou mesmo para levar até algumas trilhas mais distantes...
3) Mangas de eixo hibridas 41/45 da ensimec e rolamentos Toy: mais reforço para aguentar os 38"...
[]'s
Walnei Boteon
15/03/2010, 00:32
Sabadão foi dia de trabalho na Magoo Motors: Com o CA já revisado pelo Magoo, ele voltou para baixo do Porcão já espetado no novo motor 4.1 mpfi :dance: ...
Excelente trabalho realizado pelo Magoo: sabe o que fazer e como fazer, com capricho e competência. Carcaça do CA até recebeu um banho de verniz PU. Ficou uma belezura :palmas: ...
[]'s
Walnei Boteon
15/03/2010, 00:37
Com o Power Train já posicionado e fixado, O Magoo dá uma revisada geral, sendo fiscalizado de perto pelo controle de qualidade do Sansão :mrgreen: ...
Óbvio que o churras não podia faltar :dance: ...
[]'s
Parabéns pela viatura Walnei, realmente é um dos melhores CJ que já vi!!!!
O trabalho da suspensão foi feito por você ou em alguma oficina? Teria como mandar os contatos, pois estou precisando mexer na minha.
Abraços
Marcelo.
JUNINHO_BITTENCOURT
15/03/2010, 07:26
Walnei, show de CJ, estou montando meu CJ5 com uma configuração parecida do seu..
No meu Engesa que é mec. completa da band 14b, assim como voce teve, estou tendo problemas constantes de quebras das homocinéticas. Como no CJ5 estaria usando as mesmas homos com pneus 38.5x14.5 estou prevendo problemas sérios nas trilhas.
Estou verificando as homos da Trail-Gear, so queria uma confirmação sua:
A da TG coube perfeitamente sem adaptações no kit t-rex bone?
ou seja, subistituiu as originais da Band. sem adaptações?
A sua é a 27 splines, http://www.trail-gear.com/birfield.html certo?
Desculpe tantas perguntas, mas se couberem sem adaptações (ou sem adap. profundas) além de um par para o CJ5, vou encomendar um par para o Engesa.
Abraço e parabens pelo carro.
FernandoRisso
15/03/2010, 12:04
Walnei,
Belo motor! Ótima escolha!
Só uma dúvida, vai caber uma ventoinha entre o motor e o radiador?
[]'s
Walnei Boteon
15/03/2010, 22:39
Parabéns pela viatura Walnei, realmente é um dos melhores CJ que já vi!!!!
O trabalho da suspensão foi feito por você ou em alguma oficina? Teria como mandar os contatos, pois estou precisando mexer na minha.
Abraços
Marcelo.
Marcelo,
O trabalho de montagem da suspensão foi feito por mim mesmo na garagem de casa. Naquela época ainda tinha tempo, disposição e local para mexer no jipe. Hoje ainda tenho disposição, mas não tenho mais tempo e nem local :( ...
Atualmente todo o serviço que preciso fazer no Porcão é feito na Magoo Motors. O Magoo fez a revisão completa do CA e está colocando o novo motor. Se fosse fazer suspensão tbm seria feito lá.
Liga lá e fala com o Magoo que tbm participa aqui do fórum. Serviço de qualidade e capricho, com conhecimento técnico e oficina muito bem equipada.
O telefone é (11) 5925-8444. Fica na região de Interlagos.
[]'s e obrigado pelo elogio :concordo: ...
Walnei Boteon
15/03/2010, 23:35
Walnei, show de CJ, estou montando meu CJ5 com uma configuração parecida do seu..
No meu Engesa que é mec. completa da band 14b, assim como voce teve, estou tendo problemas constantes de quebras das homocinéticas. Como no CJ5 estaria usando as mesmas homos com pneus 38.5x14.5 estou prevendo problemas sérios nas trilhas.
Estou verificando as homos da Trail-Gear, so queria uma confirmação sua:
A da TG coube perfeitamente sem adaptações no kit t-rex bone?
ou seja, subistituiu as originais da Band. sem adaptações?
A sua é a 27 splines, http://www.trail-gear.com/birfield.html certo?
Desculpe tantas perguntas, mas se couberem sem adaptações (ou sem adap. profundas) além de um par para o CJ5, vou encomendar um par para o Engesa.
Abraço e parabens pelo carro.
Juninho,
Estou acompanhando a montagem do seu CJ. Vai ser mais um monstrinho forte e bem montado :palmas: ...
Realmente as homocinéticas originais não aguentam os 38". As minhas quebravam como se fossem de vidro :parede: ...
Com as homocitéticas da trail-gear só fiz a trilha dos 90 e, até o CA quebrar, abusei bastante e as homos resistiram muito bem. A que estou usando é a de 27 estrias mesmo e se encaixaram perfeitamente no kit t-rex bone ensimec. O Ramiro bin loco tbm usa nos eixos de Troller. Servem nos eixos da Band e da Hilux (eixo rígido), que usam a mesma homocinética. Isso se confirma pq as TG são feitas com aplicação nos eixos de Hilux e usamos aqui no kit t-rex bone que usa as homos da Band.
No meu caso, que uso munhões abertos do Javali, e tbm no do Ramiro, que usa eixos do Troller, foi necessário fazer um pequeno rebaixo, semelhante às homos do Troller, para prender a coifa de proteção que é a do monza/vectra.
Ví que vc está montando um D44 hibrido com munhões do Engesa. Não conheço este munhão, mas se coube a homocinética original da Band pode encomendar sossegado pq tbm vai caber as TG.
[]'s
Walnei Boteon
16/03/2010, 00:07
Walnei,
Belo motor! Ótima escolha!
Só uma dúvida, vai caber uma ventoinha entre o motor e o radiador?
[]'s
Fernando,
Essa dúvida tbm está me atormentando desde quando saí de casa para buscar esse motor :putz: ...
Pela foto anexada dá para perceber como era a montagem dessa ventoinha no motor antigo. Como não tinha espaço para o CA, fui obrigado a puxar bem para frente o motor e encaixar a ventoinha do fiesta, que é bem fina e com motor bem pequeno, entre os espaços livres. Até troquei a bomba d'água pela do opala, que é um pouco mais curta e fixei a polia com parafusos allen cônicos para ficarem embutidos :shock: ...
Ocorre que esse novo motor tem uma disposição diferente dos agregados e tbm a correia poli V que é mais larga que a antiga. Estou fazendo um retrabalho no suporte da ventoinha par ver se encaixo ela nos espaços do motor, como no antigo.
Tbm posso puxar a grade uns 5 mm :shock: para frente sem afetar a estética do jipe. Em último caso, já no desespero, mandarei fazer um novo radiador mais fino e mais alto avançando a altura da grade, sendo necessário, nesse caso, recortar a travessa do capô :pensativo: ...
Uma coisa é certa: afastar o motor, nem pensar. Teria que refazer os cardans e todos os suportes de motor, CA e t-case... muito trabalho e iria arrumar outro problema: falta de espaço para o cardan traseiro :parede: ...
Até o final dessa semana tenho que resolver isso com o Magoo...
[]'s
JUNINHO_BITTENCOURT
16/03/2010, 07:26
Juninho,
Estou acompanhando a montagem do seu CJ. Vai ser mais um monstrinho forte e bem montado :palmas: ...
Realmente as homocinéticas originais não aguentam os 38". As minhas quebravam como se fossem de vidro :parede: ...
Com as homocitéticas da trail-gear só fiz a trilha dos 90 e, até o CA quebrar, abusei bastante e as homos resistiram muito bem. A que estou usando é a de 27 estrias mesmo e se encaixaram perfeitamente no kit t-rex bone ensimec. O Ramiro bin loco tbm usa nos eixos de Troller. Servem nos eixos da Band e da Hilux (eixo rígido), que usam a mesma homocinética. Isso se confirma pq as TG são feitas com aplicação nos eixos de Hilux e usamos aqui no kit t-rex bone que usa as homos da Band.
No meu caso, que uso munhões abertos do Javali, e tbm no do Ramiro, que usa eixos do Troller, foi necessário fazer um pequeno rebaixo, semelhante às homos do Troller, para prender a coifa de proteção que é a do monza/vectra.
Ví que vc está montando um D44 hibrido com munhões do Engesa. Não conheço este munhão, mas se coube a homocinética original da Band pode encomendar sossegado pq tbm vai caber as TG.
[]'s
Walnei, obrigado, era a confirmação que queria ouvir :concordo:.
Fico mais sussegado pois posso ir fabricando tudo com as homos da Band e quando pegar as TG é so colocar.
No Engesa vou ter que por sem falta, diesel é mto torque e como vc falou quebra sem forçar.
Um detalhe que tenho percebido:
Uma trilha quebrei as satélites e planetárias do eixo traseiro do meu Engesa, então fiz a trilha so na dianteira, sendo rebocado obviamente.
Nas subidas meu engesa vazia praticamente um burnout pois a trilha estava seca (chegava a sair fumaça de tanto que patinava). Não sei como as homocineticas não quebravam.
Algumas trilhas depois foram 2 pro saco facilmente.
Percebi que nos 2 momentos que quebrou a direção estava estercida, ou seja o miolo da homo, estava fora da carcaça, vindo a quebrar. Quando esterce o miolo sai da carcaça e fica so em alguns pontos de contato, é ai onde quebra com facilidade.
Não sei se estou certo, mas cheguei a esta conclusão pela diferença gritante que vi nestas duas ocasioes (Não quebrar enfiando o pé com a turbina em 1,5kg e quebrar estercendo na velocidade de uma freira)
Abraços e muito obrigado.
* Terminando o CJ vou leva-lo ai pra SP para fazer uma trilha com a turma.:concordo:
Que conversa de homo que é essa Sr Walnei ? rsrsrsrsrsrs
Brincadeiras a parte
Esse brinquedo é show de bola e cada dia melhor.
Abraços
FernandoRisso
16/03/2010, 09:00
Rapaiz, apertado! Move a grade e se for o caso faz um puxadinho entre o cofre e o capô, uns 2cm vão resolver seu problema com folga.
Em tempo: De qual carro é esse farol? E o radiador, é um willys tocava o 6zão na boa?
[]'s
Walnei Boteon
19/03/2010, 00:02
Um detalhe que tenho percebido:
Uma trilha quebrei as satélites e planetárias do eixo traseiro do meu Engesa, então fiz a trilha so na dianteira, sendo rebocado obviamente.
Nas subidas meu engesa vazia praticamente um burnout pois a trilha estava seca (chegava a sair fumaça de tanto que patinava). Não sei como as homocineticas não quebravam.
Algumas trilhas depois foram 2 pro saco facilmente.
Percebi que nos 2 momentos que quebrou a direção estava estercida, ou seja o miolo da homo, estava fora da carcaça, vindo a quebrar. Quando esterce o miolo sai da carcaça e fica so em alguns pontos de contato, é ai onde quebra com facilidade.
Não sei se estou certo, mas cheguei a esta conclusão pela diferença gritante que vi nestas duas ocasioes (Não quebrar enfiando o pé com a turbina em 1,5kg e quebrar estercendo na velocidade de uma freira)
Juninho, essas quebras realmente irritam... Uma vez fomos fazer a trilha da aranha, na serra da cantareira. A trilha começa com uma grande erosão. Eu só apontei o jipe na entrada da trilha, direção reta, encostei no acelerador e ouvi o estralo... Acho que homocinética já estava avariada pq quebrou sem qualquer esforço e com a direção reta. Tivemos que abortar a trilha pq estavamos só em 2 jipes :putz: ...
Mas com a TG a coisa fica bem melhor :palmas: ...
* Terminando o CJ vou leva-lo ai pra SP para fazer uma trilha com a turma.:concordo:
É só avisar que marcamos uma bela trilha :dance: ...
[]'s
Walnei Boteon
19/03/2010, 00:13
Esse brinquedo é show de bola e cada dia melhor.
Valeu, Márcio. Depois das alterações que já fiz, tá chegando no estágio que eu queria. Agora, up-grades só em pequenos detalhes :pensativo: :pensativo: ...
[]'s
Walnei Boteon
19/03/2010, 00:36
Rapaiz, apertado! Move a grade e se for o caso faz um puxadinho entre o cofre e o capô, uns 2cm vão resolver seu problema com folga.
Bota apertado nisso :putz: ... Em toda a reforma do jipe nunca esquentei tanto a cabeça pra encontrar uma solução...
Em tempo: De qual carro é esse farol? E o radiador, é um willys tocava o 6zão na boa?
O farol é de fusca. É tunning :parede: ... Tem milha embutido e lente de vidro lisa. O visual ficou bem legal. Modernizou a frente :mrgreen: ...
Tem que vedar bem. Não fiz isso e esses aí já estragaram, mas é baratim 8-) ...
O radiador inicialmente era de rural original, colmeia com 4 fileiras, mas não dava conta. Mandei selar e melhorou um pouco, mas deu uma aquecida maior e estufou as caixas. Mandei fazer outro todo novo, com as dimensões da rural, selado, com caixas reforçadas e com colmeia de 5 fileiras e dutos mais finos e mais próximos. Esse não ficou baratim :parede: ... Melhorou bastante. Temperatura máxima ficou em 105º.
[]'s
Ola Walnei tudo bem, nossa me lembro da primeira trilha que fizemos juntos o pinheirinho noturno, com os nossos jipe originais, rsrsrs, estou passando aqui para te dar os parabens pelo monstro que vc montou, li todo o tópico referente a montagem do teu jipe, vc esta de parabens, eu no momento estou sem jipe, como me mudei para o Sul ( Floripa ) vendi o meu ai em sampa, mas com certeza vou voltar para esse mundo maravilhoso que é ser jipeiro e pretendo ir para Sampa fazer uma trilha com esse pessoal show de bola que conheci, parabens mais uma vez, abraços TOm
I ai ?
cadê a continuação das mudanças ?
parou porque ?
abraços
Walnei Boteon
08/08/2010, 21:09
cof... cof... cof...
Desenterrando o tópico que até eu tinha esquecido!!!!
Valeu Tom... Quando vier a São Paulo avisa agente :concordo:...
Márcio e All, o projeto Porcão continua, meio devagar pq estou fazendo outras coisas e o tempo tem que ser dividido. O jipe já está em casa há um bom tempo depois que saiu da Magoo Motors onde foi instalado o motor 4.1 mpfi. Estou aproveitando a troca do motor para implementar algumas outras melhorias.
Fiz um retrabalho na carcaça da termostática para colocar o sensor de temperatura do relógio do painel. Como é mecânico, o sensor é bem maior que o elétrico.
Fiz a instalação do compressor York para encher o reservatório de ar que aciona meus bloqueios. Foi muito trabalhoso pq tive que mudar a posição da bomba hidráulica. Normalmente ela fica em cima e o compressor do ar embaixo. Essa configuração não permitia a instalação do York então fiz novo suporte, colocando a bomba em baixo e o compressor em cima.
Outra mudança que tive que fazer foi deslocar o radiador 60mm para cima para tirar o motor da ventoinha do caminho da correia poli V. Para fazer isso tive que recortar aquela travessa que tem no capô... Ali na frente tá parecendo motor de Marea, não entra nem o dedinho :parede: ... Só pra ter idéia, tem um pequeno vazamento de água ali na frente que não consigo descobrir onde é pq não dá nem pra ver :putz: ...
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
08/08/2010, 21:21
Show de bola!!!:palmas:
Mas corre heim... porque o Catarro tá quase pronto.:twisted:
[]' torcendo pra ver o Porcão em ação novamente.:concordo:
Walnei Boteon
08/08/2010, 21:23
Como a idéia é trazer melhorias para o projeto, e todos sabem que o motor de arranque dos 4.1 não são muito bons, instalei um arranque usado nos motores GM V8. Segundo o vendedor, tem 5 a 7 vezes mais força que o original. Serviu no bloco do 4.1 com uma pequena adaptação: um espaçador entre o arranque e o bloco do motor e o acoplamento ficou perfeito.
O acionamento é muito mais macio e rápido, dando mais confiança na viatura que tem câmbio auto.
A foto abaixo mostra que tamanho não é documento :mrgreen: ...
[]'s
Walnei Boteon
08/08/2010, 21:29
Show de bola!!!:palmas:
Mas corre heim... porque o Catarro tá quase pronto.:twisted:
[]' torcendo pra ver o Porcão em ação novamente.:concordo:
Valeu, Ramiro :concordo:
Correndo pra ver o Porcão e o Catarro nas trilhas :D ...
[]'s
walnei alive???
incredible!!!!!
bom retorno do procoviski, gostei da barra que une as torres dos amoretecedores, a ati-torção
Walnei Boteon
08/08/2010, 21:41
Essa semana levei o Porcão no Giba Escapes. Selviço de primeira. Saída dos 2 coletores, juntando pra instalar a lâmbida e separando depois até o abafador. 2 coxins, um antes e outro depois do abafador e no meio do caminho as flanges para facilitar desmontagens...
O ronco ficou show :palmas: ... Parecido com o do opala com 6x2 só que mais encorpado e sem aquele estralado...
Antes, eu forrei a parte de baixo do assoalho do jipe com manta asfáltica e uma chapa de alumínio, para tentar segurar um pouco o calor. O outro escape tbm passava por alí e esquentava o pé dentro da botina :putz: :putz: ...
[]'s
Walnei Boteon
08/08/2010, 21:58
Outra novidade: Baú de caçamba de pick-up. Inicialmente a idéia era ter banco traseiro e capota. Como não vai mais ter banco nem capota comprei esse baú que parece que foi feito pra por alí...
Cansei de ficar embrulhando as bolsas e ficar tirando barro delas quando queria pegar alguma coisa :parede: :parede: ...
Agora vai ficar tudo bem protegido 8-) ...
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
08/08/2010, 22:04
:mrgreen:
Outra novidade: Baú de caçamba de pick-up. Inicialmente a idéia era ter banco traseiro e capota. Como não vai mais ter banco nem capota comprei esse baú que parece que foi feito pra por alí...
Cansei de ficar embrulhando as bolsas e ficar tirando barro delas quando queria pegar alguma coisa :parede: :parede: ...
Agora vai ficar tudo bem protegido 8-) ...
[]'s
Caralho!
Como o Pagani me falou, o tal baú é grande mesmo... dá pra jogar a sobra lá dentro sem precisar esquartejar.:lol::lol::lol::lol:
Agora tô tranquilo, na trilha posso por meus ovos atrás de voce tranquilamente.:mrgreen:
[]'s
Walnei Boteon
08/08/2010, 22:17
Pra quem quiser ouvir a diferença do arranque original e do V8 e o som do escape, fiz um filminho na garagem.
É impressionante como a eletrônica faz o acerto do motor. Sem o escape e sem a lâmbida era difícil ficar na garagem com o motor ligado. Depois de colocado o escape e a lâmbida, a correção é tão eficaz que é possível ficar na garagem por muito mais tempo 8-) ...
http://www.youtube.com/watch?v=OFsaQwcgasc
[]'s
Fala Valnei, tudo beleza?
Ficou bacana a posição do compressor, já testou?
Quando terminar a bagaça me avisa pra darmos aquela organizada no chicote do motor.
E como disse o Binloco, corre, pq 07 de setembro tem 90/120.:twisted:
Abraço
AS fotos não mostram a verdade, a pintura do motor ficou animal, a montagem dos agregados nem vou comentar, só isso já merece outra capa.
Agora nem vem crescer o olho no baú, pois já fiz minha reserva, é maior que muito quarto de apartamento...
Bora que preciso alguém pra puxar minha jaca...
[]´s
Como a idéia é trazer melhorias para o projeto, e todos sabem que o motor de arranque dos 4.1 não são muito bons, instalei um arranque usado nos motores GM V8. Segundo o vendedor, tem 5 a 7 vezes mais força que o original. Serviu no bloco do 4.1 com uma pequena adaptação: um espaçador entre o arranque e o bloco do motor e o acoplamento ficou perfeito.
O acionamento é muito mais macio e rápido, dando mais confiança na viatura que tem câmbio auto.
A foto abaixo mostra que tamanho não é documento :mrgreen: ...
[]'s
Walnei, o ronco realmente ficou jóia :concordo:.
Vc tem mais informações desse motor de arranque? Já passei muitos apertos com o arranque original e descobrir uma mais confiável seria uma dádiva divina pra que usa AT...
[]´s
AS fotos não mostram a verdade, a pintura do motor ficou animal, a montagem dos agregados nem vou comentar, só isso já merece outra capa.
Agora nem vem crescer o olho no baú, pois já fiz minha reserva, é maior que muito quarto de apartamento...
Bora que preciso alguém pra puxar minha jaca...
[]´s
Filhão esquece o Baú, a posição de Zeca do porcão não mais te pertence, trilha pra vc só de bornay.:mrgreen:
Abraço
Walnei Boteon
11/08/2010, 22:04
bom retorno do procoviski, gostei da barra que une as torres dos amoretecedores, a ati-torção
Valeu Rubens :concordo: ... Essa barra anti-torção faz toda diferença pq o apoio da torre na longarina é pequeno. Se não fosse ela, a torre já tinha quebrado :putz: ...
[]'s
Walnei Boteon
11/08/2010, 22:12
Fala Valnei, tudo beleza?
Ficou bacana a posição do compressor, já testou?
Quando terminar a bagaça me avisa pra darmos aquela organizada no chicote do motor.
E como disse o Binloco, corre, pq 07 de setembro tem 90/120.:twisted:
Abraço
E aí Magoo. Blz?
O compressor ficou com a polia bem alinhada e tá assoprando. Ainda não testei para encher o cilindro. Estou fazendo as linhas pneumáticas. Quando terminar levo aí na MM.
Quanto ao 90/120, vontade não falta. Essa trilha para mim é um tabú que quero encarar logo, mas esse ano acho que não vai dar. Em 2011 é certeza. Pq vc acha que instalei esse baú na viatura? :twisted: ...
[]'s
Walnei Boteon
11/08/2010, 22:27
Walnei, o ronco realmente ficou jóia :concordo:.
Vc tem mais informações desse motor de arranque? Já passei muitos apertos com o arranque original e descobrir uma mais confiável seria uma dádiva divina pra que usa AT...
[]´s
E aí fugger. Blz?
Esse arranque comprei pela internet. Veio dos EUA. Não tinha qualquer referência, confiei no vendedor. Nem mesmo tinha certeza se ia servir no GM L6. Quando chegou, estranhei bastante o tamanho. Fiquei desconfiado, mas quando instalei, me surpreendi. Gostei muito do desempenho do motorzinho. É forte e suave. Passa muito mais confiança do que o original, que é muito ruim.
A durabilidade eu não sei, mas o vendedor falou que é muito usado nos EUA em V8's preparados e em v8's que ficam em regiões congeladas onde a partida é difícil. Se vai durar eu não sei, mas já encomendei outro para reserva.
[]'s
Walnei Boteon
11/08/2010, 22:35
Ramiro e Pagani,
O baú é grande, mas por 200 conto, eu abraçava mesmo que fosse bem maior :mrgreen: ...
Ainda vai abaixar umas 2". Só foi colocado lá para teste.
[]'s alugando espaço no bauzão :dance: ...
Filhão esquece o Baú, a posição de Zeca do porcão não mais te pertence, trilha pra vc só de bornay.:mrgreen:
Abraço
Nem me fale, agora faltam apenas algumas horas kkkkkk..
Vou retribuir ao amigo Walnei a posição de zeca, assim a obra do porcao anda mais rápido :twisted:
[]s com o tanque cheio
Walnei
Te passei um email, quando tiver um tempinho livre dá uma olhada lá :concordo:
[]´s
Walnei Boteon
17/08/2010, 22:57
fugger,
Tá respondido, meu amigo. Qualquer dúvida é só falar, ok? :concordo:
[]'s
Lucas Nassif
30/01/2011, 12:07
CARDÃNS:
Traseiro: Junta CV da Hilux retrabalhada para maior angulação. Ponteira, luva, cruzeta e flange do pinhão da S-10/Blazer.
Walnei, poderia explicar melhor esse retrabalho na junta CV da Hilux?
O que foi feito para ter mais ângulo de trabalho?
:concordo:
Abraço.
metendo o pitaco na conversa... olha ai lucas
http://www.4x4wire.com/toyota/tech/cvmod/
e falando nelas, achou outra dessa ai p/ mim??? :mrgreen:
Walnei Boteon
02/02/2011, 22:45
Walnei, poderia explicar melhor esse retrabalho na junta CV da Hilux?
O que foi feito para ter mais ângulo de trabalho?
Lucas,
É isso que o Fabil postou :concordo: ... Usei esse tutorial mesmo e ficou muito bom. Cardan sem nenhuma vibração e sem estrangular as cruzetas :palmas: ...
[]'s
Walnei Boteon
05/02/2011, 00:58
Eu tava bem contente com a suspensão do Porcão, aí vi os jumelos revolver que um amigo comprou para um novo projeto. Os articulado do Porcão pareciam de brinquedo. Resultado: Jumelos revolver no Porcão tbm :dance: ...
Aí vem o jaque. Na montagem dos jumelos eles não ficaram numa posição boa. Tinha que mexer na posição dos suportes. Como o suporte dianteiro está quase impossível de mexer sem ter que cortar toda a ponta do chassi, resolvi alterar a posição do suporte fixo. Jaque ia alterar o suporte fixo, pq não trocar os feixes????? :twisted: ...
Resutado: Peguei os feixes traseiros de Toy Band de 1310mm e passei pra dianteira que era de 1100mm e na traseira instalei feixes de F-250 de 1475mm, tbm refurados e desarqueados.
Tive que diminuir um pouco a largura dos olhais pq a lâmina do feixe da F-250 tem 76mm, contra os 70 do Toy. Tbm modifiquei os jumelos para não pegarem nos feixes.
Deu um pouco de canseira para ajustar os feixes e deixá-los planos. Amanhã termino a montagem. Acho que vai melhorar bastante o curso. O entre-eixos agora foi pra 105". Vou ter que aumentar os 2 cardans e as 2 barras de tração, mas abri espaço para futuros up-grades :mrgreen: ...
De quebra, pensando na segurança, um par de cintos Carpo de 5 pontas, 3" e trava tipo ratoeira. Pode cair lama à vontade que não emperra :palmas: ...
[]'s
xicoffck
01/04/2011, 14:10
porr@ 105'' ?eu com 95" o meca ja não ta gostando, imagina eu pedir pra ele aumentar pra 105" hahaha demonhera, agora abrice espaço pra uma dual case ai? hahah
pago quanto nos cintos? compro onde?
abraço
Walnei Boteon
11/04/2011, 20:35
xicoffck,
A dual está nos planos mas ainda vai demorar um pouco. Os cintos eu comprei de particular, mas vc encontra em lojas de tunning.
[]'s
daniloatui
21/07/2011, 19:17
Olá Walnei, que belo jeep, esta acima do que imagino para fazer no meu, mas a idéia é parecida.
Estou vendo se negocio um conjunto igual ao seu, 4.1 injetado / CA ZF4hp22 e reduzida hilux.
E pelo que vi no seu jeep , valeu a pena.
Foi motivador ver seu t[opico. Parabéns.
Danilo Atui
4X4GARAGE
31/07/2011, 10:18
diz ai Walnei,como voce ta?resolveu o hidro assist?
[]s
Olá Walnei,
Parabéns pela sua máquina! É realmente muito gratificante ver horas de suor, graxa e até mesmo stress modificados naquilo que consideramos um sonho!
Lendo a ficha técnica do porcão reparei que ele usa radiador da rural modificado para 5 colméias, além da instalação de uma ventoinha elétrica de Fiesta.
Gostaria de saber como a modificação do radiador foi feita, pois em minha F-75 estou sofrendo muito com aquecimento, e o radiador vai amanha para um especialista para ser "varetado", e gostaria de já aproveitar a mão na massa.
Tens alguma foto desse serviço no porcão?
Muito obrigado pelo oportunidade e pela ajuda desde já.
Zuriel
Walnei Boteon
31/07/2011, 23:18
Danilo,
Estou muito satisfeito com esse power train. O único inconveniente é que é muito grande, mas com jeitinho ele cabe. Tem que aumentar o entre eixos (afastando o eixo traseiro) e colar o radiador na grade.
Esse powertech 4.1 que uso estava rodando no álcool e acho que foi taxado pq não aceitou bem a gasolina pura. Resolvi trocar o chip para álcool e mais potência. Abasteço 60% álcool e 40% gasolina: ficou um canhão...
O CA é bem forte e com a t-case hilux com kit de redução 4.7 fica difícil parar o jeep...
Pode montar que vale a pena msm...
[]'s
Walnei Boteon
31/07/2011, 23:39
Zuriel,
O radiadior que uso é uma cópia exata do radiador da rural, só que montado com colméia de 5 fileiras. Se não me engano é a colméia do mercedes 1113. As caixas são reforçadas para aguentar mais pressão pq o sistema é selado. Na caixa inferior foi soldada a porca para colocação do cebolão. Nas laterais foram soldados suportes para fixação da ventoinha.
Se vc tiver espaço na F-75 pode experimentar colocar um sistema mais moderno como o das Blazer/S10. Ví alguns relatos aqui que são mais eficientes do que esse que eu uso. Se eu tivesse espaço eu faria a mudança pq a temperatura chega nos 105º qdo forço um pouco o motor. Estou pensando até em colocar outro radiador com outra ventoinha deitado sobre o motor, "em série" com esse que já tenho...
As fotos que tenho são essas do radiador já montado.
[]'s
Walnei Boteon
31/07/2011, 23:59
diz ai Walnei,como voce ta?resolveu o hidro assist?
[]s
E aí Edison. Blz aí, meu amigo?
O hidro assist já tá quase montado. Já fiz as furações na caixa, mandei prensar os terminais nas mangueiras e soldei os suportes do cilindro. Queria montar o sistema hoje, mas ontem estava montando a caixa e no kit de reparos veio um o´ring com medida errada. Amanhã cedo vou comprar esse o'ring na medida certa e provavelmente à tarde já estarei com o sistema montado e testado.
Tenho umas fotinhas. A furação da caixa fiz nos mesmos pontos que vc fez. Fiz uma combinação de conexões para deixar a mangueira protegida pq meu guincho fica encostado na caixa. Parece até meio tosco, mas montado no jeep ficou muito bom...
Não usei os terminais. Fiz uma fixação por pino por causa do espaço reduzido que tenho.
Se tudo der certo, amanhã posto umas fotos do sistema montado.
Valeu pelas dicas...
[]'s
4X4GARAGE
01/08/2011, 08:32
sei que voce é uma pessoa que fara tudo com a maior qualidade e que não vai deixar passar nada sem olhos clinicos!!!esta ficando muito bom e precisando ja sabe to no msn!!!!
grande []
Edison
Humm :pensativo: essa obra muito me interessa...
Walnei que cilindro é esse que vc tá usando?
[]´s copiadores mais um vez
Elmer_Jeep
01/08/2011, 11:07
Humm :pensativo: essa obra muito me interessa...
Walnei que cilindro é esse que vc tá usando?
[]´s copiadores mais um vez
X2 :concordo:
4X4GARAGE
01/08/2011, 11:27
mas que povo mais sem identidade hahahahahahahahahahah
[]s
Walnei Boteon
03/08/2011, 22:30
fugger e Elmer, para falar a verdade eu não sei que cilindro é esse :parede: :confused: :putz: ... O idealizador desse sistema é o 4x4GARAGE. Ele postou isso no tópico do jeep xaropinha e no tópico Hydro Assist da área Hardcore. Ele me falou onde eu poderia comprar o cilindro, eu fui lá e comprei :smile: ...
Agora o resultado: a bomba é fraca :( ...
A direção ficou bem dura. Troquei a válvula da bomba colocando a maior que tem e tbm não resolveu. Aumentando bastante a rotação do motor ela fica boa. A bomba que uso é a que veio no motor, portanto é a moderna para caixa progressiva. Numa pesquisa rápida na net, ví que essa bomba é de 60 bar. A bomba dos opalas antigos, com reservatório acoplado, a "pescoçuda", tem 82 bar. Eu tenho uma dessa e verificando o diâmetro da válvula de saída percebe-se que a vazão tbm é bem maior. Vou fazer uma revisão nela, refazer o suporte e montar essa no lugar. Como tbm vou ter que trocar a polia pela poli-V, vou colocar uma polia menor. Talvez uma de alternador...
Testando o funcionamento, verifiquei que o cilindro só atua quando a caixa chega no limite ou quando ela encontra alguma restrição. Fiz alguns vídeos mostrando quando o cilindro atua. No 2º vídeo eu travei a roda esterçada e forçando no volante o cilindro atua. Tbm fiz um vídeo que mostra a força que tem esse cilindro.
Se alguém tiver alguma sugestão para resolver a bagaça estou aceitando :concordo: ...
Edison, com essa bomba que vc está montando acho que vc não vai ter problemas. Vou fazer a alteração da bomba e quando montar eu posto as novidades.
[]'s
‪MOV01958‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=QF5oXHpSm1Y)
‪MOV01959‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=u4wLXwiUu00)
‪MOV01957‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=yeMW0vKhKYQ)
4X4GARAGE
04/08/2011, 07:54
a minha bomba é de 100bar e existe a da f250 que é de 135bar acho,qq coisa tb vou migrar pra ela!!!
outra coisa que pode ser é o pistão ser muito pequeno perto do da cx?!!?!??!pode ser um caso a ser pensado!!
to nas paradas,qq coisa é so chamar no msn!!!
[]s
Walnei, parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar com a gente esse upgrade que interessa muito a todos nós.
Não manjo muito de hidraulica, mas pelos videos que vc postou tenho a impressão é d que está faltando vazão no cilindro. Explico, parece que o fluido só é direcionado ao pistão após preencher a caixa ao final do movimento da mesma. Isso poderia ser, na minha desqualificada opinião, por causa do posicionamento dos pontos onde os niples estão furados na cx ou de vazão da bomba mesmo.
Por isso quando estressa a direção o volante pesa, uma vez que o cilindro tende a ficar parado e as barras tem que puxa-lo.
Vc não saberia nem as dimensões do cilindro??:rolleyes:
[]´s
Em tempo: Edison, libera teu MSN pra nós aí também :concordo:
Elmer_Jeep
04/08/2011, 11:10
Walnei muito legal a adaptação, no primeiro video da pra perceber porque a direção está pesada, já que tem esse retardo no cilindro a DH tem que trabalhar de certa forma ajudando a abrir e fechar o cilindro, não tem como mandar mais pressão pra fazer ele ter mais força que a caixa ?
[]'s
4X4GARAGE
04/08/2011, 12:59
garage4x4@hotmail.com ,e sobre a compra das peças quem vai passar o endereço é o Walnei pois não lembro direito!o pistao é da case,o de direção ,mas na case vão 2,um de cada lado(case mas é a retroescavadeira viu)
[]s
Walnei Boteon
04/08/2011, 22:48
a minha bomba é de 100bar e existe a da f250 que é de 135bar acho,qq coisa tb vou migrar pra ela!!!
outra coisa que pode ser é o pistão ser muito pequeno perto do da cx?!!?!??!pode ser um caso a ser pensado!!
to nas paradas,qq coisa é so chamar no msn!!!
[]s
Edison, hoje fui numa oficina especializada em DH para comprar o kit de reparo e o mecânico me deu umas dicas de como aumentar a pressão para 100 bar. É só eliminar umas arruelinhas de uma válvula que fica naquele parafuso grande. Tbm falei com ele de diminuir a polia e ele me confirmou que vai chegar a 120 bar. Acho que é o suficiente.
Não acho que possa ser o tamanho do cilindro pq ele tem as dimensões bem parecidas com os kit gringos e o curso é o mesmo da barra de direção.
Vamos ver o resultado com a nova bomba. O problema é o trabalho de refazer o suporte e retrabalhar aquele pescoço :putz: ...
Vou postando o resultado :concordo: ...
[]'s
Walnei Boteon
04/08/2011, 23:05
Walnei, parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar com a gente esse upgrade que interessa muito a todos nós.
Não manjo muito de hidraulica, mas pelos videos que vc postou tenho a impressão é d que está faltando vazão no cilindro. Explico, parece que o fluido só é direcionado ao pistão após preencher a caixa ao final do movimento da mesma. Isso poderia ser, na minha desqualificada opinião, por causa do posicionamento dos pontos onde os niples estão furados na cx ou de vazão da bomba mesmo.
Por isso quando estressa a direção o volante pesa, uma vez que o cilindro tende a ficar parado e as barras tem que puxa-lo.
Vc não saberia nem as dimensões do cilindro??:rolleyes:
[]´s
Em tempo: Edison, libera teu MSN pra nós aí também :concordo:
fugger, tbm acho que está faltando vazão e tbm pressão, por isso vou trocar a bomba.
Quanto aos pontos de saída na caixa, acredito que estão certos pq o cilindro acompanha o sentido de rotação do volante. A caixa tem 2 circuitos de pressão. São 2 cavidades separadas pelo êmbolo e acredito que a pressão dentro de cada cavidade é igual em qualquer ponto.
As dimensões do cilindro:
haste = 3/4"
Cilindro (medida externa) = 1 e 3/4"
Curso (aproximado) = 6"
[]'s
Walnei Boteon
04/08/2011, 23:20
Walnei muito legal a adaptação, no primeiro video da pra perceber porque a direção está pesada, já que tem esse retardo no cilindro a DH tem que trabalhar de certa forma ajudando a abrir e fechar o cilindro, não tem como mandar mais pressão pra fazer ele ter mais força que a caixa ?
[]'s
Elmer, estou apostando no aumento de pressão pq quando aumento a rotação do motor a direção fica macia. Hoje tenho uma bomba com 60 bar que dava conta do sistema sem o cilindro. Estou preparando outra bomba que vai dar o dobro da pressão e acredito que esses outros 60 bar vão sobrar na caixa e vão para o cilindro.
Vamos ver :pensativo: ...
[]'s
Walnei,
Vi no ultimo vídeo da página anterior que ao final de curso, o sistema torce o chassis e o feixe de mola.
Parece que falta de pressão não é....
Quando for mexer nos calços da valvula de alívio, instale um manômetro no sistema, para não causar acidentes.
Abs e parabéns pelo jipão!
Walnei Boteon
04/08/2011, 23:30
Aí o fornecedor do cilindro:
TRATORPAN = (11) 3488-5000
[]'s
Walnei Boteon
04/08/2011, 23:54
Walnei,
Vi no ultimo vídeo da página anterior que ao final de curso, o sistema torce o chassis e o feixe de mola.
Parece que falta de pressão não é....
Quando for mexer nos calços da valvula de alívio, instale um manômetro no sistema, para não causar acidentes.
Abs e parabéns pelo jipão!
Valeu, CAVESO :concordo: ...
A força é realmente bem grande, o problema é que ela só aparece quando a caixa dá fim de curso. Não entendo nada de hidráulica, mas tô acreditando que a caixa consome 60 bar e os outro 60 bar vão para o pistão e a direção fique novamente macia.
Na minha bomba essa válvula tem 4 calços. Como ví que o negócio é punk, vou tirar só 2 e verificar o resultado :smile: ...
Valeu o aviso :concordo: ...
[]'s
Retirar calços diminui a pressão.
Para aumentar é preciso colocar mais calços.
Abs
4X4GARAGE
05/08/2011, 08:56
Valeu, CAVESO :concordo: ...
A força é realmente bem grande, o problema é que ela só aparece quando a caixa dá fim de curso. Não entendo nada de hidráulica, mas tô acreditando que a caixa consome 60 bar e os outro 60 bar vão para o pistão e a direção fique novamente macia.
Na minha bomba essa válvula tem 4 calços. Como ví que o negócio é punk, vou tirar só 2 e verificar o resultado :smile: ...
Valeu o aviso :concordo: ...
[]'s
pelo q vi no filme,seu pitman esta muito comprido,vc deveria procurar um menor ou diminuir o seu(sempre fiz e nunca deu problema,solda nele!!!)
eu aposto na vazao e nao na pressao,pois qdo voce acelera a vazao aumenta e nao a pressao !!!
[]s e acompanhando
Walnei Boteon
09/08/2011, 22:38
pelo q vi no filme,seu pitman esta muito comprido,vc deveria procurar um menor ou diminuir o seu(sempre fiz e nunca deu problema,solda nele!!!)
eu aposto na vazao e nao na pressao,pois qdo voce acelera a vazao aumenta e nao a pressao !!!
[]s e acompanhando
Edison, sobre o pitman, é só impressão. Quando fiz o high steer eu dimensionei pelo tamanho do pitman. O problema é que eu coloquei um batente no munhão para limitar o ângulo de esterçamento da direção para preservar a homocinética. Só a caixa não tinha força para produzir essa torção, mas o cilindro tem. Vou regular novamente o batente para coincidir com o curso do cilindro e evitar esse problema...
Vou tentar aumentar a vazão na bomba e no cilindro. Na bomba estou diminuindo a polia e no cilindro vou trocar as mangueiras, passando de 1/4" para 3/8". Os terminais da mangueira de 1/4" reduzem muito o diâmetro da passagem do ATF. Com 3/8" fica com passagem igual ao resto do circuito.
Retirar calços diminui a pressão.
Para aumentar é preciso colocar mais calços.
Abs
Caveso, na 1ª foto anexa tem a válvula desmontada. Não entendo nada dessa bomba, mas fiquei com uma dúvida: imagino que o controle da pressão ocorre pela fuga do ATF pela esfera e pelo furo do parafuso onde vão os calços. Restringindo a passagem do ATF pela esfera/parafuso a pressão no circuito aumenta. Dessa forma, imagino que a pressão vai aumentar se eu retirar calços pq a ação da mola sobra a esfera será maior. É isso?
Na 2ª foto o modelo do novo suporte da bomba: fazendo o "selviço" quando sobra tempo...
Na 3ª foto o efeito "Jaque". Onde foi parar a simples troca de um retentor da caixa :parede: ...
[]'s
Walnei,
Isso mesmo: quanto maior a ação da mola, mais pressão.
Se os calços diminuem a ação (e não o contrário), tirando vai aumentar a pressão.
Eu não havia pensado nessa possibilidade..rssss
VEja se consegue um manômetro de pressão para colocar na linha e medir a quantas anda na lenta e acelerando o motor....
Abs
Walnei Boteon
09/08/2011, 23:21
Blz, Caveso :concordo: ...
Vou colocar sim o manômetro. Com as alterações que estou fazendo (polia menor e retirada dos calços), não tenho qualquer referência da pressão que vai trabalhar o sistema. Sei que o limite da mangueira é 180 bar, mas para preservar bomba, caixa e cilindro, vou procurar deixar a pressão mínima para o sistema funcionar corretamente. Se possível, até aumento o diâmetro da polia para a bomba não girar muito além do que foi projetada...
[]'s
Essa bomba é parruda pra caramba e aguneta um pau!
O problema é o sistema não aguentá-la..rssss
4X4GARAGE
10/08/2011, 08:31
só de zóio!!!
Walnei Boteon
29/08/2011, 23:21
Sábado montei a nova bomba que foi totalmente revisada, trocados kit de reparos, rolamento e filtro. Fiz uma alteração no pescoço da carcaça para desviar do compressor de ar.
Também troquei as mangueiras do cilindro de 1/4" para 3/8".
Não instalei o manômetro pq mandei fazer as conexões e não ficaram prontas...
O resultado é que ficou bem macia, parecendo a original. Porém (sempre tem um porém :parede: :evil: ...), a bomba não tem força quando a direção dá fim de curso. A polia é muito pequena e quando a bomba é exigida ela trava pq a correia patina (efeito alavanca na polia).
Aumentei um pouco a tensão da correia e quando acelerei com vontade a correia estourou. Como era 16hs do sábado e as auto-peças estavam fechadas, a brincadeira acabou :cry: ...
Conclusão: vou ter que aumentar a polia. Vou usar a polia original, que é dupla para correia V, usinada para a correia poli-V. Tem material para isso. Antes de trocar a polia, vou medir a pressão do sistema com a polia pequena para ver a diferença com a polia maior. Ainda tem calços na válvula de alívio e se precisar posso aumentar a pressão.
Se eu arrumar tempo, vai ser a diversão do proximo fds. Vou postando as novidades :concordo: ...
[]'s
4X4GARAGE
30/08/2011, 07:53
muito bom saber que a nossa receita esta começando a ter frutos!!!!!e sobre a polia eu ja tinha imaginado isso,pq tudo que faz muita força (DH e AC)tem polias grandes!!!
parabens Walnei e grande []
Walnei,
Quando troquei o reparo de uma bomba dessas que tenho aqui, eu coloquei o anel do copo ( que veda entre o reservatório e a bomba) de um material amarelo da caterpillar (não me lembro o nome do material).
Ali é um ponto crítico dessa bomba e vaza corriqueiramente.
Na minha ficou vedada!
É bom dar uma funilaria (lanternagem) no copo e passar um silicone em volta do anel também.
Aí fica 100%! rss
Abs
Walnei Boteon
06/09/2011, 18:46
Caveso, esse material deve ser a borracha nitrílica ou Viton. São mais resistentes que a borracha comum. Ainda tenho que abrir a caixa e vou ver se encontro esse material.
Edison, essa receita é sua :palmas: . Eu só estou copiando e fazendo uns ajustes e está ficando muito bom. Ontem montei a nova polia e a direção continuou bem macia e o problema da bomba travar no fim do curso da direção, acabou. Não pude fazer muitos testes pq o jeep tá num canto bem apertado da garagem e estava sem tempo para tirar ele de lá...
Proxima etapa vai ser instalar o manômetro para ver a pressão do sistema e fazer um teste dinâmico...
Acho que no próximo teste já concluo as especificações do sistema.
[]'s
Blz Walnei.
Qual a medida dessa polia ? É de algum carro ou foi torneada ?
O vortec usa uma polia de 6", enquanto ranger, wrangler, cherokee, opala usam entre 4,75" e 5".
Tava pensando em diminuir um pouco pra ver se melhora, porque os 38" com 5 psi, judiam muito da caixa de direção na trilha.
** Também uso um York210 e o bichinho é um cavalo !
[]´s e boa sorte com o HA
JCJ
4X4GARAGE
07/09/2011, 09:09
parabens Walnei,ainda bem que contamos com pessoas como voce que esta disposto a apostar em ideias novas,mesmo sabendo que podia nao dar certo!!!!to esperando pra ver nas trilhas!!!
grande abraço
Walnei Boteon
07/09/2011, 18:26
E aí JCJ, blz?
Essa polia é a original da bomba. Era uma polia dupla para correia V e eu mandei tornear para a correia poli-V. Ficou com um diâmetro aproximado de 4,25".
A caixa do opala realmente sofre muito com esses pneus 38". Essa que estou usando já é a 2ª pq a 1ª não aguentou. Por isso que resolvi montar o HA.
Quanto ao York 210 é covardia. Tenho reservatório de ar com 2 cilindros de caminhão e para encher esses cilindros do zero até 120 psi não demora nem 3 minutos, e com o motor em marcha lenta :shock: ...
[]'s
Walnei Boteon
07/09/2011, 18:35
parabens Walnei,ainda bem que contamos com pessoas como voce que esta disposto a apostar em ideias novas,mesmo sabendo que podia nao dar certo!!!!to esperando pra ver nas trilhas!!!
E aí, Edison. Blz, meu amigo?
Sempre achei que esse sistema de direção que usamos nos nossos jipes é muito fraco para pneus grandes. A primeira caixa que usei não aguentou muito.
Quando ví seu projeto percebi as grandes chances de que ia resolver nosso problema, por isso encarei a empreitada.
E não me arrependi :) ...
Valeu por ter dividido com a gente o seu projeto :concordo: ...
Não estou com muito tempo para mexer no jeep, mas conforme vou tendo novidades, vou postando aqui...
Grande abraço.
4X4GARAGE
16/09/2011, 08:13
diz ai Walnei,e o jeeepao?
[]s
Walnei Boteon
19/09/2011, 23:46
diz ai Walnei,e o jeeepao?
[]s
E aí, Edison. Blz?
O "selviço" no Porcão tá bem devagar, a conta-gotas. Tô com muito pouco tempo disponível, mas esses dias instalei o manômetro no sistema. Inicialmente retirei 2 calços da válvula de alívio da bomba (antes tinha 4 calços) e a pressão do sistema chegou a 100 bar. Dei uma volta no quarteirão e senti a direção um pouco mais pesada que o normal. Nada que inviabilizasse a dirigibilidade, eu diria que ficou 90% da original.
Voltei pra garagem e retirei os outros 2 calços (ficou sem nenhum calço). A pressão chegou a 120 bar e não melhorou o peso da direção porém forçava muito a bomba no final do curso e pesava tanto no motor que ele chegou a apagar.
Não pude andar muito pq estava sem o radiador, mas conclui que a pressão ideal é 100 bar. O aumento da pressão não mudou o funcionamento por isso acredito que para ficar 100% preciso aumentar a vazão no cilindro.
Por enquanto vou deixar assim pq já está bom para ir pra trilha. A ajuda que o cilindro fornece quando o sistema é exigido é muito clara. Chega a torcer o feixe de molas, como já mostrei. Vai poupar muito a caixa da direção quando a roda estiver travada num barranco. Nessa situação a bomba descarrega os 100 bar no cilindro e ele atua com vontade :dance: ... Só preciso ficar esperto pra não estourar os terminais da barra de direção ou os terminais do munhão :putz: ...
Mais pra frente, se realmente for necessário e só para fazer testes e ver se a direção fica mais macia, vou retrabalhar os orifícios do cilindro para maior vazão, aumentar o diâmetro daquele tubinho do cilindro e trocar as conexões 1/4 NPT da caixa por maiores.
Por enquanto, vou montar a caixa voltando 2 calços para a válvula de alívio (para trabalhar com 100 bar), montar o radiador e ir pra trilha para ver o resultado...
[]'s
4X4GARAGE
20/09/2011, 07:59
bom dia Walnei,imagino ser o diametro do pistao,pois se ele tiver uma area maior com certeza o esforço sera menor na cx,mas como vc falou,vai pra trilha ver como fica e nos avisa.
forte abraço
Conversa de gente grande isso aqui, não participo não, rsrsrssrs
4X4GARAGE
29/09/2011, 09:53
grande Marcio,vc nao participa pq nao quer omi!!!!!
e cade o albino Valnei?
[]s
daniloatui
29/09/2011, 12:56
De gente grande mesmo.....
Ainda estou querendo colocar a direção hidraulica convencional...
Valnei, ainda não conheci o seu jeep, mas quero "roubar" idéias....com seu alvará, claro....
4X4GARAGE
01/10/2011, 08:45
Bom dia Valnei,estive pensando com os meus botoes,não seria a mangueira de alimentação da cx muito restrita?por isso a queda da vazao?
[]s
Walnei Boteon
02/10/2011, 22:56
Conversa de gente grande isso aqui, não participo não, rsrsrssrs
Márcio, aqui é conversa de gente grande, sim. Eu sou um grande... CURIOSO :) . Pode participar que suas idéias são bem vindas.
De gente grande mesmo.....
Ainda estou querendo colocar a direção hidraulica convencional...
Valnei, ainda não conheci o seu jeep, mas quero "roubar" idéias....com seu alvará, claro....
Danilo, pode copiar as idéias à vontade. Eu tbm fiz muito disso para montar o Porcão. Se tiver idéia para melhorar alguma coisa, posta aqui.
...Walnei,imagino ser o diametro do pistao,pois se ele tiver uma area maior com certeza o esforço sera menor na cx...
...estive pensando com os meus botoes,não seria a mangueira de alimentação da cx muito restrita?por isso a queda da vazao?
Edilson, ainda não tive tempo de montar a bomba no Porcão. Tá do mesmo jeito que do meu último post :putz:...
Eu acho que o diâmetro do pistão está correto. Se aumentar o diâmetro vai aumentar a força, que já está muito boa, mas tbm vai consumir mais ATF e piorar a deficiência da vazão. Uma grande melhora no sistema ocorreu quando eu aumentei o diâmetro das mangueiras que alimentam o pistão de 1/4" para 3/8". O pulo do gato acho que é mesmo eliminar todas as possíveis restrições de vazão desde a bomba. Quando eu for montar a bomba vou medir os orifícios de passagem do ATF desde a saída da bomba e ver se tem algum que pode estar causando restrição. Vou tomar como referência o orifício de saída da bomba. Se for o caso, já troco conexões/mangueira ou passo a broca, antes da montagem. Se isso não resolver é pq a bomba já está no limite máximo da vazão :putz: ...
Valeu pela dica, meu amigo :concordo: ...
[]'s
4X4GARAGE
31/10/2011, 14:41
diz ai Walnei,alguma novidade do porcao?deu certo as mudanças?
[]s
4X4GARAGE
15/01/2012, 10:27
cade voce Walnei?vendeu o jeepao?
Walnei Boteon
19/01/2012, 22:32
E aí Edison, blz?
Não vendi o Porcão, não. Ele é invendível :) ... Vai pro meu inventário...
Ainda não tenho novidades. Estou finalizando uma construção e não estou com tempo para terminar o serviço na direção do jeep.
Ainda não remontei a bomba e já faz tanto tempo que nem lembro mais o que eu já fiz e o que ainda tenho para fazer :putz: ...
Bem provável que até o carnaval já esteja tudo montado e testado...
Vou postar as novidades assim que fizer os testes...
E o jeep xaropinha? Já está pronto?
Abcs.
4X4GARAGE
20/01/2012, 17:28
que bom que nao vai vender!!!
a xaropinha...............ta oosssssooooo!!!!sem money que é god mas não heave
hahhahaha
[]s
Luciano Oyhama
27/03/2012, 21:04
Amigo, tens como mandar fotos da instalaçao dos Bloqueios?
Abraços!
Walnei Boteon
06/04/2012, 22:21
E aí, Luciano. Tudo bom, meu amigo?
Estou usando seu bloqueio MICROMAQ nos 2 eixos. Até agora é só alegria, já aguentaram muita pancada com o motor GM 4.1 e os pneus 38". Recomendo...
Não tenho fotos da instalação pq mandei instalar os bloqueios em uma oficina, mas tenho essas 2 que tirei do bloqueio já montado.
Abcs.
340044 340045
4X4GARAGE
07/04/2012, 09:02
e ai Walnei,tudo sussa?como ficou o hidro assist?
abs
Walnei Boteon
11/04/2012, 23:23
Fala Edison. Tudo certo aí, meu amigo?
Ainda não montei. A única coisa que mudou no Porcão esse ano foi a quantidade de poeira que tem nele. Nem liguei o motor dele em 2012... Mas estou me planejando e ainda esse mês vou começar a montar a HA. Também vou refazer a elétrica que foi feita às pressas e ficou uma caca.
Mês que vem ele já vai estar pronto e vou poder testar a HA. Pelo que ví até agora, minha opinião é que vai funcionar perfeitamente.
Abcs.
willys1960_ctba
14/05/2012, 09:18
Walnei, bom dia
hj que vi o tópico do seu jeep, parabéns pela bela viatura.
Uso um 4. mpfi tbém, e a proxima mexida que farei no meu jeep é com eixos e suspensão e vendo o seu jeep me chamou a questão dos eixos hibridos , pelo que vi esta usando eixos de rural d44 canela grossa com o munhão aberto do JPX é isso mesmo? Essa adaptação que vc fez se colocar na ponta do lapis $$$ valeu a pena? o custo da mão de obra? peças? Que freio que usou? Poderia me passar mais detalhes?
[]s
xicoffck
17/05/2012, 15:15
Acompanhando e saga do hidro assyst!!
boa sorte! abraços
Walnei Boteon
20/05/2012, 23:35
Walnei, bom dia
hj que vi o tópico do seu jeep, parabéns pela bela viatura.
Uso um 4. mpfi tbém, e a proxima mexida que farei no meu jeep é com eixos e suspensão e vendo o seu jeep me chamou a questão dos eixos hibridos , pelo que vi esta usando eixos de rural d44 canela grossa com o munhão aberto do JPX é isso mesmo? Essa adaptação que vc fez se colocar na ponta do lapis $$$ valeu a pena? o custo da mão de obra? peças? Que freio que usou? Poderia me passar mais detalhes?[]s
Raphael, essa adaptação que eu fiz foi uma experiência. Como eu já tinha o eixo todo reforçado com semi-eixos e mangas HD da Ensimec e rodas com Bead lock de 5 furos, o custo da troca por eixos do Troller seria muito alto. Dessa forma, comprei uma carcaça de diferencial do Javali, paguei barato a peça e não paguei nada de mão de obra (eu mesmo fiz a montagem). A furação da manga é idêntica, por isso cubo, roda livre e freio que estavam no munhão Willys foram transferidos para o munhão Javali sem qualquer adaptação. A montagem da homocinética ficou um pouco complicada, mas com jeitinho vai. O resultado foi o esperado: munhão muito forte e resistente, já levou muita pancada e tá inteiro. Mas se hoje eu tivesse um eixo original, eu não faria isso, colocaria do Troller ou um hibrido com a bolota do D60 e munhões do F4000.
Abcs.
Acompanhando e saga do hidro assyst!!
boa sorte! abraços
xicoffck, estou retomando a montagem da HA. Logo terei novidades...
Abcs.
4X4GARAGE
23/05/2012, 22:03
quero ver fotos segunda heim Walnei!
[]s
Walnei Boteon
28/05/2012, 21:25
Hidro Assist já tá montada, com pressão do sistema em 100 bar. Não tirei fotos pq o visual é o mesmo das fotos do post #148.
O resultado ainda não ficou 100%. Movimentos mais lentos no volante ficou macia como a original, porém, movimentos mais rápidos ela fica bem pesada. Desconectei o cilindro da barra da direção, mantendo as conexões hidráulicas, e esse sintoma piorou, demonstrando que a deficiência provêm da caixa de direção. O que está me parecendo é que a derivação hidráulica para o cilindro está roubando o fluído da caixa nos movimentos mais rápidos. Como já trabalhei com a bomba travada (com 120 bar) e não melhorou em nada, acredito que o sistema precisa é de mais vazão.
Alguém conhece uma bomba que dê mais vazão que a do opala antigo???
Enquanto não resolvo esse problema, estou refazendo a elétrica que estava medonha. Agora vai ter uma caixa de fusíveis do Santana e conexões decentes, é só decifrar esse esquema...
Tbm estou instalando um cash tank.
Abcs.
Ramiro - Bin Lôco
29/05/2012, 09:42
Lindo esse seu cash tank heim...350120350121 e a caixa de fusíveis também!!!
Acho que o Catarro será um "irmão bastardo" do Porcão.hehehe...
[]'s
willys1960_ctba
09/11/2012, 11:52
Walnei, bom dia
Como vc fez a coluna de direcao do seu jeep? como fez com mancal, vi que tem um no paralama, é isso? Nao chega a trabalhar quando a carroceria do jeep trabalha?
Tenho o mesmo motor que o seu e to usando direcao do opala, com a bomba da silverado, e tenho notado que as x pesa e nao chega a ser muito confiavel.Se tem um
a receita boa ai de como ficou e se aprovou a sua, agradeço.
Vi que agora no final mudou bastante a direcao, no meu caso nao quero muitas mudanças assim nao, mesmo porque uso muito o jeep no dia a dia.
[]s
Ia te explicar o que fiz no Porcão. Mas vamos lá: o chassi foi alongado nas pontas, 8" na traseira e 6" na dianteira. Uso feixes de mola toy band pick-up (1100mm dianteiros e 1300mm traseiros) desarqueados. Os suportes fixos foram soldados bem na extremidade da parte plana da longarina, conforme a foto anexada. O tamanho que aumentei as longarinas foi determinado pelos feixes já desarqueados e com carga.
[]'s
Fala Walnei, parabéns pelo projeto do Porcâo Albino!:palmas:
Poderia dar mais detalhes, se possível com fotos mais detalhadas, sobre esse alongamento do seu chassis? Os pedaços alongados eram pontas de outro chassis ? Como ficou o berço das molas nos eixos para descentralizar?:?:
Gostei dessa idéia para aumentar o entre-eixos!:rolleyes:
[]'s curiosos!
Walnei Boteon
18/11/2012, 21:51
Walnei, bom dia
Como vc fez a coluna de direcao do seu jeep? como fez com mancal, vi que tem um no paralama, é isso? Nao chega a trabalhar quando a carroceria do jeep trabalha?
Tenho o mesmo motor que o seu e to usando direcao do opala, com a bomba da silverado, e tenho notado que as x pesa e nao chega a ser muito confiavel.Se tem um
a receita boa ai de como ficou e se aprovou a sua, agradeço.
Vi que agora no final mudou bastante a direcao, no meu caso nao quero muitas mudanças assim nao, mesmo porque uso muito o jeep no dia a dia.
[]s
Raphael, a coluna de direção que eu uso é a do Astra, com regulagem de altura e profundidade. Ela tem um estriado que dá pra ver na foto, por isso precisei por o mancal. O movimento entre chassi e carroceria é absorvido pelo estriado da coluna.
A direção do opala com a bomba da Silverado funciona bem e não fica pesada. Se a sua está pesada é bom fazer uma revisão do sistema (bomba, caixa, mangueiras, conexões, terminais e munhões). Deve estar com algum problema. No meu jipe os pneus 38" forçam muito a caixa nas trilhas, por isso que estou montando a hidro assist.
381302
Abcs.
Walnei Boteon
18/11/2012, 22:08
Fala Walnei, parabéns pelo projeto do Porcâo Albino!:palmas:
Poderia dar mais detalhes, se possível com fotos mais detalhadas, sobre esse alongamento do seu chassis? Os pedaços alongados eram pontas de outro chassis ? Como ficou o berço das molas nos eixos para descentralizar?:?:
Gostei dessa idéia para aumentar o entre-eixos!:rolleyes:
[]'s curiosos!
fur4c4o, o alongamento do chassis eu fiz com perfis da mesma medida do chassis. Fiz a solda de topo, coloquei um bacalhau na parte interna e a cinta de 1/4" por cima e por baixo, de ponta a ponta, sem emendas. Achei umas fotos lá no fundo do baú...
Do berço da mola não tenho fotos, mas é simples. É só fazer o berço um pouco mais longo e refazer o furo do espigão um pouco deslocado do centro. Não dá para deslocar muito, +/- 1". É preciso tbm refazer o furo da placa dos grampos.
Valeu...
381303 381304
Abcs.
willys1960_ctba
19/11/2012, 09:11
Raphael, a coluna de direção que eu uso é a do Astra, com regulagem de altura e profundidade. Ela tem um estriado que dá pra ver na foto, por isso precisei por o mancal. O movimento entre chassi e carroceria é absorvido pelo estriado da coluna.
A direção do opala com a bomba da Silverado funciona bem e não fica pesada. Se a sua está pesada é bom fazer uma revisão do sistema (bomba, caixa, mangueiras, conexões, terminais e munhões). Deve estar com algum problema. No meu jipe os pneus 38" forçam muito a caixa nas trilhas, por isso que estou montando a hidro assist.
381302
Abcs.
Entendi, pelo que verificamos a bomba esta ok, a direcão esta com pequeno vazamento mas nada que encomode muito... o que ta errado mesmo é a posição da coluna e as barras da direção, fiz trilha esse sabado e pelo que notei a coluna não esta tendo aquela função de recolher e soltar a barra quando trabalha a carroceria e pelo que notamos devido a isso a barra entortou... vou desmontar esses dias e confirmar se é isso mesmo..
Obrigado pelas informações... Seee vc tiver uma foto da parte interna do jipe onde aparede como fez o suporte da coluna e por onde ela passou eu agradeço...
[]s
fur4c4o, o alongamento do chassis eu fiz com perfis da mesma medida do chassis. Fiz a solda de topo, coloquei um bacalhau na parte interna e a cinta de 1/4" por cima e por baixo, de ponta a ponta, sem emendas. Achei umas fotos lá no fundo do baú...
Do berço da mola não tenho fotos, mas é simples. É só fazer o berço um pouco mais longo e refazer o furo do espigão um pouco deslocado do centro. Não dá para deslocar muito, +/- 1". É preciso tbm refazer o furo da placa dos grampos.
Valeu...
Abcs.
Certo, irei fazer o mesmo esquema na minha suspensão em breve. Alongar nas extremidades do chassis, confeccionar novos berços e soldar 4 pontas de chassis para alongar ( 20cm à traz e 15 na frente) e colocar molas de bandeirantes.
Se conseguir tirar fotos para explicar direito esse novo furo do espigão, pois não entendi direito ainda... as molas também estão furadas descentralizadas néh?
Agradeço a boa vontade.
rodrigo camper
06/12/2012, 04:31
Acompanho com interesse o hidro assyst,tenho no meu minibuss com caixa de d40 e bomba de mb1620. Ao estersSar sem o terminal da caixa noto que ele so faz força quando chega no final do estersso e assim mesmo?
willys1960_ctba
07/02/2017, 09:59
Walnei Boteon,Bom dia.
Kra, tentei achar no tópico do seu jeep mas não localizei, qual o radiador de óleo de ATF que esta utilizando e onde colocou o radiador?
Ficou bom?
Obrigado.. (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/3156-walnei-boteon.html)