Ver Versão Completa : relógios - diesel
quais são os relógios necessários pra um motor diesel?
eu tenho o original do jipe, com marcador de combustivel e temperatura.
tô querendo colocar um conta giros
me falaram pra colocar um de PRESSÃO DO ÓLEO.
minhas perguntas:
pra que serve na prática saber a pressão do óleo (sou novo com diesel...)?
o marcador de temperatura do relógio original serve pra o maxion 2.5?
valeu
Eduardo Chaves
08/11/2004, 16:26
Gabardo,
A pressão do óleo vai se alterar se houver um problema na bomba ou filtro de óleo, por exemplo...
Na maioria das vezes, o marcador de temperatura não é compatível com o sensor do motor, neste caso o ideal é utilizar o marcador original do motor ou melhor ainda um marcador de temperatura mecânico ou de mercúrio, como é conhecido...
Espero ter ajudado...
[]'s...
Gabardo,
Meu carro é diesel aspirado. Tenho os quatro mostradores básicos: velô, rpm, temp água, e comb. Pressão do óleo e voltagem ficam por conta de luz espia. Sempre voltei prá casa :D .
Um manômetro para a pressão do óleo te permite verificar a redução da pressão, antes que fique baixa demais e rompa-se o filme de óleo dos mancais. Motor recém amaciado tem pressão mais elevada. Motor cansado tem pressão de óleo mais baixa. Se o óleo afinar muito, a pressão ficará mais baixa. Se furar o carter, vazar e faltar óleo, a pressão cai para zero. De olho no manômetro, você perceberá a tempo, e poderá tomar as providências. Uma luz espia já ajuda muito. O manômetro é um capricho maior.
É importante? É, mas não é imprescindível.
[]´s
guilhermeabreu
08/11/2004, 22:04
EDUARDO CHAVES
Comprei 3 relógios na TRATOR GAMA da marca WILTEC. Pedi um relógio marcador de combustível compatível com a boia do tanque que comprei de inox , um relógio marcador de temperatura elétrico compatível para o motor MWM 2.8 , e um relógio mecanico de mercúrio também para marcar temperatura .
Quando chegou os relógios, verifiquei que o de temp. mecanico de mercúrio veio escrito no mostrador ÁGUA.
Pergunto: Posso usar este marcador digo relógio para marcar temperatura da ÁGUA do arrefecimento ou ÓLEO do motor? Lógico se for para ÀGUA instalaria no duto de ÁGUA ; se ÓLEO , que entre em contato com o ÓLEO do motor ?
Afonso Carlos
08/11/2004, 22:30
OK, pode usar sem problema.
Um abraço Afonso Carlos.
Se alguem tiver uma dica de um tacometro (vulgo contagirus) bom, bonito, barato e de fácil instalação para uma Land Defender 110 ano 2000 eu agradeço.
A pressão do óleo vai se alterar se houver um problema na bomba ou filtro de óleo, por exemplo...
Edu,
Quando o manometro é de boa qualidade e realmente informa o que está acontecendo no motor, o seu uso vai além de informar problemas:
Eu uso equipamentos AutoMeter linha Ultralite (http://hp.autometer.com/products/ultra_lite/package_solutions/package_solutions.html) e consegui ver na prática o porque não devemos sair acelerando com o carro frio!!! A pressão do óleo bate no fim de escala e ainda nem cheguei na esquina de casa :oops: :o :oops: !!! No frio, a situação piora muito.
Tudo isso, só foi possivel com um equipamento de qualidade: Na Blazer do meu pai o ponteiro mal se mexe.
[]´s
Ahh...
Já ia me esquecendo:
Também uso: Booster (fundamental para quem tem turbo) e temperatura do óleo do motor: Esse último é o menos importante, mas também já ajudou bastante, numa situação de super-aquecimento da água, eu pude saber até aonde rodar sem comprometer o motor.
Em resumo, quanto mais informação do conjunto melhor, mas como disse o amigo Luca: "É possivel voltar para casa sem nada disso"
Grande abraço!
Thiago Rodeghel
10/11/2004, 18:59
Edu,
Quando o manometro é de boa qualidade e realmente informa o que está acontecendo no motor, o seu uso vai além de informar problemas:
Eu uso equipamentos AutoMeter linha Ultralite (http://hp.autometer.com/products/ultra_lite/package_solutions/package_solutions.html) e consegui ver na prática o porque não devemos sair acelerando com o carro frio!!! A pressão do óleo bate no fim de escala e ainda nem cheguei na esquina de casa :oops: :o :oops: !!! No frio, a situação piora muito.
Tudo isso, só foi possivel com um equipamento de qualidade: Na Blazer do meu pai o ponteiro mal se mexe.
[]´s
Fabio
Onde vc adquiriu os AutoMeter Ultralight, só acho da linha sport-comp :roll:
[s]
Thiago,
Minha Camper já veio com esse equipamento.
Acho que vai achar o que quer em lojas de tunning, mas se não conseguir eu aceitaria uma troca de equipamentos: Que tal 03 autometers ultralight grandes usados por 03 sportcomp pequenos novos? :wink:
[]´s
Thiago Rodeghel
10/11/2004, 21:20
Então estou cotando o conta-giros, com o shift-lite.
http://hp.autometer.com/products/product_photos/0068xx/006856.jpg
Acho que o modelo é o 6856 Single Range.
Gostei do contagiros, pq serve em qualquer motor, carburado ou injetado. 8) Por isso a minha preferência!!!
[s]
Gostei do contagiros, pq serve em qualquer motor, carburado ou injetado. Thiago,
Sei que o AP do teu Jeep tá no capricho, mas repare que o fundo de escala do modelo de conta-giro escolhido é de 9.000 rpm. Regularmente, vc estará trabalhando a 3.000 rpm, praticamente na parte de baixo da escala. Umas poucas vezes vc estará a 5.500 rpm. É realmente necessário um Autometer? Um VDO tupiniquim num resolve teu problema :D ?
[]´s
Rodrigo Luvison
11/11/2004, 13:33
Um VDO tupiniquim num resolve teu problema :D ?
Ou até mesmo um CRONOMAC!
vejam que são baratos e de boa qualidade.
www.cronomac.com.br
T+
Thiago Rodeghel
11/11/2004, 19:33
Luca e Rodrigo :D
Obrigado pelos elogios!!!
Justamente estou cotando, e o melhor benefício, agora e futuramente... Os que mais me agradaram foi o AutoMeter e os Cronomac... até agora.
Penso tbm se um dia, futuramente trocar o motor, e não ficar precisando mexer nesses marcadores :roll: . No caso comprando outro.
É claro que nunca vou colocar 9000rpms no jeep :roll: , mas todo o carro hj, sempre sai de 7000rpm no painel. O meu motor corta a 6300rpm. E como o AP sobe giro muito rápido, preciso ficar esperto nisso :shock:
[s]
cristiano
12/11/2004, 08:08
Gostei do contagiros, pq serve em qualquer motor, carburado ou injetado. 8) Por isso a minha preferência!!!
[s]
Outra coisa, esse relógio aguenta tomar uma chuva, é que inevitalmente pode molhar....
procura na odg.. é nacional e tá dando pau na cronomac.. to quase pegando um hallmeter odg pra por no meu 4x2...
http://www.odginstruments.com.br/index.htm
andretomasi
17/11/2004, 03:35
procura na odg.. é nacional e tá dando pau na cronomac.. to quase pegando um hallmeter odg pra por no meu 4x2...
É, tá dando pau, principalmente no preço :roll: :?
Contagiros 85mm
Cronomac: R$ 149,18
ODG: R$ 231,00
Manômetro óleo/comb
Cronomac: R$ 73,15
ODG: R$ 93,50
E por aí vai...
Ainda fico com os Cronomac 8)
[ ]´s
É, tá dando pau, principalmente no preço :roll: :?
Contagiros 85mm
Cronomac: R$ 149,18
ODG: R$ 231,00
Manômetro óleo/comb
Cronomac: R$ 73,15
ODG: R$ 93,50
E por aí vai...
Ainda fico com os Cronomac 8)
[ ]´s
Kro Kekodog... qdo disse dar pau.. deveria ter lido QUALIDADE, se vc comparar por ex. um shift light das 2 marcas, o cronomac se resume a poucos recursos, o odg tem N recursos, regulagem digital, controle de intensidade do canhao etc etc, o hallmeter, cronomac é limitado, o odg possui 3 regulagens...A ODG ESTÁ TECNOLOGICAMENTE mto a frente da cronomac....
[]'ss...
haaaaa aparece no msn ...
andretomasi
17/11/2004, 12:30
Kro Kekodog... qdo disse dar pau.. deveria ter lido QUALIDADE, se vc comparar por ex. um shift light das 2 marcas, o cronomac se resume a poucos recursos, o odg tem N recursos, regulagem digital, controle de intensidade do canhao etc etc, o hallmeter, cronomac é limitado, o odg possui 3 regulagens...A ODG ESTÁ TECNOLOGICAMENTE mto a frente da cronomac....
[]'ss...
haaaaa aparece no msn ...
Sim, sim, eles tem tecnologia muito à frente da Cronomac, eu já vi os instrumentos deles.. mas o preço também está muito à frente, principalmente desses instrumentos de ponta (pirômetro, shift light, etc).. pra usar nos nossos jipes, acho que o melhor custo-benefício ainda é Cronomac, os da ODG estão encarecidos por causa da moda tuning (como os cronomac)..
[ ]´s
Evandro Toyoteiro
17/11/2004, 13:18
[s]
Pessoal em São Bernardo aqui no ABC tem uma loja chamada Folego, ( www.folegoturbo.com.br ) especializada em acessórios pra turbo que tem uns contagiros em 2 medidas e com shift ligt da marca Cronomac que estão c/ um preço bem convidativo por volta de R$300,00 mais frete...fica ai a sugestão.....