PDA

Ver Versão Completa : Pinos das Barras e Coluna de direção.



Sergio Antunes
08/07/2003, 14:19
Oi Pessoal.
Desculpem a falta de conhecimento :oops: , mas estou com uns probleminhas.
Já desmontei todo o sistema de direção original para colocar a do Santana. Inclusive já fiz as peças para a adaptação.
Estou enviando umas fotos com setas indicando onde estão minhas duvidas.
Só consegui tirar a coluna de direção junto com a rosca sem fim da caixa original e agora não consigo tiras a rosca. O mesmo acontece com o volante e com o pino que une as barras que vão para as rodas (antes que alguém pergunte, é lógico que eu já tirei as porcas :lol: :lol: ).
Tenho que usar algum tipo de extrator para tiras essas peças?? No puxão não estão saindo e eu estou com receio de meter a marreta :lol: :lol: .
Aproveito tambem para perguntar se depois de retirada essa rosca sem fim eu vou ter que colocar algum rolamento entre o eixo e o cano da coluna.
Qual o segredo??? Por favor ajudem pois estou fazendo isso sozinho!!!
Obrigado desde já.

monge
09/07/2003, 00:43
Fala Sérgio, tudo bão? :D

Quando fiz a minha adaptação da direção, tudo saiu normalmente, sem forçar nada. :D

Mas quando meu amigo foi fazer, teve exatamente os mesmos problemas que vc. :(

A princípio nada saia do lugar, nem volante, nem o "chifre de viado", nada... algumas peças se soltaram no calor, outras com a ferramenta de precisão, o martelo :D E outras ainda só na base da esmerilhadeira. :)

No caso do volante, existe um extrator sim, é uma especie de tripé com um parafuso no meio, o tripé tem tipo umas garras que vc prende atrás no volante e vai rosqueando, até ele sacar o volante. :)

É tipo um sacador de rolamentos. :)

ah, use bastante WD40, pois deve ser ferrugem nas partes internas. Mas se tudo falhar, lembre-se da ferramenta de precisão. Um martelo, ou preferencialmente uma marreta, também chamada de sexta-feira. :P

[]'s

Eugênio

Mauro B.
09/07/2003, 00:57
Aee Sérgio !!!

Olha, quanto ao volante, acho que o melhor é usar um extrator como o Monge disse....
Nos pivos, tive o mesmo problema e pergutei para o pessoal da Jipenet, reposta: marteladas! Mas para não danificar a rosca, deixe a face superior da porca no mesmo plano da extremidade do parafuso do pivô...daí é bater até sair, mas tente bater o mais nivelado possível! :P
Quanto ao sem-fim não sei te responder :oops:

[]'s

09/07/2003, 01:52
OLA SERGIO

:? SE VC TIVER ALGUM CONHECIDO MECANICO PEÇA EMPRESTADO UM SACA PARA O VOLANTE E UM SACA PARA TIRAR OS TERMINAIS(ACHO QUE O QUE É USADO NOS MONZA DEVA DAR CERTO, SE NAO TIVER , É SO NA PORRADA MESMO(NUNCA NA CABEÇA DA ROSCA) BATA A VONTADE NA LATERAL DA PEÇA AONDE O TERMINAL ESTA.

PROVAVELMENTE VC VAI TER DE USAR UM ROLAMENTO NO FIM DA COLUNA SIM,( NA MINHA USEI UM DA COLUNA DO FIAT 147 A MEDIDA EXTERNA É SEMELHANTE, E COMO UTILIZEI O ENTALHADO DO FIAT PARA FAZER A JUNÇÃO A INTERNA TAMBEM FICOU IGUAL)

QUANTO AO SEM FIM DA CAIXA, PROCURE UMA PRENSA PARA RETIRAR OU CORTE E EMENDE O QUE FOR NECESSARIO

[] COMPLICANDO MAIS DO QUE EXPLICANDO :?

CARLOS ALEXANDRE
MARINGA PR
FURAL-75 1967

Sergio Antunes
09/07/2003, 16:38
Oi pessoal.

Os terminais eu já consegui soltar usando um sacador de 3 garras igual ao que o Monge citou. Quanto ao sem fim e o volante, nem isso está tirando. marretadas eu também já dei algumas. Estou procurando uma fabrica de dinamite pra ver se resolve.
De qualquer maneira valeu muito as dicas (até porque o que eu tinha medo é que tivesse algum segredo que eu não estava vendo). O negocio é que está emperrado mesmo.
Mais uma vez BRIGADÃO!!!!!!!!!!
Abraços.

Sergio Antunes.

Fabio Monte Sião MG
18/06/2013, 10:27
Bom dia galera. Ressuscitando o tópico... como retirar a rosca sem fim da ponta da barra de direção ? qual o macete? tentei na martelada e ta quebrando a rosca e nada de sair.

SD GUERREIRO
18/06/2013, 19:25
amigo procure no manual do mecânico willys aki no forum o pessoal tinha um link para baixar ou no dr google vc acha alguma coisa se não axar me mande uma mp com teu email e te envio tenho em pdf aki

Fabio Monte Sião MG
20/06/2013, 11:53
amigo procure no manual do mecânico willys aki no forum o pessoal tinha um link para baixar ou no dr google vc acha alguma coisa se não axar me mande uma mp com teu email e te envio tenho em pdf aki

valeu amigo, por fim consegui retirar na prensa. Troquei todos os componentes da CX de direção conseguir zerar a bichinha e agora ta sem folga alguma. Mas no futuro vou por uma hidraulica.