Ver Versão Completa : Amortecedores para Troller com suspensao elevada
All, tem alguns topicos aqui sobre o assunto, mas nada especifico para carros do suspensao elevada.
Eu to com problema de fim de curso nos amortecedores trazeiros do meu Troller, fim de curso para cima, por conta dos calcos nas molas. Ate uma simples lombada eh suficiente para os amortecedores chegarem ao final do curso.
Mandei retirar os amortecedores e vou agora a tarde rodar atras de opcoes.
Ja conhecemos aqui a opcao do amortecedor da F-1000, mas pelo que pude ver, este nao traz nenhum beneficio em relacao ao original, apenas o preco que eh mais em conta.
O que preciso eh um amortecedor com mais curso e de preferencia, maior pressao tambem.
Se eu conseguir esta combinacao, ficarei com 4 amortecedores.
Se conseguir um com apenas maior curso, de mesma pressao, vou fazer a adaptacao de 8 amortecedores, 2 por roda.
Alguem tem alguma sugestao de amortecedor?
Pergunto isso pois ja facilita na busca...
Aguardo sugestoes e assim que retornar postarei aqui o resultado da "pesquisa".
Ae garoto!!! Blz??
Meu troller ta com calços de 3" nas molas e eu só soldei um suporte em cima do original !!! Resolveu!! Antes de soldar ele tava mais duro e irritava quando andaca em ruas ruins e lombadas!!! Mas assim ficou otimo!!
QUanto a armotecedores mais duros com o curso para as 3" Usa os amortecedores traseitos da F-250
Olha as fotos!! Sao do meu !!!
Abraço!!
PAULO CARECA
24/04/2009, 17:37
Abreu, me perdoe por pegar carona no seu topico, mas não achei nenhum topico que fosse conclusivo. Quero saber o numero/referencia (Cofap/Monroe), dos amortecedores dianteiro e trazeiro originais do T4 2006 ou/em diante, com motor 3.0 E. Os numeros que existem nos amortecedores do meu T4 que são da Monroe não constam nos catalogos deste fabricante. Valeu..........
Thunder_ot
25/04/2009, 02:47
Abreu, muito estranho... estou com calços de 5 cm e parou de dar fim de curso, só num flex muito grande e rápido ele ainda bate (apesar de bater primeiro o pneu no paralama por causa do offset da roda).
O que eu fiz foi trocar as molas e os amortecedores pelos novos (molas >2006 e amortecedores monroe a gas).
Abraços.
ps: Str, suas molas aida são do modelo antigo ou vc adaptou outras. Se for do Troller são um pouco menores que dos modelos acima de 2006( foi elevada a suspensão traseira). Rapaz, dá até medo de olhar esse olhal soldado no amortecedor:pensativo:
Abreu, muito estranho... estou com calços de 5 cm e parou de dar fim de curso, só num flex muito grande e rápido ele ainda bate (apesar de bater primeiro o pneu no paralama por causa do offset da roda).
O que eu fiz foi trocar as molas e os amortecedores pelos novos (molas >2006 e amortecedores monroe a gas).
Abraços.
ps: Str, suas molas aida são do modelo antigo ou vc adaptou outras. Se for do Troller são um pouco menores que dos modelos acima de 2006( foi elevada a suspensão traseira).
Opa Thunder...
Então, meu Troller é de fabricação 2007, já é Ford...
O fim de curso que falo não é para baixo!
Para baixo, com os calços resolveu 100% do problema.
O meu problema é para cima!
Parace que os amortecedores não tem pressão para cima, o carro sobe livre até chegar no final do curso do amortecedor, dando uma pancada seca e incomoda.
O Christian me recomendou os amortecedores da ProComp, série 9000.
Vou checar o tamanho do curso deles para nós compararmos com os originais.
Abraços.
Ae garoto!!! Blz??
Meu troller ta com calços de 3" nas molas e eu só soldei um suporte em cima do original !!! Resolveu!! Antes de soldar ele tava mais duro e irritava quando andaca em ruas ruins e lombadas!!! Mas assim ficou otimo!!
QUanto a armotecedores mais duros com o curso para as 3" Usa os amortecedores traseitos da F-250
Olha as fotos!! Sao do meu !!!
Abraço!!
Opa Str!
Muito boa sua solução!
Vou ver esta opção tambem!
Esta solução fica ideal para usar 8 amortecedores, 2 por roda...
Assim dá para continuar com os originais, apenas alongando-os.
Proxima semana é que vou ver isto, ver as opções e pesar qual delas vale mais a pena.
Abraços e obrigado pela ajuda.
andres-tavares
25/04/2009, 22:24
Fala abreu
Que pena ler isso ... eu quero fazer o mesmo com meu troller colocar calcos de 1.5" e 2" e deixar os amortecedores originais ... me fala uma coisa bate muito? eh grave?
Fala Str! ... uma pergunta, com esse olhal a mais o amortecedor nao vai dar fim de curso quando a suspensao for comprimida ao maximo?
E essa solda .... nao sei nao me parece uma opcao viavel ... :pensativo:
Como ficou o curso do carro com esses calcos de 3" ? ... e ta show a altura perfeito pra uns 35"! ou ate 33" ficaria bem legal!..... parabens!
__________________________________________________ __________
Voltando ao topico,
O melhor que voce pode fazer abreu eh trocar os seus amortecedores por uns maiores, coisa que eu penso fazer depois que os originais morrerem.
Ai voce tem que fazer a seguinte formula ... com o jipe em descanso veja a medida do amortecer (olhal-olhal) subtraia da distância entre o batente e o prato, do resultado tire uns 5 cm por garantia e veja se esta medida é maior que a medida do amortecedor fechado... faça isso para não perder seu amortecedor. ..
Procomp eh otimo, o 9000 eh muito bom porem eu gostaria de comprar o mx6 porque eh adjustavel com 6 posicoes e eh melhor que o rancho 9000 adjustavel (segundo amigos que ja usaram em toyotas grandes e jipes porem nunca vi num troller). Mas o procomp es 9000 (nao ajustavel) ja vi em troller e os donos falaram que eh muito bom... o amigo caio tem um troller com molas de engesa no troller e fala que sao muito bons... ele usa o modelo procomp - ES9000 - 927543 de medidas
• Aberto 27,76" - 70,51 cm
• Fechado 16,27 " - 41,32 cm
Faz a conta que te falei e voce vai ver que esses aqui funcionam perfeito no seu troller e vai ter mais curso extra se por acaso voce colocar calcos e molas maiores ainda podera seguir usando. :concordo: ... agora nao sei quais sao os problemas que pode gerar ter um amortecedores de muito mais curso que o resto da suspensao :pensativo:
Na garra 4x4 voce os consegue os es9000 acho que uns 250 reais cada um ... pena com esse dolar assim porque no final do ano passado saiam por 200 reais!
Qualquer avanco que voce fizer abreu me fala o que voce fez e se funcionou eu agradeceria muito, pois como te falei quero fazer esse mesmo trabalho dos calcos no meu troller e gostaria de evitar esses problemas
abs e boa sorte
Ola o meu eu levantei 6 cm, quebrou no meio o amortecedor, coloquei da f-4000, cofap turbo gas, 220,00 o par, ficou show.
all, tem alguns topicos aqui sobre o assunto, mas nada especifico para carros do suspensao elevada.
Eu to com problema de fim de curso nos amortecedores trazeiros do meu troller, fim de curso para cima, por conta dos calcos nas molas. Ate uma simples lombada eh suficiente para os amortecedores chegarem ao final do curso.
Mandei retirar os amortecedores e vou agora a tarde rodar atras de opcoes.
Ja conhecemos aqui a opcao do amortecedor da f-1000, mas pelo que pude ver, este nao traz nenhum beneficio em relacao ao original, apenas o preco que eh mais em conta.
O que preciso eh um amortecedor com mais curso e de preferencia, maior pressao tambem.
Se eu conseguir esta combinacao, ficarei com 4 amortecedores.
Se conseguir um com apenas maior curso, de mesma pressao, vou fazer a adaptacao de 8 amortecedores, 2 por roda.
Alguem tem alguma sugestao de amortecedor?
Pergunto isso pois ja facilita na busca...
Aguardo sugestoes e assim que retornar postarei aqui o resultado da "pesquisa".
Abreu, muito estranho... estou com calços de 5 cm e parou de dar fim de curso, só num flex muito grande e rápido ele ainda bate (apesar de bater primeiro o pneu no paralama por causa do offset da roda).
O que eu fiz foi trocar as molas e os amortecedores pelos novos (molas >2006 e amortecedores monroe a gas).
Abraços.
ps: Str, suas molas aida são do modelo antigo ou vc adaptou outras. Se for do Troller são um pouco menores que dos modelos acima de 2006( foi elevada a suspensão traseira). Rapaz, dá até medo de olhar esse olhal soldado no amortecedor:pensativo:
Ae garoto!!!
Sim sao todos originais do ano 2005/2005
Mas dava final de curso atras como todo troller antes de 2006 !!! Solução foi por uns rancho 9000
Andei com esse olha assim e nunca aconteceu nada!!!
Andei 5 meses com ele assim !!!!
Tirei os calços e estou vendendo o troller e os calços de 3"
Fala abreu
Que pena ler isso ... eu quero fazer o mesmo com meu troller colocar calcos de 1.5" e 2" e deixar os amortecedores originais ... me fala uma coisa bate muito? eh grave?
Fala Str! ... uma pergunta, com esse olhal a mais o amortecedor nao vai dar fim de curso quando a suspensao for comprimida ao maximo?
E essa solda .... nao sei nao me parece uma opcao viavel ... :pensativo:
Como ficou o curso do carro com esses calcos de 3" ? ... e ta show a altura perfeito pra uns 35"! ou ate 33" ficaria bem legal!..... parabens!
__________________________________________________ __________
Voltando ao topico,
O melhor que voce pode fazer abreu eh trocar os seus amortecedores por uns maiores, coisa que eu penso fazer depois que os originais morrerem.
Ai voce tem que fazer a seguinte formula ... com o jipe em descanso veja a medida do amortecer (olhal-olhal) subtraia da distância entre o batente e o prato, do resultado tire uns 5 cm por garantia e veja se esta medida é maior que a medida do amortecedor fechado... faça isso para não perder seu amortecedor. ..
Procomp eh otimo, o 9000 eh muito bom porem eu gostaria de comprar o mx6 porque eh adjustavel com 6 posicoes e eh melhor que o rancho 9000 adjustavel (segundo amigos que ja usaram em toyotas grandes e jipes porem nunca vi num troller). Mas o procomp es 9000 (nao ajustavel) ja vi em troller e os donos falaram que eh muito bom... o amigo caio tem um troller com molas de engesa no troller e fala que sao muito bons... ele usa o modelo procomp - ES9000 - 927543 de medidas
• Aberto 27,76" - 70,51 cm
• Fechado 16,27 " - 41,32 cm
Faz a conta que te falei e voce vai ver que esses aqui funcionam perfeito no seu troller e vai ter mais curso extra se por acaso voce colocar calcos e molas maiores ainda podera seguir usando. :concordo: ... agora nao sei quais sao os problemas que pode gerar ter um amortecedores de muito mais curso que o resto da suspensao :pensativo:
Na garra 4x4 voce os consegue os es9000 acho que uns 250 reais cada um ... pena com esse dolar assim porque no final do ano passado saiam por 200 reais!
Qualquer avanco que voce fizer abreu me fala o que voce fez e se funcionou eu agradeceria muito, pois como te falei quero fazer esse mesmo trabalho dos calcos no meu troller e gostaria de evitar esses problemas
Nao recomendo levantar mais que 3" pois a barra "Panrard" puxa os diferenciais para um lado e os pneus aparecem mais de um lado para fora do para lama e para o outro nem aparece dai!!!
Abraço!!!
abs e boa sorte
Respondendo!!
Nao pegava o fim do curso do amortecedor nao, pq os olhais sao de 5cm e os calços tem 7,5 = 3"
Eu estava usando All 32" mas cabe até uns 35 com roda de 8 ou 10 bem tranquilo!!!
Em relaçao a segurança e estabilidade ... se os amortecedores estiverem bons, o troller continua estavel e seguro .... ( claro ... mais de vagar nas curvas) mas ainda é muito seguro!!! Mas se tiver com amortecedor estourado.... Ai é facil andar em duas rodas!!! ( aconteceu comigo mas concegui retomar o controle e voltar os 4 no asfalto!!!)
EU adorei e recomento!!!!
O meu com 32"e 3" estava um pouco mais alto que um amigo que tem um troller com 33"
Opa Str!
Muito boa sua solução!
Vou ver esta opção tambem!
Esta solução fica ideal para usar 8 amortecedores, 2 por roda...
Assim dá para continuar com os originais, apenas alongando-os.
Proxima semana é que vou ver isto, ver as opções e pesar qual delas vale mais a pena.
Abraços e obrigado pela ajuda.
Acho que não compensa o custo da adaptação e dos 8 amortecedores. É mais fácil pagar um pouco mais por um "gringo" que, inclusive tem durabilidade maior que o original e é dupla ação (sem falar nas opções de Es9000, rancho, MX6):concordo:
Se vai pagar 220 o par do cofap (post Dândaro) precisando de 8 peças x contra 250, cada gringo (post andres-tavares) por apenas 4 peças. Acho que vale a pena os 4 de melhor qualidade...
Alguém teria a foto dos calços antes de colocá-los nas molas para eu levar para um torneiro fazer???? Penso em 50mm de calço, mesmo com as molas dos mais novos o meu continua batendo fim de curso com 2 pessoas e pouca bagagem.
Desde já agradeço a atenção
Th Cerga
05/12/2013, 08:46
Ola o meu eu levantei 6 cm, quebrou no meio o amortecedor, coloquei da f-4000, cofap turbo gas, 220,00 o par, ficou show.
Esse amortecedor de F4000 é o dianteiro ou traseiro ?! Tenho um Troller Rf 2000, já ouvi sobre amortecedor de Mercedes 1113, F250 4x4 e F4000. Alem dos originais do T4 2009>
Dai fico na duvida!
Abs.
paulosergio
05/12/2013, 09:32
Eu uso calco de 2" e amortecerdor rancho (tamanho do original) e nao pega em nada e nem da fim de curso. Com os amortecedores originais tambem nao da fim de curso, mas deixam o carro mais duros.
Um colega fez calco de 3" e trocou o amortecedor pelos do caminhao 608, e fez apenas adaptacao nos olhais que sao mais largos.
Th Cerga
05/12/2013, 09:44
Paulosergio....mas os amortecedores do 608 os outros foristas estão dizendo que não são bons...
Agora, os Ranchos não tem comparação!
Estou com pneu 31" AT, calço de 30mm (1,2") nas molas e pensei em um amortecedor mais simples, não necessito de todo o curso ou usos extremos.
Li sobre os amortecedores da F250 4x4, o ElmerJeep postou uma foto (não me lembro onde) sobre a diferença de tamanha de curso comparando com os originais Ranger.
Fabio_Roberto
05/12/2013, 10:01
Paulosergio....mas os amortecedores do 608 os outros foristas estão dizendo que não são bons...
Agora, os Ranchos não tem comparação!
Estou com pneu 31" AT, calço de 30mm (1,2") nas molas e pensei em um amortecedor mais simples, não necessito de todo o curso ou usos extremos.
Li sobre os amortecedores da F250 4x4, o ElmerJeep postou uma foto (não me lembro onde) sobre a diferença de tamanha de curso comparando com os originais Ranger.
Amigão.
O meu esta exatamente igual ao seu, calço 30 mm, pneus 31" AT, uso amortecedores originais e esta muito bom... agora que decidi dar uma melhorada e vou colocar os offshox + 1" para ficar com o curso todo da suspensão... mas não me atrapalhava em nada o uso dos originais nesta configuração..
Abraço
Th Cerga
05/12/2013, 10:31
Amigão.
O meu esta exatamente igual ao seu, calço 30 mm, pneus 31" AT, uso amortecedores originais e esta muito bom... agora que decidi dar uma melhorada e vou colocar os offshox + 1" para ficar com o curso todo da suspensão... mas não me atrapalhava em nada o uso dos originais nesta configuração..
Abraço
Fabio, o amortecedor original não chega no fim de curso com facilidade nesse configuração?
Fabio_Roberto
05/12/2013, 11:20
Fabio, o amortecedor original não chega no fim de curso com facilidade nesse configuração?
Em casos extremos pode chegar "abrindo" mas fechando muuuuuito difícil...
O meu nunca deu fim de curso, estou trocando apenas pela performa-se do amortecedor. Os meus são novos, não tem 5000 km.. Vai ficar guardado para quando for vender o carro..
gosmalll
10/12/2013, 14:32
Galera nao sei se com o carro de voces tem o mesmo problema, mas eu estava querendo colocar amortecedores maiores no meu carro só que o que me impede disso é o cabo do freio de mao na traseira, mais alguem teve esse problema?
é problema, no meu 2003 tambem.
o solução é simples, tira o cabo!!! hehehe
tem que ir atras de um cabo mais cumprido que de certo nos suportes, talvez dos mais novos.... nao sei.
nao tive tempo de ir atras disso ai.
se descobrir a solução informe.
abs
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