PDA

Ver Versão Completa : SYE da NP-271/273

Elmer_Jeep
24/04/2009, 12:43
Srs, devido ao comprimento do powertrain a viatura ficou sem espaço para o cardan trazeiro e não pretendo alongar o entreeixos mais do que está portanto pra aumentar a distancia entre cambio e pinhão eu pensei em encurtar o eixo da saída(seta verde) juntamente com o focinho trazeiro da carcaça(seta vermelha) e adaptando um novo retentor(seta azul). Ilustrações na primeira foto anexada abaixo.

Pesquisando no pirate encontrei isso aqui Np271 sye (http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?p=9544863) e como não manjo de ingreis pode ser que ali tenha alguma idéia boa. Se alguma alma caridosa puder traduzir ou souber de alguem na net que já tenha feito essa modificação gostaria de receber opiniões à respeito.

Em anexo algumas fotos da situação atual

Supercharger
24/04/2009, 13:22
Elmer, o cara começa perguntando se tem algum SYE kit pronto pra vender, de algum fabricante (como por exemplo a Teraflex tem um kit desses para a NP do Wrangler). Aí outro camarada alertou ele que a mesma NP 271 em aplicações Ford Super Duty sai com o eixo de saída mais curto e um "focinho" fixo. O cara então foi em uma oficina especializada em CT e comprou as peças da versão de aplicação Ford, tendo depois que alongar também o cardã traseiro em algumas polegadas.

Elmer_Jeep
24/04/2009, 16:18
Elmer, o cara começa perguntando se tem algum SYE kit pronto pra vender, de algum fabricante (como por exemplo a Teraflex tem um kit desses para a NP do Wrangler). Aí outro camarada alertou ele que a mesma NP 271 em aplicações Ford Super Duty sai com o eixo de saída mais curto e um "focinho" fixo. O cara então foi em uma oficina especializada em CT e comprou as peças da versão de aplicação Ford, tendo depois que alongar também o cardã traseiro em algumas polegadas.

Valeu Super :concordo:

Po, se o conjunto da ford é menor então estou mal pois essa minha NP era de uma F250...

Bom, vou ter que desmontar aqui pra ver se dá pra encurtar essas peças.

[]'s

samukanvas
24/04/2009, 18:15
Karaleo Elmer... Lembrei do devasso com 231...

Quando for abrir, coloque umas fotos do processo.

Quanto tem de entre-eixo?

Abs

Afonso Carlos
25/04/2009, 02:17
OK Elmer olha ai!!!

Abração.

Elmer_Jeep
25/04/2009, 09:26
Karaleo Elmer... Lembrei do devasso com 231...

Quando for abrir, coloque umas fotos do processo.

Quanto tem de entre-eixo?

Abs

Meu pai vai desmontar agora pela manhã e vou fazer umas fotos sim.

Cara, tava com 104 de entreeixos, agora que desloquei um pouco mais o diferencial trazeiro ganhei mais 3". Veja aqui: CROCODILLO. Jeep Full Size (Revista 4x4&Cia ed 218 e 246) - Página 69 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-full-size-revista-4x4-cia-ed-218-e-246-a-69.html#post866570)

[]'s

Elmer_Jeep
25/04/2009, 09:31
OK Elmer olha ai!!!

Abração.

Legal Afonso, tutorial interessante, pena que não é tão simples assim pra chegar nos finalmente e acho que no eixo da minha não tem toda essa quantidade de estria dai vou ter que depenar tudo, e depois de encurtar tem de refazer a estria e a rosca.

[]'s :concordo:

samukanvas
25/04/2009, 11:06
Já deve ter passado pela tua cabeça, mas não custa nada votar :mrgreen:

Tira fora a hélice mecânica e coloca a elétrica na frente do radiador e puxa o powertrain pra frente e o eixo dianteiro mais pra fora. Tu não vai usar pneu pequeno mesmo e mais umas 5 polegadas de entreeixo não vai ficar ruim :mrgreen: Dá pra ganhar umas 10" assim?

Baixar a altura tb ajudaria. Não deu pra ver o quanto ele vai ter, mas pela foto que vi, alinharia mais um pouco o cardan. Teria problemas com o eixo tocar no carro se fizer isso?

Abs

Elmer_Jeep
25/04/2009, 11:56
Vamos la, o motor ficou bem mais baixo do que o esperado, pra ter uma idéia entre chassi e carroceria to usando coxins de 2" somente e o assoalho vai ficar plano acima do cambio de marcha porque o powertrain desceu bastante, entao nao dava pra deixar mais baixo que isso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168088&d=1240606793

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168104&d=1240608826

Sobre afastar o powertrain eu não quis pois já haviamos fixado o radiador + intercooler no chassi calculando a distancia pra manter a helice mecanica mesmo pois a grade é pequena e obstrui um pouco a ventilação. Outro ponto importante é que a tcase é muito leve então quase nao tem peso na trazeira, se eu puxar o motor pra frente o peso vai ficar muito deslocado pra parte dianteira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=159670&d=1236178970

Sobre a altura eu ja retirei algumas laminas pois o peso suspenso ainda não está definido, mas pretendo prensar os feixes deixando quase planas e certamente vai melhorar essa angulação, outro detalhe também que ainda vou pesquisar é sobre colocar uma cinta limitadora pra segurar o focinho do pinhão trazeiro regulando a extensão maxima pra evitar que os garfos do cardan se choquem.

Meu pai acabou de desmontar o focinho trazeiro da tcase, vou la tirar umas fotos.

[]'s

rubensx
25/04/2009, 19:58
Elmer blz???

cara sempre conversamos por msn e vire e mexe te encho de duvidas, pois bem, sei das molas traseiras de picape band e etc, mas... não sei porque tenho na cabeça que um 4-link ajudaria um pouco ai...

Sei que não é necesário no teu projeto e sabe que até pra por SPOA eu reluto (por causa da minha garagem eheheh :oops:) mas num sei...

a solução que o afonso postou não resolve em parte? Algum eixo entalhado de outa NP não seria mais curto e "cambiável" ou algum kit gringo?

equipeminas4x4
26/04/2009, 11:44
Legal Afonso, tutorial interessante, pena que não é tão simples assim pra chegar nos finalmente e acho que no eixo da minha não tem toda essa quantidade de estria dai vou ter que depenar tudo, e depois de encurtar tem de refazer a estria e a rosca.

[]'s :concordo:
Elmer,

O que aparece nesse tutorial do Afonso, aliás muito bem feito, é que o cara troca esse focinho traseiro e corta o eixo de saída. Não precisa refazer estria, se sobrar uns 50mm (no tutorial o cara deixou bem menos) de estria ali é mais q suficiente. A flange vermelhoa serve apenas pra colocar o retentor, não tem esforço nenhum sobre ela. Como já tá diminuindo a estria, ainda vai reduzir na flange, deixando elafaceando a ponta do eixo.
Assim q vc desmontar essa parte, já consegue ver se tem alguma coisa pra cortar ou não, mesmo seu conjunto sendo mais curto q esse dotutorial. Eu acho q tem condição de ganahar alguma coisa, já q no seu caso, qualquer coisa ali é ouro.:concordo:

[]´s

equipeminas4x4
26/04/2009, 12:03
aliás, reparando melhor a penúltima foto do tutorial, a flange do cardannão foi apenas cortada,ele fez uma nova. Ela fica tipo centrada no comprimento da estria, tanto é q sobra uma ponta q é usada pra centrar a CV e acaba ficando pra dentro da CV. Pode ser q ele deu uma tapa na CV pra encaixar essa ponta q sobra da luva do cardan, o que não é nenhum problema, mas como não lembro qual as dimensões desse furo q tem na CV, seria uma mera especulação.

SHOW!!!

[]´s

Elmer_Jeep
26/04/2009, 12:18
Elmer blz???

cara sempre conversamos por msn e vire e mexe te encho de duvidas, pois bem, sei das molas traseiras de picape band e etc, mas... não sei porque tenho na cabeça que um 4-link ajudaria um pouco ai...

a solução que o afonso postou não resolve em parte? Algum eixo entalhado de outa NP não seria mais curto e "cambiável" ou algum kit gringo?

Rubão, a parada é a seguinte, eu não gosto de 4link, questão pessoal, tanto é que nunca entrei naquele tópico 4link calculator...

Um camarada do méxico me deu a mesma sugestão e até mostrou umas fotos do jeep dele com NP 271 e 4link mas vou manter os feixes mesmo.

Sobre a dica do Afonso o caminho é esse mesmo, estou com a tcase aberta aqui avaliando o que pode ser feito pra ficar legal.

[]'S

Elmer_Jeep
26/04/2009, 12:27
Elmer,

O que aparece nesse tutorial do Afonso, aliás muito bem feito, é que o cara troca esse focinho traseiro e corta o eixo de saída. Não precisa refazer estria, se sobrar uns 50mm (no tutorial o cara deixou bem menos) de estria ali é mais q suficiente. A flange vermelhoa serve apenas pra colocar o retentor, não tem esforço nenhum sobre ela. Como já tá diminuindo a estria, ainda vai reduzir na flange, deixando elafaceando a ponta do eixo.
Assim q vc desmontar essa parte, já consegue ver se tem alguma coisa pra cortar ou não, mesmo seu conjunto sendo mais curto q esse dotutorial. Eu acho q tem condição de ganahar alguma coisa, já q no seu caso, qualquer coisa ali é ouro.:concordo:

[]´s

Marcel, estou com a tcase aberta aqui, fiz algumas fotos mas esqueci o cabo da camera...
Infelizmente o eixo aqui é longo e a estria é curta e ali dentro do focinho tem um pedaço liso sem nada, e antes da estria vai um rolamento de agulha(atras do retentor) vou ter que cortar mesmo, refazer uma pista pra outro rolamento juntamente com a estria e a rosca, até pensei em mandar o focinho pra vc pra ver se faz um mais curto ai, caso eu nao consiga aluminio pra confeccionar um poraqui, sei que no final das contas vai dar pra encurtar umas 4".
Já encontrei no catalogo da spicer um garfo do cambio 280V que recebe cruzeta 5-160x e a pista do retentor é igual ao retentor trazeiro da 240V, segunda feira vou ter as peças em mãos pra conferir todas as medidas

Dai mando umas fotos e comento melhor,

[]'s

MRaizer
26/04/2009, 13:35
Marcel... vou ter que cortar mesmo, refazer uma pista pra outro rolamento juntamente com a estria e a rosca, até pensei em mandar o focinho pra vc pra ver se faz um mais curto ai, caso eu nao consiga aluminio pra confeccionar um poraqui, sei que no final das contas vai dar pra encurtar umas 4".
Já encontrei no catalogo da spicer um garfo do cambio 280V que recebe cruzeta 5-160x e a pista do retentor é igual ao retentor trazeiro da 240V, segunda feira vou ter as peças em mãos pra conferir todas as medidas

Dai mando umas fotos e comento melhor, entrei só pra ler a pagina 2 :lol:

[]'s

Caramba, não to conseguindo "visualizar" isso. Mas (pergunta estúpida) não seria mais fácil diminuir o cardâ? Ou ai ele ficaria com ângulos muito grandes?
Quanto à teu gosto pessoal de preferir feixes à 4link... Bem, isso faz parte do estado democrático de direito. :D

JCJ
26/04/2009, 18:17
Caramba, não to conseguindo "visualizar" isso. Mas (pergunta estúpida) não seria mais fácil diminuir o cardâ?

Vc quer que ele diminua uma coisa que ele não tem ! :putz:
Leia o topico novamente que vc vai "visualizar" a resposta ! :parede:

[]'s visualizados
JCJ

samukanvas
26/04/2009, 20:22
Teu problema é que já usa a saída da tcase reduzida por ser ford, né? E no tuto do afonsão, esse é um kit pra cherokee que vende essa saída pronta. Se arrumar como fazer essa saída (Ou sei lá se vende pronta) tu acha que vai levar umas 4" Vai ter que arrumar espaço pra retentor, rolamento, refazer estria, pista, flange pra cv, desmontar tudo e montar de novo.... Um trampo do kct que nunca foi feito... Vai compensar o risco pelas 4"?

Tem uma outra coisa que me lembrei e não sei se te ajuda. A tom woods tava com um micro cardan com cv de tamanho total - 10". Não vibra nem fode nada numa puta inclinação. Projetado pra TJ. Entra lá no site deles e dá uma conferida...

Abs

Editando - Posta uma foto, MDI do kct!!!

Afonso Carlos
26/04/2009, 22:55
Elmer,

[]´s

OK Justamente Marcel!

Abração.

samukanvas
27/04/2009, 00:46
Esqueci de falar, mas quando eu disse pra rebaixar no sentido de alinhar o cardan, queria dizer a suspa e não o powertrain ;-)

Elmer_Jeep
27/04/2009, 09:29
Marcel, estou com a tcase aberta aqui, fiz algumas fotos mas esqueci o cabo da camera...
Infelizmente o eixo aqui é longo e a estria é curta e ali dentro do focinho tem um pedaço liso sem nada, e antes da estria vai um rolamento de agulha(atras do retentor) vou ter que cortar mesmo, refazer uma pista pra outro rolamento juntamente com a estria e a rosca, até pensei em mandar o focinho pra vc pra ver se faz um mais curto ai, caso eu nao consiga aluminio pra confeccionar um poraqui, sei que no final das contas vai dar pra encurtar umas 4".

Dai mando umas fotos e comento melhor, entrei só pra ler a pagina 2 :lol:

[]'s

Como as imagens valem mais do que palavras aí vai:

1 e 2 - eixo
3 - Focinho e bomba de óleo
4 - bomba de óleo e garfo do cambio da silverado(que foi descartado pois o diametro da estria é bem menor que o do eixo)

Elmer_Jeep
27/04/2009, 09:35
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=168492&d=1240834646
Aqui na esquerda, (pista próxima da estria) vai um rolamento de agulha e na pista+engrenagem mais próxima do rolamento grande é onde trabalha a bomba de óleo, a idéia é encurtar logo abaixo da pista esquerda e refazer rosca, estria e usinar uma pista pra outro rolamento mais estreito(ainda nao sei qual, vou pesquisar). Aí entra o encurtamento ou confecção de um novo focinho pra receber esse novo rolamento e um novo retentor.

Já está tudo depenado, mais tarde tiro outras fotos.

[]'s

Supercharger
27/04/2009, 12:25
Elmer, tá quase valendo mais a pena voltar a mecânica toda pro chassis da F250 e jogar a carroceria do Crocodilo em cima! Vai dar para fazer um CJ com 8 lugares! :mrgreen:

Saudações,
Gustavo.

equipeminas4x4
27/04/2009, 13:28
se vai encurtar o eixo, não precisa colocar outro rolamento. Essa ponta roscada tb pode eliminar e fazer o sistema igual do tutorial, colocando uma flange plana onde vc vai parafusar direto a junta CV. E por falar nessa flande do cardan, como é q conseguiu fixar a CV nessa flange de cruzeta???
Eu acho q tá fácil reduzir isso ae e ganhar suas sonhadas 4".

[]´s

Elmer_Jeep
27/04/2009, 16:16
se vai encurtar o eixo, não precisa colocar outro rolamento. Essa ponta roscada tb pode eliminar e fazer o sistema igual do tutorial, colocando uma flange plana onde vc vai parafusar direto a junta CV. E por falar nessa flande do cardan, como é q conseguiu fixar a CV nessa flange de cruzeta???

[]´s

Marcel, tá aí uma dúvida que fiquei no fim da manhã, quando encerrou o trampo e nao tinha mais cliente nem funcionario aqui dentro fui la pra bancada verificar tudo com o meu Velho e um paquímetro digital, fiquei pensando se seria mesmo necessário manter mais um rolamento ali no final, ele vai ficar uns 2mm logo após a bomba de óleo.
O focinho original tem um talvez por causa do comprimento do eixo. O que vc acha ? Se quiser posso medir melhor la e tirar outras fotos.

[]'s

equipeminas4x4
27/04/2009, 16:41
é exatamente isso q eu acho, ele tá ali por causa do comprimento do eixo. Se vai encurtar ele perde a função.

[]´s

Elmer_Jeep
29/04/2009, 09:46

[]´s

Vamos lá, esqueci de responder sobre o cv, não vou usar mais, no final das contas conseguimos um garfo de pinhão do caminhão GM-D60 com o respectivo retentor e vou fazer um cardan comum mesmo à partir do cardan original da F250 4x2 com cruzetas 5-160x.

O eixo já foi usinado e optamos por instalar o rolamento extra, ontem a tarde mandei pra uma tornearia onde o cara vai fazer as estrias pra mim e quando voltar faremos aqui a rosca. O eixo foi encurtado em 12cm (quase 5") :dance:

Encomendei numa empresa em manaus um bloco de alumínio de 6" x 6" pra confeccionar o novo focinho com apoio pro rolamento e retentor :concordo:

Algumas fotos:

equipeminas4x4
29/04/2009, 10:04
Vamos lá, esqueci de responder sobre o cv, não vou usar mais, no final das contas conseguimos um garfo de pinhão do caminhão GM-D60 com o respectivo retentor e vou fazer um cardan comum mesmo à partir do cardan original da F250 4x2 com cruzetas 5-160x.

O eixo já foi usinado e optamos por instalar o rolamento extra, ontem a tarde mandei pra uma tornearia onde o cara vai fazer as estrias pra mim e quando voltar faremos aqui a rosca. O eixo foi encurtado em 12cm (quase 5") :dance:

Encomendei numa empresa em manaus um bloco de alumínio de 6" x 6" pra confeccionar o novo focinho com apoio pro rolamento e retentor :concordo:

Algumas fotos:
Não entendi pq não vai usar a CV, pois além de aumentar o ângulo de trabalho do cardan, ela é forte pacaraio. Não esquece de fazer tratamento nas estrias depois de prontas.

[]´s

Elmer_Jeep
30/04/2009, 18:46
...

Algumas fotos:

O eixo chegou com as estrias ok :dance:

O bloco de alumínio foi entregue também :dance:

[]'s

Elmer_Jeep
01/05/2009, 11:49
Ontem mesmo começamos a cirurgia no focinho original, fatiei o bixo pra aproveitar apenas a flange que possui a furação de montagem na carcaça da tcase e vou mandar soldar(não tenho mig) essa flange no bloco de alumínio depois de usinado pra ficar com a nova altura e alojamento pro rolamento e retentor.

Algumas fotos.

Elmer_Jeep
05/05/2009, 10:55
fizemos a rosca e remontamos o eixo pra tirar as medidas do novo focinho que ja começou a ser usinado. :odedo:

equipeminas4x4
05/05/2009, 11:57
o q segura a bomba de óleo ali é o focinho??

[]´s

Elmer_Jeep
05/05/2009, 12:18
Yes, a flange tem um desenho interno que encaixa a bomba de oleo.

[]'s

samukanvas
05/05/2009, 13:13
Elmer, achei que vc iria aproveitar tanto a parte de baixo quanto a parte de cima (Saída do yoke), tipo só fazendo o corpo e soldando as duas pontas.

equipeminas4x4
05/05/2009, 14:38
Elmer, achei que vc iria aproveitar tanto a parte de baixo quanto a parte de cima (Saída do yoke), tipo só fazendo o corpo e soldando as duas pontas.
pelo q vai gastar de alumínio, é melhor fazer tudo novo e economizar na solda.

[]´s

Elmer_Jeep
05/05/2009, 15:04

Não, a parte final do focinho tem um rolamento de agulha muito largo, se fosse manter ele perderia mais espaço, vou ja tirar outras fotos la do baguio. :concordo:

Elmer_Jeep
05/05/2009, 15:35
Claro que ainda faltam alguns acabamentos, mas vai ser basicamente isso ai depois que for soldado na flange.

[]'s

samukanvas
05/05/2009, 16:22
Elmer,

Achei a parede muito fina...

Abs

:mrgreen:

Show o novo focinho!!! A prova de balas!!! :D

Elmer_Jeep
14/05/2009, 12:48
Continuando e finalizando :concordo:

Demos o acabamento final no focinho, foi instalado o rolamento na parte interna e o retentor utilizado é o do pinhão do diferencial tinkem(caminhão GM D60) :mrgreen:

[]'s

FernandoRisso
14/05/2009, 15:10
Elmer,

Parabéns, pelo jeito vai funcionar bem. Estou impressionado com o trabalho, provavelmente um bom torneiro faria algo parecido, mas ia levar pelo menos uns 3 meses!

[]'s

rubensx
14/05/2009, 15:35
Continuando e finalizando :concordo:

Demos o acabamento final no focinho, foi instalado o rolamento na parte interna e o retentor utilizado é o do pinhão do diferencial tinkem(caminhão GM D60) :mrgreen:

[]'s

credo eu acho que vc estragou a t-case... pode enviar pra mim via sedex que eu jogo no lixo de casa ok?
que vergonha elmer, estragar a t-case assim :discordo::discordo::discordo:

envia logo vai pra eu colcoar na lata do lixo (vulgo jeep) que tenho em casa

brincadeira à parte... PQP DU K-RALEO!!!

Elmer_Jeep
15/05/2009, 09:50
Elmer,

Parabéns, pelo jeito vai funcionar bem. Estou impressionado com o trabalho, provavelmente um bom torneiro faria algo parecido, mas ia levar pelo menos uns 3 meses!

[]'s

Obrigado, só faltou soldar na TIG mas o único lugar que tem uma aqui a maquina estava com problemas daí meu pai levou em outro cara que fez na mig mas disse que o aluminio da flange é diferente e foi dificil fazer a fusão, etc... No mais ficou conforme o esperado.

[]'s

Eriksom Teixeira Lima
01/06/2009, 10:06
Elmer

Bonito eu mesmo vi que ficou. Aliás, nem precisei abaixar para ver, pois o Crocodilo tá mais para Dinossauro de tão alto.

Agora, quero ver funcionando em condições plenas da Praia Grande a Serra do Tepequen ou iremos para Paracaima?

Semana de 27 de agosto volto aí. Obrigado pela recepção e na volta estarei 100% para o chopp do Trevo.

Eriksom
.

Elmer_Jeep
01/06/2009, 11:03
Tranquilo tio Eriksom, obrigado pela visita pena que o tempo foi pouco.

Pelo jeito só vai ficar pronto la pelo fim do ano mesmo e se Deus quiser a trilha de estréia vai ser o Reveillon na Serra do Sol. Vamos aproveitar e fazer a inauguração da vossa Camper também??

O Dr vendeu o powertrain da camper agora no sábado, o mecanico já está arrancando tudo e brevemente vai entrar um 14B turbo.

abração

Skull Crusher
01/06/2009, 11:42
Elmer, meu velho, quando precisar de tig, envia pra mim que soldo aqui na escola, tem tig, mig-mag, e.r e oxiacetilênica. Se precisar, é só mandar.

Grande abraço!

Renan